sexta-feira, junho 13, 2014

Curso preparativo para o mês de Ramadan

No mês de Xa’ban começamos a acostumar-nos ao jejum, a incrementar as orações voluntárias, a ler o Alcorão, a evitar as más companhias e conversas.

Preparar-se para o Ramadan é mais que uma necessidade, é quase um dever, devido a muitos muçulmanos, ao chegar o mês sagrado ou inclusivamente logo que iniciado e passado vários dias, vemos que unicamente estão aguentando a fome, pois as suas obras são quase nulas, o melhor deles ao único que se dedica é a cumprir com os seus deveres como as cinco orações. Por esta razão, parece-me justo que dediquemos o mês decorrente de Xa’ban (o mês anterior ao Ramadão) para que se realizasse o curso a que me temos vindo a referir. Nele começaríamos a acostumar a realizar o jejum, a incrementar as orações voluntárias, em especial durante a madrugada, a ler o Alcorão, a evitar as más companhias e conversas, etc. 

Xa’ban é um mês que a maioria das pessoas descuida e não aproveita para utilizá-lo como um meio que os empurre e anime a incrementar as obras do bem no Ramadan. Usamah Ibn Zaid, que Allah esteja satisfeito com ele e seu pai, relatou: “Perguntei ao Profeta Muhammad, sallallahu ‘alaihi wa sallam: ‘ó Mensageiro de Allah, não há um mês em todo o ano que te veja jejuando tanto como em Xa’ban, excepto no Ramadan’; respondeu-me: ‘Este mês, que está entre Rajab e Ramadan, não o tem em conta a maioria das pessoas. Nele, as obras que temos feito são apresentadas ante o Senhor dos mundos; por isso, gosto que as minhas ações sejam elevadas ante Ele enquanto eu esteja em jejum’”. 

Se em nossas mentes estiverem sempre estas palavras e se chegarem ao coração, obteríamos a com-placência, o amor e a aceitação de Allah. Não percamos o tempo e revivamos estes sentidos, e ajudemos aos demais para que o tenham presente também, para que os benefícios de Xa’ban se generalizem e alcancem a mais muçulmanos. 

No Hadith que nos relatou Usamah, que Allah esteja satisfeito com ele, há uma grande lição para todo o muçulmano, a qual tem relação directa com a melhor forma que há para recuperar o tempo perdido ou aproveitar os momentos que pensamos que têm uma menor importância que outros, com o incremento em todo o tipo de formas de adoração estabelecidas pelo Alcorão e a Sunnah. 

Os nossos antecessores virtuosos e piedosos sempre contabilizavam o seu tempo; nos momentos em que viam que não os aproveitavam, faziam orações, e quando trabalhavam ou iam aos comércios e mercados, dedicavam-se ao Dhikr (invocar a Allah por meio de louvores). E seguindo os ensinamentos estabelecidos pelo Profeta Muhammad, sallallahu ‘alaihi wa sallam, costumavam fazer as obras voluntárias de forma discreta, ou seja, de maneira que os demais não se apercebessem do que faziam, porque desta forma eram mais sinceras, em especial o jejum, pois esta ação é algo muito pessoal entre o servo e o seu Senhor. 

Xa’ban é um mês cheio de bênçãos incontáveis, é um período de transição no qual nos devemos preparar para receber o Ramadan da melhor maneira. 

Xa’ban é o nosso instituto onde podemos fazer o curso que tanto necessitamos sobre o jejum e a forma de aproveitar cada um dos instantes do glorioso mês de Ramadan. In cha Allah.■ 

Obrigado, boas leituras. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 13/06/2014. 

Nenhum comentário: