quinta-feira, dezembro 16, 2010

Se empenhar Pela Causa de Deus‏

Em nome de Allah o Clemente o Misericordioso!

Em verdade, que Allah seja louvado. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e perdão. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, O Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro; que a paz e bênçãos de Allah esteja com o Seu mensageiro, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: “Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos.”

Em verdade, a palavra mais verdadeira está no Alcorão. A melhor orientação é a de Mohammad (s) . A pior coisa é a Bid`aa (A Inovação), que é uma heresia. E toda heresia é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno. A demais! Queridos Irmãos e irmãs no Islam, o objetivo mais desejado por todo muçulmano deve ser o de estar no nível mais alto do paraíso (Al Firdauss Al’aala). Este objetivo só será alcançado por aqueles crentes que obedecerem e adorarem a Deus com sinceridade e devoção. E aLLAH Louvado Seja reservou o Firdauss Al’aala para aqueles que morrerem como mártires com a intenção de fazer com que palavra de Allah seja a mais elevada e fazer com que a palavra dos descrentes seja a mais rebaixada.

O mártir é aquele que se desfaz do que é mais valioso nesta vida ( seu ego, seus recursos e dinheiro e sua alma) tudo pela causa de Allah.

Diz Allah o Altíssimo em seu nobre Livro:“Entre os homens há também aquele que se sacrifica para obter a complacência de Allah, porque Allah é Compassivo para com os servos” (2:207). Este Versículo foi revelado em função do nobre companheiro do Profeta Mohammad (s) chamado de Suhaib Al Rumi. Suhaib ® era um comerciante muito bem sucedido em Mecca. Mas quando desejou migrar para Madina para permanecer próximo de seus irmãos muçulmanos e do mensageiro de Deus (s) foi impedido pelos descrentes de Mecca, que disseram-lhe: “Tu nunca fugirás de nós para levares toda essa riqueza para os muçulmanos”. “Quando vieste a nós, estavas sem lar e sem dinheiro. Agora que te empregamos e te ajudamos a ficar rico, desejas fugir!” Respondeu Suhaib: “Esse é que é o problema?

Se eu deixar o meu dinheiro, permitireis que eu vá?” E assim Suhaib entregou a eles tudo que havia acumulado durante anos de trabalho. Então os descrentes pegaram o dinheiro e soltaram-no. Suhaib continuou a viagem para Madina, levando consigo o mais valioso dos tesouros: a sua fé. Ele não se lamentava pelo dinheiro que passara a juventude a juntar. No caminho para Madina, toda vez que suas pernas enfraqueciam e ele sentia que não mais poderia continuar, era reanimado pela ânsia de estar com o Profeta Mohammad(S), e continuava a caminhar.

Quando ele chegou a Quba, constatou que o Profeta (S) lá estava, e foi recebido calorosamente. O Profeta (S) ficou irradiante com a presença de Suhaib, e disse:

“Fizeste uma transação proveitosa, ó Suhaib!” O Profeta (S) repetiu isso por três vezes, e Suhaib, cheio de assombro, disse: “Juro por Deus que ninguém passou por mim na estrada para Madina. Ninguém poderia ter-te contado o que aconteceu comigo, excepto o próprio anjo Gabriel.”

E aquilo fora a verdade. Suhaib adquirira a melhor parte do ajuste, e isso foi confirmado pela divina revelação. “Entre os homens há também aquele que se sacrifica para obter a complacência de Allah, porque Allah é Compassivo para com os servos” (2:207).

Um outro exemplo de Jihad é aquele em que o crente morre em batalha, o mártir que Allah diz a seu respeito no Alcorão: "E não digais que estão mortos aqueles que sucumbiram pela causa de Deus. Ao contrário, estão vivos, porém vós não percebeis isso.(2:154)

Foi relatado por Muslim que a alma do martir permanece dentro de um pássaro verde que voa pelo paraiso com toda liberdade. Alimenta-se dos frutos que desejar.

E repousa sobre os enfeites do Trono de Allah (T). E ALLAH louvado seja pergunta-lhe: Desejas algo? Responde o martir: O meu Criador, não mais nada que eu poderia desejar além da graça de estar aqui. E Allah repete a pergunta até que o martir responde desejo voltar a vida terrena e me esforçar e morrer pela Tua Causa varias vezes seguidas. Então Allah responde: Eu antecipei o dito de que a ela (a vida terrena) jamais retornarão.

E na surat Al Imran, Allah diz: “"E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrário, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor." (3ª: 169)

O mensageiro de Deus disse numa narrativa: Quando da batalha de Uhud, Allah colocou a alma de cada martir dentro de um pássaro verde. Esses pássaros voam livremente pelo paraíso de um rio para o outro e de uma arvore para outra e se alimenta do que desejar. E repousam sobre os adornos do Trono de Deus. E quando desfrutam de tantos prazeres esses mártires dizem: Gostaríamos que os nossos irmãos soubessem o que Allah nos reservou no Paraiso, para que não se desanimem em combater pela causa de Deus. Então Allah diz: Eu os comunicarei.

O Mensageiro de Allah (s) disse que, além das dádivas com que Allah agracia os Mártires, Ele lhes concede seis privilégio:

O Mártir vê o local que lhe é destinado no Paraíso, é isento do castigo do túmulo, não sente medo, é-lhe colocada uma coroa de esmeraldas pela honra que lhe cabe, terá a companhia de setenta e duas huris, e intercederá por setenta de seus parentes. Foi isso que levou o pai de Jábir, com oitenta anos, ao ouvir o chamamento convocando para o Jihad, durante a batalha de Uhud, ele ingressou em sua casa, pegou em suas armas e saiu para o Jihad. Ele tinha muitas filhas e um só filho, Jábir. este lhe perguntou: para onde vais, pai? Respondeu-lhe: Não ouviste o arauto do Mensageiro (s) convocando as pessoas para o Jihad? O filho disse: És um homem idoso e não terá a mobilidade para a luta, eu posso substituí-lo. O pai lhe disse: A recompensa será o Paraíso, ó Jábir.' Este, não satisfeito, foi ter com o Mensageiro (s) e lhe expôs o caso. O Mensageiro (s) lhe disse para não se intrometer com a vontade do pai. 'Abdullah(pai do Jábir) ingressou na batalha e caiu Mártir. Na manhã do dia seguinte, o Mensageiro (s) mandou chamar Jábir e lhe disse: Allah, exaltado seja, não fala com as pessoas a não ser por trás de um véu. Porém, falou com teu pai, frente a frente. Disse-lhe: Ó 'Abdullah, desejas alguma coisa? Respondeu: Desejo ser ressuscitado para lutar novamente pela Tua causa e ser morto, então ser ressuscitado e ser morto novamente, ser ressuscitado e ser morto...

Allah(T), lhe disse: Já foi dito que nunca retornareis. Pediu: Ó Senhor meu, informa, então, quem ficou. Em seguida foi revelado: "E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrario, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor.'"

Abu Huraira (R) relatou que o Mensageiro (S) disse: “No Paraíso há cem graus que Allah preparou para os empenhados pela causa de allah, entre um grau e outro há a distância que há entre os céus e a terra.” (Relatada pelo Bukhári).

Conta-se que a mãe de Hárissa, filha de Suráca, foi ter com o Profeta(s) e lhe pediu:

Ó Mensageiro de Deus, fala-me de Hárissa, que foi morto durante a batalha de Badr. Se estiver no Paraíso, terei paciência. Se não estiver, chorarei muito por ele. Disse-lhe: Ó mãe de Hárissa, o teu filho ocupa a parte mais elevada dos Jardins do Paraíso.

Irmãos muçulmanos:

Para finalizar, concluímos que o empenho pela causa de Allah (o jihad em todas suas formas) é sempre uma elevação para o servo nesta vida e uma recompensa incomparável e imensurável. Parabéns para os nossos irmãos que foram felizes e transformaram-se em mártires. Parabéns para eles que souberam encurtar o caminho para o paraíso. Que Allah tenha misericórdia de nós. A vitória, pela anuência de Allah é a herança do muçulmano. Allah é Maior e Louvado seja Allah.

 Ua Salamu Alaikum!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24