sexta-feira, maio 01, 2015

OS JINNS – OS GÉNIOS – 1ª. PARTE

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) 
BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

No Pilar da Fé islâmica – acreditar na existência dos Anjos - está também incluída a crença na existência dos génios – jinns, que foram criados antes dos seres humanos. São seres invisíveis e por este motivo há quem não acredite na sua existência. Têm livre arbítrio como os seres humanos. Diz o Cur’ane: “Criamos o homem de argila, de barro maleável. Antes dele, havíamos criado os génios de fogo puríssimo”.Cur’ane 15:26 e 27. Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) referiu acerca do mesmo assunto, quando disse o seguinte à Aisha (Radiyalahuan-há): “Os anjos nasceram da luz e os génios nasceram duma centelha de fogo e Adam (Aleihi Salam) nasceu como ele foi referido (no Cur’ane) para ti (ou seja ele foi formado através de argila)”.Muslim 42:7134.

Este tema suscita muita curiosidade e também muito receio, mesmo na sua simples abordagem. O ser humano sente uma atracção por tudo o que é sobrenatural e invisível. Sabe que existe algo que não vê e por isso procura encontrar explicações. Esta nossa curiosidade leva-nos à procura do conhecimento acerca da existência dos jinns (génios). Para desvendarmos algumas das nossas interrogações, a melhor fonte é o Livro Sagrado e os ditos do Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam). Mas só Deus, o Altíssimo, é que conhece toda a verdade. 

O objectivo da criação dos génios é idêntico aos dos seres humanos, conforme é referido por Allah, o Criador de todas as coisas: “Não Criei os génios e os humanos, senão para Me adorarem”.Cur’ane 51:56. 

Deus é Criador de tudo o que existe na terra e no universo. Mas só aos seres humanos e aos génios é que Deus lhes deu a faculdade do critério do bem e do mal. Aos restantes seres não lhes foi dada esta liberdade. Por isso Deus instituiu aos humanos e aos génios a obrigação para de Lhe servir e adorar, apesar de Deus ser independente de tudo e de todos. “Não lhes peço sustento algum, nem quero que Me sustentem”.Cur’ane 51.57 

Os génios distinguem-se dos seres humanos por serem invisíveis e por terem mais poderes e habilidades. Vivem num mundo paralelo à dos seres humanos. Podem assumir formas físicas de seres humanos ou de animais. Os seres humanos não os conseguem distinguir. Têm poderes para dominarem as mentes das pessoas e de os desviarem do caminho recto. Por isso já ouvimos a expressão “está dominado pelo diabo”, quando vemos alguém a comportar-se duma forma estranha. Como os seres humanos, eles também devem ser submissos ao Deus Único. Também como os homens, há jinns, que são descrentes e que não seguem as orientações divinas e procuram assim desviar o ser humano, para lhes fazerem companhia no inferno. Destes jinns que não obedecem a Deus, formam um verdadeiro “exército”, cujo chefe é o ibliis (satanás- lúcifer), também apelidados de demónios. Como os seres humanos, os jinns sabem que terão também de prestar contas. Os desencaminhados (homens e génios) serão combustíveis para o inferno. “E inventaram um parentesco entre Ele e os génios, sendo que estes (os génios) bem sabem que comparecerão (entre os condenados)”.Cur’ane 37:158. 

Ao contrário dos anjos, alguns jinns (génios), podem prejudicar os seres humanos, ganhando a influência deles e levando-os a cometer actos contrários aos mandamentos de Deus e às orientações dos Seus Profetas e até tornarem-se descrentes. Se um muçulmano não crer tudo o que é oculto e referido no Cur’ane, nomeadamente nos anjos, nos génios, no inferno e no paraíso, a sua fé não estará completa e poderá até ser considerado como um descrente. 

Ibliss (satanás) era temente e muito próximo de Deus, com elevados estatutos, conhecimentos e inteligência, mas caiu em desgraça e foi expulso do paraíso, por ter desobedecido a Deus. O Cur’ane no Capítulo 7, Al-A’raf, versículos 11 a 13, referem que Deus, depois de ter criado Adam - Adão (Aleihi Salam), ordenou aos anjos para se prostrarem perante Adão. Todos se prostraram, excepto ibliss (satanás), com o argumento de que ele (ibliss) foi criado do fogo e Adão criado de barro, e por isso se considerar um ser muito superior. Na verdade, segundo a teologia Islâmica, ibliss seria um génio e não um anjo, pois os anjos não têm a capacidade de gerar emoções e não têm livre arbítrio. 

Ibliss também tentou desviar os Profetas de Deus, mas eles tinham uma fé muito superior à nossa e sabiam como se defender dele. Uma vez, ibliss (satanás) apareceu perante Issa – Jesus (Aleihi Salam – Que a Paz de Deus esteja com ele) e disse-lhe “Se és o que dizes, salta desta montanha, pois os anjos te protegerão”. Jesus respondeu: “Deus ordenou-me que não me pusesse á prova, pois não sei se Ele me salvará ou não”. AhmadIbnHambal, al Zuhd

Ó Senhor meu, em Ti me amparo contra as insinuações dos demónios! Em Ti me amparo, ó Senhor meu, para que não se aproximem (de mim)”.Cur’ane 23:97e 98

ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alainaillalbalágulmubin"."E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. 

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá 30/04/2015

Exemplo na história do Profeta Yussuf (a.s.) [José]

Contemplando o lado ético, os sábios e especialistas muçulmanos destacaram: “Para que a Ummah (Nação) seja recta, deve-se encontrar reformadores, homens de negócios e bons educadores, que tenham condições especiais e boa moral”. 

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero es-forço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

O Profeta Yussuf (José), a paz esteja com ele, teve as qualidades da perfeição a que só chegam os Mensageiros e Profetas de Deus. Na sua biografia pode-se encontrar alguns assuntos que os dirigentes das nações podem tomar como directrizes, para escolher funcionários hábeis, rectos e piedosos, para os distintos pos-tos das suas administrações. A sua história, então, ser-ve-nos de modelo para os líderes. 

Mencionam-se, de seguida, doze das qualidades mais importantes para o líder: 

1 - A castidade, que o afasta dos desejos carnais para se controlar a si mesmo e para ter força e livrar-se de cair no pecado. Deus, o Altíssimo, o Todo-Po-deroso, diz: «Ela o desejou, e ele a teria desejado, se não se apercebesse da evidência do seu Senhor. Assim procedemos, para afastá-lo da traição e da obscenidade, porque era um dos Nossos sinceros servos». [Alcorão, 12: 24]. 

2 - Contenção ao enojar-se para poder controlar- -se. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Disseram (os irmãos): Se Benjamim roubou, um irmão seu já havia roubado antes dele! Porém, José conteve-se e não se manifestou a eles, e disse para si: Estais em pior situação; e Deus bem sabe o que inventais». [Alcorão, 12: 77]. 

3 - Firmeza e tolerância no tempo adequado. Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «E quando lhes forneceu as provisões, disse: Trazei-me um vosso irmão, por parte de vosso pai! Não reparais em que vos cumulo a medida, e que sou o melhor dos anfitriões? Porém, se não mo trouxerdes, não tereis aqui mais provisões nem podereis acercar-vos de mim!» [Alcorão, 12: 59-60]. O versículo Alcorânico come-ça com a tolerância e termina com severidade. 

4 - Confiar em si mesmo encomendando-se sem-pre a Deus, o Altíssimo. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «José disse (ao rei): Confia-me os armazéns do país que eu serei um bom guardião deles, pois conheço-lhes a importância». [Alcorão, 12: 55]. 

5 - Ter uma boa memória para recordar o passado e poder fazer os ajustes necessários, para poder emendar os possíveis erros cometidos e para que as pessoas assumam as suas responsabilidades e cumpram com os seus deveres. Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «E os irmãos de José apresen-taram-se ante ele, que os reconheceu, mas eles não o reconheceram». [Alcorão, 12: 58]. 

6 - Ser eloquentes para esclarecer os assuntos dando ilustrações. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Quando José disse a seu pai [Jacob]: Ó meu pai! Por certo que vi [em sonhos] onze astros e também o Sol e a Lua, que se prostravam diante de mim». [Alcorão, 12: 4]. 

7 - Estar disposto a aprender mais e amar o conhe-cimento para poder tê-lo. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «E sigo a religião dos meus pais Abraão, Isaac e Jacob; não nos é admissível asso-ciarmos nada a Deus. Isso é uma graça de Deus para connosco e para com a humanidade, mas a maioria dos humanos não agradece». [Alcorão, 12: 38]. Tam-bém diz: «Ó Senhor meu! Tu concedeste-me (algo do) poder e ensinaste-me a interpretação dos sonhos». [Alcorão, 12: 101]. 

8 - Ser misericordioso com os débeis, ser modesto apesar da sua elevada posição. Assim, falou com modéstia com os dois prisioneiros na prisão. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «Ó meus dois compa-nheiros de prisão! Por acaso os diversos ídolos [que adorais] podem equiparar-se a Deus, o Único, o Dominador?». [Alcorão, 12: 39]. Falou-lhes dos assun-tos da sua vida e da sua religião, dizendo-lhes o que Deus, Glorificado seja, diz: «Ele (José) disse: Antes que vos tragam a comida já vos terei dado a sua interpretação (do sonho)» [Alcorão, 12: 37]. Também lhes disse o que Deus, o Altíssimo, o Todo-Poderoso, diz: «Por certo que eu não sigo a religião de um povo que não crê em Deus nem na Derradeira Vida». [Alcorão, 12: 37 

9 - Ser misericordioso ainda que tenha o poder de prejudicar. Deus, Enaltecido seja, diz: «Disse [José]: Hoje não sereis recriminados! Eis que Deus vos per-doará, porque Ele é o mais Clemente dos miseri-cordiosos». [Alcorão, 12: 92]. 

10 - Ser benevolente e piedoso com os pais e os familiares. Deus, Louvado seja, diz: «Ide com esta minha túnica e coloquem-na sobre o rosto de meu pai, que assim recuperará a vista; e fazei vir a mim toda a vossa família». [Alcorão, 12: 93]. 

11 - A sabedoria e capacidade de cativar os cora-ções das pessoas. Deus, o Altíssimo, o Todo-Pode-roso, diz: «E o rei disse: Trazei-mo! Quero que sirva exclusivamente a mim. E quando lhe falou, disse: Doravante gozarás, entre nós, de estabilidade e de confiança». [Alcorão, 12: 54]. 

12 - Planear bem as coisas. Deus, o Omnipotente, o Majestoso, diz: «José disse: Semeareis sete anos seguidos; e o que colherdes deixai-o nas espigas [para o conservar] excepto uma parte, da que come-reis». [Alcorão, 12: 47]. / 

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 30/04/2015.