sexta-feira, agosto 16, 2013

E NÃO NOS CABE MAIS DO QUE TRANSMITIR A MENSAGEM – 1ª. Parte

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício de Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações -  JUMA MUBARAK

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem" . Estas palavras proferidas no final das intervenções dos nossos ulemás (responsáveis religiosos), constituem o versículo número 17 do Surat Yácin. Para melhor compreendermos o sentido desta advertência, vamos analisar alguns versículos do Cur’ane, onde Deus relata ao Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), os acontecimentos duma certa cidade que, a exemplo de alguns Coraixitas (residentes de Maka), também rejeitaram os Seus Mensageiros. 

Deus enviou milhares de Profetas, que vieram trazer sempre a mesma palavra da Unicidade Divina. Os Profetas foram enviados para os que se desviaram da orientação, adorando ídolos, cometendo as maiores imoralidades e atrocidades. “…Se eles se submeterem, estão no caminho recto; e se eles voltarem as costas, teu dever é só proclamar a mensagem; e Allah vela por Seus servos”. Cur’ane 3.20. Outros povos não aceitaram as advertências dos Mensageiros, porque iriam pôr em causa os privilégios e o modo de vida que vinham adotando, desde os tempos dos seus antepassados. Por isso, maltrataram, agrediram e até mataram os enviados de Deus. “Na verdade, a esses que negam os versículos de Allah e que sem razão, matam os profetas e assassinam aquelas pessoas que ordenam a justiça, anuncia- lhes um castigo doloroso”. Cur’ane 3.2. Alegavam de que Deus nunca enviaria Profetas que eram de carne e osso, que bebiam, comiam e que eram tão humanos como eles. Por isso, Deus enviaria sim Profetas sob a forma de anjos ou de outra matéria que impressionassem os humanos. “E dizem: que espécie de mensageiro é este que come os mesmos alimentos e anda pelas ruas? Porque não enviaram um anjo …?” Cur’ane 25:7. 

Não faria sentido Deus enviar Profetas na forma de Anjos, porque eles, não comem, não bebem, não se reproduzem e não cometem qualquer erro. Deus enviou os Profetas iguais a nós, para seguirmos os seus exemplos e para nos servirem de código de vida. Apesar dessa semelhança, os Profetas tinham outras qualidades, como por exemplo a fé que estava sempre a aumentar, ao contrário da nossa que tem altos e baixos ou a dos anjos sempre estacionária. Mesmo com as rejeições dos povos, Deus com a Sua infinita Misericórdia para com a Sua criação, continuou a enviar Profetas, para nos tirarem das trevas. 

O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Abraão (Que a Paz de Deus estela com ele), chamou a atenção ao seu povo para adorarem ao Deus Único e deixarem os seus ídolos porque não lhes proporcionavam quaisquer sustentos. “Se rejeitardes (a mensagem) sabei que outras gerações anteriores a vós desmentiram (seus mensageiros). E ao mensageiro só lhe cabe transmitir claramente a mensagem”. Cur’ane 29:18. 

Apesar da preocupação de fazerem o seu melhor, muitos Profetas sentiam-se impotentes para transformar os corações adormecidos dos seus povos e por isso ficavam preocupados, porque um dia irão prestar contas perante Deus. Para alguns Profetas, o resultado das suas missões, se reduziram a escassos seguidores e não conseguiram transformar a mentalidade dos desviados. No dia da Ressurreição, alguns Profetas entrarão sozinhos no Paraíso, outros terão poucos acompanhantes e outros muito mais seguidores. A propósito da quantidade de seguidores que cada Profeta irá levar com ele para o Paraíso, Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) contou que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse que um Profeta irá passar por ele com um só seguidor, outro com dois, outro com vários, outro com um grupo de pessoas e outro não terá ninguém com ele. Bhukari 71:648. Anas b. Malik referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “ entre os apóstolos, eu terei o maior número de seguidores no Dia da Ressurreição; e eu serei o primeiro a bater a porta do Paraíso”. Muslim 1:382. Na noite de Mir’aj, Mussa - Moisés (Aleihi Salam) chorou quando Muhammad (Salalahu Aleihi wassalam) encontrou-se com ele. Foi-lhe perguntado os motivos da sua tristeza e ele disse: “Ó Senhor meu! Os seguidores deste jovem Profeta, que foi enviado depois de mim, vão entrar no paraíso em maior número, em relação aos meus seguidores. Bukhari 54.429. 

“Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!. 

In Sha Allah, Este tema será concluído no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Cumprimentos Abdul Rehman Mangá 15/08/2013 abdul.manga@gmail.com.

quinta-feira, agosto 15, 2013

Seguindo as Tradições

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus queridos irmãos e caríssimos leitores! Nós temos um grande respeito pelo irmão M. Yiossuf Adamgy, haja vista nos repassar muitos conhecimentos islâmicos e da vida através de seus artigos, livros etc. Nesse artigo Seguindo as Tradições, que hora publico em nosso blogger, me faz mister, emitir minha humilde opinião quanto o que afirma o escritor Joseph Islam, o qual não conheço: "Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como os muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta".

Eu por exemplo na qualidade de um ignorante estudante da doutrina islâmica seu de dois ditos que toda a Ummar Sunnah respeitam e tem como fonte segura, nos orientando a comer com a mão direita:

01) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Quando um de vós comer, deve comer com a mão direita e se beber também deve beber com a mão direita." (Musslim, Tirmizi).

02) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Nenhum de vós não deve comer ou beber com a mão esquerda pois o shaitán é que come e bebe com a mão esquerda." (Musslim).


Pois bem, eu entendo que a Sunnah é o modus-operandis do Alcorão Sagrado. Entendo também que temos que ter muito cuidado com as fontes das quais elas foram catalogadas e sabemos inclusive que pessoas mal intencionadas inventaram vários ditos para satisfazer suas inovações e confundir a Ummar do Rassulollah SAAS. Entendo também que nenhum dito pode ir de encontro ao que diz o Alcorão Sagrado, que é sem dúvidas a fonte número um da nossa Religião.

Acredito também, que como esses senhores tem fé pública e são multiplicadores de opinião, o que publicam pode criar no mínimo confusão aos milhares de leitores que diariamente leem suas publicações. E daí sair outros questionamentos, de outras ações que praticamos no dia a dia e também não estão explícitas nos Livro Sagrado, como por exemplo, a maneira que nós fazemos nossas orações diárias!

Considero que essas discussões são válidas e até refletem o respeito do "Livre Arbítrio", e do livre pensamento intelectual. Mas que devem ser tratadas em um Fórum restrito e com pessoas com no mínimo o mesmo conhecimento intelectual.

Segue abaixo, o texto na integra. Assalamu Aleikom - pedimos perdão a Allah SW e declaramos que não existe nenhuma Verdade e nenhum Poder a não ser o que vem Dele o Altíssimo.
========================================================================
Por: Joseph Islam no Facebook - Traduzido e enviado por: Yassin Fakir

Meu humilde conselho para uma alma simpática que perguntou-me sobre a minha opinião sobre seguir certas tradições.

... No final do dia, não há nada de errado em seguir as tradições. O Alcorão não tem a intenção de livrar um povo das suas tradições. O que o Alcorão procura fazer é ajudar os crentes a "discernir" e fazer julgamentos fundamentados à luz do Alcorão. Ele procura trazer as práticas sob a alçada do Islão e reduz as práticas incongruentes com a orientação do Alcorão. Daí porque ele próprio é chamado “al furqán“ (o critério).

Se as tradições que você segue parecem cumprir o "espírito" da orientação do Alcorão e não estão em conflito com ele, então não há necessidade de abandoná-las.

O problema só começa quando se afirma que a "tradição" é para ser seguida por uma "questão de religião". O Alcorão não procura impor uma tradição árabe dos séculos 7 ou 10 a uma população por exemplo, a chinesa do século 21. Este ponto, na minha humilde opinião continua a ser imperativo.

Comer com uma faca e um garfo é uma tradição. Comer com pauzinhos é uma tradição. Vestir um fato, uma túnica árabe ou um Zhiduo chinês é uma tradição de um povo. O Alcorão não vê isso como questões 'religiosas', desde que o requisito básico de cobertura e decência seja cumprido.

Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como os muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta.

O que os crentes devem perceber é que o Profeta nasceu em um determinado momento da história. Ele foi um produto de um meio sectário e social do seu tempo. Ele simplesmente aplicou a orientação do Alcorão para as suas circunstâncias. Se ele nascesse hoje em sua casa, como iria ele se vestir? Como ele viajaria? Como é que ele iria comer? Qual seria a língua que ele falaria?

Tenho certeza que você apreciaria as respostas destas perguntas.

Os crentes devem melhorar a sua compreensão do Alcorão para que eles possam estar numa posição melhor de avaliar as suas tradições.

MEU CONSELHO HUMILDE

Leia o Alcorão tomando-o como a única autoridade religiosa e testemunho final de Deus. Extraia dele o melhor significado, faça do Alcorão o seu critério para julgar e executar a sua orientação.

Avalie as tradições que chegaram até si da cultura em que viveu, não as descarte simplesmente, mas melhore a capacidade de discernir. Aquelas tradições da sua cultura que se inserem no espírito e orientação do Alcorão, sê livre para adotá-las. Aquelas que não o são, respeitosamente deixe-as de lado ou restrinja o seu envolvimento nelas.

Respeite as tradições dos outros. Deus nos criou como pessoas diversas.

Apesar da tendência, às vezes, todos nós devemos esforçarmo-nos por abster-se de julgar os outros. Só Deus sabe o quanto de verdade chegou a uma pessoa, a sua viagem particular, o que está nos seus corações e como Ele quer testá-los.

Crie o hábito de ler o Alcorão com frequência, até mesmo algumas passagens por dia. É uma fonte imensa de conforto para o espírito humano ao permitir que Deus fale consigo diretamente e com regularidade através do Alcorão, na língua que perceba.

Com a idade, experiência e a subsequente sabedoria, o Alcorão vai falar com você de maneiras diferentes, ajudando-o a tirar o máximo partido deste mundo transitório e ajudando você a crescer espiritualmente em preparação para o próximo.

Seja atento e respeitoso com os outros nos percursos em que eles acreditam, trazendo à tona as suas próprias experiências. Somos todos viajantes, tomando caminhos diferentes e descansando em diferentes destinos. No final das contas, o objetivo de todos nós é Deus.

Esteja em paz!

Fonte: Reflexões Islâmicas - nº. 24 - www.islao.pt /www.alfurqan.pt - alfurqan2011@gmail.com / alfurqan04@yahoo.com

terça-feira, agosto 13, 2013

As Boas Maneiras nas Mesquitas

Bismillah Arahman Arahim

O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) passou por um túmulo recente. Perguntou aos seus companheiros a respeito dele. Eles disseram: “É o túmulo de Ummu Muhjin (a mulher que limpava a mesquita)”. O Profeta censurou-os por não terem informado a ele a respeito da morte dela. Assim, ele teria feito a oração fúnebre por ela. Ele disse: “Por que não me avisaram?” Responderam: “Estava dormindo e não quisemos acordá-lo.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), então, fez uma prece por ela. (Narrado por Musslim).

Um beduíno possuía um camelo de cor vermelha. Ele gostava muito dele. Um dia, o camelo sumiu. O homem ficou procurando-o durante toda a noite e não o encontrou. Durante a oração da alvorada o beduíno ficou em pé e ficou perguntando às pessoas a respeito do camelo. Quando o Profeta o ouviu ficou zangado com ele, por ter feito perguntas a respeito do camelo na mesquita. Disse-lhe: “Você pensa que as mesquitas foram construídas para isso?” (Narrado por Musslim).

O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) ordenou as pessoas que, ao virem alguém fazer perguntas a respeito de algo que perderam nas mesquitas que lhe digam: “Que Allah não o restitua a você, pois as mesquitas não foram construídas para isso.” (Narrado por Musslim).

As mesquitas são as casas de orações dos muçulmanos: O muçulmano vai à mesquita para cumprir as orações por representar uma excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Para aquele que constantemente vai e volta das mesquitas, Deus prepara para ele uma hospedagem no Paraíso, toda vez que for e voltar.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), também, disse: “Quanto àquele que fizer corretamente a ablução em sua casa, em seguida for a uma das Casas de Allah para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta e ele será elevado em um grau”. (Musslim).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) também disse: “Quem for constante em freqüentar as mesquitas para praticar a oração, tendo o coração ligado a elas será um dos sete que Allah irá proteger sob à Sua sombra no Dia da ressurreição.” 

As boas maneira da mesquita que o muçulmano segue assiduamente. Entre elas citamos:

A purificação: Não entra na mesquita quem não estiver higienizado, a parturiente, a menstruada,o poluto (emissão de semen), a não ser de passagem, para que o muçulmano aufira a excelente recompensa.
O perfumar-se e o usar roupas bonitas: Allah, exaltado seja, disse:
يا بني آدم خذوا زينتكم عند كل مسجد] الأعراف: 31].

“Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas.”

O muçulmano deve evitar comer coisas com mau cheiro, como o alho, a cebola, e coisas similares. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem comer alho ou cebola que se afaste de nós, ou que se afaste das mesquitas e permaneça em sua casa.” (Muttafac alaih).

Ir muitas vezes à mesquita: O Islam nos incentiva irmos às mesquitas e o sentarmos nelas. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Gostaríeis que vos explicasse algo cujo cumprimento faria com que Deus vos apagasse as faltas e vos elevasse a um lugar de honra?” Responderam: “Ó Rassulullah, claro que sim!” Disse: “Fazer a ablução apropriadamente, conquanto dificultoso; frequentar mais amiúde as mesquitas, e ficar esperando, depois de uma oração, a oração seguinte. Isto sim, é a pessoa estar em constante vigília (esforço pessoal) e preparação!” (Musslim).

Fazer prece quando está se dirigindo à mesquita: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dizer à caminho da mesquita: “Ó Allah coloca luz em meu coração, na minha audição, na minha visão, à minha direita, à minha esquerda na minha frente, por trás de mim, por cima e por baixo de mim, e me concede a luz.” (Musslim).

O caminhar sossegadamente quando se está dirigindo à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Ao ouvirem o Icáma (o chamado para se iniciar a oração), devem se dirigir para a oração sossegada e solenemente, sem pressa. Que pratiquem o que alcançarem e completarem o que perderem.” (Muttafac alaih).

O entrar com o pé direito, fazendo prece: O muçulmano ingressa na mesquita com o pé direito e diz: “Ó Allah, abençoe Mohammad. Ó Senhor, perdoa os meus pecados e abre-me as portas de Tua Misericórdia.” (Musslim)

A prática de uma oração de duas unidades como saudação: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Ao entrarem na mesquita devem praticar uma oração de duas unidades antes de sentar.” (Musslim).

Não se deve sair da mesquita depois do Azan: Se o muçulmano estiver na mesquita e for feito o azan, ele não deve sair a não ser depois de praticar a oração. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se estiverem na mesquita e for feito o azan, ninguém deve sair antes de praticar a oração.” (Ahmad). É permitido que saia em caso de necessidade.

A constância na recordação de Allah: O muçulmano está sempre se recordando de Allah, exaltado seja. Ele recita o Alcorão e evita se preocupar com as coisas terrenas enquanto estiver na mesquita. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As mesquitas foram construídas para a recordação de Allah, para a prática da oração e para a recitação do Alcorão.” (Muttafac alaih).

Não se deve passar diante de quem está praticando a oração: O muçulmano evita passar diante de quem está praticando a oração. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se quem passar diante de quem está praticando a oração soubesse o pecado que está cometendo, ficaria parado durante quarenta (foi dito dias ou anos) é preferível a ele do que passar diante do orador.” (Musslim). Se o muçulmano estiver praticando a oração em congregação, o Imam se constitui na barreira dos praticantes da oração. Se estiver sozinho, não é permitido que alguém passe na frente dele, a não ser que coloque uma barreira na frente.

A freqüência da mesquita: O muçulmano freqüenta a mesquita e se acostuma a praticar as orações nela. O seu coração está sempre ligado à mesquita. Ele não a abandona nunca. A mesquita é a casa de todo piedoso e constitui a Casa de Allah na terra. Allah, exaltado seja, diz:

[إنما يعمر مساجد الله من آمن بالله واليوم الآخر وأقام الصلاة وآتى الزكاة ولم يخش إلا الله فعسى أولئك أن يكونوا من المهتدين]
التوبة: 18

Só frequentam as mesquitas de Allah aqueles que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final, observam as orações, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Allah. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.” (9:18). Foi narrado que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se virem a pessoa frequentando a mesquita, testemunhem que ele tem fé.” (Ahmad, Tirmizi e Ibn Mája).

Evitar falar em voz alta ou a discussão na mesquita: Quando o muçulmano entra na mesquita ele conserva o respeito, o sossego e a calma. Um dia, Omar Ibn Al Khattab (que Allah o abençõe) ao entrar na mesquita encontrou duas pessoas discutindo e elevando suas vozes. Ele disse para um dos companheiros: Vai e traga-os a mim. Quando chegaram, Omar perguntou: “De onde vocês são?” Responderam: “De Taif.” Omar lhes disse: “Se vocês fossem daqui, eu mandaria puni-los. Como ousam elevar as vozes na mesquita do Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz)?” (Bukhári).

O muçulmano não deve perturbar a quem está orando na mesquita, mesmo com a recitação do Alcorão ou saudando os presentes com Salam em voz elevada.

Conservar a mesquita limpa: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “O cuspir na mesquita é pecado. A expiação para isso é remover a sujeira.” (Muttafac alaih)

A prece ao se sair da mesquita: O muçulmano deve sair da mesquita com o pé esquerdo, dizendo: “Em nome de Allah. Ó Allah, abençoe a Mohammad. Ó Allah, peço a Tua graça.” (Musslim).

A não permanência dos polutos (emissão de semen) e das menstruadas: É permitida a passagem por ela por necessidade. Allah, exaltado seja, diz:

يا أيها الذين آمنوا لا تقربوا الصلاة وأنتم سكارى حتى تعلموا ما تقولوا ولا جنبًا إلا عابري سبيل حتى تغتسلوا] النساء: 43].

“Ó crentes, não vos deis à oração quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis, nem quando estiverdes polutos – salvo se vos estiverdes de passagem –, até que vos tenhais purificado.” (4:43).

Não se deve construir mesquita sobre túmulos: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Allah amaldiçoou os judeus por utilizarem os túmulos de seus profetas como locais de oração.” (Muttafac alaih).

A economia na construção das mesquitas e o evitar incluir muitos ornamentos nelas: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Não fui ordenado a exagerar na altura (ornamentos) das mesquitas.” (Abu Daoud). Omar Ibn Al Khattab (que Allah o abençõe) ordenou a construção de uma mesquita. Disse ao encarregado pelo trabalho: “Cuidado para não ornamentá-la muito, pois isso irá causar intriga entre as pessoas.” (Bukhári).

Construção da mesquita para agradar a Allah: Assim, o muçulmano alcançará excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem construir uma mesquita para agradar a Allah, Ele lhe construirá algo semelhante no Paraíso.” (Muttafac alaih).

Não se deve fazer compras ou vendas na mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se vocês virem alguém vendendo algo na mesquita, devem dizer-lhe: ‘Que Allah não lhe dê lucro.’ Se virem alguém anunciando a perda de algo, digam-lhe: ‘Que Allah não o restitua a você.” (Tirmizi e Nissá-i).

O i’ticaf na mesquita: É o permanecer na mesquita com a intenção de se aproximar mais de Allah e para a prática do bem, como a prática da oração, recordação, glorificação, preces. O muçulmano pode fazer i’ticaf pelo tempo que desejar. Ele pode interromper o i’ticaf quando quiser. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava fazer i’ticaf nos dez últimos dias do mês de Ramadan. Ele permanecia na mesquita e não saia a não ser para a oração do ‘id.

O dormir na mesquita: Não há inconveniência de se dormir na mesquita. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dormir na mesquita. Os seus companheiros (que Allah os abençoe) costumavam dormir também na mesquita. Porém, é dever do muçulmano conservar a mesquita limpa e organizada.

A organização das fileiras da oração: O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava organizar as fileiras da oração. Os homens ocupavam as primeiras fileiras, As crianças ocupavam as fileiras atrás dos homens. As mulheres ocupavam as últimas fileiras. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava alinhar as fileiras e dizia: “Alinhem as fileiras, não devem diferir que seus corações irão diferir entre si. Que aqueles que são mais idosos e mais sábios fiquem atrás de mim.” (Musslim)

As Boas maneiras na visita a Casa Sagrada de Allah em Meca: 

Quando o muçulmano vê a Casa Sagrada de Allah seu coração se humilha. Ele ergue as mãos e sua língua diz: “Ó Allah aumenta a honra, a grandeza e o respeito. Ó Allah, aumenta a honra, a dignidade e a piedade de quem pratica a Peregrinação ou a ‘Umra.” (Cháfi’i). Ele, então segue até a Pedra Negra e a beija. Se não conseguir, ele sinaliza com a mão. Em seguida inicia a circungiração (tawaf) ao redor da Casa. Não deve praticar a oração de saudação da mesquita, pois a tawaf constitui a saudação. 

As Boas maneiras na visita à Mesquita do Profeta:

O muçulmano entra devagar e com respeito na mesquita do Profeta. É preferível que esteja perfumado, usando as melhores roupas. Ele faz a mesma prece da entrada na mesquita. Pratica uma oração de duas unidades como saudação da mesquita na nobre raudha (é o local entre a casa do Profeta e o púlpito). Então visita o túmulo do Profeta é respeitosamente o saúda. Move-se para a direita e saúda Abu Bakr (que Allah o abençõe) então volta-se um pouco e saúda Omar (que Allah o abençõe). Então se orienta para a quibla e faz a prece que quiser.

O muçulmano evita alisar ou beijar a nobre sepultura: Deve saber que isso iria entristecer ao Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) que proibiu engrandecer o seu túmulo. Ele disse: “Não fazem de meu túmulo local de cultuação.” (Abu Daoud)

As boas maneiras da mesquita durante as sextas-feiras:

Há Boas maneiras concernentes à ida à mesquita às sextas-feiras. Entre elas, citamos:

O banho, o embelezamento e o perfumar-se: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quando um homem toma banho, às sextas-feiras, e se purifica o máximo que possa, perfuma-se e, em seguida, dirige-se para a mesquita, aonde se senta sem separar outros dois, e realiza as orações que Allah prescreveu; então escuta com atenção o que diz o imam, Allah lhe perdoa as faltas que havia cometido desde a sexta-feira anterior.” (Bukhári e Ahmad)

A invocação a Allah ao sair para ir à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem se banhar, na sexta-feira por ter tido relações sexuais com a esposa e então for para a mesquita na primeira hora, é como se tivesse oferecido um camelo; quem for na segunda hora é como se tivesse oferecido uma vaca. Quem for na terceira hora é como se tivesse oferecido um carneiro. Quem for na quarta hora é como se tivesse oferecido uma galinha. Quem for na quinta hora é como se tivesse oferecido um ovo. Quando o Imam se apresenta os anjos comparecem para ouvir a invocação.” (Muttafic alaih).

Não se deve passar no meio das pessoas: Um homem foi para a mesquita para orar junto com o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) e ficou passando entre as pessoas . O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) estava fazendo o seu sermão em cima do púlpito. Ele disse para o homem: “Senta porque você está perturbando aos outros devido ao seu atraso.” (Abu Daoud, Nissá’i e Ahmad).

O ficar em silêncio durante o sermão: O muçulmano permanece em silêncio durante o sermão do Imam. Ele escuta o que o Imam diz de admoestação e orientação para se beneficiar dele. Não deve falar com quem está ao seu lado. Abu Huraira (que Allah o abençõe) relatou que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se você disse: ‘fique quieto’ a quem está ao seu lado enquanto o Imam está proferindo o sermão, terá diminuída as recompensas de sua oração a sua oração.” (Narrado por todos os tradicionalistas)

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem falar, na sexta-feira, enquanto o Imam estiver fazendo o sermão parece-se com o asno que carrega livros. Quem disser ao falante: ‘cala-te’, terá diminuída as recompensas da oração de sexta-feira.” (Ahmad, Bazzar e Tabaráni).

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Contribuição do Irmão: Mohamad ziad -محمد زياد - Os Muçulmanos Amam Jesus!