sexta-feira, setembro 25, 2015

O que são a Caaba e a Pedra Negra?

Por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. 

A primeira coisa a deixar claro é que nenhuma das duas coisas se adora no Islão. Os muçulmanos, única e exclusivamente, adoram Deus (ár. Allah). A Caaba é o lugar de adoração que foi construído, há quase 4000 anos, por Abraão e seu filho Ismael, a paz esteja com eles, por ordem de Deus. 

Esta construção foi feita de pedra, onde foi o lugar original de um santuário estabelecido por Adão, a paz esteja com ele. Deus ordenou a Abraão, a paz esteja com ele, que convocasse toda a humanidade para direção: a prostração tem valor em  direção a qualquer ponto do edifício. O peregrino põe a sua mão quando foram varridos todos os véus que entorpeciam a razão do ser humano, quando renunciou completamente a todo o desejo de poder, de impor as nossas fantasias a uma realidade que não depende de nós para se concretizar.

Os peregrinos humilham-se perante Deus, deixam de ser átomos separados e, por uns instantes, vivem a reconstrução cosmológica do Universo a partir de um acendido ponto de Luz. Peregrinar é, para um muçulmano, morrer para o espaço e para o tempo, pois uma vez que o viajante chega à orla do mundo e se funde na corrente vertical do seu eixo, o Criador recebe-o no Seu oceano de Paz..

Um bósnio caminha 6000 km até Meca O seu exemplo serve para voltar a recordar a importância de um hajj mais ecológico 07/11/2012 - Autor: Arwa AburawaFonte: GreenProphet No ano passado escrevi sobre a incrível história de dois muçulmanos sul-africanos que tinham viajado de bicicleta até Meca. Então pensei que pouco mais podia fazer-se para superar este facto, mas enganei-me. Um homem de origem Bósnia, de 47 anos, caminhou todo o trajeto desde o seu povo à cidade santa de Meca. Com apenas 200 euros no seu bolso, afirmou que com este escasso orçamento não podia fazer a peregrinação de outro modo. Senad Hadzic caminhou entre 20 e 30 quilômetros por dia e cruzou seis países e chegou à Arábia Saudita na semana passada, a tempo para o Hajj. Isto é o que chamo uma peregrinação verde!«Dormi em mesquitas, colégios e outros lugares, como os lares que me ofereceu a boa gente”, explica Hadzic no vídeo do YouTube. “Alguns perguntam-se se senti medo enquanto passava por sítios perigosos, mas porque deveria tê-lo… Deus está comigo». Hadzic levava uma cópia do Alcorão, 
Obrigado. Wassalam.
M. Yiossuf Adamgy - 24/09/2015.

TEMA DA SEMANA: MEUS DESEJOS, MINHAS PAIXÕES... MINHA PERDIÇÃO. Primeira Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) 

Louvado seja Allah, Sustentador, Criador e Senhor do Universo. Que a Paz e as Bênçãos de Allah estejam com Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), com sua família e com seus companheiros. Que a Paz e as Bênçãos de Allah estejam com todos os Profetas que vieram trazer a mesma mensagem: “Não há outra divindade senão Deus” – “Lá ILAHA ILA LLAHA”. 

O nosso corpo é uma máquina perfeita quando é bem tratada e alimentada. Tal como as plantas que não resistem e até morrem quando são regadas em demasia, também o corpo humano acaba por sofrer devido a excessos de comida e de bebidas. Quando ultrapassamos certos limites, o corpo ressente-se e adoece, trazendo complicações para a nossa vida terrena. Mais grave do que a doença do corpo, é a doença da alma, porque dependerá do estado dela para a determinação do nosso futuro, na vida eterna. Se não tivermos disciplina para refrearmos os desejos nocivos, estaremos na companhia dos desencaminhados. “Ao contrário, quem tiver temido o comparecimento ante o seu Senhor e se tiver refreado em relação à luxúria, terá o Paraíso como abrigo”. Cur’ane 79: 40 e 41. 

O Islam recomenda uma vida equilibrada de modo que o corpo e a alma possam ser adequadamente alimentados. O corpo deve manter-se forte (é melhor um corpo saudável do que um corpo debilitado) e a alma deve ser fortificada com fé e muitas boas acções. Allah Subhanahu Wa Ta’ala criou o ser humano e naturalmente lhe concedeu o desejo. Também Allah com a Sua infinita Sabedoria, concedeu-nos a faculdade para distinguirmos o bem e o mal. 

Não basta só o conhecimento para sabermos escolher o que é o bom ou o mal. Outros com sabedoria, mas conduzidos pela luxúria e pelas paixões dos desejos, seguem o caminho da perdição, porque não temem a Deus. Ao colocarem a luxúria e os seus desejos acima de tudo e de todos, passarão a ser escravos das suas próprias paixões. “Não tens reparado naquele que idolatrou os seus vãos desejos...”. Cur’ane 45.23. Com a fé em Deus, com os ensinamentos do Seu Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), com a paciência, com o temor a Deus e com a esperança na Misericórdia Divina, saberemos satisfazer os nossos desejos sem prejudicar a nossa alma. 

São legítimos os desejos para termos uma mulher / marido, uma família, um bom emprego, uma boa casa e uma alimentação adequada, desde que os direitos dos outros não sejam prejudicados. “O que Allah deixou para vós (depois de terem dado os direitos aos outros) é mais vantajoso para vós...”. Cur’ane 11:86. A satisfação do desejo entre o homem e a mulher é balizada através do casamento, um meio também para a constituição da família. Após as longas horas diárias à procura do sustento, o ser humano encontra a tranquilidade no seio da família. O relacionamento adúltero só origina conflitos, desgraças e até filhos que crescerão sem o adequado apoio parental. O Profeta José – Youssuf , que a Paz de Deus esteja com ele, quando escravo, foi tentado pela mulher do “seu dono” e ele disse: 

“Procuro protecção em Allah! ele (o seu marido) é meu amo e acolheu-me condignamente.” Cur’ane 12:23. 

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu que existe uma recompensa no relacionamento íntimo entre o marido e a esposa, porque se um deles satisfizesse os seus desejos fora do casamento seria um grave pecado. Muslim. Também disse Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) que o inferno está cercado por todos os tipos de prazeres, desejos e paixões (fáceis de se obter), enquanto o Paraíso está cercado por todos os tipos de acções que exigem esforço e trabalho árduo para se conseguir entrar. 

Dois exemplos de como a liberdade de escolha que Deus nos concedeu, nos podem aproximar ou afastar Dele. Com o excedente das nossas capacidades financeiras podemos ajudar a construção de fontenários, mesquitas, escolas e orfanatos. 

Enquanto essas obras perdurarem, estaremos a ser agraciados e recompensados por Deus, mesmo depois da nossa morte. Se utilizarmos esses excedentes para a satisfação dos desejos mundanos, como por exemplo a construção duma casa de diversão nocturna, seremos continuamente responsabilizados enquanto ela perdurar, mesmo após a nossa morte. 

Quando os desejos da imoralidade habitarem nos nossos corações, a fé enfraquece e tornamo-nos cegos. “Se não tiveres vergonha, farás o que te apetecer”. Deus deu liberdade ao ser humano para satisfazer os seus desejos de acordo com as suas intenções. No dia da Ressurreição, ninguém sairá defraudado, porque cada um colherá os desejos que plantou. 

In Sha Allah continua na próxima semana. 

ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin". "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. 

Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá 
24/09/2015