quinta-feira, maio 30, 2013

A ÉTICA EM FALAR NO ISLAM

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos nosso assunto desta Sexta-feira abençoada, trata a respeito da ética em falar no islam. Allah(SWT) nos abençou com a graça e com Sua Benevolência de comunicarmos e falarmos, e nos favoreceu sobre todas as outras criações, assim devemos saber fazer um bom uso desse dom que nos foi dado. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AR-RAHMAN vers 1 ao 4 : « O Misericordioso. Ensinou o Alcorão. Criou o ser humano. Ensinou-o a expressar-se. »

Assim irmãos, devemos agradecer e saber fazer bom uso dessa graça que Allah(SWT) nos deu, dizendo ditos nobres, palavras bondosas, e na recordação de Allah(SWT). E muitos não sabem segurar a língua dizendo palavras maldosas, coisas ruins, fofocas, calunias e assuntos sem sentidos e palavras em vãs e insignificantes, das quais não obtêm nenhum benefício com isso. 

E o Islam esclareceu como podemos tomar proveito disso, usando palavras boas no caminho certo, tanto de dia quanto a noite. Allah(SWT) nos dadivou com a fala para dizermos ditos nobres e não para propagar o mal e existem pessoas que não sabem segurar a língua. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AN-NISSA vers 114 : « Nada de bem há em muitas de suas confidências, exceto nas de quem ordena caridade ou algo conveniente ou reconciliação entre as pessoas. E a quem o faz, em busca de agrado de Allah, Nós conceder-lhe-emos magnífico prêmio. »

E o Islam deu uma atenção especial com relação a ética da fala, sua etiqueta e suas regras. Abdullah Ibn Masud(R.A) disse : « Pelo Ser além do qual não há nenhum outro Deus, nesta terra não há ninguém mais merecedor de aprisionamento do que a língua. »
E também Abdullah Ibn Abbas(R.A) disse: « Cinco coisas são mais importantes que devem ser praticadas quando se fala: 
1)Não te envolveres em conversações sem sentido, porque são inúteis e absurdas, e eu me preocupo pelo temor de que venhas a cometer um pecado;
2)falar objetivamente quando houver uma oportunidade para isso, pois há gente que fala sem que haja motivo para tal. Isto e um estorvo;
3) Não te envolvas em discussões acaloradas nem com um homem inteligente nem com o tolo. Se ele for inteligente, ele ficará zangado contigo e te odiará, e se ele for tolo e mal educado, poderá te machucar;
4) Na ausência de um irmão, fala dele do mesmo modo como gostarias que ele falasse de ti na tua ausência, e considere-o inocente daquilo que tu gostarias que ele te achasse inocente;
5) Aja como um homem que pensa ser recompensado por uma boa ação e castigado ao cometer um crime. »

O muçulmano é capaz de desenvolver estes atributos em si mesmo somente se mantiver sua língua sob controle, e for capaz de ficar calado sempre que possível. Ele deve ser capaz de segurar as rédeas de sua língua ; quado necessário, deve ser capaz de falar, e quando não for necessário, deve ser capaz de calar. Aqueles que são dominados por sua língua, são sempre impelidos para trás, e nos afazeres da vida recebem insultos e a má reputação.

O Profeta Muhammad(SAAW), tinha, entre outras coisas, aconselhado Abu Zar da seguinte forma : « Adote o silêncio. Esse é um modo de fazer Satanás fugir, e um grande aporte para você em relação à sua religião. »

Sem duvida a língua é uma corda nas mãos de Satanás. Ele direciona para o lado que quer. Quando um homem é incapaz de controlar os seus assuntos, isso pode causar discórdias entre as pessoas, pois quem fala muito pode aumentar os seus erros e seus pecados.

Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « A fé de um homem não pode ser correta se o seu coração não for probo(digno, casto, honesto), e seu coração não pode ser probo(digno, casto, honesto) se sua língua não for correta. » E a primeira fase dessa correção e a probidade e de que o homem não deve falar em quaisquer assuntos irrelevantes e não interferir naqueles assuntos que não lhe dizem respeito.

Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « A excelência da fé de um homem está em ele desistir de esforços inúteis. » Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-MUNINUN vers1 ao 4 : « Com efeito, bem-aventuados os crentes, que são humildes em suas orações, e que dão de ombros à frivolidade, e que concedem az-zakah. »

O Islam desaprova as conversas e assuntos sem sentido, porque isso não terá nenhum valor para ele. Anas Ibn Malik(R.A) diz que quando um homem morreu, outro fez um comentário a respeito dele na presença do Profeta dizendo que ele ira para o Paraíso. O Profeta o interrompeu e disse : « Então você não sabe ? É possível que ele tenha praticado alguma conversação fútil ou tenha sido avaro em gastar sua riqueza, apesar de tais coisas não resultarem em qualquer redução. » Quando um homem precisar falar , que diga algo de bom e proveitoso. Ele deve acostumar sua língua a pronunciar coisas boas, decentes e respeitosas, porque e a melhor manifestação dos pensamentos e sentimentos do coração e da mente, na qual Allah(SWT) nos abençoou.

As boas palavras e bonitas, faz com que cresça e fortalece sua amizade e seu relacionamento e afasta Satanás(SHAITAN) e não atrapalha a sua amizade pois Satanás deseja a discordia, conflito entre eles. E essa situação só é resolvida com temor a Allah(SWT). 

O Profeta Muhammad(SAAW) disse : « Não sereis capazes de governar os povos através da vossa riqueza, mas sim por intermédio da boa figura e das boas maneiras poderão conquistar seus corações. »

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-BAQARA vers 263 : « Dito conveniente e perdão são melhores que esmola seguida de moléstia. E Allah é Bastante a Si mesmo, Clemente. » As pessoas não devem contar vantagens dos coisas que fazem , pois Allah(SWT) é Sabedor de tudo. Ó fieis se arrependam, pois Allah(SWT) perdoa o pecado dos arrependidos

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

SHAITAN= SATANÁS

AZ-ZAKAT= UM DOS PILARES DO ISLAM , CONTRIBUIÇÃO DADA AOS POBRES

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto  a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).
Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

O CORAÇÃO – Terceira e Última Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

“Agraciamos a Luqman com a sabedoria, (dizendo-lhe): Agradece a Deus, porque quem agradece, o faz em benefício próprio….” Cur’ane 31:12.

Luqman foi um verdadeiro sábio, que deixou importantes orientações para a humanidade. Encontramos vários conselhos no capítulo completo do Cur’ane, que Deus revelou com o seu nome. Apesar de admoestador, não foi um Profeta, mas simplesmente um sábio. Luqman aconselhou o seu filho dizendo : “Meu filho! Senta-te e mantenha-te perto dos homens eruditos. Allah dá vida aos corações com a luz da sabedoria, como Deus dá vida a uma terra morta com a chuva abundante que vem do céu”. Malik’s Muwatta 59:1.1. Uma vez, quando Luqman era escravo, o seu senhor ordenou-lhe para matar uma cabra e depois trazer-lhe duas das mais agradáveis partes . Luqman assim fez e trouxe para ele, a língua e o coração . E o seu senhor perguntou-lhe se não havia mais nada agradável, em relação àquilo que trouxe? E Luqman respondeu que não. Mais tarde, o seu senhor ordenou-lhe para matar outra cabra e trazer-lhe as duas partes mais malignas do animal. Assim fez Luqman e trouxe a língua e o coração . O ordenante, surpreendido, replicou: Eu ordenei-te que me trouxesses as partes mais deliciosas e trouxestes a língua e o coração. E depois ordenei-te para trazeres as partes mais malignas e voltastes a trazer a língua e o coração. Como pode ser isso? Luqman disse: “Nada mais pode ser mais delicioso do que a língua e coração se eles forem bons e nada mais poderá ser mais maldoso, se os mesmos forem malignos”.

Na verdade, a inveja e o ciúme residem no coração e podem devorar as nossas boas acções, como o fogo devora a madeira. É mais fácil curar qualquer parte de um corpo doente, do que recuperar um coração adormecido ou endurecido . “Ai daqueles cujos corações se encontram endurecidos para a recordação de Deus” . Cur’ane 39:22. Issa (Aleihin Salam) – Jesus que a Paz de Deus esteja com ele, disse: “Não falem muito sem mencionarem o nome de Deus, porque ireis endurecer os vossos corações. Um coração duro está longe de Deus, sem o saberem. Não olhe para as ações erradas de outras pessoas, como se fossem senhores. Olhem para as vossas próprias ações como se fossem escravos. Algumas pessoas são afligidas por ações erradas e outras são protegidas delas. Seja misericordioso com os que se encontram aflitos e peça proteção de Deus para eles”. Malik’s Muwatta 56:3.8.

O Cur’ane, o Livro sagrado foi revelado ao coração do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), através do Anjo Gibrail (Aleihi Salam). E Deus fez com que ele recordasse o que lhe foi transmitido no coração e pudesse compreender e depois recitar, utilizando a sua língua. “Certamente (este Cur’ane) é uma revelação do Senhor do Universo: com ele desceu o Espírito Fiel; para que sejas um dos admoestadores”. Cur’ane 26:192 a 194. 

Em cada revelação do Cur’ane e momentos depois de ter terminado, o coração do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) batia com muita intensidade e ele transpirava bastante. Aisha (Radiyalahu an-há) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa que recita o Cur’ane convenientemente com o coração (de cor), será considerado como os escritos justos do céu. E uma pessoa que aprende o Cur’ane com o coração, com dificuldades em pronunciar as letras, terá uma dupla recompensa”. Bukhari 60.459.

Abdullah (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “É muito mau quando alguém diz: “Eu esqueci os versículos tal e tal do Cur’ane”. Na realidade este esquecimento foi causado (por Allah) para o esquecimento (devido a negligência). Assim, devem manter-se na recitação do Cur’ane, porque isto (a memória) escapa dos corações dos homens, como os camelos fogem dos seus donos (quando não estão devidamente amarrados)”. Bukhari 61:550.

De acordo com o relato de Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) costumava utilizar as seguintes palavras nas suas preces: “Ó Allah, eu busco refúgio em Ti de quatro coisas: 1) o conhecimento de que não beneficia;
2) um coração que não é submisso; 
3) uma alma insaciável;
4) e uma súplica que não é ouvida”. Sunan Abudawud. 8:1543. Abdullah referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) quando fazia um juramento, utilizava muitas vezes a expressão: “Não, por Aquele que transforma os corações!”. Bhukari 77:614. Ó Transformador de corações, mantenha-nos firmes na Tua religião.

“Esta é a misericórdia que Deus introduziu no coração dos seus servos, de quem Ele desejou. E Deus não concede a Sua Misericórdia, excepto na misericórdia entre os Seus servos.” Estas foram as palavras proferidas pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), com as lágrimas rolando pela face, quando pegou ao colo a sua neta que estava a morrer. Bukhari 70:559

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem" . Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!” . 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

30/05/2013