sexta-feira, setembro 18, 2009

Lailatu Al-Qadr - Noite de Decreto - A Noite Abençoada

Louvado seja Allah, Senhor do Universo. O Louvamos, Imploramos a Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele que Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá guiar. Testemunho que não há divindade digna de adoração exceto Allah e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhammad, seus familiares, companheiros e todos os seguidores, aqueles que ouvem a exortação e que seguem a orientação, e que nós estejamos entre eles. Amin!

Irmãos estamos entrando nos últimos 10 dias do Ramadan. Passamos pelas noites da misericórdia, passamos pelas noites do perdão, e estamos entrando nas noites da Salvação do Fogo do Inferno. E como sabemos dentre essas 10 noites há uma delas que é melhor do que mil meses, a noite do Decreto (Laylatul Qadr).
Allah disse no Quran Al Karim:

Por certo, fizemo-lo descer na noite do Decreto. E o que te faz inteirar-te do que é a noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que 1000 meses. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.

A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira descida do Quran al Karim. Como sabemos o Quran al Karim sofreu 2 descidas. A primeira no Laylatul Qadr quando o Quran desceu da Tábua Preservada que está no sétimo céu até o céu da terra. Allah disse no Quran: Sim, Este é um Alcorão Glorioso, Inscrito em uma Tábua Preservada. (85:21-22).

E a segunda descida ocorreu do primeiro céu até a terra por intermédio do anjo Gabriel (A.S). Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. O Espírito é o Anjo Gabriel AS. Quais são as ordens que estes anjos estão encarregados nessa noite? São as ordens concernentes ao nascimento, a morte, prosperidade, adversidade, saúde, enfermidade, tudo que ocorrerá a a partir desta data até a noite do Decreto do próximo ano. Allah disse também no Quran: "Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente, por ordem Nossa, porque enviamos (a revelação). Como misericórdia do teu Senhor, sabei que Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo." (44:3-6)

Viram a importância desta noite? Irmãos nós estamos entrando para uma noite especial e talvez a melhor das nossas vidas, portanto vamos levar a sério a importância dessa noite. O Profeta sabia qual era essa noite, mas esqueceu. É relatado que o Anjo Gabriel AS havia informado o Profeta Muhammad sobre qual seria essa noite, e então o Profeta dirigiu-se até seus companheiros para informá-los, mas quando chegou à mesquita encontrou dois muçulmanos discutindo. O Profeta intercedeu para resolver a situação, mas após isso havia esquecido o dia que o Anjo Gabriel havia lhe dito.

Claro que isso aconteceu com a anuência de Allah . Então o Profeta começou a procurar por esta noite no Ramadan. Até que o anjo Gabriel o informou que esta noite encontrava-se em uma das 10 últimas noites do Ramadan.

Essa noite é à noite em que o Nobre Alcorão foi revelado. A noite em que a luz da orientação desceu à terra para os humanos. Ela está entre qualquer uma dessas últimas 10 noites, alguns sábios dizem que esta noite é a noite 27, mas Allahu Alam, pode ser qualquer uma dessas últimas 10 noites, pois existem diversos ahadiss que dizem que pode ser no dia 23, outros no dia 25, outros hadiss dizem que seria nas noites impares, e ainda alguns sábios crêem que esta noite pode variar de Ramadan a Ramadan dentro destes 10 dias. Portanto irmãos não se apeguem a nenhuma data específica e adorem a Allah sinceramente nesses últimos 10 dias.

Quais são as recompensas daquele que adora a Allah nessa noite?

1) Perdão de todos os pecados. O Profeta disse: Quem realizar orações durante a noite do Decreto (Laylatul Qadr) com fé e com esperança na recompensa de Allah lhe será perdoado seus pecados anteriores. (Sahih Bukhari).
Subhan Allah, todos os pecados sejam pequenos ou grandes. Mas a condição é que se adore a Allah e faça a oração durante toda a noite do Decreto com fé, ou seja, somente por Allahu Taala e com esperança na recompensa Dele, ou seja, com esperança de ser escrito entre os salvos do Fogo.

2) Recompensa de 1000 meses de Adoração. Uma oração nessa noite é melhor do que 84 anos de adoração, porque talvez você adore a Allah durante 84 anos sem sentir realmente Allah no seu coração. Mas talvez nessa noite você faça tudo àquilo que você não faria em 84 anos, na busca da Satisfação e do Perdão de Allah. Então essa noite é melhor para ti do que 84 anos. Se você adorar a Allah verdadeiramente como Ele merece ser adorado, se humilhando perante Ele e suplicando a Ele será melhor para você do que 1000 meses. E na tua balança no Dia do Juízo estarão as boas ações que você fez nessa noite como se você houvesse feito isso por mais de 84 anos consecutivos.

3) O Duaa (súplica) é atendida. Lembre-se que combinamos de anotar os duaa principais e suplicarmos com fé durante todo o Ramadan, portanto nessa noite aumente mais ainda os seus duaa e a fé com a qual suplica. Lembre-se que nós combinamos de fazer juntamente com os nossos duaa muito dua pela Ummah Islamiya (Nação Islâmica) para que Allah reviva nossa Ummah com o Islam e que Allah exalte nossa Ummah e conceda a vitória ao Islam e aos muçulmanos em todos os lugares. A Ummah precisa e muito dos nossos Du3a. E o dua para que Allah nos escreva dentre os salvos do Fogo infernal e mais um dua especifico que falaremos mais adiante, insha Allah.

4) A Salvação do Fogo: Aquilo que nós buscamos durante todo o Ramadan está nessa noite. A salvação do fogo do inferno. E lembre-se que uma vez salvo e libertado do fogo jamais serás castigado nele. E essa é uma das recompensas daquele que adora a Allah sinceramente e com esperança nessa noite. A Salvação do fogo do inferno, a melhor das recompensas.

Bom, mas agora vem a pergunta: O que devo fazer nessa noite? Como adorar a Allah nessa noite? O Profeta SAAS nos deu a chave para abrir as portas da adoração nessa noite, a chave de como adorar Allah nessa noite, a chave do que eu devo mais fazer nessa noite abençoada. Que chave é essa?

Aisha (Radi Allahu anha) perguntou ao Profeta Muhammad :
Oh Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir essa noite, o que devo fazer? Então o Profeta disse: Se descobrires essa noite, diga:

Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuni (Oh Allah Tu que és o Absolvedor, que amas absolver, absolva-me).

O que nós mais devemos fazer nessa noite é esse duaa. Essa é a chave? Sim essa é a chave, e agora entenderemos o porquê desta ser a chave da adoração a Allah nessa noite.

Primeiramente, prestemos atenção quanto ao que diz nesse dua. Qual é a palavra que mais aparece?
Todo o duaa está direcionado ao nome de Allah Al Afuu (O Absolvedor) .Ou seja, em meia linha aparece 3 vezes a palavra Afua e aqui está o segredo desse Dua. Nessa noite o nome de Allah mais destacado é al Afuun. E o que quer dizer o nome de Allah Al Afuu? Porque não é o nome de Allah Al Ghafur (o Perdoador)? Porque o Dua não é: Allahuma inaka Ghafur tuhebo al maghfira faghfirli (Oh Allah Tu que és Perdoador, que amas o perdão, perdoa-me)? Nós sempre utilizamos o nome de Allah Al Ghafur (O Perdoador) só que o Profeta disse Al Afuu, porque? O que quer dizer isso?

Então vamos conhecer e viver com o nome de Allah Al Afuu para entendermos o porquê disso tudo, e entender porque o Profeta nos exortou a suplicar usando esse nome de Allah especificamente. E também entender qual é a diferença entre o Afuu e o Ghafur?

O Afuu é Aquele que apaga, apaga e apaga até te absolver dos pecados. Já o Ghafur perdoa o pecado para que você não seja castigado por ele.

Ou seja, o Ghafur não irá te castigar pelo pecado, mas o Afuu faz o que? Apaga. Para vocês terem uma idéia, todos nós temos um livro onde estão sendo apontadas nossas ações. Então vejamos: chegou o dia do Juízo, e imaginem teu livro está cheio de pecados anotados em detalhes. E você terá que ler este teu livro perante Allah e todas as criaturas no Dia do Juízo. Por exemplo, imaginem o livro diz: tal dia cometeste tal pecado, tal hora tal pecado, tal minuto tal pecado, e lá no final do livro diz: Fulano não será castigado porque foi perdoado.

Esse é o Ghafur. Ele não te castigará, mas no livro seguem anotados seus pecados, você não será castigado mas passará vergonha por eles perante as criaturas e perante o Criador, imaginem todos ouvindo um por um dos teus pecados, tua pele e os órgãos do teu corpo testemunhando contra ti confirmando os teus pecados. Allah te dizendo: Lembra de tal pecado? Acaso Eu não havia te concedido Sustento? Acaso eu não te dei beleza e tu usaste para cometer o haram? Acaso não te dei bens e tu usaste no haram? Imaginem a vergonha, mas lá no final Allah te diz: Foste Perdoado!. Já o Afuu, é como se as páginas onde estão anotados teus pecados fossem rasgadas, não tem pecados todos foram simplesmente apagados, você jamais cometeu eles.

Além de te perdoar O Afuu apaga os teus pecados, sendo que você nem os verá no dia do juízo. Por quê? Por que no laylatul qadr você estava suplicando a Allah com sinceridade dizendo: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Entenderam a diferença? Então vamos já começar a memorizar o Dua: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Estão imaginando as anotações dos pecados sendo apagados?

No dia do Juízo Al Afuu te cobrirá com um véu e te perguntará pelos teus pecados e quando você reconhecê-los Ele te dirá: Oh Meu servo Eu ocultei esses pecados na vida terrena e hoje os ocultarei também, portanto vá e entre no Meu Jardim!

E não é só isso. O nome de Allah Afuu tem mais um significado. O Afuu é Aquele que se Satisfaz com Seu servo após apagar seus pecados. Além de apagar teus pecados Ele ainda fica Satisfeito contigo. Já o Ghafur só te perdoa, não quer dizer que Ele esteja Satisfeito contigo.

Entenderam agora porque o Profeta aconselhou Aisha (r.A.a) a fazer esse duaa? O que acontecerá com você nessa noite se você fazer muito este duaa? Terá todos os seus pecados apagados, e poderá começar com uma nova página limpa com Allah .

Vamos suplicar com fé e esperança: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu-'ana!

Vejamos irmãos que no Alcorão Al Karim o nome de Allah Al Afuu aparece após os grandes pecados, vejamos um exemplo:

E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro, condenando-vos. Então, absolvemos-vos, depois disso, para que ficásseis agradecidos. (2: 51 e 52).

Mas agora vem a questão: se eu fizer esse duaa e ficar na mesma situação sem me arrepender dos pecados não será absolvido. A absolvição vem junto com o arrependimento para que Ele possa te aceitar e te absolver e apagar tudo o que passou e também estar satisfeito contigo.

Iremos até o Afuu ou não?

Bom, além dos Du`a vejamos o que o nosso amado Profeta Muhammad fazia nas últimas 10noites, pois certamente seguirmos aquilo que ele fazia será o que mais nos aproximará da noite do Decreto:

1) Passava a noite inteira em adoração a Allah. Bom, mas agora vem a pergunta: Como eu vou fazer isso se no outro dia eu tenho que trabalhar ou estudar? Vejamos irmãos que as batalhas mais importantes foram no Ramadan e o Profeta fazia isso. Portanto irmãos vamos correr atrás desta noite, vamos nos sacrificar para conseguir a Salvação do Fogo. Irmãos para qualquer outro assunto dessa vida terrena talvez nós nos sacrificaríamos mais do que 10 noites acordados. Por ex. Imaginem se vocês tivessem muitas chances de passar num concurso público, que se você passar você ganhará R$ 30.000 por mês, mas você só tem 10 dias para estudar, o que você faria? Ficaria ou não acordado as 10 noites estudando? Agora me digam uma coisa quando você morrer e for para o seu túmulo esses R$ 30.000 te ajudarão para algo?

E no dia do juízo se você tivesse 2 bilhões de dólares conseguiria comprar 1 boa ação para não ir para o inferno? Wallahi que não! Allah nos informou que se uma pessoa tivesse tudo que há nos céus e na terra de riquezas teria dado como resgate por um segundo sequer no fogo, e mesmo assim não seria salvo. E Allah está nos pedindo muito menos que isso. Basta você adorar a Allah sinceramente essas 10 noites e como recompensa ganharás o Paraíso, eterno, onde jamais ficarás triste, preocupado e terás vida eterna com tudo aquilo que você quiser, tudo o que você imaginar estará na sua frente prontamente.

2)Acordava a família para rezar junto com ele. Nas outras ocasiões o Profeta as vezes rezava com suas esposas e outras vezes eles dormiam. Mas nessas últimas dez noites não. Todos acordavam e ficava a noite toda adorando a Allah.

3) Se preparava para dar o melhor de si. Sabe quando você arregaça as suas mangas para começar a trabalhar? Era isso que o Profeta fazia. Agora vamos lá e vamos dar o melhor de nós, vamos trabalhar da melhor forma possível.

Por exemplo, imaginemos um empregado que foi contratado para trabalhar por 30 dias.

Sabemos que se ele trabalhar corretamente esses 30 dias ele ao final receberá o seu salário. E se ele tivesse preguiça e não trabalhasse direito nos últimos dez dias o que aconteceria? Ou seria demitido, ou seria descontado do salário dele esses dias, e a posição dele perante o empregador não seria lá grande coisa. Agora imaginem se esse empregado dissesse a si mesmo: Eu vou trabalhar o máximo esses últimos 10 dias, melhor ainda do que nos 20 primeiros e dar o máximo de mim nesses dias para que o patrão veja que eu sou um bom empregado e fique satisfeito com o meu trabalho, o que aconteceria com ele? Certamente receberia o salário integral dos 30 dias e ainda o empregador certamente ficaria satisfeito com o trabalho dele.

Nossa situação é semelhante irmão, só que o nosso salário integral seria: a Misericórdia e o Perdão de Allah pelos primeiros 20 dias do Ramadan e como recompensa pelo maior esforço nos últimos 10 dias, a Salvação do Fogo e a Satisfação de Allah .

Vamos fazer um roteiro do que fazer nessas últimas dez noites?

1)Não vamos perder nenhum salat tarawih

2)Não vamos deixar de rezar a oração voluntária durante a madrugada, o máximo que pudermos rezar.

3) Vamos arrumar os duas

4) Aumentem as caridades

Irmãos não podemos perder essa noite. Vamos dar o máximo de nós, já vimos as recompensas dessas noite, não vamos perder nenhum minuto destas noites, cada minuto delas é muito importante.

Cuidado para não perder um segundo do Laylatul Qadr assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa que não a adoração a Allah, a não ser que seja algo relacionado a religião e que possa aumentar a tua fé para adorar a Allah da melhor maneira possível. Não esqueçam do Alcorão, recitem o Quran, ouçam o Quran, meditem com relação ao Quran, glorifiquem a Allah e após isso tenha as Boas novas que insha Allah sairás para a oração do Eid totalmente purificado dos pecados e com um carimbo escrito;
"Este servo foi salvo do Inferno e é do povo do Paraíso!
Que Allah permita que estejamos entre essas pessoas, insha Allah!"

As virtudes desta noite:

1 – A revelação do Alcorão começou nesta noite.

2 - A recompensa da adoração nesta noite é melhor que a recompensa de 1.000 meses.

3 – Nesta noite, Anjo Gabriel desce à Terra com um grupo de anjos, desejando paz e orando por bênçãos por aqueles que eles vêem em oração e louvores a Deus.

4 – Esta é uma noite de paz. As bênçãos e a misericórdia descem até o nascer do dia.

5 - Nesta noite os anjos foram criados.

6 - Nesta noite, Jesus (a.s) foi elevado aos céus;

7 - Nesta noite, o arrependimento dos Filhos de Israel foi aceito.

8 - É dito em um hadith: ‘Quem quer que se mantenha em adoração nesta noite com fé sincera e esperança genuína de ganhar recompensas, seus pecados passados serão perdoados’. (relatado por Bukhari e Muslim)

O que se fazer nesta noite?

Os servos de Deus devem passar estas noites em oração, lendo e refletindo sobre o Alcorão. Devem fazer du’a (súplica) a Allah, penitentemente pedindo a Ele Seu Perdão, lembrando que a entrada no Paraíso não é através de seus atos, mas através da misericórdia de Allah, o Misericordioso, o Perdoador.

Oh Allah para ti são todos os louvores, todas as glorificações e todo o agradecimento. Alhamdulilah pelo Islam, alhamdulilah pelo Quran, Alhamdulilah pelo Ramadan, Alhamdulil-Lah por todas as bençãos que nos concedestes, nós não podemos enumerar os Teus louvores Tu és como louvaste a Ti mesmo! Oh Allah suplicamos que nos conceda laylatul qadr, ya Allah conceda-nos a laylatul qadr, Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuana, ya Afuu absolva-nos, apague os nossos pecados, não nos humilhes no dia do juízo devido aos nossos pecados, perdoa-nos, absolva-nos, tolera-nos Tu és nosso Protetor e fora Ti não temos Salvador nem socorredor algum. Quem além de Ti nos perdoará?

Alhamdulil-Lah que Tu és o nosso Senhor, Alhamdulil-Lah que não associamos nada nem ninguém a Ti.

Ya Allah nos ajude a te adorar com o máximo das nossas forças nessas últimas noites, nos ajude a Te adorar como Tu mereces ser adorado! Amin, Amin, Amin! E que a paz esteja com o Profeta Muhammad com seus companheiros e com todos os seus seguidores! Amin!

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).
"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

Fonte:Alcorão Sagrado - Sunnah do Profeta SAAS - www.conheceroislam.com.br