sexta-feira, setembro 09, 2011

ARTIMANHAS DO SHAYTÁN (Demônio)


Todos reconhecemos de que o Shaytán ou Satanás não se apresenta perante a pessoa e murmura dizendo: «Deixa-te de comportar de forma correta; podes cometer os pecados que quiseres, para que sejas de entre os miseráveis e corruptos tanto nesta vida como noutra». É óbvio que se ele procedesse assim, ninguém o seguiria nem o daria “ouvidos”.

Pelo contrário, o Shaytán utiliza várias artimanhas e estratagemas com o intuito de enganar a humanidade e desviá-la do caminho certo, pois essa foi a promessa feita por ele, assim como consta no sagrado Al-Qur’án: «Senhor meu! Por me ter desviado, seduzi-los-ei (os humanos) e desencaminharei a todos; excepto a quem de Seus servos houver protegido.» [Al-Qur’án 15:39-40].

Com este artigo, pretende-se iniciar um tema onde procurar-se-á descrever os diferentes métodos que o Shaytán utiliza para desviar as pessoas:

1.   EMBELEZA A FALSIDADE

Esta é a estratégia que Shaytán utilizou para desviar Ádam , quando o incitou a comer da árvore que ALLAH havia proibido, embelezando o ato e afirmando que quem comesse dela permaneceria eternamente no Paraíso ou se tornaria num Anjo.

Consequentemente,  Adamcomeu o fruto e foi expulso dali. Esta artimanha consiste em exteriorizar o que é falso tomando aparência de verdadeiro e vice-versa.

O Shaytán sempre tentará fazer com que as pessoas prefiram a falsidade e sintam aversão pela verdade, até que finalmente se afastam desta e se inclinam para o pecado.

Explicando isto, Imám Ibn Qayim (RA) escreve o seguinte:

«A estratégia do Shaytán é subjugar a mente de tal forma que esta fique completamente enganada; ninguém está a salvo da sua estratégia exceto quem ALLAH deseja. Assim, ele embeleza exteriormente o que nos é prejudicial até que isso pareça benéfico; afasta-nos de boas ações fazendo crer que são prejudiciais. Quantos não
são tentados desta maneira? Quantos corações se mantêm afastados do Islam e da bondade por estas razões? Quanta verdade não é apresentada de forma horrenda e quanta falsidade não é mostrada de forma elegante e desejosa?

O Shaytán envolve a mente até que seja desviada e entregue aos desejos, fazendo com que a pessoa siga caminhos de desobediência, instigando-a ao menosprezo dos atributos de ALLAH, da Sua Palavra revelada no sagrado Al-Qur’án e levando-a à destruição. Induz ainda à negligência de ordenar o bem e impedir o mal, com desculpa de sermos tolerantes com os demais e comportarmos de bons modos com eles, aplicando fora de contexto o versículo «Ó crentes! Velai pelas vossas próprias almas» e contradizendo o objetivo da vinda do profeta Muhammad.

De forma semelhante, encontramos hoje os aliados de Satanás utilizando a mesma estratégia para desviar a humanidade. Por exemplo, propagam ideologias argumentando acabar com a aflição, miséria e outros males, incitam à mulher a se desleixar do seu papel principal, abandonando os lares praticamente desnudas em
nome da liberdade, propagam filmes e novelas que insultam a honra e dignidade e envolvem pessoas com coisas proibidas, tudo em nome da arte; difundem ainda anúncios venenosos instigando às pessoas a deixarem o seu dinheiro nos bancos para se beneficiarem de juros, tudo em nome do progresso e ganância. Depois chamam àqueles que se apegam a valores morais e religiosos de “atrasados” ou “extremistas”.

Tudo isso faz parte da estratégia encetada pelo Shaytán desde o tempo de Ádam , pintando a falsidade com cores lindas e mostrando a verdade como se fosse algo repugnante com o único objectivo de afastar as pessoas desta.

Consta no sagrado Al-Qur’án: «Por ALLAH! Enviámos mensageiros às nações que te precederam, mas o Shaytán também fez ver as suas más acções como boas.»[Al-Qur’án 16:63].

Isso representa uma ameaça séria para a humanidade, caso esta não fi que atenta. Se
alguém considera o falso como verdadeiro e correto, acabará se esforçando de todas as formas e meios para apoiar e difundir essa “verdade” aparente, nem que seja levado à própria destruição:

«Quereis que vos informe quem sejais os maiores perdedores de suas obras? Aqueles cujo empenhos e frustrou na vida mundana enquanto creram haver realizado o bem.»
[Al-Qur’án 18:103-104].

Esses esforçaram-se arduamente para afastar as pessoas do caminho certo, lutando veemente contra os servos de ALLAH, porque realmente crêem que estão seguindo a verdade. Este é o principal motivo que influenciou os descrentes e fê-los preferir a vida terrena, afastando-se da Outra. ALLAH diz:

«E os designamos companheiros, que ornamentaram seu presente e seu passado.»
[Al-Qur’án 41:25].

Esses companheiros são demônios, que embelezam todos os assuntos mundanos, tornando-os tentadores e levando-os posteriormente a recusar o Ákhirah (Além), sentindo-se seguros desses conceitos e negando consequentemente a existência da Ressurreição, do Juízo Final, do Paraíso e do Inferno.

Nomes Atrativos a Coisas Proibidas

Uma das formas que o Shaytán utiliza para embelezar a falsidade é chamar coisas proibidas através de termos atrativos, com o objetivo de mostrar uma realidade falsa, enganar o Homem e incitá-lo a tomar parte dela. Por exemplo, sabemos que o Shaytán chamou à árvore proibida de “árvore da imortalidade” para atrair Ádam  a comer dela, dizendo:

«Ó Ádam! Te mostro a árvore da imortalidade e um poder incessante?».

Da mesma forma, ainda hoje atribuem nomes agradáveis a coisas proibidas. Chamam o álcool de “mãe da alegria”, os juros de “transação comercial” ou “interesse bancário”, o baile, a construção de estátuas ou pintura de corpos nus são denominados de “arte”, os drogados transformaram-se em “toxico dependentes”, o aborto é reconhecido como “interrupção voluntária da gravidez”, o fi lho ilegítimo que foi deixado com a mãe é conhecido por ter uma “família mono parental” e o homossexualismo virou “inclinação natural”.

A lista de novos termos ou atributos é grande e não termina por aqui; não tarda que a pedofi lia e o incesto, que têm ocorrido com tanta freqüência nos últimos tempos, também sejam redefi - nidos com termos mais “cômodos” e atrativos e passem a ser atos abertamente praticáveis, pois o caminho tende a ser esse.

2. INCITA A UMA POSIÇÃO EXTREMA

Em qualquer mandamento de ALLAH, o Shaytán esforça-se para que a pessoa tome uma das duas posições contraditórias: negligência ou exagero. Para ele, não há preferência entre ambas, pois qualquer um dos extremos que a pessoa venha a seguir são caminhos desviados e afastados.

No primeiro caso, o Shaytán instiga o servo à negligência e apatia, mostrando-lhe vantagens ou infundadas dificuldades para que não cumpra o mandamento Divino; ataca-o com a preguiça e indiferença e ainda lhe abre as portas de interpretações sem fundamento, até conseguir que a pessoa deixe de praticar e executar obras virtuosas que lhe foram ordenadas.

Já no segundo caso, o Shaytán encontra um crente sério, responsável e com muita disponibilidade para praticar boas ações, não conseguindo enganá-lo através do primeiro método.

Então, ele decide optar por uma estratégia oposta, instigando o crente a se esforçar demasiadamente, convencendo-lhe de que o que está a praticar não é suficiente e que suas ambições devem ser superiores.

Insiste que o servo trabalhe mais que os outros, durma ou descanse menos, não quebre o jejum quando os restantes quebram, se uns lavam as mãos três vezes então ele deve lavar cinco vezes, se para um determinado ato de adoração é sufi                                  ciente o Wudhú (ablução) então ele sente que deve efetuar o Ghussl (banho), aceita
imediatamente quando alguém lhe mostra dificuldade numa certa prática mas recusa-se a admitir ou acatar quando lhe é apresentada alguma facilidade na religião, criando dificuldades infundadas para si próprio onde o Islam deu facilidade. Portanto, o Shaytán instiga-o a atos de exagero e extremismo, levando-o a ultrapassar os limites e recomendações deixadas pelo profeta Muhammad .

Para ambos os casos, o objectivo do Shaytán é afastar o crente do caminho certo, fazendo com que não se aproxime do mesmo, no primeiro caso, e instigando que ultrapasse os limites, no segundo.

De salientar que o servo que se encontra desviado através de práticas exageradas, uma vez mergulhado em atos de adoração inovados na religião, talvez lhe seja mais difícil cair na real e reconhecer isso, pois acha que está a fazer algo de bom; no caso do negligente, é mais provável que venha a reconhecer, nem que seja no íntimo, de que está a falhar e cometer erros, pois estes são claros e evidentes.

Quantos não se desviam por meio destas duas estratégias? É difícil escapar delas exceto através da fé, conhecimento, força de combater interiormente o Shaytán e, acima de tudo, com a ajuda de ALLAH.

3. FRUTIFICA A COMODIDADE E PREGUIÇA

Comodidade, preguiça e procrastinação são fortes estratégias utilizadas pelo Shaytán
para impedir que as pessoas realizem os seus deveres assim como boas ações.

Consta num Hadice relatado por Bukhari em que o Profeta  disse: «Durante o sono,
o Shaytán amarra três nós por trás do vosso pescoço e murmura em cada um o seguinte: “A noite é longa, (portanto) continue a dormir”.

Quando a pessoa desperta e louva ALLAH, um dos nós se desfaz; quando efetua o Wudhú, o segundo nó é desfeito; quando ora (efetua o Salát), todos os nós são desamarrados. Depois disso, a pessoa sente-se vigorosa e alegre ao amanhecer; doutra forma, levantar-se-ia com preguiça e mal-humorada».

E de acordo com um outro Hadice, também relatado por Bukhari, o Profeta  foi perguntado acerca daquele que dorme até ao amanhecer, deixando passar a hora de Fajr, ao que respondeu: «Esse é aquele em cujos ouvidos o Shaytán urinou».

É necessário que sejamos determinados e firmes nos deveres e responsabilidades que temos por cumprir, aproveitando diariamente as nossas forças e energias de forma positiva. A pessoa que conseguir vencer o Shaytán logo pela manhã, não passará o resto do dia sonhando ou entretido em assuntos desnecessários, mas irá aproveitar
cada instante de forma produtiva e frutífera.

A determinação mostra o momento exato em que se deve agir e executar as diferentes tarefas, afastando simultaneamente a preguiça e procrastinação. Uma pessoa decidida e firme tem consciência de que o tempo perdido jamais voltará, lutando continuamente contra o seu ego e entregando-se às boas obras; somente aqueles que têm noção de que a morte é certa e iminente são competentes nas suas obrigações.

Através do murmúrio, o Shaytán induz à pessoa a preguiça e a atrasar as boas ações,
insinuando que ainda há tempo e pode fazer isso mais tarde. É por essa razão que Umar , aquele de quem o próprio Shaytán fugia, já afi rmava que não se deixa para amanhã o que pode ser feito hoje.

Quantos não-muçulmanos não vêem com bons olhos e admitem que o Islam é uma religião verdadeira, mas são impelidos pelo Satanás que lhes suspira: “Não se apresse, pense ainda mais sobre o assunto”, e muitos deles vão adiando a sua entrada no Isslam até que, infelizmente, chegam a morrer na descrença.

Assim também o Shaytán desvia o pecador quando este pretende se arrepender, iludindo-o através dos seus desejos e instigando-o de que ainda há tempo para isso e que, portanto, pode continuar a pecar para mais tarde implorar pelo perdão numa única vez.

São várias as suas artimanhas, pois atrasa qualquer tipo de pessoa: ao sábio que pretende transmitir o conhecimento, sussurra-lhe «descansa mais um pouco e depois vai»; ao crente que desperta durante a noite para adorar o seu Senhor, diz-lhe: «ainda há tempo, podes continuar a dormir»; ao trabalhador murmura-lhe «por que tanta pressa e dedicação, deixe para amanhã»; etc. Portanto, o Shaytán jamais cessará a sua função de incutir a preguiça e atrasar a prática de boas ações, fazendo com que as pessoas vivam somente na expectativa, ilusão e sonhos.

A diferença entre uma pessoa determinada e ativa e outra que é preguiçosa e que adia os seus afazeres para mais tarde, é como dois viajantes que atravessam uma cidade no seu percurso.

O primeiro compra logo os mantimentos e prepara-se para continuar a viagem, enquanto que o outro pensa «vou esperar um pouco, talvez permaneça aqui mais dias», e vai adiando a compra de provisão e o reinício da jornada até o último instante, altura em que encontrará apenas arrependimento e pesar.

Este exemplo é semelhante ao de muitas pessoas, pois enquanto algumas se preparam
para o Além ainda neste mundo e quando chega a hora da morte não ficam preocupadas, as outras enganam a si próprias achando que irão efetuar boas obras mais tarde, ficando sempre a adiar, e quando chega o momento de deixar este Mundo
para a derradeira viagem, acordam e encontram nada mais do que remorso e desespero.

Infelizmente, faz parte do instinto humano gostar da preguiça e viver sonhando, e o Shaytán sabe aproveitar-se muito bem disso, fatores com os quais devemos lutar constantemente.

Por isso, devemos despertar e compreender que nos encontramos no meio duma batalha, cujo inimigo jamais descansará; e ainda que pareça que esteja a descansar, na realidade, isso é mais uma das suas inúmeras estratégias.


(IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA


Por: Sheikh Aminuddin Muhammad

A mensagem integral que o Islam transmite é de que a vida mundana é um teste, sendo nossa a escolha entre o Paraíso, se preferirmos seguir o caminho do bem, ou o Inferno, caso enveredarmos pelo mal.

Os mensageiros Divinos foram enviados para advertir os povos acerca dessas opções e para elucidá-los sobre as suas consequências. De modo algum foram enviados para forçar às pessoas a trilharem pelo caminho reto.

Semelhantemente, os crentes têm a mesma responsabilidade de transmitir a mensagem Divina para a humanidade tal como a receberam, e não estão habilitados a alterá-la de forma a torná-la mais atrativa ou obrigar quem quer que seja a aceitá-la.

Além disso, os resultados na vida após a morte (Ákhira) dependerão da fé que cada um possui
nesta vida terrena, pois todas as boas ações são insignificantes na ausência de uma fé correta, e isto é uma questão ligada ao íntimo de cada pessoa, não podendo jamais ser forçada ou imposta.

Talvez muitos dos que seguem outras religiões não estão habituados a este fato e nem partilham esta idéia, pois acham que para se proporcionar harmonia numa sociedade, deve-se banir uma certa religião ou as suas práticas religiosas em locais públicos.

Hoje, à medida que muitos países reivindicam ser mais civilizados, a intolerância religiosa também vai crescendo, particularmente contra o Islam. Por exemplo, ao não reconhecerem o casamento, o divórcio e o sistema de direito à herança islâmicos, ao impedirem a construção de minaretes, ao proibirem o chamamento para o Salát (Azhán), ao banirem o lenço ou o véu, tais fanáticos, radicais e intolerantes vão tentando convencer que são os campeões e defensores dos direitos da mulher e da tolerância.

Na media, a informação é difundida de várias formas através de falsos pretextos, somente com o intuito de se propagar e tentar justificar a contínua intolerância contra o Islam e seus preceitos.

Para os crentes muçulmanos, a tolerância religiosa é uma obrigação e nada tem haver com atitudes políticas. Todos devemos nos opor a qualquer tipo de intolerância, mesmo a que é promovida com uma aparência tolerante.

É tarefa de todo governo servir o seu povo e as leis devem ser criadas com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos, tendo em conta a sua cultura, religião, hábitos e tradições, sendo por esse mesmo motivo que o Parlamento vai abolindo, alterando ou criando leis que se ajustem à realidade contemporânea do respectivo povo.

No caso concreto de Moçambique, um país ainda jovem e com gravíssimas dificuldades que necessitam urgentemente de solução, afetando áreas relacionadas à sociedade, economia, saúde, educação, pobreza absoluta, moral, entre muitas outras, não se entende como é que algo que não constitui problema começa-se a tratá-lo como se fosse um enorme problema ou obstáculo.

Numa das edições recentes do jornal “Notícias”, consta num artigo que «alunas das nossas escolas se prostituem com professores para conseguirem transitar de classe». O ambiente escolar é bastante deplorável, pois se caracteriza pela proliferação de estupefacientes, bebidas alcoólicas, tabaco e outros males de efeitos perniciosos.

Será que essas desgraças não constituem um problema grave ao ponto de merecer a nossa especial atenção, já que não são novos, pois se sabem que datam de há vários anos?

Que futuro se espera das alunas menores que engravidam tanto de professores como dos colegas?

Neste cenário de promiscuidade quase generalizada, se aparecer uma aluna que, de sua livre vontade e seguindo preceitos por si preferidos, queira proteger a si própria do assédio sexual por parte de estranhos, vestindo-se decentemente e usando um véu como segurança pessoal, essa mesma aluna merece ser condenada ou elogiada?

Será que ao condenar o véu pretende-se dizer que vestir modestamente não é uma boa opção?

O que dizer daquelas que se apresentam seminuas nas escolas e exibem os seus corpos de forma despudorada? Depois lamentamos que a Sida está  dizimando a população jovem!

Toda ação tem a sua consequência, cada pessoa deve é definir que rumo pretende tomar.

As sociedades atuais têm sido edificadas tendo como objetivo dar prazer aos homens; por exemplo, os estilistas homens concebem e desenham roupas para mulher, para o prazer do seu próprio gênero.

A mulher tem todo o direito de recusar quando alguém lhe diz para tirar a roupa, pois os que assim o fazem tentam dar a impressão de que ela se torna insignificante ou inútil caso se abstenha de revelar a sua sensualidade.

A melhor via para um país como Moçambique, multi-étnico,  multi-cultural e multi-religioso é o respeito mútuo e tolerância para com a etnia, cultura e religião de cada cidadão; não deve haver qualquer tipo de imposição por parte de quem quer que seja sobre quem for. Assim, por um lado se evitará o descontentamento, e por outro perpetuar-se-á a paz, segurança e bem estar, pois os moçambicanos já são livres e a era do fascismo, ditadura e colonialismo já terminou há cerca de quatro décadas.

ALLAH criou a todos diferentes, até mesmo na capacidade de raciocínio, pois esta varia de pessoa para pessoa. Portanto, se somos diferentes até mesmo na forma de pensar, como então não o seremos na maneira de ser? É isso que proporciona o desenvolvimento no Mundo.

Imagine se desde sempre todos fossem iguais na forma como pensam ou atuam; será que o Mundo seria tal como é hoje? Ou estaria mais pobre e menos desenvolvido?

São as diferenças que enriquecem a Terra; deve-se é saber viver e conviver com elas de modo a alcançar conjuntamente o sucesso. Quer parecer que estamos a perder essa capacidade.

Convivência ou coexistência não significa necessariamente que a pessoa se dissolva ou perca a sua religião, cultura ou personalidade, pois a existência de duas ou mais partes é inerente a estes fatores. Significa que essas partes distintas se respeitem umas às outras.

Se todos tornarem-se numa única parte, então não haverá espaço para tais fatores, já que não fará sentido nem terá aplicação na vida real.

Portanto, não se pode impor uma forma de ser a alguém e depois chamá-la de “convivência” ou “coexistência”.

Vamos todos unir esforços para combater melhor os verdadeiros males da sociedade, tais como drogas, prostituição, adultério, imoralidade, etc.

E vamos promover a liberdade religiosa, a tolerância cultural, a modéstia, a castidade e a virtude, pois dessa forma sairemos todos vencedores.

Uma sociedade ou cultura que deseja sobreviver não pode declarar como irrelevante a dimensão espiritual da pessoa humana. O Islam defende a modéstia, os valores morais e a aplicação de padrões éticos para qualquer pessoa, cultura, local ou tempo.

Proibir o Hijáb é um atentado à democracia, ao laicismo, aos direitos humanos e à tolerância religiosa. Impedir uma rapariga de atender as aulas e estudar num país do terceiro mundo, onde o analfabetismo é muito mais elevado, é considerado crime e um equívoco.

Senhores leitores e caríssimos irmãos muçulmanos, este artigo retirado da Nova Edição da Sautul Isslam‏ 30ª edição, REVISTA ISLÂMICA C.P. 1999 - Maputo – Moçambique - info@sautulisslam.com - www.sautulisslam.com, foi escrito para registrar uma situação vivida naquele país. Mas, poderia servir para todos os países do mundo, que praticam qualquer tipo de intolerância religiosa.  Rogamos a Allah SW que ilumine a todos os governantes dando-lhes pelo menos parte do conhecimento transmitido a Abraão, Moisés, Iça (Jesus) e Mohammad (SAAS).

Assalamu aleikom war matulahi wa baraketu!

ORIGEM DA CAABA - PRIMEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) -JUMA MUBARAK
 TEMA DA SEMANA: IBRAHIM, OS SEUS DESCENDENTES (AS) E A ORIGEM DA CAABA - PRIMEIRA PARTE

O mês de Ramadan já passou. Brevemente estaremos no mês de Dhul Hijja. A partir deste Juma e até terminar os dias de Haj, In Sha Allah, passarei a enviar mensagens relacionados com este importante pilar do Islão. A primeira mensagem é referente ao Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Abraão (que a Paz de Deus esteja com ele), os seus descendentes e a edificação da Caaba. Por ser extensa, a referida mensagem será dividida em três partes.

O trabalho centrou-se nos últimos versículos, bastantes elucidativos, do primeiro juz do Cur’ane (Alif Lam Mim). Ibrahim (Aleihi Salam), não foi Judeu nem Cristão. Obediente a Deus, foi um verdadeiro hanif (adorou e transmitiu a mensagem do Deus Único). Através dos seus filhos Ismael e Isaac (Aleihi Salam), formaram-se três ramificações importantes no contexto religioso do mundo; Judeus, Cristãos e Muçulmanos. Ibrahim (Aleihi Salam) é o tronco comum destas 3 religiões.

E lembrai-vos quando Abraão foi posto à prova pelo Seu Senhor com certos mandamentos, que ele cumpriu e então Allah disse-lhe: “Designar-te-ei Imame (chefe) dos “povos.” E Abraão apelou: “E (concedei essa graça) também aos meus descendentes.” O Senhor respondeu: “A minha promessa não alcançará os iníquos”. Cur’ane 2:124.

Deus testou-o com taharat –( pureza). Cinco referentes ao corpo e cinco à cabeça, nomeadamente, cortar o bigode, enxaguar a boca, utilização do Missak, aparar as unhas, raspar os pêlos púbicos, a circuncisão e a lavagem depois de efetuar as necessidades naturais.

Uma referência semelhante é feita pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que disse:

De entre as coisas relacionadas com o fitra (instinto natural) humano, constam: bochechar com água, usar água para limpar as narinas, aparar o bigode, limpar os dentes, cortar as unhas, remover os pêlos axilares e púbicos e a circuncisão”. Ahmade.

(Outra passagem refere que Deus testou Ibrahim Aleihi Salam) para;

1)-Abandonar o seu povo descrente;
2)- Disputar com nimrod – rei da Babilónia, acerca de Deus;
3)- Sendo paciente quando ele foi atirado para o fogo, embora sabendo da situação traumática que estava a ser sujeito. Ibn Abaas (Radiyalahu an-hu) referiu: A última declaração de Abraão, quando ele foi atirado ao fogo, foram as palavras referidas no Cur’ane, 3:173 Deus é suficiente para Nós e Ele é o ótimo Guardião”. Bukhari 60:87. Depois veio a ajuda de Deus: “Porém ordenamos: ó fogo sê frescor e poupa Abraão.” Cur’ane 21:69;
4)- Saindo da sua terra natal quando Deus lhe ordenou para tal;
5)- Paciência com as exigências monetárias e materiais dos hóspedes enviados por Deus; e
6)- E ordem de Deus para sacrificar o seu filho Ismael. Depois de passar por estas provas, Ibrahim (Aleihi Salam), foi nomeado “Líder de toda a humanidade”. Pediu a Deus para também fazer de líderes, a sua descendência. Deus aceitou, mas advertiu de que na sua descendência, haverá pessoas injustas entre os seus “filhos” e que esses não vão beneficiar da promessa de Deus.

 “E o agraciamos (a Ibrahim) com Isaac e Jacob e designamos, para a sua prole, a profecia e o Livro; concedemos-lhe a sua recompensa neste mundo, e no outro contarse- á entre os virtuosos.” Cur’ane 29:27.

“E quando fizemos da Casa um lugar de assembleia e um asilo para os povos, (dissemos): “Tomai a estância de Abraão como um local de oração. “E ordenamos a Abraão e a Ismael (dizendo-lhes): “Purificai a Minha Casa para aqueles que andam à sua roda, para os que nela meditam e para os que se curvam e se prostram (aí em adoração).” Cur’ane 2:125.

“E lembrai-vos quando Abraão disse: “Meu Senhor, faz com que esta cidade seja de Paz e agracia com seus frutos os seus habitantes que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final…” Cur’ane 2:126.

A Casa de Deus será visitada para a oração, como um lugar de passagem. As pessoas regressarão às suas casas e de seguida visitarão o local novamente sem quaisquer apreensões, por ser um lugar livre de inimigos e de conflitos armados. Durante a época pré-islâmica, as pessoas eram alvo de ataques e sequestros. As pessoas que estavam ao redor da Caaba, encontravam-se protegidas e seguras. Ibrahim (Aleihi Salam) pediu a Deus: Senhor Nosso, escuta a minha súplica”. Cur’ane 14:40 . Deus honrou a Sua Casa, tornando-a segura.

Todas as pessoas se encontram ansiosas para realizar visitas repetidas à Caaba. A exortação para que a Casa seja purificada, refere-se não só à limpeza, mas também à proibição de utilização de dinheiros provenientes de atividades ilícitas na conservação e reconstrução da Caaba. A purificação também abrange a intenção de afastar dela, qualquer adoração falsa, para que nenhuma outra divindade seja mencionada a não ser o Deus Único. Mais tarde, os Coraishs, na era pré- islâmica, colocaram figuras de 300 ídolos, aos quais também passaram a adorar. Após a entrada em Maka de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), com o seu cajado, destruiu todos os ídolos, voltando a purificar a Casa de Deus.

Por isso, as Mesquitas - as Casas de Deus são locais limpos e isentos de quaisquer figuras de santos, profetas ou de ídolos.

Ibrahim (Aleihi Salam) pediu a Deus para conceder o sustento somente para os que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final. No entanto, Deus também revelou que irá fornecer sustento também aos incrédulos.

 Tanto a estes como àqueles, agraciamos com as dádivas do teu Senhor, porque as dádivas do teu Senhor jamais foram negadas a alguém”. Cur’ane 17:20. Porém, Deus refere: “Diz” aqueles que forjam mentiras acerca de Deus, não prosperarão. Terão o seu gozo neste mundo, então seu regresso será a Nós. Depois lhe infligiremos severo castigo, por sua incredulidade”. Cur’ane 10:69:70.

Incentivo a todos os meus familiares e restantes irmãos e irmãs de fé, que ainda não
cumpriram com o 5º. Pilar do Islão, para se apressarem no cumprimento desta obrigação. Se reúnem as condições necessárias, façam a intenção e criem dentro de vós esta preocupação. Se não reúnem as referidas condições, façam também a intenção: quem sabe se Allah Subhana Wataala não nos reserva uma surpresa?

Sabemos o que se passou ontem, mas o futuro só é do conhecimento do nosso
Criador e Sustentador.

Um Bom Dia de Juma
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
08/09/2011- Maputo - Moçambique - África

quinta-feira, setembro 08, 2011

A L M A D I N A - A CAUSA DOS MALES SOCIAIS


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad (05.09.2011)


Os males na nossa sociedade tem-se avolumado de tal maneira, que quase atingem foros de pandemia, o que causa preocupação a qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.

Há algumas tentativas no sentido de se  identificarem as eventuais causas dos males que afectam a sociedade, apresentando-se agendas que têm em vista encontrar soluções. Contudo, poucos se lembram de fazer constar nas suas agendas, a componente da imoralidade traduzida na nudez, na pouca vergonha, na linguagem obscena, e noutros males sociais em que as pessoas se encontram afogadas, e nem mencionam as suas reformas e a edificação da personalidade.

A nudez e outras formas de imoralidade são males que não só concorrem para o desvio sexual, mas que por sua vez também causam muitos outros males sociais. Assim como a ferrugem corrói o ferro e o munchém corrói a madeira, a nudez e a imoralidade também destroem a moral e os valores da sociedade enfim, aquilo que de melhor um povo pode ter.

Hoje em dia os políticos e os governantes falam muito da corrupção econômica, mas nunca  falam da corrupção na vertente de valores morais.

Diariamente, meninas, muitas delas ainda menores, são sexualmente violentadas, enquanto muitas outras são sequestradas para irem alimentar redes de prostituição, com promessas de um alegado futuro melhor. Tudo isso é resultado da propagação da tese da imoralidade, bem como de imagens provocatórias de alguns meios de comunicação social.

Muitos dos nossos meios de comunicação, tanto os impressos como os electrônicos, promovem a nudez, a imoralidade e a pedofilia, no lugar de promoverem a moral, o pudor, e os bons modos. Com muita pena notamos como eles exibem em programas televisivos e em novelas, a nudez, o corpo e os contornos físicos da mulher, o que causa um impacto bastante negativo nas mentes das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

Infelizmente, hoje quem promove a nudez, a pouca vergonha, a imoralidade e outros atos satânicos, enfim, tudo o que a religião considera ilícito, é visto como moderado e liberal, enquanto que, os que defendem o contrário, são considerados retrógrados e ultrapassados.

O Al-Qur’án ordena-nos que baixemos os nossos olhares, isto é, proíbe o adultério dos olhos. Mas não é apenas o Al-Qur’án, pois a Bíblia também proíbe que fecundemos a nossa líbido através dos olhos dirigidos à mulher alheia. Jesus Cristo (Aleihi Salam) proíbe que olhemos com luxúria para o corpo de uma mulher que não a nossa. Mas infelizmente, tudo isso nos é dado ver por algumas pessoas que se auto-intitulam crentes em Jesus, através dos meios de comunicação social que eles mesmos controlam, tanto aqui, no nosso País, como também em muitos outros países por esse mundo fora. Que crentes são esses que promovem eventos públicos de concursos de beleza das mulheres?
Nesses eventos, em que se exibe o corpo e a nudez de mulheres, com que intenção os homens presentes olham para as mulheres expostas? Não se estará assim a contrariar a ordem de Jesus? Ou ser crente significa apenas transportar no peito um crucifixo e um livro Sagrado em punho?

Essas imagens não se confinam aos devaneios sexuais de quem as contempla, pois muitas vezes elas fertilizam planos de violação e raptos, o que aliás nos é dado ler e ouvir diariamente nos meios de comunicação, deixando um impacto destrutivo nas nossas sociedades, nas mentes dos nossos adolescentes e jovens, e até mesmo nas das grandes personalidades como foi por exemplo o caso do então presidente dos E.U.A., Bill Clinton que se envolveu com a sua secretária, Mónica Lewinsky, e também o alegado caso do então Director Geral do F.M.I., Dominique Strausskhan, com uma camareira de um hotel de Nova York.

Mas estes são apenas os casos  reportados, pois muitos outros não o são.

A situação é deveras grave, pelo que não devemos encará-la de ânimo leve. Tudo isso é uma tentativa de mudar a nossa cultura, aliás, é uma tentativa satânica de poluir a nossa sociedade, dando-lhe vários nomes atrativos. Contudo, nós consideramos isso um atentado, uma forma de terrorismo cultural que deve ser urgentemente travada.

Infelizmente, ao invés de se estancarem esses males, há gente que tenta fazer o contrário, travando os valores morais, o decoro, o uso de vestuário sóbrio, o lenço na cabeça e o véu.

De salientar que a mulher ocupa uma posição altamente honorável na nossa sociedade. Ela é mãe, é irmã, é filha, mas alguns meios de comunicação pretendem apresentá-la como um simples objeto de prazer sexual.

De facto, é uma grande humilhação destituir a mulher do respeito e honra com que Deus a dotou, e apresentá-la como um mero objecto de publicidade.

A mulher tem uma grande mão, e desempenha um papel importantíssimo no progresso dos povos, na edificação das sociedades e na educação das novas gerações, pois o seu colo constitui a primeira escola se ela for apresentada na forma de mãe, irmã, filha e esposa fiel.

Consta que Napoleão (Governante Frances) disse, uma ocasião: “Apresentem-me boas mães que eu vos apresentarei melhor povo”!

Em contraposição, alguns dos nossos meios de comunicação tentam nos dizer: “Apresentem-nos mulheres bonitas que nós vos apresentaremos bons entretenimentos”.

Para que uma sociedade seja boa, é necessário que cada membro dessa sociedade seja bom, tal como um edifício, que para ser forte, é necessário que cada bloco, cada tijolo que edifica esse imóvel, seja forte.

Para a sociedade ficar boa, temos que, de entre muitos males sociais, extirpar a imoralidade, pois esta é a mãe de todos os outros males.
A nossa sociedade enferma, para além da imoralidade, da falta de respeito pelos pais, pelos mais velhos. Aliás os pais sacrificaram tanto em nosso benefício, mas hoje até são maltratados e abandonados, de tal forma que já nem sequer se reconhece o seu mérito.

A inversão deste cenário cabe a cada um de nós, pelo que devemos todos fazer algo para melhorar esta situação na nossa sociedade.

Para isso dispensamos os falsos moralistas, e as pessoas que agem na calada da noite. Lembrem-se Allah SW ama mais os infiéis do que os hipócritas.

Assalamu Aleikum war matulahi wa baraketu.