quarta-feira, junho 11, 2014

A beleza de... Inna lillaahi wa inna ilayhi Raaji'un

O significado de "Inna Lillahi Wa Inna Ilahi Raaji'un". Sim, é verdade que dizemos esta frase quando al-guém morre. Alguns de nós também a podem dizer quando perdem algo, sofrem de um ataque ou mal. Mas… sabem o que significa?

Claro, todos sabem que, obviamente, significa “De Allah proviemos e a Ele regressaremos”.

Mas não é só disso que eu estou a falar.

Quero dizer… percebem REAL E VERDADEIRAMENTE estas palavras e as suas implicações para a vida de um submisso a Deus (muçulmano)?

Significa… que tudo o que temos não é, na realidade, nosso. Pertence a Allah (Deus).

Olhemos à nossa volta, tudo o que vemos, tudo o que temos e tudo o que existe… em nós, sobre nós, à nossa volta… pertence unicamente a Deus (ar. Allah).

Foi Allah quem nos deu todas as propriedades e bens que possuímos, e Ele é o verdadeiro dono de tudo isso.

Então, os carros que conduzimos, as casas onde vivemos, os negócios que possuímos, na verdade, pertencem a Allah. As crianças com que Ele nos abençoa, a saúde que nos deu, o tempo que nos ofereceu, são tudo propriedade de Allah.

Mesmo os corpos em que vivemos e a vida que vivemos pertencem a Allah. 

"E a Allah pertence a herança dos Céus e da Terra...". (Surah Al-Imraan, 3:180). 

"De Allah é a soberania dos Céus e da Terra e o que há neles. E Ele tem poder sobre todas as coisas". (Sura Al-Ma'ida, 5:120). 

"Diz: 'A Allah pertence o Este e o Oeste... ". (Surah al-Baqarah, 2:142).

Agora, uma vez que tudo pertence a Allah, temos também de incluir as nossas almas nessa lista. As mesmas almas que pensamos como nossas, o nosso ser – o que quer que lhe chamemos – exactamente aquela coisa que nos distingue do resto do mundo, per-tence a Allah. Não é NOSSA.

De facto, tu não és teu. Pertences a Allah.

E esta é a essência do conceito de servo de Allah no Islão.

E uma vez que Ele é o verdadeiro proprietário de tudo, e tudo é propriedade Sua, Ele dá o que quer, a quem quiser… e também o pode retirar. Afinal de contas, foi Allah quem começou.

Então, Ele pode dar-te alguma coisa e retirar-ta depois de um instante. Ele pode abençoar-te com uma criança preciosa que vais amar… e depois, Ele pode retirar-ta. Ele pode dar-te dinheiro, honra e estatuto… e depois pode retirar-tos. Ele pode dar-te a juventude, vitalidade e saúde, e depois, de certeza que, Ele pode retirar-tas.

Então, quando Allah reclama o que verdadeiramente é Seu, PORQUÊ LAMENTAR AS NOSSAS PERDAS?

Tal como um amigo que nos empresta um livro e depois de alguns dias nos pede de volta e nós devolvemos-lho… sem ressentimento, sem pena… sem levantar questões.

Da mesma forma, se Allah levar para Si algumas das Suas bênçãos, por alguma razão… que assim seja. Digamos Alhamduli-llaah (Louvado seja Deus). Não ressintamos. Sejamos pacientes. Sejamos submissos à vontade de Allah ficando agradados com as Suas decisões para as nossas vidas. De certeza, Ele irá fazer apenas o melhor para cada um de nós.

Pensemos… o dono veio e levou-o de volta.

Lembremo-nos… Não somos os verdadeiros donos… para começar NUNCA fomos os verdadeiros donos. Apenas tivemos tudo porque, antes de mais, Allah no-lo ofereceu. Se Ele não tivesse dado, nunca o teriam tido de qualquer das formas… aliás, não o poderíamos ter tido. 

Lembremo-nos… o ser humano entra no seu mundo, de mãos vazias… e deixa-o de mãos vazias.

Lembremo-nos… tudo o que temos, todas as bênçãos que apreciamos, são dádivas de Allah Todo-Poderoso… dádivas que usamos por um período limitado de tempo até que Ele as tire de volta, quando assim o entender. 

São uma prova da confiança de Allah… um empréstimo… para ver como respondemos a estas dádivas de Allah e como as usamos… na obediência do Todo-Poderoso, agradecendo-Lhe e partilhando-as.

Tomemos nota das palavras do Profeta (s.a.w.) aquando da morte do seu filho, Ibrahim: “Os nossos olhos estão preenchidos de lágrimas, os nossos corações com dor, mas não dizemos nada com os nossos lábios, exceto o que agrade a Allah… Verdadeiramente, proviemos de Allah e a Ele regressaremos”. (Bukhari).

O Profeta (s.a.w) disse: “transmitam todo o conhecimento sobre mim, nem que seja um único versículo”.■ 

Obrigado, boas leituras. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 07/06/2014.

Nenhum comentário: