sábado, janeiro 07, 2012

O Hijáb não é um ornamento criado pelo Islamismo

Maria Mãe de Jesus (AS)
É incorreto pensar que somente a mulher muçulmana é quem tem a obrigação de se vestir decentemente, pois mostrar os contornos do corpo feminino, quer seja através de vestes transparentes, justas ou deixando parte do corpo ou cabelo descobertos, é também interdito noutras religiões.  De fato, o Islam não é a única doutrina que advoga essas diretivas, mas é certo que se trata da única religião no mundo moderno que ainda luta por manter e defender os seus princípios morais e sociais.

As muçulmanas são as únicas mulheres que ainda optam por seguir o código de indumentária deixado pelo último mensageiro enviado à humanidade – Muhammad assim como pelos profetas anteriores a ele como Jesus e Moisés (SAAS). Analisemos o caso concreto do Cristianismo, que é atualmente a religião mais predominante no Ocidente e de onde surgem indivíduos que constantemente se prontificam a criticar o Islam quando o assunto é Hijáb e não só.

Antes de prosseguir, é pertinente esclarecer aqui o verdadeiro conceito de Hijáb. Não se trata apenas da conduta e comportamento da mulher, mas abrange ainda a sua indumentária, pois segundo este código, a mulher deve constantemente cobrir todo o seu corpo incluindo os cabelos, com exceção do rosto, mãos e pés, e não vestir peças justas ou transparentes de modo a que possa exibir as partes proibidas. Portanto, o termo árabe “Hijáb” reflete um conceito mais abrangente e não possui uma tradução direta para Português. Este conceito tem sido indevidamente traduzido através da palavra “véu”, que na língua portuguesa significa “tecido com que as mulheres cobrem o rosto”, o que é incorreto pois o termo árabe utilizado para esta última palavra é Niqáb, que é especificamente a peça que cobre o rosto.

Voltando ao assunto em epígrafe, será que é um mandamento cristão a mulher cobrir os seus cabelos? Vejamos o que diz a Bíblia sobre isso: «Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaac, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então a tomou o véu e cobriu-se.» [Génesis 24:64-65] .Rebeca cobriu a sua cabeça na presença de Isaac – um homem estranho a si – como sinal de modéstia, prática essa que ainda hoje pode ser encontrada nalgumas mulheres extremamente decentes, retratando exatamente aquilo que defende a Bíblia. Era prática das mulheres à volta dos profetas, incluindo Jesus (AS), cobrirem a cabeça e se vestirem decentemente devido à sua modéstia e por serem reservadas.

Paulo, o judeu convertido e responsável pelo culto judaico cristão, hoje praticado por quase todos os cristãos, também criticava duramente às mulheres que não cobriam a cabeça, senão vejamos: «Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse raspada. I Coríntios 11:4.

Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou raspar-se, que ponha o véu (cubra os cabelos). O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.» [I Coríntios 11:4-10]. 

Estes versículos deixam algumas mensagens interessantes relacionadas às diretivas cristãs:
• O homem cristão não deve cobrir a cabeça, pois isso é desonra para ele. Não se compreende como é que os prelados das igrejas cristãs, incluindo o Papa, cardeais, etc. usam a mitra, solidéu, barrete sobre a cabeça;
• A mulher cristã não deve deixar a cabeça descoberta, pois isso é desonra para ela, assim como o é raspar os seus cabelos. Portanto, a mulher que não cobre a cabeça que raspe os seus cabelos, mas se isso for indecente para ela, então que os cubra;
• O homem é a imagem e glória de Deus, não provém da mulher e nem foi criado por causa dela, enquanto que a mulher é glória do homem, provém dele e foi criada por causa deste.

O objetivo pelo qual a Bíblia estabelece de que a mulher deve cobrir a cabeça está bem claro: representa a autoridade e superioridade do homem em relação à mulher, tal como foi estipulado  por S. Paulo.

O Ocidente tem atribuído indevidamente a mesma concepção à religião isslâmica; como o Hijáb é sinal de autoridade masculina no Cristianismo, então concluem que o mesmo princípio talvez seja igualmente aplicável no Isslam.

Contudo, o objetivo do Hijáb é de preservar a modéstia, honra e dignidade da mulher, tratando - se duma criatura mais sensível, preciosa e particular. Se o propósito do Hijáb fosse aquele que é atribuído ao Isslam pelo Ocidente, então o sagrado Al-Qur’án seria claro em defender isso assim como o fez a Bíblia. É também dever da mulher cristã cobrir a cabeça quando pretende orar ou efectuar trabalhos na igreja e sempre que estiver na presença de homens estranhos. Até aos anos 60, era obrigatório à mulher católica cobrir os seus cabelos na Igreja, lei essa que foi mais tarde “modernizada”, assim como muitas outras leis bíblicas. Já pensou porque razão é que Maria, a mãe de Jesus (AS), é sempre representada com os cabelos cobertos?  É de admirar porque apenas algumas freiras é que cumprem o “Hijáb”. Que leis são essas que devem ser cumpridas somente por uma camada de crentes seguidores da mesma doutrina?

O mesmo acontece com a questão do casamento, em que uns podem contrair e outros não, esquecendo-se que se trata duma necessidade individual de cada ser humano, para depois se envolverem em escândalos de pedofilia, deixando de lado tanta mulher que existe por aí!

Na realidade, são estes aspectos que fazem com que o Isslam seja reconhecido na prática e que tem conquistado vários seguidores, apesar da forte crítica que tem sido divulgada pela mídia ocidental, talvez por inveja de ser a religião que mais crentes ganha e a única que ainda cumpre os princípios originais estipulados por Deus aos diferentes profetas que foram enviados à face da Terra.

É verdade que certas muçulmanas não cumprem devidamente o mandamento do Hijáb. Mas quantas cristãs o fazem? Qual a proporção das que cumprem em relação às outras, em cada uma das religiões? Quantos cristãos seguem os ensinamentos bíblicos referentes à Unicidade de Deus, caridade obrigatória, proibição do sexo pré-marital, do adultério, das bebidas alcoólicas, da carne de porco, etc.? (Levítico, 11: 7-8) - (Deuteronômio, 14: 8)

al-Qur´an sagrado: "São-vos proibido para alimentação: a carne putrefata, o sangue, a carne de porco..." (5ª: 3)
Na realidade, existe um número muito reduzido de judeus e cristãos que ainda seguem os ensinamentos das suas Escrituras sagradas. Entretanto, a lei moral requer que a mulher cumpra o Hijáb (código de conduta) no seu coração muito antes de vesti-lo (como indumentária) exteriormente, pois aí estaria a aceitar livremente a posição que Deus lhe concedeu, seja na igreja, no seio da família ou na sociedade. O exemplo disso é o de uma das grandes mulheres que surgiu na história da humanidade: Maria, mãe de Jesus (AS), uma personalidade humilde, submissa e obediente a Deus, a respeito da qual o profeta Muhammad (SAAS) disse:
«De entre os homens existem muitos que se aperfeiçoaram, mas nas mulheres, só Ássiya, a esposa do Faraó, e Mariam filha de Imrán (mãe de Jesus) é que se aperfeiçoaram». [Bukhari] .

Tudo o que é valioso não é de fácil acesso nem se encontra à mostra; o mesmo acontece com as coisas preciosas que ALLAH criou, senão vejamos: os diamantes e pedras preciosas são encontrados nas profundezas do subsolo, bem cobertos e escondidos; as pérolas encontramos no fundo do oceano, protegidas dentro de lindas conchas; o mesmo sucede com o ouro e outros metais preciosos, em que temos que perfurar rochas e rochas até os alcançarmos. Quem tem a coragem de deixar o seu dinheiro, umas simples notas de papel, à disposição de qualquer pessoa?  Ninguém, pois conhecemos o seu verdadeiro valor e esforçamo-nos bastante para adquiri-lo.

Toda fruta foi criada com a respectiva casca, uma espécie de invólucro que tem a função de conservar o sabor, o suco e a fruta no seu todo. Como podemos ver, existem vários outros exemplos que poderiam ser mencionados. Portanto, tudo o que é valioso ALLAH deixou bem protegido. O mesmo acontece com a mulher, que é muito mais preciosa do que diamantes, pérolas, ouro ou dinheiro e deve igualmente estar constantemente coberta e protegida. ALLAH estima a mulher que cumpre o Hijáb e sabe que se trata dum presente dado por Ele, pois a tratou como uma criatura bastante preciosa. Ela cumpre o Hijáb, pois sabe que através do mesmo adquire a honra, dignidade, respeito, beleza e estatuto e não se expõe perante homens estranhos que almejam apenas o contentamento carnal.

Alguma vez você  se perguntou?


Por que uma freira pode estar coberta e é respeitada por devotar - se a Deus?

Mas quando uma muçulmana anda coberta ela esta sendo OPRIMIDA!

Por que um judeu, um cristão, ou um homem até mesmo ateu pode cultivar o uso da barba , e  simplesmente está pondo em pratica sua tradição, sua vontade ou sua fé?

Mas, quando é um  muçulmano que cumpre a determinação do Profeta SAAS, , ele é chamado de EXTREMISTA, FUNDAMENTALISTA ou até mesmo de TERRORISTA!

Por que uma mulher ocidental quando deixa seu trabalho para se dedicar a casa, aos filhos ela esta somente se sacrificando pela família?

Mas uma mulher muçulmana quando se dedica a família ela precisa ser libertada!

Uma criança quando se dedica a uma matéria secular e se destaca é considerado um gênio, uma pessoa de QI elevado?

Por que uma criança muçulmana que se dedica a religião, a recitação do Alcorão (nosso Livro Sagrado) ela é está sendo alienada!

Um cristão, um Judeu que comete um crime a religião dele nunca e citada?

Mas um muçulmano quando comete um crime, mesmo que em legítima defesa,  é a Religião o ( ISLAM)  que esta em julgamento!

Mas mesmo assim porque sera que o ISLAM é a religião que mais cresce no mundo?

Isso podemos responder sem nenhuma dúvida: É porque o ISLAM É A RELIGIÃO REVELADA PARA TODA A HUMANIDADE! 

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

quinta-feira, janeiro 05, 2012

A parte final do Surat Al-Baqarah: PRIMEIRA PARTE



Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso)
JUMA MUBARAK

Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso: (284) A Deus pertence tudo o que está nos céus e tudo o que está na terra. E quer mostreis o que tendes em mente ou o oculteis, Deus vos fará prestar contas por isso. Então Ele perdoará a
quem quiser e castigará a quem quiser. E Deus é Omnipotente.

285) O Mensageiro crê no que lhe foi revelado pelo seu Senhor, assim como os crentes. Todos crêem em Deus, nos Seus Anjos, nos Seus Livros e nos Seus Mensageiros. (e dizem): “Não fazemos distinção alguma entre os Seus Mensageiros”. E dizem: “Ouvimos e obedecemos. Queremos o Teu perdão, ó nosso Senhor! E para Ti será o nosso retorno”.

 (286) Deus não sobrecarrega a nenhuma alma, para além das suas possibilidades. Para ela o bem que ganhou e contra ela o mal que praticou. (Rezai): “Ó nosso Senhor! Não nos condenes se esquecermos ou errarmos. Ó nosso Senhor! Não nos sobrecarregues como sobrecarregastes os nossos antepassados. Ó nosso Senhor! Não nos imponhas o que não temos forças para suportar. E tolera-nos, perdoa-nos e tem misericórdia de nós. Tu és o nosso Protector, ajuda-nos, pois, contra o povo descrente”. AMIN. Surat Al Baqarah. In: Alcorão Sagrado – versão Portuguesa de M. Yiossuf M. Adamgy.

Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) referiu que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) estava sentado com Jibrail (Aleihi Salam) - Anjo Gabriel – que a Paz de Deus esteja com ele, quando o anjo ouviu um ranger (próprio duma porta a abrir-se). Ele ergueu a cabeça e disse: “É como uma porta no céu hoje aberta, a qual nunca tinha sido aberta antes”. Depois quando um anjo desceu através dela, ele disse: Este é um anjo que desceu à terra e que nunca o tinha feito antes”. Ele cumprimentou e disse: “Alegrai-vos pelas duas luzes que te foram dados e que nunca tinham sido dados antes a qualquer Profeta: Fatiha al Kitab e a parte final do Surat Al-Baqarah. Qualquer letra que recitares, obterás recompensas. Muslim 4:1760.

Os Surats Fatiha e os três últimos versículos do Surat Al Baqarah, exercem um fascínio nos recitadores e naqueles que estão a ouvir. Há umas décadas atrás, quando era jovem, era habitual ouvir nos momentos de tristeza, os referidos versículos, mas em especial a última parte do Surat Al Baqarah. Depois do enterro de alguém mais próximo, à noite, reuníamos e recitávamos o Cur’ane. Depois o Imamo fazia o duá (prece) para o falecido. Quando ele chegava às palavras “Wua fuã ná, Warfirlaná, Warham-ná..…- Tolera-nos, Perdoa-nos e tem Misericórdia de nós…”, apesar da maioria dos presentes não compreender a tradução, ficávamos comovidos e nos nossos olhos, escorriam lágrimas. A lembrança do falecido e as palavras recitadas em árabe, tocavam os nossos corações. Mais tarde, depois de conhecer o respectivo significado, é que compreendi o valor dos versículos.

Abdullah (b. Umar) (Radiyalahu an huma), referiu que quando o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalama) foi levado para a jornada nocturna (Mi’raj), recebeu do nosso Criador, três presentes: As cinco orações, a conclusão do Surat Al Baqarah e a remissão dos pecados graves para aqueles que do seu Umah não associem nada a Deus. Muslim 01:329.

Mas importa agora conhecer o motivo, porque Deus, nosso Senhor e Criador, revelou os três últimos versículos do Surat Al Baqarah.

Estes versículos foram revelados ainda em Maka, cerca de um ano antes da saída do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) para Madina. Os que renunciaram à idolatria e seguiram a orientação do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), para adoração do Deus Único, foram perseguidos e passaram momentos difíceis. Foram submetidos a enormes crueldades, sofrimentos físicos e psíquicos. Por causa disso, outros perderam os seus haveres. Estes versículos constituem uma autêntica oração, e serviu para os muçulmanos pedirem a Deus, proteção contra os descrentes, que não os deixavam em paz. Com esta oração, ganharam uma força espiritual que lhespermitiu sofrer pacientemente, sem utilizarem, em retaliação, qualquer violência ou outro tipo de vingança. Ainda hoje estes versículos trazem a paz e a tranqüilidade para os nossos corações, quando somos atingidos por algum infortúnio.

“Abdul Rahman B. Yazid relatou: Eu encontrei Abu Massud perto da casa de Deus (Caaba) e disse-lhe: “Um hadice foi-me transmitido da tua autoridade, acerca dos dois últimos versículos do Surat Al Bagarah”. Ele respondeu: “Sim. O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) de facto disse: “Qualquer um que recite à noite, os dois últimos versículos do Surat Al Baqarah, eles serão suficientes para ele”. Muslim 4:1761. Também referido no Bukhari 59:345.

In Sha Allah, continua na próxima semana.

Um bom dia de juma.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá
05/01/2011

A L M A D I N A - AS MEDIDAS DE AUSTERIDADE


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 02.01.2012

Fala-se muito, nos dias que correm, sobre a austeridade, especialmente na Europa         onde, devido à crise económica que assola o Velho Continente, a maioria dos governos europeus estabeleceu várias medidas de austeridade, na tentativa de reverter a actual situação de recessão económica que por lá se vive.

Mas porque as respectivas populações não estavam habituadas a este estilo de vida caracterizado pela contenção de gastos, diariamente nos são reportados casos de greves, de movimentos de ocupação de praças e outros lugares públicos, de distúrbios, etc. Fala-se de tendência de agravamento da situação nos próximos tempos, temendo-se que a situação social se torne insustentável, pelo que os governos não têm alternativas, senão impor às suas populações medidas de austeridade ainda mais acentuadas, que os levarão a apertar ainda mais o cinto.
Para nós os muçulmanos, a austeridade não é algo novo, pois o Isslam sempre recomendou a austeridade. O estilo de vida ou o modelo de consumo constitui a base determinante das necessidades da pessoa.

O estilo de vida de luxo não pode ser adquirido e mantido sem que tal corresponda à riqueza à qual se recorre.

E para impedir essa necessidade, a religião ensina a austeridade. O conceito de austeridade não significa necessariamente a abnegação ou o esquecimento de si mesmo, mas sim a  satisfação das necessidades básicas a um custo mínimo, eliminando ao mesmo tempo tudo o que possa ser supérfluo.

A religião enfatiza a natureza passageira da vida mundana, pelo que o estilo de vida deve ser adoptado segundo esse conceito. O Al-Qur’án diz, no Cap. 4, Vers. 77:
“O gozo  deste Mundo é pouco. O Outro Mundo é melhor para quem é piedoso, e lá não sereis prejudicados em absolutamente nada”.

E o Profeta Muhammad S.A.W. disse: “Este Mundo é uma prisão para o crente, e um paraíso para o descrente”. (Musslim)

E consta ainda no Al-Qur’án, Cap. 17, Vers. 29:
“Não deixes a tua mão amarrada ao pescoço (ser agarrado, para não dar), mas também não a estendas inteiramente (ao dar tudo), pois ficarás sentado, censurado (por seres agarrado) e arruinado (por teres dado tudo)”.

Portanto, a religião ensina-nos a tomar um caminho intermédio, isto é, não sermos agarrados, e nem perdulários.
E diz ainda no Cap. 25, Vers. 67:
“E os que quando gastam, não esbanjam nem são agarrados, mas (os seus gastos) são moderados entre esses dois extremos”.

O Profeta S.A.W. diz: “Feliz é o Homem que cumpriu com os princípios da vida e viveu nas simples necessidades da sua existência”. (Ahmad)

E diz ainda: “A moderação é uma metade da vida económica, assim como o bom comportamento é uma metade da fé”.
E consta numa outra narração que diz: “A moderação nos gastos salvará as pessoas da pobreza”. (Kan’zul - Ummál)

Na mesma esteira, consta ainda numa outra narração: “É suficiente para ti, deste Mundo, aquilo que satisfaz a tua fome e cobre a tua nudez. Se juntamente com isso tiveres uma casa, já é muito bom. E se tiveres algo para montar (transporte), então não há nada igual”. (Ahmad)

A alimentação, o vestuário e a habitação são necessidades básicas, mas por vezes são também uma fonte de extravagância.

O Isslam não só diz que a alimentação é permitida, mas também diz que ela tem que ser boa, saudável (tayib), e isso depende de cada um, segundo o clima, a idade, a saúde, o temperamento, o gosto, etc.

Os crentes devem alimentar-se, mas nunca desperdiçar.

O Profeta Muhammad, S.A.W. diz: “O crente come num intestino, ao passo que o descrente come em sete intestinos”. (Musslim)

E diz: “Nenhuma pessoa enche o pior vaso (recipiente) que o seu estômago. Alguns bocados que possam manter a sua costa de pé, são suficientes para a pessoa, mas se ele tiver que comer mais, então deve encher um terço da sua barriga com comida, outro terço com água, deixando o terceiro terço para facilitar a respiração” (At-Tirmizi)

E disse: “A comida de um é suficiente para dois, e a comida de dois é suficiente para quatro. A de quatro é suficiente para oito pessoas”. (Al-Bukhari)

Sobre o vestuário, consta no Al-Qur’án, Cap. 7, Vers. 26:
“Ó filhos de Adão! Nós fizemos descer para vós, vestuário (isto é, criamos matéria-prima e ensinamo-vos como fazer roupa), que tapa a vossa nudez e vos proporciona protecção e beleza (ao vosso corpo). Mas o vestuário da piedade, esse é o melhor de todos, pois protege-vos de todos os males. Este (o vestuário) é um dos sinais de Deus, para talvez eles meditarem”.

E consta também no Cap. 16, Vers. 81:
“E Deus fez para vosso benefício, sombras provenientes daquilo que Ele criou, e fez para vós, abrigos nas montanhas. E fez para vós vestuário para vos proteger do calor e vestuário para vos proteger nas vossas guerras. Assim, Ele completa o seu favor sobre vós, talvez vos submetereis à Sua vontade”.

Portanto, o vestuário tem que ser funcional e simples. Não deve ser usado como forma de se adquirir fama. Infelizmente, hoje em dia, muita gente, especialmente as senhoras vestem-se para mostrar os seus atributos e não para si.

O Profeta Muhammad. S.A.W. disse: Coma e beba do que gostas, mas evite duas coisas: a extravagância e a arrogância”. (Al-Bukhari)

O Al-Qurá’n, menciona no Cap. 16, Vers. 80, o objectivo básico da habitação:
“Deus fez de vossas casas um lugar de conforto (e descanso) para vós”.

A austeridade não está confinada à casa ou a outros edifícios, até a construção de mesquita e local de culto também estão incluídos nisso.

Para enfatizar a necessidade de se ser austero, o Profeta Muhammad, S.A.W. diz: “Não desperdiceis! Sede austeros até mesmo quando estiverdes a fazer ablução no leito de um rio”.

O Isslam é contrário à qualquer forma de ostentação, mas encoraja a cada um a ter a sua casa. Sobre isso o Profeta S.A.W. disse: “Se alguém vender a sua casa e não usar o dinheiro daí proveniente para adquirir uma outra casa, então ele estará privado da bênção”. (Ibn Majah)

O objectivo da austeridade não é apenas poupar recursos a todos os níveis de receita, mas também para recomendar muitas virtudes espirituais como por exemplo, o senso de humildade, que é simplesmente incompatível com o estilo de vida luxuoso.

Os recursos que se poupam na austeridade, são para serem aplicados para a camada desfavorecida da sociedade, para os carenciados, os pobres e necessitados.

O Profeta Muhammad S.A.W. foi um exemplo paradigmático de austeridade, e os seus companheiros seguiram cuidadosamente todos os exemplos por si transmitidos. A sua alimentação e o seu vestuário era muito simples.

Actualmente há muitos líderes no Mundo que recomendam a austeridade e sacrifícios para os seus concidadãos, mas eles próprios tomam uma vida de luxo e extravagância.

Hoje, por termos deixado de seguir esses excelentes exemplos de simplicidade na alimentação, estamos a pagar um preço bastante elevado. A obesidade, o colesterol, a hipertensão e muitas outras doenças, são provocados pela alimentação que ingerimos, que muitas vezes nem é nutritiva, só tem aparência.

Devido à guerra que declaramos contra Deus, Ele está a privar-nos das Suas graças. A carência está a aumentar no Mundo de modo a tornar as comidas e bebidas fora do nosso alcance. E Ele retirou a Sua bênção fazendo com que sintamos a crise a tocar a nossa pele directamente. E a agravar tal situação temos ainda as calamidades, as doenças e a insegurança por todo o lado.

Arrependamo-nos e façamos as pazes com Deus para que a situação volte ao seu normal.


segunda-feira, janeiro 02, 2012

História do Profeta Ibrahim (Abraão) (Que Alla Esteja Satisfeito com Ele)

Quando a primavera chegava, os rios Tigre e Eufrates enchiam. O povo ficava muito satisfeito, assim, celebrações ocorriam na cidade de Ur e em outras cidades da Babilônia. Quando a primavera chegava e o nível da água nos rios subia, os agricultores ficavam alegres, pois suas colheitas prosperariam. O povo de Ur ia a Zaqqura, um templo piramidal. Levavam com eles oferendas a serem consagradas aos seus deuses , especialmente ao deus Murdoch. O povo da Babilônia celebrava fora de suas cidades. Escolhiam lugares bonitos para dançarem, comerem e beberem. Quando as festas acabavam, retornavam para as cidades e iam ao templo. O templo era no topo de Zaqqura na cidade de Ur. 

Havia uma longa série de ídolos feitos de pedra. O povo da Babilônia adorava o sol, a lua, as estrelas, Vênus e o Rei. Naquele tempo, há mais de quatro mil anos atrás, Nimrod Bin Kanaan era o rei. Ele aprisionava e matava pessoas. Pegava tudo o que queria de suas colheitas. Algumas pessoas lhe prestavam culto por temerem seu poder. Na primavera as pessoas iam ao templo levando suas oferendas, tais como cabras e trigo. As ofereciam aos deuses de maneira que estes se agradassem e os abençoassem. Alguns eram adivinhos e astrólogos, assim, o próprio rei se aconselhava e o povo em geral os presenteava, pois também os temiam. 

O Nascimento de Abraão (A.S.) 

Um dia, os adivinhos do templo foram a Nimrod e disseram: "As estrelas dizem que uma criança nascerá e que porá fim a teu reinado." Nimrod perguntou com ansiedade: "Quando nascerá ?" Responderam os adivinhos: "A criança nascerá este ano." 

Naquele ano, Nimrod ordenou que todos os meninos recém-nascidos fossem mortos. Nosso Profeta Abraão, chamado "o Amigo de Deus", nasceu naquele ano. A mãe de Abraão temeu por sua segurança, então, ela levou o bebê para uma caverna. Ela o pôs ali e foi para casa. 

Ninguém sabia o que estava acontecendo. Nimrod assassinou muitos meninos recém-nascidos naquele ano. As mães choravam por seus bebês. Alguns deles tinham poucos meses, outros tinham poucas horas de vida. Nimrod estava com medo do bebê anunciado pelos adivinhos. O ano passou, assim Nimrod ficou calmo, pois pensou que tinha matado a todos os meninos recém-nascidos. 

Nosso Profeta Abraão (A.S.) nasceu na cidade de Kawthariya, nas proximidades de Ur e da Babilônia. Ele cresceu na caverna. Deus, Nosso Senhor, cuidou dele. Ensinou-lhe como sugar seus dedos para que sobrevivesse. Nimrod quis matá-lo, mas Deus quis que ele vivesse. Deus queria que ele guiasse o povo pagão de maneira que abraçassem a adoração ao Deus Único. Abraão cresceu na caverna e um dia, sua mãe veio até a caverna. Ela lhe abraçou, beijou e levou para casa. Os soldados de Nimrod pensaram que Abraão tinha dois ou três anos de idade. Não perceberam que ele tinha apenas poucas semanas, assim, não o levaram embora. 

Os ídolos 

Naquela época o povo adorava os ídolos. Adoravam Murdoch, o que chamavam de deus dos deuses, Ay, o deus da justiça e da lei, Seen, o deus do céu, Ishtar e muitos outros. Muitas pessoas adoravam a Venus, a lua e o sol. Naquela época, ninguém adorava a Deus, o Glorioso. Nosso Profeta Abraão (A.S.) nasceu e cresceu nesse tempo. 

Azar 

Azar era um astrólogo que fabricava ídolos que representavam diferentes divindades. O próprio Nimrod o consultava. Nosso Profeta Abraão vivia na casa de Azar, pois Azar era seu avô, por parte de mãe. Por esta razão, nosso Profeta Abraão o chamava de pai. Quando Abraão se tornou um jovem, Deus, o Glorioso, o abençoou com grande inteligência. Como ele tinha um coração puro, não acreditava nos ídolos nem se prostrava a eles. Ficava surpreso ao ver o povo prestando culto aos próprios ídolos que tinham fabricado com suas próprias mãos. Ele sabia que Deus era maior do que aqueles ídolos. Quando anoitecia, Abraão ia a cidade à procura da verdade. Havia luz apenas no templo. As pessoas que adoravam a Vênus olhavam para o céu de modo submisso. Pensavam que Vênus era seu deus e que os proveria com o sustento e os abençoaria. Abraão ficava de pé com eles olhando para o céu. Ele estava procurando pela verdade. Buscando pelo verdadeiro Criador do mundo. Nisso, a lua brilhava. Surgia no céu com sua luz prateada. 

Nosso Profeta Abraão era um jovem sábio. Desejava que as pessoas corrigissem suas crenças. Queria dizer a elas que Deus era maior do que os ídolos. Portanto, ele disse: "A lua é meu Senhor!" Os que adoravam a Vênus se viraram para ele e perguntaram: "Por que escolheste a lua por teu Senhor?" Abraão respondeu:"Vênus se pôs, assim não é o deus verdadeiro, o deus verdadeiro não deve se pôr."O tempo passou e a lua atravessou o céu e desapareceu. Depois de algum tempo o sol brilhou, então Abraão disse: "Eis o meu Senhor! Eis o Maior!" Algumas pessoas acreditaram em suas palavras e disseram entre si: "Talvez ele esteja certo porque o sol nos dá luz e calor." Quando o sol se pôs e escureceu de novo, Abraão olhou para o céu e disse: "Eu me afasto da adoração ao sol, pois ele se põe e o verdadeiro Deus não se põe! Então, adorarei a Deus, quem criou Vênus, a lua, o sol, a terra e todos nós!" 

O Jovem Crente 

Abraão disse: "Não temo os ídolos e não temo a Nimrod." 

Estas suas palavras se propagaram pela cidade, assim, todo o povo soube que ele zombava dos ídolos. Quando Abraão completou 16 anos de idade, todo o povo da Babilônia soube que ele não adorava os ídolos e que zombava deles. 

Um dia, Azar, o avô de Abraão, o viu fabricando um ídolo mais bonito do que aqueles que ele fabricava. No começo, azar ficou contente, pois pensou que Abraão zelaria pelos ídolos no templo, mas, depois, ficou triste quando o viu fazendo o ídolo em pedaços.

Azar se irritou com Abraão, e disse a ele: "Abraão, por que quebraste este deus? Não temes a ira dos deuses?" Abraão educadamente respondeu: "Pai, por que adoraste o que não lhe ouve e nem lhe vê, tampouco pode beneficiá-lo afinal? Pai, não adoreis a Satã. Em verdade, Satã é desobediente para o Mais Misericordioso."Azar disse com ira: "Tu detestas meus deuses, Abraão? Se não desistires, apedrejar-te-ei, afasta-te de mim." 

Abraão era um jovem educado, amava seu avô, assim, chamava-o: "Pai." Abraão saudou Azar antes de deixar seu lar, dizendo: "A paz esteja sobre ti. Orarei a meu Senhor para que te perdoe. Em verdade, Ele é o Mais Afetuoso para mim." 

Abraão orou a Seu Senhor para que guiasse Azar a luz e a fé. Ele separou-se de seu povo para adorar Deus, O Único. As pessoas iam a seus templos continuamente. Curvavam-se aos ídolos e faziam oferendas, mas Abraão não se curvava aos ídolos e nem fazia oferendas a eles. 

A Primavera

Todas as pessoas ali adoravam os ídolos, as estrelas, o sol e a lua. Também adoravam a Nimrod, o Rei. Assim, nosso Profeta Abraão (A.S.) pensou numa maneira de guiá-los a adoração a Allah, o Deus Único. A primavera chegava, flores desabrochavam e o rio estava cheio. O povo estava alegre com a primavera: celebrava sua chegada, a fertilidade e a prosperidade. Naquele tempo o povo se retirava da cidade para celebrar. Eles comiam, dançavam e se divertiam. Em seguida, retornavam a cidade para fazer oferendas aos deuses e aos adivinhos. 

Quando o povo se aprontava para sair da cidade o Profeta Abraão não foi com eles, então perguntaram a ele: "Abraão, por que não vens conosco?" "Eu estou doente.” respondeu Abraão. 

Nosso Profeta Abraão (A.S.) estava triste por seu povo, pois não conheciam a Senda Reta (da verdade). Abraão era diferente de seu povo, pois suas roupas eram limpas e ele aparava suas unhas e seus cabelos. Todo o povo, inclusive Nimrod e os adivinhos, saíram da cidade para a celebração da primavera. O Profeta Abraão permaneceu na cidade. Ele pegou um machado e foi ao grande templo. Havia muitos ídolos de barro no templo. Alguns pequenos e outros grandes. Havia um ídolo bem grande. O povo o chamava de Murdoch, o deus dos deuses. 

O templo estava completamente vazio quando Abraão entrou. Não havia nada lá dentro, exceto ídolos e um mau cheiro de sangue e carne. O Profeta Abraão (A.S.) olhou para os ídolos e então disse para si mesmo: "Por que o povo adora ídolos que não podem ajudá-los?" Os ídolos estavam imóveis em seus lugares. Não se moviam, falavam ou faziam coisa alguma. Abraão perguntou aos ídolos, zangado: "Por que não comem?" Não houve resposta, senão o eco de suas palavras no templo vazio. 

O Profeta Abraão (A.S.) queria destruir os ídolos para mostrar ao povo que não eram nada mais do que pedras. Ele sacou seu machado e começou a desfigurar as faces dos ídolos e em seguida os fez em pedaços. Quando chegou ao maior deles, não o destruiu. Apenas deixou o machado pendurado no ombro do ídolo e saiu do templo. Ele olhou e viu pombos brancos voando calmamente no céu. Quando as celebrações da primavera terminaram, o povo da Babilônia voltou à cidade. A noite já tinha caído, de maneira que era tempo do povo levar suas oferendas. As pessoas foram ao Grande templo numa longa procissão carregando tochas e oferendas. Os adivinhos a lideravam. 

Os adivinhos e o povo ficaram atônitos ao ver seus deuses destruídos. Os deuses tinham sido reduzidos a pedaços. Todos eles exceto o maior. O maior dos ídolos tinha ficado imóvel em seu ligar por muitos anos. Porém, agora tinha um machado sobre um dos ombros. Ninguém foi até o maior dos ídolos para perguntar o que tinha acontecido. O ídolo maior estava silencioso, como sempre, pois era apenas uma pedra. 

A confusão irrompeu quando os adivinhos perguntaram-se: "Quem destruiu nossos deuses sagrados?" Um deles respondeu: "Eu sempre ouvi um rapaz chamado Abraão zombando dos deuses. Ele diz que são inúteis. Eu acho que ele foi quem os quebrou." Com isso, os adivinhos ficaram muito irados com Abraão. 

O Julgamento 

Nimrod veio ao templo porque algo de muito grave tinha ocorrido. Ele temia por seu trono, portanto, ordenou que Abraão fosse detido e que fosse julgado no templo. O Juiz sentou-se junto a Nimrod no templo, que estava tomado pelo povo. Os soldados trouxeram o jovem Abraão. Fizeram-no ficar de pé diante de Nimrod e o Juiz. O julgamento se iniciou com as perguntas do Juiz. 

Ele perguntou a Abraão: "Sabemos que tu zombas de nossos deuses. Também sabemos que não celebras a chegada da primavera como o povo da Babilônia faz. Então, dize a nós quem quebrou nossos deuses. Tu os quebraste, Abraão?" Abraão respondeu calmamente: "Não, o maior deles os quebrou. Pergunta, se ele puder responder." Todo o povo olhou para o ídolo maior, que carregava um machado em seu ombro. Eles sabiam que não podia responder. 

O Juiz disse a Abraão: "Tu sabes que os deuses não podem falar e que não podem responder." Abraão perguntou (a todos): "Então por que adoras o que criastes com vossas próprias mãos? Por que adoras o que não pode prejudicar nem beneficiar a ninguém, nem falar ou receber vossas oferendas?" 

Todos abaixaram suas cabeças. O juiz também. Perguntavam entre si: "Abraão está certo. Os deuses não deveriam ser feitos de pedra. Por que adoramos ídolos que não possuem vida tampouco alma?" 

Os adivinhos estavam irritados com Abraão. Eles não queriam que o povo seguisse o caminho certo, pois seu poder chegaria ao fim. Assim, eles gritaram: "Não perdoem a Abraão! Ele destruiu os deuses sagrados! Não o perdoem! Destruiu nossos deuses que nos abençoavam e nos davam fertilidade! 

Nimrod apoiou os adivinhos. Ele lembrou a profecia deles: "Uma pessoa nasceria e destruiria seu reinado." Enraivado, Nimrod disse: "Abraão cometeu um crime! Juiz, deves puni-lo!" O povo todo concordou com Nimrod. Então, ele disse: "Devemos proteger nossos deuses sagrados! Devemos punir Abraão lançando-o no fogo!" 

O povo e mesmo Azar, o avô de Abraão, ficou contra Abraão. Poucas pessoas sentiram pena dele. Dentre elas estavam Sarah, prima de Abraão e Lot. Sarah era uma sábia jovem. Ela acreditou nas palavras de Abraão. Lot também era um homem sábio. Ele acreditava em Allah, o Deus Único, e na mensagem de Nosso Profeta Abraão (A.S.). 

O Profeta Abraão (A.S.) foi aprisionado enquanto o povo juntava um monte de lenha para fazer uma grande fogueira para lançá-lo nela. Então, Nimrod quis discutir com Abraão sobre Allah, o Deus Único. Abraão foi levado ao palácio de Nimrod. Ele ficou em pé diante do Rei. Nem se curvou, tampouco se prostrou a ele. Nosso Profeta Abraão (A.S.) não temia ninguém senão Deus. Não adorava nada e ninguém exceto Deus, o Glorioso. 

Nimrod perguntou com arrogância: "Abraão, quem é o deus que tu adoras?" O Profeta Abraão (A.S.) respondeu: "Eu adoro a Deus, quem dá a vida ao que está morto e faz morrer o que está vivo." De novo, de maneira arrogante Nimrod disse:"Eu também faço com que as pessoas vivam e as faço morrer!" Ele bateu palmas e ordenou a seus guardas: "Tragam-me dois prisioneiros: um que tenha sido sentenciado a prisão e um que tenha sido condenado à morte." 

Os guardas trouxeram dois prisioneiros acorrentados. Nimrod ordenou a um guarda que portava uma espada: "Cortai a cabeça deste prisioneiro. Depois, libertai aquele que tinha sido condenado à morte." Nimrod se voltou para Abraão e perguntou:"Viste o que fiz. Dei a morte aquele que apenas tinha sido condenado à prisão e dei a vida a outro, que havia sido sentenciado à morte." 

O Profeta Abraão (A.S.) não discutiu com Nimrod sobre esta questão, pois aquilo que o Rei tinha feito estava errado. Por esta razão, Abraão perguntou: "Eu adoro meu Senhor, que faz o sol nascer no oriente, podes acaso fazer com que nasça do ocidente?" Nimrod ficou surpreso com a pergunta de Abraão, ninguém jamais tinha feito semelhante pergunta a ele. Porém, Nimrod ficou calado e não foi capaz de responde-la. 

Os Quatro Pássaros 

De novo, Nimrod voltava a debater com Abraão sobre as questões da vida e da morte. E disse: "Eu posso dar vida e provocar a morte. Entretanto, teu Senhor não é capaz de fazê-lo. Tu apenas afirma isso." Abraão, posto novamente de pé diante do Rei pelos guardas, foi perguntado por Nimrod: "Tu não dizes que teu Senhor dá a vida e a morte? Vamos, demonstre isso!" O Profeta Abraão (A.S.) olhou para o céu e disse: "O poder de Meu Senhor está sobre todas as coisas!" Em seguida, Abraão (A.S.) ergueu suas mãos ao céu e disse: "Ó Senhor meu, mostra-me como ressuscitas os mortos." Deus, Nosso Senhor, respondeu: "Acaso, ainda não crês?"Abraão disse: "Sim, porém, faze isto, para a tranqüilidade de meu coração." Então Deus, o Altíssimo, ordenou a Abraão que pegasse quatro pássaros, que os sacrificasse e os cortasse, dividindo em quatro partes seus corpos e as colocasse sobre quatro montanhas. 

Ninguém seria capaz de dar vida aquelas aves mortas, exceto Deus, que criou todas as coisas e dá vida ao homem, aos animais e as plantas. Nosso Profeta Abraão ficou numa das montanhas e gritou com toda sua voz: "Pássaros sacrificados venham a mim com a permissão de Deus!" Então, algo extraordinário aconteceu. As cabeças, as asas e o espírito das aves retornaram formando seus corpos. Os corações daquelas aves recomeçaram a pulsar. Suas asas começaram a bater. Então, as aves voaram alto no céu. Rapidamente elas pousaram aos pés de Abraão e ele se prostrou a Deus, o Criador Todo-Poderoso. Todavia, Nimrod não acreditou neste sinal e ordenou aos guardas que levassem Abraão (A.S.) para a prisão. 

A Grande Fogueira

O povo da Babilônia possuía muito combustível, alcatrão e enxofre. Portanto, decidiram fazer a maior fogueira de seu país para castigar o Profeta Abraão (A.S.), que havia destruído seus deuses. Eles juntaram lenha fora da cidade por mais de um mês e derramaram alcatrão e combustível sobre ela. O dia de cumprir a punição de Abraão chegou, assim, o povo da Babilônia foi assistir sua execução. Os soldados de Nimrod trouxeram Abraão e em seguida os adivinhos chegaram e fizeram uma grande fogueira. A lenha se incendiou rápido por ter sido encharcada de alcatrão e óleo combustível. As chamas da fogueira tinham dezenas de metros de altura. O povo da babilônia recuou para que o fogo não os queimasse. Quanto a Abraão, olhava calmamente para a fogueira, pois acreditava em Deus e não temia ninguém senão Ele. 

As mãos de Abraão estavam atadas. Os adivinhos achavam que ele temeria o fogo e pediria desculpas por ter destruído seus deuses. Entretanto, Abraão esperava com serenidade seu destino. Então, um problema surgiu, pois ninguém conseguia se aproximar daquela grande e furiosa fogueira. Os adivinhos perguntavam-se: "Como poderemos lança-lo na fogueira?" Eles se reuniram e pensaram num meio de resolver o problema. Um deles sugeriu uma idéia demoníaca: "Devemos colocá-lo numa catapulta." Os adivinhos fizeram um desenho de uma catapulta no chão. O desenho era satânico, pois a catapulta seria capaz de atirar Abraão no fogo à distância. Os trabalhadores começaram a construí-la. Quando já estava pronta, os soldados trouxeram Abraão e o puseram nela, mas ele continuava muito calmo. 

As pessoas olhavam para aquele jovem. Estavam surpresas com sua paciência e firmeza. Naquele momento crítico um anjo veio a Abraão e perguntou: "Necessitas de alguma ajuda ?"Abraão não pensava em nada senão em Deus, o Glorioso. Apenas a Ele pediu por socorro. Ele rogou a Deus, o Grandioso e Todo-Poderoso, para que suprisse sua necessidade e disse ao anjo: "Eu não necessito de ninguém senão Deus, não pedirei a ninguém senão Ele para que me socorra em minha necessidade." Abraão era leal a Deus e acreditava Nele. Portanto, Deus, o Altíssimo, examinou sua fé e lealdade. Os soldados puxaram para trás as cordas da catapulta. Num instante, Abraão foi lançado no ar e impulsionado para o meio daquela grande fogueira. 

Como Deus, o Glorioso, criou o fogo e lhe deu a capacidade de queimar, Ele também era capaz de retirar-lhe esta capacidade. Deus, o Glorioso, ordenou ao fogo: "Ó fogo, sê conforto e paz para Abraão." As labaredas continuaram crepitando mas, de modo extraordinário, não queimaram Abraão. O fogo não feriu Abraão. Apenas queimou as cordas com que os soldados o tinham amarrado. O local onde ele caiu se transformou num jardim florido, enquanto o fogo o rodeava. As labaredas continuavam ardendo no ar, mas eram conforto e paz para Abraão. 

Deus, o Glorioso, testou Abraão. Ele conhecia sua fidelidade. Ele honrou-o, salvou-o do fogo e amparou-o contra seus inimigos. Nimrod esperou que o fogo se extinguisse. Queria saber o destino final de Abraão a fim de celebrar sua vitória sobre ele. A fogueira era muito grande, assim continuou ardendo por dias e noites. Então, gradualmente diminuiu e se apagou. 

Nimrod veio até a fogueira para ver o que tinha acontecido a Abraão. Queria saber se ele tinha sido reduzido a cinzas ou não. Nimrod e o povo da Babilônia ficaram atônitos ao verem Abraão vivo. Eles compreenderam que o Senhor de Abraão era poderoso, Grande e soberano. Assim, deixaram que Abraão vivesse em paz. 

A Emigração 

Depois de alguns anos, o Profeta Abraão casou-se com sua prima Sarah (que acreditara em sua Mensagem). Sarah era uma jovem abastada, possuía terra e rebanhos, ela doou tudo a seu esposo Abraão. O Profeta Abraão (A.S.) trabalhou em suas terras e cuidou de seu rebanho. Deus o abençoou, de modo que sua terra prosperou e seu rebanho cresceu. 

Abraão era generoso, ele era hospitaleiro e amava os pobres. Dessa maneira, viveu entre seu povo e conseguiu convocá-los a adoração a Deus e a que se afastassem da adoração dos ídolos. Os adivinhos o odiavam, Nimrod temia por seu reinado. Portanto, decidiu banir a Abraão da Babilônia e confiscar suas propriedades, dizendo que tudo pertencia a Babilônia. O Profeta Abraão (A.S.) disse a Nimrod: "Se queres tirar minhas propriedades então devolvei a mim os anos que passei neste país." A questão foi submetida ao Juiz da Babilônia. Este, decidiu que Abraão (A.S.) deveria entregar toda sua propriedade ao Rei em troca, o Rei deveria compensar a Abraão os anos que tinha passado na terra da Babilônia. 

Nimrod permitiu que Abraão levasse seus pertences e emigrasse. Ao deixar a Babilônia, nosso Profeta Abraão (A.S.) disse: "Eu irei para meu Senhor, Ele me guiará.' Abraão foi para uma outra terra. Ali, ele convocou o povo a adoração a Deus e a que se afastassem da idolatria. 

Hajar (Hagar)

O Profeta Abraão (A.S.), seu esposa Sarah e Lot chegaram ao Reino dos Egípcios. Abraão teve que pagar 10% de suas propriedades ao Faraó do Egito. Depois de pagar isso, al-Ashir (o responsável da cobrança dos impostos) permitiu que ele entrasse no país. Al-ashir percebeu a beleza de Sarah e quis levá-la para o Faraó. O Profeta Abraão (A.S.) se irritou com o al-Ashir e disse: "Darei a ti todos os meus bens mas, não aceitarei que me tire Sarah." E disse ainda: "Lutarei contra ti a fim de proteger minha esposa!" Al-Ashir informou isso ao Faraó. Portanto, o Faraó intimou a Sarah e a Abraão. Quando o Faraó do Egito viu Sarah, ele quis tocá-la. O Profeta Abraão (A.S.) estava só e muito triste. Ele virou sua face para não ver alguém tocando sua esposa. Abraão pediu a proteção de Deus para Sarah contra a perversidade do Faraó. Deus, o Glorioso, atendeu sua prece. Ele socorreu Seu profeta Abraão e paralisou a mão do Faraó. 

O Faraó do Egito não conseguiu tocar em Sarah. Ele percebeu que o Senhor de Abraão o impedia de fazer aquilo. Ele perguntou a Abraão: "Teu Senhor me impediu de fazer isso?" Abraão respondeu: "Sim, em verdade Meu Senhor é Misericordioso."O Faraó disse: "Teu Senhor é Misericordioso. Tu também o és, então rogai a teu Senhor que cure minha mão e eu nunca mais farei algo assim." 

O Profeta Abraão (A.S.) rogou a Deus para que curasse a mão do Faraó, e Deus, o Glorioso, assim o fez. O Faraó do Egito olhou com respeito para Abraão e sua esposa, e então deu a Sarah uma jovem para servi-la. Seu nome era Hajar. 

A Palestina 

Abraão foi para a terra da Palestina. Quando chegou à costa do Mar Morto, deixou seu primo Lot na terra de Sodoma para que convocasse o povo à fé em Deus e para a prática do bem. Quanto a Abraão, foi para a cidade de al-Khalil na Palestina. Viveu nesta cidade por muitos anos. 

Ismail 

Deus, o Exaltado, não tinha dado um filho a Abraão. Como Sarah, sua esposa, era estéril, ela decidiu dar sua serva a Abraão para que se casasse com ela e tivesse filhos. Nosso Profeta Abraão (A.S.) tinha setenta anos de idade, não obstante, ele a tomou como esposa e ela deu-lhe um filho. 

Deus, o Altíssimo, ordenou a Abraão para que levasse Hajar à terra de Hijaz (atual Arábia Saudita). Nosso Profeta Abraão (A.S.) obedeceu a ordem de Deus. Ele pegou sua esposa Hajar e seu filho Ismail e se dirigiu para o sul. Ele atravessou os desertos áridos. Sempre olhando para o céu, mas o anjo avisou-o que não tinha ainda chegado a terra do Hijaz. Após muitos dias e noites, Abraão chegou a uma terra árida. A terra era um vale seco, não tinha árvores, nem água. Era cheio de areia e pedras. Solitárias montanhas rodeavam o vale. O anjo desceu até o Profeta Abraão (A.S.) e disse: "Tu chegaste a Terra Sagrada. Deves deixar Hajir e Ismail aqui. Retornai a Palestina." 

Nosso Profeta Abraão não sabia senão obedecer a Deus. A visão de Hajar e Ismail sozinhos naquele lugar inóspito era comovente. Abraão se despediu de sua esposa. Em seguida beijou seu filho Ismail e foi embora. Hajar perguntou a seu marido: "Por que nos deixa neste lugar agreste?" Abraão respondeu com tristeza: "Em verdade, Deus ordenou-me fazer isso." Hajar acreditava em Deus e a Mensagem de seu marido, assim, ela disse para si mesma: "Já que Deus o ordenou fazer isso, Ele não esquecerá de nós." O Profeta Abraão (A.S.) foi embora. Voltou a Palestina. Quanto a Hajar e seu bebê, Ismail, ficaram sozinhos naquele vale agreste. 

Isaac 

Abraão e sua esposa Sarah envelheceram. Abraão não se agradava de comer sozinho. Como gostava de convidar as pessoas, ele mesmo as servia e oferecia a elas comida deliciosa. Um dia, três homens vieram até Abraão e o saudaram educadamente. Abraão foi rapidamente a seu rebanho e trouxe um gordo cordeiro. Ele o sacrificou e preparou uma boa refeição para seus hóspedes. Algo extraordinário aconteceu. Abraão viu que seus hóspedes não tocaram na comida. Quando eles perceberam que o Profeta Abraão ficara preocupado, disseram: "Nós somos mensageiros de Deus para a terra de Sodoma, somos anjos de Deus. Ele nos enviou para castigar o povo de Sodoma."Abraão se tranquilizou. Porém, pensou no destino do povo de Sodoma e disse aos anjos: "Lot está na terra de Sodoma!" Os anjos esclareceram: "Conhecemos o povo de Sodoma. Deus nos ordenou destruir a cidade e seu povo, exceto Lot e suas filhas." 

O Profeta Abraão (A.S.) queria guiar aquele povo a senda reta, assim, pediu aos anjos para que adiassem a punição, mas eles insistiram no cumprimento da ordem de Deus, posto que eram seus mensageiros. 

O povo de Sodoma era descrente e se comportava mal. Eles atacavam os viajantes e ofendiam seu Profeta Lot (A.S.). Portanto, os anjos disseram: "Abraão, deves desistir disso, a ordem de teu Senhor chegou." 

O Profeta Abraão perguntou-se: "Por que os anjos vieram aqui?" Os anjos deram uma boa nova a Abraão. Disseram: "Sua esposa idosa dará a luz a um filho ." Sarah ouviu a notícia dos anjos, então ela se surpreendeu com aquilo e disse: "Darei a luz a um filho, quando sou uma mulher idosa e meu marido é um homem idoso? Decerto que isto é algo extraordinário." 

O anjo disse: "Vos surpreende a ordem de Deus? A misericórdia e as bênçãos de Deus estão sobre vós, ó povo da Casa . Em verdade Ele é Louvado e Glorioso." 

Sarah e Abraão se alegraram com a boa nova dos anjos. Porém, o Profeta Abraão estava triste pelo povo de Lot. Desejava afastar deles a ira de Deus, mas os anjos avisaram-no que a ira de Deus sobreviria a Sodoma, pois seu povo era mal e rebelde. Ademais, ofendiam seu Profeta, Lot (A.S.). Os anjos deixaram a casa de Abraão e foram cumprir sua tarefa na terra de Sodoma. 

Erigindo a Casa 

O Profeta Abraão (A.S.) foi para a terra de Hijaz em visita a seu filho Ismail. Ismail já era um jovem e vivia com a tribo árabe de Juhrum na terra do Hijaz. Ali, o Profeta Abraão e Ismail erigiram a Casa Sagrada de Deus ( A Ca'aba hoje a Mesquita sagrada de Meca -Arábia Saudita)  para que fosse a marca da Unicidade Divina no mundo. 

A Ca`aba foi a primeiro templo a ser construído para os humanos de acordo com a ordem de Deus. Nela há os sinais evidentes como a estância do oratório de Abraão e quem quer que entre nela estará em segurança. O Profeta Abraão (A.S.) e Ismail terminaram a construção da Casa e em seguida disseram: "Ó Senhor Nosso, aceita-a de nós pois Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo". Deus o Altíssimo, escolheu uma terra inóspita para que sua Casa fosse construída. Quando a Casa tinha sido construída, Deus, o Glorioso, enviou a Pedra Negra do Paraíso para a Ca`aba, que tem sido o símbolo da Unicidade Divina desde então. 

O Teste Final 

O Profeta Abraão (A.S.) e seu filho Ismail realizaram o hajj (peregrinação). Quando Abraão estava correndo entre o Monte Safa e o Monte Marwa, ele relembrou o sofrimento de sua esposa Hajar, que havia corrido entre os dois montes procurando por água para seu bebê Ismail. Também recordou como a água tinha miraculosamente jorrado do solo para seu filho. Quando recordou todo esse sofrimento, ele ficou triste. Além disso, recordou o sonho que tinha tido poucos dias antes. Ele se via sacrificando seu filho e oferecendo-o em sacrifício a Deus, o Glorioso. 

Como os sonhos dos profetas são verdadeiros, Abraão decidiu sacrificar seu filho como uma clara prova de sua virtuosa fé em Deus. Estaria Ismail pronto a sacrificar-se por Deus? Isto angustiava o Profeta Abraão (A.S.). Quando Ismail viu seu pai triste, perguntou: "Pai , por que estás triste?Abraão voltou-se para seu obediente, piedoso e bondoso filho e respondeu: "Estou triste porque vi num sonho que eu degolava a ti. Sabes o que isso significa." "Queres me matar ? perguntou Ismail."Sim" disse Abraão. 

Abraão não tinha tempo para pensar, pois Deus o ordenara sacrificar seu filho Ismail. Deus, o Glorioso, queria testá-lo outra vez. Queria saber a extensão da fidelidade e da submissão de Abraão a Ele. 

O fiel jovem Ismail disse: "Pai, faça isso. Já que Deus assim o quer. Eu suportarei a dor de ser sacrificado.' 

Nosso Profeta Abraão amava muito seu filho Ismail. Contudo, amava a Deus muito mais. Ele também amava muito seu avô Azar e o chamava de pai. Porém, renunciou a Azar quando ele não acreditou em Deus. Assim, Abraão amava bastante seu obediente e fiel filho Ismail, porém amava sobretudo a Deus. O profeta Abraão beijou seu filho Ismail. Ele havia preparado a faca. Ismail se submeteu as ordens de Deus. Ele era tão corajoso que estava pronto a sacrificar-se por seu Senhor. Apenas uma coisa preocupava a Ismail. Ele achava que a dor de ser sacrificado o faria resistir e lutar. Pensava que resistência e luta magoaria seu pai, que era um homem de idade avançada com um coração sensível. 

Ismail disse a seu pai: "Pai, amarra minhas mãos e pernas com força! Sacrifica-me rápido!" 

O Profeta Abraão (A.S.) chorava por seu filho. Ele o beijou como a se despedir dele pela última vez. Ismail estava pronto a ser morto naquele momento. O Profeta Abraão (A.S.) pegou a faca. Ismail ergueu sua cabeça para o céu, de modo que seu pescoço aparecia aos raios de sol. Naquele momento crítico, uma coisa maravilhosa ocorreu. Abraão ouviu um chamado celestial dizendo: "Abraão, teu sonho se realizou. Deus ordena que tu sacrifiques um carneiro no lugar de Ismail.

O Profeta Abraão (A.S.) viu um carneiro descendo a montanha. Ele sacrificou o carneiro. Em seguida, ele e seu filho Ismail completaram o hajj. Nos dias atuais, nós cortamos o cabelo e as unhas e circuncidamos nossos filhos varões. Fazemos tudo isso para seguir o exemplo de nosso pai Abraão. Foi nosso Profeta Abraão (A.S.) que nos ensinou a fazer todas essas coisas. Também nos ensinou a crer na Unicidade de Deus. 

Agora, os judeus, os cristãos e os muçulmanos crêem em Deus. Este é um dos favores de nosso Profeta Abraão. Deus, o Glorioso, o escolheu por profeta, mensageiro e Imam. Nosso Profeta Moisés (A.S.) foi da descendência de Isaac (A.S.), filho de Abraão (A.S.). Nosso Profeta Jesus (A.S.), filho de Maria (A.S.) também foi da descendência de Isaac (A.S.). Nosso Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi da descendência de Ismail (A.S.), filho de Abraão (A.S.). Os Imames dos Ahlul Bait (A.S.) também pertenciam a descendência de Ismail (A.S.). 

Por esta razão dizemos: Ó Deus, abençoa Mohammad e sua Família como abençoaste a Abraão e sua Família . Em Verdade Tu és Louvado e Glorioso! 

O Amigo de Deus 

Deus, o Glorificado, sabia que Abraão era fiel, obediente e submisso a suas ordens. Sabia também que Abraão não tinha medo de ninguém, senão Dele. Portanto, o escolheu como amigo. Desde então, Abraão tem sido conhecido como o amigo de Deus. 

Nosso Profeta Abraão viveu por muitos anos. Talvez tenha vivido mais do que 120 anos. Então ele envelheceu. Não podia mais ir ao Hijaz para visitar a Casa de Deus e encontrar seu filho Ismail. Por esta razão, Ismail foi à Palestina para visitar seu pai Abraão, o Amigo de Deus. Durante este período, o Profeta Abraão adoeceu. Tendo devotado sua longa vida ao esforço na causa de Deus, e na convocação do povo a fé Nele, Abraão fechou seus olhos e descansou. Ele partiu desse mundo. Partiu para Deus, seu Amigo e Criador. 

O Profeta Abraão (A.S.) ordenou a seus dois filhos Ismail e Isaac que convocassem o povo a crer em Deus, o Deus Único. Então, se juntou a seu Melhor Amigo. 

"Ó Deus, abençoa Mohammad e sua Família como abençoaste Abraão e sua Família . Em verdade Tu és Louvado e Glorioso!" 

"Não reparaste naquele que disputava com Abraão acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus concedido o poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é Quem dá a vida e a morte! retrucou: Eu também dou a vida e a morte. Abraão disse: Deus faz sair o sol do Oriente, faze-o tu sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido, porque Deus não ilumina os iníquos. Tampouco reparastes naquele que passou por uma cidade em ruínas e conjecturou: Como poderá Deus ressuscitá-la depois de sua morte? Deus o manteve morto durante cem anos; depois o ressuscitou e lhe perguntou: Quanto tempo permaneceste assim? Respondeu: Permaneci um dia ou parte dele. Disse-lhe: Qual! Permaneceste cem anos. Observa a tua comida e a tua bebida; constata que ainda não se deterioraram. Agora observa teu asno (não resta dele mais do que a ossada); isto é para fazer de ti um exemplo para os humanos. Observa como dispomos os seus ossos e em seguida os revestimos de carne. Diante da evidência, exclamou: Reconheço que Deus é Onipotente! E de quando Abraão implorou: Ó Senhor meu, mostra-me como ressuscitas os mortos; disse-lhe Deus: Acaso, ainda não crês? Afirmou: Sim, porém, faze-o, para a tranqüilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma parte deles sobre cada montanha; chama-os, em seguida, que virão, velozmente, até ti; e sabe que Deus é Poderoso, Prudentíssimo”. Alcorão Sagrado C.2 – V. 258 a 260. 

Por Kamal al-Sayyd - Traduzido por Ismail Ahmed Barbosa Júnior