sexta-feira, maio 30, 2014

O Islão: A vanguarda histórica na Ciência e Arte

Os descobrimentos e avanços dos crentes islâmicos na História - Fonte: Webislam — Coord. e Adaptação: Al Furqán.

Cada vez se sabe mais extensamente que a Primeira Universidade da Europa foi estabelecida em Espanha por muçulmanos espanhóis, mas quantos de nós, inclinados ao acadêmico ou não, sabemos que os ves-tidos negros que os professores vestiam antes, foram criados com kaftan, traje de uso externo tradicional usado pelos homens árabes desde tempos antigos?

Seis séculos antes de Cristóvão Colombo navegar até ao Ocidente, para provar que a terra era redonda, antes de ser interrompido pelo novo mundo na sua investi-gação, os matemáticos muçulmanos de Kufa, no Iraque, não só sabiam que a terra era um globo e já tinham calculado, com exactidão notável, a sua circunferência.

Tão pouco nos podemos olvidar do desenvolvimento da arte da metalurgia, com as espadas de Damasco e as lâminas de Toledo cujo valor é altamente estimado, assim como o café, o açúcar e os condimentos que chegaram a toda a Europa.

Outra das grandes contribuições do Islão a Ocidente no campo da arte é o fabrico de papel, o qual se adap-tou e desenvolveu graças às técnicas pioneiras chine-sas, com uma muito boa qualidade e papel de alta qualidade para a impressão, o qual logo foi usado para a criação de livros de educação universal.

Assim mesmo o ritual da Peregrinação (Hajj), que é um dever de cada muçulmano com recursos e saúde, ao menos uma vez na sua vida, permitiu que eruditos de países longínquos pudessem encontrar-se ... e o conhecimento científico foi propagado rapidamente no mundo, sendo compartilhados e trocados facilmente todos os novos conhecimentos para além do Mundo Islâmico.

Por outro lado, enquanto a Europa estava na idade obscura, os muçulmanos estabeleceram uma civilização altamente avançada e sofisticada que, ainda hoje em dia, os historiadores não explicam ditos avanços tão notórios.

O escritor Belg May Sarton, nascido nos Estados Unidos, disse a respeito do Islão que a criação de uma nova civilização de magnitude internacional e enciclopédica, num prazo menor que dois séculos, é algo que se pode facilmente descrever mas não se pode explicar totalmente, sendo o movimento mais criativo da Idade Média até ao século XIII.

O Islão fomenta o livre pensamento e permite o de-senvolvimento dos métodos racionais e experimentais, que fundaram as ciências modernas e a filosofia. Antes do Profeta Muhammad (p.e.c.e.), as pessoas não se atreveram a realizar experiências devido ao temor de re-presálias por espíritos demoníacos, sendo que o Islão deu fim à grande quantidade de superstições falsas e medos, e permitiu que a sociedade fomentasse e usasse o seu grande potencial de investigação cien-tífica.

Vale a pena destacar que um dos mais memoráveis ditos do Profeta (p.e.c.e.) é: «A tinta do sábio é mais sagrada que o sangue do mártir».

O Profeta (p.e.c.e.) ensinou aos muçulmanos que a ignorância é a pobreza maior da humanidade e que uma mente sem educação é como um homem valente sem braços, sendo que o conhecimento dá às pessoas o mais alto grau de realização humana, indiferente ao seu género, idade, raça ou religião.

Por isso podemos dizer que o tratado Judeu maior da Idade Média foi escrito por Maimonides, não em hebreu mas em árabe, e um cristão serviu como Reitor de uma Universidade de Damasco.

O Islão também desenvolveu a sua própria arquitec-tura, influenciada pelo contacto com pensadores e arquitectos da Índia, China, África e Rússia, e os tártaros transmitiram a cultura e arte islâmica à Rússia, os turcos levaram-na aos Balcãs, Áustria, Polónia e Alemanha meridional; os trajes nativos bárbaros, as mantas hún-garas e os cascos prussianos revelam as suas origens islâmicas.

A Europa foi obviamente lenta a reconhecer que a Cultura Islâmica é a fonte que originou o Renasci-mento, especialmente com a influência islâmica na Cilícia e Espanha, com a que a civilização europeia foi transformada.

Hoje em dia, parece que as civilizações do Oriente e Ocidente, ou o mundo muçulmano e não muçulmano se inverteram, mas quem sabe é um possível caso de amnésia tardia, na qual as glórias anteriores se esfu-maram por meio da busca do material e das agendas políticas.

Um redescobrimento e apreço renovado dos alcances e descobrimentos feitos por muçulmanos beneficiam, novamente, toda a humanidade e permite-nos desenvol-vermos uma consideração, que traga a esperança em resolver os conflitos presentes, na mais ampla gama da história humana.■
Obrigado, boas leituras. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 18/05/2014.

A bondade e generosidade no Islam

Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos nosso assunto desta Sexta-feira abençoada será sobre a caridade e a generosidade no Islam, isto é uma das característica do muçulmano. A religião é baseada em dar e gastar e não devemos ser avarento e mesquinho, pois são características compreensíveis cuja a presença estraga a alma e escurece o coração. Um homem generoso sempre irá partilhar o que tem com os outros, e pensar nas outras pessoas como ele pensa de si mesmo. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL BAQARA vers 274 : « Os que despendem suas riquezas, quer de noite quer de dia, secreta e manisfestamente, terão seu prêmio junto de seu Senhor, e nada haverá que temer por eles, e eles não se entristecerão. » É uma obrigação, para todo muçulmano sempre ajudar o próximo, e não perder a sua riqueza toda ajudando-os, pois Allah(SWT) nos abençoou com sua riqueza. Devemos sempre ajudar os mais necessitados e os mais carentes. O Islam com a bondade e generosidade, combate a mesquinhez e o avarento. Assim se torna um sistema que não há e não haverá no mundo uma forma em que os seres humanos não se cooperem e se consolem entre si. E praticar as boas obras em silêncio e confiando em Allah(SWT). Os ricos devem ser compreensivo com os pobres. Na sociedade existe diferença entre ricos e pobres, assim os ricos sempre devem procurar ajudar os mais necessitados. E o Islam se importa que as pessoas mais privilegiadas realizem este ato de caridade, bondade e generosidade com seu próximo, estabelecendo bases valiosas que engrandece o ser humano. Todas essas ações quem se beneficia por ajudar os outros e resolver seus problemas, a tornado-as felizes, voltará para a pessoa que as pratica. Não é vergonhoso ser pobre, porém se o rico ver um pobre com suas roupas velhas, rasgadas e descalço e não ajuda-lo, ele não é um ser humano e nem um muçulmano. Entre os seres humanos existe misericórdia, que é necessário e deve chegar ao seu próximo afastando-o da miséria. E a nossa FÉ se sensibiliza com remorso das pessoas carentes. O Profeta Muhammad(SAAW), teve uma visão de triste sobre as pessoas carentes, e reuniu os fiéis muçulmanos e deu um sermão e lembrou que eles deviam se recordar dos seus irmãos carentes, e temer a Allah(SWT) e do Dia do Juízo Final, para continuarem a praticar o bem, e doar de suas riquezas e que façam caridade isso será melhor do que serem miseráveis. O ZAKAT, quando chega a uma pessoa carente faz a alegria e deixam eles mais felizes. O Islam nos ensina sempre a ter atitudes nobres e dar bons exemplos , pois tudo que for gasto voltará multiplicado e Allah(Louvado Seja) aumentará tudo que ele der neste mundo e no outro. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL BAQARAH vers 271 : « Dai vossas esmolas aos pobres, que, impedidos pelo combate, no caminho de Allah, não podem percorrer a terra, para ganhar seu sustento. O ignorante supõe-nos ricos, por suas maneiras recatadas. Tu os reconheces por seu semblante ; não pedem esmolas aos outros, insistentemente. E o que quer que despendais de bom, por certo, Allah é, disso, Onisciente. » 

Meus irmãos se vocês estão afastado de Allah(SWT), procurem No e façam doações para purificarem e voltarem a estar próximo de Allah(SWT). Devemos gastar nossas riquezas com obras de caridade para diferenciar das ações como ZAKAT, caridade , doação, ou outra obra, desta forma quem fica zangado com essa ação é o Satanás, pois o trabalho dele é o contrario de deixar o fiel de praticar essa obra, tanto que no momento que for fazer uma caridade o Satanás fica dizendo em nossos consciente pra que fazer isso não há necessidade esta pessoa não precisa, fica tentando mais de setenta vezes para que o fiél desista de fazer a caridade. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL BAQARAH vers 268 : «Satã promete-vos a pobreza e ordena-vos a obscenidade, e Allah promete-vos perdão dEle e favor. E Allah é Munificente, Onisciente. » A beleza da caridade são as pessoas que as praticam ; Essa ação pode fortalecer ou enfraquecer a nossa religião. O Profeta Muhammad(SAAW) disse : « 

A senha da caridade extingue a irá do Senhor.» Meus irmãos tudo que é dado para a causa de Allah(SWT), nunca irá diminuir sua riqueza, e sim irá abençoar e purificar e aumentá-la , como o Profeta Muhammad(SAAW) disse : « A caridade não diminui a riqueza. » também disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « Um homem que dá sadaqa, ocultando-la para que a sua mão esquerda não saiba o que faz a mão direita. » Deve-se começar a dar primeiro a seus dependentes e familiares. E o melhor objeto de caridade é a que é dada por uma pessoa rica, pois não devemos deixar nossas famílias de lado, primeiro devemos nos importar e atender a necessidade dela, depois ajudar as pessoas mais carentes. Abu Khuraira(RA) relatou que o Mensageiro de Allah(que a paz de Allah esteja com ele) disse : « Do dinar você gastar como uma contribuição no caminho de Allah, ou do dinar gasto para libertar um escravo, ou do dinar gasto como sadaqa dado a um necessitado, ou do dinar gasto para apoiar a sua família, há uma recompensa maior a gasta com sua família. » Que Allah aceita o nossa caridade e o nossa ZAKAT, e nos deixe sempre generosos e bondosos com nossos familiares e os necessitados.

Ó Allah conceda gloria ao Islam e aos muçulmanos, proteja a unidade de sua religião, destrua os inimigos do Islam. Ó Allah conceda a vitória a sua religião e de seu Livro e a Sunna do Profeta Muhammad (SAAW) Ó Allah conceda piedade a nossas almas. Ó Allah cure aqueles que estão doentes. Ó Allah abençoe as almas daqueles que já morreram. Ó Allah nos pedimos que nos perdoe e tenha misericórdia de nós. Ó Allah nos faz pacientes tanto na dificuldade como na facilidade da vida. Que a Paz e as bênçãos estejam com nosso amado Profeta Muhammad sua família, companheiros .

E Todo o Louvor a Allah, O Senhor do Universo!

(SWT) = SUBAHANA WA TAALA = (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAS) = SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A) = RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH = DEUS

ZAKAT= UM DOS PILARES DO ISLAM, CONTRIBUIÇÃO OBRIGATÓRIA ANUAL, DISTRIBUIDA PARA OS MUÇULMANOS MAIS NECESSITADOS, PARA PURIFICAR SEUS BENS, CORRESPONDE A 2,5% DE SEUS BENS

HADITH SHARIF= DITOS DE ALLAH(SWT) DIRETO PARA O PROFETA MUHAMMAD(SAAS)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto, a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. Que Allah (SWT) nós perdoe.

 Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

A L M A D I N A - MAIS UMA LUZ SE APAGOU!

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 26.05.2014

Sábado, 17 de Maio de 2014. Alguém me telefona para me informar da morte do nosso eminente ãlimo, Sheikh Muhammad Yussuf.

Ao ouvir essa triste notícia, a minha memória recuou no tempo e comecei a pensar nesta distinta personalidade que há pouco nos deixou.

O Sheikh Muhammad Yussuf deu um grande contributo na divulgação do Isslam em Moçambique, o que merece ser registado com letras de ouro. A sua morte deixa-nos consternados, pois há personalidades que são como faróis para as caravanas. Se por um lado a sua breve passagem por esta vida serviu para endireitar muita coisa, por outro a sua partida criou um vazio de difícil preenchimento, ainda mais nesta época em que os ãlimos verdadeiros rareiam cada vez mais.

Depois do pôr-do-sol podemos acender muitas lâmpadas para nos iluminar, mas não é possível adquirir o calor contido na luz do Sol.

Os âlimos são como lâmpadas brilhantes, que acabam com as trevas, e se estas lâmpadas começam a apagar-se uma a seguir a outra, então a escuridão espalhar-se-á por todo o lado.

O saudoso Sheikh foi uma personalidade abrangente, um ilustre ãlimo, um eloquente orador, um reformador, um esplêndido recitador de Al-Qur’án, Livro Sagrado de que era um tenaz defensor, assim como do Hadith. Cumpriu todas as suas tarefas com firmeza até ao fim da sua vida, e silenciosamente partiu ao encontro do seu Senhor. Sendo ãlimo, ele sabia dar o devido valor aos sábios. Deixou muitos alunos e adeptos. Com as suas eloquentes palavras, com a moderação que era uma das suas principais características, mostrou o caminho certo a milhões de pessoas, contribuindo bastante na erradicação de inovações, superstições e falsidades em Moçambique.

Tive a honra de conhecê-lo no início dos anos 70, ainda no tempo colonial, juntamente com o também já falecido Sheikh Abubacar Mangirá. Na altura eu ainda era estudante de teologia no Paquistão, e tinha vindo de férias, e escutei a sua palestra na Mesquita Anwaril Isslam. A sua retórica impressionou-me bastante, de tal maneira que retenho ainda o tema abordado na altura (Surat Fátiha – capítulo de abertura do Al-Qur’án).

A morte não é algo estranho, cuja ocorrência nos possa admirar. Ela é uma tradição nos filhos de Adão, pois a vinda para este Mundo já constitui o início da passagem para o Outro Mundo. Todos os que para aqui vêm, são para ir, pois ninguém é eterno e todos saborearemos a morte. Esta é uma lei divina inalterável, e o termo que foi fixado por Deus para cada um de nós será cumprido sem quaisquer atrasos ou adiamentos. Ninguém está isento da lei da morte portanto, todos os seres vivos terão que sair deste Mundo. Nenhum profeta, nenhum santo, nenhum sábio, nenhum ignorante, nenhum crente, nenhum descrente, nenhum presidente, nenhum rei, nenhum súbdito, nenhum plebeu, etc., escapou da morte. Todos os que ainda estão vivos, bem como os que estão por nascer, todos terão de ir um dia. O Criador fixou um tempo de saída para cada um, assim como consta no Al-Qur’án:

“Toda a alma saboreará a morte”.

Todavia, há alguns felizardos que mesmo indo, deixam marcas tão profundas quanto indeléveis pelas quais se guiam os que ainda ficam. Esses são como a vela que se consome, mas continua iluminando os outros.

Há quem que parte e ninguém chora por ele. Há quem têm a família para chorar por ele, mas há também quem parte e deixa um País inteiro a chorar por ele, pois a sua morte não só afecta a sua família, mas muita gente, sendo recordado por muito tempo.

A partida de um ãlimo entristece a todos nós, pois ficamos privados de um tesouro, de um manancial de sabedoria, um modelo de prática, pois os ãlimos são a garantia da continuidade do Isslam, e enquanto estiverem vivos e presentes, o Ummat dificilmente será desviado, daí que a sua ida deste Mundo seja uma grande perda.

Foi por isso que o Profeta Muhammad, (S.A.W.) disse que Deus não tira de uma única vez dos peitos das pessoas a sabedoria do Mundo, mas sim tira-a ao chamar para junto de Si os sábios um a um, até que quando já não existirem mais sábios, as pessoas tomam os ignorantes por líderes e estes, por não deterem nenhum conhecimento, desviam-se arrastando atrás de si os menos precavidos. (Mishkat)

São os ãlimos que defendem a pureza do Isslam contra todas as deturpações.

De facto, a morte na piedade nunca cessa, pois há gente que aparentemente está morta, mas ainda continua viva nos corações das pessoas.

O Sheikh Yussuf era humilde e amado, pois aqueles que alcançam a realidade suprema e o conhecimento divino, apesar dos seus múltiplos méritos, julgam-se sempre insignificantes e simples.

A parte mais triste da morte dos servos piedosos e queridos de Deus, é que com a sua partida as pessoas ficam privadas dos seus conhecimentos e bênçãos, do seu choro nas súplicas quando invocam Deus nas noites e madrugadas. Partem levando consigo a dor e preocupação para com o Ummat. Vai-se tudo e cria-se um vazio muitas vezes difícil de preencher.

Os teólogos e os Homens de Deus são como as fontes das quais as pessoas se saciam. Nessas fontes há as que saciam poucas pessoas, e há as que saciam inúmeras pessoas. O falecido Sheikh foi daqueles que saciou muita gente, pois cumpriu com o seu dever em várias mesquitas do Rovuma ao Maputo, em Nampula onde nasceu, e noutras cidades do País.

Pela Sua graça e generosidade para com aqueles que sacrificaram as suas vidas somente para elevar a Sua palavra, Deus reservou grandes prémios, recompensas e o Paraíso.

Rogo à Deus para que lhe cubra com o manto da Sua misericórdia, lhe conceda o melhor que houver no Paraíso, dê paciência aos seus familiares e entes-queridos, preencha o vazio criado pela sua morte, e nos mantenha firmes no caminho da Sua satisfação. Ameen!

A PACIÊNCIA – 10ª. E ÚLTIMA Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e  Misericordioso) - JUMA MUBARAK
inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.
A PACIÊNCIA NA DIVULGAÇÃO DO ISLÃO
O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), último Profeta enviado por Allah, foi o exemplo da paciência e da perseverança, na divulgação da palavra de Deus. A responsabilidade de espalhar a palavra da fé e da paciência, cabe a cada um dos membros da Umah, junto dos seus filhos, da sua família, dos seus amigos, ou junto da sua comunidade como responsável religioso.
 
Os que se dedicam ao trabalho da divulgação da religião, devem dar o exemplo através da conduta e do carácter. No inferno, habitam também os que mandavam fazer algo, mas faziam o contrário. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) quando visitou o inferno, viu umas pessoas com línguas de fogo e Jibrail (Aleihi Salam) anjo Gabriel, que a Paz de Deus esteja com ele, esclareceu de que se tratavam de eruditos que nos seus sermões mandavam praticar o bem, mas eles próprios não o faziam.
 
O trabalho da divulgação da religião requer muita fé, paciência e firmeza. Praticar a paciência neste tipo de trabalho, é um exercício de sabr e um requisito de fé. O divulgador da fé encontrará resistência e provocações, por parte de alguns não muçulmanos. Mas o pior é a oposição por parte dos muçulmanos e daqueles que se consideram mais esclarecidos. As pessoas esperam que um responsável religioso seja perfeito nas suas palavras e atitudes. Mas perante qualquer falha ou erro, elas não perdoam e lançam calúnias e palavras desagradáveis, esquecendo-se dos seus próprios erros e pecados. Haverá também os que pensam saber tudo sobre a religião e comentam entre eles de que até fariam melhor. Estar à frente duma comunidade religiosa, não é fácil. Os fundamentos da religião são únicos, mas difíceis de contentar todos os tipos de mentalidades. “Cada cabeça, sua sentença”.
Malik bin Anas (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalhu Aleihi Wassalam) disse: “chegará um tempo em que a pessoa quando estiver firme na religião, será como segurar uma brasa na mão”. Tirmidhi.
Os corações dos seres humanos estão cada vez mais insatisfeitos e virados para o consumo exagerado e para outras questões mundanas. O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O coração do filho de Adão é mais instável do que a água fervendo numa panela”. Imam Ahmad. O coração está sempre em constante mutação e por isso Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) suplicava frequentemente a Allah Subhana Wataala: “Ó Transformador de corações, mantenha-nos firmes na Tua religião”.

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126.

Com esta mensagem, termina o tema “Sabr - a Paciência”. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.

Cur’ane 14:41. Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
29/05/2014