sábado, fevereiro 01, 2020

OS 4 CAMINHOS PARA A FELICIDADE E PARA O PARAÍSO - 1ª. PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah).
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

Alhamdulillah! Louvado é Allah, que criou o homem através do barro, lhe ensinou e lhe deu a inteligência para distinguir o bem do mal. Louvado é Allah que colocou nos corações dos crentes a bondade e a misericórdia. Felizardos os que procuram os caminhos para o Paraíso. Bênçãos para o último mensageiro Muhammad Salalahu Aleihi Wassalam. A Paz de Allah esteja com todos os Profetas e com todos os crentes. Ameen.

Existem muitos caminhos para a felicidade, para a tranquilidade do coração e que nos conduzem para o Paraíso. Encontramos muitas recomendações no Sagrado Cur’ane e nos ensinamentos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). 

Abdullah Ibn Salam (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Ó humanos, (1) difundi a saudação da paz! (2) dai de comer, (3) mantenham os laços familiares e (4) rezai enquanto dormem as pessoas! Deste modo entrareis em paz no Paraíso”. Tirmizi.

1 - DIFUNDIR A SAUDAÇÃO.

Uma das fantásticas manifestações de fraternidade humana, entre os crentes e mesmo entre pessoas desconhecidas, é espalhar a Paz, com a saudação “Assalamo Aleikum – Que a Paz de Allah esteja contigo”. Porque Allah é As - Salaam – a Paz e a Perfeição; Allah dá a Paz e a Segurança. Iniciamos as nossas preces com Allahuma Antas-Salamu – Ó Allah (na verdade), Tu és a Paz. Com o cumprimento da Paz, desejamos ao nosso semelhante o melhor da paz, a Paz de Allah. Um verdadeiro duah de um crente para o outro. Cumprimentar, é um meio para nos libertarmos do orgulho, da arrogância, da desconfiança e do desprezo que às vezes sentimos pelos outros. Quem tomar a iniciativa de ser o primeiro a saudar, liberta-se destes maus sentimentos, eleva o seu carácter e purifica o seu coração. “Quando fordes saudados, retribuí com uma saudação melhor, ou pelo menos igual, porque Allah leva em conta todas as coisas”. Cur’ane 4:86. Os Abdur Rahman - os pacificadores, os servos do Misericordioso, “… são aqueles que andam pela terra e quando os ignorantes (provocadores) lhes falam, dizem Salaama (Paz)”. Cur’ane 25.63.

O Islam é mesmo isso, é a Paz, é Salam, é o cumprimento caloroso entre os crentes, é a protecção mútua. Ao cumprimentarmos alguém com Assalamo Aleikum – Com a Paz de Allah, estamos a comprometer-nos de que da nossa parte nada o afectará, senão o bem. O Paraíso é referido por Dur us Salaam, porque é um lugar de paz, de alívio de todas as nossas preocupações, sem doenças, fome, guerras, onde nos sentiremos eternamente em segurança. “Allah convoca à morada da Paz”. Cur’ane 10:25. Allah os cumprimentará com a Palavra de Paz. “Paz! Eis como serão saudados por um Senhor Misericordiosíssimo”. Yacin 36:58.

2 - DAR DE COMER.

Outra manifestação de solidariedade e de fraternidade entre os humanos é a partilha de alimentos entre a família, amigos, desconhecidos e necessitados, sem esperar qualquer tipo de agradecimento. Quem assim o faz aumenta a amizade, liberta-se da avareza e ganha a Satisfação do Criador, o Sustentador dos mundos. “E por amor a Allah, alimentam o pobre, o órfão e o cativo, (dizendo): o estamos fazendo apenas por amor a Allah. Não esperamos de vocês nenhuma recompensa ou agradecimento”. Cur’ane 76. 8 e 9.

A partilha de alimentos não parte não só do abastado para o necessitado. A fraternidade também existe nos corações dos pobres que gostam de partilhar o pouco de têm para os que estão abaixo do seu nível de pobreza e também para os que estão acima deles. Seguem as recomendações do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) quando disse ao seu companheiro pobre: “Ó Abu Dharr, quando preparares algum caril, lembra-te dos membros da família do teu vizinho, adicione água e ofereça uma parte como presente, com cortesia”. Muslim. O último Profeta enviado para a humanidade (Salalahu Aleihi Wassalam), referiu em poucas palavras o elevado estatuto perante Allah, de quem tem o hábito de partilhar com o seu semelhante: “A MÃO DE CIMA É MELHOR DO QUE A MÃO DE BAIXO”. SubhanaAllah.

Os crentes (ricos e pobres) gostam de ter os seus familiares e amigos reunidos à volta da mesa, para partilharem uma refeição. Os companheiros do Profeta (Radiyalahu an hum) também tinham por hábito a partilha dos poucos alimentos que tinham. Numa ocasião depois do iftar oferecido por Saad Ibn Ubada, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) fez o seguinte duah: “Aqueles que jejum, quebraram o jejum contigo, os virtuosos comeram do teu alimento e os anjos suplicaram por ti”. Abu Daoud. O Profeta Ibrahim, o Mensageiro de Allah (Aleihi Salam), gostava sempre de receber pessoas, mesmo estranhas, oferecendo-lhes alojamento e alimentação. Uma vez recebeu três viajantes e apressou-se a preparar alimentos para comerem todos juntos. Mas viu com tristeza que os viajantes não tocaram na comida. Foi quando eles lhe disseram que eram anjos, que se apresentavam na forma de humanos e que iam a caminho para cumprirem ordens de Allah, para destruírem Sodoma pelos pecados cometidos.

Allahumma inna nas alukal jannata wa na udhubika minan naar. Ó Allah peço-Te o Jannat e a Tua Protecção contra o fogo (do inferno).

In Sha Allah continua na próxima semana.

Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
30/01/2020

quarta-feira, janeiro 29, 2020

No coração do Islã reside a crença em Deus.

O coração da crença islâmica é testemunhar a frase, La illaha illa Allah, “Não existe verdadeira deidade merecedora de adoração exceto Deus.” O testemunho a essa crença, chamada tawhid, é o eixo em torno do qual todo o Islã revolve. Além disso, é o primeiro dos dois testemunhos através dos quais uma pessoa se torna muçulmana. Se empenhar após a compreensão dessa unicidade, ou tawhid, é o coração da vida islâmica.

Para muitos não-muçulmanos, o termo Allah, o nome árabe de Deus, se refere a alguma deidade distante e estranha adorada pelos árabes. Alguns até pensam que seja algum “deus-lua” pagão. Entretanto, em árabe, a palavra Allah significa o Único Verdadeiro Deus. Inclusive, os judeus e cristãos árabes se referem ao Ser Supremo como Allah.

Encontrar Deus

Filósofos ocidentais, místicos orientais e os cientistas de hoje tentam alcançar Deus a seu próprio modo. Os místicos ensinam sobre um Deus que é encontrado através de experiências espirituais, um Deus que é parte do mundo e reside dentro de Sua criação. Os filósofos gregos buscam Deus através da razão pura e com freqüência falam de um Deus como um Relojoeiro sem interesse em Sua criação. Um grupo de filósofos ensina o agnosticismo, uma ideologia que mantém que não se pode provar ou negar a existência de Deus. Falando de forma prática, um agnóstico afirma que ele deve ser capaz de compreender Deus diretamente, de modo a ter fé. Deus disse:

E aqueles destituídos de conhecimento dizem: ‘Por que Deus não fala conosco ou por que um sinal [milagroso] não nos é mostrado?’ O mesmo disseram os que vieram antes deles, Seus corações são todos iguais.” (Alcorão 2:118)

O argumento não é nada novo; as pessoas no passado e no presente têm levantado a mesma objeção.

De acordo com o Islã, a forma correta de encontrar Deus é através dos ensinamentos preservados dos profetas. O Islã afirma que os profetas foram enviados pelo próprio Deus através das eras para guiar os seres humanos até Ele. Deus diz no Alcorão Sagrado que o caminho correto para a crença é refletir sobre os Seus sinais, que apontam para Ele:

“De fato, Nós fizemos todos os sinais evidentes para os dotados de certeza interior.” (Alcorão 2:118)

A menção do trabalho de Deus ocorre com freqüência no Alcorão como o ponto da revelação divina. Qualquer um que veja o mundo natural em toda a sua maravilha com olhos e coração abertos verá os sinais inconfundíveis do Criador.

Dize: Percorra toda a terra e veja como [maravilhosamente] Ele criou [o homem] primeiramente: e conseqüentemente, também, Deus o trará à vida pela segunda vez – porque, verdadeiramente, Deus tem poder de desejar qualquer coisa.” (Alcorão 30:20)

O trabalho de Deus também está presente dentro do indivíduo:

E na terra existem sinais [da existência de Deus, visíveis] para todos aqueles dotados com certeza interior, assim como [existem sinais] dentro de vós: não os enxergais?” (Alcorão 51:20-21)

_*Sob a autoridade de Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele), quem disse que o Mensageiro de Allah (ﷺ) disse:*_

_*Allah disse: Os filhos de Adão investem contra as vicissitudes do tempo, e eu sou o tempo, na minha mão está como a noite e o dia. Como o Todo-Poderoso é o Ordenador de todas as coisas, investigar os infortúnios que fazem parte do Tempo é o mesmo que investigar contra Ele.*_

Foi relatado por (al-Bukhari Muslim).