sexta-feira, julho 19, 2013

As Boas Maneiras na Visita ao Cemitério

Bismillah Arahmani Arahim

O Profeta (r) passou um dia pelos túmulos e encontrou uma mulher chorando na frente de uma sepultura. Disse-lhe: “Teme a Allah e tenha paciência.” Como a mulher não o conhecia, disse-lhe: “Deixe-me em paz, você nada sabe da minha tragédia.” O Profeta (r) a deixou e foi embora. Foi dito a ela: “Ele é o Profeta (r).” Ela foi ter com ele e lhe disse: “Não o conheci.” O Rassulullah (r) lhe disse: “A paciência é necessária no primeiro instante da aflição.”

O infortúnio necessita de paciência e o muçulmano recorre à paciência quando lhe acontece um infortúnio. O Profeta (r) visitou o túmulo da mãe e disse: “Pedi a Allah que a perdoe e Ele não me atendeu. Pedi que me permitisse visitar o Túmulo dela e Ele me atendeu. Portanto, visitem os túmulos, porque eles nos lembram a morte.” (Musslim e Abu Daúd).

Um dos piedosos disse: “Se os problemas se acumularem deve visitar os túmulos. Isso afina o coração e faz lembrar da Outra Vida. Osman (t) costumava ao ser citado o Paraíso ou o Inferno, não chorava. Ao ser citado o túmulo, ele chorava. Foi perguntado a ele a respeito e ele respondeu: Ouvi o Rassulullah (r) dizer: “O túmulo é a primeira etapa da Outra Vida. Quem conseguir se livrar dela, o que virá depois é mais fácil. Se não conseguir, não há nada mais difícil que ela.” (Ahmad).

A visita aos túmulos requer boas maneiras por parte do muçulmano:
A boa intenção: O muçulmano visita os túmulos com o desejo de agradar a Allah, Ta’ála, e reformar as debilidades de seu coração, para saudar os mortos e fazer prece por eles.

Deve iniciar com a saudação ao entrar nos cemitérios: O Profeta (r) costumava, ao entrar nos cemitérios, avisar os seus companheiros dizerem: “A paz esteja com vocês, ó habitantes dos cemitérios, de crentes e muçulmanos. Que Allah tenha misericórdia dos que nos antecederam e dos que se atrasaram. Nós, se Allah quiser, iremos os seguir.” (Musslim).

Não se deve caminhar ou se sentar nos túmulos: O muçulmano não deve sentar ou se apoiar ou caminhar sobre os túmulos devido às palavras do Profeta (r): “É melhor que alguém de vocês sente sobre uma brasa que queime-lhe a roupa e chegue à sua pele do que sentar sobre um túmulo.” (Musslim)

Recitação do Alcorão, o doar a recompensa pela recitação aos mortos e fazer prece por eles: Não há inconveniente que o muçulmano recite o que puder do Alcorão Sagrado e invoque a Allah, glorificado seja, que aceite a sua recitação e transfira a recompensa por ela ao morto.

Não se deve se abençoar pelos túmulos: Não é permitido abençoar-se com os túmulos, como não é permitido beijá-los, como fazem os ignorantes. Deve seguir as palavras do Rassulullah (S): “Se pedir faça-o a Allah, se pedir auxílio faça-o a Allah.” (Tirmizi).

Não se deve rir nem brincar no cemitério: O riso e o divertimento nos cemitérios demonstram a dureza do coração. Os túmulos teem a sua dose sacra que faz o muçulmano se afastar do divertimento, porque os túmulos lembram da morte, e isso tem advertência e exemplos.

Deve-se elogiar os mortos e lembrar-se de suas benevolências: Não é permitido insultar os mortos ou citar as suas maldades, uma vez morreram no Islam. O Rassulullah (r) disse: “Não insultem os mortos porque já terminaram o que vieram fazer. (Bukhári) E disse: “Não devem se lembrar de seus mortos a não ser pelas coisas boas que fizeram.” (Nassá-i).

Não se deve praticar a oração nos cemitérios, ou tomá-los como diretriz para a oração: O Profeta (r) desaconselhou orar nos cemitérios ou dirigir-se a eles durante a oração. Ibn Omar (t) relatou que o Rassulullah (r) desaconselhou a pratica da oração em sete locais: no depósito de lixo, no abatedouro, no cemitério, no meio do caminho, no banheiro, no curral de camelos e sobre a Caaba. (Ibn Mája).

Efetuar a saudação ao se deixar o cemitério, aproveitando a admoestação e os exemplos: O muçulmano volta de sua visita ao cemitério com o coração cheio de sentimento e de crença. Ele só pratica o bem e obedece a Allah, glorificado seja, seguindo os Seus mandamentos e evita as Suas proibições. Dessa forma, a visita do muçulmano ao cemitério o faz ficar mais leve da sua vida terrena. Ele olha para os túmulos com consideração. Fica pensando na situação dos habitantes dos túmulos de quando estavam no mundo se movimentando e trabalhando. Agora, eles nada podem fazer, mas estão sendo julgados pelo que fizeram. 

Então, o muçulmano começa pensar em si mesmo, pois em breve será um dos seus habitantes. Por isso, ele promete a si mesmo praticar o bem no mundo para poupá-lo no Dia de Prestação de Contas. Então, despede-se do cemitério tendo adquirido uma espécie de transparência que irá ajudá-lo na prática das boas obras.

*********************************************************
O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

O CANDIDATO A BOAS AÇÕES

Em Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

O Louvor é para Allah, o Único, o Misericordioso, o Glorificado, Aquele que possui os reinos dos céus e da terra, Aquele que revelou o mais perfeito Livro como discernimento e orientação para os tementes, Aquele que fez do Ramadan um mês de misericórdia para os fiéis. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah(SWT), o Único, o Supremo, o Soberano, o Salvador, o Perdoador, Seus são os mais sublimes atributos, não há mudança nem poder a não ser por Allah, não adoramos a não ser Ele e somos sinceros na sua crença mesmo que isso desgoste os incrédulos. E testemunhamos que Profeta Muhammad (SAAW) é Seu servo e Mensageiro, que Allah exalte e abençoe nosso amado Profeta(SAAW), bem como sua família, companheiros e todos seus seguidores até o dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata dos candidatos das boas obras, devemos temer e agradecer Allah(SWT), pela graça e bença desse mês abençoado, favoreceu o ser humano sobre todas sua criação, com Ramadan. Como devemos viver esses dias ? dedicamos nosso tempo em Louvor a Allah(SWT), aumentar nossas súplicas, e dedicar na leitura do Alcorão Sagrado, na penitência do jejum, e na caridade com os mais necessitados e prática das boas ações e recordação de Allah(SWT). Não podemos negligênciar essa ordem de Allah(SWT) de praticar da melhor forma possível o mês de Ramadan. Meus irmãos muçulmanos, esse mês abençoado, nos reunimos todos para dedicar e realizar esse mês com a melhor performa-se com intuito de agradar a Allah(SWT), que Ele aceite as nossas súplicas, e perdoe nossos pecados passados. Vivemos dias e noites abençoadas. 

O Ramadan chega todos os anos até nós, e a cada ano uma parte da nossa vida vai embora e se acabando, e assim vai sendo até que nosso prazo determinado nesta vida se acabe e o túmulo nos rodeie e a terra seja jogada sobre nós. Nesse momento saberemos se o Ramadan será uma testemunha a nosso favor ou contra nós. Por isso vamos nos empenhar o máximo e dar o melhor de nós nesse Ramadan, vamos adorar a Allah(SWT) com o todas nossas forças e não vamos perder essa oportunidade que Allah(SWT) está nos proporcionando de sairmos do Ramadan com a Satisfação de Allah(SWT) e salvos do Fogo Inferno. Já se passaram os dez primeiros dias do mês de Ramadan, mês do perdão, que Allah(SWT) aceite todas nossas obras, devemos agradecer por essa bença, pois muitos já partiram e não terão outra oportunidade igual nos temos de praticar o Ramadan, pois se abre uma nova página limpa na vida do jejuador. Vivemos agora os dez dias intermediários do mês Ramadan, os dez dias do perdão, e aguardando os últimos dez dias no qual se encontra LAILAT ALQADER(Noite do Decreto), no qual sentimos presença de Allah(SWT), aguardando a Seu perdão de Allah(SWT), que aceite

nossas obras, e eleve-as, e nos dá a vitória do paraíso. Aconteceram muitos fatos na história da nação muçulmana, que os ensinamentos nos mostram, mas com tudo isso nos só obteremos essa vitória e sucesso, se agarrarmos nossa Religião com toda força, e voltarmos a Allah(SWT). No dia do Furqan, que Allah(SWT), separa o verdadeiro do falso, e dá a vitória aos fiéis. 

Como ocorreu no mês de Ramadan a batalha de BADR, que foi uma batalha, dos fiéis contra os incrédulos, o os fiéis estavam em desvantagem em números de combatentes, mas com sua Fé em Allah(SWT) deu a vitória aos muçulmanos contra os incrédulos(coraixitas). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-HAJJ vers 40: “E, em verdade, Allah socorre a quem O socorre. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso.” Também disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AR-RUM vers 47: “E foi dever, que Nós impendeu, socorrer os crentes.” Podemos perceber uma diferença na prática da nossa religião dos companheiros e seguidores do Profeta Muhammad(SAAW) antigamente eles se dedicavam com mais força e Fé, hoje em dia com tantos problemas cotidianos e a perseguição contra a nossa religião, nos faz afastar de nos empenharmos com mais força na prática da nossa Religião, e assim nos afastando de Allah(SWT), devemos procurar e nos esforçarmos a fazer sempre o melhor e com Fé e temor a Allah(SWT) como os companheiros do Profeta Muhammad(SAAW) dedicavam. 

Nesse mês de Ramadan, devemos aumentar nossos Louvor e Glorificação a Allah(SWT), para conquistarmos a vitória nesta vida e na derradeira, como nossos irmãos na Palestina que lutam com Fé, na causa de Allah(SWT), com esperança de Allah(SWT), da a vitória , assim os muçulmanos do mundo inteiro devem suplicar a Allah(O Todo Poderoso), para aumentar nossa Fé, nossa sabedoria, nosso conhecimento, e para realizarmos as melhores obras, para conquistarmos a vitória. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat IBRAHIM vers 20:”E isso não é penoso para Allah.” E Allah(SWT), atende as súplicas, principalmente nesse mês de Ramadan que tem sua importância e a sua vez para realizarmos e o seu lugar em nossas vidas. Que Allah(SWT) nos ajude a purificar nosso corpo, mente e coração, perdoando nossos pecados. Glória a Allah(SWT), Senhor do Universo, e que a paz esteja sobre os Profetas e sobre toda sua criação.

Ó fieis se arrependam, pois Allah(SWT) perdoa o pecado dos arrependidos

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

LAYLAT AL QADER= ESSA NOITE FOI REVELADO O ALCORÃO, ELE SE ENCOTRA

ENTRE AS 10 ÚLTIMAS NOITES, ALGUNS SÁBIOS DIZ QUE 27,

ALLAH É QUEM SABE, ESSA NOITE É MELHOR QUE 1000 MESES.

FURQAN = E A SEPARAÇÃO DO VERDADEIRO DO FALSO(DISCERNIMENTO)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).