sexta-feira, maio 22, 2009

UM POUCO DE ABU BAKR O GRANDE SAHABA-AMIGO FIEL DO PROFETA SAAS

Em Nome de ALLAH O Clemente e Misericordioso.

Testemunho que não há divindade além ALLAH e que Mohammad é seu mensageiro e profeta, que a paz e benção de ALLAH estejam com ele, com seus familiares, com seus companheiros e seus seguidores até o dia do juízo final.

Caros irmãos de fé; o assunto de nosso encontro é Abu Bakr Bin Kafahah “O Acreditador” Um dos pré-notificados de adentrarem o paraíso, que ALLAH se compraza dele.
Seu nome verdadeiro e completo de origem é AbduLLAH Bin Uthman, Elkuraxi Eltaimi e sua mãe é Um Il Khair Salma bint Sakher. Abu Bakr converteu-se ao Islam, em seguida a sua mãe se converteu.

Foi apelidado como O Salvo, por ser salvo do fogo infernal. Aisha, que Deus se compraza dela, relata que Rassul Allah (SAAWS) disse: (Em verdade Allah o Altíssimo foi Quem apelidou Abu Bakr, como sendo o Acreditador do profeta Mohamed).

O motivo pelo qual foi apelidado como o Acreditador, é que ele acreditava indubitavelmente, em tudo que o profeta dizia-lhe, e por haver sido um homem que somente falava a verdade.

Aisha, que DEUS se compraza dela, relata que: (Quando o profeta Mohamed (SAAWS) fez a viagem noturna até a mesquita Del Aqsa, passou a divulgar tal fato, e toda a população de Macca, não havia acreditado nele, a não ser Abu Bakr que DEUS se compraza dele, que por sua vez disse: em verdade “Eu Acredito, no que a de mais distante nisso; acredito na noticia do céu, em sua ida e vinda) e por tais motivos foi apelidado de o Acreditador.

Abu Bakr que Deus se compraza dele, nasceu no ano de 573 d.c mais ou menos 3 anos após o ano dos elefantes. E ele acreditava em tudo que o profeta dizia antes da revelação e após da mesma.

Abu Bakr que Deus se compraza dele, era 3 anos mais novo que o profeta Mohamed (SAAWS). No momento em que ocorreu a revelação do Alcorão para o profeta Mohamed (SAAWS), Abu Bakr encontrava-se em uma viagem de negocio para cidade de Al Taef, juntamente com seu sócio Hakim Bin Huzam, sobrinho de nossa senhora Khadija. Ao Regressar a Macca, dirigiu-se ate a casa do profeta Mohamed (SAAWS), e perguntou-lhe: O que é isso que eu ouvi a seu respeito? Ou você imagina que teu povo acreditará no que dissestes?

Respondeu o profeta Mohamed (SAAWS): Ó Abu Bakr se eu te disser algo que te agrade aceite-o, ou algo que te desagrade esconda-o!

Abu Bakr que Deus se compraza dele disse: isso é o mínimo que posso fazer por ti.
E então o profeta Mohamed (SAAWS) recitou os versículos do Alcorão que haviam lhe sido revelados e contou-lhe a historia da revelação na caverna de HIRAÁ.

A alma de Abu Bakr que Deus se compraza dele, já estava preparada para acreditar no que lhe dissera o Profeta, devido a sua longa amizade e por conhece-lo muito bem, e então indubitavelmente respondeu Abu Bakr: Testemunho que tu eis verdadeiro e o que lhe foi revelado é verdadeiro e é a palavra de ALLAH.

Em seguida Abu Bakr que Deus se compraza dele, retornou a seu sócio Hakim Bin Huzam e disse: Ó Abu Khaled, devolva-me o meu dinheiro pois encontrei com Mohamed filho de Abdullah, um comercio muito mais lucrativo que o teu e então passou a investir na divulgação e propagação da religião de DEUS, com seu esforço e dinheiro.

O profeta Mohamed (SAAWS) disse: Todos aos quais conclamei o Islam impunham dificuldades, indecisão, e questionamentos, a não ser Abu Bakr que Deus se compraza dele, a tudo que lhe conclamei o aceitou imediatamente.

Abu Bakr que Deus se compraza dele, empurrou Okba Bin Abu Muait, defendendo o profeta Mohamed (SAAWS), quando o mesmo estava enforcando o profeta, por estar rezando próximo a KAÀBA e gritou: Estão a matar um homem por dizer que meu DEUS é ALLAH, e por ter vindo com a revelação divina.

O profeta Mohamed (SAAWS) respeitava e o valorizava, e o permitia rezar como Imam. Ele participou com o profeta Mohamed (SAAWS), nas batalhas de Badr, Uhod, Alkhandac, Hudaibia, khaibar, Fateh Macca, Hunainan, ATaef, Tabuk, e da ultima khutba do profeta Mohamed (SAAWS).

Ele era o mais próximo dos companheiros, decorou todo o Alcorão e o praticou em sua
Omar, que Deus se compraza dele, relata: o profeta Mohamed (SAAWS), havia prescrito a caridade, e então juntei todo meu dinheiro e o dividi em 2 partes iguais, peguei uma delas e me dirigi até o profeta, ao chegar, O profeta Mohamed (SAAWS) perguntou-me: E o que deixastes para tua família?

Respondi: o mesmo.

E então adentrou Abu Bakr, e entregou sua caridade ao profeta, que por sua vez, perguntou-lhe: E o que deixastes para tua família?

Respondeu: Deixei ALLAH e seu mensageiro.

Então percebi que jamais poderia alcançá-lo.

Após a morte do profeta Mohamed (SAAWS), algumas tribos árabes rebelaram-se e negaram-se a pagar o zaqat, e os companheiros do profeta Mohamed (SAAWS), discordaram em combatê-los ou não. E Abu Bakr desde o principio do fato, proclamava a defesa da religião como um todo e disse: Que a religião deve permanecer exatamente igual durante vida do profeta Mohamed (SAAWS), e conclamou a guerra contra estas tribos rebeldes e venceram.

Abu Bakr Al Sidic, que DEUS se compraza dele não morreu até que a religião se estabilizou.
Que DEUS abençoe Abu Bakr, e reúna-o com seu querido e companheiro Mohamed Rassul ALLAH, no degrau mais alto do paraíso, (FirDaus IL Aala).INSHALLAH.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Deus do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Deus).

O QUE VOCÊ PRECISA SABER DE SUA RELIGIÃO

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Saiba que os três fundamentos que todo muçulmano e muçulmana deve saber são: conhecer seu Senhor, sua Religião e Seu Profeta (que a paz de Allah esteja sobre ele).

Se for perguntado quem é teu Senhor, diga: meu Senhor é Allah, que me Criou e a todas as criaturas, é a Ele que adoro e não há Senhor que mereça adoração a não ser Ele. E se for perguntado qual é a tua religião, diga: minha religião é o Islam, que é a submissão total a Allah adorando somente a Ele, obdecendo às Suas ordens e negando o chirk (associar algo a Ele) e seu povo. E se for perguntado quem é o teu profeta, diga: é Muhammad, filho de Abdullah ibn Abdu Mutallib ibn Hachem, da tribo Qoraich, dos árabes, os quais são descendentes de Ismael, filho de Ibrahim (que a paz esteja sobre eles).

Os princípios da Religião

Primeiro: adorar somente a Allah e não atribuir parceiros na sua adoração, defendendo e apoiando o tauhid (monoteísmo) e os monoteistas, negando o chirk e seus meios, além de advertir sobre seu perigo e gravidade;

Segundo: não adorar a Allah, a não ser da forma que o Último dos Mensageiros ensinou a qual está contida na Sunnah Autêntica. A crença no Mensageiro tem seus pilares, a saber: tasdiq (crer em tudo que ele nos informou), ijtinab (se afastar de tudo que ele proibiu), ta’ah (obedecer tudo que ele nos ordenou) e mutaba’ah (não adorar a Deus exceto na forma em que ele ensinou).

As condições de La ilaha illa Allah (Profissão de Fé)

São sete as condições para os testemunhos de Fé:

1) Conhecimento, que nega a ignorância;

2) Certeza, que nega a dúvida;

3) Sinceridade e pureza de intenção, que nega o
Shirk;

4) Verdade, que nega a hipocrisia;

5) Submissão, que nega a desobediência;

6) Aceitação, que nega a rejeição ou a negação;

7) Amor à frase (chahadah) e naquilo que ela representa.

No Alcorão e na Sunnah encontramos provas sobre as condições do testemunho de fé, a saber:

O Chirk e suas categorias

O Chirk se divide em três categorias:

chirk maior;

chirk menor;

e chirk oculto.

O Chirk Maior anula todas as ações e Allah não perdoa quem comete este tipo de Chirk, disse o Altissimo:

“E Allah não perdoa quem lhe atribuir parceiros”. E disse ainda: "Blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiro a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. Por que não se voltam para Deus e imploram o Seu perdão, uma vez que Ele é Indulgente." (Surata 5:72).
"Já te foi revelado, assim como aos teus antepassados: Se associar algo a Deus, certamente tornar-se-á sem efeito a tua obra, e te contarás entre os desventurados (Surata 39:65)
"Tal é a orientação de Deus, pela qual orienta quem Lhe apraz, dentre os Seus servos. Porém, se tivessem atribuído parceiros a Ele, tornar-se-ia sem efeito tudo o que tivessem feito. (Surata 6:88).

"Disporemos-nos a aquilatar as suas ações, e as reduziremos a moléculas de pó dispersas. (Surata 25:23)

O Chirk Maior e suas quatro formas:

Primeiro, o Chirk do Du’a, e Allah disse:

"Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros." (Surata 29:65)

Segundo, o Chirk niaat ul qasd (chirk da intenção):
Quanto àqueles que preferem a vida terrena e seus encantos, far-lhes-emos desfrutar de suas obras, durante ela, e sem diminuição.. (Surata 11:15)

Terceiro, o Chirk Taa.ah (chirk da obediência): "Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d.Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!" (Surata 9:31).
Isto é obedecer os sábios e os governantes no pecado, como disse o Profeta (s) a Adii al Hatem, quando foi perguntado por que eles adoravam os seus sabios, respondeu, não o adoramos. Entao disse o Profeta: a adoração deles é obedecê-los.

Quarto Chirk mahabba (chirk do amor), a prova disto:
"Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo. (Surata 2:165).

O Chirk menor: é o chirk da ostentaçao (riaa):

"Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Deus é um Deus único. Por conseguinte, quem espera o comparecimento ante seu Senhor que pratique o bem e não associe ninguém ao culto d’Dele. (Surata 18:110).

O Chirk oculto é ar-riia (que significa os atos de adoração praticados apenas para ganhar o louvor ou a fama, em lugar de buscar a satisfação de Allah. Este tipo de politeísmo, no entanto, não afasta o infrator dos campos do Islam) Este é mais imperceptível do que uma formiga preta, numa rocha preta, numa noite escura, o Profeta (s) pediu proteção de Allah dizendo:
Oh Allah, peço proteção em Ti de associar algo que saiba ou que não saiba, e peço-Te perdão do que não sei.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Deus do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Deus).

segunda-feira, maio 18, 2009

O Casamento de Moisés ( Mussa)

Enquanto o velho e Mussa (as) conversavam, a menina que fora chamar Mussa (as), sugeriu ao pai que empregasse o hóspede para cuidar dos animais, argumentando que um bom empregado é aquele que é forte e honesto. Segundo os comentadores do Al-Qur’án, o pai, estranhando a forma como a filha definira a pessoa de Mussa (as) , perguntou-lhe:

“Como é que tu sabes que ele é forte e honesto?”

Ela respondeu: “Eu vi-o a tirar sozinho com aquele balde grande, a água do poço, e só um homem forte o podia conseguir. E quanto à sua honestidade, quando fui chamá-lo, assim que me viu, baixou logo o seu olhar, não me olhando de forma atrevida, e na vinda para cá pediu-me para que eu caminhasse atrás dele para evitar a tendência à atração sexual e o guiasse através de sinais.”

O pai, satisfeito com a observação feita pela filha, voltou-se para Mussa (as) e disse: “Se aceitares tomar conta dos meus cabritos durante oito anos, em troca dar-te-ei a mão de uma destas minhas filhas em casamento. E se permaneceres mais dois anos, será ótimo, pois terás pago o seu dote.” Mussa (as) sendo estranho naquela zona e necessitando de trabalho e abrigo, não se fez de rogado e aceitou a proposta. Relativamente ao tempo de permanência, disse que deixava tal questão ao critério do pai das meninas. Depois do consentimento de ambas as partes, realizou-se o casamento com a mais nova das duas moças e com a fixação do tempo como dote.

Este episódio indica-nos que não é vergonha para um pai crente, propor e escolher um homem justo e piedoso para tomar a sua filha em casamento. Omar (r) também propôs a sua filha Hafssah quando esta enviuvou. Ofereceu-a primeiro a Ussmán (r), mas já que este não se manifestou interessado, avançou a mesma proposta a Abu Bakr(r). Mas finalmente, Hafssah casou-se com o Profeta Muhammad (s).

Nos nossos tempos, por haver muita hipocrisia e talvez por se achar vergonhoso, os pais de uma menina nunca tomam a iniciativa, havendo homens religiosos e justos e assim, as meninas perdem a oportunidade de se casarem, acabando por viver solteiras por toda a vida devido à imprudência dos pais.

Segundo alguns comentadores, a esposa de Mussa (as) chamava-se Safura (Séfora na Bíblia), e o seu sogro chamava-se Jetro (Shoaib), sacerdote de Madian.

Assim, Mussa (as), ainda de acordo com comentadores, permaneceu em Madian dez anos, cumprindo o tempo fixado nas condições propostas para o seu casamento e dote, partindo depois com a sua mulher rumo ao Egipto. À sua partida, levou consigo todos os cabritos que haviam nascido naquele ano (de partida), oferecidos pelo sogro.

Apesar do perigo que o esperava e o receio de ser castigado, depositou confiança em ALLAH. Ele cria que ALLAH o protegeria, pois queria libertar a sua gente da opressão e escravatura a que estava sujeita. Segundo a Bíblia, durante o período em que esteve na casa do sogro, Mussa (as) teve um rapaz a quem deu o nome de “Gerson”, nome associado à sua condição de imigrante (segundo as suas palavras: Eu sou um imigrante num país estrangeiro). Era uma recordação para a família da sua estada fora da sua terra.

MUSSA (AS) RECEBE A PROFECIA

Num belo dia, encontrando-se já bastante longe de Madian, diante do Monte Sinai, no deserto e numa noite fria, Mussa (as) tentava em vão fazer lume usando o método primário de fricção de pedras. De repente, ao olhar para o vale, avistou algo como fogo a brilhar. Disse à mulher para que o esperasse ali enquanto ia buscar lume, e caso encontrasse alguém por lá, pedir-lhe-ia que lhe indicasse o caminho, pois estavam perdidos. Chegado ao local (Monte Tur) onde julgava ver e poder encontrar lume, Mussa (as) ficou admirado, pois era estranho que tal lume iluminasse apenas o local e as árvores e nada se queimava. Notou ainda que o lume não fazia fumo, era limpido e que à medida que se tentava aproximar dele, mais se distanciava. Mussa (as) assustou-se e receou pela sua vida, mas:

“Quando Mussa se aproximou (do fogo) foi chamado: Ó Mussa ! Eu sou o teu Senhor, descalça-te pois estás no vale sagrado de Tuwá. Eu já escolhi-te para seres o Meu mensageiro, portanto oiça com atenção o que te vai ser revelado.Ó Mussa! Eu sou ALLAH, o Senhor dos mundos. Não existe outra Divindade fora de Mim, portanto adora-Me e faça o Salát (oração) em recordação a Mim.” [Al-Qur’án 20:11-14]

E noutro versículo consta:

“Mas quando (Mussa) lá chegou, foi chamado: Bendito seja quem está no fogo e quem está em volta do fogo! E glória a ALLAH, o Senhor dos mundos! Ó Mussa! Na verdade, sou Eu ALLAH, o Poderoso, o Sábio.” [Al-Qur’án 27:8-9]

E consta na Bíblia, Êxodo 3:

“1. E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Madian; e levou o rebanho atráz do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe;

2. E apareceu-lhe o anjo do Senhor e uma chama de fogo do meio de uma sarça; e olhou e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

3. E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima;

4. E vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: eis-me aqui;

5. E disse: Não te chegues para cá, tira os teus sapatos dos teus pés, porque o lugar em que tu estás é Terra Santa;

6. Disse mais: Eu sou o Deus do teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isáque e o Deus de Jacob. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.”

A obrigatoriedade de descalçar, ato ainda hoje praticado pelos muçulmanos quando entram no Massgid, por se tratar de um lugar sagrado e também para que os pés toquem o local sagrado, remota ao tempo de Mussa (as) a quem ALLAH ordenou-lhe para que descalçasse naquele vale sagrado, como sinal de respeito. E não só, o ato de descalçar também é gesto de humildade, pois ALLAH gosta dos humildes.

E assim, Mussa (as) acabava de ser escolhido como um dos grandes
mensageiros de ALLAH, tendo sido incumbido de transmitir a mesma mensagem transmitida pelos profetas anteriores, para libertar também os Banu Issra’il da escravatura e para guiar o Fir’aun.

Ainda no vale sagrado, Mussa (as) tinha na sua mão um cajado. ALLAH perguntou-lhe:
“Ó Mussa! O que é que tens na tua mão direita? (Mussa) respondeu: É o meu cajado, uso-o quando estou apascentando os cabritos e também para arrancar as folhas das árvores para dá-las aos cabritos e também utilizou-o noutras coisas.” [Al-Qur’án 20:17-18]

ALLAH bem sabia o que estava na mão de Mussa (as), pois Ele é o conhecedor de tudo. Mas queria que Mussa (as) tivesse a certeza daquilo que estava na sua mão, pois em breve aquilo transformar-se-ia em serpente e ao ver isso, ele talvez pensasse que afinal sem se aperceber tinha uma serpente na mão e não um cajado.

OS SINAIS DE ALLAH

ALLAH pretendia que Mussa (as) encarasse o teste dos mágicos (vide mais adiante). Ordenou-lhe que atirasse o cajado ao chão:

“Ele disse: Atira-o ao chão, ó Mussa. Quando ele o atirou, transformou-se numa serpente (cobra) que se movia.” [Al-Qur’án 20:19-20] .

Este era um treino para o milagre que iria acontecer, em que o seu cajado seria transformado numa cobra verdadeira, mudando de natureza, quando Mussa o atiraria perante os mágicos. ALLAH queria que Mussa não ficasse assustado nem alarmado com isso. Mas Mussa ficou assustado e virando as costas tentou fugir, atitude própria do ser humano nestas circunstâncias; mas ALLAH tranquilizou-o dizendo:

“Ó Mussa ! Pega nisso e não tenhas medo; Nós volvê-la-emos ao seu estado inicial e original.”
[Al-Qur’án 20:21].

Depois de ALLAH o tranquilizar, Mussa sem qualquer medo pegou na sua “serpente” que voltara ao seu estado original de cajado. Glórias para ALLAH, o Todo Poderoso, que fez um cajado com duas características!

E depois instruiu-lhe também sobre a magia que os mágicos iriam confrontar com ele:
“Atira ao chão o teu cajado! E quando o viu mover-se como se fosse uma cobra, virou as costas fugindo, e não voltou atrás.” [Al-Qur’án 28:31] .

Aqui é importante verificar a expressão de ALLAH: “Como se fosse uma cobra”. Desta vez, o cajado de facto não se transformou numa verdadeira cobra, mas Mussa (as) viu-o “como se fosse uma cobra”.
Esta era a instrução sobre a magia que os mágicos iriam fazer com que Mussa (as) visse as suas cordas a aparecerem como cobras. Assim, ALLAH instruiu Mussa (as) duma maneira prática, antes de ele confrontar-se com os mágicos, acerca daquilo que iria acontecer com ele, por meio de dois factos: o milagre da transformação do cajado em verdadeira cobra e também sobre a magia que lhe seria mostrada quando ele enfrentasse os mágicos de Fir’aun.

Depois, ALLAH ordenou à Mussa (as) que tocasse na sua axila com a sua mão e retirando-a de seguida, pois sairia brilhante sem manchas e sem qualquer tipo de doenças.

Estes foram os dois grandes sinais recebidos por Mussa (as) por parte de ALLAH para confirmar a sua profecia e reforçar o seu coração. E também para demonstrar que ALLAH é o Criador, e que com “Kun” (seja), Ele pode transformar o que quiser.

A seguir foi-lhe ordenado para que dirigisse ao Fir’aun, afim de este cumprir com o objetivo para o qual fora criado, mostrando-lhe o caminho reto, o caminho da salvação, pois ele e sua gente haviam-se tornado rebeldes, arrogantes, desobedientes e opressores, e também para que libertasse os Banu Issra’il da escravatura e opressão do Fir’aun.

ALLAH disse a Mussa (as) : “Tens essas duas provas da parte do teu Senhor para apresentares ao Fir’aun e à sua gente. E com isso ALLAH reforçará a tua palavra, vai pois ter com eles, para tirá-los da escuridão para a luz”.

Mussa (as) disse a ALLAH: “Ó meu Senhor! Eu receio ir ter com eles, pois sabendo que acidentalmente eu matei um egípcio, podem matar-me, e também receio que eles irão desmentir-me. Já que me honraste com a profecia, dilata o meu peito, enche-o com luz, faça com que eu cumpra esta missão. Desata o nó que tenho na minha língua para que as pessoas me percebam com facilidade. O meu irmão é mais eloquente do que eu, portanto agracia-o também com esta honra de profecia para juntos cumprirmos esta tarefa”.

Segundo alguns historiadores, quando Mussa (as) era ainda pequeno, certa vez Fir’aun colocou-o no seu colo e Mussa (as) puxou-lhe a barba. Segundo outros historiadores, Mussa (as) tirou-lhe a coroa da cabeça, colocando-a na sua. Fir’aun ficou muito irritado com aquele gesto do pequeno Mussa (as) e quis matá-lo, mas a sua esposa Ássia disse: Não! Não o mate, pois ele é pequeno e não tem noção daquilo que faz.

Mas porque estava furioso, o Faraó disse: Vamos pô-lo em teste. Mandou vir dois pratos, um com frutas e outro com carvão aceso, para ver qual deles Mussa (as) iria escolher. Mussa (as) quis estender a sua mão para o prato de frutas, mas um anjo desviou-a para o carvão aceso, levando-o à boca. Esta imprudência, própria de crianças, provocou-lhe um defeito na língua; ele gaguejava, sendo por isso que o Faraó dizia acerca de Mussa (as):

“Acaso não sou preferível relativamente a este desprezível (indivíduo) que mal se pode expressar?” [Al-Qur’án 43:52].

Infelizmente esta passagem foi mencionada por alguns comentadores mufasserines) nos seus comentários do Al-Qur’án e tornou-se muito conhecida no seio dos muçulmanos. Porém, a verdade é que ela faz parte das lendas Issrailiyát que não encontram base alguma no Islam. Talvez até podem ser imaginações inventadas por alguns muçulmanos e que depois passaram de boca em boca.

Na realidade, esta passagem não tem algum valor religioso ou mesmo científico para nós os muçulmanos, pois não consta no Al-Qur’án nem nos Hadices do profeta Muhammad , que são as únicas fontes credíveis para histórias de qualquer profeta.

Esta passagem é contra a própria lógica, pois como é que uma criança pode pegar carvão aceso e colocá-lo na sua boca sem que a sua mão seja afetada ou queimada? E como é que queimou a língua sem os lábios se queimarem?

ALLAH tranquilizou Mussa (as) e disse-lhe:
“Vá com esta missão perante o Fir’aun e mostra-lhe o caminho reto. Eles não poderão prejudicar-te em nada, pois o Nosso apoio está contigo, e os sinais que Nós te demos, ajudar-te-ão a ter êxito e finalmente serás vitorioso, e vamos aceitar o teu pedido de honrar o teu irmão com a profecia e incluí-lo na tarefa, e olhai, falai suavemente quando vos dirigirdes a Fir’aun, para que ele aceite o conselho e tenha temor a ALLAH e deixe a arrogância e a injustiça!”

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Deus do universo.
Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Deus).