sexta-feira, setembro 18, 2015

A Vida do Profeta Abraão

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Abraão (Ibrahim), paz esteja com ele, não era Judeu nem tão pouco Cristão; mas era "hanif" (sincero e avesso a todos os credos falsos), e submetido à vontade de Deus (Muçulmano), e nunca foi politeísta. 

Na verdade, entre as pessoas, os mais achegados a Abraão, são aqueles que o seguiram, assim como (são) 
este Profeta (Muhammad) e os que (com ele) creem: E Deus é o Protector dos crentes. (Capítulo Al'Imran 
3:67-68).

O Profeta Abraão é um dos Profetas mais referidos no Alcorão e é distinguido por Deus (ár. Allah) para que dê um exemplo ao povo. Ele passou a mensagem de Deus ao seu povo que adorava ídolos e preveniu-os ara que temessem Deus. O seu povo não escutou os seus avisos, pelo contrário, ficaram contra ele. Quando a opressão das suas gentes aumentou de intensidade, o Profeta Abraão teve de partir, juntamente com a sua mulher, o Profeta Lut e alguns outros.

O Profeta Abraão descendia do Profeta Noé. O Alcorão diz também que ele seguia a Via de Noé: Que a paz esteja com Noé, entre todos os povos! 

Na verdade, assim Nós recompensamos os benfeitores. Pois ele era um dos Nossos servos crentes. Logo, afoga-mos os demais. Sabei que entre aqueles que seguiram a sua Via estava Abraão». (Capítulo As-Sáffat – 37:79-83).

No tempo do Profeta Abraão (paz esteja com ele) muitas das gentes que habitavam as planícies da Mesopotâmia adoravam os céus e os astros. O seu maior deus era "Sin", o deus-Lua. O deus-Lua era personificado num homem com longas barbas e trajando uma túnica enfeitada por uma lua em forma de crescente. Além disso, estas gentes elaboravam muitas esculturas e imagens destes deuses e adoravam-nas. 

Este era um culto deveras alargado que encontrara o seu local ideal no Médio Oriente, e portanto aí se mantivera por um vasto período de tempo. Os povos da região continuaram a adorar estes deuses até cerca de 00 A.C.. Como consequência deste culto, foram erigidas nas regiões que se estendiam da Mesopotâmia ao interior da Anatólia, construções conhecidas como "Zigurates", que eram utilizadas com locais de vigia e templos, e onde alguns deuses, como principalmente o deus-Lua "Sin", eram adorados.

Este credo, só revelado por escavações arqueológicas no presente, pode ser encontrado no Alcorão. Como mencionado no Alcorão, o Profeta Abraão (a.s.) recusou-se a adorar estas divindades e voltou-se unicamente para Deus, a única divindade verdadeira. No Alcorão, a conduta do Profeta Abraão a.s.) é relatada como se segue: «E recorda-te de quando Abraão disse a seu pai Azar: "Tomas tu os ídolos por deuses? Na verdade, eu vejo-te, a ti e ao teu povo em manifesto erro". E assim Nós mostramos a Abraão o reino dos céus e da terra, para que ele se contasse entre os persuadidos. 

Quando a noite se tornou negra, ele viu por cima e si uma estrela: ele disse: "Este é o meu Senhor". Mas quando esta desapareceu, disse: "Não amo as coisas que desaparecem". quando viu a lua levantar-se, disse: "Este é o meu Senhor". Mas quando esta desapareceu, disse: "A não ser que o meu Senhor me guie, estarei, certamente, entre as gentes perdidas".

Quando viu o sol levantar-se, disse: "Este é o meu Senhor: este é o maior". Mas quando este desapareceu, disse: "Ó meu povo! Estou, na verdade, libertado de tudo isso que associais ao Senhor. Eu volto a minha face para Aquele que criou os céus e a terra, como um hanif (monoteísta), e não me conto entre os idólatras"». (Capítulo Al-Anám – 6:74-79).

No Alcorão, o local de nascimento do Profeta Abraão e os locais onde viveu não são descritos detalhadamente. Mas é insinuado que, tanto o Profeta Abraão como o Profeta Lut, viveram em locais próximos na mesma altura. Pois os anjos enviados ao povo de Lut tinham anteriormente aparecido ao Profeta Abraão para lhe dar as boas novas da gravidez de sua mulher.

Uma questão importante relativa ao Profeta Abraão patente no Alcorão, que não é mencionada no Antigo Testamento, é a da construção da Caaba (ár. Ka'bah). No Alcorão, a Caaba é construída pelo Profeta Abraão e pelo seu filho Isma'il (paz esteja com eles). 

Na atualidade, o único facto que se conhece relativamente ao passado da Caaba é que esta é considerada um lugar sagrado desde tempos remotos. 

Portanto a colocação dos ídolos na Caaba durante a Idade da Ignorância (ou Obscurantismo), anterior ao Profeta Muhammad (Maomé), a paz esteja com ele, é consequência da degeneração e distorção da religião sagrada anunciada pelo Profeta Abraão.

O Profeta Abraão de acordo com o Antigo Testamento .O Antigo Testamento é provavelmente a fonte mais detalhada sobre o Profeta Abraão. De acordo com o relato, o Profeta Abraão nasceu por volta de 1900 A.C., na cidade de Ur, uma das mais importantes cidades daquele tempo, que ficava no sudeste das planícies da Mesopotâmia. Quando nasceu, o Profeta Abraão não foi chamado Abraão mas sim Abrão. O seu nome seria mudado por Deus (YHAWEH), mais tarde. 

Um dia, de acordo com o Antigo Testamento, Deus pediu a Abrão para se deslocar, deixando a sua terra e o povo, ir para um país indefinido e dar início a uma nova comunidade aí. Abrão, aos 75 anos, escutou isto 
e pôs-se a caminho com sua estéril esposa Sarai ─ que mais tarde é referida como "Sarah", que significa princesa ─ e seu sobrinho, Lut. Enquanto viajavam para a Terra Escolhida, ficaram em Harran por algum tempo, e depois continuaram a sua jornada. Quando chegaram ao reino de Canaan prometido por Deus, foi-lhes dito que este lugar havia sido escolhido especificamente para eles e dado a eles. Quando Abrão alcançou a idade de 99 anos, ele fez um acordo com Deus e o seu nome foi mudado para Abraão. 

Morreu aos 175 anos e está enterrado numa cave do Machpelah, perto da cidade de Hebron (el-Kaalil), situada na Margem Ocidental, que está sob ocupação de Israel, actualmente. Esta terra comprada pelo Profeta Abraão por uma certa quantidade de dinheiro, é a primeira propriedade sua e de sua família na Terra Prometida.

Local de Nascimento do Profeta Abraão, de Acordo com o Antigo Testamento foi sempre uma questão de debate. Enquanto os Cristãos e os Judeus dizem que o Profeta Abraão nasceu no Sul da Mesopotâmia, o pensamento prevalecente no mundo Islâmico é que o seu local de nascimento fica em redor de Urfa-Harran. Alguns novos achados mostram que as teses dos Judeus e Cristãos não refletem completamente a verdade.

Os Judeus e os Cristãos baseiam-se no Antigo Testamento para dizerem que o local de nascimento do Profeta Abraão fica no sul da Mesopotâmia. Após o nascimento do Profeta Abraão e criação na cidade, diz-se que ele foi para o Egipto e alcançou o Egipto ao fim de uma longa jornada na qual passou à volta de região de Harran, na Turquia.

Contudo, uma cópia do Antigo Testamento encontrada recentemente gerou sérias dúvidas acerca da precisão desta informação. Nesta cópia Grega do Séc. III A.C., que é considerada ser a mais antiga cópia do Antigo Testamento que foi encontrada, o nome da cidade de "Ur" nunca foi mencionado. Atualmente, muitos investigadores do Antigo Testamento dizem que a palavra "Ur" não é precisa no manuscrito ou no subsequente acrescentamento. Isto implica que o Profeta Abraão não nasceu na cidade de Ur, e talvez nunca tenha estado na região da Mesopotâmia durante a sua vida.

Além disso, devia saber-se que os nomes de algumas localidades, e as regiões que elas implicam, podiam ter mudado com o tempo. Assim há dois milênios atrás, a Mesopotâmia implicava uma região mais a norte, mesmo alcançando até Harran, e espalhando-se pelas terras Turcas. Contudo, mesmo se for aceite que a expressão planície da Mesopotâmia esteja implícita no Antigo Testamento esteja certa, seria incorreto pensar que a Mesopotâmia de dois milênios atrás e a Mesopotâmia de hoje sejam os mesmos locais.

Mesmo que haja sérias dúvidas e desacordos sobre a cidade de Ur, que é indicada como o local de nascimento do Profeta Abraão, há um consenso comum sobre o facto de que Harran e aquela região eram locais onde o Profeta Abraão viveu. Mais ainda, uma curta pesquisa feita sobre o Antigo Testamento indicaria alguma informação apoiando o facto de que o local de nascimento do Profeta Abraão foi Harran. Por exemplo, no Antigo Testamento, a região Harran é designada com a "Região de Aram" (Génesis, 11/31 e 28/10). Diz-se que aqueles que vieram da família do Profeta Abraão se apresentam como "filhos de um Arami" ─ (Deuteronómio, 26/5). A identificação do Profeta Abraão como um Arami mostra que ele viveu nesta região.

Nas fontes Islâmicas, há uma forte convicção de que o local de nascimento do Profeta Abraão é Harran e Urfa. Em Urfa, que é chamada a "cidade dos Profetas" há muitas histórias e lendas acerca do Profeta Abraão.

Porque foi o Antigo Testamento Alterado? O Antigo Testamento e o Alcorão descrevem dois diferentes Profetas chamados Abraão. No Alcorão, o Profeta Abraão é enviado para um povo idólatra como mensageiro. Seu povo adora os céus, as estrelas, a lua e vários ídolos. Ele luta contra o seu povo, tenta reverter as suas superstições e crenças, e inevitavelmente agita a inimizade de toda a sua comunidade, inclusive seu pai.

Atualmente, nada disso é mencionado no Antigo Testamento. O lançamento do Profeta Abraão ao fogo e a destruição dos ídolos da sua comunidade não têm lugar no Antigo Testamento. O Profeta Abraão é, em geral, representado como o antepassado dos Judeus no Antigo Testamento. É evidente que esta posição no Antigo Testamento é figurada pelos chefes da comunidade Judaica procurando trazer o conceito de "raça" à ribalta. Os Judeus que acreditam que são o povo escolhido eternamente e tornados superiores por Deus, deliberada e voluntariamente, alteraram o seu Livro Divino e fizeram aumentos e cortes de acordo com esta fé. Eis porque o Profeta Abraão é meramente figurado como antepassado dos Judeus no Antigo Testamento. 

Os Cristãos que acreditam no Antigo Testamento pensam que o Profeta Abraão é o antepassado dos Judeus, mas com uma só excepção; de acordo com os Cristãos, o Profeta Abraão não é Judeu mas sim Cristão. Esta posição dos Cristãos, que não ligavam ao conceito de raça tanto como os Judeus, causou o desacordo e lutas entre as duas religiões. Deus traz a seguinte explicação a estes argumentos no Alcorão: 
«Ó Povos do Livro! Porque disputais a respeito de Abraão, uma vez que a Tora e o Evangelho só foram revelados depois dele? Não compreendeis isto?Vós sóis os que disputais sobre aquilo de que apenas tendes algum conhecimento; então, porque disputais sobre aquilo de que não sabeis? E Deus sabe, e vós não sabeis.

Abraão não era Judeu nem tão pouco Cristão; mas era "hanif" (sincero e avesso a todos os credos 
falsos) e submetido à vontade de Deus (muçulmano), e nunca foi politeísta. 

Na verdade, entre as pessoas, as mais chegadas a Abraão são aquelas que o seguiram, assim como (o são) este Profeta (Muhammad) e os que (com ele) creem: e Deus é o Protetor dos crentes”». (CapítuloAl-Imran - 3:65-68).

No Alcorão, sendo muito diferente do que está escrito no Antigo Testamento, o Profeta Abraão é uma pessoa que avisou o seu povo para que temessem Deus e que lutou contra eles para esta finalidade. A partir da sua juventude, ele avisou o seu povo, que era adorador de ídolos, e aconselhou-os a desistirem dessa prática. O seu povo reagiu ao Profeta Abraão, tentando matá-lo. 

Tendo escapado desta malvadez do seu povo, o Profeta Abraão, finalmente, afastou-se destes eventos, emigrando.

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 09/09/2015