sexta-feira, março 15, 2019

RAJAB, O MÊS DE PAZ E PLURALISMO


Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islam, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
Rajab é o sétimo mês do Calendário Lunar Islâmico. Este mês é um prelúdio para o Ramadão, o nono mês do Calendário Islâmico no qual os muçulmanos são ordenados a observar o jejum do nascer ao pôr do sol. É também um dos quatro meses sagrados para além de, Muharram (mês islâmico 1), Dhū al-Qaʿdah (mês islâmico 11), Dhu al-Ḥijjah (mês islâmico 12).
Além disso, é também o mês lembrado por um dos eventos mais sagrados a ter lugar na história do Islam, quando um ser humano foi escolhido, pelo Criador do universo, para visitar o mundo reservado para a Vida Futura.
Esse evento é conhecido como Al Isra 'wal Miraj e ocorreu no dia 27 de Rajab com as suas dimensões misteriosas, ainda incompreensíveis para a mente humana. Isra é uma palavra árabe que se refere à miraculosa viagem noturna do Profeta Muhammad SAWS, de Meca a Jerusalém - especificamente, ao local da Mesquita de al-Aqsa em Jerusalém - como mencionado na Surah Al-Isra, no Alcorão.
Acredita-se que tenha sido seguida pelo Mi’raj, a sua ascensão ao céu. De acordo com alguns dos estudiosos do Hadith, esta jornada ocorreu pouco mais de um ano antes de o Profeta Muhammad SAWS migrar de Makkah para Madinah.
Os estudiosos muçulmanos concentraram-se em atos de adoração recomendados durante este mês. Por exemplo, alguns estudiosos apresentaram alguns Ahadith (ditos do Profeta) recomendando o jejum pelo menos uma vez no mês de Rajab.
Em essência, o mês de Rajab e os eventos ocorridos nele destacam três características importantes:
- Conflitos e hostilidades devem chegar ao fim para alcançar a paz e o compromisso com a orientação divina.
- Os seres humanos têm a capacidade de atingir o pico da sua existência, aprendendo sobre o futuro.
- O Islam é a continuação da orientação divina e o objetivo principal da fé é reverenciar, respeitar e deliberar a diversidade da orientação divina.

Caminho para a paz
Rajab é declarado um mês sagrado, portanto todas as hostilidades devem terminar neste mês. Embora a orientação divina sempre tenha encorajado a humanidade a abster-se de executar a sua raiva em ações desfavoráveis, há uma ênfase especial feita durante os quatro meses sagrados, pois fornece um lembrete de um mês. O foco ajuda a reconhecer e controlar os seus egos e desejos e a abster-se de atos de ódio, de se vingar, especialmente se isso infligir danos aos outros. A idéia é simples, que durante quatro meses num ano, uma compreensão universal no sentido de um quadro ético que as pessoas concordam em auto-restringir e trabalhar em prol da paz, de uma forma comprometida e dedicada. As pessoas são encorajadas a não se entregar a nada que possa levar a conflitos em casa ou no mundo em geral. Esse tipo de pensamento seria suficiente para permitir que as pessoas vivam apaz ao longo do ano, garantindo que a mensagem da santidade da vida humana seja preservada.
Pico da Humanidade
De uma perspectiva islâmica, a experiência de Isra e Miraj, jornada para Jerusalém e, em seguida, a ascensão aos céus numa noite, é um evento significativo na história da humanidade. Pela primeira vez, um Mensageiro de Deus foi convidado aos céus para experimentar os mundos que ainda estão para surgir e, então, relatá-lo aos crentes. O que é significativo é que um ser humano atingiu um pico de proporções incomparáveis que ainda está além da compreensão humana. Obviamente, está implícito que somente um ser humano abençoado com falhas mínimas foi autorizado a ter essa experiência. O evento conecta a humanidade com o Futuro e garante aos crentes que está ao alcance de todo ser humano.
Caminho para o pluralismo
O Profeta Muhammad SAWS na sua ascensão ao céu, foi primeiro levado a Jerusalém. Porque é que existiu esta paragem? Por que não foi direto? Esta é uma questão muito significativa, uma vez que enfatiza a unidade de todas as religiões monoteístas e sublinha o compromisso de todas as comunidades religiosas de se respeitarem mutuamente. Não havia local de culto muçulmano em Jerusalém naquela época. Havia símbolos da fé judaica e cristã. Havia os sabeus também presentes. A presença do Profeta nas terras sagradas estabelece o princípio do pluralismo religioso e da unidade das religiões monoteístas. Em vez de se engajar em conflitos, essas religiões devem trabalhar de mãos dadas, para garantir que as pessoas desenvolvam uma melhor compreensão das suas relações com o divino.
Estas foram às mensagens essenciais que o mês de Rajab destaca. Alguns dos atos de adoração recomendados incluem uma ênfase na adoração que, geralmente, é aceito para aumentar a espiritualidade de uma pessoa. Por exemplo:
1. O Profeta SAWS jejuou todas as segundas e quintas--feiras, conforme documentado em muitos Ahadith autênticos.
2. O Profeta SAWS recomendou fazer zikr (lembrar de Deus).
3. Finalmente, o Profeta SAWS sempre pediu aos seus seguidores que dessem aos pobres e necessitados o tempo todo.
Esses atos de adoração preparam a pessoa para saudar o mês do Ramadan
Obrigado. Wassalam (Paz).
M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica Portuguesa.