sexta-feira, janeiro 23, 2015

A GRANDEZA DO PROFETA MUHAMMAD - SAAS

Centro Islâmico de Brasília-DF

Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Assunto : A GRANDEZA DO PROFETA MUHAMMAD(que a paz as benção de Allah esteja com ele)

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre a grandeza do Profeta Muhammad(que a paz as benção de Allah esteja come ele). Quando aceitaram o Islam Akrama Ibin Abi Jahal e Safwan bin Umayya, o Profeta Muhammad(SAAW) recebeu-os com grande felicidade mesmo aceitando o Islam depois de muito tempo, porém antes eles eram grandes inimigos do Islam e tinham um ódio contra o Profeta. O pai de Safwan que era Umayya bin Khalaf torturou seu escravo Bilal colocando uma pedra grande sobre seu corpo, e perseguia os muçulmanos em todas as partes para combater o Islam. E na Batalha de Badr quando Bilal combatia a favor do Islam viu os incrédulos e a frente deles estava Umayya, no qual Bilal falou que eles não teriam o gosto da vitória e que Umayya não passaria deste dia e assim foi. 

E quando conquistaram e abriram Meca da mãos dos incrédulos quem estava na frente dos muçulmanos era seu filho Safuwan. E Akrama que tinha o título de « O faraó desta Ummah » tamanho o ódio e inimizade contra os muçulmanos, que combatiam os muçulmanos a qualquer custo, tanto que era conhecido como Abu Jahal (pai da ignorância) tamanha sua crueldade para a mensagem do islam e com os muçulmanos. Também seu filho Akrama foi um dos que abriram e libertaram Meca dos incrédulos. Tanto Akrama e Sufwan eram muito extremistas e não desejam paz, só procuravam combater o Islam dentro e fora de Meca, e em outras cidades na península arábica , e o Islam só desejavam que as pessoas aceitassem o Islam de coração, e serem perdoados de seus pecados e amarem o Islam, este era o desejo do nosso amado Profeta Muhammad(SAAW) que as pessoas aceitassem o Islam e que aparecesse a verdade a todos. 

A misericórdia do Profeta Muhammad(SAAW) em servir a Allah(Louvado Seja) e mostrar a Unicidade de Allah(Louvado Seja) para todos. Não obrigava as pessoas a aceitarem o Islam, esse sentimento deveria ser puro e verdadeiro vindo de seus corações. Tanto que o nosso amado Profeta(SAAW) não desejava poder e nem riquezas, e queria que todos fossem testemunha que seu dever era divulgar a mensagem de Allah(SWT). Certa vez veio ao Profeta Muhammad(SAAW) Umaryr ibn Wahab e disse : « O Profeta de Allah Sufwan Bin Umayya que era um dos líderes dos incrédulos fugiu em direção ao mar, temendo por sua vida, pediu que o Mensageiro de Allah lhe desse proteção e salvo-conduto, e que enviasse um sinal de sua palavra, assim o profeta Muhammad(SAAW) enviou sua túnica(seu turbante) e deu a Umary para mostrar que havia dado segurança e proteção e salvo-conduto a Sufwan Bin Umayya que ele poderia voltar em segurança, mostrando como o Profeta Muhammad(SAAW) era o mais excelente, justo e tolerante dos homens. 

Assim Sufwam voltou a Meca e presenciou a Batalha Hawazin em Hunayn no qual o profeta pediu emprestado armas e guarnições de Sufwan, por ele ser negociador de armas, sem obriga-lo a fazer, e que esse pedido seria amigável, e Sufwan encaminhou-se junto a guerra para cuidar de suas armas e a favor do Profeta Muhammad(SAAW), com a vitória dos muçulmanos e viu como Profeta Muhammad(SAAW) distribuia os despojos de guerra e Sufwan observava, e o Profeta perguntou se ele desejava os camelos do despojo, respondendo que sim, sabendo que ele era politeista não tinha direito aos despojo, porém o Profeta Muhammad(SAAW) com sua generosidade deu a Sufwan cem camelos, dizendo Sufwan que essa atitude não é de uma pessoa normal só de um Profeta poderia ter tal ação, depois de todo o mal que havia feito contra os muçulmanos, neste momento Sufwan proferiu seu testemunho de Fé, se tornado um muçulmano sincero e dedicado caminho de Allah(SWT). E a outra história com Akrama, sua mulher Umm Hakim havia aceitado o Islam, quando Meca foi libertada da incredulidade, e ela veio ao Profeta (SAAW) pedir que desse segurança salvo-conduto para seu marido Akrama que havia fugido e assim o Profeta Muhammad(SAAW) deu a Akrama segurança e salvo-conduto, mostrando mais uma vez a grandeza a generosidade e justiça que o Profeta (SAAW) tinha.

E ao voltar para Meca o Profeta (que a paz e benção de Allah esteja com ele) orientou seu companheiros para não isultar seu pai Abu Jahal, pois as pessoas mortar causa tristesa nas pessoas vivas, e as ofensas não alcanção os mortos. E o Profeta Muhammad(SAAW) convidou a Akrama a aceitar o Islam e estabelecer a oração e pagar o Zakat e realizar todas as outras obrigações de um muçulmano ; e Akrama respondeu : que o Profeta só tem chamado para o que é verdadeiro, assim Akrama fez o testemunho de Fé, aceitando o Islam. Ainda pedindo ao Profeta Muhammad(SAAW) que suplicasse pedindo perdão a Allah(SWT) por toda a hostilidade contra o Profeta e contra os muçulmanos que ele havia causado, e o Profeta respondeu com a oração. « O Senhor, perdoa-lo por toda hostilidade que dirigiu contra mim e de toas as expedições contra o Islam, perdoa-lo por tudo que ele disse ou fez contra mim na minha presença ou ausência. Assim é o nosso amado Profeta sempre desejando o bem e orientando seus companheiros para agirem da melhor forma e que essas ações sejam duradouras durante toda a vida. Desta forma os companheiros do Profeta Muhammad(SAAW) andavam e dedicavam de corpo e alma no caminho de Allah(Louvado Seja) ; e neste caminho conseguiram vitórias sobres os imperadores de outras nações. Os companheiros do Profeta, se baseavam sobre duas ações, primeiro a mensagem que Allah(SWT) enviou através de seu Anjo letra por letra que não foi perdida o Alcorão Sagrado ; e a Sunnah do Profeta Muhammad(SAAW), que os companheiro se espelhavam e agiam como nosso amado Profeta orientou e ensinou. Não existe modificação da mensagem enviada, continua fiel a que foi transmitida ao Profeta Muhammad(SAAW). E quando morreu nosso Profeta (que a paz e a benção de Allah esteja com ele) a mensagem havia chegado só na Península Arabica, e os companheiros continuando a divulgação da mensagem chegando ao mundo todo, mesmo com todas as dificuldades e barreiras, tirando o ser humano da ignorância e da falsidade para luz do Islam, que é a crença de um Deus Único Allah(Louvado Seja). 

O ensinamento do Profeta aos companheiros foi outro milagre como foi o Alcorão Sagrado, pois o Profeta Muhammad(SAAW) se dedicou ao máximo para mostrar aos companheiros o melhor caminho do Islam e temendo a Allah(SWT) e não apegar as coisas mundanas e adorar somente Allah(Louvado Seja). Quando uma pessoa dedica seu tempo na recordação de Allah(SWT) e de seu mensageiro, eles estão como estivessem carregando perfume de misk, essas ações nos aproxima de Allah(SWT) e ganhamos a Sua benção e a proteção, e nossos corações ficam mais firme e voltado para boas obras. Independentemente da idade dos companheiros e seguidores do Profeta Muhammad(SAAW) na história dos profetas não existiu tamanha devoção e dedicação igual aos do companheiros do nosso amado Profeta Muhammad(SAAW). No período do Profeta Jesus filho de Maria (que a paz de Allah esteja com ele) pregava a unicidade de Allah(Louvado Seja) e sua mensagem, também teve várias dificuldade e perseguição para divulgar a mensagem, vendo essa situação um dos seguidores Pedro defendia e lutava contra os incredúlos, para mostrar que a mensgem é verdadeira, mesmo assim ele foi preso, por tal ação. E em outra caso quando Abu Sufyan capturou Zein Bin Dafina, perguntou a ele : « Onde esta seu Profeta para lhe defender ou ficar em seu lugar ? » respondendo Zein : « que jamais aceitaria que um espinho machucasse o Profeta de Allah » e Sufyan disse : « que jamais havia visto amor tão grande dos companheiros com o Profeta Muhammad(SAAW) » mesmo assim Abu Sufyan matou-o. Pedimos a Allah(SWT) que nos encontre entre os companheiros do Profeta Muhammad( que a paz e benção de Allah esteja com ele).

Ó Allah conceda gloria ao Islam e aos muçulmanos, proteja a unidade de sua religião, destrua os inimigos do Islam. Ó Allah conceda a vitória a sua religião e de seu Livro e a Sunna do Profeta Muhammad (SAAW) Ó Allah conceda piedade a nossas almas. Ó Allah cure aqueles que estão doentes. Ó Allah abençoe as almas daqueles que já morreram. Ó Allah nos pedimos que nos perdoe e tenha misericórdia de nós. “Nosso Senhor! Conceda-nos, na vida terrena, benefício, e, na Derradeira Vida benefício; e guarda-nos do castigo do Fogo.” Que a Paz e as bênçãos estejam com nosso amado Profeta Muhammad sua família, companheiros . E Todo o Louvor a Allah, O Senhor dos mundos!

SWT) = SUBAHANA WA TAALA = (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) = SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A) = RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH = DEUS

UMMAH= NAÇÃO MUÇULMANA

(AS)= ALEIREM SALAM= QUE A PAZ ESTEJA COM ELE

SUNNAH = DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto, a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. Que Allah (SWT) nós perdoe.

Sabemos que não existe imagem do Profeta Muhammad ﷺ Mas há alguma Descrição das suas Feições?

Prezados Irmãos, 

Assalamu Alaikum (A paz esteja convosco):

Respondendo à pergunta que me foi colocada, direi o seguinte:

Deus, Todo-Poderoso, adornou ao Profeta Muhammad (s.a.w.) com as Suas Luzes Divinas e os Seus Modos. A seguir, acrescentou mais, dizendo-lhe: “És certamente de uma natureza sublime” (Alcorão, 68:4).

Os biógrafos do Profeta Muhammad (p.e.c.e.) descrevem que ele não era nem alto nem baixo, mas sim de estatura média. Os ombros eram robustos. Tinha a pele clara, nem escura, nem branca. Tinha uma fronte larga, com sobrancelhas espessas, afastadas, mas com uma chama prateada que brilhava no meio delas. Os olhos eram grandes. Os dentes eram brancos como pérolas. Os cabelos não eram encaracolados, nem lisos, mas entre ambas as coisas. Tinha um pescoço comprido. Tinha um peito robusto, mas delgado. Tinha o peito claro e tinha um linha de pelos entre o peito e o umbigo. Não tinha mais pelos sobre o peito além dessa linha. Tinha ombros largos e peludos. Sobre os ombros, tinha dois selos de profecia.

Todos os seus companheiros costumavam contemplá- -los. O ombro direito tinha um sinal preto e, à volta, alguns pelos grossos como os pelos de um cavalo. Os antebraços eram compridos, os punhos largos. As palmas das mãos eram mais suaves que a seda. Quando colocava a mão sobre a cabeça de uma criança ou de um homem, emanava dele um cheiro agradável a almís-car. Quando se movia, uma nuvem acompanhava-o, pro-tegendo-o do calor do sol. A sua transpiração era seme-lhantes a pérolas brancas e o seu odor semelhante a almíscar e âmbar. Os Companheiros disseram que ja-mais tinham visto algo parecido.

O Profeta Muhammad ﷺ costumava baixar a cabeça em vez de a levantar. Quem o via de longe ficava espan-tado na sua presença. Quem o conheceu intimamente, amou-o. Era o mais belo, tanto no seu aspecto exterior como interior.

Amar ibn al-As (r.a.) disse: “Ninguém era mais querido para mim do que o Sagrado Profeta ﷺ nem aos meus olhos havia alguém mais glorioso do que ele. Tão brilhante era a sua glória que jamais pude contemplar o seu rosto durante muito tempo. Desta forma, se alguém me pedisse que o descrevesse, não seria capaz de o fazer, pois, nunca pude fixá-lo tempo suficiente para isso”. 

O Profeta ﷺ era a pessoa mais corajosa, mais justa e mais generosa. Costumava caminhar entre os seus inimigos, sozinho e desprotegido. Não temia nada deste mundo. Era o homem mais modesto, o mais sincero e o mais piedoso. Nunca falou apenas para passar o tempo, preferia o silêncio à palavra. Nunca mostrou orgulho, embora fosse o orador mais eloquente.

Deus deu ao Profeta Muhammad ﷺ mestria em política e mestria em conduta privada. Embora não soubesse nem ler, nem escrever, Deus elevou-o da terra da ignorância e ensinou-lhe as melhores maneiras e o melhor da ética.

Era o mais gentil dos homens, o mais tolerante e o mais misericordioso, como Deus, ele mesmo, o chamou: “… e é o mais amável e misericordioso” (Alcorão, 9:128). Sorria para todos e a todos dizia brin-cadeiras, mas decentes. Sozinho, chorava e a Deus pedia perdão pela sua Comunidade. Estava continua-mente num estado de contemplação e de meditação. Muitas vezes, costumava sentar-se e rememorar Deus recitando o dhikr. Costumava caminhar, acompanhando as viúvas e os órfãos. Mostrava-se humilde na presença dos descrentes, desejando que estes se convertessem em crentes. Um dia, alguém pediu-lhe que rezasse a Deus para que amaldiçoasse os incrédulos, ao que ele respondeu: “Não fui enviado como maldição, mas sim como misericórdia. Orarei para que sejam guiados porque eles não sabem”.

Convocou todos perante Deus. Nunca humilhou o pobre. Nunca temeu nenhum rei. Sempre elegeu o caminho menos complexo, segundo a vontade de Deus. Sorria-se sem emitir nenhum som, nunca o fazia em voz alta. Dizia sempre: “Ajuda o teu povo”. Costumava mun-gir as suas cabras, ajudar a sua família, remendar as suas roupas. Caminhava descalço para visitar os po-bres, apesar destes serem incrédulos ou hipócritas. Visitava as sepulturas dos crentes e saudava-os. Apren-deu a esgrimir, treinou com o arco e as flechas, andava a cavalo, no dorso dos camelos e dos burros. Comia com os pobres. Aceitava sempre os presentes com gratidão, mesmo que fosse apenas uma colher de sobremesa, e recompensava quem lhos dava. Nunca se alimentou da caridade, mas entregava imediatamente esses alimentos aos pobres. Nunca guardou um dinar ou um dirham em casa, a não ser que fosse para dá-los aos pobres. Nunca regressava a casa antes de ter gastado em caridade tudo o que Deus lhe dera.

Era muito bom para com os familiares e amigos. Incentivava os amigos para que caminhassem à sua frente e caminhava ele atrás. Dizia: “Que nas minhas costas caminhem os anjos”. 

O seu companheirismo era o companheirismo da paciência e da modéstia. Aquele que discutia com ele via nele paciência. Não respondia àqueles que o insul-tavam. Nunca se voltou contra alguém irado e nunca usou uma linguagem rude. Nunca se zangava por si mesmo, mas pelo seu Senhor. Costumava comer com os seus servos. Nunca bateu em ninguém com a mão. Nunca castigou por um erro, sempre perdoou. O seu servo Anas (r.a.) disse: “Em toda a minha vida, jamais ele me questionou ‘por que fizeste isto, ou por que não fizeste aquilo?”

O Profeta Muhammad ﷺ era um exemplo vivo do seguinte versículo Alcorânico:

«Não se equiparam obrar o bem e obrar o mal. Se fores maltratado, responde com uma boa atitude [sabendo desculpar], e então verás que aquele com quem tinhas uma inimizade se converterá no teu amigo fervoroso». (41:34).

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 22/01/2015.

A fé e o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam)

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)

Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e  Misericordioso) - JUMA MUBARAK-                         


A fé em Deus e nos Seus Profetas, é algo difícil de explicar, mas encontra-se enraizado nos nossos corações. Não conhecemos Deus, tal como Ele é. Não chegamos a conhecer os Profetas que Deus enviou na altura dos nossos remotos antepassados. Mas acreditamos em Deus e até assumimos a nossa vivência quotidiana, seguindo os ensinamentos que os Profetas nos deixaram.

Como explicar por exemplo, que apesar de nunca termos visto o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), acabamos por aceitar e seguir a tradição que ele nos deixou?

Esta é a verdadeira fé. Utilizando a nossa capacidade intelectual, chegamos à conclusão de que Algum Ser Superior a nós, criou e comanda este e outros mundos, tarefa impossível de ser concretizada por um ser humano. A fé não é ver,

mas sim acreditar. Sem fé, será impossível o ser humano aproximar-se a Deus e aos Seus Profetas.

Uma das passagens que mais me impressionou, foi a seguinte: O Profeta Muhammad (Salalhu Aleihi Wassalam), uma vez estava com os seus companheiros e disse: “Quando verei eu os meus irmãos?”. E os companheiros perguntaram-lhe surpreendidos, se eles não eram os seus irmãos. E ele respondeu “Vós sois os meus companheiros; mas os meus irmãos serão aqueles que acreditarão em mim sem nunca me terem visto”. –Hadice narrado por Ahmed.

Foi uma verdadeira manifestação de fé. Sem ainda existirmos, o Profeta acreditou e teve fé, de que seriamos os seguidores da mensagem que Deus lhe mandou transmitir.

O íman (fé) do ser humano está em constante modificação; às vezes sobe, e muitas vezes desce. A fé dos anjos encontra-se sempre estacionária. A fé dos Profetas aumentava dia a dia.

Apesar de alguns de nós termos uma fé muito forte, a nossa inteligência e capacidade para entendermos tudo, tem limites. Por isso Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), ensinou-nos de que quando pensarmos em Deus, não devemos reflectir no Seu Ser, mas sim na Sua criação. Ao reflectirmos na Sua criação e em tudo que Deus colocou à nossa disposição, tentaremos melhorar as nossas condições espirituais e até materiais. Na época anterior a Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), as pessoas adoravam diversos ídolos, praticando rituais contrários à religião ensinada pelos nossos anteriores Profetas.  

Refere o Cur’ane “Aquele que rejeita os deuses falsos e crê em Deus, lançou mão a um firme sustentáculo que nunca quebrará.” (Cap.2:256). “Deus é suficiente para mim, não há Deus a não ser Ele. Nele coloquei a minha confiança e Ele é o Senhor do Trono Sublime. (cap.9:129).

Foi uma advertência que durou cerca de 3 anos, até ficar consolidada entre os residentes de Maka e arredores. A partir daí, o Profeta começou a dar ênfase aos restantes pilares da religião (oração, jejum, zakate/ajuda aos necessitados e haje/peregrinação). Sem fé, nunca cumpriríamos qualquer obrigação religiosa.

Se realizarmos alguma tarefa sem termos a fé e a esperança de que obteremos sucessos, o mais certo é fracassarmos nas nossas actividades. Se tivermos fé em Deus e procedermos de acordo com os Seus mandamentos e ensinamentos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), teremos sempre a esperança de obter a recompensa e a satisfação do nosso Senhor e Criador.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. "Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

“Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

22/01/2015