sábado, janeiro 11, 2014

NOS RECORDAR DO NASCIMENTO DO PROFETA MUHAMMAD(QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

Centro Islâmico de Brasília-DF  -Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre em recordar do nascimento do nosso amado Profeta Muhammad(Que a paz de Allah esteja com ele), nós vivemos dias felizes e abençoados por receber a mensagem do Profeta Muhammad(SAAW), que veio para toda a humanidade, a mensagem de perdão para todo o mundo. Nos recordamos neste mês o nascimento do Profeta Muhammad(SAAW), que trouxe luz para os muçulmanos, nos trouxe o Alcorão Sagrado e não podemos afastar do Alcorão, que nos orienta e ensina a melhor forma de viver e recordar de Allah(Louvado Seja). E o nosso amado Profeta(SAAW), desde sua origem, com FÉ e com sua paciência e determinação transmitiu o que foi revelado o Alcorão Sagrado. O Profeta(SAAW) desde seu nascimento estava em viver da forma que Allah(SWT) o orientou dentro do Alcorão Sagrado, nos deixou o Alcorão de forma organizada e clara com as suas explicações para todos os seguidores da FÉ, e sua dedicação de ensinar e transmitir a mensagem para todos seu companheiros e seguidores. Desta forma ao chegar a data do nascimento do Profeta(SAAW) e seus companheiros e seguidores não comemoravam essa data, pois ele vivia e trabalhava junto deles e estava sempre no meios deles e o modo de vida de todos e viver e dedicando ao Alcorão Sagrado e a Sunna do Profeta Muhammad(SAAW), e o modo de viver eram espelhados no nosso amado Profeta(que a paz de Allah esteja com ele). Devemos recordar do nosso amado Profeta, como disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AZ-ZARIYAT vers 55 : « E adverte, pois a advertência benefícia os crentes. » Pois nos dias de hoje há pessoas que andam no caminho de Allah(SWT) enquanto outras andam em caminhos que elas próprias pensam que estão corretas deixando de lado o caminho de Allah(SWT). Devemos viver com essa recordação para orientar os fiéis para não esquecer que Deus é Único e orientar no caminho do Islam, para podermos nos afastar do caminho erroneo

que está no meio do Islam, e buscar o caminho certo. Pois Allah(SWT) não muda o que está em seu intimo até que mudem as pessoas. E precisamos de mudança e recordar desta data não só neste dia e nem com coisas pequenas, e sim por um período maior e com ações mais relevantes e importantes e essas ações com responsabilidade e compromisso de comprir nossas obrigações e andar sempre no caminho abençoado de Allah(SWT). Não devemos recordar desta data só com palavras e sim com ações e práticas do que nos foi orientado dentro do Alcorão e a Sunna do Profeta Muhammad(SAAW), e quem andar neste caminho anda no caminho do Profeta Muhammad(SAAW). Disse o Profeta Muhammad(que a paz de Allah esteja com ele) : « Vocês não serão muçulmanos até que sigam as minhas práticas. » É necessário que todos os muçulmanos recordem desta data, com amor , FÉ e com ações dignas de amar a Allah(Louvado Seja) e amar o nosso Profeta(SAAW), esse sentimento deve existir nos dias de hoje com todas essas dificuldades e desafios, para vivermos melhor e alcançar a vitória junto de Allah(SWT), com esse sentimento dentro de nossos corações um sentimento forte. Não devemos recordar deste dia por um tempo determinado por um mês e sim por um tempo indeterminado pois nossas vidas junto com o nosso amado Profeta estão ligadas em recordar de Allah(SWT). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-AHZAB vers 21 : « Com efeito, há, para vós no Mensageiro de Allah, belo paradigma, para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde de Allah. » Devemos amar a Allah(Louvdo Seja) e o nosso Profeta Muhammad(SAAW) e andar no caminho que nos foi orientado a senda reta. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL’IMARAN vers 31 : « Dize : « Se amais a Allah, segui-me, Allah vos amará e vos perdoará os delitos. » E Allah é Perdoador, Misericordiador. » Não devemos só viver da recordação do nosso amado Profeta(SAAW), mas lembra-lo em todos os momentos de nossa vida, como na hora de realizar a abulução, na oração, etc..., e ao recordar e lembrar do nosso amado Profeta(que a paz de Allah esteja com ele), não devemos acrescentar nem diminuir nada das palavras dele que foram ditas, ou dizer alguma obra dele sem que tenha feita, pois Allah(SWT) não perdoa esse ato. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AN-NUR vers 63 : « Não façais, entre vós, a convocação do Mensageiro, como a convocação de um de vós para outros. E não vos retireis de sua companhia, sem sua permissão. Com efeito, Allah sabe dos que, dentre vós, se retiram sorrateiramente. Então, que os que discrepam de sua ordem se precatem de que não os alcance provocação ou não os alcance doloroso castigo. » Não é aceitável falar mentiras ou calúnias a respeito do Mensageiro de Deus(SAAW) é um grande pecado e perde a sua Fé. Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « Quem fala mentiras a meu respeito de propósito seu lugar é o inferno. » disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AT-TAUBAH vers 128 : « Com efeito, um Mensageiro vindo de vós chegou-vos ; é-lhe penoso o que vos embaraça ; é zeloso de guiar-vos, é compassivo e misericordiador para com os crentes. » Também disse Allah(SWT) na Surat AL- QALAM vers 4 : « E, por certo, és de magnífica moralidade. » Que Allah (Louvado Seja) abençõe e de paz ao Profeta Muhammad(SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

RA= QUE ALLAH(SWT) ESTEJA SATISFEITO COM ELE

ANSAR= MORADORES DE MADINA

MUHAJIRIM= IMIGRANTES QUE VIERAM DE MECA E RESEDIRAM EM MADINA

HADITH=DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

sexta-feira, janeiro 10, 2014

O Profeta MUHAMMAD(p.e.c.e.)», para reflexão e possível divulgação.

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

Comemora-se, in cha Allah, no próximo dia 13 de Ja-neiro de 2013 — 12 de Rabi-al-Awwal de 1435, o nascimento do último Profeta de Deus, Muhammad [Maomé], paz esteja com ele.

De acordo com o Alcorão, o Profeta Muhammad (s.a.w.) foi o exemplo que mais sobressaiu para toda a humanidade, mas também os historiadores não-muçul-manos reconhecem-no como uma das personagens de mais êxito da história.

Em 1946 o Reverendo R. Bosworth-Smith escreveu sobre o Profeta em "Mohammed & Mohammedanism":

«Chefe de estado como também da Igreja, foi César e Papa simultaneamente; mas foi Papa sem as exi-gências de Papa, e César sem as legiões de César, sem um exército permanente, sem escolta, sem um palácio, sem uma fonte de ingressos fixa. Se alguma vez um homem pode dizer que governava por direito divino foi Muhammad (p.e.c.e.), porque ele teve todo o poder sem instrumentos e sem o seu respectivo apoio. Não se importava com os adornos de poder. A simplicidade da sua vida privada estava de acordo com a sua vida pública».

Em 1978 Michael Hart no seu livro "Las 100 Personas más Influyentes en la Historia” elegeu Muhammad como a pessoa mais influente na história e dizia isto acerca da sua escolha:

"A minha escolha de Muhammad para liderar a lista das pessoas mais influentes no mundo pode surpre-ender alguns leitores e pode ser questionada por outros, mas ele foi o único homem completamente bem-sucedido na história, tanto a nível civil como religioso... A combinação, sem precedentes, de influ-ência civil e religiosa é o que sinto que dá direito a Muhammad de ser considerado a figura individual mais influente de toda a história humana”.

K.S. Ramakrishna Rao, um professor de filosofia indi-ano (Hindu), na sua brochura "Muhammad, o Profeta do Islão" o chama de "modelo perfeito para a vida humana".

O Prof. Ramakrishna Rao explica a sua teoria, afirmando:

"A personalidade de Muhammad é a mais difícil de abarcar na plenitude da sua verdade. Sou apenas capaz de apreender um vislumbre do seu todo. Que su-cessão dramática de imagens pitorescas! Existe o Muhammad Profeta; o Muhammad Guerreiro; o Muhammad homem de negócios; o Muhammad estadis-ta; o Muhammad orador; o Muhammad reformista; o Muhammad que ampara os órfãos; o Muhammad, Protector dos escravos; o Muhammad, emancipador da mulher; o Muhammad, o juiz; o Muhammad, o Santo. Ele foi um herói no desempenho de todas es-tas extraordinárias funções e em todas estas áreas da actividade humana."

As palavras e os actos do Profeta (p.e.c.e.) mostram- -nos o caminho para alcançar o sucesso, não só neste mundo, mas também no Além.

Em suma, o Profeta do Islão era um pensador positivo, no sentido pleno da palavra. Todas as actividades eram orientadas para um resultado. Absteve-se dos elementos negativos de comportamento que são contraproducentes para a realização dos objectivos, tais como o ódio, a inveja, a arrogância e a ganância.

Todas as acções do Profeta Muhammad (p.e.c.e.) fo-ram baseadas apenas na pura intenção de agradar a Deus.

Estudando a vida do último Profeta, podemos identi-ficar alguns dos princípios de sucesso.

O primeiro princípio:

A escolha do caminho mais fácil. Este princípio é bem explicado numa frase de Aisha (r.a.). Ela disse: "Quando o Profeta teve que escolher entre duas opções, sempre optou pela escolha mais fácil". (Bukhari).

Escolher a opção mais fácil significa que se devem avaliar as opções e escolher a mais viável. Quem come-ça a partir deste ponto, certamente alcançará o seu objectivo.

O segundo princípio:

Veja vantagem na desvantagem. Nos primeiros dias do Islão em Meca, havia muitos problemas e dificuldades. Naquela época, foi revelado o versículo guia do Alcorão: «Na verdade, com a adversidade está a facilidade! Certamente, com a adversidade está a facilidade!» (94:5-6).

Isto significa que se houver problemas, há também oportunidades. A estrada para o sucesso é superar os problemas e aproveitar as oportunidades.

O terceiro princípio:

Alterar o local de acção. Este princípio é derivado da Hégira. Esta não foi apenas uma migração de Meca para Medina, foi igualmente uma jornada para encontrar um lugar mais apropriado para colocar o Islão em acção.

Migração física e perseverança são elementos impor-tantes para estabelecer a paz e a justiça. Isso também serviu de base para a migração intelectual das mentes subjugadas para um espírito despertado.

O quarto princípio:

Converta em amigo, um inimigo. O Profeta do Islão foi repetidamente submetido a práticas hostis dos descren-tes. Naquele momento, o Alcorão prescreveu o retorno do bem para o mal: «Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Muhammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo ami-go!» (41:34).

Isso significa que uma boa acção em troca de uma má acção tem um efeito conquistador sobre os seus inimi-gos. E a vida do Profeta é uma prova histórica deste princípio.

O Profeta (p.e.c.e.) foi o maior exemplo de amnistia após a conquista de Meca sem derramamento de sangue. Para todos os inimigos do Islão foi concedido o perdão, incluindo Hinda, a esposa de Abu Sufyan, que tinha estripado o corpo martirizado de Hamza (r.a.), o tio do Profeta (s.a.w.). Apesar da mutilação detestável do corpo do tio, o Profeta (p.e.c.e.) perdoou-a.

O quinto princípio:

A educação é fundamental para o sucesso. Após a batalha de Badr, 70 incrédulos foram levados como pri-sioneiros de guerra. Eles eram pessoas cultas. O Profeta Muhammad (s.a.w.) anunciou que se algum deles ensi-nasse dez crianças muçulmanas a ler e a escrever, seria libertado. Esta foi a primeira escola na história do Islão em que todos os alunos eram muçulmanos, e em que todos os professores eram da posição inimiga.

O sexto princípio:

Não use a dicotomia como uma maneira de pensar. Na famosa batalha de Mutah, o comandante Khalid Ibn

Walid decidiu retirar as forças muçulmanas do campo de batalha, ao descobrir que eles estavam desproporcio-nadamente superados em número pelo inimigo. Quando chegaram a Medina alguns muçulmanos receberam-nos dizendo: "Desertores!". O Profeta (p.e.c.e.) disse: "Não, eles são homens da avançada".

Estas pessoas de Medina estavam a pensar dicotomia-mente, lutar ou recuar. O Profeta (p.e.c.e.) disse que há também uma terceira opção, que é a de evitar a guerra e encontrar um tempo para se fortalecer. Actualmente, a história diz-nos que esses muçulmanos, depois de três anos de preparação, avançaram novamente em direcção à fronteira romana e, dessa vez, obtiveram uma vitória retumbante.

O sétimo princípio:

Não se envolver em confrontos desnecessários. Este princípio decorre do Tratado de Hudaybiyyah. Naquela época, os incrédulos estavam determinados a envolver- -se na luta contra os muçulmanos, porque estavam nu-ma posição vantajosa. Mas o Profeta (p.e.c.e.), aceitan-do as suas condições unilateralmente, entrou num pacto. Foi um tratado de paz de dez anos. Até então, o ponto de encontro entre muçulmanos e não-muçulmanos tinha sido o campo de batalha. Depois, a área de conflito foi o debate ideológico. Ao longo de dois anos, o Islão saiu vitorioso, pela simples razão da superioridade ideoló-gica.

O oitavo princípio:

O gradualismo em vez do radicalismo. Este princípio está consagrado num Hadith mencionado no Bukhari. Aisha (r.a.) diz que os primeiros versículos do Alcorão foram na sua maioria relacionados com o Céu e o Infer-no. Depois de um tempo em que a fé se tinha afirmado nos corações das pessoas, Deus revelou ordens especí-ficas para desistir de práticas sociais injustas e auto-desaprovação que prevaleciam nos tempos árabes es-curos. Esta é uma prova clara de que para as mudanças sociais, o Islão recomenda o método evolutivo, ao invés do método revolucionário.

O nono princípio:

Ser pragmático em questões controversas. Durante a elaboração do Tratado de Hudaybiyyah, o Profeta (p.e.-c.e.) disse estas palavras: "Isto é da parte de Muham-mad, o Mensageiro de Deus". O delegado dos Corai-xitas opôs-se a estas palavras. O Profeta ordenou que se alterassem as palavras por: “Muhammad, filho de Abdullah". Essa simples mudança apaziguou o delegado dos Coraixitas.

Estes são alguns dos princípios pelos quais o último Profeta do Islão (p.e.c.e.) conduziu a sua vida. As suas realizações foram reconhecidas pelos historia-dores como um sucesso supremo. Devemos ser sábios para recordá-las sempre e, sobretudo na passagem do seu aniversário, e seguir-lhe o exemplo.

«Com efeito, tendes no Mensageiro de Deus um excelente exemplo para quem espera contemplar Deus, deparar-se com o Dia do Juízo Final, e se lembra de Deus frequentemente". (Alcorão 33:21).

Nas próximas reflexões islâmicas, e durante o mês islâmico de Rabia-al-Awwal, o mês do nascimento do Profeta Muhammad (p.e.c.e.), in cha Allah, falar-se-á sobre: “Quem foi ele, exactamente?”; “O que ensinou ele?”; “Porque é que foi ele tão amado por uns e odiado por outros?”; Viveu de acordo com aquilo que pregava?”; “Foi um homem santo”? “Foi um Profeta de Deus?”; “Qual é a verdade acerca deste homem?” Tudo isto, escrito por Yusuf Estes, ex-Pregador Cristão nos E.U.A. e Delegado das Nações Unidas na Cimeira de Paz para os Líderes Religiosos.

“Wa salamu aleikum wa ráhmatullahi wa barakatuh”. E a paz de Deus esteja convosco... .■

Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

AS ÁRVORES – 1ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

A- O Cur’ane Sagrado e os Hadices esclarecem-nos acerca das árvores no Paraíso:

1) – Adam, Hawa (Aleihin Salam) e a árvore do Paraíso

No início da criação do ser humano, a utilização indevida do fruto duma certa árvore , deu origem à expulsão do paraíso para a terra, dos primeiros seres humanos. Após a criação do nosso pai e da nossa mãe, Adam e Hawa (Aleihi Salam), Adão e Eva (Que a Paz de Deus estejam com eles), Allah Subhana Wataala autorizou-os a comerem de tudo no Paraíso, mas alertou-os para não se aproximarem duma certa árvore : “Ó tu Adão, habita com a tua esposa o Paraíso! Desfrutai do que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque estareis entre os transgressores”. Cur’ane 7:19. 

O sheitan (satanás), nosso inimigo e sempre à procura do lado fraco do ser humano desviando-o do caminho da verdade, conseguiu captar a atenção do nosso pai Adam: “Então o satanás lhe sussurrou para revelar-lhe o que, até então, lhes tinha sido ocultado das suas partes íntimas, dizendo: Vosso Senhor vos proibiu esta árvore para que não vos convertêsseis em dois anjos ou não estivésseis entre os mortais”. Cur’ane 7:20. E o sheitan continuou com ironia: ”E ele lhes jurou: sou para vós um fiel conselheiro”. Cur’ane 7:21. 

Adão e Hawa (Eva) enganados pelo satanás, desobedeceram as ordens divinas, conforme o referido no versículo seguinte: “E, com enganos, seduziu-os. Mas quando colheram o fruto da árvore, se manifestaram as suas partes intimas e começaram a cobrir-se com folhas das plantas do Paraíso. Então Seu Senhor os admoestou: “Não vos havia vedado esta árvore e não vos havia dito que satanás, era vosso inimigo declarado?”. Cur’ane 7:22. 

Adam e Hawa (Aleihi Salam), foram os primeiros a serem ludibriados pelo satanás. Voltaram-se para Deus, procurando o Seu Perdão e Misericórdia. E Deus lhes ordenou: “Descei! Sereis inimigos uns dos outros e tereis na terra, residência e gozo transitórios”. Cur’ane 7:24. Os Livros anteriores ao Cur’ane, atribuem a culpa unicamente à Hawa, que teria levado Adam a transgredir as ordens de Deus. “Respondeu o homem (a Deus): A mulher que me deste por esposa, ela me deu (o fruto) da árvore e eu comi”. Gênesis 3:12. O Cur’ane livrou a primeira mulher do chamado “pecado original”, atribuindo a transgressão unicamente ao nosso pai Adam, conforme os versículos anteriormente referidos.

2) - Ibrahim (Aleihi Salam) e a grande árvore.

Quando o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) visitou o Paraíso, num jardim muito bem florescido, viu um homem acompanhado de crianças, que estava sentado junto à raiz duma grande árvore . Era o Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão, que a Paz de Deus esteja com ele, que estava rodeado de crianças, filhos das pessoas. (Bukhari 23:468)

Outra narrativa em Bukhari – Al Adab al Mufrad, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu que os filhos menores dos crentes que morreram (ainda pequenos), viverão no Paraíso sob a supervisão do Profeta Ibrahim e da sua esposa Sarah (que a Paz de Deus esteja com eles). Eles tomarão conta deles e os entregarão aos pais no Dia da Ressurreição. E disse ainda: “Os vossos filhos estão circulando livremente no Paraíso. SubhanaAllah! Na narração de Muslim, Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) acrescentou que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Eles (os filhos) encontrarão os seus parentes e lhes segurarão as mãos ou as suas roupas, como eu estou segurando as vossas roupas e eles não largarão as mãos deles até que Allah, o nosso Criador e Perdoador os façam entrar no Paraíso com os seus parentes”. Muslim 32:6370.

3) – Tooba, a grande árvore do Paraíso.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) relatou que Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Há uma árvore no Paraíso que é tão grande, que um cavaleiro poderia viajar à sua sombra durante cem anos e podem recitar, se o desejarem: “E extensa é a sombra” (56.30). E um lugar no Paraíso do tamanho de um arco duma flecha, é melhor do que toda a terra, em que o sol nasce e se põe”. Bukhari 54:475.

In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá 09/01/2014 abdul.manga@gmail.com

As Boas Maneiras nas Reuniões

Em nome de Allah o Clemente e Misericordioso!

Quando o Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) estava sentado na mesquita com os seus companheiros, três indivíduos chegaram. Dois entraram e um foi embora. Os dois se aproximaram do local onde estava o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz). Um deles ao verificar que havia um local vago no círculo, lá sentou. O segundo sentou atrás do círculo e o terceiro se rejeitou a sentar. Quando o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) terminou de falar, ele informou os companheiros a respeito da situação dos três indivíduos. Disse: “Um deles se aproximou de Allah e Ele o cumulou com Sua Misericórdia. O segundo ficou com vergonha (não disputou o lugar com os outros) e Allah o acolheu. Quanto ao terceiro, rejeitou participar da invocação de Allah e Ele o rejeitou.” (Bukhári).

Dentre as boas maneiras que o muçulmano deve praticar nas reuniões citamos:

Participar das reuniões dos benevolentes: O muçulmano escolhe bem com quem se reúne e se torna amigo. Ele escolhe as pessoas benevolentes e piedosas, quem são conhecidos por obedecerem e adorarem a Allah. O muçulmano não se reúne com os ímpios, os sem educação, porque o companheiro e o amigo exercem grande influência no companheiro.

O muçulmano não participa de reuniões com os inúteis, os viciados, os imorais para não o influenciarem e o atraírem para o seu meio. A cada dia ele ouve ou lê sobre um novo caso causador de desvios por se acompanhar algum viciado, inútil, anormal, ou desviado. Por isso, ele escolhe os amigos entre as pessoas de boa conduta, dos bem sucedidos em seus estudos e trabalhos. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “A pessoa costuma seguir a religião de seu amigo. Portanto vede de quem sois amigos.” (Abu Daúd e Tirmizi)

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) comparou o bom companheiro e o amigo como aquele que carrega almíscar. Quanto à má companhia é como quem assopra a forja para ativar a fornalha. Ele disse: “A amizade com um virtuoso ou com um malfeitor tem a aparência de um vendedor de almíscar e de um acendedor de forja ; o vendedor de almíscar pode oferecer-te um perfume, ou pedir-te que lhe compre, ou, pelo menos, que lhe cheires o grato perfume; ao passo que o acendedor de forja pode queimar a tua roupa, ou fazer-te sentir o seu desagradável odor.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) incentivou procurarmos a companhia dos virtuosos e piedosos. Ele disse: “Não tomes por amigo senão a um crente, e não convides a comer senão a um que tema a Allah.” (Abu Daúd e Tirmizi).

Allah, exaltado seja, ordenou-nos a não termos amizade com quem deturpam os versículos d’Ele e a colocam fora de seu contexto. Ele diz: “Quando deparares com aqueles que difamam os Nossos versículos, afasta-te deles, até que mudem de conversa. Pode ocorrer que Satanás te fizesse esquecer disso; porém, após à lembrança, não te sentes com os injustos.” (6:68). Portanto, o muçulmano participa sempre das boas reuniões e se preocupa em aproveitá-las.

O saudar os presentes e o sentar ao lado do último: O muçulmano saúda as pessoas ao entrar numa reunião e deseja participar dela. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) nos ordenou fazermos isso, dizendo: “Quando alguém chega a uma reunião, deve saudar os presentes.” (Tirmizi).

O muçulmano senta ao lado da última pessoa: Não é permitido que faça alguém sair do lugar para sentar no lugar dele, não importa a sua posição. As pessoas descendem de Adão e este foi criado do barro. Todas as pessoas são iguais, não há distinção entre eles a não ser pela piedade e os bons atos. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Ninguém tem direito de fazer outra pessoa se levantar para sentar em seu lugar.” (Muttafac alaih).

O muçulmano não pode sentar no meio da roda: Foi relatado que o Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe de paz) disse: “Censurado está quem sentar no meio da roda.” (Abu Daúd e Tirmizi). (Isso incomodaria as pessoas no seu percurso até chegar ao meio da roda e sua permanência atrapalharia a visão das pessoas). Não deve sentar entre duas pessoas a não ser com a sua permissão para não separá-los. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) disse: “Ninguém pode sentar entre duas pessoas a não ser com a permissão delas.” (Abu Daúd)

O sentar-se comportadamente: O muçulmano senta comportado, educado. Ele não fica encarando os presentes, não fica mudando de um lugar a outro. Não faz nada fora das boas maneiras. Não fica em pé e as outras pessoas estando sentadas. Não senta e as pessoas estão de pé. O muçulmano permanece em seu lugar com dignidade, respeito e boa aparência.

O evitar sentar-se nas ruas e nos mercados: O muçulmano deve evitar sentar nas vias públicas e nos mercados para não perturbar os outros muçulmanos. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) disse: “Evitem sentar nas vias públicas.” Eles disseram: “Não temos alternativas, temos de conversar nelas.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Se quiserem permanecer nas vias públicas dêem às elas os seus direitos.” Perguntaram-lhe: “Quais são os direitos do caminho?” Ele respondeu: “O recato dos olhares, o evitar perturbar aos outros, responder à saudação, ordenar a prática do bem e coibir a prática do mal.” (Bukhári).

O evitar os locais suspeitos: O muçulmano não senta em cafeterias a não ser quando necessário. Da mesma forma, afasta-se dos locais de diversão e dos bares, sabendo que fazem parte dos locais demoníacos.

A educação no diálogo: O muçulmano fica sentado com dignidade e educação. Ouve os oradores se não estiverem falando coisas proibidas. Não corta a conversa de quem está falando. Se falar, o faz suavemente, para os que estão ao redor ouçam sem elevar a voz. Allah, exaltado seja, diz: “... e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos.” (31:19). ( O zurrido do asno e emitido sem motivo algum).

Quando o muçulmano apresenta a sua opinião, o faz com calma e clareza para que as pessoas a entendam: Se achar que deve repetir as palavras para melhor compreensão, deve fazê-lo. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) quando falava, costumava repetir as palavras três vezes para que o ouvinte entendesse. Aicha (que Allah a abençõe) ao descrever as palavras do Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz), disse: “Suas palavras eram claras e fáceis que todos os ouvintes as entendiam.”

No seu diálogo, o muçulmano toma cuidado de não falar o que não conhece: Allah, exaltado seja, diz: “Não sigas (ó humano) o que ignoras, porque pelo teu ouvido, pela tua vista, e pelo teu coração, por tudo isto serás responsável!” (17:36). O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Para que um homem se torne um mentiroso, é suficiente que faça circular tudo o que ouve.” (Musslim). O muçulmano presta atenção à conversa dos outros, respeita a opinião dos outros e não se prolonga a sua fala para que as pessoas não se cansem de sua conversa e companhia.

Duas pessoas não devem falar confidencialmente, estando uma terceira presente: Se houver três pessoas numa reunião, dois deles não podem ficar falando confidencialmente, para não entristecer e constranger a terceira e para que ela não suponha que estão falando dela. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Se três de vocês estiverem em uma reunião, não devem dois conversar confidencialmente antes de se misturarem com outras pessoas, porque isso poderá constranger o terceiro.” (Bukhári).

O abrir espaço para quem chega a uma reunião: Se houver uma reunião num local e outras pessoas chegarem, sendo o local apertado, os presentes devem abrir espaço para quem chega quanto puderem. Allah, Exaltado seja, diz: “Ó crentes, quando vos for dito para vos apertardes, (dando) nas assembléias (lugar aos demais), fazei-o; e sabei que Allah vos dará lugar no Paraíso.” (58:11). O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Os melhores lugares para as reuniões são os mais amplos.” (Abu Daúd e Ahmad).

Não se deve se levantar para os que chegam para engrandecê-los: Isso é proibido pela lei islâmica. A proibição é confirmada quando a pessoa gosta que isso seja feito a ele. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem espera que os servos de Allah se levantem para recebê-lo, que espere um lar no Inferno.” (Bukhári).

Não há inconveniente em se levantar para os pais, para o idoso, para o sábio, para a autoridade e para o professor; levantar-se com a intenção de cumprimentar, abraçar e felicitar as pessoas, porque tudo isso faz parte das boas maneiras islâmicas. A nossa religião islâmica nos incentiva respeitar as pessoas, dar-lhes o seu devido valor, honrar as pessoas dignas. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) ordenou os Ansar de se levantarem para o seu líder, Saad Ibn Moaz (que Allah o abençoe). Ele disse: “Levantem-se para o seu líder.” (Bukhári).

O muçulmano deve ter boas maneiras ao espirrar, tossir ou cuspir: É dever do muçulmano evitar perturbar aos outros. Quando o Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) tossia, costumava colocar a mão ou o manto sobre a boca para abafar o som da tosse.” (Abu Daúd e Tirmizi).

Ao tossir, o muçulmano deve dizer: “Alhamdu liláh” (Louvado seja Allah). Os presentes devem lhe dizer: “Yarhamakukullah” (Que Allah tenha misericórdia de você.” Ele deve lhes responder: “Yahdikumullah wa yusslih bálakum” (Que Allah os oriente e lhes conceda o sossego).

Saudar as pessoas ao se despedir: Quando o muçulmano quiser sair de uma reunião, pede licença dos presentes e os saúda. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se alguém chegar a uma reunião deve saudar os presentes; ao abandonar a reunião deve também saudá-los, pois a primeira oportunidade não é mais meritória do que a última.” (Abu Daúd e Tirmizi).

A prece de penitência da reunião: O muçulmano invoca sempre ao seu Senhor em suas reuniões. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As pessoas que encerram suas reuniões sem invocarem a Allah, fazem-no como se tivessem se levantado perante o cadáver de um asno. Isso lhes será como angústia.” (Abu Daúd).(A imprureza do cadáver de um asno foi comparada as reuniões cujo o nome de Allah não e invocado ).

O muçulmano deve, no encerramento da reunião, invocar a Allah como penitência da reunião, como fomos instruídos pelo Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz). Ele disse: “A penitência da reunião que o servo de Allah diga: ‘Glorificado e louvado seja Allah. Presto testemunho que não há outra divindade além de Allah, peço o Teu perdão e me arrependo a Ti.” (Ahmad)

A fidelidade à reunião: O muçulmano guarda o segredo da reunião, ao sair. Não revela o que foi discutido nela, porque é uma confiança depositada nele. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quando alguém fornece uma informação , olhando para os lados (temendo ser escutado por terceiros), e pede para se guardar segredo, é em confiança.” (Abu Daúd, Tirmizi e Ahmad)

A não participação de reuniões após a oração do Ichá (oração da noite ): O muçulmano não participa de reuniões após a oração do Ichá (oração da noite) se não forem úteis a ele ou a outros, auferindo delas apenas bate papo e insônia. É preferível que o muçulmano vá dormir cedo para acordar cedo, praticar a oração da Alvorada, começando as suas atividades o mais cedo possível que Allah, exaltado seja, tornou um tempo abençoado. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava orientar as pessoas para não dormirem antes da oração do Ichá, e não fazem reuniões após a oração do Ichá. (Abu Daúd).

*O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

Os Muçulmanos Amam Jesus!

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!