terça-feira, junho 03, 2008

CONCEITOS DE CARIDADE

Em Nome de Allah,o Clemente, o Misericordioso!
São Tiago um apóstolo do Profeta Iça(Jesus)SAAS disse em sua Epistola no capítulo 2 versículo 14,15:" De que aproveitará, irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso essa fé poderá salvá-lo?".

Anas (R.A.A.) narrou que o Profeta (S.A.A.S) disse: “Nenhum de vós chegará a ser um verdadeiro crente, até que deseje para o seu próximo (irmão) o que deseja para si mesmo.” (Bukhari e Muslim).

A Caridade generosos irmãos é o mais nobre dos sentimentos. Podemos afirmar que a sua prática é a materialização de todas as Revelações Divina. Como podemos nos intitular Crentes se aproxima de nós um irmão ou uma irmã implorando por roupa e o alimento cotidiano e nós simplesmente dissermos:"Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos", mas não lhe der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também é a Fé: se não tiver obras é morta em si mesma. Se cremos em Allah(Louvado Seja)façamos o bem. Os demônios(Shaitan)também crêem e tremem perante a Allah(Louvado Seja), mas deles não sai nenhum boa obra. O Profeta Ibrahim (Abraão)SAAS, foi justificado não pela fé mas pela obra, ao oferecer seu filho Primogênito Ismail(Ismael)(Que Allah Esteja Satisfeito com Ele) em holocausto sobre o Altar. Vejam que a Fé cooperava com as suas obras e era completada por elas.

Sabemos que o Islã está alicerçado em 5(cinco) Pilares:

1º O Testemunho da Fé;
2º A Oração;
3º Dar Zakat
4º Jejuar no mes de Ramadã;
5º A perigrinação à Makkah.

Como estamos falando de Caridade, o Pilar que a contempla é exatamente o 3º Dar Zakat. O Zakat não é esmola. A essa damos o nome de Sadaka. No entanto, o Zakat, tem como objetivo principal diminuir a pobreza entre os serer humanos. Ele foi criado por Allah(Louvado Seja)com a finalidade de tornar o mundo mais igualitário para todos. Uma vez que tudo que temos nos foi dado por Allah(Lovado Seja) Ele também foi que nos ordenou a doar 2,5% da fortuna acumulada pelos crentes. Isso irmãos é desprendimento, isso é Caridade pura!

Vejam o que diz esse Hadith a respeito da Caridade:

Abu Zar (R.A.A.) narrou que alguns homens se dirigiram ao Profeta (S.A.A.S) e lhe disseram: “Ó Mensageiro de Deus, os ricos levam todas as recompensas; eles rezam tal como rezamos; e, quanto a caridade, eles dão o que lhes sobra de seus bens.” Disse o Profeta: “Acaso não vos deixou Deus nada que possais oferecer como caridade? Pois sabei que o pronunciardes ‘Glorificado seja Deus!’ é uma caridade; e a proclamação de ‘Deus é o Supremo!’ é uma caridade; e a pronúncia de ‘Louvado seja Deus!’ é também uma caridade; e a proclamação de ‘Não há outra divindade além de Deus!’ é uma caridade. A pessoa exigir o cumprimento do que é lícito é uma caridade, e opor-se ao que é ilícito é uma caridade; inclusive a relação sexual do indivíduo é uma caridade também.” Disseram-lhe: “Ó Mensageiro de Deus, o fato de que um satisfaça o seu desejo, isso também é merecedor de recompensa?” Respondeu o Profeta: “Porventura, se o tivesse satisfeito de modo ilícito, não teria cometido uma falta? Desse mesmo modo, será recompensado quando o satisfizer de modo legítimo.” (Muslim)

Nesse outro Hadith podemos ver que precisamos de ação para justifica nossa Fé:
Abu Said Al Khudri (R.A.A.) relatou que ouvira o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizer: “Quem dentre vós presenciar uma ação ilícita, que se oponha a ela com suas mãos; se não puder, que o faça com suas palavras; se também não puder, que o faça com o coração, sendo que esta é a mostra mais débil da fé.” (Muslim).

Segue abaixo, alguns conceitos nos nos remetem o que é a Caridade enviados pelo Irmão Yussef Harim - SP/Brazil.

Caridade é, sobretudo, amizade;
Para o faminto -- é o prato de sopa;
Para o triste -- é a palavra consoladora;
Para o mau -- é a paciência com que nos compete auxiliá-lo;
Para o desesperado -- é o auxílio do coração;
Para o ignorante -- é o ensino despretensioso;
Para o ingrato -- é o esquecimento da ingratidão;
Para o enfermo -- é a visita pessoal;
Para a criança -- é a proteção construtiva;
Para o velho -- é o braço irmão;
Para o inimigo -- é o perdão;
Para o amigo -- é o estímulo;
Para o preguiçoso -- é o trabalho;
Para o impulsivo -- é a serenidade;
Para o leviano -- é a tolerância;
Caridade é amor em manifestação incessante e crescente;
É o sol de mil faces, brilhando para todos;
É o gênio de mil mãos amparando indistintamente na obra do bem, onde quer que se encontre;
Entre justos e injustos;
Bons e maus;
Felizes e infelizes;
Por que, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela a benefício de todo o mundo.

Assalamum Aleikum War Matulahi ua baraketu!(A paz, as Bênçãos e a Misericórdia de Allah estejam convosco).