quarta-feira, agosto 19, 2009

O Jejum do Mês de Ramadhan – Regras e Virtudes

Sheikh Ahmad Osman Mazlum
Revisão: Sheikh Taleb Jomaa

Introdução
Louvado seja Allah, Senhor do Universo. E que a benção e a paz de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad (S), sobre os seus irmãos Profetas e Mensageiros e sobre os discípulos de todos eles.

O Islam tem bases e pilares, sobre os quais se edifica e sem os quais desmoronam. Estes pilares são: os dois testemunhos,o salat, o zakat, o jejum e o hajj.

Portanto, o jejum é uma parte imprescindível na construção da personalidade do muçulmano, é o retrato da sinceridade na adoração, no preparo para o sacrifício e no abandono dos impulsos e desejos do corpo para a satisfação de Allah, o Altíssimo.

O mês de Ramadhan, no qual foi revelado o Alcorão, é a época do jejum, e, cada um deles – o jejum e o mês de Ramadhan - tem suas regras, educação e virtudes.

Rogamos a Allah que tenha nos concedido sucesso na explicação de alguns desses aspectos do jejum e do mês de Ramadhan em língua portuguesa; esperamos que nossas ações sejam aceitas; e O rogamos para que beneficie quem escreveu este pequeno resumo, quem o leu e quem contribuiu financeiramente para sua impressão.

A paz de Allah esteja convosco.

Sheikh Taleb Jomaa
Imam do CCBI de Foz do Iguaçu


O jejum é uma adoração que carrega inúmeros benefícios para o individuo e para a sociedade, por isso Deus concede e estabelece esta adoração para os crentes n’Ele e na Última de Suas Revelações, o Alcorão Sagrado.

Ramadhan é uma ocasião especial, uma escola onde aprendemos a elevar o nível de nossa fé, aumentamos a nossa capacidade de cumprimentos das adorações e nos firmamos na boa conduta. Estas são algumas das missões do jejum, que devem ser mantidas depois deste mês glorioso...

Visando um conhecimento melhor da nossa adoração, apresentamos a seguir um resumo geral da importância e regras do jejum, rogando a Allah que nos oriente e nos faça aproveitar a ocasião do mês de Ramadhan para alcançar a Sua misericórdia.

Este é um simples resumo. Para o esclarecimento de outras dúvidas, favor entrar em contato com a mesquita de sua cidade.

1.A identificação do jejum

O jejum é abster-se do alimento, bebida e outros anulantes do jejum desde a alvorada até o por do sol, com intenção específica.

2.O incentivo e a virtude de se jejuar o mês de Ramadhan
O Profeta Muhammad (S) disse:

“O jejum e o Alcorão intercederão pelo crente no dia do juízo. Dirá o jejum: Senhor meu, eu o provei dos prazeres e do alimento durante o dia, por isso, permita-me interceder por ele. E dirá o Alcorão: Eu o privei do sono durante a noite. Por isso, permita-me interceder por ele. E então intercederão” (relatado por Ahmad).

“Quem jejuar o mês de Ramadhan e conhecer os seus limites e se preservar do que deve se preservar lhes serão expiados os erros que antecederam” (relatado por Ahmed e Al Baihaqi)

“A uma pessoa que jejuar o mês de Ramadhan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas” (narrado por Al Bukhári e Musslim)

“Quando chega o mês de Ramadhan abrem-se as portas do paraíso e se fecham as portas do inferno e os demônios permanecem acorrentados” (relatado por Al Bukhari e Musslim)

“Quem quebrar o jejum de um dia do mês de Ramadhan, sem razão nem doença que o permita fazê-lo,jamais poderá repor este dia mesmo que jejue a vida inteira” (relatado por Al Bukhári)

3.A quem é obrigatório o jejum de Ramadhan?

É obrigatório o jejum de Ramadhan a todo muçulmano, mental e fisicamente capaz e responsável (que atingiu a idade da puberdade), exceto quem é ordenado a quebrar o jejum, como a mulher no ciclo menstrual ou no período pós – parto, doente ou viajante. Mesmo não lhes sendo obrigatório o jejum, é aconselhável acostumar as crianças a jejuar a partir dos sete anos se forem capazes.

4.O estabelecimento do jejum como adoração

O jejum foi estabelecido no 2º dia do mês de Sha’aban (mês que antecede o Ramadhan) do ano segundo após a hijra (migração do Profeta Muhammad (S)). O jejum é estabelecido:
No Alcorão, disse Allah o Altíssimo: “Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah. Jejuareis determinados dias; porém quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só á custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadhan em que foi revelado o Alcorão, orientação para os humanos e evidencia da orientação e discernimento. Assim, quem dentre vós testemunhar o mês que o jejue, porém, quem se achar enfermo ou em viagem,jejuará, o mesmo numero de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o numero (de dias), e glorifica a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (Al-Bakara 183-185)

Na sunnah, disse o mensageiro de Allah (S): “O Islam foi edificado sobre cinco: o testemunho que não há divindade além de Allah e que Muhammad é mensageiro de Allah; a observação do salat; a doação do zakat; o jejum de Ramadhan; o hajj à casa sagrada”. (mutafakun alaih)

E disse (S): “Quem jejuar o mês de Ramadhan com fé e esperança (de receber a retribuição de Allah) lhe será perdoado o que antecedeu do seus erros”. (mutafakun alaih)

5.O que anula o jejum

- Todo alimento e bebida ingeridos pela boca ou outras vias do corpo. Está incluso tudo o que é ingerido por via oral, como remédio e fumo. Assim, quem se alimentar ou beber, deverá repor o dia de jejum perdido, e é seu dever se arrepender e rogar o perdão de Deus.

- A relação sexual. Quem manter relação sexual durante um dia de jejum deverá repor o dia de jejum quebrado e também lhe é obrigatória uma expiação: libertar um escravo; na ausência ou incapacidade deste, alimentar sessenta necessitados se não puder jejuar.

- A ejaculação sem a concretização sexual (ou através da masturbação, além de ilícito, quebra o jejum)

- O vômito proposital

6.Atos que não anulam o jejum

- O vômito involuntário e a ejaculação involuntária (durante o sono)

- Quem comer ou beber por esquecimento, deve completar o jejum e seu jejum é válido. Disse o Profeta Muhammad (S): “Quem esquecer enquanto de jejum, e comer ou beber, que complete o seu jejum, pois Deus o alimentou” (relatado por Al Bukhari, Musslim, Abu Daud e Atirmizhi)

- É permitido colher sangue para exames ou para doação.

- Escovar os dentes, gargarejar (na ablução), com cuidado de não engolir água. Da mesma forma, tratamento dentário tem a mesma regra, sempre sendo proibido engolir qualquer resíduo.

- Colírio, remédios introduzidos no ouvido caso se assegure de que não engolirá nada pela garganta.
*remédio sublingual (para problemas cardíacos, por exemplos).
*injeções (exceto injeções que alimentam como soro e vitamina)
*o que absorvido pela pele, como gorduras e pomadas
*anestesia (caso não acompanhe líquidos que alimentam).

Quem se alimentar depois da alvorada, pensando que ainda é noite, ou se alimentar antes do por do sol, pensando que já enoite, deve continuar o seu jejum depois de se esclarecer que errou (por respeito ao dia de jejum) e deve repor este dia após o Ramadhan.

7.A quem é permitido não jejuar?

- é permitido não jejuar, mas deverão repor o jejum:

*O doente e o viajante.

A doença que permite não jejuar á aquela que causará mais prejuízo ao doente agravando a doença ou atrasando a sua cura. Isto deve ser conhecido por meio de um médico de confiança ou pela própria experiência. Quanto a viagem, a distancia que permite a quebra do jejum é de no mínimo 81 km (aproximadamente). O viajante só deve quebrar o jejum quando atravessar a região habitada da cidade e iniciar realmente a sua viagem.
Fica a critério do viajante jejuar ou não. Pode se dizer que seguir a permissão de não jejuar é melhor para quem se cansar em excesso em sua viagem. E se o jejum não lhe causar fadiga excessiva é melhor que jejue. Em todo caso, nos foi relatado: “Viajávamos com o mensageiro de Allah (S), quem jejuava não repreendia quem não jejuava e quem não jejuava não repreendia quem jejuava” (Al Bukhari)

*a mulher grávida ou lactante, se temerem pela própria saúde ou pela saúde da criança.

*quanto às mulheres que estejam no ciclo menstrual ou no período pós - parto, nestes casos, está vedado o jejum mesmo que queiram fazê-lo, mas deverão repor os dias de jejum perdidos.

-podem não jejuar não jejuar e devem pagar uma expiação:

*homens e mulheres que sejam demasiado fracos e não esperam ter condições de repor o jejum perdido.

*doente que não tem esperanças de ser curado e repor o jejum.

Estes ficam isentos de tal dever, mas devem oferecer uma refeição a um necessitado por dia de jejum quebrado.

8.A educação do mes de Ramadhan e do jejum

-Procurar se consagrar com is diversos benefícios do jejum: a adoração sincera a Deus, o temor a Deus, o agradecimento a Ele, a elevação do espírito, aprender a força da paciência, a disciplina,lembrar dos menos favorecidos, a educação alimentar, etc.

-Se abster de dizer e agir com falsidade, não dizer blasfêmias, vãs palavras, insultos, não ser injusto. Enfim, aprender a auto disciplina e o auto controle.

-Cumprir as orações em seus devidos horários. Procurar cumpri-la em grupo na mesquita, principalmente as orações da noite, salatul taráwih, oração do Ishaá,realizada na maioria das mesquitas em oito rakáh (genuflexões) e mais três com a intenção de salatul witr.

-Intensifique as suas doações pela causa de Deus, procure ajudar o necessitado, o órfão e tenha a generosidade como caráter. Aicha, esposa do Profeta (S), disse: O Mensageiro de Allah (S) era o mais generoso entre as pessoas, e era mais generoso em Ramadhan” (Al Bukhári e Musslim)

-Evite os pecados e preserve o seu jejum fazendo com que o jejum preserve a ti mesmo. O Profeta (S) nos disse: “Pode ser que um jejuador não ganha de seu jejum senão a fome e a sede” (Ahmad, Ibn Majah e Addárimi)

-Aproveite o seu tempo com as boas ações e procure abandonar aquilo que não traz bem, mesmo que seja licito. Ramadhan é um curso no qual devemos treinar a disciplina e o aproveitamento das nossas vidas para a conquista da vida eterna.

-Recite o Alcorão Sagrado, procurando entender os seus versículos. Lembre-se: Ramadhan é o mês do Alcorão.

-Intensifique as suas visitas aos familiares e amigos e quebre o jejum em conjunto com outros irmãos, fortificando assim, os laços de fraternidade e irmandade.

- É recomendável apressar o desjejum e atrasar o suhur (alimentação no fim da noite antes do início do jejum). Disse o Profeta Muhammad (S): “A minha nação estará bem enquanto atrasar o suhur e apressar o desjejum” (relatado por Al Bukhári). Também é recomendável que não se coma em demasia no desjejum.

-Lembrar a Deus em todos os momentos e situações, principalmente, na hora do desjejum; dirigindo-se as preces (duaá) sinceras. A situação de jejum e a hora do desjejum é um dos momentos em que Deus atende às preces dos que O rogam. Quando o Profeta Muhammad (S) quebrava o jejum, dizia: “Allahuma laka sumt ua ála rizqika aftart, zhahabadhamaú uabtallatil úruq ua thabatal ajru inshaallah” (Ó Allah, para ti jejuei, e com a Tua graça quebrei o jejum. A sede se foi, as veias se dilataram e a recompensa se firmou com a anuência de Allah)

-É aconselhável fazer a refeição do suhur. Caso não tenha fome, que o faça com um gole d’água, seguindo assim o conselho do Profeta Muhammad (S):
“Façam o suhur, pois no suhur há bênção” (relatado por Al Bukhári e Musslim)

-Também devemos procurar quebrar o jejum como o Mensageiro de Deus (S) o quebrava completando assim a bênção do jejum... “O mensageiro de Allah (S) quebrava o jejum com rutab (a tâmara antes de estar pasta), na ausência desta com tâmaras, na ausência de tâmaras, tomava alguns goles de água”. (relatado por Ahmad, Abu Daud e Attirmizhi)

-Também é da sunnah do Profeta Muhammad (S) no mês de Ramadhan: al iítikaf (a vigília na mesquita) nos dez últimos dias do mês de Ramadhan, quando procuramos nos ocupar com orações, leituras do Alcorão, dhikir (recordação de Allah) nestas noites que são as mais importantes noites do ano. A mais importante destas noites é a noite do decreto (lailatul cadr), sendo ela uma das últimas noites ímpares do mês (21, 23, 25, 27, 29). A maioria doa sábios afirma ser ela a noite do dia 27. O Profeta (S) disse: “Quem rezar durante a noite de Al Cadr com fé e esperança (de receber a retribuição de Allah) lhe será perdoado o que antecedeu dos seus erros” (relatado por Al Bukhári).
Devemos passar pelo menos esta noite em vigília pedindo a Deus o perdão e uma vida repleta de orientação e retidão, rogando a salvação do inferno e a conquista do paraíso.
O Profeta Muhammad (S aconselhou Aicha a dizer nestanoite: “Alahuma inaka afuun tuhibul afua faafu ani” (Ó Allah, Tu és Perdoador, gosta do perdão. Perdoe-me, pois).
“A Noite do Decreto é melhor do que milmeses. Nela descem os anjos e o espírito com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é a paz até o romper da aurora” (97:3-5)

9.Regras do zakat al fitr

Zakatul fitr é uma doação especial de desjejum, o mensageiro de Allah (S) a estabeleceu como purificação ao jejuador más palavras e erros e como alimentação aos pobres e necessitados. Deve ser paga antes do último dia do mês de Ramadhan, antes da saída das pessoas para a oração do id. Pode ser doada antes, principalmente se for dada a algum órgão beneficente, para que tenha tempo de distribuí-la.

Ibn Omar (R) disse: “O Mensageiro de Allah (S) estabeleceu a doação de al fitr, um saa (equivalente a aproximadamente 2,174 kg) de tâmaras ou um saa de cevada, sobre o livre e o cativo, o homem e a mulher, o grande e o menor dos muçulmanos, e ordenou que fosse feita antes da saída das pessoas para a oração do id” (Al Bukhari e Musslim) Portanto, é pago com o alimento predominante entre os habitantes da localidade, porém, para alguns sábios pode ser paga em dinheiro. Cada individuo é responsável por pagar por ele e por cada membro de sua família, sobre os quais é responsável (esposa, filhos).

10. Id al Fitr

Ao fim do jejum, temos a festa do desjejum (id al fitr), quando nos é estabelecida a oração do id, que deve ser cumprida pela manhã do primeiro dia após o mês Ramadhan. É um dia de grande confraternização, quando os muçulmanos se dirigem para as mesquitas engrandecendo a Deus e o agradecendo por lhes conceder o mês de Ramadhan e o mérito de poderem adorá-lo neste mês sagrado.

Todos podem participar da oração do id, mantendo sempre a boa conduta e fazendo brilhar a felicidade deste dia que Deus nos concedeu assim como nos concedeu a honra de adorá-lo antes dele.

A oração doid é antecedida de uma khutbah (sermão) proferido pelo Shikh. Ao termino deste sermão a oração é realizada da seguinte forma:
-Consiste em duas rakaah sem adhan nem iqamah,
-São feitas setetakbirah (allahu akbar) na primeira rakaah, sem contar a takbirah de abertura. E cinco takbirah na segunda, sem contar a takbirah de movimentação para a segunda rakaah.

É aconselhável publicar o takbir nas noites de ambos os id, o qual estende-se até a saída do imam para a oração na festa do desjejum (fitr).

Desejamos a todos um feliz Ramadhan e um feliz id e que todos os vossos dias sejam repletos de alegria, realização e sucesso nesta vida e, o mais importante, para a vida eterna... Ó Senhor nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal. Estes, sim, lograrão a porção que tiverem merecido... (2:201-202)

“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah. Jejuareis determinados dias; porém quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só á custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadhan em que foi revelado o Alcorão, orientação para os humanos e evidencia da orientação e discernimento. Assim, quem dentre vós testemunhar o mês que o jejue, porém, quem se achar enfermo ou em viagem,jejuará, o mesmo numero de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o numero (de dias), e glorifica a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (Al-Bakara 183-185)--

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24
Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

AS BOAS MANEIRAS NAS VISITAS

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

O Profeta (r) relatou aos seus companheiros que um homem foi viajar para visitar um irmão em outra localidade. Allah, Ta’ála, lhe enviou um anjo enquanto estava a caminho. O anjo perguntou-lhe: “Onde você está indo?” Respondeu: “Estou indo visitar um irmão naquela aldeia.” O anjo perguntou novamente: “Você tem algum interesse em visitá-lo?” Respondeu: “Não, a não ser que o ame por Allah, exaltado seja.” O anjo disse: “Sou o mensageiro de Allah para você para lhe dizer que Allah o ama como você o ama por Ele.” (Musslim).

A visita do muçulmano ao irmão é uma das obrigações que devemos cumprir, principalmente nas oportunidades de alegria e de tristeza. A respeito disso, o Profeta (s) disse: “O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo; quando um membro se encontra indisposto, todo o resto do corpo mostra sua debilidade e febre.” (Mutaffac alaih).


Cada oportunidade de visita tem as suas maneiras que o muçulmano deve seguir:

Visita de felicitações

Allah, (سبحانه) aceitou o arrependimento de nobre companheiro Caab Ibn Málik e seus amigos, Hilal Ibn Umaiya e Marára Ibn Al Rabi’ que se negaram sair com os muçulmanos para combater os bizantinos na batalha de Tabuk, sem desculpa aceita. O Alcorão revelou o arrependimento deles. Um homem apressou-se em avisar Caab. Ele o chamou: “Ó Caab, boas novas para você.”

Caab saiu apressado, dirigiu-se para a mesquita onde estava o Rassulullah (s). Tal-há Ibn Ubaidullah (r) levantou-se depressa e foi cumprimentá-lo e felicitá-lo pelo perdão de Allah.

Quando Caaba chegou até o Rassulullah (s), ele o felicitou e lhe deu a notícia da seguinte forma: “Recebe a boa notícia do melhor dia da sua vida, desde o seu nascimento.” (Bukhári).

O muçulmano cumprimenta o irmão quando lhe acontece algo de bom como casar, pelo nascimento de filho, ser bem sucedido, obter lucros, ganhar algo, escapar de um mal, o retorno de algum familiar ausente, etc. No visita para felicitá-lo deve seguir as seguintes boas maneiras:
Mostrar alegria e felicidade: Mesmo que a oportunidade seja algo triste, deve mostrar um pouco de auspício e alegria em solidariedade ao irmão.

O aperto das mãos e abraços: O Rassulullah (s) disse: “Apertem as mãos que o mau sentimento desaparece.” (Málik).

Levar um presente, se puder: Isso é mais propício para demonstrar os sentimentos de amor e de alegria. O Rassulullah (s) disse: “Troquem presentes que criará amor entre vocês.” (Málik). Ele também disse: “Troquem presentes, pois isso afasta o rancor dos corações.”

Citar as expressões de felicitações

Se for pelo nascimento de um filho, deve dizer a Ele: “Que Allah o torne uma semente de benevolência.” Ou lhe diga: “Que Allah abençoe o recém-nascido e O agradecemos pelo que concedeu. Que tenha vida longa e seja piedoso.”

Se a felicitação for por casamento, diz: “Que Allah o abençoe e a abençoe e vivam felizes juntos.” (Tirmizi).

Se a felicitação for por vestir uma roupa nova: Diz: “Que desfrute dela até ficar velha. Que Allah o conserve. Use o novo, viva com dignidade e morra como mártir.”

Se a felicitação for por causa de festividades, diz: “Que Allah aceite de nós e de vocês.”

A visita de condolências e aflições: Jaafar Ibn Abi Tálib (r) caiu mártir e quando o Profeta (s) soube, foi até a casa de Jaafar. Ele reuniu os filhos menores de Jaafar e os beijou. Assmá, esposa de Jaafar, perguntou-lhe: “Ó Rassulullah, tem alguma notícia de Jaafar?” Ele respondeu: “Sim, ele foi morto hoje.” Ela começou a chorar. O Rassulullah (s) começou consolá-la. Ele voltou para a casa dele e disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).

As condolências amainam a dor do acontecimento, acalmando a dor e o receio, apaziguam a tristeza e a desgraça. O Rassulullah (s) disse: Quem prestar condolências a alguém, terá um recompensa igual a dele.” (Tirmizi e Ibn Mája).

O Rassulullah (s) disse um dia aos seus companheiros: “Vocês não contam os que estéreis entre vocês?” Perguntaram: “Aqueles que não tiveram filhos?” Disse: “Esse não é estéril, mas o homem que não perdeu nenhum filho.” (Musslim).

O Rassulullah (S) disse: “O muçulmano que perde três de seus filhos antes de eles atingirem a puberdade, serão sua proteção contra o Inferno.” Abu Zar (r) perguntou: “E se forem dois filhos?” Ele disse: “Mesmo se forem dois.” Abu Ibn Caab, o senhor dos recitadores, perguntou: “E se for um só?” Respondeu: “Mesmo que seja um.” (Ibn Mája).

As condolências e as tristezas têm boas maneiras que o muçulmano deve seguir:

O apressar-se: Quando o muçulmano fica sabendo do falecimento de algum parente, ou vizinho, ou amigo, ele tem obrigação de visitar os familiares do falecido para prestar-lhes condolências pela perda, participando com eles da preparação do féretro, seguindo as recomendações do Profeta (s): “Os direitos do muçulmano sobre outro são cinco:

1)Responder à saudação;

2)visitar o doente,

3)seguir o féretro.

4)Atender ao convite e

5)desejar misericórdia de Allah para quem espirra.” (Muttafac alaih).

Não se deve adiar a prestação de condolências por mais de três dias. Se algum motivo o vedou de se apressar em prestar as condolências, a visita deve ser antes da passagem de três dias. O muçulmano deve ir pessoalmente, sem se contentando apenas em enviar um telegrama, a não ser em situações de necessidade.

O preparar comida: É recomendável que os parentes e os amigos preparem comida para os familiares do falecido, pois estarão ocupados com preparativos para o féretro e não terão tempo de prepará-la. O Rassulullah (s) disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).

As condolências das mulheres: As mulheres devem ir islamicamente vestidas sem se conduzirem de forma contrária à lei islâmica, como rasgar vestes, bater nos rostos, chorarem com vozes altas, pois tudo isso gera a insatisfação de Allah, glorificado seja, e será motivo para castigar o morto no túmulo, se ele tiver deixado instruções para isso.

Não se deve permanecer muito tempo: Os donos da casa não devem receber as visitas em salões específicos para condolências, porque isso constitui em inovações que o Islam condena. Os companheiros do Rassulullah (s) costumavam prestar condolências durante o féretro nos cemitérios, ou ao encontrarem-se com os familiares do falecido no caminho ou na mesquita.
Não há inconveniente em se visitar os familiares do falecido para prestar condolências, numa visita curta, com boas maneiras, evitando-se o que as pessoas fazem, fumando e conversando o que é inútil. A conversa deve se restringir a palavras de conforto e paciência.

O que se diz nas condolências: A conversa deve se restringir em palavras de conforto e paciência, dizendo: “Só Allah permanecerá” ou “Somos de Allah e a Ele retornaremos” ou “A Allah pertence o que Ele concedeu e o que Ele levou, e tudo para Ele tudo tem sua medida apropriada.” Quanto aos familiares do falecido, podem dizer: “Amém” ou “Que Allah o recompense.”

Não se deve exagerar na preparação do féretro: O muçulmano se afasta da inovações nessa questão, como preparar salões, recordar os quarenta dias, ou recordação anual, e outras inovações que se espalharam em algumas das nossas comunidades islâmicas.

A visita ao doente: Saad Ibn Abu Waccas (r) adoeceu e o Profeta (s) o visitou. A doença tinha piorado e Saad sentiu a aproximação da morte. Ele tinha uma só filha. Por isso, ele queria doar dois terços de sua herança. Porém, o Profeta (s) não concordou com ele. Saad lhe disse: “Relego a metade.” O Profeta (s) lhe disse: “Não.” Saad disse: “Relego um terço.” O Profeta (s) disse: “Um terço e é muito.” Então, o Profeta (s) colocou a mão sobre o rosto e o peito do enfermo e disse: “Ó Allah, restitua a saúde de Saad.” (Muttafac alaih).

A visita ao doente é uma obrigação dos irmãos do enfermo. O visitante será extremamente recompensado por Allah. O Rassulullah (s) disse: “Quando alguém vai visitar um doente, um arauto anunciará nos céus: “Que excelente és e quão excelente é a sua marcha; você irá ingressar em seu lar no Paraíso.” (Tirmizi e Ibn Mája).

A visita ao doente tem as suas boas maneiras que o muçulmano deve seguir:

A sinceridade de intenção: A intenção do muçulmano ao visitar o doente é agradar a Allah, o Senhor do Universo, para se recompensado pela visita.

A escolha do tempo propício: Ele se apressa em visitar o irmão ao saber que está doente, em tempo propício, em situação que permite ao doente receber visitas.

A prece para a recuperação da saúde: Quando o muçulmano visita um doente pede a Allah, Ta’ála, que lhe recupere a saúde, agradecendo-O por livrá-lo da doença. Ele deve confortar o doente de que irá recuperar a saúde, despertando nele a esperança e o otimismo. Ele faz por ele a prece que o Profeta (s) ensinou: “Ó Senhor dos humanos, remove a doença, cure-o enfermo, pois Tu és o Curador, e não há cura além da Tua. Garante-nos uma cura que não deixe nenhuma doença.” (Muttafac alaih).

O encurtar a visita: A visita deve ser curta, com tranqüilidade, sem muita conversa.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

CRISE FINANCEIRA ATUAL FRUTO DO ILICITO PERANTE ALLAH SW

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Generosos muçulmanos e queridos leitores! Allah SW confiou o governo do planeta Terra ao homem. Assim como os corpos cósmicos o homem tem afastado cada vez mais de sua origem. Hoje, o homem vive agarrado ao seu orgulho e ignora que tudo quanto possui é resultdo da generosidade de Allah SW, e , sem Ele nada teria acontecido.

Hoje o mundo está mergulhado em uma profunda crise. E todas as medidas humanas mostram incompetentes para resolvê-la. Teria essa crise solução? Claro que sim, para isso, basta que os homens se retornem aos caminhos de Allah SW. O Livro Sagrado está ai ao alcance de todos. Iça (Jesus) SAAS, diz em seu Evangelho:"Buscai antes de tudo o Reino de Deus e a sua Justiça e tudo mais vos será acrescentado".

Vejamos abaixo o que nos instrui o Sheikh.Khaled Taky Eldin, da Mesquita de Guarulhos a respeito desse assunto, baseando-se no Alcorão Sagrado.

A Crise Financeira Atual

Louvado seja Allah, o Criador, o Agraciante, o Onifeitor, o Formador. Nós O agradecemos pela dádiva do Islam. Se contardes as mercês de Allah, não podereis enumerá-las. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, em reconhecimento à Sua Unicidade e em confirmação à Sua promessa e generosidade. Presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, Seu escolhido e querido dentre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como aos seus familiares, seus companheiros e aos que seguirem a sua orientação até o Dia do Juízo Final. Amém.

Allah, Ta’ála, diz: “Logo vos chegará a Minha orientação e quem seguir a Minha orientação, jamais se desviará, nem será desventurado. Em troca, quem desdenhar a Minha Mensagem, levará uma mísera vida, e o faremos comparecer, cego, no Dia da Ressurreição.” (20:123-124).
Allah fez descer o nosso pai, Adão, para aterra, enviando com ele o cânon da orientação divina. Quem se apegar a ele a felicidade o acompanhará onde estiver. Quem se negar a segui-lo, viverá aflito e perderá tanto esta vida como a Outra.

Servos de Allah

O mundo hoje está passando por uma crise sufocante que ameaça as empresas de falência, e as pessoas em geral, de fome e empobrecimento, além de humilhar as nações. Esses problemas se devem, em primeiro e último lugar a negação das nações de recordarem-se de Allah, seguindo métodos econômicos que consideram os juros como principal objetivo, mesmo sendo um dos pecados capitais, que promete ao praticante a afronta nesta vida a na Outra.

Os especialistas em economia de hoje em dia são unânimes em dizer que o motivo principal do problema que o mundo enfrenta hoje em dia se deve ao sistema econômico baseado nos juros. A usura é dar e receber e a atividade de empréstimos se tornaram compra, venda e intermediação. O aumento da taxa de juros sobre os depósitos causou o aumento da taxa de juros sobre os empréstimos concedidos às pessoas físicas e jurídicas. Os beneficiados, em primeiro lugar, são os bancos, as financeiras, os intermediários financeiros, e os penalizados são os tomadores dos empréstimos.

Irmãos muçulmanos

Allah, exaltado seja, diz a verdade quando diz no Seu Livro Sagrado: “Allah destituirá a usura de todas as benesses e multiplicará a recompensa aos caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador.” (2:176)

E diz: “Quando emprestardes algo com usura, para que vos aumente (em bens), às expensas dos bens alheios, estes não vos aumentarão perante Allah; contudo, o que derdes na forma de zakat, anelando contemplar o Rosto de Allah (ser-vos-á aumentado). A eles será duplicada a recompensa.” (30:39).

O Rassulullah (S) também disse a verdade quando declarou: “Se o juro aparecer em uma cidade, Deus irá destruí-la.”

E disse: “Toda vez que o juro aparecer num povo, aparecerá com ele a loucura.”

Allah combateu os juros em Seu Livro Sagrado, e considerou o envolvimento com eles um pecado capital. Ele prometeu uma hostilidade intensa. Ele disse: “Mas, se tal não acatardes, esperai a hostilidade de Allah e do Seu Mensageiro.” (2:279).

Os juros foram a causa de destruição de países e o boicote à liberdade de outros. No passado foi a causa de escravidão dos indivíduos. Hoje é causa da escravidão dos povos com um método mais moderno.

Muitas instituições hoje em dia, no Ocidente, estão exigindo a aplicação dos ensinamentos islâmicos nas questões econômicas.

Vejam o que diz o redator chefe da Revista “Challenger”, uma das mais importantes revistas econômicas da Europa que publicou um editorial em 09/10/2008 com o título:

“O Papa ou o Alcorão” em que diz:

“Penso que estamos necessitando, nessa crise, ler mais o Alcorão, em vez do Evangelho para entendermos o que está acontecendo conosco e com os nossos bancos. Se os responsáveis pelos nossos bancos respeitassem o que o Alcorão contém de ensinamentos e regras, e os aplicassem, não estaríamos sofrendo tantas aflições e crises, e não teríamos chegado a essa situação de miséria, porque as moedas não geram moedas.”

Loran Laskin, redator chefe do jornal “Le Jornal Du Finance”, em seu editorial dessa semana exigiu a aplicação da lei islâmica nas questões econômicas e financeiras. O artigo tinha o título “Será que o Wall Street está pronto para adotar a Lei Islâmica?”

A pesquisadora italiana Loretta Napoleoni, publicou um livro com o título: “A Economia do Chacal” em que disse: “O equilíbrio dos mercados financeiros pode ser conseguido graças ao financiamento islâmico depois da destruição do sistema ocidental que compara a economia islâmica de terrorismo.” E disse: “Os bancos islâmicos podem ser o substituto ideal dos bancos ocidentais.”

Maurice Allais, o economista francês, propôs duas condições para a saída da crise e a restituição do equilíbrio: Estabelecer a taxa de juros no limite zero e revisar a taxa de imposto próxima dos 2%. É a forma de acabar com os juros e próxima do zakat no sistema islâmico. É o que foi confirmado por Adam Smith, o pai dos economistas, como é chamado , que a taxa de juros seja zero.

Servos de Allah

São testemunhos de ocidentais, prestados sem camuflagem. De que a salvação da humanidade reside na aplicação da orientação divina. É nosso dever divulgarmos essa verdade entre os filhos da nossa comunidade, e entre a comunidade brasileira.

O sistema econômico islâmico é um sistema divino, baseado no princípio de facilitar as coisas às pessoas, principalmente àqueles que passam por situações compulsivas que os vedam de pagar. Allah, Ta’ála, diz: “Se vosso devedor se achar em situação precária, concedei-lhe um tempo; mas, se o perdoardes, será preferível para vós, se quereis saber.” (2:280).

* “O sistema econômico-financeiro islâmico está baseado numa série de valores, exemplos e condutas como: Confiança, fidedignidade, transparência, evidência, facilitação, cooperação, integração, solidariedade.” Não há economia islâmica sem moral.

* O sistema financeiro e econômico islâmico é baseado numa base de participação no lucro e nas perdas, de circulação efetiva dos bens e recursos.

* A lei islâmica proibiu todo tipo de venda da dívida por dívida, como o desconto de duplicatas, de cheques pré-datados, como proíbe o sistema de indexação das dívidas com o aumento da taxa de juros.

Todas as transações citadas causaram a gravíssima crise econômico-financeira mundial.
Por isso, caros irmãos muçulmanos, que Allah abençoe suas transações comerciais. Peçam a Allah a paz, confiem n’Ele, pois Ele é o Agraciante por natureza.

Peço a Allah que nos proteja nesta vida e na Outra.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Fonte: Mesquita de Guarulhos - Sheikh Khaled Rezk Taky Eldin
khaleddin@hotmail..com - Tradução: Prof. Samir El Hayek

Sheikh.Khaled Taky Eldinhttp://www.islam-love.com/articles.php?action=show&id=421http://www.islamhouse.com/ip/196573http://www.alminbar.net/alkhutab/search_results.asp khaleddin@hotmail.com www.takydin.net

Mobile (+55-11-8159-9170)Tel&Fax(+55-11-2475-2965 )

Sociedade Islâmica Brasileira

Rua: Dr. Carlos de Campos,6 - Parque Renato Maia - CEP: 07114-230 SP - Guarulhos - Brasil