sábado, abril 23, 2011

DISCURSO DO CALIFA OMAR (R.A.) PARA JERUSALÉM


Masjid do Califa Omar Jerusalém

Caríssimos irmãos e Prezado leitor!

A palavra Califa em árabe que dizer sucessor. O Califa Omar foi o 2º na ordem dos sucessores do Profeta Mohammad (SAAS). Apesar de sua atuação coerente e leal ao islam e ao Rassulolah (SAAS), ele é alvo de muitas calúnias. Existem escritos que narram que o Shaitan (Demônio) andava para o outro lado da rua para não cruzar com o Califa Omar. Quando ele sitiou Jerusalém mandou chamar o Bispo Cristão Sinfrônio para lhe garantir a liberdade de culto e o direito de ir e vir de todos os cristãos. Veremos abaixo o discurso feito por esse homem de Deus ao receber a rendição de Jerusalém. Você irmão e caro leitor, leiam e julguem vocês mesmos o caráter desse valoroso muçulmano. Que Allah esteja satisfeito com ele!

DISCURSO DO CALIFA OMAR (R.A.) PARA JERUSALÉM

Após receber a rendição de Jerusalém e completar a viagem à Síria, quando o califa Omar estava retornando à Medina liderou a oração em Jabiah. Nesta ocasião ele proferiu um discurso que está preservado na história. A maior parte deste discurso foi:

“Ó povo eu os aconselho a ler o Alcorão. Tentar entendê-lo e ponderar sobre ele. Absorver os ensinamentos do Alcorão. Então praticar o que o Alcorão ensina. O Alcorão não é teórico; é um código prático de vida. O Alcorão não traz a vocês a mensagem da Vida Futura apenas; basicamente tenciona guiá-los nesta vida. Molde sua vida de acordo com os ensinamentos do Islã porque este é o caminho de seu bem-estar. Seguindo qualquer outro caminho vocês estarão convidando a destruição. Temam a Allah (O Único e Verdadeiro Deus), e o que quer que queiram busquem junto a Ele. Todos os homens são iguais. Não adulem aqueles em autoridade. Não busquem favores de outros. Através de tais atos vocês se rebaixam. E lembrem que receberão apenas o que é ordenado a vocês e ninguém pode dar qualquer coisa contra a vontade de Deus. Então por que buscar coisas de outros sobre as quais eles não tem controle? Apenas supliquem a Deus porque apenas Ele é o soberano.

“E falem a verdade. Não hesitem em dizer o que considerem ser a verdade. Digam o que sentem. Deixem que suas consciências os guiem. Deixem que suas intenções sejam boas, porque verdadeiramente Deus conhece suas intenções. Em suas ações suas intenções contam. Temam a Deus e a mais ninguém. Por que temer outros quando sabem que qualquer sustento ordenado a vocês por Deus, vocês receberão sob quaisquer circunstâncias? E mais uma vez, por que temer quando vocês sabem que a morte é ordenada apenas por Deus e virá quando Ele desejar?

“Allah me fez no momento seu governante. Mas eu sou um de vocês. O governante não tem nenhum privilégio. Eu tenho algumas responsabilidades a executar, e preciso de sua cooperação. Governar é uma custódia sagrada e é meu empenho não trair esta custódia de modo algum. Para o cumprimento desta custódia eu tenho que ser um observador. Eu tenho que ser severo. Eu tenho que impor disciplina. Eu não tenho que administrar baseado em idiossincracias pessoais; eu tenho que administrar baseado no interesse público e na promoção do bem público. Para isto nós temos a orientação no Livro de Deus. Quaisquer ordens que eu der no curso do dia-a-dia de minha administração tem que estar de acordo com o Alcorão. Deus nos favoreceu com o Islã. Ele nos enviou Seu Mensageiro (Muhammad, saws). Ele nos escolheu para uma missão. Deixe-nos cumprir esta missão. Esta missão é a promoção do Islã. No Islã reside nossa segurança; se errarmos estaremos condenados.”

Fonte:Discurso do Califa Omar para Jerusalém - islamicchat.org

Disse O Profeta Mohammad (saaws):


“Sejam temerosos quanto à injustiça; pois em verdade a injustiça será a escuridão no dia do Juízo final.” Relatado por Muslim.

“ Aquele que tiver praticado uma injustiça contra a honra de seu irmão ou qualquer outra coisa, deve pedir seu perdão hoje antes que venha o dia em que não tenha um dinar ou um dirham.”