sexta-feira, novembro 14, 2014

ZAKAT, SADAQA E O TRABALHO – 4ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Os que não tem apetência para o trabalho, porque a preguiça é maior do que a necessidade de se sustentarem, acabam por cair na “armadilha” montada pela própria preguiça e ficam dependentes da caridade alheia. Quando se encontram em estado de necessidade absoluta, ficam divididos entre o Zakat ou a autossuficiência.

Mas acabam por receber a caridade para atenuarem a situação do momento, prometendo a eles próprios de que é uma situação de emergência.

Infelizmente a preguiça continua a ser imensa e o ciclo repete-se “o Zakat ou a minha auto-suficiência?”. Acabam por arrastar as suas famílias para a pobreza, prejudicando o crescimento e a educação dos filhos. Issa (Aleihi Salam) – Jesus, que a Paz de Deus esteja com ele, encontrou um homem e perguntou-lhe: “o que fazes tu?” “Devoto-me a Deus”, respondeu o homem. “E quem te sustenta?” Perguntou Issa. Respondeu o homem: “o meu irmão”. Retorquiu Issa “O teu irmão é mais devoto a Deus do que tu”. Relato de Abdallah Ibn Qutayba. 

“Não existe criatura sobre a terra cujo sustento não dependa de Allah…”
Cur’ane 11:6. A melhor mão é aquela que dá. Hakim bin Hizam (Radiyalahu anhu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A mão de cima é melhor que a mão de baixo (ou seja aquele que dá a caridade é melhor do que aquele que recebe). Deve-se começar a dar primeiro aos seus dependentes. E o melhor da caridade é o que é dado por uma pessoa com posses (com dinheiro que lhe resta das sua despesas). E quem se abstém de pedir ajuda financeira, Deus irá fazê-lo auto-suficiente”. Bhukari 24:508. O verdadeiro pobre não é aquele que fica à volta das pessoas, insistindo e importunando-as. O Islam exorta os crentes para trabalharem e evitarem a mendicidade. O melhor sustento é aquele que é obtido através das próprias mãos e proveniente de trabalhos e negócios honestos e lícitos.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O pobre não é aquele que pede aos outros, um ou dois pedaços (de comida). Mas o pobre é aquele que não tem nada e tem vergonha de mendigar perante outros”. Bukhari 24:554.

“E fizemos o dia como um período de subsistência”. Cur’ane 78:11. “E vos demos o poder sobre a terra, a qual proporciona-vos a subsistência. Poucos são os que agradecem”. Cur’ane 7:10. Não é uma contradição à exortação dos que têm, para darem o Zakat, mas é um incentivo para que o crente necessitado possa encontrar subsistência através do seu trabalho. O Zakat foi instituído para combater a pobreza, no entanto não substitui a iniciativa de cada um, para procurar o seu sustento. O Trabalho lícito é também uma forma de adoração. Deus garantiu a todos o rizk (sustento) e nos incentiva a trabalhar.

É o exemplo dos pássaros que pela manhã cedo saem dos seus abrigos e voltam saciados da fome e da sede. O Ser humano não pode sair por aí colhendo o fruto do trabalho dos outros. Com a sua capacidade de inteligência e raciocínio que Deus lhe deu, deve procurar produzir os meios necessários para ser auto-suficiente. Para aqueles que não conseguem suprir por si próprios o seu sustento, Deus instituiu o Zakat. Segundo Iyadh Ibn Himar (Radiyalahu an-hu), o Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Um dos 3 moradores do paraíso, será um homem honesto que se recusa pedir às pessoas, ainda que seja pobre e com família numerosa”. Muslim.

Façamos duah (prece) para que Allah, nosso Senhor, Criador e Sustentador, com a sua infinita Misericórdia nos mantenha honestos. E que nos faça preocupados na obtenção do nosso rizk (sustento lícito) e não dependentes das Suas criaturas. Amin.

Se todos os muçulmanos que se encontram na obrigação de pagar o Zakat cumprissem com este pilar e se os necessitados que não trabalham por preguiça ou por desleixo, procurassem a sua subsistência, a Umah (muçulmana) viveria sem grandes preocupações e alguns até teriam dificuldades em encontrar alguém disposto a receber o Zakat. É um sonho? Talvez, mas possível de se realizar, desde que haja boa vontade de todos! Ali (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah fica satisfeito quando Ele vê os Seus servos trabalhando e batalhando, na procura do seu sustento lícito”. É diferente a situação daqueles que por motivos justificados, vêm-se obrigados a pedir ajuda. Neste caso, é obrigação de todo o muçulmano ajudar o seu semelhante que se encontra necessitado, não só doando bens materiais, mas também dando conselhos e palavras amigas.

In Sha Allah, Se Deus quiser, o tema continuará no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

13/11/2014

terça-feira, novembro 11, 2014

Nossa Alimentação é uma determinação de Deus (SW)

Todo Louvor a Allah. O Senhor dos Mundos ! Em nome de Allah. O Misericordioso, O Misericordiador. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, Que Allah(SWT), abençõe e dê paz ao Profeta Muhammad(SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus queridos irmãos e irmãs muçulmanos e caros leitores e amigos ! O corpo humano é a máquina mais perfeita que Deus Louvado Seja criou. E como qualquer outra máquina ele precisa de um combustível especial para desempenhar bem todas as suas funções. Por exemplo um motor de automóvel que é movido a diesel não funciona a gasolina ou a etanol. E quando uma fábrica solta determinado modelo de automóvel ela também já especifica seu combustível. 

Esse artigo nasceu depois de uma conversa com alguns cristãos que consideram que não precisam mais cumprir as Leis. Bom lembrar que não foi o Islamismo quem criou essas Leis , tanto é que vamos tirar exempos da próbria Bíblia Cristã Mas infelizmente grande parte dos cristãos não atendem essas recomendações e se utilizam de citações da Bíblia Sagrada para amparar por exemplo o consumo de carnes proibidas pela Leis de Deus (SW) às três Religiões Monoteístas ( Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).

Quando Deus (SW) criou o homem Ele lhe entregou sua alimentação. Veja no Livro de Geneses versículo 29 : E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.Gênesis 1:29

Por aqui podemos deduzir que o homem era vegetariano. E isso durou até o final do Diluvio quando Deus (SW) autorizou a Noé (AS) e ao seu povo incluir a carne em sua dieta alimentar : Genese 9 :3,4 : 3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. ( A morte do animal deve ser por degola) 

Veja bem, certamente o Dilúvio havia acabado com tudo e Deus (SW) precisava criar uma outra alternativa para o homem se alimentar. Mas, mesmo aqui já existe uma restrição, : Genese 9 :4 : 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.(Ou seja Deus (SW) fornece aqui a forma correta de abater o animal)

Já no Livro de Levítico Versículo 11 Deus (SW) seliciona quais os tipos de animais poderão ser consumidos : E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.¶ De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.Todo o corvo segundo a sua espécie,E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,E a gralha, e o cisne, e o pelicano,E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.¶ Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde. Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo. Levítico 11:1-26.

Quando lemos as escrituras antigas ficamos surpresos ao ver o número de anos que vivia o ser humano por obedecer fielmente as determinações divinas, quer seja na alimentação, quer seja nas orientações espirituais.. Por exemplo, nosso patriarca Adão (AS), viveu de acordo com a Torá (Livro Sagrado dos Judeus) e pelo Livro de Gêneses na Bíblia Cristã 930 anos ! Vejam : » E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. Gênesis 5:3 » « E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4 » « E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.Gênesis 5:5”.

Na medida que essas orientações foram quebradas parcialmente ou totalmente, a longevidade foi também caindo. Veja alguns séculos depois o que afirma o salmista Davi (AS) no Salmo 90 versículo 10 : Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.Salmos 90:10.

Nos dias de hoje vemos as perspectivas de vida continuam a mesma dos tempos do Profeta Davi (AS). Mas, já esteve pior. Na época em que Deus (SW) revelou o Alcorão Sagrado ao Profeta Muhammad ((SAAW),através do Anjo Gabriel (AS), a expectativa de vida era de 40 a 45 anos. Dado o tanto de extravagância alimentar e espiritual que vivia a humanidade naquele momento da história universal .Com a aplicação das orientações islâmicas na península da arábia saudita,na alimentação e na higiene essa espectavia de vida subiu para 70 anos, enquanto na Europa civilizada era de 40 a 45 anos.

Vamos ver o que diz no Livro de Isaias 66 :16 ;17, por exemplo à carne suína que é largamente consumida pela maioria dos cristãos : Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os mortos do Senhor serão multiplicados.Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor.Isaías 66:16-17.

Vejam ainda em Isaias 65:4 . Segundo alguns exegetas cristãos é uma alusão a famosa feijoada ; prato largamente consumido entre os brasileiros. « Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos;Isaías 65:4.

O Profeta e Mensageiro Jesus (AS) é sem dúvidas a grande referência cristã. Algumas divisões do cristianismo o consideram inclusive Deus e que ele é parte da Santíssima Trindade. Contudo eles não os seguem em seus costumes e crenças. 

Na Bíblia Cristã no Evangelho Segundo São Mateus 5:17 afirma que Jesus (AS) cumpriu fielmente a Lei de Deus em todos os seus aspectos, inclusive na alimentação: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus Mateus 5:18-19,

Jesus (AS) falou essas palavras porque ele sabia que depois da sua ascensão, alguns dos seus companheiros denunciariam a Lei. Jesus Cristo, ele próprio, obedeceu à Lei fielmente. Foi, somente, depois da sua partida deste mundo que, São Paulo, um potente orador, e membro do círculo da escola da sociedade, quem levou a alma da avançada civilização Grega (tal como, hoje em dia, muita gente tem vaidade em deixar-se ocidentalizar) a convencer os cândidos e analfabetos Cristãos a abandonarem a Lei. É muito significativo o fato de ele, pessoalmente, nunca se ter encontrado com Jesus Cristo, e esses que se lhe opunham serem constantes companheiros de Cristo. Jesus Cristo corrigiu os fariseus na interpretação falsa da Lei. Por exemplo, os discípulos na sua ânsia de apanhar as espigas de trigo no dia de Sábado. Quando os fariseus objetaram, Jesus Cristo retorquiu, "o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Marcos, 2: 27). Mas nunca disse alguma coisa contra a lei, incluindo o regime dietético.

E quando perguntam por que eles não seguem a Lei de não consumir carnes impuras eles citam o mesmo Evangelho Segundo São Mateus que diz: Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.Mateus 15:17-18.

Ainda citam uma passagem do Livro do Ato dos Apóstolos 9 a15: E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. 10 E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, 11 E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. 12 No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. 13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. 14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. 15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

Outra citação muito utilizada é da Primeira Carta de Paulo a Coríntios6: 12: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12. Ainda que essa passagem tenha uma condicional!

E também Gálatas 5:22;23 : Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23

O Alcorão Sagrado na Sural da Mesa Servida corrobora com a proibição do consumo de sangue, carne podre e carne de porco: : "São-vos proibido para alimentação: a carne putrefata, o sangue, a carne de porco..." (5ª: 3).

Veja a opinião de dois renomados cristãos: O Rev. W. K. Lawther Clarke diz no seu Conciso comentário Bíblico (pub. S.P.C.K.,1952) comentando aquelas passagens: "As leis foram inculcadas e obedecidas porque elas serão incorporadas pelo desejo de Deus" (p. 371) 

O Dr. E. A. Widmer cita no seu artigo "A carne de porco, o Homem e a Doença" (Good Health, vol. 89, nº1):"A carne de porco embora seja um dos artigos comuns na dieta, é um dos mais nocivos. Deus não proibiu os Hebreus de comerem carne de porco meramente para mostrar a Sua autoridade, mas, por ser um artigo de comida impróprio para o Homem".

Aqui fica minha pergunta aqueles que ainda não se convenceram que as Leis de Deus são imutáveis: Quem é mais importante? Deus (SW) e Jesus (AS), ou Paulo e Pedro? Reflitam sobre isso e não deixem perder sua salvação por intransigência e orgulho. Ainda há tempo para retornar a adoração do Deus Vivo e Misericordioso e a sua Justiça. 

Muitos devem estar pensando porque eu muçulmano estou usando citações bíblicas para justificar certos conceitos? Diz Allah SW na Surata da Vaca 285: O Mensageiro crê no que lhe foi revelado pelo seu Senhor, assim como os crentes. Todos crêem em Deus, nos Seus Anjos, nos Seus Livros e nos Seus Mensageiros. (e dizem): “Não fazemos distinção alguma entre os Seus Mensageiros”. E dizem: “Ouvimos e obedecemos. Queremos o Teu perdão, ó nosso Senhor! E para Ti será o nosso retorno”.

Os muçulmanos não baseiam sua crença, total ou parcialmente, na Bíblia. A crença islâmica é fundamentada no Qur’an. Mas para fins de apologética, assim como os cristãos cotam versículos corânicos, os muçulmanos cotam versículos bíblicos. 

A diferença entre os apologistas cristãos e os apologistas muçulmanos, é que enquanto os cristãos consideram todo o Qur’an como uma farsa, os muçulmanos vêem a Bíblia como um livro sagrado revelado por Deus, que foi parcialmente corrompido pelas mãos humanas.

Por esta razão o outro nome do Qur’an é Al-Furqan (O Discernimento), porque ele funciona como um discernimento para determinar onde foram feitas tais alterações e assim, o que conflitar com o Qur’an é rejeitado, e o que o Qur’an confirmar, é considerado como verdadeiro, pelo menos em sua essência.

E por isso fechamos nossa singela exposição com uma passagem do Livro de Isaias que diz assim: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar Isaías 55:6-7.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful MursaleenAllahumma Sali Ala Muhammad ua Aali MuhammadImploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício de Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Deus do universo.Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Deus).

Que a paz, as bênçãos e a misericórdia de Deus (SW) estejam com todos. Amin.