sábado, agosto 22, 2020

Ano Novo Islâmico de 1442 da Hégira

Prezados Irmãos, Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

ANO NOVO ISLÂMICO: 01.Muharram.1442 / 20.Agosto.2020 Quarta-Feira, 19 de Agosto de 2020, ao pôr do sol, começou o Ano Novo Muçulmano, segundo o Calendário Islâmico (lunar), correspondente ao ano 1442 da Hégira (emigração do Profeta Muhammad [s.a.w.] de Meca para Medina), que teve lugar no ano 622 do Calendário Gregoriano (ano 1 do Calendário Islâmico Hegiriano). Portanto, o primeiro dia do Novo Ano Islâmico se inicia na manhã de Quinta-Feira, 20 de Agosto de 2020. Muharram é um mês abençoado, é o mês da libertação. Os muçulmanos têm duas datas nos dias de Murahham que ampliam os nossos corações e que entendemos o significado da vida. 

A primeira é a comemoração do início da HÉGIRA, a fundação de uma nova era na Comunidade Islâmica. O segundo é ASHURA, o 10º. Dia, um dia importante para os muçulmanos que estão cientes da grandeza de Allah. No Ano Novo Islâmico, que começa com o primeiro luar de Muharram, os Muçulmanos lembram todos os anos como o nosso amado Profeta (s.a.w.) migrou de Meca com os seus companheiros para a cidade de Medina. Sim, o nosso Profeta foi um refugiado, um migrante, sofreu dificuldades e dores, mas com essa experiência, a comunidade que olhamos todos os dias, nasceu como exemplo. Uma comunidade que mudaria o mundo. 01.MUHARRAM.1442 / 20.AGOSTO.2020 

OBRAS DISPONÍVEIS SOBRE O MUHARRAM, EDITADAS EM PORTUGUÊS, PELA AL FURQÁN Portanto, o primeiro de Muharram é um período resiliente. Não há celebração com grandes despesas, nem grandes festas. Pelo contrário, é a festa do silêncio, da memória da generosidade de Allah, que nunca esquece as Suas criaturas. O muçulmano é alguém que ama o quotidiano e não o excepcional. Pouco antes da lua cheia iluminar o céu, o Dia de Ashura acontece. Este dia é também especial, pois é o dia em que a resiliência se converte em acção, por isso se jejua, se recorda (zikr). É também o dia em que o neto de nosso amado Profeta (s.a.w.), Hazrat Hussayn (r.a.), lutou bravamente e foi assassinado. Ashura é uma data que a tradição islâmica contempla, simbolicamente, como cósmica. É o dia dos Profetas. Ibn Hibban, um dos maiores sábios do século VIII, no seu livro al-Taqasim wa al-Anwa relatou que o décimo dia do mês de Muharram é o dia em que Deus criou os céus e a terra. 

Também é o dia em que Ele expulsou e fez regressar o Profeta Adão (a.s.) e que fez desembarcar o Profeta Noé (a.s.). Foi também o dia em que o Profeta Yussuf [José] (a.s.) se libertou do poço onde os seus irmãos o arrojaram .... Enfim, é uma data de renascimento, aceitação e libertação de acordo com exemplos proféticos. Reunimos uma lista rápida de maneiras fáceis de aproveitar os benefícios do Muharram: — Diga mais Salaam! Esta é a saudação do Profeta (saw) e do povo do Paraíso, e uma acção tão simples pode colher inúmeras recompensas e perdão. — Sorria para todos. Esta acção simples vai pesar muito na balança durante o mês de Muharram. — Dê Sadaqah (Caridade) regular. Muharram é o início do Ano Novo islâmico, então é o momento perfeito para tomar decisões e estabelecer bons hábitos que você pode colher os frutos do ano todo. — Melhore a sua saúde comendo melhor, fazendo mais exercícios e tendo uma boa rotina de sono. Sim, cuidar da sua saúde também é uma acção recompensadora - o seu corpo é uma amanah (confiança) de Allah! Fazer algumas mudanças no estilo de vida pode gerar inúmeras recompensas. — Procure o perdão. Visto que os pecados são mais pesados no Muharram, você deve pedir perdão o mais rápido possível durante este mês. — Leia mais o Alcorão. 

É óbvio que sempre é colocado nessas listas - mas é a maneira perfeita de se aproximar de Deus durante este mês incrível! A melhor maneira de fazer isso é comprometer-se com apenas 10-15 minutos por dia; estabeleça um horário e seja disciplinado! Com sorte, você cumprirá a resolução de Ano Novo se estabelecer o bom hábito durante o Ramadão. Essas acções não são específicas do Muharram, mas são altamente recomendadas e faz sentido aumentá-las durante este mês abençoado! 

É altamente recomendável jejuar o máximo possível durante o Muharram (embora o jejum de todo o mês seja reservado apenas para o Ramadão). O Mensageiro de Allah (saw) disse: "O melhor jejum após o Ramadão é o Mês Sagrado de Allah (Muharram) ..." (Muslim) A Al Furqán, órgão para a divulgação do Islão em Portugal, deseja à Comunidade Muçulmana de Portugal e às Comunidades Muçulmanas ao redor do mundo, bem como à toda Sociedade Portuguesa BEM-ESTAR, PAZ E FELICIDADE. 

Obrigado. Wassalam (Paz). M. Yiossuf Adamgy Director da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN.

Fonte:Reflexões Islâmicas - nº. 420 - www.islao.pt /www.alfurqan.pt — alfurqan2011@gmail.com — tlm. 96 545 96 46