segunda-feira, junho 09, 2014

A Contribuição dos Muçulmanos as Ciências e as Artes

Quanto mais ciência há, tantos mais especialistas são necessários, entre os historiadores, para descrever adequadamente as contribuições muçulmanas a em cada ramo, e para colaborar, na compilação de uma análise em geral, sobre este vasto tópico, longe de pretender tratar dele adequadamente, faremos aqui, uma tentativa de fornecer informações de caráter geral, com relação ao papel desempenhado pelos muçulmanos, no desenvolvimento das diversas ciências e artes.

Atitude Geral

O Islam é uma concepção abrangente de vida, e não apenas uma religião, que descreve as relações entre o homem e o seu Criador, torna-se necessário, portanto, primeiramente, relatar, em linhas gerais, a sua atitude para com a ciências e as artes.

Longe de desencorajar uma vida de bem estar neste mundo, o Alcorão Sagrado expressa, repetidamente, fatos como este:
''Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? Dize-lhes ainda: Estas coisas pertencem aos que crêem, durante a vida neste mundo; porém, serão exclusivas dos crentes, no Dia da Ressurreição. Assim elucidamos os versículos aos sensatos. ''
(Alcorão Sagrado 7º surata, versículo 32)

Ele louva aqueles que:
''Ó Senhor nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal!''
(Alcorão Sagrado 2º surata, versículo 201)

Ele ensina a humanidade:

''Mas procura, com aquilo com que Deus te tem agraciado, a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Deus tem sido para contigo, e não semeies a corrupção na terra, porque Deus não aprecia os corruptores.'' (Alcorão Sagrado 28º surata, versículo 77)

É essa busca pelo conforto que atrai o homem ao conhecimento, de maneira tão perfeita quanto possível, de tudo o que existe no universo, de modo a usufruir de todos os seus benefícios, e, por elas, ser grato a Deus, diz Deus no Alcorão Sagrado:

''Temo-vos enraizado na terra, na qual vos proporcionamos subsistência. Quão pouco agradeceis! ''(Alcorão Sagrado 7º surata, versículo 10)

''E nela vos proporcionamos meios de subsistência, tanto para vós como para aqueles por cujo sustento sois responsáveis. '' (Alcorão Sagrado 15º surata, versículo 20)

E ainda:

''Ele foi Quem vos criou tudo quando existe na terra; então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual fez, ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente.'' (Alcorão Sagrado 2º surata, versículo 29)

E também:
''Porventura, não reparais em que Deus vos submeteu tudo quanto há nos céus e na terra, e vos cumulou com as Suas mercês, cognoscíveis e incognoscíveis? Sem dúvida, entre os humanos, há os que disputam nesciamente acerca de Deus, sem orientação ou Livro lúcido algum.''
(Alcorão Sagrado 31º surata, versículo 20)

E diz:

''Deus foi Quem criou os céus e a terra e é Quem envia a água do céu, com a qual produz os frutos para o vosso sustento! Submeteu, para vós, os navios que, com a Sua anuência, singram os mares, e submeteu, para vós, os rios. Submeteu, para vós, o sole a luz, que seguem os seus cursos; submeteu para vós, a noite e o dia.'' (Alcorão Sagrado 14º surata, versículos 32 e 33)

E diz mais:

''E submeteu, para vós, a noite e o dia; o sol, a lua e as estrelas estão submetidos às Suas ordens. Nisto há sinais para os sensatos. '' (Alcorão Sagrado 16º surata, versículo 12)

E diz mais ainda:
''Não tens reparado em que Deus vos submeteu o que existe na terra, assim como as naves, que singram os mares por Sua vontade? Ele sustém o firmamento, para que não caia sobre a terra, a não ser por Sua vontade, porque é, para com os humanos, Compassivo, Misericordiosíssimo. ''
(Alcorão Sagrado 65º surata, versículo 12)

Por uma lado, o Alcorão Sagrado recorda aos homens o seu dever de adorar a Deus o Único:

''Que os provê contra a fome e os salvaguarda do temor! '' (Alcorão Sagrado 106º surata, versículo 4)

E, por outro, diz-lhes da necessidade de se esforçarem, num modo de causa e efeito:

''De que o homem não obtém senão o fruto do seu proceder?'' (Alcorão Sagrado 53º surata, versículo 39)

O Alcorão Sagrado não somente incita os homens a perseverar em suas buscas:

''Dize-lhes: Percorrei a terra e observai qual foi a sorte daqueles que vos precederam; sua maioria era idólatra.'' (Alcorão Sagrado 30º surata, versículo 42)

Mas também a tentar novas descobertas:

''Que mencionam Deus, estando em pé, sentados ou deitados, e meditam na criação dos céus e da terra, dizendo: Ó Senhor nosso, não criaste isto em vão. Glorificado sejas! Preserva-nos do tormento infernal! ''(Alcorão Sagrado 3º surata, versículo 191).

Quanto ao método de aumentar o conhecimento, é inspirador observar que já na primeira revelação, que veio ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que nasceu entre gente iletrada, havia um mandamento para ler e escrever, em uma alegoria ao cálamo, que é o único meio do conhecimento humano:
''Lê, em nome do teu Senhor Que criou; Criou o homem de algo que se agarra. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo, Que ensinou através do cálamo, Ensinou ao homem o que este não sabia.''
(Alcorão Sagrado 86º surata, versículos 1 ao 5 )

O Alcorão Sagrado nos lembra também:

''Antes de ti não enviamos senão homens, que inspiramos. Perguntai-o, pois, aos adeptos da Mensagem, se o ignorais!'' (Alcorão Sagrado 16 º surata, versículo 43)

''Antes de ti não enviamos nada além de homens, que inspiramos. Perguntai-o, pois, aos adeptos da Mensagem, se o ignorais!'' (Alcorão Sagrado 21º surata, versículo7 ).

Assim como:

''Perguntar-te-ão sobre o Espírito. Responde-lhes: O Espírito está sob o comando do meu Senhor, e só vos tem sido concedida uma ínfima parte do saber.'' (Alcorão Sagrado 17º surata, versículo 85)

E ainda:

''Nós elevamos as dignidades de quem queremos, e acima de todo o conhecedor está o Onisciente.''(Alcorão Sagrado 12º surata, versículo 76)

E como é bela a oração que o Alcorão Sagrado nos ensina:

''Ó Senhor meu, aumenta-me em sabedoria!'' (Alcorão Sagrado 20º surata, versículo114 )

Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), disse:

O Islam está edificado sobre cinco pilares:
A Crença em Deus;
A prática das orações;
jejum;
A peregrinação à casa do Deus Único, a Kaaba;
E o imposto do zakat.

Se a crença exige o cultivo das ciências teológicas, os demais exigem um estudo das ciências seculares, para a prática das orações, o rosto se volta para a direção de Makka, e a oração deve ser executada por ocasião do acontecimento de determinados fenômenos naturais.

Isto requer o conhecimento de elementos de geografia e de astronomia, o jejum também requer a compreensão de fenômenos naturais, tais como o surgimento da aurora, o por do sol e etc...

A peregrinação exige o conhecimento das rotas e dos meios de transporte para que se possa dirigir-se a Makka, o pagamento do zakat requer o conhecimento da matemática, e para se fazer o cálculo para a distribuição da herança dos mortos.

De modo semelhante, existem necessidades fundamentais para a compreensão dos Alcorão Sagrado à luz dos fatos históricos, citações e referências às ciências nele contidas.

Na verdade, o estudo do Alcorão Sagrado requer, antes de mais nada, um conhecimento da linguagem, na qual está compilado (ciências idiomáticas); as suas referencias aos povos exigem um conhecimento de história e de geografia, e assim por diante.

Lembremo-nos, da maneira como o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), começou uma vida independente, domiciliando-se em Madina, tendo sido o seu primeiro ato a construção de uma Mesquita, com uma parte reservada para o funcionamento de uma escola, a célebre Suffa, que durante o dia, servia como salão de palestras, e durante a noite, como dormitório para os estudantes.

Deus ajuda aqueles que ajudam a causa de Deus, e isto é reafirmando, freqüentemente, no Alcorão Sagrado, não é surpreendente que os muçulmanos tenham a boa sorte de possuir em abundância e a bom preço, papel suficiente para divulgar o conhecimento às massas, desde o século 2 da Hégira, começaram a ser implantadas fábricas de papel por todo o vasto império Islâmico.

Para os objetivos desta breve exposição, iremos fazer referencias somente a umas poucas ciências, para as quais as contribuições dos muçulmanos tem sido particularmente importantes, para toda a humanidade.

As Ciências Religiosas e Filosóficas

As ciências religiosas surgiram, como era natural, com o Alcorão Sagrado, que os muçulmanos receberam como a Palavra de Deus, a Mensagem Divina, endereçada ao homem, o seu exame e compreensão exigiram o estudo das ciências da lingüística, gramática, história, e até das ciências especulativas, entre muitas outras, que geralmente se transformavam em ciências independentes e de grande utilidade.

Enquanto a recitação do texto Sagrado deu origem ao desenvolvimento da ''música'' religiosa do Islam (assunto ao retornaremos mais adiante), a preservação do Alcorão Sagrado levou ao aperfeiçoamento da grafia arábica, não só do ponto de vista da precisão, mas também da beleza gráfica.

Com sua pontuação e vocalização, a escrita arábica é, incontestavelmente, amais precisa, para atender às necessidades desta língua, o caráter universal do Islam requeria o entendimento do Alcorão Sagrado por não árabes, e vemos surgir, aí, uma série de traduções, algumas já na época do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), Salman Al Farsi, traduziu trechos do Alcorão Sagrado para o Persa, que existem ainda nos dias de hoje, e o fim deste processo ainda está bem distante.

Deve-se ressaltar que essas traduções foram feitas, unicamente, com o propósito de tornar possível a compreensão do conteúdo, por aqueles que não conhecessem a língua árabe, jamais para o culto, pois, na prática da oração, só se usa a língua árabe.

E o método, adotado por ordem do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), foi perpetuado, ou seja, a transcrição por escrito e a memorização, ambos a serem feitos simultaneamente.

Cada processo destinava a ajudar o outro, para evitar o esquecimento ou que se cometesse erros, a instituição de métodos jurídicos de verificação aperfeiçoou ainda mais o sistema.

Assim, não bastava, somente, obter uma cópia do Alcorão Sagrado, mas também, lê-la do inicio ao fim, diante de um mestre reconhecido, para que se pudesse obter um certificado de autenticidade, essa prática continua, até os dias de hoje.

Como no caso do Alcorão Sagrado, os muçulmanos também se fixaram nos ditos do Profeta Muhammad, os relatos de seus ditos e atos, tanto público como privados, foram preservados, a preparação de tais memoriais começou já na vida do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), pela iniciativa pessoal de alguns dos seus companheiros, e foi continuada após a sua morte, por um processo de coletânea de conhecimentos de primeira mão.

Como no caso do Alcorão Sagrado, em todas essas transmissões fez-se questão da autenticidade, entretanto, os detalhes conhecidos da biografia do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), ocupam centenas de páginas, tão grande foi o cuidado de se preservar para a [posteridade dados e documentos precisos.

O aspecto especulativo da fé, particularmente quanto a crença e dogmas, mostra que as discussões, que começaram quando Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), ainda estava vivo, tornaram-se, posteriormente, as raízes de diversas ciências, tais como o Kalam (dogmático-escolástica), e o Tsauwuf (místico-espiritualista).

As polêmicas religiosas com os não muçulmanos, introduziram elementos externos, a partir da filosofia grega e hindu, mais tarde, não faltaram aos muçulmanos os seus próprios e grandes filósofos, dotados de originalidade e erudição, como Al Kindi, Al Farabi, Ibn Sina (Avicena), Ibn Rushd (Averróis) e outros.

A tradução, para o árabe, de livros estrangeiros, resultou na feliz circunstâncias de centenas de obras gregas e sâncristas, cujos originais haviam sido perdidos, mas que ficaram preservados em suas versões em língua árabe.

As Ciências Sociais

O papel, desempenhado pelos muçulmanos, no desenvolvimento das ciências sociais têm sido muito importante, uma característica notável da ciência muçulmana é a rapidez com que se desenvolve, o Alcorão Sagrado, foi o primeiro livro, escrito na língua árabe.

Menos de dois séculos mais tarde, essa língua, de beduínos analfabetos, provou ser uma das mais ricas do mundo, tornando-se posteriormente, não só a mais rica do mundo, mas também um idioma internacional, para toda a sorte de ciências.

Sem parar de investigar a causa desse fenômeno, vale lembrar um outro fato, os primeiros muçulmanos foram, em sua maioria árabes; entretanto, com exceção do idioma, que era o repositório da Palavra de Deus e de Seu Mensageiro, eles apagavam muitas facetas da própria personalidade, sob a influência do Islam, de modo a receber, nele, todos os povos, em condições de absoluta igualdade.

Portanto, todos os povos participaram, no progresso das ciências ''islâmicas''; árabes, iranianos, gregos, turcos, abissínios, berberes, indianos e outros povos, que se converteram ao Islam, a sua tolerância religiosa era tão grande, e o apadrinhamento do saber tão perfeito, que cristãos, judeus, madeístas, budistas e outros colaboravam, com o objetivo de enriquecer as ciências muçulmanas, no domínio literário das suas respectivas religiões, além de outros ramos do conhecimento.

A Lei

Por sua natureza abrangente, a ciência jurídica desenvolveu-se, entre outros muçulmanos, desde o princípio, foram eles os primeiros, no mundo a conceber uma ciência abstrata do direito, separada dos códigos de legislação geral do país.

Os antigos possuíam as suas lei, mais ou menos desenvolvidas e até codificadas, porém faltava, ainda, uma ciência que tratasse da filosofia e das origens do direito, do método de legislação, da interpretação e da aplicação das leis, etc...

E antes do Islam esta idéia nunca tinha se cristalizado, desde o segundo século da Hégira (século 8), começaram a surgir obras islâmicas desse gênero, chamadas de Usul Al Fiquih.

Antigamente, a lei internacional não era, nem internacional, nem era lei; fazia parte da política, e dependia da boa vontade e das intenções dos estadistas, além do que, as suas regras só se aplicavam a um número limitado de estados, geralmente os habitados pelos povos de uma mesma raça,, que seguiam a mesma religião e falavam a mesma língua.

Os muçulmanos foram os primeiros a dar-lhes um lugar definido no sistema jurídico, criando, tanto direitos, como deveres, isto poderá ser observado nas regras da lei internacional que formaram um capítulo à parte, nos códigos e tratados da lei muçulmana, desde o inicio.

O tratado mais antigo que possuímos é o Almajmú, de Zaid Ibn Ali, que morreu em 737, essa obra já contém o capítulo a que nos referimos, além disso, os muçulmanos desenvolveram este ramo de estudos como uma ciência independente, e já em meados do segundo século da Hégira existiam monografias sobre o assunto, todas sobre o título genérico de Siyar.

Um aspecto característico dessa lei internacional é o de que ele não faz qualquer discriminação entre estrangeiros; ela não se refere a interesses muçulmanos, e sim, somente, aos dos estados não muçulmanos de todo o mundo.

Outra contribuição, no domínio jurídico, é a Lei casuística comparada, o surgimento de diversas escolas de direito muçulmano tornou esse tipo de estudo necessário, para relevar as razões das diferenças de interpretação, bem como os efeitos das divergências de princípios sobre uma determinado ponto legal.

A constituição escrita do Estado também foi uma inovação do muçulmanos, alias o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), foi o seu autor, quando ele fundou uma Cidade Estado em Madina, dotou-a com uma constituição escrita, documento este preservado até os dias de hoje.

Ele menciona, em termos precisos, os direitos e as obrigações do chefe de estado, define as unidades constituintes, e também os respectivos setores em matéria de administração, legislação, justiça, defesa, entre outras, ela data do ano de 622 da era cristã.

Na esfera do direito, propriamente dito, aparecem os primeiros códigos, já no principio do segundo século da Hégira, estes dividem-se em três partes principais; culto ou práticas religiosas, relações contratuais de todos os tipos e penalidades.

De acordo com a sua visão abrangente da vida, não havia, no Islam, qualquer distinção entre a Mesquita e o capitólio, a doutrina do Estado ou a lei constitucional faziam parte do culto, uma vez que o chefe do estado era também o chefe do culto religioso.

A Lei internacional fazia parte dos direitos, sendo a guerra colocada no mesmo nível dos atos de pilhagem, pirataria e outras violações de direitos e tratados.

História e Sociologia

A parte muçulmana destas ciências é importante sobre dois aspectos:
da certificação da autenticidade;
da coleção dos detalhes mais variados.

Nascido à plena luz da história, o Islam não precisou depender de lendas ou de folclores, com referencia e informações sobre povos, cada narrativa recebia o valor merecido.

Mas a história corrente do Islam exigia medidas de confiabilidade total, para manter a sua integridade, através dos tempo, a certificação, por testemunhas, fora, antes, uma prerrogativa exclusivas dos tribunais de justiça, os muçulmanos aplicaram-na à história; exigia-se a comprovação de cada relato apresentado.

Se aparecia na primeira geração, após o acontecimento relatado, bastava que houvesse uma única testemunha confiável do evento, já na segunda geração, era necessário citar-se duas fontes sucessivas; ouvi ''A'' dizer que ouviu de ''B'', que viverá na época do evento, contar os detalhes do mesmo.

Na terceira geração, passavam a ser necessárias três fontes de testemunho, e assim por diante, estas referências exaustivas asseguravam a veracidade da corrente de fontes sucessivas, pois tornavam possível recorrer aos dicionários biográficos, que indicavam não somente o caráter dos personagens individualmente citados, mas também os nomes dos seus mestres e do seus principais pupilos.

Este tipo de comprovação existe, não somente em relação à biografia do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), mas para todos os ramos do conhecimento, transmitidos de geração para geração.

Os dicionários biográficos são um aspecto característico da literatura histórica muçulmana, os dicionários foram organizados por profissões, cidades, regiões, épocas, etc...

Também foi atribuída grande importância às árvores genealógicas, especialmente as árabes, e o rol de centenas de milhares de pessoas, de alguma importância, pesquisadas, facilita a tarefa do estudioso, que deseje penetrar nas causas subliminares dos acontecimentos.

Quanto a história, propriamente dita, a tendência características das crônicas é a sua universidade, At Tabari, por exemplo, que é um dos primeiros historiadores do Islam, não só inicia os seus volumosos anais com um relato da criação do universo e da história de Adão, mas também fala de outras raças que conheceu em seu tempo, tarefa essa que foi continuado, com ainda maior perseverança, pelos seus sucessores, Al Mas'udi, Ibn Miskhawaih Sa'id Al Andaluzi, Rachiduddin Khan e outros.

É interessante observar que estes historiadores, para começar com At Tabari, iniciaram as suas obras com a discussão de uma concepção do tempo, Ibn Khaldun mergulhou, mais profundamente nessas discussões sociológicas e filosóficas, em seu célebre; ''Prolegômenos à História Universal''.

Já no primeiro século da Hégira, dois ramos da história começaram a se desenvolver independentemente e forem, posteriormente combinados num todo composto.

Um era a história do Islam, que começava pela vida do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), e continuava com o período dos califas, o outro, a história não muçulmana, quer a Arábia pré-islâmica ou a países estrangeiros, um claro exemplo disso é a história de Rachiduddin Khan, cuja maior parte falta ainda publicar.

Ela foi elaborada. Simultaneamente, em árabe e em persa, e fala com igual a familiaridade dos Profetas, dos califas, dos papas, bem como dos reis de Roma, da China, Índia, Mongólia, entre outros.

Geografia e Topografia

A geografia de Ptolomeu foi traduzida para o árabe, como também o foram as obras de autores hindus, relatos de viagens aumentavam diariamente, o conhecimento do homem comum, a própria diversidade de informações anulava qualquer possibilidade de chauvinismo, qualquer um era capaz de por tudo o que lhe interessasse à prova, por meios práticos.

O diálogo entre Abu Hanifa (716), e seus discípulos é célebre;

''Certo aluno o perguntou onde ficava o centro da terra e ele respondeu: Exatamente no lugar onde você está sentado.''

Está resposta comprova, sem margem de dúvida, que o orador queria dizer que a terra é redonda.

Os mapas múndi, mais antigos, elaborados pelos muçulmanos, representam a terra em forma circular. A cartografia de Ibn Haukai (975), por exemplo, não apresenta qualquer dificuldade para a identificação do mediterrâneo, próximo as nações do Oriente Médio.

O mapa de Al Idrisi, elaborado para o Rei Rogero da Sicília(1101-1154), surpreende por sua elevada precisão, nele consta até a nascente do rio Nilo, precisamos nos lembrar de que os mapas muçulmanos posicionam o Sul para cima e o Norte para baixo.

As viagens marítimas precisavam de escalas das longitudes e latitudes, tanto quanto do astrolábio e de outros instrumentos náuticos, milhares de moedas muçulmanas, foram descobertas em escavações na Escandinávia, atestam, conclusivamente, a atividade dos caravaneiros muçulmanos da Idade Média.

Ibn Majid, que serviu como piloto de Vasco da Gama até a Índia, fala da bússola como um objetivo já familiar.

Os marinheiros muçulmanos espantam-nos com a sua perícia e ousadia em viagens, de Basra (Iraque) até à China.

As palavras ''Almirante'', ''Cabo'', ''Monsoon" (monção), ''Alfândega'', ''Tarifa'', são todas de origem árabe, e são provas substanciais da influência muçulmana sobre a moderna cultura Ocidental.

Astronomia

A descoberta e o estudo do número de estrelas são reconhecidos como valiosas e inesquecíveis contribuições do muçulmanos, um grande número de estrelas continua a ser conhecido, na línguas ocidentais, pelos seus nomes árabes, e foi Ibn Rushd (Averróis), que reconheceu a existência de manchas na superfície do sol.

A reforma do calendário, feita por Ômar Al Khayyan, precede, de longe, a reforma gregoriana, os beduínos árabes pré-islâmicos já tinham desenvolvido observações astronômicas bastante precisas, não só para se orientarem, nas viagens noturnas pelo deserto, mas também para fazerem observações meteorológicas.

Vários livros conhecidos como Kitab Al Anwa, nos proporcionam provas suficientes da extensão do conhecimento muçulmano, posteriormente, com a tradução de obras hindus, gregas e outras para o árabe, a confrontação das informações divergentes exigiu novas experiências e cuidadosas observações.

Surgiram observatórios em todos os lados, muitos ficaram famosos como o de Ulugh Begh, no reinado do Califa Al Ma'mun, foi medida a circunferência da terra, cuja exatidão é incrivelmente espantosa, compilaram-se obras sobre as marés, o amanhecer, o anoitecer, o arco-íris, e principalmente sobre o Sol e a Lua, e seus movimentos.

Ciências Naturais

A faceta característica deste campo da ciência islâmica é a ênfase devotada à experimentação e à observação, sem prejuízo de idéias preconcebidas, o método muçulmano era bastante singular e formidável, os autores começavam o estudo das ciências preparando-se, através dos dicionários classificados de termos técnicos, que existiam em seus próprios idiomas.

Com extraordinária paciência, eles examinavam todos os livros de poesia e prosa, para extrair todos os termos, com as citações úteis, referentes a cada ramo separado, incluindo anatomia, zoologia, botânica, astronomia, mineralogia, etc...

Cada geração sucessiva revisava as obras dos seus predecessores, de maneira a acrescentar-lhes algo novo, estas simples listagens de palavras, algumas acompanhadas de observações literárias ou anedóticas, provavam ser de imenso valor, quando começava o trabalho de tradução; e raros eram os casos em que se tornava necessário adaptar a palavra ao árabe, ou conservar uma palavra estrangeira.

As palavras usadas na botânica, são características desse processo, exceto pelos nomes de certas plantas, que não existiam no Império muçulmano, não existe um único termo de origem estrangeira; encontravam-se palavras árabes para todos os termos.

A enciclopédia botânica de Ad Dinawari (895), em seis grossos volumes, foi compilada muito antes da primeira tradução, para o árabe, das obras gregas sobre o assunto, Ad Dinawari descreve não apenas o exterior de cada planta, como também as suas propriedades alimentares, medicinais e outras; classifica-as, descreve o seu habitat e fornece outros detalhes.

A medicina teve um extraordinário progresso com os muçulmanos nos ramos da anatomia, da farmacologia, da organização de hospitais e da preparação de médicos, que eram submetidos a exames antes de serem autorizados a exercer a profissão.

Mantendo fronteiras em comum com Bizâncio, com Índia, com a China, e outros países, a arte médica muçulmana e sua ciência, tornaram-se uma síntese do conhecimento médico mundial; os usos e costumes populares eram submetidos a experimentação e testes, gerando também nova contribuições.

As obras de Al Razi (Rhazes), Ibn Sina (Avicena) e Ibn Al Baitar, e de muitos outros, foram a base de todo o estudo da medicina, mesmo no Ocidente, sabemos agora que eles já conheciam a circulação do sangue.

Ótica

A ciência tem uma divida especifica para com os muçulmanos, possuímos um livro de raios, de Al Kindi, que já estava muito a frente do saber grego sobre os espelhos incendiários.

Ibn Al Haytam (Al Khazen 965), que o sucedeu, mereceu uma celebridade justa, Al Kindi, Al farabi, Ibn Sina, Al Biruni e outros, que representam a ciência muçulmana, não cedem o seu lugar a ninguém, na história mundial das ciências.

Mecânica e Mineralogia

Estes assuntos atraíram a atenção dos eruditos, tanto do ponto de vista médico, como com o propósito de distinguir as pedras preciosas, conhecimento tão almejado pelos reis e por outras pessoas abastadas, as obras de Al Biruni ainda são úteis nesses campos.

Ibn Firnas (888), invento um aparelho, no qual voava por grandes distâncias, morreu em um acidente, sem deixar qualquer sucessor, que continuasse e aperfeiçoasse o se trabalho.

Outros sábios muçulmanos inventaram instrumentos mecânicos, para içar a superfície navios submersos, ou para arrancar do solo, sem qualquer dificuldade, árvores de enormes dimensões.

Quanto aos acontecimentos do mundo submarino, existem numerosos tratados, escritos, sobre a pesca de pérolas e o tratamento das suas conchas.

Zoologia

A observação da vida dos animais selvagens e das aves sempre fascinou os beduínos da Arábia, Al Jahiz (868) deixou uma imensa obra, para a popularização do assunto, na qual tratava da evolução, tema que mais tarde foi desenvolvido por Ibn Miskawih, Al Kazwini, Ad Dumairi e outros.

Química e Física

O Alcorão Sagrado estimula os muçulmanos, repetidamente, a meditar sobre a criação do universo, e a estudar como os céus e a terra foram feitos, para serem subservientes ao homem.

Portanto, jamais houve qualquer conflito entre a fé e a razão, no Islam, foi assim, que os muçulmanos começaram muito cedo, um estudo sempre progressivo e sério, da química e da física.

Atribuem-se obras científicas a Khalid Ibn Yazid (704), ao grande jurista Ja'far Asiddik (765), e ao pupilo deles, Jabir Ibn Hayyan (776), cujo mérito tem sido celebrado através dos tempos.

A faceta característica das suas obras é a experimentação objetiva, ao ínves da simples especulação; era através da observação que eles acumulavam dados, por influência deles, a antiga alquimia foi transformada numa ciência exata, baseada em fatos, passíveis de demonstração.

Jabir Ibn Hayyan, já conhecia as operações químicas da calcinação e da redução, e desenvolveu, também os métodos da evaporação, sublimação, cristalização, e etc...

É evidente que, nesses caminhos do conhecimento humano, foi necessário o trabalho paciente de gerações e séculos inteiros, a existência de traduções em latim das obras de Jabir Ibn Hayyan e outros, usadas durante muito tempo como livros de textos básicos na Europa, é suficiente, para mostrar o quanto a ciência moderna deve às obras dos sábios muçulmanos, e como ela se desenvolveu rapidamente, graças à aplicação do método muçulmano da experimentação, em vez do método grego.

Matemática

A ciência matemática tem no seu desenvolvimento, traços que não podem ser apagados, da participação muçulmana, os termos ''Álgebra'', ''zero'', ''cifra'', são todas de origem árabe, os nomes de Al Khawarizmi, Ômar Al Khayyam, Al Biruni e outros, permanecerão tão famosos quanto os de Euclides, do autor hindu da Siddhanta, entre outros, a trigonometria era desconhecida pelos gregos, o crédito de sua descoberta pertence, indubitavelmente, aos matemáticos muçulmanos.

Finalizando

Os muçulmanos continuaram o seu trabalho, a serviço da ciência, até que se abateram grandes perdas, sobre os muçulmanos, seus principais centros intelectuais, como Baghdad, no Oriente, e Córdova e Granada no Ocidente, foram ocupados por bárbaros., para grande infelicidade da ciência, numa época em que a imprensa ainda não se tinha firmado, que queimaram as bibliotecas, com centenas de milhares de manuscritos, ocasionando perdas irreparáveis.

Os ''massacres por atacado'' não livraram os eruditos, o que havia sido construído, durante séculos, foi destruído, em poucos dias, e uma vez que uma civilização entra em declínio, devido a tais calamidades, leva alguns séculos, não só de tempo, mas também de recursos, inclusive de meios para estudar as realizações de outras civilizações, que deveriam ter assumido a bandeira da cultura, diante da queda dos vanguardeiros da civilização que os precedeu, antes de se poder as distância.

Além do mais, não se pode criar nobreza de caráter e grandes gênios apenas por querê-lo, estas qualidades são dadivas da graça do Todo Poderoso, que é Deus, para um povo.

E que homens de caráter nobre sejam reprimidos, ao invés de serem investidos na liderança dos seus conterrâneos, é mais uma tragédia que, freqüentemente, temos que lamentar.

Fonte: islam.org.br

Nenhum comentário: