sábado, março 30, 2013

Os três Fundamentos que todos os Muçulmanos devem saber e praticar

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso

Saiba, que os três fundamentos que todo muçulmano e muçulmana devem saber e praticá-los, são:

Conhecer seu Senhor, sua Religão e Seu Profeta ( que a paz de Allah esteja sobre ele); Se for perguntado quem é teu Senhor, diga: meu Senhor é Allah que me Criou e a todas as criaturas, é a Ele que adoro, não há Senhor que mereça adoração a não ser Ele;

E se for perguntado qual é a tua religião, diga minha religão é o Islam, que é a submissão total a Allah adorando somente a Ele, obdecendo as Suas ordens e negando o chirk ( associar algo a Ele) e seu povo.

E se for pergutado quem é o teu profeta, diga é Muhammad filho de Abdullah ibn Abdu Mutallib ibn Hachem, da tribo Qoraich, dos árabes, e os árabes sao descendente de Ismael filho de Ibrahim ( que a paz esteja sobre eles).

Primeiro: adorar somente a Allah, e não atribuir parceiros na sua adoração, defendendo e apoiando o tauhid (monoteismo) e os monoteistas, negando o chirk e seus meios, e advertir sobre seu perigo e gravidade;

Segundo: não adorar a Allah, a não ser da forma que o Ultimo dos Mensageiros ensinou e isto esta contido na Sunnah Autentica, a crença no Mensageiro tem seus pilares que são: tasdiq (crer em tudo que ele nos informou), ijtinab (se afastar de tudo que ele proibiu), ta'ah (obedecer tudo que ele nos ordenou) emutaba'ah (nao adorar a Allah exceto na forma em que ele ensinou).

As condições de La ilaha illa Allah:

Săo sete as condiçőes para os testemunho de Fé;
1)Conhecimento, que nega a ignorância;
2) Certeza, que nega a dúvida;
3) Sinceridade e pureza de intençăo, que nega o Shirk;
4) Verdade, que nega a hipocrisia;
5) Submissăo, que nega a desobedięncia;
6) Aceitaçăo, que nega a rejeiçăo ou a negaçăo;
7) Amor a frase, o que nega o repudio;

1) A prova do conhecimento, diz Allah:

“Saiba, que não ha divindade ‘que mereça adoraçao’ a não ser Allah”." Sura 47-19 e no versc. 86 da sura 43: "Exceto que testemunhar com conhecimento". Sabendo o significado da frase que está sendo testemunhada.

2) A prova da certeza (yaqin):

a) Allah, Louvado seja diz:

“Somente são crentes, aqueles que creem em Allah e em Seu Mensageiro e não duvidam, e se sacrificam pela causa de Allah com seus bens e suas vidas. Estes são os verdadeiros." Sura 49 versc. 15,

Allah fez o fato de não duvidar, uma condição para fé n'Ele e em Seu Mensageiro, quem duvida naquilo que Allah e Seu Mensageiro Dizem não possuem a fé completa

b) A prova na Sunnah um hadith sahih de Abu Huraira, que o Mensageiro de Allah (sws) disse :

"Ninguém encontrará Allah, com o testemunho que não há divindade a não ser Ele e que sou Seu Mensageiro, sem duvidar desta declaração, sem que (mereça) entrará no paraiso.”E num hadith, que o Mensageiro de Allah disse a Abu Hureira:” Vá, e quem voce encontrar atras daquela parede testemunhando que não há divindade (que mereça ser adorado) a não ser Allah, com convicção no coração, anuncie boas-novas com o paraiso." Isto num longo hadith narrado por Muslim.

3) As provas da sinceridade e pureza de intençăo (ikhlas), que nega o Shirk:

a) Diz Allah no Alcorão: 

“E adorai a Allah com sincera devoção...”." Sura 39-3 e "E eles nao foram ordenado a não ser que adorassem Allah com sincera devoção" Sura 98- 5 b) Disse o Mensageiro de Allah(s):

"A pessoa mais feliz em receber a minha intercessão no Dia do Juizo será quem prestar testemunho com sinceridade em seu coração." narrado por Muslim.

4) As provas da verdade (sidq), que é o contrario a hipocrisia:

a) Diz Allah: 

"Ó humanos acreditam que serão deixados só porque dizem: cremos! sem serem postos à prova? Pois Nós Testamos aqueles que vieram antes de vós, a fim de que Allah saiba quem que é o verdadeiro e o falso." Sura 29-2 e 3 e na Sura 2-6 e 5 :

"Entre os homens ha aqueles que dizem: cremos em Allah e no Dia do Juizo, porém não são crentes, pensam que enganam Allah e aqueles que creem, porem não enganam a não ser a si mesmos sem perceberem. Há doença em seus corações, e Allah aumenta doença em seus corações, e terão um castigo doloroso pelo que desmentiam."

b) E na Sunnah:

“Não a uma pessoa que testemunhe que não há divindade (que mereça ser adorado) a não ser Allah, e que Mohammad é Seu Servo e Mensageiro, com sinceridade em seu coração, sem que o fogo do inferno fique vedado a ele”. Narrado por Bukhari e Muslim no hadith de Mu’az bin Jabal

5) As provas da Submissão, que é o oposto à desobediência:

a) E Allah diz:

“E voltem todos para vosso Senhor, e submetam-se a Ele”. Sura 39-54

E quem submete sua face a Allah, e é benfeitor, ter-se-a pego num firme sustentáculo.”Sura 31-22; e Disse Allah:

"Entao, por Teu Senhor! Não crerão; até que te tome por árbitro das suas discusões, e em seguida não encontrem, em si mesmos, constragimento no que julgaste, e até que se submetam completamente." Sura 4-65.

b) E da Sunnah, no hadith :

"Não será crente até que seus desejos sigam o que eu trouxe (a mensagem, o islam)." Isto é: a submissão total. Relatado por Abu Nu’aim e Tabarani

6) Provas da aceitação, que é o oposto a rejeição ou a negação:

a) E Allah Diz: 

“E assim, antes de ti (Muhammad), jamais enviamos alguma cidade admoestador algum, sem que seus opulentos habitantes dissessem: ‘por certo, encontramos nossos pais numa crença e, por certo, estamos seguindo seus passos”. Ele 'o profeta' disse: ainda que eu vos chegue com algo que guia melhor que aquilo em que encontraste vossos pais? Disseram: 'por certo, somos incrédulos, com que sois enviados'." Sura 43-23 e 24.

b) E Allah Diz:

“E eles, quando lhes era dito: digam que não ha divindade a não ser Allah, se engradeciam em soberba e diziam: por acaso, deixaremos nossos Allahes por causa de um poeta e louco?”.. 37-35 e 36”.

c) E na Sunnah, o hadith:

"O exemplo de que Allah me enviou com a guia e o conhecimento, é como a chuva abundante que cai sobre uma terra , se ela for boa, absorvera a água e nascerá depois vegetação abundante, as pessoas depois poderão beber, plantar e colher, mas se a terra for seca, esta sugará toda a água, e não nascerá nada de vegetação, este é o exemplo de quem compreende a religião e torna-se benéfico naquilo que fui enviado, aprende e ensina, quanto aquele que não compreende a religião, não aceitará a guia pela qual fui enviado com ela." Relatado por Bukhari e Muslim no hadith de Abu Mussa al Achaari

7)A prova do amor (mahabba):

a) Allah Diz:

“Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Allah, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Allah”. Ah, se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o poder pertence a Allah e Ele é Severíssimo no castigo." Sura 2-165

b) E na Sunnah:

"Três qualidades e quem as tiver , encontrará o sabor da fé, a primeira é de quem ama Allah e Seu Mensageiro acima de tudo; a segunda é a de quem ama as pessoas por amor a Allah; a terceira é a de quem abomina e destesta retornar ao kufr, depois de Allah tê-lo livrado dele, como não desajaria ser jogado no fogo." Relatado por Bukhari e Muslim no hadith de Anas ibn Malik

Tauhid e suas categorias

Primeiro: Tauhid Rububiiah (Unicidade da Soberania de Allah), esta forma de tauhid era conhecida pelos idólatras Qoraichitas[1] na época do Profeta, e mesmo assim, não os fez muçulmanos, alem disto o Profeta SAAS os combateu. Isto significa a crença na Unicidade de Allah, no que se refere a Suas Obras, tal como ser o Unico Criador, Sustentador, Provedor. A prova disto esta na Dize: Quem vos agracia com os seus bens do céu e da terra? Quem possui poder sobre a audição e a visão? E quem rege todos os assuntos? Dirão: Deus! Dize, então: Por que não O temeis? Sura 11 -31, e os versículos são muitos.

Segundo: Tauhid Uluhiia (Unicidade de Allah na adoração): esta é a forma de Tauhid que o Profeta foi enviado, significa que todos os atos de adoração devem ser somente a Allah, porque somente Ele merece ser adorado, é a unicidade na adoração, como du'a (adoração), khauf (temor), tawakul (confiança), e outras formas de adoração que devem ser somente a Allah.

Terceiro: Tauhid Asma ua Sifat, é o monoteismo e crença na unicidade de Allah em Seus Atributos, e Allah diz: “Diga: Allah é Único, O Absoluto, não gerou e nem foi gerado, e ninguém e comparado a Ele”.E disse o Altissimo: “E pertence a Allah os sublimes Nomes...” Sura 7-180 e “E não ha nada que seja comparado a Ele”.  

O Chirk e suas categorias

O Chirk se divide em três categorias: chirk maior, chirk menor e chirk oculto.

O Chirk Maior anula todas as ações e Allah não perdoa quem comete este tipo de Chirk, disse o Altissimo.

“E Allah não perdoa quem lhe atribuir parceiros”.E disse ainda: "Blasfemos aqueles que dizem: Allah é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas adorai a Allah, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Allah, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. Por que não se voltam para Allah e imploram o Seu perdão, uma vez que Ele é Indulgente." Sura 5-72

"Já te foi revelado, assim como aos teus antepassados: Se associar algo a Allah, certamente tornar-se-á sem efeito a tua obra, e te contarás entre os desventurados." Sura 39-65

"Tal é a orientação de Allah, pela qual orienta quem Lhe apraz, dentre os Seus servos. Porém, se tivessem atribuído parceiros a Ele, tornar-se-ia sem efeito tudo o que tivessem feito." Sura 6-88

"Nos disporemos a aquilatar as suas ações, e as reduziremos a moléculas de pó dispersas." Sura 25-23.

O Chirk Maior e suas quatro formas:

Primeiro, o Chirk do Du'a, e Allah disse:

"Quando embarcam nos navios, invocam Allah sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros." Sura 29-65

Segundo, o Chirk niaat ul qasd (chirk da intenção):

"Quanto àqueles que preferem a vida terrena e seus encantos, far-lhes-emos desfrutar de suas obras, durante ela, e sem diminuição." Sura 11-15

Terceiro: o Chirk Taa’ah (chirk da obediencia):

"Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Allah, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Allah. Não há mais divindade além d’Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!" Sura 9-31.

Isto é obedecer os sabios e os governantes no pecado, como disse o Profeta (sws) a Adii al Hatem, quando foi perguntado por que eles adoravam os seus sabios, respondeu, não o adoramos. Entao disse o Profeta: a adoração deles é obedecê-los. 

Quarto: Chirk mahabba (chirk do amor), a prova disto:

"Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Allah, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Allah. Ah, se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o poder pertence a Allah e Ele é Severíssimo no castigo”.Sura 2-165

O chirk menor: é o chirk da ostentação (ria`a) :

"Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado que o vosso Allah é um Allah único. Por conseguinte, quem espera o comparecimento ante seu Senhor que pratique o bem e não associe ninguém ao culto d’Ele." Sura 18-110

O chirk oculto é ar-riia (que significa os atos de adoraçăo praticados apenas para ganhar o louvor ou a fama, em lugar de buscar a satisfaçăo de Allah. Este tipo de politeísmo, no entanto, năo afasta o infrator dos campos do Islam) Este é mais impercepetivel do Profeta (s) pediu proteção de Allah dizendo:

“Oh Allah, peço proteção em Ti de associar algo que saiba ou que não saiba, e peço-Te perdão do que nao sei “

O Kufr e suas formas

O kufr são de dois tipos: o kufr maior que tira a pessoa do Islam e o menor que não tira a pessoa do Islam. O maior sao cinco:

e) O kufr da negaçăo: e disse o Altissimo :

f) “E quem é mais tirano quem forja mentiras a cerca de Allah ou desmete a verdade quando a chega, por acaso não é o inferno morada para os incredulos.” Sura 29-68

b) Kufr al iba’ (kufr da arrogancia, mesmo reconhecendo como verdade) e Disse o Altissimo:

E quando Dissemos aos anjos prostrai (em reconhecimento a Adão, prostraram-se todos, exceto Iblis que foi arrogante, soberbo e entre os incredulos)”.” Sura 2-34

c) O kufr chakk (da duvida): este é um kufr oculto, a prova:

“Ambos os parreirais frutificaram, sem em nada falharem, e no meio deles fizemos brotar um rio”. E abundante era a sua produção. Ele disse ao seu vizinho: Sou mais rico do que tu e tenho mais poderio. Entrou em seu parreiral num estado (mental) injusto para com a sua alma. Disse: Não creio que (este parreiral) jamais pereça, Como tampouco creio que a Hora chegue! Porém, se retornar ao meu Senhor, serei recompensado com outra dádiva melhor do que esta. Seu vizinho lhe disse, argumentando: Porventura negas Quem te criou, primeiro do pó, e depois de esperma e logo te moldou como homem? Quanto a mim, Allah é meu Senhor e jamais associarei ninguém ao meu Senhor.” Sura 18-35 a 38.

d) Kufr i’rad (se afastar) e disse o Altissimo:

“Mas os incrédulos desdenham as admoestações que lhes são feitas”.” Sura 46-3

e) Kufr Nifaq (hipocrisia):

“E isto, porque creram e depois negaram, e assim foi selado seus corações por isto nao compreendem”.” Sura 63-3

O segundo tipo de Kufr é o Kufr menor que não tira a pessoa do Islam, que é o Kufr ni’mat (da graça):

“Allah exemplifica com o relato de uma cidade que vivia segura e tranqüila, à qual chegavam, de todas as partes, provisões em prodigalidade; porém, (seus habitantes) desagradeceram as mercês de Allah; então Ele lhes fez sofrer fome e terror extremos, pelo que haviam cometido.” Sura 16-112.

O nifaq (hipocrisia) e suas formas

O Nifaq (hipocrisia) são de dois tipos: i’tiqad (da crença) e ‘amali (das ações), e o hipocrita tera o lugar mais baixo no inferno:

a) desmentir o Mensageiro (s); 
b) desmentir, negando algo pelo qual ele foi enviado;
c) aversăo ao Mensageiro (s);
d) aversăo ao objetivo pelo qual ele foi enviado;
e) felicidade com o descredito ao Islam;
f) năo aceitaçăo da difusăo ou a vitoria do Islam;

A hipocrisia das açőes são cinco:

a) quando a pessoa fala, mente; 
b) quando promete, quebra sua promessa; 
c) quando lhe é confiado algo, trai; 
d) quando disputa, age de modo imoral; 
e) quando faz um pacto, age traiçoeiramente;

Taghut

Tudo o que for adorado, ou seguido, ou obedecido, em vez de Allah, é Taghut e eles são cinco:

a) Satanás, que Allah o amaldiçõe;
b) Quem quer que seja adorado com o seu consentimento;
c) Aquele que induz a adoraçăo de outras divindades que năo seja Allah;
d) Aquele que alega ter o conhecimento de Ghaib (incognoscível, oculto, invisível, ausente, etc.)
e) O governante que governa com leis que năo sejam as reveladas por Allah;

Os anulantes do Islam

1) Chirk (associar algo a Allah em sua adoração).

Allah Diz:

"Allah jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Allah cometerá um pecado ignominioso." Sura 4-48

E na Sura 5-72:

"A quem atribuir parceiros a Allah, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores."

2) Estabelecer intermediários entre uma pessoa e Allah, suplicando a eles, confiando neles e pedindo a intercessăo deles. As provas do alcorão são:

"Aqueles que invocam, anseiam por um meio que os aproxime do seu Senhor e esperam a Sua misericórdia e temem o Seu castigo, porque o castigo do teu Senhor é temível!" Sura 17-57

3) Năo acreditar que os politeístas săo descrentes, ou duvidar da descrença deles, ou pensar que a crença e o que eles praticam é válida;

4) Crer que o Caminho do Profeta Muhammad (s) seja menos completo que de outro, ou as suas sentenças e leis. Crer que as leis e sistemas que as pessoas criam são melhores do que o Islam, ou que o código Islâmico não é praticável no nosso século ou, mesmo, é o motivo pelo atraso dos muçulmanos nos dias atuais, ou que a religião deve ater-se somente ao relacionamento da pessoa com Allah, sem interferir na vida dela em outras situações. Crer que a legislação Islâmica, através das diversas punições severas impostas aos criminosos, não cabe nos nossos tempos, como também, crer na permissão de praticar outra legislação que não seja a Islâmica no comércio, sentença, etc., mesmo que não creia que seja melhor que a religião Islâmica é permitir o que Allah proibiu, e todo aquele que licitar o que for ilícito, como o adultério, drogas, usura e legislar com outras leis que não sejam divinas, é um apóstata e incrédulo por unanimidade.

5) Odiar algo com o qual o Profeta Muhammad (s) foi enviado, mesmo que seja através de atitude, Allah disse: "Isso, por terem odiado o que Allah revelou; então Ele tornou suas obras sem efeito."

6) Zombar ou satirizar algo da religião do Profeta Muhammad (sws), ou das recompensas ou punições, pelo que Allah disse:

"Dize-lhes: Escarneceis, acaso, de Allah, de Seus versículos e de Seu Mensageiro? Não vos escuseis porque renegaste depois de terdes acreditado!”sura 9, versc 64 e 65.

7) Feitiçaria de todos os tipos, como também, simpatias, pois Allah disse:

“A ninguém instruíram sem que dissessem: Isto é tão-somente uma prova; não renuncieis à vossa fé!”. Sura 2, versc 102

8) Apoiar idólatras contra os muçulmanos, como Allah disse:

“E quem dentre vós tomá-los por confidentes, certamente será um deles; de fato, Allah não encaminha os iníquos”.sura 5 versc 51

9) Crer que algumas pessoas têm o direito de excederem o limite da legislação estabelecida por Allah através do Profeta Muhammad (sws), como Ele disse:

"E quem quer que almeje outra religião que não seja o Islam jamais será aceito e, no outro mundo, contar-se-á entre os desventurados." Sura 3 versc 85

10) Deixar a religião de Allah de lado, não a aprendendo e nem a praticando, Allah disse:

"E quem está mais perdido que aquele que é exortado com os versículos de seu Senhor e logo dá-lhes as contas? De fato Nos vingaremos dos pecadores."

Não há diferença entre todos os tipos apostasia, praticando-os seriamente, simplesmente por brincadeira ou mesmo por medo, a não ser forçadamente, por ser muito perigoso tudo isso, cabe ao muçulmano tomar todo o cuidado para não incorrer em um deles.

E todo louvor pertence a Deus, Senhor do Universo

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

quinta-feira, março 28, 2013

PODE UM RICO ENTRAR NO PARAÍSO? – Primeira Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Segundo a Bíblia, um jovem perguntou a Issa (Aleihi Salam) – Jesus (que a Paz de Deus esteja com ele), o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. Jesus respondeu se ele queria ser perfeito e ganhar um tesouro no céu, deveria vender tudo o que tinha, dar aos pobres e segui-lo. O jovem porque possuía muitas propriedades, depois de ouvir estas palavras, retirou-se triste. Então Jesus disse aos discípulos: “Outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino dos céus”. Os discípulos admirados, perguntaram: “Quem poderá pois salvar-se?” E Jesus respondeu: “Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível”. Mateus, 19:21-26.

Nas tradições islâmicas, encontramos várias referências acerca deste tema. Taj al Din al-Subki, um biógrafo pertencente à escola de leis Shafi’i, referiu que Issa (Aleihi Salam) disse: “Discípulos, o ouro (dinheiro) é a causa de alegria neste mundo e causa de dano na vida eterna. Em verdade vos digo, os ricos não entrarão no Reino dos Céus”. O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Eu estava no Portão do Paraíso e vi que a maioria das pessoas que entraram, foram os pobres, enquanto os ricos eram retidos nas portas para prestação de contas”. Bukhari 62:124.

O crente pobre, cumpridor das leis de Deus e dos Seus Profetas, será admitido no paraíso com prestações de contas mais céleres. O crente rico, também cumpridor das mesmas leis, demorará mais tempo a prestar contas porque irá responder detalhadamente como adquiriu a sua riqueza e como a gastou. A riqueza pode ser uma bênção, pois permite o ser humano viver mais desafogado e ajudar a quem necessita. Acontece que a riqueza pode mudar o comportamento de alguns, tornando-os orgulhosos, arrogantes e avarentos, ao ponto de negarem o auxílio aos familiares mais chegados.

O que é que Issa e Muhammad (Que a Paz de Deus esteja com eles) pretendiam transmitir-nos com estas palavras? Seriam iguais os ricos avarentos que repelem os pobres e os ricos solidários com os mais desfavorecidos, que dão parte da sua riqueza? Estariam todos eles condenados? Para Deus, com a Sua infinita Misericórdia, tudo é possível, conforme veremos no desenvolvimento desta mensagem. O homem que investe, temente a Deus, criando riqueza e postos de trabalho, sem deixar de imprimir uma atitude de partilha para com os mais necessitados, Deus o fará “passar pelo buraco duma agulha”, para entrar no reino da tranquilidade. “Tudo quanto distribuirdes em caridade, Deus vos restituirá, porque Ele é o melhor dos Agraciadores”. Cur’ane 34.39.

O homem rico que acumula riqueza através de esquemas ilícitos, será um dos moradores do inferno. E aqueles que a obtém honestamente, mas que a gastam sem controle e não se importam pelos desfavorecidos, farão companhia aos primeiros.

Também os que obtiveram conhecimentos mundanos e religiosos terão de responder se agiram ou não em conformidade.

Deus sempre criou os ricos e os pobres e será assim até ao final da humanidade. No entanto, os que têm, não estão isentos das obrigações para os que nada têm. Neste mundo conturbado em que vivemos, qual o conceito que devemos atribuir à riqueza?

Neste caso, podemos considerar que ser rico é ter algo material ou intelectual, superior ao outro ser humano. O muito ou o pouco que temos, não nos pertence na totalidade. Apesar da vontade de muitos os que têm consciência deste facto, continua a existir uma grande disparidade entre os ricos e os pobres. Pensem numa mãe e nos seus pequenos filhos que são obrigados a fugirem da guerra e da miséria, e decidem fazer uma longa caminhada à procura de paz e de alimentos. No meio do trajeto, cansados e completamente desidratados a mãe resolve deixar para trás os filhos mais debilitados que já não conseguem caminhar, unicamente para tentar salvar o resto da sua criação. Esta é a misericórdia duma mãe desesperada. O que se passa com o ser humano? Como é possível, numa época de grandes conhecimentos técnicos e de prosperidade, muitos dos abastados coexistirem com os pobres, sem sentirem as suas consciências incomodadas?

A existência da pobreza é uma grande injustiça, pois significa que não estamos a praticar a solidariedade que nos foi insistentemente recomendada pelo Criador e através dos Seus Profetas. A solidariedade não é só partilhar os bens que temos, mas também incentivar e criar condições para que outros possam ser auto suficientes. Os eruditos têm uma responsabilidade acrescida para que a mãe da pobreza, a ignorância, seja erradicada. Quando conseguiremos colocar as necessidades dos outros à frente das nossas? “….na verdade isto é difícil, excepto para os que têm um espírito humilde”. Cur’ane 2: 45.

In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

28/03/2013

abdul.manga@gmail.com