quinta-feira, abril 19, 2012

SURAT IKHLAS (Sinceridade – Pureza) SEGUNDA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK - 20/04/2012
Bismilahir Rahmani Rahim; Qul huwa Allahu Ahad. Allahu Samad. Lam Yalid Wa Lam Yulad. Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad. Em nome de Deus, O Beneficente e Misericordioso. “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3- Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”.

Nos tempos pré-islâmico, a maior parte dos residentes da Península Arábica, adoravam ídolos (talhados em madeira, em pedra e outros materiais). Em Maka e em Madina, foram vários os tipos de pessoas e personalidades que questionaram o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) acerca da essência e da natureza de Deus. Todos pretendiam saber quem é Deus e de que matéria é feito. Para os adoradores de ídolos, esta questão era importante, porque estavam habituados a ver e a tocar os ídolos que adoravam. Tinham uma forma e corpo, eram machos ou fêmeas e tinham filhos. Tinham uma descendência e necessitavam de alimentos. Herdaram dos seus antepassados e outros ídolos iriam herdar as suas posições. Mas não lhes respondiam os anseios. Outros adoravam o fogo, as estrelas e outros astros. Fazia-lhes confusão, como era possível existir só um Deus e ainda mais porque não era visível.

Allah não era um nome desconhecido para os árabes da era pré-islâmica. Era o nome para o qual usavam para designar o Criador do Universo. Mas apesar disso, eles utilizavam o termo ilah (divindade) para os seus ídolos. Essa dualidade é referida em vários versículos do cur’ane, como por exemplo: “E se lhes perguntas: quem criou os céus e a terra e submeteu o sol e a lua? Eles responderão: Allah (Deus)! … E se lhes perguntas: quem faz descer a agua do céu e com ela a terra é vivifica?
 
Responder-te-ão Allah. …” Cur’ane Surat Al-Ankabut 61 e 63. A crença em Allah ficou mais evidente quando Abraha, governador do Yémen, que se encontrava integrado no reino de Negus da Abissínia, invadiu Maka e tentou destruir a Caaba (Casa de Deus). O então guardião da Caaba, Abdul Muttalib, Chefe e Líder da Caaba, que viria a ser o avô do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), depois de reunir todos os chefes tribais, chegaram à conclusão de que não tinham capacidade para repelir os invasores e só Allah é que tinha o poder para proteger a Sua Casa.
 
Retiraram-se todos para os arredores. Deus mandou um bando de pássaros denominados de “Abadil”, carregando cada um deles 3 pedrinha que foram atiradas ao exército invasor, causando inúmeras baixas, devido a perfurações e roturas na pele.

Os sobreviventes acabaram por se retirar. Este incidente é conhecido por “Ano dos Elefantes” ou “Os Senhores do Elefante” e está referido no Surar Al Fil (o desenvolvimento deste tema pode ser consultado nas minhas mensagens de 24 e 30 de Abril de 2010). Mesmo assim, depois desta lição divina, a maioria continuou a adorar os seus ídolos. Para este tipo de pessoas, Deus refere: “Eles estão baloiçando (vacilando), entre os dois grupos; nem estão com eles, nem com aquele. Porém, jamais encaminharás para o caminho certo aqueles que Deus desviou (por tal merecerem)”. Surat Na-Nissa 143.

Também havia outros que afirmavam que Deus teve um filho. “E (ó Profeta) diga: Louvado seja Allah que jamais teve filho, tão pouco teve parceiro na Soberania, nem (necessita) de ninguém para protegê-Lo da humilhação e é exaltado com toda a magnificência”. Cur’ane 17:111. Podemos deduzir que se Deus teve um filho, é porque necessitava de alguém para o auxiliar, o qual seria considerado com o um herdeiro após a sua morte, o que equivale a atribuir uma fraqueza a Deus, característica de um ser mortal. Deus é Auto-Suficiente e Imortal. “LA ILAHA – ILLA LLAH” – Não há outra divindade, senão Deus, a (Única Divindade).
 
Por diversas pessoas e em várias ocasiões, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) foi questionado sobre Deus. Por um lado, a curiosidade era grande e por outro, o faziam em termos provocatórios. Segundo o relato de muitos Sahabas (Radiyalahu an-huma), os Quraish (residentes de Maka) queriam saber as origens e os antepassados do Senhor que lhes era então apresentado. Quem era esse Deus, de que era Ele feito.

Então Deus, revelou: “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3-Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”. Alguns Judeus Rabinos, questionaram o Profeta: “Ó Muhammad, informe-nos como é o teu Senhor, para nós acreditarmos em ti. Na Torah Deus enviou-nos a Sua descrição. Diga-nos de que Ele é feito, se é feminino ou masculino, se Ele é feito de ouro, de latão, ferro ou prata e se Ele come ou bebe. Também para nos dizer de quem Ele herdou o mundo e quem herdará depois Dele. Então Deus revelou ao mundo este Surat.
 
Também outros grupos de Judeus questionaram o mesmo ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Hazrat Anas (Radiyalahu an-hu), referiu que um Grupo de Judeus perguntou ao Profeta: “Ó Abul Qassim, Deus criou os anjos da luz, Adão do barro, o Iblis (o diabo) do fogo, o céu do fumo e a terra a partir da espuma da água. Diga-nos agora acerca do teu Senhor (de que é feito). O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) não respondeu. Então apareceu o Anjo Jibrail (Gabriel), que lhe disse: “Ó Muhammad, diga-lhes: “Huwa Allahu Ahad (Deus é Único)”.
 
Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) referiu que uma delegação de Cristãos de Najran, acompanhados de 7 sacerdotes, visitou o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e perguntaram: “Ó Muhammad, diga-nos como é o Teu Senhor e de que substância Ele é feito”. O Profeta respondeu: “Meu Senhor não é feito a partir de nenhuma substância. Ele é Único e Exaltado acima de tudo”. Então Deus enviou o Surat Ikhlass. Porque era o início da implementação do Isslam, do Tauhid, esta Surat foi assim por diversas vezes “revelada / lembrada” ao Profeta, para ele responder àqueles que lhe questionavam sobre a unicidade de Deus. È um verdadeiro milagre, uma Surat com poucas palavras, descreve o conceito do Deus Único e da independência de Deus perante todas as criaturas. Os 300 ídolos que se encontravam na Caaba, foram destruídos pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), quando entrou triunfante em Maka, sem derramamento de sangue, proclamando a Unicidade de Deus e Ele, o Único merecedor da adoração. “LA ILAHA – ILLA LLAH”.
 
In Sha Allah, continua no próximo Juma.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41, Votos de um bom dia de Juma.
Cumprimentos Abdul Rehman Mangá -19/04/2012

quarta-feira, abril 18, 2012

Cuidar Bem dos Idosos uma Vocação Islâmica

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 16.04.2012

O estatuto do cidadão sénior é de uma grande importância em todas as sociedades, especialmente no Ocidente, onde as pessoas idosas na maior parte dos casos, são enviadas para lares especialmente construídos para as chamadas pessoas da terceira idade, ao invés de se lhes prestar cuidados nas suas casas.

Ninguém gosta de ficar velho, de ter a sua cara que um dia foi bonita, cheia de rugas e a perder o brilho que um dia já teve.

Contudo, isso indica que afinal nós não somos donos dos nossos destinos, nem de nós próprios e nem dos nossos corpos, pois por detrás de tudo isso há uma Mão Poderosa, que é a do Criador que faz o que quer, pois o Al-Qur’án diz no Cap. 40, Vers. 67:

“Foi Ele (Deus) quem vos criou do pó (a Adão), depois de uma gota de esperma, depois de um coágulo de sangue. Depois disso, Ele tirou-vos como criança (do ventre da mãe). Em seguida, (fez-vos crescer) para depois alcançardes a vossa maturidade completa, para depois serdes velhos”.

O Homem há muito que tenta procurar alguma fórmula que contrarie o gene responsável pelo envelhecimento do corpo, mas sem sucesso. Por isso muita gente não se convence e nem fica satisfeita quando a velhice a atinge. As pessoas tudo fazem para disfarçá-la, seja pintando os cabelos e a barba ou mesmo rapando-os, tudo na tentativa de ocultar os seus vestígios. Os mais abastados submetem-se a operações plásticas. Alguns chegam a ficar ofendidos quando alguém os chama de velhos, respondendo: “velhos são os trapos” ou “sou gasto mas não sou velho”.

Todavia, se vivermos, todos nós um dia atingiremos a velhice, contra a nossa vontade, pois esse é o processo natural e inegável da vida, que Deus criou.

Consta que certa vez um idoso que tinha já as costas arqueadas e que caminhava apoiado numa bengala de tão velho que estava, passando ao pé de uns miúdos que brincavam, estes, querendo fazer troça do velho trôpego lhe perguntaram: “Ó tio! Onde é que compraste o arco e a flecha”? O idoso calmamente respondeu: “Não se preocupem, pois quando chegarem a esta idade vão receber isso de graça”.

Será que iremos gostar que os nossos filhos nos escorracem das nossas casas, que construímos com muito esforço durante a nossa juventude, para o lar de idosos? Quão triste e cruel é isso!

A vida vivida no lar de idosos é miserável e insuportável. Devemo-nos precaver antes que essas tendências perturbadoras se enraízem nas nossas sociedades em vias de desenvolvimento, pois caso contrário tal trará crises jamais vistas.

A religião ensina-nos a respeitarmos os idosos, sejam eles nossos pais, nossos familiares, e até mesmo os estranhos.

Os idosos podem chegar à fases da velhice caracterizadas pela perda de algumas faculdades biológicas, podendo até perder o seu vigor físico, ou mesmo as suas faculdades mentais. Muitos deles desenvolvem sentimentos emocionais fora dos limites.

Quanto à perda das faculdades físicas, um idoso não consegue fazer muitos dos trabalhos que um jovem faz. No que respeita à perda da capacidade mental, Deus diz-nos no Al-Qur’án, que um idoso pode vir a perder a sua capacidade mental, podendo até tornar-se senil.

Deus diz no Cap. 22, Vers. 5:

E, entre vós há os que morrem (jovens), e outros são levados até a máxima velhice, ao ponto de não saberem nada depois de haverem sabido (muita coisa)”.

A isto podemos chamar, usando o termo da medicina moderna, de doença de “Alzheimer”

Quanto aos sentimentos emocionais, Deus informa-nos acerca do profeta Jacob (Yaqub) e dos seus sentimentos relativamente aos seus dois filhos, José (Yussuf) e Benjamim (Ben Yámin). As suas emoções, o seu amor, a sua preocupação, a sua simpatia e os seus sentimentos eram imensas a tal ponto, que de tanto chorar perdeu a visão.

Portanto, em todos estes casos, o que se nos ensina, como crentes, é que devemos respeitar os idosos, ainda que sejam senis e caducos.

O nosso respeito para com os idosos está mais enfatizado a favor dos nossos pais. Consta no Al-Qur’án, Cap. 17, Vers. 23:

“O teu Senhor decretou que não adoreis a ninguém a não ser a Ele, e que deveis ser bondosos com os vossos pais. Se a velhice atingir um deles ou ambos, estando vós ainda em sua companhia, não lhes digas “uff” por irritação, nem os ralhes, mas fala-lhes com palavras generosas (com respeito)”.

O nosso Profeta Muhammad, S.A.W. instruiu-nos a respeitarmos todos os que são idosos, e ao mesmo tempo, a termos pena e misericórdia dos mais novos. E foi-nos dito que todo aquele jovem que respeita os idosos devido à sua idade avançada, também será respeitado quando ficar velho, pois Deus enviará alguém que o respeitará quando ele envelhecer.

Até mesmo na oração colectiva, é-nos recomendado que respeitemos os mais velhos. Portanto, quando estivermos a liderar uma oração (swalaat) colectiva onde haja velhos, devemos prestar-lhes atenção, não prolongando demasiado a oração em congregação.

Segundo a nossa tradição isslâmica, nós os muçulmanos, devemo-nos esforçar o máximo por respeitar os idosos, especialmente se se tratar dos nossos pais. É um mau precedente enviar os nossos pais para lares de terceira idade.

A presença dos nossos pais nas nossas casas é uma bênção de Deus. Trará paz, felicidade, concórdia, tranquilidade, misericórdia e recompensa de Deus. Devemo-nos empenhar o máximo em prol dos nossos pais velhos, pedindo-lhes para ficarem connosco nas nossas casas, para que assim possamos atrair a bênção de Deus.

Devemos estabelecer um bom exemplo para que os não muçulmanos possam fazer o mesmo.

Se tomarmos a iniciativa e a pusermos em prática, criaremos uma sociedade livre do conflito de gerações. Não haverá animosidade entre a nova geração e os idosos. Ao invés disso haverá bondade, respeito, simpatia, preocupação e amor um para com o outro.