sábado, maio 14, 2016

Será que o fato de dizer La Ilaaha illa-llah garante o Paraíso a Alguém?

Os muçulmanos sabem que essa declaração é a chave do Paraíso, "Não há outra divindade senão Allah". E muitos de nós fiam-se nessa declaração e acreditam que nada mais precisa ser feito. Isso não é verdade, uma vez que mesmo os hipócritas costumavam proferi-la. No entanto Allah SW os descreve como mentirosos e diz que eles habitarão no mais profundo abismo do inferno.

Segundo vários exegetas (sábios, estudiosos), ainda que essa frase seja a chave para o Paraíso, para que surta o efeito esperado é necessário preencher certos requisitos.

Certa vez, Al-Hasan Al-Basri perguntou a uma pessoa: "O que você preparou para a morte"? Ela respondeu: " O testemunho de que não há outra divindade senão Allah". " Há certas condições para isso, e , cuidado para não difamar as mulheres castas!.

Um famoso seguidor Wahb Ibn Munabbih, certa vez perguntou: " La Ilaaha illa-llah", não é a chave para o Paraíso?" E ele respondeu sim, mas toda chave tem suas saliências. Se as saliências da chave não coincidirem com as da fechadura da porta, você não conseguirá abri-la. As saliências, das quais Al-Hasan Al-Basri falava, nada mais são do que as condições que diferenciarão no dia do Juízo Final, os muçulmanos que se beneficiarão dessa declaração.

Muitas pessoas se precipitam em acreditar na citação de um único versículo ou um hadith que diz: "não há outra divindade senão Allah", entrará no Paraíso, no entanto deve-se considerar o conjunto de todos os versículos do Alcorão Sagrado e hadith correlatos.

Um estudo dos versículos do Alcorão e dos hadith do Profeta SAAS, nos mostra que as condições para a Shahadah (Testemunho de Fé), consiste em 7(sete), 8(oito) ou até 9(nove), vai depender da forma que se olha para eles. Vamos ao 9(nove) então:

1ª) A primeira condição é o conhecimento: A pessoa deve ter a compreensão básica necessária do significado da Shahadah. É preciso não ter nenhuma dúvida quanto ao que a Shahadah afirma e o que a Shahadah nega. Diz Allah no Alcorão Sagrado: " Sabe, portanto, que não há mais divindade, além de Deus e implora o perdão das tuas faltas, assim como das dos fiéis e das fiéis, porque Deus conhece as vossas atividades e os vossos destinos". (Muhammad 19). Da mesma forma, o Profeta SAAS, disse: " Aquele que morre sabeno que não há outra divindade além de Allah, entrara no Paraíso (Muslim). 

De fato, a Shahadah, por si só, é um testemunho. Quando alguém presta o testemunho sobre alguma coisa, e preciso que saiba sobre o que está testemunhando. Obviamente ninguém aceitaria um testemunho se não tiver a convicção de que o a testemunha está ciente dos fatos a serem testemunhados. Veja o que diz Allah sobre o assunto no Alcorão Sagrado:"Proteja aquele que testemunha sabiamente a verdade." (Al Zukhruf 86). Por exemplo se o testemunhante não compreender, por exemplo, que Allah é a única divindade que mereça ser adorada e que todos os outros deuses são falsos, então não terá alcançado a compreensão elementar, dai, essa Shahadah não pode ser considerada válida para que Allah a aceite. Bom lembrar, que essa é uma percepção lógica, contudo Allah SW sempre sabe melhor.

2ª) A segunda condição da Shahadah é a certeza, ou Al-yaqeen, que é o oposto de dúvida e incerteza. No Islam, na verdade, qualquer espécie de dúvida em relação ao que está no Alcorão ou na Sunnah equivale a kufr(descrença). Há uma exceção relacionada ao caso de ignorância, ou seja, a pessoa não tem conhecimento do que está confirmado no Alcorão e na Sunnah. Uma vez sanada essa dúvida, não há mais desculpa para dúvidas. Veja a definição de um verdadeiro fiel segundo o Alcorão: "Somente são fiéis aqueles que crêem em Deus e em Seu Mensageiro e não duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Deus. Estes são os verazes!" Al-Hujuraat 15). Diz ainda o Profeta SAAS: " Ninguém encontra Allah a não ser pelo testemunho, de que não existe outra divindade além Dele e que Eu sou o Mensageiro de Allah. Não havendo essa dúvida o crente entrará no Paraíso (Muslim). Por outro lado Allah SW descreve no Alcorão Sagrado os hipócritas, como aquelas pessoas, cujos corações vacilam com frequência: " Pedir-te-ão isenção só aqueles que não crêem em Deus, nem no Dia do Juízo Final, cujos corações estão em dúvida e, em sua dúvida, vacilam.(Al-Taubah 45).

Alguns sábios afirmam que as dúvidas ou as suspeitas infundadas que existem no coração do crente e mais perigosa para a fé do que a ambição e os desejos. Isso porque a ambição e os desejos podem ser saciados enquanto as dúvidas e as suspeitas, elas prolongam-se nos corações, sem obter cura, até que a pessoa deixa o Islam por completo ou passa a exercê-lo mecanicamente, sem que exista no seu coração uma verdadeira fé. 

Não é a toa que o Profeta SAAS nos instruiu a buscar o conhecimento enquanto vivermos. Ele é o maior remédio para as duvidas e para a desconfiança. Cabe a cada um de nós aperfeiçoar nossos conhecimentos diariamente mergulhando no Alcorão e na Sunnah. E ainda recorrendo aos sábios e pessoas mais preparadas e com maior experiência na Religião.

3ª) A terceira condição da Shahadah é a sua aceitação, ou Al-qabool. A pessoa que fez a Shahadah com consciência e está certa da verdade deve dar sequência a essa aceitação, com a língua e o coração de tudo que significa a Shahadah. Aquele que rejeitar qualquer aspecto que envolve a Shahadah é declarado Kafir (Infiel). Essa condição implica ainda na aceitação irrestrita do que afirma o Alcorão e a Sunnah, sem que a pessoa possa escolher em que acreditar ou rejeitar. Diz Allah no Alcorão: "Credes, acaso, em uma parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós, tal cometem, não receberão, em troca, senão aviltamento, na vida terrena e, no Dia da Ressurreição, serão submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não está desatento em relação a tudo quanto fazeis". Diz Allah ainda a respeito: "Não é dado ao fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Allah e Seu Mensageiro decidiram sobre o assunto. Aquele que desobedecer a Allah e ao Seu Mensageiro desviar-se-á evidentemente"(Al-Ahzaab 33).

4ª) A quarta condição da Shahadah é a submissão e a concordância ou Al-inqiyaad, ou seja, a representação física verdadeira das ações da Shahadah da pessoa. Este é um dos principais significados da palavra Islam, "submissão à vontade de Allah". Allah ordena assim no Alcorão:" E voltai arrependidos, ao vosso Senhor e submetei-vos a Ele".(Al Zumah54). Allah elogiou aqueles, que por suas ações, se submetem aos Seus mandamentos. Diz Allah:"Quem pe melhor na religião do que aquele que submete seus objetivos a Allah e pratica o bem".(Al-Nissa 125).

A submissão aos mandamentos de Allah e de Seu Mensageiro é uma condição de fé imposta por Allah. Diz Ele: " .Qual! Por teu Senhor, não crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objetem ao que tu tenhas sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente.(Al-Nissa 65).

A Shahadah não é algo subjetivo! Com palavras a testemunhamos e com nossos atos cumprimos o que foi testemunhado. Quem quer que se diz muçulmano e não pratica os atos correspondente da Religião impostos por Allah SW e seu amantíssimo Profeta SAAS, não entendeu nada do compromisso assumido ao fazer a Shahadah, por outro lado esta prestando testemunho contra si próprio, isso porque seu testemunho de fé não foi verdadeiro ou mal compreendido. Em ambos os casos você deve rever sua condição de muçulmano.

5ª) A quinta condição é a verdade em oposição à hipocrisia e desonestidade, ou seja, quando alguém pronuncia a Shahadah, as palavras são ditas honestamente em todo o seu significado. Ele o ela não estão mentindo ou tentando enganar a si próprio ou a alguém. Disse o Profeta SAAS: "Ninguém presta testemunho a outra divindade que não seja Allah, sinceramente do fundo do seu coração, salvo quando Allah torna o Inferno Proibido para ele." (Al-Bukhari).

Existem muitas histórias de pessoas que disseram o testemunho de fé, mas, que não o fizeram honestamente. Elas assim agem para se protegerem ou para conseguirem algum benefício. São os hipócritas e Allah os descreveu na abertura do Alcorão, com as seguintes palavras: "8.Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis. 9.Pretendem enganar Deus e os fiéis, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso. 10.Em seus corações há morbidez, e Deus os aumentou em morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas mentiras". (Al Bakara 8:9,10).

A Shahadah daqueles que se tornaram muçulmanos apenas para usufruírem dos benefícios de serem muçulmanos e não por acreditar no Islam será recusada por Allah na outra Vida. Daí terão que enfrentarem um doloroso castigo pela mentira.

6ª) A sexta condição é a sinceridade pura, ou Ikhlaas. Quando alguém pronuncia a Shahadah, o faz unicamente por Allah! Não deve existir qualquer outra razão. Dessa forma, o significado da pureza do ato é o oposto do shirk (idolatria), ou associação de parceiros a Allah.O único objetivo aceito para alguém se tornar muçulmano é servir a Allah. Diz Allah no Sagrado Alcorão: "Adora a Allah com sincera devoção,"(Al-Zumar 2). Diz ainda: " .E lhes foi ordenado que adorassem sinceramente a Deus, fossem monoteístas, observassem a oração e pagassem o zakat; esta é a verdadeira religião."( A Evidência 5). E disse também o Profeta SAAS: " Allah vedou o inferno para aquele que diz, Não há outra Divindade se não Allah, a preservarem a religião para Ele, a observar a oração e a pagarem o zakat. Essa é a verdadeira Religião". (Muslim). E disse ainda o Rassulolah :" Allah vedou o inferno para aquele que diz , Não há outra Divindade se não Allah, e quer contemplar o rosto (e o prazer) de Allah" (Muslim).

7ª) A sétima condição é o amor, isto é o fiel ama a Shahadah. Ama as implicações e os requisitos da Shahadah e ama todos aqueles que agem e se empenham de acordo com os fundamentos da Shahadah. Se a pessoa fizer a Shahadah e não sentir-me amando-a incondicionalmente por ele e por tudo que ela estabelece, então, na verdade, a fé não está completa. Isso e simples de se verificar, após a Shahadah o amor do crente deve ser direcionado exclusivamente para Allah. Diz Allah no Alcorão: " 165.Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo.(Al Bakara 165).

Em outra súrata diz: " 24.Dize-lhes: Se vossos pais, vossos filhos, vossos irmãos, vossas esposas, vossa tribo, os bens que tenhais adquirido, o comércio, cuja estagnação temeis, e as casas nas quais residis, são-vos mais queridos do que Deus e Seu Mensageiro, bem como a luta por Sua causa, aguardai, até que Deus venha cumprir os Seus desígnios. Sabei que Ele não ilumina os depravados. (O Arrependimento 24). Diz o Profeta SAAS, sobre esse assunto: " Aquele que possui três características seguintes provou a doçura da fé. A primeira delas é que ama a Allah e ao seu Mensageiro mais do que qualquer outra coisa" (Al-Bukhari e Muslim).

8ª) A oitava condição da Shahadah é que a pessoa que pronuncia deve repudiar qualquer outro objeto de adoração, embora isso esteja evidente no testemunho de fé, não parece claro para aquele que o declara. É necessário que seja dito explicitamente.

Na Surata Al Bakara, Allah lembre aos muçulmanos esse aspecto importante da Shahadah. De que não é apenas uma simples afirmação, mas também implica uma negação: Diz Allah: " 256.Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, Ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo. (Al Bakara). Veja que o Profeta SAAS ressalta essa idéia:" Aquele que diz, não há outra divindade exceto Allah e rejeita tudo que é adorado além de Allah, tem seus bens e seu sangue protegidos e seu acerto será com Allah". (Muslim).

9ª) A nona condição da Shahadah é a adesão do muçulmano a ela, até morrer. Isso é fundamental uma vez que a Shahadah tem um significado que se estende pela outra vida. Não se pode repousar sobre os louros do passado. Não na verdade, a Shahadah precisa ser a bandeira número um do muçulmano até sua morte. Diz Allah no Alcorão: " Ó fiéis, temei a Allah como deve ser temido e não morrais senão como muçulmanos (submissos a Allah)".(Al -Imraan 102).

Irmãos, irmãs e caros leitores, é unanimidade entre os sábios que aquele o aquela que transgride a Shahadah voluntariamente torna-se uma infiel. Mas antes de tudo lembramos que Allah SW sabe mais e melhor. E que Ele é dono de tudo. Ele dá o que Ele quiser, a quem Ele quiser. Não estamos aqui para julgar esse ou aquele. Somente Allah SW tem elementos para um julgamento sem retoques. Ele conhece o coração de cada um de nós.

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuh!

Fonte: Os Fundamentos do Islam (Jamaal al-Din M Zaraboso).

domingo, maio 08, 2016

Será que a Imprensa Ocidental é Equitativa?

Malala e Nabila - Vítimas de violência
Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se encontrem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençoe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final. 

Queridos irmãos, nosso assunto de hoje é como a imprensa, principalmente a ocidental dão tratamento totalmente diferentes a fatos semelhantes, e , com a mesma gravidade. 

Nabila Ur-Rahman uma menina paquistanesa de 09 anos, começou assim a relatar sua história para alguns congressistas americanos em Washington DC e pasmem,dos 430 congressistas apenas 05 apareceram a essa audiência. A Família de Nabila foi totalmente ignorada: 

"Ouvi um grito. Tudo se tornou negro comecei a correr, mas vi que tinha sangue na mão. Tratei de a enfaixar, mas, não parava de sangrar". Com essas palavras ela narrava como a morte, as lesões e o medo mudaram a vida da sua comunidade, depois de um ataque com drones no oeste do Paquistão ter acabado com a vida de sua avó e ferido os seu irmãos, no dia 24 de outubro de 2012.. 

Acompanhada por seu pai e irmão mais velho, Nabila acabava de romper o silêncio. Essa foi a primeira vez que os legisladores estatais ouviram vítimas inocentes de bombardeios com drones, aviões não tripulados comandados pela CIA. 

Ao tomar contato com a história de Nabila, não posso evitar pensar noutra menina: Malala Yousafzai. Ambas , Nabila e Malala, são paquistanesas e muçulmanas. De igual forma a violência transtornou as jovens vida das duas. E Malala também viu a morte de perto, quando um militante talibã disparou com um revólver contra seu crânio e seu ventre quando ela se dirigia para a escola.

Apesar das semelhanças dos fatos a imprensa internacional fez com que o caso de Malala corresse por todo o mundo. A menina vítima do extremista talibã se assentou em palácios, mesas presidenciais, vários organismos internacionais, programas televisivos, congressos, conferências e banquetes. Teve sua imagem de heroína explorada, manipulada, a história de Nabila, por outro lado recebeu algumas publicações. Seu nome jaz no esquecimento, para esse fato nada de rasgar sedas e indicações para Prêmio Nobel. Também não apareceram nenhum título de cidadania, contratos para escrever livros. Nem tão pouco existe uma circulação sistemática de suas fotos pelos sites de jornais e redes sociais. A viagem de Nabila pela mídia apenas se deu de forma indireta através de algumas reportagens.

Vejam a diferença, quando a arma do crime é um revólver disparado por um homem oriental pertencente a um grupo fundamentalista islâmico, existe um superdimensionamento inclusive nas ações dirigidas em favor da vítima. Pelo contrário quando as armas de morte são drones, comandados por um Estado imperialista, de predominância cristã e ocidental, então as noções de justiça e indignação são cuidadosamente ponderadas nas mais diversas esferas da opinião popular. 

Por incrível que pareça os atos violentos acometidos contra as meninas paquistanesas, Nabila e Malala ocorreram apenas com 03 (três) dias de diferença. No entanto o destino dessas duas muçulmanas tomaram rumos totalmente diferentes.

Malala foi viver no Canadá, continuará longe dos seus agressores e onde aparentemente estará em segurança. Nabila voltará ao Paquistão, também longe dos seus agressores.

Estima-se que desde o começo do mandato do Presidente Baraka Obama, cerca de 200 crianças morreram no Paquistão, e muito mais no Yêmen em consequência de ataques com drones.

A sede de justiça e de paz pelas duas meninas são indiscutíveis e preocupantes, disso não há dúvidas, mas as suas histórias demonstram os preconceitos contra as comunidades muçulmanas e os pesos e medidas diferentes no julgamento de fatos semelhantes e que levam as vítimas às mesmas condições (morte, traumas, desesperança, etc).

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Barketuh!

Fonte: Periódico El Nuevo Dia/ Por: Juan F. Caraballo-Resto - Versão Portuguesa Yiossuf Adamgy Diretor da Al Furkan- Portugal.

O QUE É UMA MESQUITA?

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

A Mesquita

A Mesquita é um lugar sagrado para os muçulmanos, é onde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias. A palavra " Mesquita " é uma tradução do árabe; Masjid, que quer dizer um lugar de prostração.

Qual a Importância da Mesquita ?

As Mesquitas foram as primeiras instituições de ensino para os muçulmanos; a Mesquita é o lugar onde se aprende sabedoria e virtudes.O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), costumava, ao término da oração da Alvorada, em sua Mesquita, ser procurado pelos freqüentadores para aprender os assuntos de sua religião.

Desde o alvorecer do Islam, a Mesquita é uma escola, sendo assim ela representa desta forma, o primeiro instituto de ensino no Islam, nas Mesquitas os muçulmanos, desde os tempos mais remotos, aprendemos princípios e a pratica de sua religião.

O Alcorão Sagrado define como sendo o objetivo mais importante da missão do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), depois da transmissão dos versículos do Alcorão Sagrado, a reformulação da vida dos indivíduos de acordo com a revelação Divina e promove-los, espiritual e materialmente, à luz dos versículos Sagrados.

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), insistia na necessidade de todo muçulmano assistir às sessões de ensino nas mesquitas, a este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), afirma ter ouvido o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele),dizer:

''Todas as vezes que um grupo de pessoas se reunir em uma das casas de Deus (referindo-se as Mesquitas), para recitar o Livro de Deus (o Alcorão Sagrado) e estudá-lo, a serenidade e a tranqüilidade Divina os cobre, a Misericórdia de Deus os envolve e os Anjos os cercam, e Deus os menciona junto aos que estão perto dele (os Anjos prediletos).'' (relatado por Muslim)

Em outra tradição, narrada por Utba Ibn Amr (que Deus esteja satisfeito com ele), relata:

Certa vez ao entrar na Mesquita, o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), encontrou-nos na As-Suffa (lugar na mesquita que era reservado aos hospedes), e disse:Quem de vós gostaria de poder ir todo dia de manhã ao vale de Bathan ou de Al Akik (dois vales perto da cidade de Madina), e poder trazer duas camelas robustas (o bem mais valioso do deserto), sem que seja produto de roubo ou algo ilícito?''Respondemos: Ó mensageiro de Deus, todos nós gostaríamos de uma coisa dessa !Disse-nos, então: ''Porque, então, vocês não vão todo dia de manhã à mesquita para aprender ou ler, nem que seja dois versículos do Livro de Deus (Alcorão Sagrado), isso é melhor que duas camelas, três são melhores do que três camelas, quatro são melhores do que quatro camelas.'' (relatado por Muslim)

Sahil Ibn Saad relata Ter ouvido o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), dizer:

''Quem for de manhã à Mesquita sem outro objetivo a não ser o de aprender um conhecimento útil ou ensiná-lo, a sua recompensa é igual a de um peregrino que cumpriu Por completo a peregrinação''(relatado por Thabit)

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), costumava sentar-se na Mesquita com seus discípulos, e esses em volta dele em forma de um circulo, todos corriam para essas reuniões e competiam em sentar o mais perto possível do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), para maior aproveitamento de suas palavras.

A esse respeito Abu Wakid Al Harith Ibn Auf relata a seguinte tradição:

''Certa vez o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), enquanto estava sentado na Mesquita e as pessoas em volta dele, entraram no templo três indivíduos. Dos quais dois se aproximaram do grupo, um dele sentando bem próximo do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele); um deles viu um espaço entre as fileiras e ali sentou; e o terceiro acabou saindo da Mesquita. Quando o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), terminou a sua fala, disse aos presentes: o exemplo desses três é o seguinte: um deles procurou refugio junto a Deus e deus lhe deus refugio, o segundo respeitou a Deus, e Deus o respeitou; quanto ao terceiro esse deus as costas para Deus e Deus lhe deu as costas.'' (relatado por Bukhari) - Entende-se evidentemente desta tradição que Deus recebe cada um conforme as suas intenções.

Tradição Consolidada
Depois de sua morte, os companheiros do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), preservaram a tradição de se reunirem na Mesquitas do Profeta para ensinar a sabedoria Islâmica a quem procurasse, a este respeito Abu Huraira (que Deus esteja satisfeito com ele), disse que certa vez passou Por um mercado na cidade de Madina e chamou em voz alta os freqüentadores do lugar:''Porque sois incapazes?''As pessoas disseram:'' O que você quer dizer com isto ó Abu Huraira ?''Ele, então respondeu:''A herança do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), está sendo partilhada, porque vocês não vão tomar a sua parte?''Dissera:''E onde isto está acontecendo?''Ele respondeu: ''Na Mesquita.''Todos foram às pressas em direção a Mesquita e Abu Huraira ficou no mesmo lugar, esperando que eles voltassem, e não demorou muito para todos voltarem.Perguntou-lhes em voz alta:''O que há com vocês?''Disseram:''Fomos até a Mesquita, entramos e não achamos nada sendo distribuído !''Disse-lhes então:''Acaso vocês não viram ninguém na Mesquita?''Responderam:''Vimos pessoas rezando, outras lendo o Alcorão e outros tratando da jurisprudência religiosa, do lícito e do ilícito.''Disse Abu Huraira:''E o que é a herança do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), se não essa !'' (relatado por Tabarani)

As Mesquitas são verdadeiramente as casas de Deus na terra para congregar os homens a fim de cumprirem os preceitos divinos da oração. É o local aonde os muçulmanos se congregam para realizar as suas orações diárias e para as orações de Sexta-feira. Diz deus no Alcorão Sagrado:

"Ó crentes quando fordes convocados para a oração de Sexta-feira, recorrei à recordação de Deus e abandonai vossos afazeres; isto será preferível se quereis saber. Porém, uma vez observada a oração, dispersai-vos pela terra e procurai as dádivas de Deus e mencionai freqüentemente a Ele para que prospereis”. (Alcorão Sagrado, Surata Al Jumu'ah 62ª, versículos 9 e 10)

O muçulmano não deve perder em nenhuma ocasião de orar em congregação, cada vez que tal ocasião se apresentar. A oração em congregação é uma brilhante demonstração da unidade de objetivo e ação, da piedade e humildade coletiva perante Deus, e solidariedade afetiva entre muçulmanos.

A congregação islâmica nas Mesquitas é uma resposta positiva aos problemas mais urgentes da humanidade, causados pela discriminação racial, os conflitos sociais e os preconceitos humanos.

No ofício islâmico, em congregação, não há reis e súditos, nem pobres e ricos, nem brancos e negros; não há primeira ou Segunda classe, nem bancos dianteiros ou traseiros, nem assentos reservados ou públicos. Todos os crentes ficam de pé e agem lado a lado, da maneira mais disciplinada e exemplar, longe de qualquer consideração mundana.

As orações prescritas ao muçulmano são em número de cinco, se não há possibilidade de realizá-las nas Mesquitas, podem ser efetuadas em qualquer lugar onde o fiel estiver quando a oração está no seu horário preceituado.

As Mesquitas organizam a vida espiritual e moral do homem de maneira a fornecer-lhe plenamente o alimento espiritual necessário à piedade e probidade à segurança e à paz. É nas Mesquitas que o Imam, através de seus sermões ''Khutba'', prega a obediência a Deus.

A lei islâmica ordena ao homem que faça o bem e rechace o que é repreensível; é também obrigatório para os muçulmanos incutir o bom comportamento a seus familiares e companheiros. Além das boas práticas que são mencionadas nos sermões do Imam há também a advertência para rejeição do repreensível.

É com razão que os muçulmanos não consideram o Islam apenas como um ideal abstrato destinado somente à oração imaterial. O Islam é um código de vida, uma força ativa que se manifesta em todos os campos da vida humana.

Assim sendo, a vida espiritual islâmica assenta em sólidos alicerces e rege-se por instruções divinas. O sistema espiritual do Islam é único na sua estrutura, funcionamento e finalidade. Cada ação individual ou coletiva deve inspirar-se e guiar-se pela lei de Deus. O Alcorão é o Livro Sagrado que Deus escolheu para os seus verdadeiros servos.

Assim sendo, afirmamos que orar coletivamente nas Mesquitas, qualquer que seja a oração prescrita é mais meritório, que as orações isoladas ou individuais.

No entanto, Deus Glorificado seja Seu Nome, preceituou-nos as orações coletivas de Sexta feira até o Dia da Ressurreição. O estabelecimento e a obrigatoriedade da Oração de Sexta-feira nas Mesquitas foi anunciada pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) nestes termos:

"Sabei que Deus vos prescreveu a oração da Sexta-feira neste lugar, neste dia, neste mês e a partir deste ano, até o Dia da Ressurreição.

Finalmente, afirmamos seguramente que a Sexta-feira é um dos dias resplandecentes do Islam.

Imam

O Imam é o líder espiritual, o guia no contexto islâmico, o Imam é a pessoa que tem a incumbência de dirigir as atividades superiores de uma Mesquita. O Imam é um homem que pode possuir família, pois o Islam não admite em hipótese alguma o celibato.

Sua função primordial nas Mesquitas é liderar os fiéis nas orações, no entanto, antes das orações profere um sermão no qual glorifica a Deus o Magnificente, enaltece a missão profética de Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), suplica a misericórdia de Deus para sua família, para seus seguidores e para seus nobres companheiros.

Não obstante, enquanto o Imam aguarda a hora da oração, o fiel ao chegar e antes de sentar para esperar a oração, faz-se duas genuflexões voluntárias ,como "Saudação à Mesquita". Porque o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), numa tradição, disse:

"Quando alguém de vós entrar na Mesquita, não deve sentar-se antes de ter praticado uma oração de duas prostrações”.

Depois disso, senta-se, e escuta atentamente a leitura do Alcorão, meditando sobre o sentido dos seus eloqüentes versículos. Se não encontrar leitor do Alcorão fazendo a leitura senta-se com bons modos e ocupe-se em meditar e invocar Deus de preferência em silêncio.

O Imam tem também sob sua responsabilidade a incumbência de realizar os casamentos entre os muçulmanos, segundo os mandamentos e normas estabelecidas no contexto divino islâmico. O serviço fúnebre é também de sua alçada, este serviço consiste em lavar o corpo do falecido, de perfumá-lo e de envolvê-lo com mortalha.

E praticar as orações fúnebres e acompanhar o sepultamento até seu último ato. Assim sendo, o Imam tem por dever de dissipar as divergências que surgem no meio da comunidade. Além de harmonizar as pessoas em conflito para superarem as discrepâncias.

O Designer e a Aparência Das MesquitasAlgumas características essenciais são comuns em uma Mesquita.



Mihrab

Dentro de uma mesquita, há um um salão de oração, constituído somente pelos artigos básicos necessários para a adoração dos muçulmanos. Uma característica comum de um salão de oração é um mihrab (figura 1), um nicho decorativo, na parede que indica a Qibla que deve estar direcionado no sentido da kaaba na cidade de Makkah.


Minbar

Na maioria das mesquitas há um minbar (figura 2), que é um púlpito, ao lado do mihrab usado pelo Imam (líder da oração) para os sermões antes das orações. O minbar é feito de madeira, de pedra, de mármore e de alabastro com decorações proeminentes.



Dikka
O Dikka (figura 3), é uma plataforma na linha com o mihrab, de onde os muezzins, fazem as chamadas, para o Sermão do Imam antes das orações na mesquitas.

Estilos de Construção



IRÃ



TURQUIA

Uma característica comum nas mesquitas também são os pátios usado pelos muçulmanos para se purificar (wudhu) antes das orações. Uma outra característica típica é o Minarete, uma torre delgada alta unida a mesquita, usado pelo muezzin para chamar os fiéis à oração.




Fonte: http://www.islam.org.br/o_que_e_uma_mesquita.htm