sábado, janeiro 05, 2013

Você decide...TORMENTA ou BENÇÃO NO TÚMULO

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos muçulmanos quando chegar a hora da morte, para o ser humano e sua alma se separar do seu corpo, se inicia os preparativos para seu sepultamento, desde lavar o corpo, errolar na mortalha, realizar a oração funebre e por fim o seu sepultamento. Abu Said Al-Khudri narra que o Profeta Muhammad(SAAW) disse ; « Quando o funeral estiver pronto(para seu enterro) e as pessoas levantarem seu corpo sobre seus ombros em seguida se o falecido foi uma pessoa justa diz ele ; « leve-me a frente ». E se ele não for justa então ele diz ; « Ai que(me) ! onde vocês estão levando isso(o corpo) ? E sua voz é audível para tudo exceto os seres humanos, e se eles ouviram eles iriam cair inconsciente. » Disse ALLAH(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat ISRA vers 44 : «Os sete céus e a terra e quem neles existe glorificam-nO. E não há cousa alguma que O não glorifique, com louvor, mas vós não entendeis sua glorificação. Por certo, Ele é Clemente, Perdoador. » 

Dessa forma podemos perceber que tudo que tem vida entre o céu e a terra glorificam a ALLAH(SWT), como os animais que glorificam e nos seres humanos devemos glorificar a ALLAH(Louvado Seja), em todos nossos atos desde quando acordamos até a hora de dormir. Quando o crente reflete sobre a criação de ALLAH, revela a grandiosidade do Criador. Após a chegado do corpo ao túmulo, este espaço pequeno no qual não levamos nada conosco exceto nossas obras. Foi narrado por Anas(RA), que o Mensageiro de ALLAH(SAAW) disse ; « Três coisas seguem uma pessoa morta ; os membros da família, seus pertences e suas obras. Os dois primeiros voltam e o terceiro permanece com ele. » Este hadith nos mostra que apenas as ações de uma pessoa será capaz de ajuda-lo na próxima vida, as boas ações iram ficar com ele e será benéfico. Disse ALLAH(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL MU’MINUM vers 99 e 100 : « 

E os renegadores da Fé permanecerão descrentes, até que, quando a morte chegar a um deles, dirá ; « Senhor meu ! fazei-me volatar à terra. Na esperança de eu fazer o bem, no que tange ao que negligenciei. » Em absoluto, não o farei. Por certo, será uma palavra vã, que estará dizendo. E, adiante deles, haverá uma barreira(BARZAKH),até um dia, em que eles ressuscitarão. » O local onde as almas permanecem após a morte é chamado AL BARZAKH, a palavra em árabe significa ; « barreira entre duas coisas. » isto é entre a morte e o dia da ressurreição. Portanto AL BARZAKH, é o local para onde todas almas vão depois da morte, a vida no túmulo será repleta de encantos e maravilhas ou então cheia de castigo ou tormento

Ben Kamim(RA) relata que o ser humano divide em três estados ; o primeiro nosso mundo em vida ; o segundo AL BARZAKH(que a alma espera o dia da ressurreição) e DAKARAR(o julgamento no qual decidira se irá para paraíso ou inferno). Se perguntarem de que forma é a alma se é solida ou líquida ou gasosa, nenhuma dessa forma só ALLAH(SWT) sabe. Disse ALLAH no Alcorão Sagrado na Surat AL-ISRA vers 85 ; « E perguntam-te eles pela alma. Dize : « A alma é da Ordem de meu Senhor. E não vos foi concedido da ciência senão pouco. » Como saberemos da tormenta dentro do túmulo, se realmente ocorre ? Disse ALLAH(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat GHAFIR vers 45 e 46 : « Então, Allah guardau-o dos maus estratagemas de que usaram. E o pior castigo envolveu ao povo de Faraó : O Fogo, a ele serão expostos, ao amanhecer e ao anoitecer. E, um dia, quando a Hora advier, dirse-á : « Fazei o povo de Faraó entrar no mais veemente castigo. » De acordo com os versículos acima indica qua a primeira tormenta não é o mesmo que a segunda. Como a segunda ocorre em vida após a morte, a primeira deve ocorrer em um tempo entre a morte e o último dia que está no túmulo. São vários motivos da tormenta no túmulo aconteça; como falar na ausência da pessoa, aproveitar da herança da família, dinheiro a juros, aproveitar dos direitos dos orfãos, a falta de respeito com os pais, entre inúmeras coisas que ALLAH(Louvado Seja), nos proíbiu, isso são grandes motivos que provocam a tormenta no túmulo. Devemos seguir o Alcorão e a Suna, andar na senda reta, afastar do mal e de tudo que ALLAH(SWT), nos proibiu. 

Tem um HADITH de Abu Khuraira(que ALLAH esteja satisfeito com ele) relata que o Profeta Muhammad(SAAW) disse : « na verdade, há uma Surat no Alcorão que contém 30 versiculos(AYA) que irá interceder em nome do seu recitador até que ele seja perdoado. » « Surat AL MULK », também referiu o Profeta(SAAW) de que a referida Surat é uma grande protetora contra os castigos do túmulo.

Devemos implorar a ALLAH(SWT), que nos firme com a palavra firme nesta vida e na outra, e que ALLAH(Louvado Seja), faça com que nossos túmulos seja jardins do paraíso, e nos proteja das tormentas e horrores do túmulo e permita que estejamos entre seus servos virtuosos.

Salamo Aleikom.

segunda-feira, dezembro 31, 2012

As virtudes de dizer ou escrever Salalahu Aleihi Wassalam-Segunda e ùltima parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Nos dois últimos versículos do Surat Taubah, Allah Subhanna Wataala refere a piedade e a misericórdia do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) para com o seu Umah (seguidores)

“HOUVE UM MENSAGEIRO DO VOSSO POVO QUE VEIO PARA VÓS, QUE TOMOU SOBRE SEUS OMBROS AS VOSSAS FALHAS, CHEIO DE APREENSÕES POR VOSSA CAUSA, CHEIO DE PIEDADE PARA OS CRENTES E MISERICORDIOSO. AGORA, SE ELES SE AFASTAM, DIZ-LHES: “ALLAH É SUFICIENTE PARA MIM. NÃO HÁ DEUS A NÃO ELE. EM ELE DEPOSITEI A MINHA CONFIANÇA E ELE É O SENHOR DO TRONO SUBLIME” Cur’ane 9.128:129. 

Ver as virtudes de recitar este versículo no documento anexo.

Os sahabas (Radiyalahu an-huma) – companheiros do Profeta, também pelo amor e amizade pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) ansiavam ficar ao lado dele, a todo o tempo. Mas tal não era possível, porque cada um tinha as suas próprias actividades e responsabilidades, nomeadamente familiares e por isso sentiam-se sempre tristes com a separação, mesmo que momentânea. Também tinham consciência de que um dia todos iam morrer e que a separação era inevitável. Foi o exemplo de Thawban (Radialahu an-hu) que ajudava o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) em diversas tarefas. Certa vez, quando se encontrava na companhia do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), ficou com os olhos lacrimejando. Ao ser perguntado os motivos da tristeza, ele referiu o amor que sentia pelo Profeta e que tinha medo de não o encontrar no Akhirat (vida futura) e não suportava estar longe dele. Referiu também que o Profeta estará num lugar privilegiado, bem distante dele, devido ao elevado grau que tinha perante Deus. Por outro lado, ele não tinha a certeza de que iria para o Paraíso. Tudo isto lhe causava uma imensa tristeza. Por causa desta preocupação, Deus revelou o seguinte versículo:  "E aqueles que obedecem a Allah e ao Seu Mensageiro, estarão na companhia dos que foram agraciados por Allah; dos Profetas (que ensinam), dos sinceros (amantes da fé), dos mártires (que comprovam) e dos justos (que fazem o bem); que excelentes companheiros serão!".  4:69.

Ja'far Ibn Abdullah conta: “Sonhei com Abu Zurah (um dos eminentes estudiosos de Hadith – Tradições do Profeta Muhammad Salalalhu Aleihi Wassalam) que se encontrava no céu, liderando a oração dos Anjos. Perguntei-lhe como foi possível adquirir aquele estatuto? Respondeu: “Com esta minha mão escrevi um milhão de Ahadith e sempre que escrevia o nome do Profeta de Deus  Salalahu Aleihi Wassalam) acrescentava (Salalahu Aleihi Wassalam), e o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse aquele que lhe enviasse uma vez Durud, Deus enviaria dez bênçãos sobre ele”. Graças a esta acção, Deus lhe concedeu este privilégio”. Nota: Sendo assim, Allah terá enviado dez milhões de bênçãos sobre ele.

Para o Profeta Muhammad, utilizamos a expressão  “Salalahu Aleihi Wassalam” – Que as Bênçãos e a Paz de Deus estejam com ele . Sempre que mencionamos ou ouvimos o nome de qualquer outro Profeta, dizemos  “Aleihi Salam” – que a Paz de Deus esteja com ele . A mesma expressão é utilizada para “saudar” os anjos, em especial, Jibril (Gabriel), Mikail (Miguel), Malik, Israfil (Rafael), Ridwan e Israil. Para os Companheiros do Profeta, pedimos a Deus, dizendo “Radiyalahu an-hu” - que Deus esteja satisfeito com ele  (para um homem), Radiyalahu an-há (para uma senhora) e Radiyalahu an-huma (no plural). Apesar desta expressão / pedido, sob a forma de súplica, ser utilizada, na generalidade para os Companheiros do Profeta, pode também ser utilizada para todos os muçulmanos piedosos. No entanto, é habitual utilizarmos a prece  “Que Deus tenha Misericórdia deles – Rahmatullahi Aleihi”, para todos os restantes piedosos que se distinguiram e se empenharam, nomeadamente no estudo, na divulgação e no cumprimento da religião. Todos eles são superiores às restantes criaturas, porque apesar de terem a capacidade do livre arbítrio, seguiram e seguem o caminho recto da virtude. Serão também considerados superiores aos anjos, porque estes não têm o poder para desobedecer a Deus. Esses piedosos, serão agraciados por Allah Subhana Wataãla, conforme os versículos 7 e 8 do Surat 98 Al-Bayinah:  “Os que têm fé em Deus e praticam o bem, são as melhores criaturas. Cuja recompensa está com o seu Senhor: jardins do Éden, abaixo dos quais correm os rios, onde habitarão eternamente. Deus estará satisfeito com eles e eles estarão satisfeitos com Ele. Isto será para quem teme o seu Senhor”.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem".  Surat Yácin 36:17. 
Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes” Cur’ane 14:41.
 “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.  “E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”  10.10.

Um bom dia de Juma

 Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá  -27/12/2012