quinta-feira, agosto 08, 2013

EID FITR

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Hoje comemoramos o Eid al-Fitr, o fim do Ramadan, a maior celebração de todas: a quebra do jejum. Comemoramos nossos esforços de adoração a Allah(SWT), recordamos que o Alcorão é verdadeiro e o Profeta Muhammad é verdade até o dia do juízo final. O Takbir que recitamos ALLAHU AKBAR,ALLAHU AKBAR, LA ILAAHA ILL ALLAH, WA ALLAHU AKBAR, ALLAH AKBAR, WA LILAAHI HAMD significa Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, e para Allah é o louvor.

Allah é Maior pois nos deu a Graça do Islam, Allah é Maior nos abençou com toda sua bença, Allah é Maior pois tudo pertence a Allah SWT). Testemunhamos que não existirá uma religião após o monoteísmo do Islam e que não existirá outro Profeta após o Profeta Muhammad (SAAW) que trará boas noticias aos jejuadores e dirá para eles que existem dois tipos de felicidade: a felicidade no dia da quebra do jejum e a felicidade no dia do reencontro com Allah(SWT). Isto significa a felicidade no dia do Eid Al-Fitr e a felicidade no reencontro com Allah(SWT) com o jejum feito. O Profeta Muhammad (SAAW) disse: “Aquele que jejuou o Ramadan com fé e corretamente, Allah perdoara os pecados. E aquele que realizou a oração do Tarawih e participou da Noite do Decreto com fé e corretamente, será perdoado por Allah(SWT). ” Lembramos de Allah(SWT) neste dia, e que cumprimos nossas obrigações para com Ele, e hoje nos vamos receber o presente de jejuar o Ramadan. No Eid-al-Fitr é comemorado no final do mês do Ramadan, no primeiro dia do mês de Shawwal. É um dia alegria e um verdadeiro dia do obrigada dos fiéis. A verdadeira alegria para com a saúde, a força e para as oportunidades da vida dada por Allah(SWT) para aqueles que cumpriram com a obrigação do jejum e realizaram outras boas ações durante o mês sagrado do Ramadan. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat YUNUS vers 58:”Dize: “Com o favor de Allah e com Sua misericórdia, então, com isso, é que devem jubilar: isso é melhor que tudo quando juntam” Também disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado Surat AL-BAQARAH vers 185: “ ....E fê-lo para que interireis o número prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.” O Eid-al-Fitr não possui relação com as mudanças das estações e datas. E não está relacionado com assuntos mundanos, pois tem significado espiritual. É um dia de agradecer a

Allah(SWT) pela resistência e vontade de obedecer a sua ordem durante o mês do Ramadan. Durante o Eid al-Fitr, vamos nos saudar, visitar nossos familiares e amigos. Vamos dar presentes e nos reunir para orar. A festa do Eid al-Fitr é uma recompensa pelo jejum, pela renovação de nossas crenças em relação a Allah(SWT) . Muitos muçulmanos se afastam dos pecados durante o mês do Ramadan, mas depois do Eid al-Fitr, eles voltam a pecar como antes. Então, todas suas orações e obras feitas durante o mês sagrado foram perdidas. O mês do Ramadan é uma escola espiritual, quando somos treinados para praticar a piedade e caridade. Não devemos ser gananciosos, desrespeitosos, porque isso é contra as palavras de Allah(SWT). No Alcorão, Allah disse na Surat AL-BAQARAH vers 186: “E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atento a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” Terminado o Ramadan, e após o pagamento do Zakat Fitr devemos praticar a oração, festejar o Eid al-Fitr e suplicar por Allah(SWT). Sejamos gratos a Allah( O Altíssimo) e pedir Seu perdão e Suas orientações. Estamos reunidos como muitos outros muçulmanos em todo o mundo para comemorar com alegria e sermos gratos a Allah(SWT) não apenas no Eid al-Fitr mas em todos os dias. E não podemos esquecer das pessoas necessitadas e dos conflitos nos países muçulmanos como nosso irmãos na Palestina e das discórdias entre famílias, devemos sempre buscar a Allah(SWT), e suplicar para trazer a paz a todos, e unir a UMAH do Islam. Pois um muçulmano é irmão de outro muçulmano. Tão belo são os princípios da nossa religião, no qual devemos sempre seguir. Devemos afastar de todo mal e tudo que é pecado e sempre buscar a Allah(O Todo Poderoso). Devemos orientar nossos filhos irmãos e todos familiares para o caminho do Islam. Amados Irmãos, não devemos esquecer do Alcorão, devemos recitar o Alcorão, ouvir o Alcorão, meditar sobre as palavras do Alcorão. Vamos glorificar a Allah (SWT) durante todos os dias para receber sempre boas novas. Também de acordo com o relato do Profeta Muhammad(SAAW) disse: “Todo aquele que jejuou durante o mês de Ramadan e em seguida observou 6 dias de jejum de Shawwal, é como tivesse jejuado todos os dias.”

EID FITR MUBARAK (ABENÇOADO) PARA TODOS
Salamo Aleikom