quinta-feira, abril 26, 2012

SURAT IKHLAS (Sinceridade – Pureza) TERCEIRA PARTE

Bismilahir Rahmani Rahim; Qul huwa Allahu Ahad. Allahu Samad. Lam Yalid WaLam Yulad. Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad. “Em nome de Deus, O Beneficente e Misericordioso. “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3- Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”. 

Sempre que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), era questionado acerca da essência e da natureza de Deus, Allah transmitia ao Profeta, através do anjo Jibrail, para referir a Surat Ikhlas, como resposta simples e directa às questões colocadas.

Esta Surat foi revelada em Maka, na altura em que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) estava empenhado em convidar as pessoas para o Tauhid, para crerem na existência do Deus Único. Os primeiros anos do início da Profecia, foram os mais difíceis para o Profeta, porque a maioria das pessoas, estava enraizada no

paganismo. Passou os primeiros anos da profecia a incutir nas pessoas: LÁ ILAHA ILLA LLAH - Não há outra divindade, senão Deus, a (Única Divindade). Outros não aceitaram a ideia do Deus Único e por isso, o Profeta sofreu perseguições e atentados à sua integridade física, pelo que acabou por se retirar para Madina.

Foi uma das primeiras Surats a ser revelado. Em virtude dos conceitos deturpados que as pessoas tinham de Deus, foi revelado o Surat Iklass, e com poucas palavras, foi resumida a essência verdadeira de Deus e deitou por terra todas os conceitos do paganismo. É célebre a passagem do Bilal (Radiyalahu an-hu), ainda escravo, quando o seu “dono” lhe deitava sobre a areia escaldante do deserto e lhe colocava uma pedra pesada sobre o peito, obrigando-o a renunciar ao islão, mas ele só repetia: Ahad, Ahad (o Único, o Único).

Estas são as qualidades do Surat Ikhlas, um capítulo com poucas palavras, mas com significado muito abrangente, ao ponto de ser considerado “equivalente” a um terço do Cur’ane. Tão fácil de recitar e de decorar, mesmo para os que têm dificuldades de memória. Abu Darda (Radiyalahu an-hu) ouviu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), dizer: “Existe algum de vós, capaz de recitar um terço do Cur’ane durante a noite?” Os companheiros do Profeta responderam: “Como é possível recitar um terço do Cur’ane, numa única noite?”. Disse o Profeta: Qul huwa Allahu Ahad. Allahu Samad. Lam Yalid Wa Lam Yulad. Wa Lam Yakun Llahú Kufwan Ahad. “1- Diz: Ele, Allah (Deus) é Único. 2- Allah é independente. 3- Não gerou e não foi gerado. 4- E ninguém é comparável a Ele”. Muslim. Abu Huiraira (Radiyalahu an-hu) referiu: “O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) veio até nós e disse: “Eu vou recitar perante vós, um terço do Cur’ane. Ele (o Profeta) de seguida, recitou: “Diz: Ele é Deus, o Único”, até ao final da Surah. Musslim.

As qualidades do Surat Ikhlass, fez com que alguns companheiros do Profeta o recitassem frequentemente e outros o incluíam em todos os ciclos das orações, em conjunto com outros versículos do Cur’ane. Abu Said Al-Khudri relatou: “Um homem ouviu outro recitando o Surat Ikhlas “Diz: Ele é Deus, o Único” repetidamente. Na manhã seguinte ele foi ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e o informou do sucedido e questionou o Profeta se considerava a recitação desta Surat como insuficiente. Respondeu o Profeta: “Por Aquele em Cujas Mãos está a minha vida, este Surat é igual a um terço do Cur’ane”. Bukhari.

Outra passagem referida por Yahya, refere que o Profeta (Salalahu Aleihi wassalam) ouviu um homem recitando o Surat Ikhlas e por isso, considerou que o Paraíso é obrigatório para o recitador. Maliks Muwatta.

Uma outra passagem foi relatada no Bukhari, da autoria de Anas (Radiyalahu an-hu): um homem que dirigia as orações na Mesquita de Quba, primeiro recitava o Surat Ikhlas e depois outra surat. Foi questionado se esta surat não era suficiente e os motivos porque a recitava em todos os ciclos da oração. Ele respondeu de que tinha um grande amor por ela e por isso não a podia abandonar nas orações. Mas se as pessoas assim o quisesse, eles poderiam procurar outro alguém para dirigir as orações. Preferiram mantê-lo, por o considerarem como um dos melhores para esse efeito. No entanto, colocaram a questão ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que disse: “Seu amor ao Surat Ikhlas, fez-lhe ganhar o paraíso”.

Aisha (Radiyalahu an-há) relatou: “Quando o Profeta de Deus pretendia ir dormir, todas as noites ele recitava o Surat Ikhlas, Surat al-Falaq e o Surat na-Nas e depois soprava sobre as palmas das mãos e passava-os pelo rosto e pelo todo o corpo onde as mãos podiam alcançar. E quando ele ficou doente, ele pedia-me para assim fazer para ele”. Bhukari 71: 644. Outros relatos referem que após o pôr do sol e nas manhãs, recitar 3 vezes o Surat Ikhlas, o Surat al-Falaq e o Surat na-Nas, eles serão suficientes para nós.

E assim termino a mensagem relativa a este pequeno e grande capítulo do Cur’ane.

Todos os louvores são para Allah, o Único, o Criador de tudo o que existe. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas, que se sacrificaram para nos deixarem a mensagem do Deus Misericordioso e Perdoador. As Bênçãos e a Paz de Deus estejam, com Muhammad, sua família e seus companheiros. A Paz e Misericórdia de Deus estejam com todos os crentes.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41 "Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Façam o favor de ter um bom dia de Juma e a língua habituada com “Qul Huwa Allahu Ahad, Allahu Samad ….”.
Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá - 26/04/2012

Quem estarão mais próximos do Profeta Muhammad (s.a.w.), no Dia do Juízo Final?

Quem estarão mais próximos do Profeta Muhammad (s.a.w.), no Dia do Juízo Final? 
“Certamente que a razão pela qual muitas pessoas entrarão no Paraíso será a piedade e o bom comportamento”, disse o Profeta Muhammad (s.a.w.). 
Prezados Irmãos, Assalamu Alaikum: 
Louvado seja Deus, Quem nos guiou, favorecendo-nos com a fé. Testemunho que não há outra divindade senão Deus, Único, sem associado. Testemunho que Muhammad é Seu servo e mensageiro. Que Deus abençoe Muhammad, a sua família, os seus companheiros e todos aqueles que o seguem até o dia do Juízo Final. 

Os bons modos são uma característica dos Profetas e das pessoas piedosas. Quem possui estas virtudes alcança um grau muito elevado de espiritualidade e honra. Deus abençoou a Muhammad (s.a.w.) favorecendo-o com uma moral e um comportamento grandioso. Deus disse: “Certamente que és de nobilíssimo caráter”. (Alcorão, 68:4). 

O bom comportamento apela à irmandade e ao amor, enquanto o mau comportamento incita ao ódio e ao rancor. 

O Profeta Muhammad (s.a.w.) exortou a moral e a equiparou com a piedade. Disse: “Certamente que a razão pela qual muitas pessoas entrarão no Paraíso será a piedade e o bom comportamento”. 

O bom comportamento implica ter um espírito cooperativo, tratar educadamente as pessoas, sorrir, não prejudicar outrem e falar com bons modos. 

O Profeta Muhammad (s.a.w), numa ocasião, exortou o seu com-panheiro Abu Hurairah (r.a.) e disse-lhe: “Abu Hurairah! Eu reco-mendo-te que tenhas uma boa moral”. Então Abu Hurairah o perguntou: “E o que implica ter uma boa moral?” O Mensageiro de Deus respondeu: “Tratar, com cortesia, a quem te vira a cara, perdoar a quem age injustamente contigo e ajudar a quem te vira as costas”. 

O Profeta (s.a.w.) disse: “Por certo que a pessoa que tem bom com-portamento alcança o grau do jejuador que reza durante noites”. 

A boa moral é parte da fé, pois o Mensageiro de Deus disse: “Aqueles que melhor tratam as pessoas são aqueles que têm uma fé mais completa”. Os muçulmanos devem falar com educação em todos os momentos fé mais completa”. 

Os muçulmanos devem falar com educação em todos os momentos e proferir boas palavras. O Profeta (s.a.w.) disse: “Falar cortes-mente é uma boa ação”. 

O muçulmano é também recompensado pelo simples ato de sorrir, que não implica nenhum peso para ele. O Profeta (s.a.w) disse: “Sorrir a teu irmão é uma boa ação”. 

Deus disse: “Ó crentes! Sejais firmes com os preceitos de Deus, deem testemunho com equidade e que o rancor não vos conduza a tratar injustamente. Sejais justos, pois desta forma estareis mais próximos de serem piedosos. Temei a Deus; E Deus está bem inteirado de tudo o que fazeis.” (Alcorão). 

Os sinais que demonstram a boa moral de uma pessoa são: ser pudico, não prejudicar o outro, ser conciliador e benfeitor, ser sincero, falar pouco, fazer muito, ser piedoso, calmo, paciente, grato, agradável, tolerante, compassivo, indulgente e honesto; não maldizer nem insultar, não falar do ausente nem caluniar, não ser apressado, nem invejoso, nem ava-rento, nem rancoroso, e estar sempre alegre e aceitar e recusar somente por Deus. 

A origem de todos os defeitos é a soberba e o orgulho. Ao contrário, a origem das virtudes é a firme determinação na fé. 

A injustiça, a opressão, a vaidade, a intolerância, a rudeza, a altivez, a arrogância, o desejo de poder e a vanglória nascem todos do orgulho e da soberba. 

Irmãos! Ponham em prática os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.) e sigam os seus conselhos. Ele nos exortou, dizendo: “Temam a Deus onde quer que estejam, façam uma boa ação após uma falta para assim a expiar e tratem correta-mente as pessoas”. 

Ó Deus! Nós pedimos-Te que nos guies para poderes contar-nos, no Dia de Juízo Final, entre os mais próximos do Mensageiro de Deus, pois ele disse: “Certamente aqueles que mais próximos de mim estiverem no Dia do Juízo Final são os que melhor comportamento tiveram”. 

Que Deus nos abençoe com o Nobre Alcorão e nos guie para que O temamos como Ele merece. E peço a Deus que perdoe os nossos pecados, pois Ele é o Absolvedor, Misericordioso. 

Março/Abril – AL- Furqán   

domingo, abril 22, 2012

Regras Islâmicas ao nascer uma Criança

Os ensinamentos islâmicos abrangem todas as etapas da vida, começando pelo nascimento a ter em conta certas recomendações elementares:

1. Corte do Cordão Umbilical e Banho.

2. Adhán, Iqámah e Duás (Adhán em voz baixa, no ouvido direito e o Iqámah no ouvido esquerdo do bebé. 

Este acto é Sunnat, Duá de protecção para o recém-nascido contra o Shaitán, e que ALLAH lhe guie e oriente para o caminho da verdade e que lhe torne num ser piedoso, podendo acrescentar-se outros Duás).

3. Fazer o Tahnik (consiste em esmagar com os dentes um bocado de tâmara ou uma outra fruta doce e colocá-lo na boca do bebé, fazendo também Duá).

4. Aquiqah e Rapar o Cabelo (sacrificar, degolar, dois cabritos ou carneiros, no caso do recém-nascido ser menino, e de um cabrito ou carneiro, se for menina. O Aquiqah deve ser feito de preferência no sétimo dia após o nascimento da criança. Se não for possível nessa data, é recomendável que se faça no 14º, 21º ou 28º dia após o nascimento da criança e assim por diante, sempre em múltiplos de sete, a contar da data do nascimento. O tipo e as condições do animal para o Aquiqah são idênticos aos do Curbani).

5. Dar um Bom Nome (hoje em dia, infelizmente não se procura saber o significado, optando pura e simplesmente pelo nome que soa melhor, raro ou que está´em voga).

6. Circuncisão (Al-Khitán ou circuncisão é um símbolo de Islamismo e é um Sunnat muito importante aplicado a indivíduos do sexo masculino. É recomendado fazer-se a circuncisão o mais cedo possível).

7. Quando a criança começar a pronunciar as primeiras palavras, deve ser-lhe ensinada a recitar o primeiro Kalimah: Lá Iláha Illalláhu, Muhammadur Rassulullah.