domingo, outubro 04, 2020

Purificação Espiritual: Como Lidar com o Ódio no Islão!

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos c rentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

O Islão ensina-nos a ter cuidado com o ódio, a malícia e a intenção de prejudicar os outros. São doenças espirituais do coração, cujas consequências são destrutivas para o indivíduo, a comunidade e a religião.
Anas ibn Malik (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Não se odeiem, não se invejem, não se afastem, mas sejais servos de Allah como irmãos.“ - Fonte: Sahih Muslim – 2559.

Abdullah ibn Amr (r.a.) relatou: Foi dito ao Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم” :Qual das pessoas é melhor?”. O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Todos que são puros de coração e sinceros no discurso.“

Eles disseram: “Sabemos falar sinceramente, mas o que é um coração puro?”. O Profeta صلى الله عليه وسلم respondeu: “É um coração que teme a Allah e é limpo. Não há pecado nele nem agressão, malícia ou inveja.“ -Fonte: Sunan Ibn Majah – 4216.

Al-Samarqandi relatou: “Alguns dos Companheiros disseram: “Quem quer que deseje a virtude daqueles que adoram Allah, permita que ele se reconcilie com as pessoas e que não haja inimizade e ódio entre elas.“ -Fonte: Tanbih al-Ghafilin – 01/184. Ibn Al-Arabi escreveu: “O coração não pode ser puro se possuir malícia, inveja, orgulho e arrogância. O Profeta صلى الله عليه وسلم estabeleceu como requisito da fé que a pessoa deseje para seu irmão o que ela deseja para si mesma.“ - Fonte: Ahkam al-Qurʼan – 26:89 

E Ibn Hajar escreve: “A fé não está completa até que um muçulmano abandone a inveja, o rancor, a malícia e a malevolência.“ - Fonte: Fath al-Bari – 01/74 O tipo de ódio proibido no Islão, é um ódio malicioso na forma de um desejo de ver pessoas feridas e destruídas.

Omar ibn Al-Khattab (r.a.), disse: “Não deixe que o seu ódio seja destruição. “Foi-lhe perguntado: “Como é que é isso?”. Omar (r.a.) respondeu: “Quando você odeia alguém, você adora ver o seu companheiro destruído.“ - Fonte: Al-Adab Al-Mufrad – 1322. “O ódio mútuo, o oposto do amor, é uma intenção de causar dano.“ - Fonte: Sharh al-Musnad – 13/160.

Esse ódio malicioso é um grande pecado que impede as pessoas de entrarem no Paraíso.

Abu Huraira (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Os portões do Paraíso estão abertos às segundas e quintas-feiras. Allah perdoa todo o servo que não associa nada a Ele, excepto uma pessoa com ódio entre ele e seu irmão. Será dito: Atrase esses dois até que eles se reconciliem, adie esses dois até que eles se reconciliem. “ - Fonte: Sahih Muslim – 2565.

Ibn Abbas (r.a.) disse: “Se esses três pecados não forem encontrados dentro de uma pessoa, Allah, o Exaltado, perdoar-lhe-á, depois disso, o que quiser: 

- Alguém que morreu sem associar parceiros a
Allah;
- Alguém que nunca se voltou para a magia
negra;
- Alguém que nunca nutriu maldade em relação a
seu irmão.“ - Fonte: Shuab al-Iman – 6103.

O Islão ensina-nos a não odiar as pessoas em si mesmas, mas devemos odiar que o mal chegue às pessoas. Este é um elemento necessário do amar os nossos vizinhos como a nós mesmos.Yazid ibn Asad (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah,صلى الله عليه وسلم ,disse: “Deseje para as pessoas o que você deseja para si mesmo.“ - Fonte: Musnad Ahmad – 16220.

Muadh ibn Anas (r.a.) relatou: Ele perguntou ao Mensageiro de Allah صلى الله عليه وسلم ,sobre a melhor fé. O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “A fé mais virtuosa é amar por Allah, odiar por Allah e trabalhar a sua língua na lembrança de Allah.“ Muadh (r.a.) perguntou: “Como é isso, ó Mensageiro de Allah?”. O Profeta صلى الله عليه وسلم disse: “Que você deseje para as pessoas o que deseja para si mesmo, e odeie para as pessoas o que odeia para si mesmo, e que fale sobre a bondade ou permaneça calado.“ - Fonte: Musnad Ahmad 21627.

Outra maneira de entender isso é que devemos odiar ações pecaminosas, mas não devemos odiar os próprios pecadores.

Allah disse: “... Allah vos fez repudiar a incredulidade, o pecado e a desobediência. Tais são os sensatos.” (Alcorão, 49:07). 

Por isso, Allah tornou uma condição de fé odiar más ações, mas Ele não nos ordena a odiar as pessoas que as praticam. Isso é chamado de ódio pela ação (karrahiya li amal). Isso coloca o nosso ódio contra o mal abstrato de maneira construtiva, a fim de evitar prejudicar injustamente as pessoas. 

Um grupo de justos predecessores (salaf as-salih) faria tal distinção entre a ação e o praticante.

Ibn Rajab relatou:
Alguns dos justos predecessores disseram: “As pessoas que amam Allah olham através da luz de Allah e são compassivas com aqueles que desobedecem a Allah. Eles acham os seus actos repreensíveis, mas mostram misericórdia a eles, para que, por meio de suas advertências, possam deixar esses seus actos.“ - Fonte:Jami’ al-Ulum wal-Hikam – 13. 

Allah alertou-nos sobre os efeitos destrutivos do ódio no coração e na religião, e que isso levará à injustiça se não for controlado, dizendo:

Ó crentes! Sede perseverantes na causa de Allahe prestai testemunho, a bem da justiça; e que o ódio aos demais não vos impulsione a serdes injustos para com eles. Sede justos, porque isso está mais próximo da piedade.” (Alcorão 05:08).

Da mesma forma, o Profeta صلى الله عليه وسلم nos alertou sobre os dois males da inveja e do ódio, descrevendo o ódio como a navalha que ataca a religião. A solidez da prática religiosa de um muçulmano estará em perigo se ele ou sucumbir a ela ou a desejos odiosos.

Zubair ibn Awwam (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Chegaram a vocês as doenças das nações anteriores: inveja e ódio; e ódio é a navalha.

Raspa a religião como não raspa o cabelo. Por aquele em cuja mão está a alma de Muhammad, vocês não serão crentes até que se amem. Devo-lhes dizer uma coisa, que se vocês o fizessem, se amariam. Espalhem a paz entre vocês.“ - Fonte: MusnadAhmad – 1415. 

Abu Huraira (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Por aquele em cuja mão está minha alma, vocês não entrarão no Paraíso até que se submetam a Allah e não se submeterão até que se amem.

Espalhem a paz e vocês se amarão. Cuidado com o ódio, pois é a navalha. Não digo que corta o cabelo, mas afasta a religião.“ - Fonte: Al-Adab Al-Mufrad –260.

A maneira correcta de purificar os nossos corações do ódio é orar por orientação e bondade pelos opressores a quem odiamos. Ao fazer isso, o anjo orará por uma bondade semelhante por nós.

Abu Darda (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Não há servo muçulmano que suplica por seu irmão pelas costas, a quem o anjo diz: E para você o mesmo.“ - Fonte: Sahih Muslim – 2732

Anas ibn Malik (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Ó menino, se você é capaz de, todas as manhãs e noites, remover qualquer rancor do seu coração em relação a alguém, faça-o.“ - Fonte: Sunanal-Tirmizi – 2678.

Allah disse:
“O ser humano suplica pelo mal, como ele suplica pelo bem, pois o ser humano precipitado.” (Alcorão17:11).

Samrah ibn Jundab (r.a.) relatou: O Mensageiro de Allah, صلى الله عليه وسلم ,disse: “Não invoque a maldição de Allah, ou a Sua ira, ou o Fogo do Inferno.“ - Fonte: Sunan alTirmizi 1976.

Portanto, todas as nossas súplicas devem ser para o bem. Suplicando pela bondade e orientação para os pecadores, venceremos o nosso desejo de causar-lhes dano e substituiremos esse desejo maligno pelo amor de bondade por eles.

O sucesso vem de Allah, e Allah sabe melhor.

— “A maior JIHAD é combater a sua própria alma, lutar contra o mal dentro de si.” – Profeta Muhammad صلى الله عليه وسلم.

Obrigado. Wassalam (Paz).
M. Yiossuf Adamgy