quinta-feira, dezembro 12, 2013

Esclarecimento de Fatwa (parecer jurídico) sobre a relação entre muçulmanos e não muçulmanos.

Publicado em 05/12/2013

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos no Brasil Esclarecimento de Fatwa (parecer jurídico) sobre a relação entre muçulmanos e não muçulmanos.

Os muçulmanos no Brasil agradecem sobejamente por todas as regalias que o país lhes proporciona, como liberdade de professar, praticar e divulgar a sua religião, em completa paz e harmonia.

O povo brasileiro, mesmo com sua diversidade religiosa, durante décadas, vem convivendo em paz com os muçulmanos emigrantes, recebendo-os de braços abertos de vários países, com generosidade, e segurança.

Os muçulmanos fazem parte deste país, tanto na parte social, econômica, diplomática em diversos países islâmicos.

A base desta relação é a reciprocidade de gentileza, equidade, amor respeito e amizade.

O Conselho Superior dos Teólogos de Assuntos Islâmicos no Brasil confirma a publicação e publicará novamente a todos os muçulmanos e não muçulmanos que não é proibido manter boas relações com os não muçulmanos, e avisa a todos os irmãos brasileiros que o responsável pelas Fatwas islâmicos (pareceres jurídicos islâmicos) no Brasil é unicamente o Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos no Brasil. Comunica a todos que a incitação ao ódio contra o povo brasileiro devido à sua diversidade religiosa não faz parte dos ensinamentos Islâmicos e quem faz esta incitação não representa o Islam, nem tem qualificação para emitir Fatwas. Quem faz isso não representa o Islam devido à sua falta de conhecimento, sua ignorância, ou somente para causar discórdia.

O Conselho dos Sábios no Brasil tem o imenso prazer de receber novos integrantes ao Conselho, depois de comprovadas as qualificações e os conhecimentos necessários para a finalidade, para que todos os nossos irmãos brasileiros, recebam os ensinamentos corretos do Alcorão e da Sunna (ditos e atos do Profeta Mohammad), e não traduzindo desejos pessoais, gerados por ignorância ou arrogância.

O Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos no Brasil tem a grata satisfação de publicar novamente os pareceres (as Fatwas) dos Grandes Sábios: Cheikh Mohamed Saleh Ibn Uçaymin, Dr. Cheikh Youssef Al-Karadhawi e a Junta de Jurisprudência dos Sábios Muçulmanos da Europa:

O Significado da Amizade Para Com os Não Muçulmanos

Uma questão que preocupa algumas pessoas e que às vezes é discutida abertamente é a seguinte: Como podemos mostrar-lhes bondade, afeto, e tratar bem aos não muçulmanos quando Deus, o Altíssimo, Ele Próprio, proíbe aos muçulmanos de aceitar a amizade, a aliança ou o apoio de incrédulos:

"Ó crentes, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos; que sejam confidentes entre si. Porém. quem dentre vós tomá-los por confidentes, certamente será um deles; e Deus não encaminha os iníquos. Verás aqueles que abrigam a morbidez em seus corações apressarem-se em ter intimidade com eles." (Alcorão Sagrado, 5ª Surata, versículos 51-52).

A resposta a isto está em que esses versículos não são incondicionais, a serem aplicados a todo judeu, cristão ou não muçulmano. Interpretá-los assim contradiz as injunções do Alcorão que urgem dispensar afeto e bondade aos povos bons e amantes da paz de todas as religiões, bem como aos versículos que permitem o casamento às do Povo do Livro, com tudo o que Deus diz sobre o casamento – "E vos vinculou pelo amor e pela piedade." (Alcorão Sagrado, 30ª Surata, versículo 21) – e o versículo sobre os cristãos:

"Constatarás que aqueles que estão mais próximos do afeto dos crentes são os que dizem: Somos cristãos!" (Alcorão Sagrado, 5ª Surata, versículo 82).

Os versículos citados acima foram revelados em relação àquelas pessoas que eram hostis para com o Islam e guerreavam contra os muçulmanos. Por isso, não é permissível ao muçulmano apoiá-los ou ajudá-los isto é, aliar-se a eles nem de confiar-lhes segredos a custa de sua própria religião e comunidade. Este ponto é explicado em outros versículos, nos quais Deus, o Altíssimo, diz:

"Ó crentes, não tomeis por confidentes outros que não sejam dos vossos, porque eles tratarão de vos arruinar e de vos corromper, posto que só ambicionam vossa perdição. O ódio já se tem manifestado por suas bocas; porém, o que ocultam em seus corações é ainda pior. lá vos elucidamos os sinais se sois sensatos. E eis que vós os amais; porém, eles não vos amam." (Alcorão Sagrado, 3ª Surata, versículos, 118-119).

Esse versículo esclarece o caráter de tais pessoas, que escondem enorme inimizade e ódio contra os muçulmanos nos seus corações e cujas línguas exprimem somente alguns efeitos dessa hostilidade.

Deus, Altíssimo, também diz:

"Não encontrarás povo algum que creia em Deus e no Dia do Juízo Final, que tenha relações com aqueles que contrariam a Deus e Seu Mensageiro, ainda que sejam seus pais ou seus filhos, seus irmãos ou parentes." (Alcorão Sagrado, 58ª Surata, versículo 22).

A oposição a Deus não é uma simples crença e inclui hostilidade para com o Islam e os muçulmanos.

"Ó crentes, não tomeis por confidentes a Meus e vossos inimigos, demonstrando-lhes afeto, posto que renegam o quanto vos chegou da verdade, e expulsam (de Makka) tanto o Mensageiro como vós mesmos, porque credes em Deus, vosso Senhor." (Alcorão Sagrado, 60ª Surata, versículo 1).

Esse versículo foi revelado em relação aos pagãos de Makka, que declararam guerra a Deus e ao Seu Mensageiro (Deus o abençoe e lhe dê paz), expulsando os muçulmanos de suas casas apenas porque estes disseram: "Nosso Senhor é Deus." Com esse tipo de gente, não se pode permitir nem amizade nem alianças. Mas, apesar disso, o Alcorão não descartou a esperança de algum dia poder haver uma reconciliação; ele não declarou um desapontamento definitivo com eles, mas encorajou os muçulmanos a nutrir a esperança de circunstancias melhores e relações melhoradas, pois na mesma surata Deus diz:

"E possível que Deus restabeleça a cordialidade entre vós e vossos inimigos, porque Deus é Poderoso, e porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão Sagrado, 60ª Surata, versículo 7).

Essa afirmação alcorânica faz a afirmação de que essa amarga hostilidade e profundo ódio irão passar, como também foi afirmado na Tradição:

"Modere o seu ódio pelo seu inimigo, porque ele poderá vir a ser seu amigo."

A proibição de fazer amizade com os inimigos do Islam é ainda mais enfática quando eles são mais fortes que os muçulmanos, e arrasam as esperanças e geram o medo na mente das pessoas. Em tal situação, somente os hipócritas e aqueles que abrigam a morbidez em seus corações se apressam a fazer amizade com eles, fornecendo-lhes ajuda hoje com a intenção de se beneficiarem deles amanhã. Deus, Altíssimo, descreve essa situação como segue:

"Verás aqueles que abrigam a morbidez em seus corações apressarem-se em ter intimidades com eles, dizendo: Tememos que nos açoite uma vicissitude! Pode ser que Deus apresente a vitória ou algum outro desígnio Seu e, então, arrepender-se-ão de quanto haviam maquinado." (Alcorão Sagrado, 5ª Surata, versículo 52).

E também:

"Adverte aos hipócritas de que sofrerão um doloroso castigo. Aqueles que tomam por confidentes os incrédulos em vez dos crentes, porventura pretendem obter deles honra? Sabei que toda honra pertence integralmente a Deus." (Alcorão Sagrado, 4ª Surata, versículos 138-139).

Obter Ajuda de Não Muçulmanos

Não há mal nenhum se os muçulmanos, quer a nível particular quer a governamental, pedirem ajuda a não-muçulmanos em assuntos técnicos que não têm nenhuma relação com a religião – por exemplo, na medicina, indústria ou agricultura. Ao mesmo tempo é claro, é extremamente desejável que os muçulmanos se tornem autossuficientes em todos esses campos.

Vemos na vida do Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) que ele empregava 'Abdullah Bin 'Uraiquit, um politeísta, como seu guia na fuga (hijra) de Makkah para Madina. Os eruditos concluíram daí que a incredulidade de uma pessoa não significa que ela é basicamente não confiável, pois o que seria mais arriscado do que depender de um guia para lhe mostrar o caminho, especialmente se em fuga de Makka para Madina?

Indo bem além disso, os estudiosos dizem que é permissível ao líder dos muçulmanos recorrer à ajuda de não-muçulmanos, especialmente do Povo do Livro, em assuntos militares, e de dar-lhes uma participação de parte igual dos despojos que couberem aos muçulmanos. Azzuhri relatou que o Mensageiro de Deus (Deus o abençoe e lhe dê paz) procurou a ajuda de alguns judeus em certa guerra e deu-lhes uma parte dos despojos, e de que Safwan Ibn Umaia lutou a lado do Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) enquanto ainda era um idólatra. A condição para se procurar ajuda de não muçulmano é a de que ele seja confiável aos muçulmanos; de outro modo, não se pode recorrer à ajuda dele. Uma vez que é proibido procurar a ajuda de muçulmanos não confiáveis, tais como aqueles que espalham rumores e ansiedades, tanto isto é mais verdade no caso dos que não creem.

Ao muçulmano é permitido dar presentes a não muçulmano e a aceita-los deles. É suficiente aqui mencionar que o Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) aceitou presente de reis não muçulmanos. Os estudiosos das tradições dizem que há muitas tradições que relatam que o Profeta aceitava presentes de não muçulmanos, e Ummu Salama, a esposa do Profeta, narrou que o Profeta lhe dissera:

"Enviei um manto e alguma seda para An Najachi."

De fato, o Islam respeita o ser humano só porque ele é humano; e quanto mais então se é um dos do Povo do Livro e ainda mais se ele for dos pactuados? Certa vez passava uma procissão funeral pelo Profeta, e ele ficou de pé. Então alguém observou, "Ó Mensageiro de Deus, este é o funeral de um Judeu." O Profeta (Deus o abençoe e lhe dê paz) respondeu: "Não era ele uma alma?" Assim, a verdade é que, no Islam, cada ser humano é digno e tem uma posição.

Fonte: Cheikh Dr. Youssef Al-Karadáwi - "O Lícito e o Ilícito no Islam" - tradução: Prof. Samir El Hayek

Ó Allah, lave o meu coração com água (pura) da neve e do granizo - 2ª. parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

O Cur’ane refere vários tipos de águas, de acordo com as suas características de pureza. Podemos dividir em dois grandes grupos. Uma é boa e doce, agradável ao nosso paladar, que pode ser encontrada em diversas qualidades. Outra é amarga e salgada, que não a conseguimos beber. No entanto, as duas trazem muitos benefícios para a humanidade, conforme é referido no seguinte versículo: “Jamais se equipararão as duas águas, uma doce, agradável para ser bebida e a outra que é salobra e amarga; porém tanto uma como da outra comeis carne fresca e extraís ornamentos com que vos embelezais. E vedes nela os navios sulcando as ondas, à procura da Sua Graça, para que Lhe agradeçais”. Cur’ane 35:12.

A água pura é a que vem directamente dos céus, através da chuva , da neve e do granizo . “Ele é Quem envia os ventos alvissareiros, mercê da Sua Misericórdia; e enviamos do céu água pura”. Cur’ane 25:48. 
Esta é a água que a consideramos como pura, porque não contém os sais minerais contidos na água potável, própria para consumo humano. Esta água pura tem uma maior capacidade de remover as sujidades da pela humana, porque está isenta de bactérias e de outros minerais. Lembra-nos a água destilada que era utilizada para manutenção das baterias dos automóveis. Porém, devido à poluição do meio ambiente (pela acção do homem e pelas catástrofes naturais) as chuvas podem tornar-se ácidas, fazendo com que as águas ao caírem, se misturem com as impurezas que pairam no ar.

A água potável é a que consumimos e que nos mantém vivos e saudáveis. Encontramos este tipo de água, nomeadamente nos rios e nos poços de água doce. A água que bebemos diariamente não é pura na acepção da palavra, pois contém diversos minerais e bactérias. Ela é tratada antes de chegar ao nosso consumo. É uma verdadeira dádiva de Deus para aqueles que com um simples gesto de abrir uma torneira, ficam com acesso directo a este líquido precioso. Já nos lembrámos de agradecer a Deus por esta facilidade? “… (são) poucos dos Meus servos que são agradecidos”. Cur’ane 34.13. Milhões de pessoas debatem-se com problemas de falta de água para matarem a sede, para cozinharem os parcos alimentos que vão obtendo e para a higiene pessoal. Outros têm de percorrer dezenas de quilómetros para obterem água, ainda que contaminada.

Sentimos a água do mar amarga, porque a concentração de sal excedeu os limites do nosso paladar, por isso o Cur’ane a refere como salgada e amarga. Mas não deixa de trazer benefícios para a humanidade, fornecendo-nos alimentos e servindo de “estradas” para os navios transportarem pessoas e bens para outros países distantes.

Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!

In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuh!

segunda-feira, dezembro 09, 2013

Judaísmo, Cristianismo e Islão... Não somos tão diferentes Assim..

Por: M. Yiossuf Adamgy, in Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán, nº. 194, de Julho/Agosto.2013

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

O princípio básico é amar a Deus acima de todas as coisas; mas para torná-lo completo deve-se continuar: e a seu vizinho como a si mesmo, por amor a Deus. Como resultado da crença em Deus e a irmandade dos seres humanos, a humanidade deve, necessariamente, viver uma vida de amor, paz, cooperação e harmonia. 
Todas as leis de Deus foram reveladas com o objectivo de enfatizar este tema. Os Profetas de Deus, paz esteja com eles, em épocas diferentes, mostraram à huma-nidade que a religião de Deus é sempre a mesma, que os homens são irmãos, sem qualquer inimizade ou conflito entre eles, que o objectivo de sua mensa-gem é sempre a mesma; que Quem os elevou foi UM e que o fundamento da sua religião é apenas um, sem possibilidade de contradição ou diferença entre eles. … O Alcorão diz:

«Da religião, Ele legislou, para vós, o que recomendara a Noé, e o que te revelamos, e o que recomendamos a Abraão e a Moisés e a Jesus: “Observai a religião e, nela, não vos separeis”». (Alcorão Sagrado, 42:13).

Este texto, sem dúvida algum, é um testemunho de que a religião de Deus é a mesma, em todos os tempos. No Alcorão há muitos exemplos a este respeito, tais como:

- «Na verdade, Nós te fizemos revelações (Muhammad, [em português Maomé]), como fize-mos a Noé e aos Profetas, depois dele. E fizemos re-velações a Abraão e a Ismael, e a Isac e a Jacob, e as tribos e a Jesus, e a Jó e a Jonas, e a Aarão e a Salomão; e concedemos os Salmos a David». (Alcorão Sagrado, 4:163).

- «Dizei: “Cremos em Deus e no que foi revelado para nós, e no que fora revelado para Abraão e Ismael e Isac e Jacob e para as tribos; e no que fora concedido aos Profetas, por seu Senhor. Não fazemos distinção entre nenhum deles. E, para Ele, somos muslimes (isto é, submissos à Sua Vontade) ”». (Alcorão Sagrado, 2:136).

Qualquer pessoa que leia o Alcorão, poderá ver que os Capítulos mais longos do Alcorão enobrecem e dignificam a Jesus e a Virgem Maria. O Alcorão também menciona e esclarece alguns dos milagres de Jesus AS e narra outros milagres que não encontram no próprio Evangelho, como por exemplo pássaros feitos de barro aos quais deu vida por meio de um sopro, com a permissão de Deus, e também menciona o facto de que Jesus falava às pessoas, desde o berço.

Outros dois longos capítulos no Alcorão referem-se a Jesus AS: o primeiro é "Maria AS" (Surata 19) e o segundo é "A família de Imran" (Surata 03), que era a família de Maria. Nesses capítulos é narrado como Maria AS,  que era imaculada, deu à luz a Jesus AS e como foi também uma concepção imaculada: «E (lembra-lhes, Muhammad, de) quando os anjos disseram: “Ó Maria! Na verdade, Deus te escolheu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!...Ó Maria! Na verdade, Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus. E falará à hu-manidade, no berço e na maturidade, e será dos virtuosos”». (Alcorão Sagrado,3:42-46).

O Alcorão se dirige aos muçulmanos para mostrar claramente o alto grau que ocupa Jesus AS perante Deus: "... Certamente, o Messias, filho de Maria, é o Mensageiro de Deus, a Sua palavra depositada em Maria e um espírito procedente d’Ele..." (Alcorão Sagrado 4:171). Estas crenças que Deus ordenou aos muçulmanos acreditar sobre Jesus AS abrem os corações para os seus ensinamentos e facilitam a convergência e a cooperação entre muçulmanos e cristãos.

O Alcorão claramente mostra que os cristãos são os mais próximos aos muçulmanos devido a moral e as virtudes que eles compartilham com eles, nestes termos:

«Verificarás que os que estão mais próximos, em afeto, aos que creem, são os que dizem: somos cristãos. Isso é porque entre eles há sacerdotes e monges e não são soberbos».

O Profeta Muhammad (s.a.w) disse: "Ó muçulmanos! Conquistareis o Egipto; quando acontecer isso, sejais amáveis com os cristãos". E há inúmeros exemplos como esses. O próprio Profeta Muhammad (s.a.w.) fez da sua Mesquita em Medina, um lugar de culto para os hóspedes cristãos! Ou quando os muçulmanos fizeram da grande Mesquita Omíada, em Damasco, um templo comum para os muçulmanos e cristãos, que entravam pela mesma porta, mas tinham a Mesquita, dividida em dois, e costumavam fazer as orações juntos.

Este foi o resultado inevitável da compreensão, a proximidade e o respeito que existia entre estas duas religiões reveladas naqueles tempos. Eles coincidiam, nas metas e objetivos, e não havia nenhuma oposição na sua essência e origem. É bem sabido, a este respeito, que Omar (r.a.), o segundo califa, quando entrou em Jerusalém, recusou uma oferta para fazer a oração no Santo Sepulcro, para evitar que os muçulmanos, no futuro, tentassem em converter a Igreja ou parte dela, numa Mesquita.

Muhammad (s.a.w.) ordenou aos muçulmanos ser amáveis com os judeus e cristãos, pois eles eram segui-dores das duas anteriores religiões reveladas. Ele disse: "Quem fizer mal a um cristão ou a um judeu será meu inimigo no dia do Juízo e pagará por isso" e disse: "Sejais amáveis com os cristãos".

O Alcorão, nos diz, textualmente:

«Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim todos os que creem em Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão». (Alcorão 2:62).

«Enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo mar; agraciamo-los com todo o bem, e preferimos enormemente sobre a maior parte de tudo quanto criamos. Um dia convocaremos todos os seres humanos, com os seus (respectivos) imames (líderes). E aqueles a quem forem entregues os seus livros na destra, lê-los-ão e não serão defraudados no mínimo que seja. Porém, quem estiver cego (espiritualmente) neste mundo estará cego no outro, e mais desencaminhado ainda!» (Alcorão Sagrado,17:70-72).

Se a humanidade, em geral, não for capaz de livrar-se dos seus preconceitos e labutar pela tolerância religiosa, a situação será terrível e Deus nos repreenderá, na Outra Vida, para cada um de nossos erros, pelo nosso fanatismo e discórdia, pois são estas atitudes que incrementam a devastação, a agonia e o derramamento de sangue.

«E não nos cabe mais do que transmitir claramente a Mensagem».

Wassalam. ■

Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

IRMAMDADE NO ISLAM

Centro Islâmico de Brasília-DF - 06/12/2013
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos nosso assunto trata sobre a irmandade dentro do Islam, e como deve ser nosso comportamento com nossos irmãos muçulmanos. Assim devemos viver juntos com união e respeito para termos paz e confiança um com outro. Allah(SWT) criou duas pessoas, e com essa FÉ que devemos nos manter unidos . Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL HUJURAT vers 13 : « Ó homens ! Por certo, Nós vos criamos de um varão e de uma varoa, e vos fizemos como nações e tribos, para que vos conhecais uns aos outros. Por certo, o mais honrado de vós, perante Allah é o mais piedoso.Por certo, Allah é Onisciente, Conhecedor. » 

A essência da irmandade é o conhecimento que as pessoas tem uma com a outra, e esse conhecimento influência na união ; e da mesma forma que acontece os conflitos e as divergências, no qual a influência no relacionamento delas como brigas por direitos, limites, etc... de cada um, que demostra as como brigas por direitos, limites, etc... de cada um, que demostra as diferenças entre o certo e o errado. Mesmo tendo essas diferenças não devemos nos esquecer a nossa origem e a nossa FÉ, e voltarmos ao caminho certo, que é a melhor decisão diante de Allah(Louvado Seja), pois Ele é o Todo Poderoso. O Islam veio com a mensagem da irmandade entre os muçulmanos, devemos nos dedicar e estudar para não desviar desse caminho que nos fortalesse e nos orienta ao caminho de Allah(SWT). Todos nos somos da mesma origem do mesmo pai e mãe, e somos da mesma família. Quando nos unimos no mesmo caminho do Islam, não importa se é do sul ou do norte, essa união dos da força para suprir todas as nossas necessidades materias espirituais. Essa irmandade é como uma árvore que os galhos que crescem e se espalham,saindo de um só tronco. Também existem as pessoas egoístas que so gostam deles mesmos, não se preocupando com os outros irmãos, desejando o bem só para eles mesmos. E esse tipo de pessoa só procura as outras pessoas atrás de seus interesses e desejando resolver só o seus problemas. 

O Islam combate esse tipo de pessoa, o egoísta, pois a vida foi feita não para esse propósito individualista. Pois Allah(SWT) nos deu responsabilidades a conciência para ajudar e matermos a irmandade entre nos muçulmanos um com outro. Não devemos desejar o mal ou coisas ruins para nossos irmãos, e sim desejar o bem, orientar ao caminho certo, ajuda-los nas dificuldades. No Hadith do Profeta Muhammad(que a paz de Allah esteja com ele) disse : « Como os crentes com seu amor mútuo, misericórdia e compaixão nos tornamos um corpo só, se um membro se queixar de dor, o resto sente febre como se fosse um só corpo. » Esse sentimento nos faz mantermos unidos e nos aproxima com intuito de resolver o problemas de nossos irmãos, essa ação nos engrandece e Allah(SWT) abençoa a nossas vidas. Num outro Hadith do Profeta Muhammad(SAAW) disse : « O muçulmano é irmão de outro Muçulmano. »

Um dos sinais que a irmandade é amar seu irmão e desejar o bem, da mesma forma que você deseja para si mesmo, devemos desejar esse bem para nossos irmãos, esse sentimento nos aproxima de Allah(SWT) e Ele o Todo Poderoso nos da graça de nossas ações. Num outro Hadith do Profeta Muhammad(SAAW) disse : « Meu amor é definitivo para aqueles que amam um ao outro por minha causa. E para aqueles que atendem a reunião por minha causa, e aqueles que visitam uns aos outros por amor de mim, e os que fazem o seu melhor para o outro por minha causa. Allah irá dizer no dia da ressurreição. Onde estão aqueles que amavam por causa da minha magnificência ? Hoje, vou dar-lhes a minha sombra, o dia não há outra sombra, exceto o meu. » 

Certa vez Abu Abass ao entrar na mesquita encontrou um homem e o saldou-o, percebendo que ele encostrava-se triste, questionou-o qual o motivo de sua tristeza ; respondendo que ele era um homem de grandes poderes junto do seu povo, e que Allah(SWT) havia tirado essa graça dele, por ele te-la usado de forma errada ; orientando se uma pessoa ou líder tiver esse poder deve saber usar com sabedoria em prol do povo e para a união do povo fazendo sempre o bem. Assim ao ter poder e ser humilde e ter o proposito de ajudar a unir as pessoas com objetivo de agradar a Allah(SWT). No Hadith do Profeta Muhammad(SAAW) : « Um lider deve fazer sua obrigação e Allah(SWT) o abençoa, caso ele não faça essa graça passa para outro. » 

Meus irmãos muçulmanos quem teme a Allah(Louvado Seja) e quem da prioridade a união dos muçulmanos esse é o caminho mais favorável, e desta forma se tornam irmãos de sangue e uma união permanente. Isso que fortalece a nação muçulmana. E o Profeta Muhammad(SAAW) enfatizou para essa irmandade para combater todas as ameaças que os muçulmanos estão recebendo no mundo e para que não sejamos perdedores. 
Como ocorreu e YATRIB atual Madina quando se tornou a primeira cidade muçulmana com a união de todos, esse fato só ocorreu com a união de todos os muçulmanos indepedente de raça cor ou língua, tudo isso para enfatizar que a unidade é um dos maiores objetivo dos Islam. Que Allah(SWT) nos ajude a estabelecer o verdadeiro espírito de irmandade e fraternidade por esquecer nossas diferenças e agirmos de acordo com os ensinamentos do Alcorão Sagrado e de nosso amado Profeta Muhammad(SAAW). Que nos guie para o caminho certo.

Ó fieis se arrependam, pois Allah(SWT) perdoa o pecado dos arrependidos.

Salamo Aleikom
SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

YATRIB=ATUAL CIDADE DE MADINA

HADITH=DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuh!