sexta-feira, junho 13, 2014

A L M A D I N A O RESULTADO DOS ATENTADOS CONTRA A NATUREZA

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 09.06.2014 

Um dos grandes problemas da atualidade decorre do facto de o Ser Humano ter decidido revoltar-se contra si mesmo, contra a sua natureza humana. 

Por atentar contra si mesmo em todos os aspectos da vida, o Homem hoje enfrenta graves consequências, pois não só perdeu o sossego mas também colocou a sua vida em risco. 

Hoje vemos por todo o lado, até mesmo nas aldeias, um elevado número de doentes, não só velhos mas também jovens e crianças. 

Há alguns anos não havia tanta doença. Se recuarmos alguns séculos, verificaremos que havia muito poucos doentes. Qual então a diferença entre o nosso tempo e os tempos passados? Por que razão hoje em dia as pessoas adoecem muito e no passado não adoeciam tanto? Será que há alguma diferença na composição do tecido e composição humanas? Não são iguais os órgãos do homem de hoje e os do homem do passado? 

O fato é que não há diferença nenhuma nos dois, só que no passado as pessoas consumiam produtos naturais, embora não houvesse tão grande variedade de comidas e pratos, nem restaurantes, mas tudo o que tinham era natural e puro, daí que fossem mais saudáveis, pois estavam protegidos contra doenças. Em contrapartida, hoje em dia, as pessoas dispõem de uma grande variedade de comidas, mas a maior parte dessas comidas não são naturais. 

A questão é: será que todos esses produtos se transformaram em não naturais por si mesmos? Não terá sido obra do próprio Homem, que devido à ganância de querer ganhar mais do que precisa, colocou neles químicos na forma de fertilizantes, insecticidas, pesticidas, etc., altamente prejudiciais à saúde? E isto não se limita apenas aos alimentos, pois a água e até mesmo o ar já deixaram de ser naturais. 

Todos nós sabemos que a água e o ar são indispensáveis à vida humana, mas hoje a questão da água tornou-se muito complicada. Ela está poluída devido aos resíduos tóxicos libertados pelas grandes fábricas, e muita gente consome água imprópria, inquinada, que provoca várias doenças. 

O ar que respiramos também está poluído, o que afeta os pulmões e por via disso, todo o corpo. 

A poluição do ar foi igualmente provocada pelo Ser Humano através das fábricas que libertam gases e poeiras, e dos carros que também libertam fumos e gases nocivos ao ambiente. 

De fato, o Ser Humano, devido ao seu apego ao materialismo e ao gozo temporário, rebelou-se contra a natureza, devastou florestas substituindo as árvores por “plantas” para a produção de energia atômica e outras coisas que poluem o ambiente. 

Para além de tudo isso, mesmo no estilo de vida o Ser Humano tenta igualmente afastar-se das regras naturais traçadas por Deus, o que complicou ainda mais a sua vida. 

Por exemplo, a vergonha que sempre fez parte da natureza humana, hoje atenta contra ela. Emerge uma sociedade nua ou semi-nua, revoltada contra a vergonha. E as consequências disso são os raptos, a violação e o estupro de mulheres. Por todo o lado as mulheres são violadas, até mesmo as idosas com mais de 70 anos, sendo em muitos casos mortas. Das violações às mulheres nascem filhos ilegítimos, muitos deles por vezes atirados para os contentores de lixo, recolhidos em orfanatos ou asilos, ou então, para os mais inditosos, abandonados na via pública, engrossando assim o número de crianças de rua. 

Estas atitudes perigosas estão afetando de forma algo profunda as relações mútuas. Estão destruindo o sistema familiar, pois o ambiente conjugal que se vive em muitos lares está-se a tornar diametralmente oposto aos valores que deveriam intrínsecos a todo o lar fundado no amor na compaixão, na compreensão, na ternura, etc., daí que casos de divórcio tendem a aumentar. Muitos dos casamentos celebrados se dissolvem passados menos de 2 anos, o que concorre para situações de desespero, preocupação, stress e destruição de muitas vidas. 

Há mulheres que acham que para estarem na moda e parecerem mais belas e elegantes devem usar sapatos de salto alto, o que provoca danos irreversíveis ao seu organismo. Coluna vertebral, joelhos, tornozelos, articulações, rins e outros órgãos, sofrem os efeitos nocivos do uso prolongado de sapatos de salto alto, começando a manifestar-se com o avançar da idade. 

Em tempos idos só as mulheres idosas é que sofriam de complicações ligadas às dores de ossos, à osteoporose, etc., mas agora muitas jovens sofrem das mesmas complicações devido ao uso intensivo de sapatos de salto alto. 

Estes são alguns exemplos de algumas coisas não naturais que nós próprios procuramos, e que prejudicam a nossa saúde. 

Todos nós devemos tentar evitar tudo o que não seja natural, e passarmos a vida de acordo com as leis naturais, pois a prevenção é sempre melhor que a cura. 

Plenamente de acordo. Acho ser já altura de se estancar o "processo de dumbanenguização" da cidade de Maputo em particular, e de todas as urbes no geral. Penso ser já altura de os nossos governantes mobilizarem fundos para a criação de polos de atração nas zonas potencialmente produtivas (vales do Umbeluzi, Incomáti, Limpopo, Save, Púngue, Zambeze, Lúrio, etc.), como forma de descomprimir a cidade que está a rebentar pelas costuras. Deve-se começar a combater o alastramento de venda informal de tudo e mais alguma coisa nos passeios e quiçá, na rua, o que dificulta a mobilidade e o estacionamento automóvel. Note-se que hoje já não se pode caminhar livremente nos passeios da marginal, pois de um lado esses passeios estão ocupados pelos vendedores de álcool, principal "matéria-prima" para aa proliferação do ácido úrico que vai matando as nosas acácias. 

Força! Avante, por uma cidade mais saudável e menos poluída. Amad Bacar - Disotel Moçambique.

Nenhum comentário: