domingo, agosto 22, 2010

A mentira deve ser Combatida e a Verdade em breve será Restituída

Embora o mes do Ramadã seja um tempo de contemplação e adoração, não podemos perder a oportunidade de esclarecer a verdade. Embora certos conceitos sejam tão óbvios nunca é demais utilizar os instrumentos oferecidos pela modernidade e permitido por Allah SW em favor da liberdade de um povo. Não podemos continuar condenando, por exemplo, as atidudes de Adolfo Hittler conta o Povo Judeu, e continuar em pleno século 21 a atrocidade desse povo contra os povo palestino. O pior de tudo isso, é que quem poderia verdadeiramente acabar com esse conflito continua tratando o problema como seus antecessores. Falo da grande esperança da humanidade o senhor Baraka Obama presidente dos EUA. Que no lugar de tomar atitudes enérgicas contra os verdadeiros opressores, prefere criar uma situaçao para atacar a pacífica República Islâmica do Irã.
Vamos ver quem realmente mente, quem realmente é uma ameaça mundial. Assunto: FW: Quem mente? Quem ameaça a segurança do mundo?


Bismillah, (Em Nome de Allah)

Israel comete crime, lesa humanidade e o chefe da ONO finge que está tudo normal

“Eu esperava que eles atirassem nas pernas ou para o alto, só para aterrorizar as pessoas, mas eles foram atirando direto, alguns foram atingidos na cabeça". Esta descrição, feita pela brasileira Iara Lee, que estava na Flotilha da Liberdade atacada na segunda feira (dia 31) é a melhor descrição da barbárie dos esbirros de Netanyahu contra aquele comboio desarmado que tentava furar o bloqueio sionista e levar ajuda humanitária aos palestinos da Faixa de Gaza.

A criminosa ação sionista, que deixou pelo menos nove mortos e mais de trinta feridos, levantou mais uma vez uma onda mundial de protesto contra o governo de Tel Aviv. E expõe a hipocrisia da política externa das grandes potências, particularmente do principal suporte da violência praticada por Israel contra o povo palestino: os EUA.

Uma das faces dessa hipocrisia é a alegação do caráter preventivo da ação. É um argumento que deriva do conceito de guerra preventiva, banido e condenado pela legislação internacional. Mas adotado em nosso tempo pelo presidente George Bush, do EUA, que - repetindo Hitler e os nazistas - justificou com esse conceito a ação agressiva contra o Iraque e suas múltiplas ameaças contra os povos.

Hipocrisia repetida em nossos dias. Malgrado a diferença de linguagem e do atual ocupante da Casa Branca, o fato é que nos temas internacionais fulcrais, o que valem são os interesses permanentes e estratégicos dos EUA, que invariavelmente age como potência imperialista. A diplomacia dos EUA, dirigida por Hillary Clinton, pressiona os países para reforçar o monopólio das potências sobre as bombas atômicas e a energia nuclear e exige que os países, principalmente aqueles que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU, adotem sanções contra o Irã usando dois argumentos - diz que o Irã mente, e que seu programa de pesquisa nuclear coloca o mundo em perigo.

A ação criminosa de Israel contra o comboio desarmado que pretendia levar ajuda humanitária aos palestinos coloca estes argumentos em xeque: Quem mente? Quem ameaça a segurança do mundo? Fica nítido, outra vez, que o foco das mentiras e ameaças não é Teerã, mas Washington e Tel Aviv. Washington pelo apoio às ações criminosas de Israel, impedindo qualquer medida efetiva contra elas; Tel Aviv porque se coloca acima da lei, do bem e do mal e da própria humanidade: o massacre da Flotilha da Liberdade é mais uma conta num longo rosário de agressões sangrentas.

A guerra é a política continuada por outros meios, já se disse. Mas a vitória não depende apenas da força militar de um país; ela depende principalmente da política, campo onde se formam as convicções e são criadas as condições da vitória.

Por isso esta é uma guerra perdida por Israel, que enfrenta a opinião pública do mundo e fomenta a oposição dentro de suas próprias fronteiras. O massacre da segunda feira foi uma derrota para Israel: se a questão é manter a ferro e fogo o bloqueio de Gaza, a ação criminosa criou as condições para a abertura de um rombo nele e, no dia seguinte, o governo egípcio decidiu liberar o lado da fronteira que controla, permitindo aos palestinos aquela saída para o mundo que Israel faz de tudo para bloquear.

É difícil imaginar quais serão os próximos passos. Outro barco se dirige para Gaza, com o mesmo propósito da Flotilha esmagada a tiros pela marinha israelense: furar o bloqueio.

Tem dois símbolos a bordo: a prêmio Nobel da Paz Mairead Maguire e a anciã judia Hedy Epstein, de 85 anos, cujos familiares foram assassinados pelos nazistas em Auschwitz. Israel "não aprendeu as lições" da II Guerra Mundial, disse ela. E compara o governo de Israel aos nazistas: "Como eles podem fazer o mesmo contra os palestinos?" , pergunta.

O governo de Tel Aviv responde a comparações como essas acusando seus autores de anti-semitas. Mas perderam a chamada guerra da comunicação, e quem se junta a essas acusações é uma heroína judia inconformada com os crimes de guerra de Israel contra os palestinos. Sua voz é um eco antissemita ou a expressão da consciência da humanidade?

"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram- se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Allahu Akbar = DEUS É GRANDE.


Que o nosso jejum moral também seja uma observação nesse mes Sagrado de Ramadan.

Ramadan Mubarak Inshallah

A PRESCRIÇÃO E O DEVER DE SE JEJUAR NO MÊS DE RAMADAN. A DESCRIÇÃO DO MÉRITO DO JEJUM

Allah, louvado seja, disse:


“Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, podendo cumprir este preceito, o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, se fizer isto espontaneamente será melhor. Mas, se jejuardes. será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan, em que foi revelado o Alcorão, é orientação para a humanidade & evidência de Discernimento e orientação. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém quem se achar enfermo ou em viagem jejuara, depois, o mesmo número de dias” (Alcorão Sagrado, 2:183-185).

1215. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Allah, o Todo-Poderoso, diz: ‘Todos os outros atos do indivíduo são para si mesmo, exceto o ato de jejuar, que é exclusivamente para Mim, sendo que Eu o recompensarei por este. O jejum é um escudo (contra o vício e o fogo do Inferno)’; portanto, quando qualquer um de vós estiver jejuando, deverá abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e barulhentas. Se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está guardando o jejum. Por Allah, em Cujas mãos está a vida de Mohammad, sabei que o hálito de quem está a jejuar é, para Allah. mais prazeroso do que a fragrância do almíscar. O indivíduo que jejua obtém duas espécies de prazer: primeiro ele irá sentir prazer quando quebrar o jejum, e, segundo, estará jubilante em virtude do jejum quando se encontrar com o seu Sustentador.” (Muttafac alaih)

1216. Abu Huraira contou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “A pessoa que oferece um par de qualquer coisa pela causa de Allah será chamada de uma das portas do Paraíso: ‘Ó servo de Allah, esta porta é a melhor para ti!’ Assim, também, a pessoa que praticar a oração (salat), com regularidade, será chamada da porta da oração; e aquelas pessoas que marcharem para a jihad, pela causa de Allah, serão chamadas da porta da jihad; da mesma forma, as pessoas que jejuam serão chamadas da porta de Raiyan (para entrarem no Paraíso - ou seja, a porta do frescor). A pessoa que der esmolas será, da porta da caridade, chamada (para entrar no Paraíso).” Abu Bakr disse:

“Ó Mensageiro de Allah, tu que és mais querido para mim do que meus próprios pais, ouve, já sei que uma pessoa chamada (para entrar no Paraíso), de qualquer das portas, não precisará de mais nada. Entretanto, poderia alguém, de todas essas portas, ser chamado?” O Profeta (SAW) respondeu: “Sim, e espero que tu serás um deles!” (Muttafac alaih)

1217. Sahl lbn Saad relatou que o Profeta (SAW) disse: Há uma porta no Paraíso chamada Al Raiyan, através da qual, no Dia do Juízo, somente entrarão as pessoas que tiverem jejuado, e nenhuma outra. Será dito: ‘Onde estão as pessoas que jejuaram?’ Estas entrarão por ali, sendo que ninguém mais o fará, salvo elas. Uma vez que tiverem entrado, a porta se fechará e, posteriormente, ninguém mais poderá entrar.” (Muttafac alaih)

1218. Abu Saíd Khudri relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando a pessoa jejua por um dia, em prol de Allah. Ele transporta o Inferno para uma distância de setenta anos de viagem (da pessoa).” (Muttafac alaih)

1219. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “À pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Allah, ser-lhe-ão perdoadas as faltas passadas.”

1220. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse

Quando chega o mês de Ramadan, abrem-se as portas do Paraíso e se fecham as do Inferno, e os demônios permanecem acorrentados.’ (Muttafac alaih)

122 1. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Começai a jejuar quando virdes aparecer a lua nova, e finalizai o jejum quando ela reaparecer. Se não a puderdes ver claramente por estar o céu coberto de nuvens, então considerai o mês de Cha’ban como se tivesse 30 dias.” (Muttafac alaih)

A GENEROSIDADE E O OFERECIMENTO DAS BOAS AÇÕES DURANTE O MÊS DE RAMADAN. A INCREMENTAÇÃO DAS OBRAS DE CARIDADE, DURANTE OS DEZ ÚLTIMOS DIAS DO MESMO

1222. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) era a pessoa mais generosa dentre todos os homens. Especialmente durante o mês de Ramadan, costumava ser extremamente generoso, pois era quando o visitava o Arcanjo Gabriel. Durante esse mês, costumava visitá-lo todas as noites, e recitar-lhe o Sagrado Alcorão. Naqueles dias, a normal generosidade do Profeta (SAW) aumentava muitíssimo, muito mais do que o vento impregnado de chuva. (Muttafac alaih)

1223. Aicha contou que quando começavam os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Mensageiro de Allah (SAW) costumava ficar orando toda a noite, e, inclusive, despertava os membros da sua família, e se mostrava ainda devoto e assíduo em suas orações. (Muttafac alaih)

A PROIBIÇÃO DE SE ADIANTAR O JEJUM ANTES DA ENTRADA DO MÊS DE RAMADAN; QUER DIZER, NA SEGUNDA QUINZENA DE CHA’BAN, EXCETO NO CASO DA CONTINUAÇÃO DE UM JEJUM, NUMA SEGUNDA OU NUMA QUINTA-FEIRA, DANDO-SE A CASUALIDADE DA COINCIDÊNCIA DE DATAS

1224. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

Nenhum de vós deverá jejuar um ou dois dias imediatamente antes do mês de Ramadan, a não ser nos casos de uma pessoa estar acostumada a jejuar nesses dias, coisa que poderá fazer em tais datas.” (Muttafac alaih)

1225. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não observeis o jejum antes do mês de Ramadan; outrossim, devereis começar o vosso jejum após o avistamento da lua nova, e terminá-lo após o avistamento da lua nova (seguinte). Se o tempo estiver nublado, vede que o mês (de Cha’ban ou Ramadan) seja de trinta dias” (Tirmizi).

1226. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não deveis jejuar quando começar a segunda metade de Cha’ban.” (Tirmizi)

1227. Abu Yaczan Ammar Ibn Yassir disse: “Aquele que guarda jejum num dia duvidoso (ou seja, sem ver a lua, por causa das nuvens) desobedece o Abul Cássim, Mohammad (SAW).” (Abu Daúd e Tirmizi)

O QUE SE DEVE DIZER AO SE AVISTAR A LUA NOVA

1228. Tal-ha Ibn Ubaidullah disse que o Profeta (SAW), ao ver a lua nova, costumava orar assim: “Ó Allah, faze com que o aparecimento dessa lua seja um presságio de paz, fé, segurança e submissão para nós. (Ó lua) o meu e o teu Senhor é Allah! Que esta lua seja de (verdadeira) diretriz e virtude!” (Tirmizi)

O MÉRITO DE SE LANÇAR MÃO DA CONSOADA (SUHUR); O RETARDAMENTO DA CONSOADA,  NÃO SER QUE SE TEMA A ENTRADA DO AMANHECER

1229. Anas lbn Málik relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Lançai mão da consoada (ou seja, sahur), porque há bênção nesse ato.” (Muttafac alaih)

1230. Zaid lbn Sábet narrou: “Certa ocasião lançamos mão do suhur com o Mensageiro de Allah (SAW), e logo nos levantamos para a oração da alvorada. Perguntamos-lhes qual seria o intervalo entre ambos, e nos disse: ‘O tempo necessário para se recitarem cinqüenta versículos (do Sagrado Alcorão).” (Muttafac alaih)

123 1. Ibn Ômar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) tinha dois muézins (os que convocam à oração). Um era Bilal e o outro era Ibn Ummu Mactum. O Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Bilal, chama à oração um pouco mais cedo, quando ainda é noite. Por conseguinte, continua comendo e bebendo, até que Ibn Ummu Mactum chame.” Continuou: “Na verdade, há apenas um curto intervalo entre os dois, que é quando um desce do e o outro sobe ao minarete.” (Muttafac alaih)

1232. Anir bin al ‘As relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O único fator distinguível entre o nosso jejum e o dos outros povos do Livro é o sahri (isto é, os cistãos e os judeus não tomam o desjejum da pré-madrugada.)” (Musslim).

O MÉRITO DE SE QUEBRAR O JEJUM O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL, DEPOIS DO OCASO; O QUE SE COME AO SE QUEBRAR O JEJUM, E AS SÚPLICAS QUE ACOMPANHAM O ATO

1233. Sahl Ibn Sad re1atou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Os muçulmanos irão estar no caminho certo, desde que se apressem em quebrar o jejum (imediatamente após o sol se pôr, e ter chegado a hora de orar, após à quebra do jejum).” (Muttafac alaih)

1234. Abu Atiya relatou: “Eu e Masruk fomos ter com Aicha”. Masruk lhe disse: ‘Há dois homens, companheiros de Mohammad (SAW), que não perdem a oportunidade de fazer o bem. Porém, um deles se apressa em quebrar o jejum e fazer a Oração do Crepúsculo, e o outro atrasa um pouco a quebra do jejum e a prática da Oração do Crepúsculo. ’ Aicha perguntou: ‘Quem dos dois se apressa em quebrar do jejum e praticar a Oração do Crepúsculo? ’

Disse-lhe: ‘Abdullah Ibn Massud.’ Ela disse: ‘O Mensageiro de Allah costumava fazer o mesmo’ .“ (Musslim)

1235. Abu Huraira contou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Allah, exaltado seja, disse: ‘Dentre os Meus servos, prefiro aquele que se apressa em quebrar o jejum.” (Muttafac alaih)

1236. Ômar Ibn Ai Khattab relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando a noite se aproximar deste lado (leste) e o dia se retirar por detrás deste (oeste), e o sol se puser, aquele que está a guardar jejum deverá quebrá-lo.” (Tirmizi)

1237. Abu lbrahim Abdullah bin Aufi relata: “Uma vez nós acompanhamos o Mensageiro de Allah (SAW) numa viagem, e ele estava jejuando. Quando o sol se havia posto, ele pediu a alguém de entre a turma: ‘Fulano, por favor, prepara para nós uma calda da farinha de cevada assada! ’ O homem disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, esperemos até que a tardezinha escureça mais! ’ O Profeta (SAW) repetiu:

Desce, e prepara-nos a calda de cevada!”O Abdullah bin Auf disse: “O homem desmontou e foi preparar a calda; o Profeta (SAW) bebeu dela e, apontando para o leste, disse: ‘Quando a pessoa que está jejuando vir a noite a se aproximar naquela direção, deverá quebrar o jejum.” (Muttafac alaih)

1238. Salman Ibn Ámir Zabai al Sahabi relatou que o Profeta (SAW) disse: “Quando alguém quebrar o jejum, deverá fazê-lo com uma tâmara; se não a conseguir, então com água, pois ela é pura, e purifica o corpo.” (Abu Daúd e Tirmizi)

1239. Anas Ibn Málik relatou: “O Mensageiro de Allah (SAW) costumava quebrar o jejum, antes de oferecer a salat Maghrib (do crepúsculo), com alguns bagos de tâmaras frescas, na falta das quais, com tâmaras secas e, na falta também destas, ele bebia alguns goles de água.” (Abu Daúd e Tirmizi)

O DEVER QUE TEM O CRENTE QUE GUARDA O JEJUM DE PONDERAR SUAS PALAVRAS E SEUS ATOS

1240. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Quando qualquer um de vós estiver jujuando, deverá abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e brulhentas. Se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está guardando o jejum.” (Muttafac alaih)

1241. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “Se uma pessoa não se abstém de mentir e de praticar atividades indecentes, Allah não deseja que se abstenha de comer e de beber.” (Bukhári)

ALGUNS TÓPICOS RELACIONADOS COM O JEJUM

1242. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

Quando algum de vós come ou bebe, por acidente, esquecendo-se do seu jejum, deve continuar o jejum até ao fim, porque (comendo e bebendo por engano) significa que Allah lhe deu de comer e de beber.” (Muttafac alaih)

1243. Laquit Ibn Sabira relatou: “Uma ocasião me apresentei perante o Mensageiro de Allah (SAW) e lhe pedi que me informasse sobre as abluções. Disse-me: ‘Faze tuas abluções devidamente, e de modo completo, e limpa entre os teus dedos, esfregando-as com os dedos opostos; e lava bem os orifícios nasais; porém, se estás jejuando, toma cuidado sobre este particular (para que a água não entre pelos orifícios nasais).” (Abu Daúd e Tirmizi)

1244. Aicha relatou: “Se o Mensageiro de Allah (SAW) recebia o amanhecer num estado de impureza corporal, por haver mantido contato com sua esposa, tomava um banho e jejuava, como de costume.” (Muttafac alaih)

1245. Aicha e Ummu Salama contaram: “O Mensageiro de Allah (SAW) recebia o amanhecer num estado de impureza (por haver copulado com sua esposa, e não por poluição noturna), e jejuava.” (Muttafac alaih)

O MÉRITO DE SE JEJUAR DURANTE OS MESES DE MUHARRAM, CHA’BAN E OS MESES SAGRADOS

1246. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O melhor mês para se jejuar, depois do Ramadan, é o de Muharram, e a melhor oração, depois das prescritas (obrigatórias) é a oração voluntária da noite.” (Musslim)

1247. Aicha relatou: “O Profeta (SAW) não costumava observar o jejum opcional mais do que no mês de Chaban. Ele jejuava por todo aquele mês.” Outra versão diz: “O Profeta (SAW) costumava guardar jejum no mês de Cha’ban, com exceção de alguns dias.” (Muttafac alaih)

1248. Mujiba ai Báhiliya conta, transmitindo o que lhe relatara seu pai ou seu tio, ou seja, que uma ocasião seu pai ou seu tio visitou o Mensageiro de Allah (SAW), e regressou. Passado um ano, voltou a visitar o Profeta (SAW). Durante esse período a aparência e o estado de um dos homens haviam sofrido uma considerável mudança. Ele perguntou ao Profeta (SAW): “Ó Mensageiro de Allah, reconheces-me?” O Profeta (SAW) perguntou: “Quem és?” Respondeu: “Sou aquele da tribo dos Báhili que te visitou no ano passado.” O Profeta (SAW) voltou a perguntar: “E por que esta mudança em ti? Porque eras muito bem parecido!” O Báhiii respondeu: “Desde que te deixei, a última vez, não tenho comido nada, a não ser as noites (quer dizer que havia jejuado durante todos os dias do ano).” O Profeta (SAW) lhe disse: “Tu te torturaste!” Em seguida, agregou: “Deves observar o jejum durante o mês da Paciência (Ramadan), e um dia a cada mês.” O homem perguntou: “Permites-me guardar o jejum por mais tempo,já que sou bastante forte?” O Profeta (SAW) repôs: “Então, jejua dois dias a cada mês!” O Báhili voltou a pedir: “Por favor, aumenta um pouco mais!”O Profeta (SAW) lhe disse, então: “Jejua, pois, três dias a cada mês!” O homem pediu mais, porém o Profeta (SAW) lhe disse: “Jejua durante os meses sagrados, jejua, e abstém-te de jejuar (conforme o caso).” O Profeta (SAW) disse aquilo três vezes, e depois lhe deu a explicação, unindo e separando três dedos.(Abu Daúd)

O MÉRITO DO JEJUM E DE OUTRAS BOAS OBRAS NOS PRIMEIROS DEZ DIAS DE ZUL HIJJA

1249. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não há dias durante os quais as ações virtuosas comprazam tanto a Allah, como nos primeiros dez dias de Zul Hijja.” Os Companheiros perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, nem mesmo (é mais meritório) o lutarmos - empreendermos o jihad — em nome de Allah?” Respondeu: “Não, nem mesmo o jihad em nome de Allah, a não ser que se dê o caso de uma pessoa marchar para o jihad com sua vida e sua propriedade, e voltar sem ambas (ou seja, constituir-se num mártir do jihad).” (Bukhán)

O MÉRITO DO JEJUM DURANTE O DIA DE ARAFA, ACHURÁ (DÉCIMO DIA DO MÊS DE MUHARRAM) E TASUÁ (NONO DIA DE MUHARRAM)

1250. Abu Catada relatou que (em certa ocasião) foi perguntado ao Mensageiro de Allah (SAW) acerca do jejum no dia de Arafa (hajj). Respondeu: “Isso permite emendarem-se as faltas (cometidas) durante o ano anterior e o ano corrente.” (Musslim)

125 1. IbnAbbas relatou que o próprio Mensageiro de Allah (SAW) jejuava no dia de achurá (décimo dia de Muharram), e ordenava os demais a jejuarem nesse dia. (Muttafac alaih)

1252. Abu Catada relatou que foi perguntado ao Mensageiro de Allah (SAW) sobre o jejum do dia de achurá (décimo dia de Muharram). O Profeta (SAW) replicou: “Isso expia as faltas do ano anterior.” (Musslim)

1253. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Se eu sobreviver até o ano entrante, jejuarei no tasu-á (Nono dia de Muharram).” (Musslim)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM NOS SEIS PRIMEIROS DIAS DO MÊS DE CHAUWAL

1254. Abu Aiúb relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quem cumpre o jejum durante todo o mês de Ramadan, seguido do jejum dos seis dias de Chawal, saiba que isso é tão bom, como se tivesse jejuado durante toda a vida.” (Musslim)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM ÀS SEGUNDAS E QUINTAS-FEIRAS

1255. Abu Catada relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) foi inquirido sobre a observância do jejum, nas segundas-feiras; ele disse: “Este (segunda-feira) é o dia em que nasci, e o dia em que fui comissionado para a profecia.” (Ou ele disse: “Foi o dia em que recebi a primeira Revelação.”). (Musslim)

1256. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Nas segundas e quintas-feiras um relatório das ações do homem é apresentado; e o quanto desejo que as minhas ações relatadas sejam sobre o jejum!” (Tirmizi)

1257. Aicha disse que o Mensageiro de Allah (SAW) era muito zeloso quanto ao jejum das segundas e quintas-feiras. (Tirmizi)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM, TRÊS DIAS DE CADA MÊS

De acordo com o Imam Nawawi, os dias propícios para o jejum em m que não seja o Ramadan são os dias c1aros (de lua cheia), ou seja, 13°, 14° e o 15° dia do mês lunar. A esse respeito, o 12°, 13° e 14° dia também foram mencionados; mas a 1a seqüência é bem conhecida e considerada autêntica.

1258. Abu Huraira contou: “Meu amigo (benfeitor e bem-querido), o Profeta (SAW), ordenou-me que jejuasse durante três dias de cada mês, e que oferecesse duas racát voluntárias de dhoha (manhã), e oferecesse orações de witr antes de me ir deitar.” (Muttafac alaih)

1259. Abu ai Dardá narrou que seu amigo querido, o Profeta (SAW) lhe havia recomendado três coisas que não deveria abandonar enquanto vivesse. A primeira era jejuar durante três dias a cada mês (além de Ramadan). A segunda, oferecer a oração do meio da manhã; e por último, não ir dormir antes de rezar a oração witr. (Musslim).

1260. Abdullah Ibn Amr Ibn Al ‘Ás relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O jejum de três dias a cada mês é o mesmo que jejuar por toda a vida.” (Muttafac aiaih)

126 1. Mu’aza ai Adawiya relatou que perguntou para a Aicha: “O Mensageiro de Allah (SAW) observava o jejum em três dias, a cada mês (que não fosse Ramadan)?” Ela disse que sim. Perguntou mais: “Em que parte do mês ele costumava jejuar?” Ela respondeu: “Ele não era meticuloso nesse particular, e jejuava em qualquer parte do mês” (Musslim).

1262. Abu Zar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando jejuardes três dias do mês, que esses dias sejam o décimo terceiro, o décimo quarto e o décimo quinto (as noites de lua cheia do calendário lunar).” (Tirmizi)

1263. Qatada Ibn Mil-han relatou: “O Mensageiro de Allah (SAW) nos ordenou jejuarmos nos três brilhantes (de cada mês), ou seja, no 13°, 14°, e 15°” (do mês lunar). (Abu Daúd).

1264. Ibn Abbas contou que o Mensageiro de Allah (SAW) nunca deixava de jejuar durante os dias das noites brancas (isto é, durante as três noites de lua cheia do mês lunar), tanto fazia se se encontrasse em casa ou se encontrasse viajando. (Nassá’i)

O MÉRITO DE SE CONVIDAR UM CRENTE QUE GUARDA O JEJUM A CEIAR, E O MÉRITO DE UM ANFITRIÃO QUE GUARDA O JEJUM. AS SÚPLICAS QUE AMBOS PODEM OFERECER

1265. Zaid Ibn Khalid ai Juhani relatou que o Profeta (SAW) disse: “Qualquer um que oferecer uma refeição, para a quebra do jejum, a outra pessoa, obtém o mesmo mérito que aquele que estava guardando jejum, sem diminuir, de modo algum, a recompensa da pessoa jejuadora.” (Tirmizi)

1266. Ummi Umara al Ansaria relatou que o Profeta (SAW) a visitou e, quando ela pôs para ele alguma comida na mesa, ele pediu que ela também comesse, ao que ela disse: “Estou guardando jejum hoje!” Sobre isso o Profeta (SAW) declarou: “Os anjos suplicam a misericórdia de Allah sobre a pessoa que esta jejuando, e oferece comida a alguém, até que este termine de comer.” (Tirmizi)

1267. Anas relatou que numa ocasião o Profeta (SAW) visitou Saad Ibn Ubada. Este lhe ofereceu pão e azeite de oliva. O Profeta (SAW) comeu, e disse: “Que aqueles que jejuam, quebrem o jejum contigo; que os virtuosos comam de teu alimento, e que os anjos supliquem por ti.” (Abu Daúd)

O LIVRO DO ITICAF (RETIRO CONTEMPLATIVO NA MESQUITA)

1268. Ibn Ômar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) costumava retirar-se à mesquita para orar e se abster (de várias coisas) durante os dez últimos dias do mês de Ramadan. (MuttafaC alaih)

1269. Aicha relatou que, até aos últimos dias de sua vida, o Profeta (SAW) costumava retirar-se à mesquita para orar, durante os últimos dez dias de Ramadan. Depois da sua morte, suas esposas continuaram essa prática. (Muttafac alaih)

1270. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) se retirava à mesquita durante dez, no decorrer do mês de Ramadan; porém, no último ano da sua vida, (em Ramadan), retirou-se à mesquita durante vinte dias. (Bukhári)

Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Uma contribuição do irmãoOmar Hussein Hallak