quarta-feira, outubro 28, 2020

Rabbi-al-Awwal , o mês de Nascimento do Último Profeta de Deus, Muhammad (p.e.c.e.)

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. Louvado seja Deus (ár. Allāh), o Altíssimo, o Criador, que inicia e que molda as formas do visível e do invisível. 

A Paz e bênçãos estejam sobre aquele que abriu, sobre aquele que selou, sobre aquele que mantém valor absoluto e é o digno de amor; estejam, igualmente, sobre o seu povo e os seus companheiros em excelência até o Dia do Julgamento. Não há dúvida de que ele foi o nobre da Humanidade, a pessoa com a posição mais elevada aos olhos de Allāh e o mais próximo a Ele. Sabemos disso pelos numerosos Aḥadīth que nos dizem isso. 

Prezadas irmãs e prezados irmãos, unamo-nos de todo o coração na celebração de Mawlid al-Nabi 1442 / 2020 no mês abençoado do Rabbi-al-Awwal que começou no último fim de semana. Este é um mês em que os muçulmanos devem se lembrar da figura do último dos Mensageiros صلى الله عليه وسلم como o elemento central de nosso dīn (religião). 

O nosso Profeta صلى الله عليه وسلمé a razão de nossa prática do Islão, a normalização de nosso caminho e o guia para o Jardim Eterno. Um exemplo que deve ser amado e respeitado. A figura do Profeta Muḥammad صلى الله عليه وسلم está sempre envolvida em polêmica para quem não o conhece. E é normal, pois os grandes personagens da humanidade estão, normalmente, unidos na polêmica. 

É inato ser alguém especial, e nosso Profeta صلى الله عليه وسلم era e é. Muhammad Iqbal, o grande sábio e poeta do Oriente, disse em seu divã Javid Nama (O Livro da Eternidade): "Pensais que podereis negar a Allah, mas nunca podereis negar a glória do Seu Profeta." E isso ocorre porque a negação de Allāh vem de uma compreensão equivocada do eterno presente de sua glória, ingénuo daqueles que não o veem com o coração, porque não o verão com os olhos. Porém, o nosso Profeta صلى الله عليه وسلم ,além de sua natureza metafísica, é um ser com um tempo histórico concreto e, ao mesmo tempo, transcendente. É por isso que o poeta Iqbal diz que é impossível negar a sua glória, negar a sua luz que iluminou e ilumina o nosso mundo. 

Vivemos numa sociedade altamente esquecida e, portanto, a lembrança (zhikr) do Mensageiro de Allāh صلى الله عليه وسلم a cada dia, a cada hora se torna mais necessária. As suas nobres qualidades, a sua factura ética ou o seu esforço para viver são exemplos que todos podem tirar de sua figura. O Profeta صلى الله عليه وسلمdisse num ḥadīth - e fazendo um acto de autoconsciência - relatado por Ibn Abbas e colectado por Tirmidhi: "(...) Eu sou o mais nobre, entre o primeiro e o último, e isso não é petulância." O seu modelo ético é de inquestionável actualidade. Generoso, bom pai, bom marido, atencioso com a comunidade, trabalhador exemplar, homem de justiça, caridoso, amável, sorridente ... 

É isso que devemos aspirar todos nós que queremos uma sociedade melhor. O modelo do Profeta Muhammad (p.e.c.e.) é aquele que pode construir uma sociedade plena, justa e livre, sendo o trabalho, o respeito e a positividade fundamentais. A sunna do sorriso, a sunna da língua ou a sunna do trabalho tornam a sociedade melhor. O grande senegalês sufi Ibrahim Niasse costumava dizer: "Se a humanidade quisesse me descrever / eu não encontraria nada excepto o Profeta (p.e.c.e.) que é minha única fonte de felicidade." Felicidade, disse Niasse , porque ele صلى الله عليه وسلمé uma fonte de ordem, luz e proximidade de Allah, que o seu nome seja exaltado. Os sábios clássicos o chamavam de mutarjim (transcritor / tradutor) da realidade divina, aquilo que, por mais que tentemos, nunca entenderemos com nosso 'aql (mente racional), uma vez que precisamos de um coração amoroso (fuad) para contemplar tanto o jalāl (a majestade) como o jamāl (a beleza). No entanto, os muçulmanos são obrigados a fazer um pouco mais. A essa parte externa (ẓāhir) devemos adicionar o contrato vital que toda a açcão carrega implicitamente no plano interno da realidade (bāṭin). Somos obrigados a vê-lo além da carne e a ver a sua luz que brilha. 

Ver essas duas dimensões é compreender o Islão, é viver o presente de Allah, o Altíssimo, que ele nos faz. Para nós, e essa é uma das perversões desses tempos, Muḥammad صلى الله عليه وسلمnão é apenas um ser físico, mas um ser de luz, que vem de Allāh, o Altíssimo, e que o fez um ser especial, um guia e em um purificador para nós. É por isso que é tão importante amá-lo. Amar parece tão distante, mas amar o Profeta صلى الله عليه وسلمé viver plenamente o Islão, por meio da segunda parte da shahada. Significa fazer um pacto com Allah e com ele صلى الله عليه وسلم —num plano metafísico — que seguiremos o seu exemplo conforme ditado pelo Livro e pela sunna, suas acções diárias. Este pacto reduz a vertigem da primeira parte da shahada. É dar uma trégua na imensidão de Allah, que o Seu nome seja exaltado, e apegar-se à nossa humanidade. Da escuridão que gera em nós, meros mortais, a luz infinita de Allāh à luz medida e progressiva do Profeta صلى الله عليه وسلم . Portanto, ele صلى الله عليه وسلمé a lâmpada luminosa que não nos cega (Alcorão, 33:46), mas ilumina o que precisamos. Somente o Profeta é aquele que pode compreender cada acção nossa, cada fraqueza, cada desejo ...

Ele é aquele que guia para os portões do Julgamento e é por isso que ele está na posição de louvado (Al-Maqam alMahmud). Naquele Dia do Julgamento, ele, o Profeta de Allah صلى الله عليه وسلم ,implorará pela sua comunidade e Allah o ouvirá, conforme relatado no ḥadīth de Abū Hurayra. Diz AlJazuly (ra), comentando sobre um ḥadīth de ‘Umar b. alKhattab sobre o amor pelo Profeta, em seu Dalā’il alKhayrat: "Não, de facto, não acredita quem não sente amor por ele !" Há que imaginar-se que valor tem amá-lo, há que imaginar-se o quanto nos pode dar a sua generosidade. Prezadas irmãs e prezados irmãos, há que voltar a fazer os salawats sobre ele. E quanto mais agradecemos à criação, concentrados em Allah, mais recebemos.

A nossa consciência de Allah (taqwa) só pode surgir imitando o Profeta صلى الله عليه وسلم ,sendo um servo (‘abd) como ele era, apesar de ser seu vice- v v -regente. É para presentificar o nosso Profeta صلى الله عليه وسلم ,é para nos prepararmos para o eterno presente de Allāh, o Altíssimo. Prezadas irmãs e prezados irmãos, dizer isto hoje é tremendamente complexo. Muitas pessoas nem acreditarão em algumas linhas, mas o Islão é muito mais do que um catecismo e uma lei literal. O verdadeiro Islão é condensado em seguir a Sunna do Mensageiro, cada vez mais, e alcançar a excelência (iḥsān) como no famoso ḥadīth de Jibrīl (as). Não é fácil, sabemos, mas quem quer uma vida sem desafios. A grande doença da Ummah é o esquecimento (ghafla) que habita no nosso coração (qalb). 

Esse esquecimento torna-nos injustos, egoístas, fracos e interessados, e isso só pode ser curado com o trabalho espiritual. O esquecimento inclui deixar de considerar o Profeta صلى الله عليه وسلم como nosso guia, como nosso mestre, como nossa luz. Como é importante trazê-lo de volta à nossa vida diária! São esses desafios que nos fazem seguir em frente, que nos tornam mais fortes e abençoados a cada dia. Se queremos uma vida vazia, o Islão não é o nosso caminho. Se queremos uma vida cheia de amor e possibilidades, sigamos a Sunnah do Profeta صلى الله عليه وسلم .

O esforço para imitá-lo é lutar contra as nossas próprias paixões e confortos, extirpados dele. Por isso, cada dia que conseguimos imitá-lo, banindo o ódio, a cobiça, o egoísmo ou a inveja, é uma vitória e é a constatação de que amando-o o absoluto se abre diante de nós. E, agora, vamos nos perguntar por quê ?صلى الله عليه وسلم Muhammad Prezadas irmãs e prezados irmãos, aproveitemos estes dias para nos lembrarmos dele de uma maneira muito especial e, de passagem, para nos fortalecermos no seu exemplo. Se todos os poetas e santos (awliya ') olharam para ele, vamos olhar para ele, amá-lo e aprender com ele. Vamos seguir o seu caminho, aprender a sua palavra e nos abrigar sob a sua sombra abençoada.

A sombra do Profeta صلى الله عليه وسلم ,cheia de luz, é a mais próxima daquela que iremos experimentar no Paraíso. Assim, é hora de escolher ou nos abraçar no devir imediato da vida ou de viver sob sua sombra brilhante. Peçamos a Allāh para viver plenamente conscientes e sob o exemplo do melhor da criação صلى الله عليه وسلم ,em todos os momentos e com a máxima abertura. Vamos pedir a Allah para inundar todos os seres humanos com as bênçãos neste mês de Rabbi-alAwwal. Vamos pedir a Allah força para aceitar as nossas responsabilidades e o mandato divino, e enfrentar os ídolos e as correntes que surgem nas nossas vidas. 

Vamos pedir a Allāh luz e paz para sermos gratos com a Sua Criação. Vamos pedir a Allah para aumentar a nossa fé através da pureza, limpar os nossos corações e enchê-los com a luz emanada através do Profeta Muhammad (paz esteja com ele) Vamos pedir a Allah que purifique a alma de nossos ancestrais, a nossa, a de nossos pais e a de todos os crentes (submissos à vontade de Deus). Dito isso, peço a Allah bênçãos para todos. Que as nossas palavras estejam sob a obediência ao nosso Senhor, o Senhor dos mundos. 

Obrigado. Wassalam (Paz). M. Yiossuf Adamgy Director da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN