sexta-feira, dezembro 07, 2012

Maria a Mãe de Jesus no Islam (parte 1 de 3)‏

Bismillah Rahman Rahim!Em Nome de Deus o Clemente e Misericordioso

Maria, a Mãe de Jesus, detém uma posição muito especial no Islã, e Deus a proclama como a melhor mulher entre toda a humanidade, a quem Ele escolhe sobre todas as outras mulheres devido à sua religiosidade e devoção.

E lembra-lhes, Muhammad, de quando os anjos disseram, ‘Ó Maria! Por certo Deus te escolheu e te purificou, e te escolheu sobre todas as outras mulheres dos mundos. Ó Maria! Sê devota a teu Senhor e prostra-te e curva-te com os que se curvam (em oração).’” (Alcorão 3:42-43)

Ela também foi um exemplo de Deus, como Ele disse:

“E (Deus propõe o exemplo para aqueles que crêem) de Maria, a filha de Heli, que guardou sua castidade; então sopramos nela Nosso Espírito (ou seja, Gabriel), e ela acreditou nas palavras de seu Senhor e Seus Livros e foi devotadamente obediente.” (Alcorão 66:12)

De fato ela foi uma mulher adequada a trazer um milagre como o de Jesus, que nasceu sem pai. Ela era conhecida por sua religiosidade e castidade, e se fosse diferente, ninguém teria acreditado em sua alegação de ter dado à luz enquanto mantinha seu estado de virgindade, uma crença e fato que o Islã considera verdadeiros. Sua natureza especial foi um dos muitos milagres provados em sua tenra infância. Deixe-nos contar o que Deus revelou em relação à bela estória de Maria.

A Infância de Maria

“Por certo Deus escolheu Adão, Noé e a família de Abraão e a família de Heli sobre todas as outras da criação. São descendentes, uns dos outros, e Deus é Oniouvinte, Onisciente. Lembra quando a esposa de Heli (Hannah; também Ana) disse: ‘Ó meu Senhor! Eu consagro a Ti o que há em meu ventre para ser dedicado aos Teus serviços (servir Teu Lugar de adoração); então aceita-o de mim. Verdadeiramente, Tu és O Ouniouvinte, O Onisciente.” (Alcorão 3:35).

Maria nasceu para Heli e sua esposa Hannah, que era de descendência davídica vindo, portanto, de uma família de profetas, de Abraão a Noé, a Adão, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam sobre todos eles. Como mencionado no versículo, ela nasceu para a família escolhida de Heli, que nasceu na família escolhida de Abraão, que também nasceu em uma família escolhida. Hannah era uma mulher estéril que desejava uma criança, e ela prometeu a Deus que, se Ele a concedesse um filho, ela o consagraria a Seu serviço no Templo. Deus respondeu à sua invocação, e ela concebeu uma criança. Quando ela deu à luz, ela se entristeceu, porque sua criança era uma menina e geralmente eram os meninos que prestavam serviço no Bait-ul-Maqdis.

E quando deu à luz, ela disse, ‘Meu Senhor! Eu tive uma menina...e o menino não é igual à menina.”

Quando ela expressou sua tristeza, Deus a repreendeu dizendo:

“Deus sabe melhor o que ela deu à luz...” (Alcorão 3:36)

...porque Deus escolheu sua filha, Maria, para ser a mãe de um dos maiores milagres da criação: o nascimento virginal de Jesus, que Deus o exalte. Hannah chamou a sua filha de Maria (Mariam em árabe) e invocou a Deus que a protegesse e à sua criança de Satanás:

“E eu a chamei de Maria (Mariam), e a entrego e à sua descendência à Tua proteção, contra o maldito Satanás.” (Alcorão 3:36)

Deus de fato aceitou essa súplica, e Ele deu a Maria e seu filho que estava por vir, Jesus, um tratamento especial – que não foi dado a ninguém antes e nem a ninguém depois; nenhum dos dois foi afligido pelo toque de Satanás ao nascer. O Profeta Muhammad, que Deus o exalte, disse:

“Todos que nascem Satanás toca ao nascer, e a criança nasce chorando por causa de seu toque, exceto Maria e seu filho (Jesus).” (Ahmed)

Aqui, nós podemos ver imediatamente a similaridade entre essa narrativa e a teoria cristã da “Imaculada Conceição” de Maria e Jesus, embora aqui exista uma grande diferença entre as duas. O Islã não propaga a teoria do ‘pecado original’ e, portanto, não aceita essa interpretação de como eles eram livres do toque de Satanás, mas ao contrário essa foi uma graça dada por Deus à Maria e seu filho Jesus. Como outros profetas, Jesus foi protegido de cometer pecados graves. Quanto à Maria, mesmo se adotarmos a posição de que ela não era uma profetisa, ela todavia recebeu a proteção e orientação de Deus que Ele concede aos crentes piedosos.

“Então seu Senhor acolheu-a com bela acolhida, e fê-la crescer em pureza e beleza, e a confiou aos cuidados de Zacarias.” (Alcorão 3:37)

No nascimento de Maria, sua mãe Hannah a levou a Bait-ul-Maqdis e a ofereceu àqueles no templo para crescer sob sua tutela. Conhecendo a nobreza e religiosidade de sua família, eles discutiram sobre quem teria a honra de educá-la. Eles concordaram em tirar a sorte, e não foi ninguém menos que o profeta Zacarias o escolhido. Foi sob o seu cuidado e tutela que ela foi educada.
Milagres em sua Presença e Visitação dos Anjos

Enquanto Maria crescia, até mesmo o profeta Zacarias notou as suas características especiais, devido aos vários milagres que ocorreram na presença dela. Maria, durante o seu crescimento, recebeu um quarto recluso dentro do templo onde ela devia se devotar à adoração de Deus. Toda vez que Zacarias entrava na câmara para ver o que ela precisava, ele encontrava frutas abundantes, e fora da estação, na presença dela.

“Cada vez que Zacarias entrava na câmara, ele a encontrava provida com sustento. Ele disse, ‘Ó Maria! De onde te provém isso?’ Ela respondia, ‘De Deus.’ Certamente Deus concede sustento sem medida a quem Ele quer.” (Alcorão 3:37)

Ela foi visitada pelos anjos em mais de uma ocasião. Deus nos diz que os anjos a visitaram e a informaram de sua condição louvável entre a humanidade:

“Quando os anjos disseram, ‘Ó Maria! Deus te escolheu e te purificou (devido à tua adoração e devoção), e te escolheu (fazendo-te mãe do profeta Jesus) sobre todas as mulheres dos mundos. Ó Maria! Ore a teu Senhor devotadamente, e te prostra e te curva com aqueles que se curvam.’” (Alcorão 3:42-43)

Devido a essas visitações dos anjos e por ela ter sido escolhida sobre as outras mulheres, alguns consideram que Maria foi uma profetisa. Mesmo se ela não foi, o que é matéria de debate, o Islã a considera detentora da posição mais alta entre todas as mulheres da criação devido à sua piedade e devoção, e devido ao fato dela ter sido escolhida para o nascimento milagroso de Jesus.... continua
*********************************************************

"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد


Islamismo Online: www.islamismo.org
duvidas/ informações: info@islamismo.org

quinta-feira, dezembro 06, 2012

TEMA DA SEMANA: A MORAL E O CARÁCTER

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Os verdadeiros servos de Deus, são aqueles que andam pacificamente pela terra e quando os insolentes lhes falam, eles dizem “Salam – Paz”. Cur’ane 25:63 “Certamente que a razão pela qual muitas pessoas entrarão no Paraíso, será a piedade e o bom comportamento”. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam).
 
A moral e o carácter, são os princípios fundamentais do Islão. Deus e os Seus Profetas exortam os crentes para a boa conduta. Seguindo os referidos ensinamentos, a Umah seguirá o bom caminho e viverá em paz e em harmonia. As leis emanadas por cada país, refletem, em parte, o desejo dos seus povos, procurando a caminhos para a prosperidade. Algumas leis terrenas, vão ao encontro das recomendações divinas e outras fariam corar de vergonha, a qualquer um dos Profetas se novamente descesse à terra. São célebres as palavras proferidas pelo Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) e referidas pelo Imam Malik (Rahmatulah Aleihi), no seu livro de hadices: “Eu fui enviado para um perfeito e bom carácter”. Ainda sobre o assunto, Imam Malik refere o último conselho que Muadh Ibn Jabal (Radiyalahu an-hu) recebeu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Faça bom o teu carácter, para as pessoas”. Numa outra passagem, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Os melhores dentre vós, são aqueles que são melhores na moral”. Muslim 30:5740.

A importância da moral na sociedade, fez com que muitos piedosos se preocupassem com esta matéria, compilando livros contendo regras de conduta, com ênfase na moral e no carácter, com vista à convivência pacífica entre as pessoas. É o caso do Imam Bukhari, que para além de compilar milhares de ditos do Profeta e dos seus companheiros, deixou-nos um importante livro denominado: “Al-Adab Al-Mufrad” – O Código para a vida cotidiana – O exemplo dos primeiros muçulmanos. Dada a importância da moral e do carácter para a conduta do ser humano, outros nossos antepassados que se dedicaram à transmissão escrita de hadices, também tiveram o cuidado de compilar estes temas em livros separados.

A principal característica dos crentes, é o de se preocuparem com a moral e com o carácter.

Consideram o mundo como um lugar de passagem, onde são “construídos os alicerces do paraíso” que os irão acompanhar eternamente. É um lugar de teste, muitas vezes difícil de se resistir às tentações. É como um aluno que está a ser examinado: uma distração, um erro, poderão ser fatais e colocar em causa um longo período de preparação. A cada momento da vida dos crentes, é um exame para os seus corpos e para as suas almas. Porque o tempo de vida é limitado, utilizam-no de uma forma rentável e produtiva. Como o Zakat purifica as suas riquezas, a moral e a boa conduta purificam os seus corpos, as suas almas e o relacionamento com todos os que o rodeiam. Sabem controlar-se, não proferem palavras obscenas e não se metem na vida dos outros. Porque sabem que as bebidas alcoólicas são proibidas e prejudiciais, não as consomem e não se atrevem a oferecer, mesmos para os não muçulmanos. Têm muito cuidado com a língua e com as suas partes íntimas, porque constantemente se lembram do dito do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Uma pessoa que salvaguarda o que tem entre as suas mandíbulas (a língua) e o que tem entre as pernas, garante-lhe a entrada no paraíso”. Bukhari e Muslim.

Os muçulmanos vivem espalhados pelo mundo onde existem diversas religiões e diversas formas de estar na vida. O crente procura viver em paz e em harmonia com os seus vizinhos e colegas de trabalho. Porque não vive só neste mundo, procura saber os principais fundamentos das religiões que eles professam. Aproveita a oportunidade para esclarecer que o islam é uma religião de Paz, contrariamente ao que muitos pensam. É a sua boa conduta que facilita essa interação. Ao utilizar os novos meios de comunicação, rejeita todos os emails e as mensagens de carácter imoral. Apaga as referidas mensagens e alerta o remetente para se abster deste tipo de mensagens. Não utiliza palavras injuriosas, porque sabe que o retorno delas são mais agressivas. O Profeta Muhammad, que a Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele, referiu: “Um dos pecados mais graves, é quando um homem insulta os seus próprios pais. Alguém perguntou: “ Acaso iria alguém insultar os seus próprios pais?”

Respondeu: “ Sim, é quando um homem maldiz ao pai de alguém e este replica com o mesmo; é quando um homem maldiz a mãe de alguém e este replica com o mesmo.”

Nas sociedades ditas modernas, alguns chefes de família, pouco se importam com os comportamentos dos seus filhos e dos que estão à sua responsabilidade. Muitas vezes, mesmo importando-se, não têm voz ativa e são acusados de atrasados historicamente. “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) recomendou-nos para termos cuidado, porque cada um de nós é o pastor e responsável no que diz respeito ao seu rebanho. Um homem é responsável e guardião sobre os membros da sua família. Será questionado da maneira como os cuidou, na saúde, na educação e na conduta moral”. Muslim.

Outra característica dos crentes, é o de se preocuparem com a fé dos seus entes queridos. Nas suas preces pedem a Deus para manter os seus no caminho da verdade, da moral e da boa conduta. Por isso pedem a Deus: “Rabbaná hab laná min az wá jiná wa zurriátiná kurrata ã-iu-ninn waj-ãlná lil mutaquína imama” Cur’ane 25:74. ”Ó Senhor nosso, abençoa-nos com esposas e filhos, que possam ser o conforto para os nossos olhos e faze de nós líderes dos justos”. “conforto dos nossos olhos” significa que os seus olhos possam vê-los envolvidos no cumprimento dos mandamentos de Deus. Que também os possam vê-los com saúde e bem estar. O melhor consolo para seus olhos, é vê-los obedientes a Deus e ao Seu Mensageiro. Assim eles são os verdadeiros líderes para as suas famílias, porque se preocupam com a salvação dos seus e os aconselham o bem. “Ó vós que credes! Afastai-vos vós mesmos e as vossas famílias do fogo, cujo combustível são os homens e as pedras.” Cur’ane 66:6

Eles terão alegrias neste e no próximo mundo, conforme referiu o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam): “Quando um ser humano morre, suas ações findam, com excepção de três coisas: sadaqah Jaariyah (por exemplo, uma obra que perdure e que beneficie os muçulmanos); O ilm (saber) cujo benefício continua a ser obtido pelas pessoas (por ex. livro religioso escrito); e um filho crente que faz a prece para ele.” – Bukhari e Muslim.

Os crente são pacientes. Quando um espinho se atravessa nas suas vidas, ou quando perdem um ente querido, conformam-se e recitam : “Inna Lilahi Wa Inna Ileihi Rájiuna – Proviemos de Deus e para Ele retornaremos” Cur’ane 2.156, porque tudo o que existe na terra e nos céus pertence a Deus. Tudo que temos, o nosso próprio corpo com o qual vivemos, os nossos bens, os nossos filhos, a nossa família, na substância, nada nos pertence. Inclusivamente as nossas almas, que um dia se separarão dos nossos corpos, ao nosso Criador pertencem e para Ele retornarão.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

“Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá