sábado, outubro 19, 2019

O Empreendedorismo no Islão

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos c rentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Um dos grandes valores que o nosso Profeta Muhammad صلى الله عليه وسلم nos transmitiu é o ato de empreender. O nosso Mensageiro صلى الله عليه وسلم era um comerciante, um empresário do século VII, um homem empreendedor que transmitia os seus valores éticos e metafísicos todos os dias, através de seu carácter prático. Portanto, a tradição islâmica o define como insān al-kamil (o homem perfeito). A sua perfeição está em seu equilíbrio. O Profetaصلى الله عليه وسلم tinha um senso inato de justiça (adl), que o tornava um comerciante justo e respeitado. Ele era um homem do seu mundo, um homem empreendedor que se casou com uma mulher, sayyida Khadija (ra), que adorava empreender tanto quanto ele. Se algo nos destaca a sua biografia é o enorme equilíbrio entre vida espiritual e vida material. O Islão e o exemplo profético, convidam-nos a não negligenciar a vida quotidiana, a família ou os negócios, porque nos tornamos seres ascéticos, que negam suas vidas diárias, que renunciam ao mundo a viver no egoísmo da caverna, no sofrimento.

O muçulmano sorri e não está mortificado. O muçulmano desfruta de toda a criação e se submete a Allah, o Altíssimo.

Nesta reflexão, antes que a lua do Rabbi- al-awwal, o mês do Profeta صلى الله عليه وسلم apareça, quero influenciar a Sunna do empreendedorismo.

Nós, muçulmanos, não podemos nos dar ao luxo de não sermos inovadores e empreendedores. É um dever moral, devemos melhorar através do empreendedorismo nas nossas comunidades e, mais , num mundo global, além dos rótulos e fronteiras culturais. Essa herança profética tem sido a base para o desenvolvimento do conceito islâmico. Essa é a ideia de uma estrutura social islâmica na qual outras culturas, outras religiões e outros mundos estão consagrados. A partilha das sunnas é capaz de se beneficiar do que o Islão legisla como legal (ḥalāl) e justo (‘adl). A esse mundo islâmico devemos muitas coisas, muitas transferências, não apenas de produtos ou hábitos, mas de informação e sabedoria. Desde os tempos antigos, o ouro de Gana, o sal das minas de Azawad no Mali ou o chá e o arroz da China circulavam pelo mundo islâmico como símbolos de um comércio além das culturas e fronteiras. Um comércio que não discriminava origem ou raça, um comércio que permitia a milhares de pessoas viver mais do que digno e, ao mesmo tempo, liderou o Islão, transformando a espiritualidade de milhões de pessoas. Foi assim que o Islão foi além do Saara e até os confins da Ásia. E, pouco a pouco, nos embarques de de sal, ouro ou chá foram adicionados livros. Livros que falavam sobre histórias míticas, sabedoria ancestral, hadith ou ciência. Esses livros foram as mercadorias que produziram a ignição do Renascimento Europeu ...

Esses livros mudaram o mundo, protegeram o conhecimento do desastre e do esquecimento. O árabe
era a língua da proteção, e o Islão pelo amor ao conhecimento sabia como protegê-lo e incorporá-lo ao seu cânon cultural. O Islão é um humanismo, um humanismo que exige necessariamente que troquemos, que vivamos bem para melhorar a sociedade. Essa boa vida é o que nos permite pagar zakāt, a retribuição da justiça àqueles que dela precisam.

Empreendedorismo implica um adab, uma cortesia que faz do muçulmano um muçulmano, ou seja, alguém confiável. Confiança que parte da experiência profética de alguém que age da práxis, mas também da metafísica. Esse é o valor dos muçulmanos quando negociamos, porque um crente sempre cumpre as suas obrigações. (Cf. Alcorão, 5:10)."Porém, os incrédulos, que desmentem os nossos versículos, serão os companheiros do fogo".

E como em tudo, existe uma sunna que podemos reconstruir e que molda a nossa "ética comercial islâmica". A tradição sugere que sigamos quatro passos para cumprir as práxis que o nosso Profeta صلى الله عليه وسلم realizava ao negociar:

O primeiro: sempre dispor de um contrato e, se possível, com testemunhas. Isso é algo que o próprio Alcorão nos explicita na sura al-Baqarah, 2:282. !Ó fiéis, quando contrairdes uma dívida por tempo fixo, documentai-a; e que um escriba, na vossa presença,ponha-a fielmente por escrito",Porque implica um pacto, que vai além da palavra. Um texto selado para minimizar mal-entendidos e invocar justiça, se necessário. Consenso muito necessário em tempos de pós-verdades e esquecimentos...

O segundo: é pagar as dívidas. Algo óbvio, mas no qual vários ahadith, especialmente em Muslim e Bukhari, enfatizam. Não é algo trivial. É uma questão de justiça, mas também de credibilidade. Como vamos desenvolver os nossos negócios se não somos credíveis? Pense que você não gostaria que eles fizessem isso consigo, e pense que Allah tem o melhor livro de contabilidade do mundo ...

O terceiro: é não cair na ganância. A ganância é um sinal de shaytan (diabo) porque não permite a expansão da justiça e do empreendedorismo. Uma pessoa gananciosa nunca será empreendedora, cairá na sua própria armadilha e não dará oportunidades a outros. Além isso, essa ganância traz consigo a tentação de usurar, algo totalmente proibido na crença islâmica. Assim, a generosidade é um sinal daqueles que seguem o Profeta صلى الله عليه وسلم - e assim o reconhecem numerosos ahadith de Muslim e Bukhari - e recebem uma recompensa maior de Deus, o Altíssimo.

O quarto: e último, é ser justo com os negócios e evitar o que pode nos corromper como muçulmanos.

Novamente, a justiça cria um mundo melhor. A prática da ética islâmica recomenda que paguemos os salários de nossos funcionários de maneira justa e, além disso,protejamos os seus direitos. De que serve ter sucesso aparente se não somos capazes de beneficiar todos aqueles que tornam esse sucesso possível? O poder que Allah nos deu pode facilmente nos tirar se não formos garantidores da justiça que se espera de nós. Da mesma forma, nunca devemos enganar o consumidor, porque, como diz um hadith de Umar (r.a.) - entre muitos outros - narrado por Muslim: "O Profeta صلى الله عليه وسلم proibiu a venda de frutas que não estavam em boas condições. E,é claro, deixamos de negociar com qualquer produto que Allah, o Altíssimo, decretou ser ilícito, como o porco, o álcool, a usura ou a pornografia. Elementos que nos corrompem e tornam qualquer du'a (súplica) a Allāh inválida e estéril ...”.

Prezadas irmãs e irmãos, seguindo estes quatro passos simples, os nossos negócios serão melhores e todos nós nos beneficiaremos de um mundo mais justo, dando testemunho prático de como o Islão nos ajuda, todos os dias. Vamos nos ajudar com as finanças, com a ética e com a espiritualidade islâmicas. A sabedoria dos livros estava ao lado de chá e ouro. O Islão é uma experiência holística, o Islão não nos convida ao ascetismo, mas a uma vida extremamente plena e confortável a partir do cumprimento de nossos deveres sociais. Esse é o nosso rizq (sustento), é o que Allah está ansioso para nos dar.

Vamos pedir a Allah para vivermos plenamente cientes do que Ele dispôs na sua criação, em cada momento e com a máxima abertura para empreender e melhorar o nosso mundo; 

Vamos pedir a Allah que nos inunde de bênçãos eriqueza honesta para todos os seres humanos; Vamos pedir a Allah força para aceitar as nossas responsabilidades e o mandato divino, e enfrentar os ídolos e correntes que brotam nas nossas vidas;

Vamos pedir a Allah luz e salam para sermos gratos com a sua criação;Vamos pedir a Allah que, através da pureza, aumente a nossa fé (imán), purifique os nossos corações e os encha de luz muhammadiyya. Vamos pedir a Allāh que purifique a alma de nossos antepassados, a de nossos pais, a nossa e a de todos os crentes, submissos à vontade Deus.
Dito isto, peço a Allah bênçãos para todos. Que as nossas palavras estejam sob a obediência de nosso Rabb, o Senhor dos mundos.

Fonte: Al Islam /Al Furqán – Versão portuguesa: M. Yiossuf Adamgy

Cem Conselhos do Alcorão para Conquistar o Paraíso! In Sha Allah!

Por meio do estudo do Alcorão é possível chegar a diversas mensagens, que nos fazem ser melhores

Selecionamos 100 ensinamentos valiosos do Alcorão para que você navegue pela sabedoria do Livro que Allah nos revelou. A paz esteja convosco.

001) Não seja rude em sua fala (3:159)

002) Contenha a raiva (3:134)

003) Seja bom com os outros (4:36)

004) Não seja arrogante (7:13)

005) Perdoe os outros por seus erros (7:199)

006) Fale com as pessoas gentilmente (20:44)

007) Baixe seu tom de voz (31:19)

008) Não ridicularize os outros (49:11)

009) Seja amável com seus pais (17:23)

010) Não dirija uma palavra de desrespeito a seus pais (17:23)

011) Não entre nos aposentos privados de seus pais sem permissão (24:58)

012) Registre por escrito os débitos (2:282)

013) Não siga ninguém cegamente (2:170)

014) Aumente o prazo de pagamento de uma dívida se o devedor estiver em tempos difíceis (2:280)

015) Não pratique a usura (2:275)

016) Não dê propinas a autoridades (2:188)

017) Não quebre uma promessa (2:177)

018) Seja confiável (2:283)

019) Não misture verdade com falsidade (2:42)

020) Julgue com equidade entre as pessoas (4:58)

021) Observe firmemente a justiça (4:135)

022) As riquezas de um morto devem ser distribuídas dentre seus familiares (4:7)

023 As mulheres possuem direito à herança (4:7)

024) Não usurpe a propriedade dos órfãos (4:10)

025) Proteja os órfãos (2:220)

026) Não consuma a riqueza alheia injustamente (4:29)

027) Tente reconciliar as pessoas (49:9)

028) Evite a suspeita quando possível (49:12)

029) Não espione nem calunie ninguém (49:12)

030) Aqueles que não julgam de acordo com a Revelação Divina são malfeitores (5:45)

031) Use sua riqueza para caridade (57:7)

032) Incentive as pessoas a alimentar os pobres (107:3)

033) Encontre e ajude os necessitados (2:273)

034) Não gaste extravagantemente (17:29)

035) Não invalide seus atos de caridade divulgando-os (2:264)

036) Honre seus convidados (51:26)

037) Ordene o correto às pessoas apenas depois de você praticá-lo (2:44)

038) Não cometa depravação na Terra (2:60)

039) Não impeça as pessoas de rezarem na mesquita (2:114)

040) Combata apenas quem lhe combater primeiro (2:190)

041) Mantenha a ética na guerra (2:191)

042) Não vire as costas ao inimigo em batalha (8:15)

043) Não há compulsão na religião (2:256)

044) Acredite em todos os Profetas (2:285)

045) Não tenha relação sexual durante o período menstrual (2:222)

046) Amamente seus filhos por dois anos inteiros (2:233)

047) Nem mesmo se aproxime de relações sexuais ilícitas (17:32)

048) Allah escolhe os governantes pelo seus méritos (2:247)

049) Não dê fardos a uma pessoa além de sua capacidade (2:286)

050) Não se dividam em grupos antagônicos (3:103)

051) Reflita profundamente sobre as maravilhas e criação do universo (3:191)

052) Homens e mulheres são recompensados igualmente por seus atos (3:195)

053) Não case com familiares próximos (4:23)

054) Os homens são protetores das mulheres (4:34)

055) Não seja avarento (4:37)

056) Não seja invejoso (4:54)

057) Não matem um ao outro (4:92)

058) Não seja defensor dos enganadores (4:105)

059) Não coopere em pecado e agressão (5:2)

060) Coopere com a virtude (5:2)

061) O fato de a maioria das pessoas seguir algo não indica que esse algo seja verdade (6:116)

062) Seja justo (5:8)

063) Crimes devem ser punidos de forma exemplar (5:38)

064) Se esforce contra pecados e atos proibidos (5:63) 

065) Carniça, sangue e carne suína têm o consumo proibido (5:3)

066) Evite inebriantes e álcool (5:90)

067) Não jogue jogos de azar (5:90)

068) Não insulte as divindades das outras religiões (6:108)

069) Não altere as medidas e o peso das coisas para enganar as pessoas (6:152)

070) Não coma e beba em excesso (7:31)

071) Use roupas boas nas orações (7:31)

072) Proteja e ajude os que pedirem (9:6)

073) Mantenha a pureza (9:108)

074) Nunca desista da Misericórdia de Allah (12:87)

075) Allah perdoará os que erraram por ignorância (16:119)

076) O convite para Deus deve ser feito com sabedoria e boa admoestação (16:125)

077) Ninguém arcará com o pecado alheio (17:15)

078) Não mate seus filhos por medo da pobreza (17:31)

079) Não siga aquilo sobre o que você não tem conhecimento (17:36)

080) Mantenha-se distante do discurso vão (23:3)

081) Não entre na casa alheia sem pedir permissão (24:27)

082) Allah garantirá a segurança daqueles que creem apenas n’Ele (24:55)

083) Ande pela Terra humildemente (25:63)

084) Não esqueça de sua porção deste mundo (28:77)

085) Não invoque outro deus junto a Allah (28:88)

086) Não pratique a homossexualidade (29:29)

087) Aprecie o correto, proíba o errado (31:17)

088) Não ande insolentemente sobre a Terra (31:18)

089) As mulheres não devem exibir seus dotes (33:33)

090) Allah perdoa todos os pecados (39:53)

091) Não desespereis da Misericórdia de Allah (39:53)

092) Responda o mal com o bem (41:34)

093) Decida sobre os assuntos através da consulta (42:38)

094) O mais nobre dentre vós é o mais virtuoso (49:13)

095) Não há monasticismo prescrito na religião (57:27)

096) Os possuidores de conhecimento receberão maior grau perante Allah (58:11)

097) Trate os não muçulmanos gentilmente e com justiça (60:8)

098) Salve-se da avareza (64:16)

099) Busque o perdão de Allah. Ele é Perdoador e Misericordioso (73:20)

100) Não afaste o pedinte (93:10)! 


Assalamum Aleikom,