quinta-feira, maio 02, 2013

A MISERICÓRDIA – Terceira e última parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Wua LLahu LLazí lá ilaha ilah wua. Ãlimul ghaibi wua chahadati, wua Rahmanu Rahim. “Ele é Deus; Não há mais divindades além D’Ele, conhecedor do invisível e do visível.  Ele é o Beneficente, o Misericordioso. Cur’ane 59:22

Abu Huraira (Que Deus fique satisfeito com ele), referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Deus dividiu a misericórdia em cem partes, reteve noventa e nove partes, fazendo apenas descer uma à terra. Dessa (uma) parte, emana toda a compaixão com que a criação inteira divide entre si. É tamanha essa compaixão, que faz com que o animal levante bem as garras, para não causar dano à sua cria”. Bukhari e Muslim. 

Deus providenciou tudo para que o homem possa viver, prosperar e evoluir. Deus criou os céus e a terra. Envia a água do céu, com a qual produz diversos tipos de alimentos, para o nosso sustento. Submeteu para nós os navios, que com a sua anuência, singram nos mares. Submeteu para nós os rios. Ele submeteu para nós o sol e a lua, que seguem os seus cursos e submeteu para nós o dia  e a noite. Ele nos agraciou com tudo o que Lhe pedimos. Se contarmos as graças de Deus, não conseguiremos enumerá-las. 

Com Compaixão, Deus acompanha sempre o ser humano, nunca o abandona. “Pela gloriosa luz da manhã e pela noite quando serena, O teu Senhor não te abandonou, nem te odiou” Cur’ane 93:1,2,3. No entanto, o homem é iníquo e ingrato por excelência. Surat Ibrahim: 14:34. Deus submeteu toda esta misericórdia para a humanidade, mas seguindo as Suas leis. O navio singra o mar de acordo com as leis físicas da natureza. A noite sucede o dia, para o benefício do homem. Tudo o que Deus criou, está submetido às leis fixadas pelo Misericordioso, sem as quais, não seria possível a existência da vida. Tudo o que nos rodeia e que Deus nos agraciou, é uma lição para todos nós. “E na terra, há sinais para os que estão convencidos”. 51:20. Então, porque somos ingratos para com as Suas benesses? “…poucos dos Meus servos são agradecidos”. 34.13

Allah Subhana Wataala quando chama pelos Servos, na generalidade, utiliza a expressão: “Yá ayhu hal insanu”- Ó gente.”. Mas quando chama pelos crentes, diz: “Yá ayhu hal lazina” –  Ó crentes”. Apesar do ser humano se ter esquecido de Deus, Ele está constantemente a chamar pelos Seus servos: “Yá ayhu hal insanu” – Ó gente… Chama pelos biliões dos seres humanos que existem na terra, independentemente da sua filiação religiosa. “Porque me abandonaram, venham até Mim”. “Recordai-vos de Mim, que Eu Me recordarei de vós”. Cur’ane 2.152.

Se O procuras, O encontrarás Misericordioso. Se O esqueceres, Ele aguarda que te recordes Dele. “E quando te esqueceres, lembra-te do Teu Senhor…” Cur’ane 8:24 .

“Diz-lhes: Quer invoqueis a Allah, quer invoqueis ar-Rahman (o Misericordioso), sabei que a Ele pertencem os atributos mais sublimes”. Cur’ane 17:110.

Deus é Rahman e Rahim, o Beneficente, o Misericordioso. São dois nomes derivados de Ar-Rahman (a misericórdia). Ar- Rahman é um nome que engloba todo o tipo de misericórdia que Deus tem perante a Sua criação. Segundo o relato de Abdur Rahman Bin Awf (Radiyalahu anhu), em Tirmidi, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Deus disse: “Eu Sou Ar-Rahman.

Eu criei os laços familiares e denominei de Rahim que obtive da raiz do Meu nome Rahman. Quem ligar o laço familiar eu Me manterei ligado a ele quem o cortar, Eu cortarei (o laço) com ele). O Isslam ensina-nos a construir os laços familiares com compaixão, bondade e misericórdia. O muçulmano que crê em Deus e no Último Dia, deve manter firme os laços familiares. Deve ser amável com todos os parentes próximos ou afastados e mesmo com os não muçulmanos. A amabilidade deve ser também demonstrada para os nossos familiares com os quais estamos insatisfeitos. Obterá assim, a misericórdia de Deus.

“Aos parentes, conceda-lhes os direitos que lhes são devidos, como também aos necessitados e aos viajantes…” Cur’ane 17:26. O mais grave, é romper os laços de sangue. 

Não há pecado mais merecedor de castigo do que a opressão e o corte de relações familiares. Toda a boa acção, por mais pequena que pareça, será registada no livro das boas ações.

Também a mais insignificante má acção, será também registada no livro das más ações. “…. E todos serão julgados com equidade e não serão defraudados.” – Surah Zúmar:39:69.

Para cada boa acção, Deus multiplica em muito (no mínimo por 10) as acções a registar. No entanto, uma má acção será considerada uma só acção. Haverá pecados que não estarão registados no livro das acções porque entretanto surgiu o arrependimento. A beneficência e a misericórdia serão tidos em conta, como por exemplo a mulher que será perdoada, apesar de ter uma moral fraca, porque ao observar um cão sedento à beira do poço, lambendo a areia molhada, sentiu pena do animal, descalçou o sapato de pele atou-o ao seu lenço, tirou a água do poço e deu de beber ao cão. Outro homem que ao ver um gatinho cheio de frio, mostrou um acto de bondade, ao embrulhar o pequeno animal com uma manta e por isso foi perdoado. No dia do julgamento final, as pequenas boas acções terão em conta para a recompensa.

Todos nós consideramos normal, os filhos participarem nas cerimônias fúnebres dos seus pais. Já ao contrário, os pais enterrarem os seus filhos, provoca tristeza e muitas vezes revoltas por parte de alguns. Porque morrem as crianças com tenra idade? Será um teste à fé dos respectivos pais?. Anas referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Um muçulmano cujos três filhos tenham morrido antes de atingirem a puberdade, Deus lhe garantirá o Paraíso, devido à sua misericórdia por eles”. Bhukari 23:340. 
Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Os filhos menores dos crentes, viverão numa montanha do paraíso, sob a supervisão de Abraão e de Sarah (Que a Paz de Deus esteja com eles). Eles tomarão conta deles e entregarão as crianças aos seus parentes no dia do julgamento.”

Khalid al-Absi disse: “Um filho meu morreu e eu senti uma grande tristeza por ele. Eu perguntei: “Abu Huraira, ouviste algo do Profeta  (Salalahu Aleihi Wassalam) para nos confortar acerca do nosso falecido?”. Ele respondeu: “Eu ouvi o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) que referiu: “Os vossos filhos estão circulando livremente no Paraíso”. Bukhari – Al Adab al Mufrad. Na narração de Muslim, Abu Huraira acrescentou: “Eles encontrarão os seus parentes e lhes segurarão as mãos ou as suas roupas, como eu estou segurando as vossas roupas e eles não largarão as mãos deles até que Allah os faça entrar no paraíso com os seus parentes”. Muslim 32.6370

“Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia! 

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

“Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

02/05/2013

segunda-feira, abril 29, 2013

AS DIFICULDADES NO CAMINHO DO CASAMENTO

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto é sobre a dificuldade e os problemas no caminho para se casar, sabemos que durante a vida e mesmo casado sempre haverá problemas e dificuldades que carregaremos em nossas costas. Mas Allah(Louvado Seja) facilitou o nossos caminhos, porém as pessoas as dificultam, e o Islam abençoa a união e o casamento com facilidade para constituirmos uma família. 

O casamento do ponto de vista do Islam e aproximação das leis de Allah(SWT), e da SUNNAH (tradição do Profeta Muhammad(SAAW) e Allah(SWT) nos mostrou, orientou e recomendou como uma obrigação para cada muçulmano. E não vivermos sozinho ou em monastério ou em celibato. No Islam não existe proibição para o casamento, e também não fala em nos isolarmos das mulheres imaginando que isso seja uma tentação do SHAITAN(diabo), como tratado por algumas religiões. 

Na Europa na Idade Média os monastério tratavam as mulheres como impuras e fugiam delas, mesmo sendo irmãs ou mães. No Islam o Profeta Muhammad(SAAW), casou-se. Tanto que seus companheiros disseram se restarem dez dias de sua vida neste mundo eles se casariam, para não se encontrarem com Allah(SWT) solteiros. O ser humano não vive sozinho, tanto que Allah(SWT) criou Adão(A.S) e criou a sua mulher. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-BAQARAH vers 35 : « E dissemos : Ó Adão ! Habita, tu e tua mulher, o Paraíso, e dele comei, fartamente, onde quiserdes, e não vos aproximeis desta árvore, pois seríeis dos injustos. » 

O casamento é um destino no qual Allah(SWT) nos criou em PAR tanto o ser humano como os animais e as plantas. Pois para tudo existe o masculino e o feminino o macho e a fêmea. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AZ ZARIYAT vers 4 : « E de cada cousa, criamos um casal, para meditardes. » 

Dentro do Islam a união entre homem e a mulher no casamento, formando um casal, isto é, duas pessoas e ambas carregando a mesma responsabilidade. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AN NAHL vers 72 : « E Allah vos fez mulheres de vós mesmos e vos fez, de vossas mulheres, filhos e netos, e deu-vos por sustento das cousas benignas. Então, crêem eles na falsidade e renegam a graça de Allah ? »

Anas (R.A) escutou o Profeta Muhammad (SAAW) , « nos ordenando casamento, e proibindo o celibato » O casamento é a união que dela gerará os filhos e constituirá uma família, tudo isso com anuência de Allah(SWT), e essa união não deve ser por interesse ou atrás de vínculos, deve ser puro e verdadeiro e deve ser num ambiente que exista amor, harmonia e respeito, e temor a Allah(SWT), desta forma faz com que a família cresça e multiplique. Disse Allah(SWT) no alcorão Sagrado na Surat AN-NISSA vers 1 : « Ó homens ! Temei, a vosso Senhor, Que vos criou de uma só pessoa e desta criou sua mulher, e de ambos espalhou pela terra numerosos homens e mulheres. E temei a Allah, em nome de Quem vos solicitais mutuamente, e respeitai os laços consanguíneos. Por certo, Allah, de vós, é Observante. ».
Também no Alcorão Sagrado na Surat AR-RUM vers 21 : « E, dentre Seus sinais, está que Ele criou, para vós, mulheres, de vós mesmos, para vós tranquilizardes junto delas, e fez, entre vós, afeição e misericórdia  Por certo, há nisso sinais para um povo que reflete. » 

Meus irmãos Allah(Louvado Seja) criou o homem para mulher e a mulher para o homem. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-FURQAN vers 54 : « E Ele é Quem cria da água um ser humano e faz dele parentes sanguíneos e parentes afins. E teu Senhor é Onipotente. » como em outra Surat AL-BAQARAH vers 187 que diz : « ..Elas são para vós vestimentas, e vós sois para elas vestimentas... » 

Na verdade são como vestimentas uns para os outros porque eles se dão proteção, conforto, agasalho, apoio e o ornamento da mesma forma que as roupas fornecem ao ser humano. No Hadith do Profeta Muhammad (SAAW) diz : « Ó jovens, que case aquele capaz de sustentar a sua esposa, pois o casamento coíbe os olhares furtivos e protege as partes privadas das pessoas. Aquele que não tiver posse para tal, deverá jejuar, pois isso quebra a tentação. » 

O casamento é um ato tão abençoado que é uma solução para o adultério e um meio de produzir uma comunidade educada, civilizada. Por que o casamento tornou-se uma questão tão difícil e caro, o adultério e a fornicação se tornou uma coisa normal na sociedade de hoje. 

O casamento se tornou um problema só em pensar nas despesas nos gastos no stress dificultando e as pessoas criam modismo e tradições sem sentidos, tornando o casamento mais difícil ainda. E na verdade é o contrário é simples e fácil. E para concluir também disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « Quando o homem casa, ele preenche a metade de sua religião, Então que tema a Allah com a metade restante. »

Salamo Aleikom

Glossário

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO ( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

SUNNAH= DITOS E TRADIÇÕES DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

HADITH= DITOS E CONTOS DA TRADIÇÕES DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)
SHAITAN= DIABO
Fonte: Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan -M( QUE A PAZ ESTEJA COM