segunda-feira, outubro 05, 2015

O Tempo na Visão Divina e Humana

Kairos (καιρός) é uma antiga palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”. Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronoschronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus”, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.

Em síntese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em horas e suas divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve “o tempo de Deus” não pode ser medido e sim vivido… (Extraído da Wikipédia).

Todos nós ouvimos falar dos últimos tempos, de que Cristo está voltando. Talvez você esteja no auge dos seus 50 ou 80 anos e desde criança tem ouvido falar da volta do JESUS CRISTO.(AS).  Talvez você até zombes disto ou nem se importa.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna” Gl 6:7-8

Tenha uma coisa em mente: o tempo de Deus não é o tempo do homem. Deus é eterno e o homem é efêmero. O homem morre Deus sempre existiu e nunca cessará. Os companheiros do Profeta Mhammade SAAS, entraram em comoção quando ele acabou de morrer. Então Abu Bakr (RAA) adentrando-se no local disse: "Adoradores de Muhammad, Muhammad está morto, Adoradores de Allah, Allah vive e jamais morrerá"!

Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade” Sl 103:17
O texto acima retirado da Wikipédia é a mais pura e cristalina realidade. O tempo dos homens é medido em frações, segundos, minutos, dias, meses, anos, presente, passado e futuro, sequencialmente. É a cronologia humana.

Quando você lê as Escrituras Sagradas você entende que para Deus não existe passado, presente ou futuro. Ele não está preso ao tempo. Ele não precisa acessar um arquivo para lembrar-se de acontecimentos passados. Todos os acontecimentos estão diante dEle, ao mesmo tempo, tão potencialmente reais como se eles tivessem acontecido naquele instante.

O futuro para Ele não é uma incógnita. Não há sombra de dúvida, não há mistérios insondáveis para Ele. O presente não lhe traz nenhuma surpresa. Ele sabe de tudo antes mesmo que os acontecimentos venham à luz.
Se você acha que essa história de que Jesus Cristo está voltando é algo de gente antiga, algo esquecido no tempo veja o texto sagrado que fala um pouco sobre o tempo na ótica divina:

Havendo Deus, outrora falado muitas vezes e de muitas maneiras pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo” Hb 1:1-2
Veja bem que Deus considera a época em que Ele mesmo esteve aqui na Terra como sendo o tempo dos “últimos dias”. E isto já faz 2015 anos! Para Deus, já faz 2015 anos que os últimos dias deram início!

Para o SENHOR um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Não retarda o SENHOR a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânime para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” 2 Pe 3:8-9

Entende agora como Deus vê as coisas completamente diferentes do que nós?

É mais do que hora de abraçar a causa de Deus e deixar que Ele governe definitivamente às nossas vidas.

“Porque o dia do SENHOR dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido; contra todos os cedros do Líbano, altos, mui elevados; e contra todos os carvalhos de Basã; contra todos os montes altos e contra todos os outeiros elevados; contra toda torre alta e contra toda muralha firme; contra todos os navios de Társis e contra tudo o que é belo à vista. A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia” Is 2: 12-17.

O Alcorão e as tradições do profeta Muhammad (SAAS) deixam claro que o Islã considera o tempo um recurso muito valioso.  Os crentes são encorajados a conscientizarem-se do tempo, reconhecer sua importância e organizá-lo de forma sábia.  Se os seres humanos não desperdiçarem ou abusarem do tempo, mas pensarem nele como uma bênção de Deus terá toda a razão para esperarem sucesso nessa vida e na vida futura.
“Pela era,  Que o homem está na perdição,  Salvo os crentes, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança!" (Alcorão 103)

O profeta Muhammad instruiu seus seguidores e, consequentemente, os crentes a conhecerem e valorizarem a importância do tempo nas seguintes tradições:
A humanidade permanecerá de pé no Dia do Juízo até que seja perguntada sobre quatro coisas: sua vida e como a viveu; sua juventude e como a usou; seus bens e como os adquiriu e gerenciou; seu conhecimento e como o utilizou.

Existem dois dos favores de Deus que são esquecidos por muitas pessoas: saúde e tempo livre.[3]
O Islã nos ensina que o tempo passa muito rápido e não pode retornar nunca. É irrecuperável.  É a dádiva mais preciosa que a humanidade possui e pode ser tirada de nós a qualquer momento.  Deus é o Doador, mas também é o Limitador.  O tempo passa rapidamente e Deus nos lembra no Alcorão que os meses e anos passam, mas quando estivermos diante Dele no Dia do Juízo nosso tempo na terra parecerá como se tivéssemos vivido, sonhado e adorado por menos de um dia.
“Um deles disse: Quanto tempo permanecestes aqui? Responderam: Estivemos um dia, ou parte dele! Outros disseram: Nosso Senhor sabe melhor do que ninguém o quanto permanecestes.”   (Alcorão 18:19)
"Responderão: Permanecemos um dia ou uma parte de um dia.   Interrogai, pois, os encarregados dos cômputos." (Alcorão 23:113)

Um crente não deve desperdiçar tempo precioso em coisas que não o aproximarão de seu Criador.  Ações que não o beneficiam ou à sua sociedade ou à humanidade em geral, são ações desperdiçado, tempo perdido.  O Islã categorizou as coisas de acordo com o seu nível de importância.  Os primeiros muçulmanos costumavam capturar e usar cada segundo de seu tempo.
Thabit Al-Bunany disse: "Quando meu pai estava em seu leito de morte, fui ajudá-lo a pronunciar o testemunho de que não há divindade merecedora de adoração, exceto Allah, mas ele disse: 'Filho! Deixe-me sozinho, porque recitei todas as minhas súplicas cinco vezes e estou no sexto ciclo agora."

O profeta Muhammad também disse a seus seguidores: "Não amaldiçoe o tempo (al-dahr) porque foi Deus Quem preparou o tempo." [4] Imam An Nawawi comentou sobre isso dizendo que o significado da frase "porque foi Deus Quem preparou o tempo" significa que é Ele Quem faz com que eventos e acidentes ocorram e é o Criador de tudo que acontece.

Aqueles que entendem o valor do tempo devem esforçar-se para organizar seu tempo e fazer planos realistas.  A vida inteira de um crente pode ser considerada adoração quando aquela pessoa está consciente de fazer apenas o que agrada a Deus.  As obrigações religiosas devem ser a prioridade. Entretanto, Deus é generoso e o tempo que parece voar quando estamos ocupados com nossos afazeres torna-se cheio de bênçãos quando o estamos usando para agradar nosso Criador.

As palavras de Deus no Alcorão e a mensagem do profeta Muhammad aos crentes são claras e é dito à humanidade que se conscientize do tempo.  Deus nos lembra de que a vida nesse mundo é temporária e não sabemos o momento designado de nossa morte.  Como crentes não devemos desperdiçar ou abusar do tempo, mas sim valorizá-lo como uma bênção de Deus.  Devemos compreender que desperdiçar um único momento é uma oportunidade perdida que nunca retornará.  Quando nosso tempo nesse mundo terminar não haverá volta e seremos responsabilizados por tudo que fizemos. O tempo é muito precioso! 
Bibliografia:
[1] Bíblia - Almeida Corrigida e Revisada Fiel
[2] Uma música motivacional - autor anônimo
[3] Saheeh Al-Bukhari
[4] Saheeh Muslim 

Fonte:  http://www.islamreligion.com/pt/articles/4155/o-valor-do-tempo/
 (Wikipédia)