quinta-feira, maio 23, 2013

O CORAÇÃO – Segunda Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Quando alguém que pretenda “limpar” os seus pecados, lamentando-se de que quando invoca o nome de Allah, não sente no seu coração a presença do Criador, do Sustentador, porventura, é porque o seu coração está adormecido. Quando cometemos um pecado, aparece uma mancha no nosso coração. Se não “apagarmos” essa mancha, através do arrependimento, outros pecados farão com que o nosso coração fique completamente “negro” e insensível.

A mentira também mancha o nosso coração. Malik relatou de que ouviu de Abdullah ibn Massud dizer: “O servo de Deus que continua a mentir, uma mancha negra aparece no seu coração, até que todo o coração acaba por ficar negro”. Malik’s Muwatta 56.7.18.

Acontece que coração pode não estar só adormecido, mas sim morto e que para o recuperar, a única  solução é lavá-lo! Como humanos que somos, como é que podemos compreender este conselho? Como é possível lavar o coração, já que mesmo não está acessível para isso? Beber alguma água em especial? Claro que não. Entregando-nos a Deus, com arrependimento e com sinceridade. Assim, lavaremos o coração com as nossas próprias lágrimas.

Na verdade, a lembrança de Allah (dhikr, invocando-O, recitando o Seu nome), fazem o coração  encontrar a tranquilidade e a satisfação”. Cur’ane 13:28. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah tem 99 nomes (atributos) e aquele que os memorizar através do coração (e os recitar) vai entrar no paraíso”. Bukhari 93.489. Yá Allah, Yá Rahman, Yá Rahim, Yá Haiú, Yá Kaui-um - Ó Meu Deus, Ó Beneficente, Ó Misericordioso, Ó Vivente, Ó Subsistente.

O coração é como o ferro que fica enferrujado com o tempo e que necessita do fogo para o purificar. E a dureza do coração se amola com a recordação constante de Deus, visitas aos doentes, alimentar órfãos, acompanhar funerais e visitar cemitérios. Para um arrependimento sincero, a intenção do coração é importante. Seguir-se-á a língua, pedindo perdão pelos pecados cometidos, ou então um pedido de desculpas a quem tenhamos ofendido.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Aqueles que tenham dito com sinceridade: “LA ILAHA – ILLA LLAH” – Não há outra divindade, senão Deus”, e que tenham nos seus corações o bem equivalente a um grão de cereal, ou do tamanho de uma pequena formiga, ou do tamanho de um átomo, serão retirados do fogo do inferno; com os corpos queimados como carvão, serão jogados no rio da vida (al-hayyat) e irão surgir como uma semente que cresce na margem de um riacho de águas fluviais (acrescentou o Profeta: “Não vêem que a semente germinada sai amarela e torcida?)” Bukhari 93:507 e 76:565.

No dia em que de nada valerão os bens ou os filhos. Salvo para quem se apresentar perante Deus com um coração sincero”. Cur’ane 26:88 e 89.

Ninguém será favorecido pela sua raça, cor ou riqueza, mas sim com base na sua piedade e no seu temor a Deus. O lugar da piedade é no coração. Entre todos os órgãos do corpo, Deus escolheu o coração para alojar a piedade e a fé. Não é nos nossos lábios que reside a nossa intenção, mas sim no nosso coração. E a recompensa das ações depende das nossas intenções e cada um de nós terá a recompensa de acordo com a intenção demonstrada.

Muitas vezes o homem pratica boas ações para as pessoas o elogiarem, em vez de procurar a satisfação de Deus. É o caso daquele que transmitiu o conhecimento que Deus lhe deu, ensinando às pessoas; ou aquele que deu caridade, ajudando os necessitados; e do mártir que morreu combatendo pela causa de Deus; porque as intenções deles era de serem elogiados pelas pessoas, pelo orgulho que tinham e não com a firme intenção de agradar a Deus, serão todos lançados no fogo do inferno. Muslim.

In Sha Allah, este tema será concluído no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

23/05/2013

abdul.manga@gmail.com

terça-feira, maio 21, 2013

Seria o Hijab (Véu Islâmico) Apenas um Paninho na Cabeça?

Porque é que eu deveria usar O Hijab?

Isto é uma boa pergunta e existe uma bela resposta! Allah ordenou-nos com cada ação que é boa para nós e proibiu-nos de exercer qualquer ação que seja má para nós. Allah ordenou às mulheres Muçulmanas para usarem o hijab quando elas saem para fora da segurança de suas casas ou quando se encontram na presença de homens estranhos. Portanto, usar o hijab é uma fonte de grandes bens para ti - a mulher Muçulmana - por muitas razões.

Entre elas:

1. Satisfazer Allah. Ela (a mulher Muçulmana) está a obedecer aos comandos do seu Senhor quando usa o hijab e pode esperar grandes recompensas de volta.

2. É a proteção de Allah da tua beleza natural. Tu és demasiada preciosa para “estar em exibição” para cada homem te ver.

3. É a preservação de Allah para a tua castidade.

4. Allah purifica o coração e a mente através do hijab.

5. Allah embeleza a tua atitude interior e exterior com o hijab. Exteriormente o teu hijab reflete inocência, pureza, modéstia, timidez, serenidade, contentamento e obediência ao seu Senhor. Interiormente tu cultivas o mesmo.

6. Allah define a tua feminilidade através do hijaab. Tu és uma mulher que respeita a tua condição de mulher. Allah quer que tu sejas respeitada por outros, e que respeites a ti própria.

7. Allah aumenta a tua dignidade através do hijab. Quando um homem estranho olha para ti, ele respeita-te por que ele vê que tu te respeitas a ti própria.

8. Allah protege a tua honra 100% através do hijab. Os homens não olham para ti de uma maneira sensual, nem te abordam de uma forma sensual, nem falam eles contigo de uma maneira sensual. Pelo contrário, um homem mantém-te em alta estima e apenas através de um olhar para ti!

9. Allah dá-te nobreza através do hijab. Tu és nobre e não degradada porque estás tapada e não nua.

10. Allah demonstra a tua igualdade como uma mulher Muçulmana através do hijaab. O teu Senhor confere-te o valor igual ao do teu parceiro masculino, e dá-te uma série de belos direitos e liberdades. Tu exprimes a tua aceitação destes direitos exclusivos, usando o teu hijab.

11. Allah define o teu papel como mulher Muçulmana através do hijab. Tu és alguém com tarefas importantes. Tu és uma reflexão de uma mulher de ação não de preguiça inútil. Tu demonstras o teu senso de direção e propósito através de teu hijab. Tu és alguém que as pessoas levam como séria.

12. Allah expressa a tua independência através do teu hijab. Tu estás afirmando claramente que és uma serva obediente do Maior Mestre. Tu não irás de obedecer a mais ninguém e não irás de seguir outro caminho. Tu não és escrava de algum homem, nem uma escrava de qualquer nação. Tu és livre e independente de todos os sistemas feitos pelo homem.

13. Allah dá-te a liberdade de movimentação e expressão através do hijab. Tu és capaz de te mover sobre (algo) e comunicar sem medo ou perseguição. O teu hijab dá-te uma confiança única.

14. Allah quer que os outros te tratem como - uma mulher Muçulmana - com bondade. E o hijab traz o melhor tratamento das pessoas em tua direção.

15. Allah quer que a tua beleza seja preservada e guardada para apenas um homem desfrutar dela - o teu marido.

16. Allah ajuda-te a desfrutar de um bom casamento através de usar o hijab. Porque tu guardas a tua beleza apenas só para um homem sozinho, o amor do teu marido por ti aumenta, ele é mais cuidadoso, ele respeita-te mais e honra-te mais. Portanto o teu hijab contribui para um bom casamento e uma relação duradoura.

17. Allah traz paz e estabilidade na sociedade através do hijab! Sim isto é verdade! Os homens não causam corrupção através de formarem relacionamentos ilegais porque você - a mulher Muçulmana - acalma as paixões deles. Quando um homem olha para ti, ele sente-se á vontade, e não tentado a fornicar…

Portanto a mulher Muçulmana com hijab é digna, não desonrada, nobre, não degradada, libertada, não subjugada, purificada, não sujada, independente, não uma escrava, protegida, não exposta, respeitada, não é fonte de risadas, confidente, não insegura, obediente, não pecadora, uma pérola guardada, e não uma prostituta…

Cara irmã Muçulmana! Vem para as portas do Paraíso conosco! Compre os teus deveres para com Allah, veste o teu adorno - veste o teu hijab, e corre para al-Jannah (o Paraíso) fazendo todas as boas ações. Deves concordar agora que usar o hijab é extremamente benéfico - tem que ser - porque Allah só comanda o que é bom…

…e acredita-me cara irmã, é bom obedecer aos comandos do teu Senhor…

“Sua recompensa, junto de seu Senhor, são os Jardins do Éden, abaixo dos quais correm os rios; nesses serão eternos para todo o sempre. Allah se agradará deles, e eles se agradarão d’Ele. Isso para quem receia a seu Senhor.” (Surat al-Bayyinah 98:8)

*********************************************************
"São aqueles aos quais foi dito: Os inimigos concentraram-se contra vós; temei-os! Isso aumentou-lhes a fé e disseram: Allah nos é suficiente. Que excelente Guardião! Pela mercê e pela graça de Deus, retornaram ilesos. Seguiram o que apraz a Deus; sabei que Allah é Agraciante por excelência." (03: 173-174)

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!

Mohamad ziad -محمد زياد


Islamismo Online: www.islamismo.org
duvidas/ informações: info@islamismo.org

A palavra Islam significa submissão total e voluntária, mas não submissão às necessidades do homem comum: submissão apenas e integralmente à vontade de Deus.
Para os muçulmanos, as desgraças e dores do mundo não são castigos do Criador, mas dores causadas pelo próprio homem na sua busca insana de ser ele mesmo um "deus".

Assalamu aleikom

domingo, maio 19, 2013

A PROVA FINAL NO DIA JULGAMENTO

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah(SWT) , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto será sobre o dia da prova final, no dia do julgamento, em que Allah(SWT) colocará na balança as nossas ações. Meus irmãos muçulmanos vejam que sempre que se aproxima um dia de prova ou teste escolar, os alunos ficam estudando se dedicando, para obter boas notas, neste tempo ele fica preocupado com a prova, ansioso em fazer uma boa prova, imaginem agora a prova final no dia do Juízo final, que faremos a prova junto com Allah(SWT), que julgará as nossas obras e as nossas ações, essa prova é a maior e a mais perigosa, pois o resultado dela é eterno. A diferença da prova da vida para prova final, é que a prova da vida, você pode refaze-la , obter ajuda, pesquisar, enquanto a prova final não teremos auxilio de ninguém e não teremos outra chance de refaze-la.

E esse dia e real e fato que acontecerá, e não há duvida disso que todos a faremos, sem execessão, sendo rico ou pobre, homens ou mulheres. Tudo que nos plantamos nessa vida colheremos no Dia do Juízo Final. Pois hoje nos trabalhamos sem sermos cobrados, mas no dia do Juízo nos seremos cobrados sem trabalho. Devemos plantar o bem fazer boas obras, para o Dia do Juízo Final fazermos a colheita de todas as coisas boas, pois não temos alternativas a não ser realizar boas obras.

Haverá um dia que o ditador, as pessoas maldosas falaram por que não escutei a palavra do Profeta(SAAW), para evitar de fazer o mal. Esse dia será o único dia em que a mãe irá virar o rosto para seu filho, e dirá meu filho te carreguei em meu útero, acolhi em meu colo dei de amamentar em meu seio, será que não haverá uma bença para mim, será que não haverá uma recompensa do que eu fiz por você ? e o filho responderá : quem dera se eu pudesse, pois da mesma forma eu espero para mim. E da mesma forma o pai falou para filho, eu lhe dei sustento amor e carinho, não deixei faltar nada para você, será que haverá recompensa do que fiz por você ? respondeu o filho : quem dera se eu pudesse, pois da mesma forma eu espero para mim. 

Podemos ver que todos estam preocupados, cada um com os seus atos, ninguém se preocupando com o outro , pois uma bença pode alterar o peso na balança no Dia do Juízo Final. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat ABASSA vers 34 ao 37 : « Um dia, quando a pessoa fugir de seu irmão, e de sua mãe e de seu pai, e de sua companheira e de seus filhos, nesse dia, para cada um destes, haverá uma situação que o preocupará. » 

E neste dia a única cédula que circulará será, a das ações feitas que serão colocadas na balança e ninguém poderá interceder a favor do outro, e neste momento não haverá nenhum tipo de sentimentos. Quando Aisha(R.A) ouviu o mensageiro de Allah(SAAW) dizer : « A humanidade será reunida no Dia da Ressurreição, descalço, nu e não circuncidado », ela disse, Ó Mensageiro de Allah, os homens e mulheres juntos, olhando um para o outro ? O Profeta(SAAW) disse : « Ó Aicha, que vai ser muito angustiante para eles estararem a olhar um para o outro". 

Cada pessoa será consumido com preocupação, tão preocupado com seu destino que tudo mais deixa de ter importância para eles. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat ABASSA vers 37 : « Nesse dia, para cada um destes, haverá uma situação que o preocupará. »

Meus irmãos podemos perceber que haverá pessoas que se preocuparam com as coisas mundanas e materiais, como dinheiros, propriedades, negocíos, trabalhos e esquecendo do Dia do Julgamento. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL JATHIYAH vers 24 : « E eles dizem : « Não há senão nossa vida terrena : morremos e vivemos, e nada nos aniquila senão o tempo. » E eles não têm disso ciência alguma. Eles nada fazem senão conjeturar. » Essas pessoas dão valor maior ao cotidiano, valorizando mais o dia a dia, e seus afazeres, imaginando que não haverá outra vida. Meus irmãos devemos dedicar e práticar boas obras, e boas ações, e ajudar o próximo, para obtermos a bença de Allah(SWT)

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL MUMINUN vers 114 ao 116 ; « Ele dirá : « Não permanecestes senão por pouco tempo. Se soubésse ! E supusestes que vos criamos, em vão, e que não seríeis retornados a Nós ? » Então, Sublimado seja Allah, O Rei, O Verdadieiro ! Não existe deus senão Ele. Ele é O Senhor do nobre Trono ! » Também disse Allah(SWT) na Surat SAD vers 27 : « E não criamos, em vão, o céu e a terra e o que há entre ambos. Essa é a conjetura dos que renegam a Fé. Então, ai dos que renegam a Fé, por causa do Fogo ! » devemos temer a Allah(SWT), pois seremos julgados pelas nossas ações e nossas obras, assim como disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AZ-ZALZALAH vers 6 ao 8 : «Nesse dia, os humanos comparecerão, separadamente, para os fazerem ver suas obras. Então, quem houver feito um peso de átomo de bem o verá, e quem houver feito um peso de átomo de mal o verá. » A justiça de Allah(SWT) em julgar nossas obras é plena, certa e justa, pois no Dia da Ressurreição será o dia em que os atributos da justiça e misericórdia de Allah(SWT) se manifestarão em toda sua plenitude. Allah(SWT) derramará Sua misericórdia sobre aqueles que sofreram por Sua causa na vida deste mundo, e creram que uma eterna bem-aventurança estaria à sua espera

E para concluir disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-ANBIYA vers 47 : « E Nós poremos as balanças equitativas para o Dia da Ressurreição ; então, nenhuma alma sofrerá nada de injustiça. E, se houver ação do peso de um grão de mostarda, fá-la-emos vir à balança. E bastamos Nós por ajustador de contas. »

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

AICHA= ESPOSA DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)


Observação: Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).