sexta-feira, novembro 30, 2012

TEMA DA SEMANA – DEUS E O PERDÃO.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

E quem cometer uma má ação ou se condenar e então (se arrepender) e implorar perdão a Deus, sem dúvidas que O encontrará Indulgente, Misericordiosíssimo”. Cur’ane 4.110.

Nos primeiro anos da profecia, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) preocupou-se em incutir na mente das pessoas de que LA ILAHA – ILLA LLAH- Não há outra divindade, senão Deus, a única Divindade. Advertiu os residentes de Maka da gravidade de três pecados graves que prevaleciam na sociedade árabe da altura: O Shirk, assassinato e o adultério. E explicou estes três grandes pecados:
1) o shirk, associar alguém a Deus que nos criou;
2) matar o seu próprio filho, com receio do seu sustento e 
3) cometer adultério com a esposa do próximo. Bhukari e Muslim. 
Somos responsáveis pelos nossos atos e pelos nossos pecados cometidos. Para cada pecado, uma punição. Os que abraçaram o Islam, antes idólatras e pecadores, ficaram preocupados quando foram revelados os seguintes versículos: “Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade, nem matam ser que Deus proibiu matar, senão legitimamente, nem cometem adultério; (pois sabem que) quem assim proceder, receberá a sua punição”. “No Dia da Ressurreição ser-lhe-á duplicado o castigo; então aviltados, se eternizarão (nesse estado)” Cur’ane 25:68 e 69.

Mas ficaram aliviados após a revelação do seguinte versículo “Salvo aqueles que se arrependem crerem e praticarem o bem; a estes Deus computará as más ações como boas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”. Cur’ane 25:70.

Ficaram agradecidos com a oportunidade que lhes era concedida para redimirem os seus grandes pecados, com um arrependimento sincero (desde que os não voltassem a praticar). Este versículo tranquilizou os seus corações e foi considerado como uma grande bênção do Criador, já que muito poucos os que abraçaram o Islão, estavam isentos deste tipo de pecados.

Deus perdoa os Seus servos, que se voltam para Ele arrependidos e reformulam o seu modo de vida. Nos hadices do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) constam várias passagens de pessoas que cometeram graves pecados e que Deus aceitou os seus arrependimentos. Um dos exemplos foi do homem que matou uma centena de pessoas, cuja passagem foi referida numa das minhas mensagens anteriores. Seguem mais alguns exemplos:

1 Tabarani referiu um incidente ocorrido com Abu Huraira (Radiyalahu an-hu): “Um dia depois da última oração da noite (ishá), quando Abu Huraira voltava para casa, viu uma mulher que se encontrava à porta da casa. Saúdo-a e entrou. Fechou a porta e ocupou-se nas orações voluntárias. Depois de algum tempo, a mulher bateu a porta.

Depois de abrir a porta, ele perguntou o que ela pretendia. Respondeu de que tinha um problema: ela havia cometido adultério, engravidou, deu á luz e matou o filho. Ela pretendia saber se havia alguma oportunidade do seu grave pecado ser perdoado, Abu Huraira respondeu que não. Agoniada, ela voltou-se para ele e disse: “este belo corpo foi criado para o fogo!”.

Na manhã seguinte, depois da primeira oração, Abu Huraira relatou o sucedido ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que lhe disse que a resposta dele foi incorrcta e lhe perguntou se não tem lido os seguintes versículos do Cur’ane : “Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade……. Salvo aqueles que se arrependerem” . (Ver os versículos 25:68 a 70 atrás referidos). Depois de ouvir esta palavras, Abu Huraira foi à procura da mulher e a encontrou na hora de ishá. Ele deu-lhe a notícia da resposta do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Quando acabou de ouvir, ela prostrou-se no chão e agradeceu a Deus, pois tinha sido aberto um caminho para o arrependimento, para o perdão e para a prática das boas ações.

2 Outro incidente semelhante foi referido acerca de homem velho que foi ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e lhe perguntou: “Ó Mensageiro de Deus, toda a minha vida foi passada em pecado. Não há pecado que eu não tenha cometido, tanto assim que os meus pecados se fossem distribuídos a todo o povo do mundo, todos eles seriam condenados. Existe alguma maneira de obter o perdão?”. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou: “Você abraçou o isslam?” Ele confirmou recitando: “Eu testemunho de que não há nenhum deus senão Allah e que Muhammad é o mensageiro de Deus”. O Profeta disse: “Volte, Deus perdoa tudo e tem poder de mudar suas más obras em boas acções”. Ele perguntou: “É sobre todos os meus crimes e erros?” O Profeta respondeu: “Sim, é sobre todos os seus crimes e erros” O homem retirou-se dizendo: “La ilaha illa llah - Allahu Akbar- Não outra divindade excepto Deus – Deus é o Maior”. Ibn Khatir.

3 Alguns idólatras que mataram inocentes e praticaram adultério, foram ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e disseram: “O que estás a dizer e a chamar as pessoas é bom, mas só se nos disser se há maneira de nós expiarmos as maldades que praticamos  Então foram revelados os versículos 25:68 a 70, acima referidos “Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade……. Salvo aqueles que se arrependerem”, e também o seguinte versículo: “E dize (Ó Muhammad); “Ó meus servos que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo”. Cur’ane 39.53. Quem se arrepender com sinceridade, não associar ninguém a Deus, iniciar uma nova vida de fé, de obediência a Deus e ao Seu Mensageiro, praticando boas ações, no dia da Ressurreição encontrará Deus, o Perdoador e o Misericordioso, que lhe substituirá os pecados cometidos pelas boas ações.

Dos exemplos atrás referidos, não se podem tirar ilações de intencionar pecar, para depois obter o perdão de Deus. Se alguém tiver intenção de cometer um grave pecado, por exemplo o adultério, pensando que se arrependerá depois e por isso Deus o perdoará, estará lançando fogo sobre si próprio. Todos os nossos actos serão julgados de acordo com as nossas intenções.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41. "Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
29/11/2012

segunda-feira, novembro 26, 2012

Pequena descrição sobre a Crença nos Anjos Segundo o Islam

Bismi Lahi, Arhamani , Rahim,

Allah SW criou os anjos através da luz e incumbiu-lhes várias funções para serem executadas. 
Características dos Anjos:
1) Os anjos são invisíveis;
2) Não cometem nenhum pecado e não desobedecem às ordens de Allah SW;
3) Cumprem as ordens de Allah SW;
4)Ninguém, exceto Allah SW sabe por certo o número deles;
5) De todos eles destacam-se quatro:
a) Sayyduna Jibrail (AS);
b) Sayyduna Mikáil (AS);
c) Sayyduna Izráil (AS);
d) Sayyduna Issráfil (AS).
6) Sayydyna Jibrail foi o anjo que trouxe as revelações, Livros e Mensagens de Allah SW aos Profetas. Também fora enviado a fim de ajudar na luta contra os inimigos dos Profeta;
7) Sayyduna Mikáil é o responsável pela alimentação e a chuva. Outros anjos trabalham sob seu comando nas nuvens, no mares, rios e nos ventos. Ele, após receber a ordem da parte de Allah, incumbe aos anjos a tarefa ordenada.
8) Sayyduna Izráil é encarregado de tirar as almas, ou seja, é o anjo da morte. Inúmeros anjos trabalham sob seu comando. Alguns tiram as almas dos piedosos enquanto outros tiram muito duramente as almas dos pecadores e malfeitores.
9)Sayyduna Issráfil soprará as trombetas no Dia do Juízo Final. O som da trombeta destruirá todas as coisas existentes no mundo e, ao , assoprar pela segunda vez, todas as almas ressuscitarão com a ordem de Allah SW;
10) Dois anjos permanecem com os humano. Um deles anota as boas ações e o outro as más. Eles são conhecidos por Kiráman - Kátibin;
11) Há ainda dois que questionam a alma do ser humano após a morte. Eles são conhecidos por Munkar - Nakir;
12) Existem ainda anjos encarregados do Inferno e outros do Paraíso. Alguns encarregam-se de cuidar das crianças, das pessoas idosas, dos fracos etc.;
13) Através do Qur'An e Ahadith, fica-se a saber que existem outros anjos que têm igualmente outras funções.

Fonte: Taleemul HAQ - páginas 33 e 34 - Traduzido por Moulana Ridwan D. Ismael