sábado, abril 18, 2015

A L M A D I N A A SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA GLOBAL GRAVE Por: Sheikh Aminuddin Mohamad

Na crônica de hoje vamos falar acerca de um problema grave, que se tornou global, e que dia a dia está afetando mais pessoas. Vamos ver como a religião, neste caso a isslâmica, sendo um sistema completo de vida, pode contribuir na solução desse problema, e proporcionar a satisfação, o sossego e a tranquilidade que são os primeiros passos na sua solução.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de doentes psicológicos no Mundo , está constantemente a aumentar, sendo que mais de 350 milhões de pessoas em todo o Mundo sofrem de doenças ligadas à depressão.
E o número de afetados entre as senhoras é superior ao dos homens. O mesmo estudo diz que em situações extremas desta doença, o doente acaba por cometer suicídio.

Só em 2011, foram registados em todo o Mundo aproximadamente um milhão de  suicídios, sendo que na sua maioria ocorreram em resultado da depressão.

Mas afinal o que é que se passa no Mundo? O que leva as pessoas a deixarem-se levar pelo desespero? Porque é que as pessoas não conseguem superar as dificuldades da vida e se reforçam com paciência e fé? Coitado do homem que pensa em se suicidar. Tal extremo decorre de um défice na orientação divina, orientação essa que consta no Al-Qur’án, Cap. 2, Vers. 155 – 157:

Decerto, submeter-vos-emos com algo do medo e da fome, e da perda de bens,  de vidas e de frutos. Mas anuncia a boa nova aos perseverantes. Àqueles que quando uma desgraça os atinge, dizem: Por certo, pertencemos a Deus e para Ele voltaremos. Sobre estes vão as bênçãos do Senhor e a Sua misericórdia. E esses é que são os guiados”.

O mais triste é ver que anualmente, um milhão de pessoas comete suicídio portanto, aproximadamente 3.000 casos diários, o que dá um suicídio por minuto.
E contra cada caso de suicídio consumado existem 20 tentativas, isto é, 60.000 por dia.

O suicídio não ocorre apenas em países ricos onde os seus cidadãos têm tudo, não lhes faltando nada material. Como exemplo temos o co-piloto da companhia aérea “GermanWings” que se suicidou no mês passado, matando uma centena e meia de passageiros. Antes disso tivemos um concidadão nosso, comandante das Linhas Aéreas de Moçambique, que no seu ato suicida matou mais de três dezenas de passageiros.

As razões que concorrem para o aumento de suicídios prendem-se à perda da fé verdadeira que proporciona ao crente a segurança e a tranquilidade psicológica, independentemente de ser numa Europa rica ou numa África pobre.

A depressão (stress) é uma desordem psicológica que impede a pessoa de cumprir a sua tarefa normalmente. E esta é uma doença tão antiga quanto o próprio Ser Humano.

Quem está afetado com este tipo de doença sente-se preocupado e vive uma tristeza constante, o que afeta a sua capacidade de trabalho, de estudo, etc.

Outras questões como a pressão econômica, o desemprego, as calamidades, os conflitos familiares ou de outra natureza, as guerras, etc., também podem aumentar o perigo de alguém sofrer de depressão. E é isso que acaba levando a pessoa a cometer suicídio se não tiver fé em Deus.

Nas causas que também concorrem para o aumento de casos de depressão e do suicídio, temos também o aumento do número de divórcios, separações, problemas e divergências familiares.

A situação é tão grave, que só na Inglaterra, mais de 6.000 pessoas morreram pela via do suicídio, no ano de 2013.

Para se pôr termo a esta situações é necessário restituir a honra humana, e proporcionar os meios adequados para uma vida honrosa, e o regresso para junto do Criador, pois a crença em Deus ajuda-nos na tranquilização da situação difícil em que se vive, e cria em nós uma auto-confiança, o que por sua vez nos ajuda a esquecer os nossos problemas e aflições, pois um crente nessas condições invoca a Deus sabendo que Ele tem todo o poder de remover, e salvar-nos de todas as aflições.

Recorrer ao álcool ou às drogas para nos abstrairmos dos problemas que atravessamos não é solução. Pelo contrário, agravam-nos ainda mais.

Nas sociedades materialistas os homens sofrem mais de isolamento social quando atingem a velhice, e a tendência é de o número de velhos vivendo sozinhos aumentar em 65% nos próximos quinze anos, pois mais homens estão-se a separar das suas esposas.

E por causa desse isolamento alguns homens podem acabar por cometer suicídio.

Por isso, temos que preservar a família e os seus valores na união e na convivência familiar, e não internar os pais já na terceira idade, em lares de idosos. Esta não é a nossa tradição.

Na nossa tradição, o bem paga-se com o bem. Eles cuidaram de nós quando éramos pequeninos, pelo que agora que eles atingiram a velhice, é a vez dos filhos cuidarem deles e tratá-los bem.

Nessa fase da vida eles não estão preocupados com questões materiais. Querem sim, sentir-se rodeados de amor e atenção, bem como de calor humano que deve emanar dos filhos, netos, bisnetos, etc. Isto para não caírem na depressão e deixar-se resvalar para as tendências suicidas.

Fanáticos e Mercenários Promovem a Islamofobia


Quase todos os muçulmanos que vivem na Europa tiveram que realizar, em algum momento, algum tipo de manifestação rejeitando o terrorismo e condenando-o - 27/02/2015 - Por: Ángel Álvarez Hernández - Fonte: Webislam - Tradução: Al Furqán/Yiossuf Adamgy 

Prezados Irmãos, 

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Estes grupos criminais são o alimento da islamofobia e o inimigo mais eficaz contra o Islão.

A cada atentado terrorista, cometido por grupos desviados do Islão, seguem-se manifestações como estas, (recolhidas na edição da CNN em inglês):

"Preocupo-me pela minha mulher, que leva um lenço na cabeça, e pelos meus filhos quando estão com ela e eu não estou ali para os proteger."

"Sinto-me aterrorizado pelos meus dois filhos. Ainda que tenham nascido e crescido aqui, temo pela nossa segurança."

"Há pouco o meu pai disse à minha mãe e à minha irmã que tratassem de dissimular o seu hijab com um chapéu."

Quase todos os muçulmanos, que vivem na Europa, tiveram que realizar em algum momento algum tipo de manifestação rejeitando o terrorismo e condenando-o. Milhares de muçulmanos não foram contratados pelo temor dos empresários de ter um presumível simpatizante destes grupos criminais, ainda que o motivo que deram para não os contratar fosse outro.

Cada atentado cometido por estes terroristas desviados do Islão significa um trilho de atos islamófobos, manifestações e políticos pedindo a restrição de direitos religiosos e a liberdade de movimentos para os muçulmanos. Depois do atentado a Charlie Hebdo, uma granada explodiu num edifício onde há uma Mesquita, em Le Mans, no oeste do país. Posteriormente, dezenas de atos islamófobos e agressões recorreram toda a França.

O fanatismo destes grupos desviados do Islão está a promover a islamofobia por toda a Europa e Ocidente, com os seus atos terroristas. Uma web digital publicou o título “Espanha sabe distinguir uns muçulmanos dos outros”. Dito título, (bem intencionado), não se ajusta aos factos. Não existem muçulmanos bons e muçulma-nos radicais que cometem actos terroristas. Existem muçulmanos, de diferentes tendências, (desde o sufismo até ao salafismo pacífico), e terroristas que se afastaram do Islão.

Mounir Benjellboun Andaloussi Azhari, Presidente da Federação Espanhola de Entidades Religiosas Islâmicas, manifestou:

O Estado Islâmico está a alimentar-se do ódio e da confrontação no mundo, … porque matam sem piedade e sem nenhum remorso”.

Riay Tatary, Presidente da União de Comunidades Islâmicas de Espanha, que chama à convivência e à paz, manifestou: “Não coincidem com o espírito do Islão”. “Temos que condenar toda a violência, saia de onde sair, seja violência estatal ou violência de grupos”.

Cada crime, barbaridade e selvajaria cometida por estes grupos desviados do Islão, quer seja na Nigéria, Somália, norte de Iraque ou qualquer parte do mundo, provoca uma onda de rejeição contra os muçulmanos em toda a Europa. Estes grupos criminais são o alimento da islamofobia e o inimigo mais eficaz contra o Islão.

Estes grupos desviados não representam uma corren-te dentro do Islão, do mesmo modo que a Ku Klux Klan não representa nenhuma corrente dentro do Cristianis-mo. Não se pode dizer que o salafismo ou o wahabismo avaliem este tipo de crimes, cometidos por fanáticos, que pervertem qualquer interpretação do Islão para se apropriar dela e justificar a sua contínua agressão contra a cultura e a civilização. O alimento ideológico destes grupos desviados é o ressentimento e o ódio. O mesmo ressentimento de que se alimentou o movimento nacio-nal-socialista na Alemanha, depois da segunda guerra mundial, e o mesmo ódio que habitava no coração e na mente dos SS de Hitler que, como eles, matavam e assassinavam, sem nenhum tipo de remorso.

Do mesmo modo que os nazis assassinavam os seus rivais e consideravam que existiam vidas com menos valor que outras, estes grupos de desviados do Islão consideram que se pode assassinar sem nenhum tipo de impunidade pessoas com outras crenças religiosas ou aos próprios muçulmanos. Se os nazis assassinavam e discriminavam seguindo critérios racistas, estes grupos desviados assassinam seguindo critérios fanáticos pseu-do-religiosos, que nada têm que ver com o Islão.

Dizer não a estes grupos fanáticos desviados é afirmar a convivência, a tolerância, a cultura, o me-lhor da civilização Islâmica. Amar o Islão é amar a sua rica variedade e o seu amor pela paz. Encher as nossas vidas de Islão é purificar-nos contra o ódio e a discriminação que outros predicam. Lutar pelo Islão não é ir com um lança-granadas mas ser ho-nesto, humilde, moderado e sincero. O Islão não é uma bomba andante, intolerante e sedenta de san-gue; o Islão não é nem pode ser representado por estes grupos desviados, que têm interesses bastar-dos inconfessáveis e que realizam uma completa lavagem de cérebro aos seus seguidores, até os converter em máquinas sem sentimentos, para que actuem como autómatos ou zombis. O Sagrado Alcorão diz: «E lutai na causa de Deus contra os que lutam contra vós, mas não sejais transgressores. Na verdade, Deus não ama os transgressores». (Alcorão, 2:190), «... e não cometais iniquidades na terra, criando a desordem». (Alcorão, 2:60).

O Profeta Muhammad (s.a.w.), disse: "O ser humano combate pelos lucros; o ser humano combate pela glória; o ser humano luta por demonstrar a superioridade do seu templo; quem é que combate no caminho de Deus? O que combate para que seja exaltada a Sua palavra, esse está no caminho de Deus". (Al-'Aïnî, 6557).

Num hadith do Profeta Jesus, (a.s.), este disse: “Nos últimos dias haverá seres humanos com conhecimento que ensinarão a abstinência neste mundo, mas eles próprios não se absterão, ensinarão as pessoas a sentir delícia pela outra vida mas não a sentirão eles mesmos, e que advertirão as pessoas a seguir os seus dirigentes mas eles não irão atrás deles. Aproximar-se-ão dos ricos, mas afastar-se-ão dos pobres; serão prazenteiros com grandes individualidades mas abster-se-ão de se aproximar das pessoas humildes. Esses serão irmãos dos diabos e inimigos do Misericordioso”.

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 10/04/2015. 

quinta-feira, abril 16, 2015

TEMA DA SEMANA: OS ANJOS – 6ª. PARTE

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK
 
(Os anjos) que carregam o Trono de Allah e aqueles que o circundam, celebram os louvores do seu Senhor; crêem n’Nele e imploram-Lhe o perdão para os crentes, (dizendo): “Ó Senhor nosso, Tu, que envolves tudo com a Tua Misericórdia e a Tua Ciência (conhecimento), perdoa os arrependidos que seguem a Tua senda e preserva-os do suplício da fogueira”. Surat Gháfer 40:07.

“E aqueles que crerem, bem como as suas proles, que os seguirem na fé, reuni-los-emos às suas famílias e não os privaremos de nada, quanto à sua recompensa merecida. Todo o indivíduo será responsável pelos seus actos”.Surat At Tur 52:21.

E os virtuosos que rogaram pelos seus que lhes seguiram na Fé em Deus e na Crença da Vida Futura quererão ver no paraíso, toda a sua família reunida à sua volta. E os anjos que ouviram as suas preces, disseram Amin e transportam estas preces para Aquele que ouve tudo e que aceita os pedidos dos virtuosos. Quão será a alegria de os voltar a ver e de os abraçar, depois duma “eternidade” passada na sepultura e dos anos infindáveis à espera da vez da prestação de contas! E aqueles que obtiveram um estatuto mais inferior pelas ações praticadas, estarão reunidos com aqueles que rogaram por eles e que têm uma posição mais elevada, sem que estes vejam os seus estatutos diminuídos por isso. 
 
Segundo o tafsir do imamo IbnKhatir, Said Bin Jubair referiu que quando os crentes entrarem no Paraíso, vão perguntar onde se encontram os seus pais, as suas esposas / maridos, os seus filhos, os seus irmãos. Ser-lhes-á dito que eles não alcançaram o mesmo nível através das suas próprias ações. Mas eles irão argumentar de que as boas ações que praticaram, não foram só para benefício próprio, mas também para beneficiarem os seus. Em seguida serão todos reunidos, apesar de terem posições diferentes e ninguém sairá prejudicado. Depois Said Bin Jubair recitou o versículo (duah dos anjos): “Ó Senhor nosso, introduze-os nos Jardins do Éden, que lhes prometeste, assim como os virtuosos dentre os seus pais, as suas esposas e a sua prole, porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo”.Surat Gháfer 40:08. E Mutarrif bin Abdullah bin Ash-Shikhkhir disse: “Os mais sinceros servos de Allah, para com os crentes, são os anjos”.SubhanaAllah! E AllahSubhanaWataala, nunca quebra a Sua promessa. “São jardins do Éden, nos quais entrarão com os seus pais, seus companheiros e seus filhos que tiverem sido virtuosos e os anjos entrarão por todas as portas, saudando-os: Que a Paz esteja convosco por vossa perseverança. Que magnífica é a Ultima Morada”.Surat 13:23 e 24. (ver também o 22).

Serão acompanhados pelos anjos, que lhes indicarão as várias portas do Paraíso, para que possam escolher e pelas quais entrarão para nunca mais sentirem receio, fome, humilhação, doenças, tristezas e todas outras aflições próprias deste mundo. Será uma vida eterna de paz e de tranquilidade. E os anjos do Paraíso os receberão com mesma saudação que eles costumavam utilizar para saudar os seus, quando lhes desejavam a Paz de Allah, dizendo: “AssalamoAlaikum”. “(Os anjos dirão): “Que a Paz de Deus esteja convosco! Entrai no Paraíso, pelo que haveis feito”.Surat AnNahl 16:32. E os anjos lhes mostrarão tudo aquilo que lhes foi prometido como recompensa de terem passado uma vida na rectidão e na submissão às ordens Divinas. “… e os anjos os receberão, dizendo-lhes “”Eis aqui o dia que vos foi prometido”.Surat Ambiyá 21:103. “A saudação deles (dos anjos), no dia em que comparecerem perante Ele, será: Paz! E está-lhes destinada uma generosa recompensa”.Surat Al Ahzab 33:44. 
 
Todos os Louvores são para a Allah, SubhanaWataala que criou os anjos, que para além de desempenharem as suas funções, também nos protegem e intercedem por nós.

Tão Honorável é o nosso Senhor que cumpre com a Sua promessa. Nosso Senhor é Deus, o Único e que não tem parceiros, que nos criou da argila e que nos deu a faculdade do critério do bem e do mal. Bem-aventurados aqueles que procuram a orientação do Senhor, para encontrarem o caminho dos virtuosos. YÁ HADI HEHDINÁ SIRATAL MUSTAQUIM – Ó nosso Senhor, Guia-nos para o caminho da verdade. Amin.

ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alainaillalbalágulmubin""E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabanághfirliwaliwalidaiáwalilmu-mininayau ma yakumulhisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.Cur’ane 14:41. “WaÁhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

16/04/2015