terça-feira, julho 21, 2009

Dia da Ressurreição Quarta Parte

Como vimos, as pessoas estarão reunidas nuas, descalças e padecendo de fome e sede num dia cuja duração será de 50.000 anos. A espera será terrível para os incrédulos e leve para os crentes. Então nesse momento ocorrerá a Shafa’a al ‘Udhma (A Grande Intercessão) e o Maqam al Mahmud (A posição Honrosa) do nosso amado Profeta Muhamad SAAS. Quando o sofrimento se intensificar as pessoas recorrerão aos profetas que tem posição elevada perante Allah SWT para que intercedam a favor deles, para que os libere daquela longa espera e para comece a prestação de contas.

Toda a humanidade, os primeiros e os últimos, todos se dirigirão juntos até nosso pai Adam (AS) e lhe dirão: “Tu és Adam, o pai da humanidade, Allah te criou com Sua mão e insuflou-te de Seu espírito, e ordenou que os anjos se prostrassem perante ti. Interceda por nós perante nosso Senhor para que ele nos libere dessa nossa espera.

Não vês o que estamos passando?” Adam AS dirá: “Meu Senhor hoje tem uma Ira que nunca teve antes e nunca mais terá. Ele proibiu-me a arvore e eu lhe desobedeci. Oh Minha alma, Minha alma (Nafsi, nafsi)! Dirijam-se a outro que não seja eu, dirijam-se até Nuh.” E as pessoas irão até Nuh e lhe dirão: “Nuh tu és dos primeiros mensageiros enviados a terra e Allah te denominou ‘um servo agradecido’.

Não vês o que estamos passando?” E Nuh dirá: “Meu Senhor hoje tem uma Ira que nunca teve antes e nunca mais terá. Ele me concedeu uma súplica e eu a pronunciei contra meu povo. Oh Minha alma, minha alma! Dirijam-se a outro que não seja eu, dirijam-se até Ibrahim”. E irão até Ibrahim (AS) e dirão: “Tu és o Profeta de Allah e Seu amigo dentre as pessoas da terra.

Interceda por nós perante nosso Senhor”. E Ibrahim dirá: “Meu Senhor hoje tem uma Ira que nunca teve antes e nunca mais terá. Eu disse 3 mentiras...e as mencionará (o Profeta Muhamad SAAS nos informou que todas foram para defender a religião de Allah) Oh Minha alma, Minha alma. Dirijam-se a outro que não seja eu, dirijam-se até Mussa.” E irão até Mussa (AS) e dirão: “Tu és o Mensageiro de Allah, Allah te favoreceu entre as pessoas ao te dar a Sua mensagem e falar contigo. Interceda por nós ante nosso Senhor.

Não vês o que estamos passando?” Ele dirá: “Meu Senhor hoje tem uma Ira que nunca teve antes e nunca mais terá. Eu matei um ser humano que não me foi ordenado matar. Oh Minha alma, minha alma! Dirijam-se a outro que não seja eu, dirijam-se até ‘Isa.” E irão até ‘Isa (AS) e dirão: “ Tu és o Mensageiro de Allah e Sua palavra que foi dada Mariam e és um espírito Dele e falaste às pessoas desde o berço. Interceda por nós perante nosso Senhor, não vês o que estamos passando?”

Ele dirá: “Meu Senhor hoje tem uma Ira que nunca teve antes e nunca mais terá. Oh Minha alma, minha alma! Dirijam-se a outro que não seja eu, dirijam-se até Muhamad”. E a humanidade inteira se dirigirá até Muhamad SAAS e dirão: “Muhamad tu és o Mensageiro de Allah e o selo dos Profetas; Allah te perdoou teus pecados passados e futuros. Interceda por nós ante nosso Senhor, não vês o que estamos passando?” E ele dirá: “Eu farei isso!” Então o Mensageiro de Allah pedirá permissão a Allah e lhe será concedida. Então o Profeta Muhamad SAAS cairá prostrado e louvará e glorificará a Allah como nunca nenhuma criatura havia feito. E Allah SWT dirá: “Muhamad levanta a tua cabeça, fale e serás ouvido, peça e lhe será concedido, interceda que será aceita sua intercessão.” Então o Profeta Muhamad intercederá pela humanidade para que inicie a prestação de contas.

Após isso, então nos dirigiremos para a prestação de contas. Mas antes disso acontecerão três coisas importantes:

1º) Aparecerá Al Haudh (o Lago) do Profeta Muhamad SAAS. O Profeta SAAS nos informou que suas águas são mais brancas que o leite e mais doce que o mel. Seu aroma é mais delicioso do que o almíscar e ao seu redor haverá recipientes de ouro e prata mais numerosos do que as estrelas.

Essas águas virão do rio Al Kauthar que foi o rio concedido ao Profeta SAAS no Paraíso. Aquele que beber desse lago jamais sentirá sede. O Profeta SAAS estará em um Mimbar (Púlpito) acima do lago e estará chamando as pessoas da sua Ummah para vir beber do lago. Reconhecerá as pessoas de sua Ummah através da sua luminosidade devido às abluções. Alguns irão até o profeta SAAS para beber do lago, mas quando o Profeta SAAS se aproximar deles para dar-lhes de beber serão arrastados rapidamente para longe do Profeta. O Profeta SAAS dirá: “Deixem eles, eles são da minha Ummah!” E lhe será dito: “Você não sabe o que eles fizeram depois de ti.”

Então o Profeta SAAS dirá: “Suhqan Suhqan, Bo’dan Bo’dan” (Afaste-se Afaste-se, distância, distância).

Imagine-se vindo de longe, morrendo de sede, feliz por ver o Profeta Muhamad SAAS, teu primeiro encontro com o Mensageiro de Allah e por beber do seu lago, imaginem o Profeta SAAS feliz contigo e te dando de beber do seu lago. Ou entao você feliz se aproximando do Profeta Muhamad SAAS e querendo beber do seu lago, e os anjos virem e te arrastarem para longe dele por causa das tuas más ações e o Profeta dizendo: Afaste-se de mim, distância! Em qual dessas duas situações você quer estar? Cabe a você decidir como serão suas ações e assim entao decidirá tua situação.

2º) As pessoas serão vestidas conforme as suas ações. Algumas pessoas serão vestidas até o peito, outras até a cintura, outras até o joelho, outras mais, isso tudo conforme forem suas ações. O Profeta Muhamad SAAS disse que no dia da ressurreição Omar ibn Khatab (amado companheiro do Profeta SAAS e o 2º Khalifa dos muçulmanos) virá arrastando sua vestimenta. Subhan Allah! Como você estará vestido no Dia da Ressurreição?

3º) O Inferno será mostrado para as pessoas.
“E aparecer o teu Senhor, com os Seus anjos em desfile, E o inferno, nesse dia, for destacado, então o homem recordará; porém de que lhe servirá a recordação!” 89:22-23
“E o Inferno será descoberto para os ímpios. Entao lhes será dito: Onde estao aqueles que adoraveis em vez de Allah? Poderao acaso socorrer-vos ou socorrerem-se a si mesmos?” 26: 91:92.

“...Ouvi-lo-ão rugir, borbulhante, A ponto de estalar de fúria. Cada vez que um grupo (de réprobos) for precipitado nele, os seus guardiães lhes perguntarão. Acaso, não vos foi enviado nenhum admoestador?” 67:7.

Quando as pessoas virem, todas cairáo de joelhos. Allah disse:
“E verás cada nação genuflexa; cada uma será convocada ante o seu registro. Hoje sereis retribuídos, segundo o que tendes feito!” 45:28.

Depois disso os pecadores ficarão em volta do inferno.

“Por teu Senhor, que os congregaremos com os demônios, e de pronto os faremos comparecer, de joelhos, à beira do inferno!” 19:68.

Disse o Profeta SAAS: “O inferno virá, terá 70.000 rédias sendo que cada rédia será puxada por 70.000 anjos” .

Já os fiéis que obedecem a Allah e ao Seu Mensageiro não verão nada disso, disse Allahu Ta’ala:
“Em verdade, aqueles a quem predestinamos o Nossos bem, serão afastados disso. Não ouvirão a crepitação (da fogueira) e desfrutarão eternamente de tudo quanto à sua lama apetecer. E o grande terror não os atribulará, e os anjos os receberão, dizendo-lhes: Eis aqui o dia que vos fora prometido!” 21:101.

Após isso sim, agora começará a prestação de contas. Quanto à prestação de contas nós temos 6 princípios pelos quais as pessoas serão julgadas, são eles:

1º) Hoje não haverá injustiça. A justiça de Allah é perfeita.
“Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á. Quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo, vê-lo-á.”
“Ó filho meu (disse) Lucman, em verdade, ainda que algo como o peso de um grão de mostarda estivesse (oculto) em uma rocha, fosse nos céus, fosse na terra, Allah o descobriria, porque é Onisciente, Sutilíssimo.” 31:16

2º) Ninguém será castigado por pecados alheios:
“E nenhum pecador arcará com culpa alheia.” 39:7
“Nenhuma alma receberá outra recompensa que não for a merecida, e nenhuma pecador arcará cm culpas alheias” 6:164
No islam ninguém arca com culpas alheias e isso é prova contra o conceito do Pecado Original da fé cristã.
Mas quanto a isso devemos fazer uma observação: A pessoa que desviou outras com suas ações e palavras arcarão com o pecado deles e também daqueles que lhe seguiram. Allah SWT disse no Quran:
“Certamente, arcarão com o seu peso, assim como outros pesos além do seu; e no Dia da Ressurreição serão interrogados sobre tudo quanto houverem forjado.” 29:13
Da mesma forma aquele que ensina o bem e exorta para o caminho da retidão serão recompensados pelas suas boas ações e também terão recompensa similar daqueles que seguiram seu exemplo e se beneficiaram do seu conhecimento.

3º) Os homens verão as obras que realizaram. Todas as obras dos homens estarão registradas no livro.

“O Livro-registro será exposto. Verás os pecadores atemorizados por seu conteúdo, e dirão: Ai de nós! Que significa este Livro? Não omite nem pequena, nem grande falta, senão que as enumera! E encontrarão registrado tudo quanto tiverem feito. Teu Senhor não defraudará ninguém.”
Nós sabemos que as obras, boas ou más são todas anotadas pelos 2 anjos anotadores, o da esquerda e o da direita. Quando o homem morre seu registro é selado e quando chega o dia da ressurreição cada um receberá seu registro, e lhe será dito:
“Toma teu registro! Basta-te como juiz”
Allah SWT disse:
“O Livro-registro será exposto. Verás os pecadores atemorizados por seu conteúdo, e dirão: Ai de nós! Que significa este Livro? Não omite nem pequena, nem grande falta, senão que as enumera! E encontrarão registrado tudo quanto tiverem feito. Teu Senhor não defraudará ninguém” 17:13-14
Quanto aos crentes Allah SWT disse:
“Então, aquele a quem for entregue o seu registro, na destra, dirá; Ei-lo aqui! Lede o meu registro; Sempre soube que prestaria contas!”69:19-24
E quanto aos pecadores, hipocritas e incredulos Allah SWT disse:
“Em troca, aquele a quem for entregue o seu registro na sinistra, dirá: Ai de mim! Oxalá não me tivesse sido entregue meu registro. Nem jamais tivesse conhecido o meu cômputo” 69:25-31

4º) As boas obras serão multiplicadas e as más obras não. A misericórdia de Allah é tanta que implica na multiplicação das boas obras. Allah SWT disse:
“Quem tiver praticado o bem receberá o décuplo pelo mesmo; quem tiver cometido um pecado receberá um castigo equivalente, e não serão defraudados (nem um, nem outro).” 6:160
O Profeta SAAS informou-nos de seu Senhor: “A boa obra vale por 10 como ela ou mais. A má obra vale por uma ou a perdoarei. Se te apresentares perante Mim com a imensidade da Terra em pecados, mas sem Me atribuíres nenhum parceiro, Eu te receberei com a imensidade da Terra em perdão!” (Hakim- Hadith Hassan)
Alguns exemplos de obras que são multiplicadas:
A recitação do Quran. O Profeta SAAS disse: “Quem recita uma letra do Livro de Allah receberá a recompensa de uma boa obra e cada boa obra vale por 10.” (Tirmidhi)

O Dhikr, a recordação de Allah. O Profeta SAAS disse:

“Há 2 virtudes que se o muçulmano consegue entrará no Paraíso. Ambas são fáceis e poucos a praticam: Dizer depois de cada salat (oração) Subhan Allah 10 vezes, alhamdulilah 10 vezes e Allahu Akbar 10 vezes. Essas são cento e cinqüenta na língua e mil e quinhentas na balança. E quando fores para o teu leito diga subhan Allah, Alhmadulilah e Allahu Akbar 100 vezes. Essas são 100 na língua e mil na balança. E quem de vocês faz duas mil e quinhentas boas ações no dia?

Os sahaba disseram: “E como não poderíamos ganha-las?” O Mensageiro de Allah disse: “Shaytan se aproxima de vocês na oração e lhe diz: ‘Lembre disso, lembre daquilo, até que termina a oração e vá embora sem pronunciá-las. E também vem quando vocês estão nos vossos leitos e lhes distraem até que dormem.” (At Tirmidhi).

As 5 orações valem por 50, conforme relato de um hadith sahih bukhari que fala do Israa.
Algumas obras podem ser multiplicadas até 700 vezes. Isso ocorre por exemplo com aqueles que gastam e contribuem com seus bens pela causa de Allah.

O Jejum. O Profeta SAAS disse: “Todas as obras do homem terão a recompensa multiplicada por dez até 700 vezes. Allah disse: ‘Exceto o jejum que é para Mim e Eu mesmo o recompensarei. ’”
Será que depois de saber disso faremos jejum voluntário ou não?

5º) A misericórdia de Allah com seus servos chega ao extremo de Ele transformar as más ações em boas ações. Conforme relatos sahih um homem será trazido no Dia da Ressurreição e será dito aos anjos: “Mostrem-no seus pecados”. Logo se dirá: “tal dia fizeste tal e tal coisa, e tal dia fizeste tal e tal coisa e tal coisa.” O homem dirá: “Sim, não posso negar”. O homem ficará desesperado, e Allah SWT lhe dirá: “Acaso não Me pediste perdão?” E Allah SWT transformará cada má ação em uma boa obra. O homem dirá: “Oh Senhor fiz outras coisas que não vejo aqui!”. Abu Dharr disse: “Vi o Mensageiro de Allah SAAS rir até que foram vistos seus dentes”.

6º) Os testemunhos:

O Primeiro e maior dos testemunhos no Dia da Ressurreição é o nosso Senhor, Criador, Allah SWT. Allah SWT disse:

“Allah é testemunha de tudo” 4:33;
O segundo testemunho no Dia da Ressurreição serão os profetas e o profeta Muhamad SAAS. Allah SWT disse:

“Que será deles, quando apresentarmos uma testemunha de cada nação e te designarmos (ó Muhamad) testemunham contra eles?” 4:41;

O terceiro testemunho serão os anjos da direita e da esquerda, os anotadores.
“E cada alma comparecerá, acompanhada de um anjo, como guia, e outro, como testemunha.” 50:21

O quarto testemunho será a terra. A terra testemunhará pelas ações cometidas sobre elas. Por ex. quando alguém vai ao Hajj ou Umrah cada terra pela qual ele passar será testemunha disso no dia do juízo. E se, por exemplo, audho billah, alguém viajar até outro lugar para fazer um pecado, cada terra pelo qual ele passou testemunhará contra ele no dia do juízo. Allah SWT disse no Quran:
“Quando a terra executar o seu tremor predestinado E descarregar os seus fardos, O homem dirá: Que ocorre com ela? Nesse dia, ela declarará as suas notícias” (sura 99).

E o último testemunho será o próprio corpo. Allah SWT diz no Quran:
“Neste dia, selaremos as suas bocas; porém, as suas mãos Nos falarão, e os seu pés confessarão tudo quanto tiverem cometido.”(36:65)

O que será perguntado às pessoas?

1º) O que realizou na sua vida. O homem será interrogado pelas obras que realizou nesta vida. O Profeta Muhamad SAAS disse: “Os pés do homem não poderão moverem-se no dia da ressurreição até que seja interrogado sobre 4 coisas: pela sua vida e o que fez nela; pelas suas obras e em que consistiram; por seus bens de onde conquistou e como os gastou; e por seu corpo e como o utilizou.” (Tirmidhi)

2º) Pelos gozos. Allah SWT perguntará aos Seus servos pelos gozos que Ele lhes concedeu nessa vida. Allah SWT disse:

“Então, sereis interrogados, nesse dia, a respeito dos prazeres (mundanos).”102:8
Os gozos tais como por ex. o alimento, a água, ter uma casa, a saúde, etc. O Mensageiro de Allah SAAS disse: “Allah fica comprazido de um servo que come e após isso Lhe louva e que bebe e após isso Lhe louva.” (Muslim)

3º) Os compromissos e promessas. Os servos serão interrogados sobre o cumprimento de suas promessas e compromissos, isso pq Allah SWT disse:

“E cumpri o convencionado, porque o convencionado será reivindicado” 17:34

4º) O ouvido, a vista e o coração. Allah interrogará Seus servos quanto a tudo que eles dizem e afirmam. Allah SWT disse:

“Não digas (ó humano) o que ignoras, porque pelo teu ouvido, pela tua vista, e pelo teu coração, por tudo isto será responsável!” 17:36

Qual será a primeira obra pela qual os servos serão interrogados? O mensageiro de Allah SAAS disse: “A primeira das obras pela qual será interrogado o homem é sua oração. Se esta está bem, o homem terá exito, e se for nula será humilhado e será um perdedor. Se lhe faltar alguma oração obrigatória (Fard), o Senhor dirá: ‘Vejam se Meu servo realizou alguma oração voluntária para completar com ela o que lhe falta das suas obrigatórias. E assim será com o resto de suas obras.” (Tirmidhi)

Por isso irmãos, devemos nos aperfeiçoar nas nossas orações. É inadmissível para o muslim que ele perca uma oração sequer. Allah SWT ordenou 5 orações obrigatórias e não 4 ou 3 ou 2.

Quando perdemos uma oração sem motivo justificado estamos cometendo um grande haram,
estamos deixando fragil a nossa ligação com Allah SWT. Nós sabemos que aquele que deixa a oração cai na heresia por isso nenhuma obra será válida se a pessoa não fazia as orações.

Para alguns a prestação de contas será dificil e longa, outros terão a prestação de contas leve, somente lhe serão mostrados seus pecados e logo serão perdoados e outros ainda, entrarão no paraíso sem prestar contas, mas estes sao muito poucos. Que Allah SWT permita que sejamos deles. Vejamos alguns exemplos de prestação de contas:

*Os Mura’in (Aparentadores) – O Mensageiro de Allah SAAS disse:

“A primeira pessoa que se julgará no Dia do juízo será um homem que morreu mártir. Ele se apresentará e Allah lhe recordará Sua graça com ele e ele reconhecerá, e Allah lhe perguntará:

Que fizeste com ela? O homem dirá: “Lutei com ela até que morri mártir.” Allah lhe dirá:

“Mentira! Lutaste para que se diga: ‘fulano é valente’, e isso já se disse.” Então será ordenado que seja arrastado sobre seu rosto até ser lançado no Fogo.”Um homem que aprendeu a sabedoria e a ensinou, e que recitou o Quran. Será trazido e lhe será exposta a graça de Allah sobre ele e ele reconhecerá, entao será perguntado: “Que fizeste com ela?” Ele dirá: “Estudei a sabedoria e a ensinei, e recitei o Quran por Ti” Allah dirá: “Mentira! Estudaste a sabedoria para que se diga: ‘Fulano é um sábio’ e recitaste o Quran para que se diga que é um recitador, e isso já foi dito.” Então será ordenado que seja arrastado sobre seu rosto até ser lançado no Fogo. Um homem que Allah deu riqueza e bens. Será apresentado e Allah lhe recordará Sua graça com ele e ele as reconhecerá e será perguntado: “Que fizeste com ela?” O homem dirá: “Dei caridade e gastei pela Tua causa.” Allah lhe dirá: “Mentira! Desta caridade para que se dissesse que eras generoso e isso já foi dito. Entao será ordenado que seja arrastado sobre seu rosto até ser lançado no Fogo.” (Muslim).

*Reprovação de Allah com relação aos Seus servos por causa de suas faltas. O Mensageiro de Allah disse:

“Allah, O Altíssimo, dirá no Dia da Ressurreição: ‘Oh Filho de Adam! Eu estava doente e não Me visitaste. ’ O homem dirá: ‘Oh Senhor! Como posso visitar-Te se Tu és o Senhor dos Mundos? ’ Allah lhe dirá: ‘Não sabias acaso, que Meu servo fulano estava doente e não lhe visitaste? Não sabias, acaso, que se o houvesses visitado haveria de Me encontrar junto a ele? ’

Oh filho de Adam! Pedi-te comida e não Me alimentastes! O homem dirá: ‘Oh Senhor! Como posso alimentar-Te se Tu és o Senhor dos Mundos?’ Allah lhe dirá: “Não sabias acaso que Meu servo fulano te pediu alimento e tu náo o alimentaste? Não sabias acaso que se o houvesses alimentado encontrarias isso registrado Comigo? ’

Oh Filho de Adam! Pedi-te bebida e não Me deste de beber! O homem dirá: ‘Oh Senhor! Como posso alimentar-Te se Tu és o Senhor dos Mundos?’ Allah lhe dirá: “Fulano te pediu bebida e tu não lhe deste? Não sabias acaso que se o houvesses lhe dado encontrarias isso registrado
Comigo? ’” (Sahih Muslim).

*A prestação de contas do crente. O Mensageiro de Allah SAAS disse:

“Allah se aproximará do crente e lhe cobrirá com Sua guarda e o protegerá. E lhe dirá: ‘Reconheces tal pecado? E tal pecado? ’e o crente dirá: ‘Sim, Oh Senhor! ’. Até que lhe fará reconhecer seus pecados e pensar que está perdido. Então Allah dirá: ‘Eu os acobertei por ti na vida terrena e os perdôo hoje. ’” (Sahih Bukhari).

Depois da prestação de contas, as obras serão pesadas na balança. A balança é onde serão avaliadas as obras quanto ao seu peso justo. O que será pesado na balança serão as ações e também as pessoas, conforme alguns sábios entendem, mas não segundo ao seu peso corporal e sim segundo a sua fé. Vejamos alguns exemplos:

O Profeta SAAS disse: “Duas palavras fáceis para a língua, pesadas na balança e queridas para o Clemente: Glorificado Seja Allah e Louvado (Subhan Allahi wa bihamdihi) e Glorificado seja Allah, O Magnífico (Subhan Allahi Al ‘Adhim)” (Bukhari).

Também disse: “Nada pesará mais sobre a balança no Dia da Ressurreição que o bom caráter.” (Tirmidhi).

O Mensageiro de Allah disse: “Virá um homem gordo e grande no Dia da Ressurreição e ante Allah não pesará mais de que a asa de um mosquito. Logo se trará um homem magro e pequeno, de pernas finas que pesarão como montanhas.” (Sahih Bukhari).

Um sahabi chamado Abdullah Ibn Mas’ud tinha pernas muito finas e o vento o arrastava, e isso fez as pessoas rirem dele. O Profeta SAAS perguntou: “de que vocês estão rindo?” Disseram: “Oh Profeta de Allah! Da finura das pernas dele” Entao o Profeta SAAS disse: “Por Aquele que tem minha alma em Suas mãos que ambas pesarão mais do que a montanha de Uhud na balança” .

O Mensageiro de Allah disse:

Uma pessoa da minha ummah será chamada à presença de todas as criaturas no Dia do Juízo. Noventa e nove registros (de seus atos) serão revelados, cada um se estendendo até onde a vista alcança, e, então, ser-lhe-á perguntado: 'Você nega qualquer um desses atos?' Ele responderá:

'Não, meu Senhor'. Em seguida, ser-lhe-á perguntado: 'Você tem alguma desculpa para eles, ou uma boa ação em contrapartida?' O homem, que estará aterrorizado, dirá: 'Não'. Ser-lhe-á dito: 'Sim, você praticou alguns bons atos. Nenhuma iniquidade recairá sobre você. ' Então, ser-lhe-á mostrado um cartão, onde estará escrito: "La ilaha illa Allah, Muhammad Rasul Allah'. Ele perguntará: 'Ó Allah!, que cartão e que registros são esses?' Será dito a ele: 'Nenhuma injustiça recairá sobre você.' Os noventa e nove registros serão colocados em um prato da balança e o cartão no outro. O cartão pesará mais do que os registros." (At-Tirmizi e Al-Hakim)

Após a prestação de contas, cada nação seguirá aquilo que adorava. Allah SWT aparecerá aos muçulmanos e aqueles que se prostravam voluntariamente a Allah cairá prostrado, já o hipócrita não conseguirá se prostrar.

E os crentes serão levados até o Sirat que é uma ponte que fica acima do inferno onde é provável que alguém resvale, tem garfos, espinhos e ganchos. O Profeta SAAS disse: “As nações serão chamadas segundo seus ídolos e o que costumavam adorar, uma a uma. Logo virá nosso Senhor e nos (aos muçulmanos) dirá: “Quem vocês estão esperando?”Dirão: “Esperamos nosso Senhor!”.

Ele dirá: “Apareça para nós!”E Ele SWT se manifestará sorrindo para eles. Logo parte com eles.

Eles O seguirão. Allah dará a cada um deles, crentes e hipócritas, uma luz e logo continuarão seguindo Allah. Na ponte sobre o Inferno haverá garfos e ganchos que pegarão aqueles que Allah deseja que sejam pegos. Logo se extinguirá a luz dos hipócritas. Logo passarão os crentes a salvo; os do primeiro grupo terão o rosto como à lua cheia. 70.000 passarão sem render contas; logo os demais serão como estrelas do céu.” (Muslim).

“Os crentes cruzarão a ponte, uns como um piscar de olhos, outros como um raio, outros como o vento e alguns como cavalos ou camelos finos. Alguns passarão a salvo, outros passarão com alguns ferimentos dos ganchos e outros cairão no fogo.” (Muslim).

Onde estará o nosso amado Profeta Muhamad SAAS no momento da passagem pela ponte?

Estará ao lado da ponte implorando a Allah: “Oh Allah salve-o, Oh Allah salve-o”. Alhamdulilah que pertencemos a Ummah de Muhamad SAAS. Esta é uma das maiores bênçãos de Allah sobre nós. Façamos, pois, por merecer em pertencer a Melhor Ummah da Humanidade! Wallahi é haram para nós depois de saber toda a preocupação e toda a misericórdia que o Profeta Muhamad SAAS tem por nós não seguirmos a sua sunnah e não estudarmos a sua história. Disse Allah SWT:

“Chegou-vos um Mensageiro de vossa raça, que se apieda do vosso infortúnio, anseia por proteger-vos, e é compassivo e misericordioso para com os fiéis.” (At Tauba).

Quanto aos hipócritas disse Allah SWT disse no Quran:

“(Será) o dia em que verás (ó Muhammad) os fiéis e as fiéis com a luz a se irradiar, ante eles, pela sua crença. Nesse dia vos alvissaremos com jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morareis eternamente. Tal será a magnífica recompensa! (Será também) o dia em que os hipócritas e as hipócritas dirão aos fiéis: Esperai-nos: para que nos iluminemos com a vossa luz!

Ser-lhes-á retrucado: Voltai atrás, e buscai a luz! Entre eles se elevará uma muralha provida de uma porta, por detrás da qual estará a misericórdia, e em frente à qual estará o suplício infernal. (Os hipócritas) clamarão: Acaso não estávamos convosco? Ser-lhes-á replicado: Sim! Porém, caístes em tentação e vos enganastes mutuamente e duvidastes (da religião), e os vossos desejos vos iludiram, até que se cumpriram os desígnios de Allah. E o sedutor vos enganou a respeito de Allah. Assim, pois, hoje não se aceitará resgate algum por vós, nem pelos incrédulos. A vossa morada será o fogo, que é o que merecestes. E que funesto destino!” (57:12-15).

Quando os crentes virem que a luz dos hipócritas se extinguiu os crentes dirão:
“Ó Senhor nosso, completa-nos a nossa luz e perdoa-nos, porque Tu és Onipotente!” 66:88
Vamos imaginar o cenário da prestação de contas? Pois então vamos nos imaginar no Dia do Juízo.

Imaginem-se irmãos, agora em pé esperando a prestação de contas com o coração batendo forte.

Imagine todas as criaturas desde o primeiro ser humano até os últimos. E agora você é chamado pelo seu nome perante todas as criaturas. Onde está fulano filho de fulano? Onde está Fulana? E saberás que agora nesse momento deverás estar em pé perante Allah para prestar contas.

Imagine os anjos vindo te buscar e você passando entre todas as fileiras e a humanidade toda olhando para você, e agora? Imagina você na frente do teu Senhor, o Senhor dos mundos com teu Livro na mão direita ou na esquerda, informando tudo o que você fez, todos os segredos serão desvendados perante todos, e Ele SWT te perguntando: “O que preparaste para o Meu encontro?”. E você pegará seu livro e lerá perante Allah e todas as criaturas. Imagina o teu medo, o teu desespero de ver ali todas as tuas faltas. Quantos pecados você já tinha até esquecido e agora está se lembrando deles, quantos pecados você tinha escondido e agora estás mostrando perante todos. O filme da tua vida passará na tua frente, perante todos, que triste estaremos por todo o tempo que desperdiçamos sem obedecermos nosso Senhor! Imagine o teu desespero e tristeza por não ter aproveitado mais o teu tempo na adoração a Allah, e ver que agora já é tarde de mais... E Allah dizendo a sentença:

“A vossa morada é o fogo que é o que merecestes, que funesto destino!”

Ou imagine a sua felicidade em encontrar Allah, Aquele ao qual passaste a vida adorando. Feliz em se encontrar com Senhor dos Mundos e Allah feliz em se encontrar contigo, sorrindo. Imagine Allah SWT aproximando você Dele e te cobrindo com a Misericórdia Dele, e sem humilhação alguma perdoar todas as tuas faltas. E te dizendo que está satisfeito contigo por tudo quanto fizeste e por teres realmente acreditado que essa vida terrena não era nada além de um teste.

Imagine Allah SWT dizendo pra você agora:

“Entre no Paraíso, onde não sentirás temor nem tristeza! Eis o Paraíso que herdastes em recompensa pelo que fizestes!”

Qual dessas sentenças escutaremos? Insha Allah será Al Jannah!! Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24
Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

Fontes: Alcorão Sagrado – Sunnah do Profeta Muhammad SAAS