sexta-feira, dezembro 18, 2009

A PROIBIÇÃO DA MENTIRA NO ISLAMISMO

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. Rogo a ELE que guarde este testemunho para o dia em que nem o dinheiro e nem os filhos terão valor algum.

Diz ALLAH O ALTÍSSIMO na surat At taubah 119: “Ó fiéis, temei a Deus e permanecei com os verazes!” E testemunho que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus.

O Imam Ahmad bin Hanbal relatou que ouvira O Profeta Mohammad (saaws) dizer: “O crente pode apresentar qualquer qualidade a não ser a traição e a mentira”. Caros irmãos e queridos do Profeta Mohammad (saaws) saibam que foi a através da verdade que ALLAH, louvado seja, criou os céus e a terra. E ELE, louvado seja, exigiu que todas as pessoas construam suas vidas na absoluta verdade. Se falam algo; falam somente a verdade e ao agir, agem de acordo com a verdade e o bom caráter.

A humanidade encontra-se numa situação de caos e incerteza devido ao abandono dos princípios da verdade, devido ao domínio das ilusões e devido a difusão de mentiras afastando-a assim da senda reta. Portanto é necessário que o muçulmano construa sua vida sobre os alicerces da verdade; é necessário que a verdade esteja presente em todos os aspectos de sua vida a fim de se tornar a principal característica da nação islâmica. No islam não existe espaço para ilusões e conjecturas e o Alcorão ridiculariza os que seguem suas próprias conjecturas.

Diz ALLAH na surat ANNAJIM: “Tais (divindades) não são mais do que nomes, com que as
denominastes, vós e vossos antepassados, acerca do que Deus não vos conferiu autoridade alguma. Não seguem senão as suas próprias conjecturas e as luxúrias das suas almas, não obstante ter-lhes chegado a orientação do seu Senhor! Porventura, obterá o homem tudo quanto ambiciona? Sabei que só a Deus pertence a outra vida e a presente.”

O Islam combateu a mentira e os mentirosos, em qualquer forma ou aspecto, visto que ela mancha quem a pratica, causa danos a outras pessoas e torna-se uma fonte de ameaça para a sociedade; a respeito disso A´isha relatou que não existia algo mais abominável para o Profeta Mohammad do que a mentira.

O islam ensinou a veracidade nas relações comerciais. Disse O Profeta a esse
respeito: “Não é permissível vender algum produto sem deixar tudo bem claro a seu respeito, nem é permissível para alguém que saiba de defeitos desse produto, omitir-se de mencioná-los.”

Portanto, adulterar pesos e medidas, dizer que determinado produto apresenta algumas características afim facilitar a transação comercial, alterar a procedência de produtos a fim de aumentar seu valor comercial, aproveitar da ignorância alheia para obter lucros, difamar pessoas, fraudar produtos e documentos, dentre outras formas de mentiras são condenadas pelo Islam...

Caros irmãos, a mentira, por menor que seja, ou até mesmo se for aplicada de brincadeira é considerada abominável.
Disse O Profeta: “O crente não atingirá o grau mais elevado da fé até que abandone por completo a mentira mesmo que seja de brincadeira; e nas discussões mesmo que tenha a razão a seu favor.”

Quando a mentira infiltra-se na sociedade as conseqüências podem atingir grandes dimensões causando injustiças, prejuízos morais e materiais, aborrecimentos e discórdia entre os indivíduos.

Certo dia foi perguntado ao Profeta (saaws): “Acaso o crente pode ser covarde? Respondeu: Sim! Acaso o crente pode ser avarento? Respondeu: Sim! Acaso o crente pode ser mentiroso? Respondeu: Não!”

Quanto maiores forem os danos e prejuízos que a mentira vem a causar, maior será o pecado, conseqüentemente maior será o castigo e punição de ALLAH. Portanto, quem transmitir uma noticia mentirosa e difamadora e infundi-la na sociedade de forma que tome proporções gigantescas, seja ele um simples membro, representante, ministro ou até mesmo presidente com intuito de se auto-promover estará cometendo um pecado proporcionalmente igual aos danos que sua mentira tenha causado.

“A esse respeito disse O Profeta (saaws):” que viu na noite que acendeu aos céus uma pessoa colocar os seus dedos na boca e rasgar suas bochechas repetidamente sem parar por que a mentira que praticara espalhou-se até alcançar o horizonte. Numa outra narrativa, O Profeta (saaws) disse: “Três tipos de pessoas não adentrarão o Paraíso;
O velho adultero, o líder mentiroso e o pobre orgulhoso.”

Caros irmãos! A pior das mentiras e difamações é aquela cometida contra a religião de ALLAH e contra o seu Mensageiro. Disse O Profeta Mohammad (saaws): “Mentir a meu respeito não é como mentir a respeito de qualquer outra pessoa; pois quem mentir a meu respeito tem seu acento garantido no inferno.”

Caros irmãos: O Islam recomenda que sejamos verazes com as crianças. Numa narrativa de Abd ALLAH Bin Amir (raa) relata que sua mãe o chamara quando Profeta encontrava-se em sua casa. Ela disse: Venha até aqui que lhe darei algo.
Então o Profeta (saaws) perguntou-lhe o que deste a ele? Ela respondeu: Dei-lhe uma tâmara. Ele então disse: Acaso sabia que se não tivesse dado a ele algo, teria sido computada como uma mentira? Vejam a preocupação do Profeta para que se diga a verdade para as crianças nas relações domiciliares.

Caros irmãos como conclusão basta lembrar o seguinte dito do Profeta: “A verdade conduz a bondade, e a bondade conduz ao paraíso, de certo que se um homem disser constantemente a verdade, ALLAH o inscreverá como realmente veraz. A mentira conduz ao fogo, deste modo se um homem disser sempre mentiras, ALLAH o inscreverá como irremediavelmente mentiroso.” Relatado por Bukhari e Muslim.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah (SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah! (Louvado Seja Allah (SW).

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH Ua Baraketuhu.
Contribuição do Irmão Omar Hussein Hallak

A INJUSTIÇA‏

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados.

Diz ALLAH O ALTÍSSIMO na surat ANNISSÁ 40:

“Deus não frustará ninguém, nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo; por outra, multiplicará toda a boa ação e concederá de Sua parte, uma magnífica recompensa..”

E testemunho que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus. Disse O Profeta Mohammad (saaws):

“Sejam temerosos quanto à injustiça; pois em verdade a injustiça será a escuridão no dia do Juízo final.” Relatado por Muslim.

Caros irmãos, o assunto abordado hoje é a injustiça. Faz-se necessário definir a injustiça e classificá-la para que possamos entender seu significado do ponto de vista de nossa religião. A injustiça ou opressão significa transpassar os limites definidos e imposto por ALLAH, louvado seja, e rejeitar as orientações das tradições do Seu Mensageiro (saaws).

E ao transpassar esses limites o individuo pode ser injusto com ele mesmo, com terceiros e com seu Criador. Ser injusto com nós mesmo é uns dos piores tipos de injustiça, pois se transpomos os nossos limites desrespeitamos os direitos alheios.
A esse respeito disse o Mensageiro de ALLAH (saaws): “Quem é injusto com as pessoas é notável que é injusto; porém quem é injusto com si mesmo é mais injusto ainda.”
ALLAH, O JUSTÍSSIMO, nos impõe em Seu Livro Sagrado Leis que aperfeiçoam o caráter humano em todas as formas de relacionamento (seja ela individuo com seu Criador ou individuo com individuo) e assim nos protege contra a injustiça.

ALLAH prescreveu a Oração, o Jejum, a Caridade a Peregrinação e nos proibiu a pratica de tudo que é considerado ilícito, como mentir, roubar, prestar falso testemunho, ser negligente nas obrigações religiosas etc.

A maior injustiça que alguém possa cometer contra si mesmo é associar algo ou alguém à ALLAH. Diz ALLAH O SAPIENTÍSSIMO na surat Lucman 13:

“Recorda-te de quando Lucman disse ao seu filho, exortando-o: Ó filho meu, não atribuas parceiros a Deus, porque a idolatria é grave iniqüidade.”

Caros irmãos praticar a religião com ostentação, para que digam que fulano é religioso, é uma forma associação, portanto devemos ser sinceros em nossas praticas religiosas para agradar única e exclusivamente a ALLAH.

Abu huraira (raa) relatou: “O mensageiro de Deus (saaws) disse: ALLAH não observará vossos corpos ou vossas aparências, mas sim os vossos corações e as vossas obras.”

E ALLAH louvado seja proibiu o ser humano de ser injusto com outro ser humano mesmo que ele não seja muçulmano. Diz ALLAH num relato sagrado:

”Ó servos Meus! Eu proibi a injustiça para Mim e a fiz proibida entre vós, portanto, não sejam injustos com os outros. Ó servos Meus! Todos vocês encontram-se desviados exceto aqueles quem Eu guiar, portanto busquem a diretriz em Mim que Eu vos guiarei.

Ó servos Meus! Todos vocês encontram-se famintos exceto aqueles quem Eu alimentar, portanto busquem o alimento em Mim que Eu vos alimentarei. Ò servos Meus! Todos vocês encontram-se despidos exceto quem Eu o vestir, portanto busquem as vestes em Mim que Eu vos vestirei. Ò servos Meus! Todos vocês cometem pecados durante o dia e durante a noite; e Eu perdôo todos os pecados, portanto busquem o perdão em Mim que Eu vos perdoarei. Ò servos Meus! Todos vocês são incapazes de Me causar algum mal ou Me proporcionar algum beneficio. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos fossem como o mais religioso dos corações dentre vós; isso, não aumentaria em nada o Meu reino. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos fossem como o mais perverso e nocivo dos corações dentre vós, isso não diminuiria em nada o Meu reino. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos ficassem no mesmo local e Me pedissem, e se Eu agraciar cada um deles todos os seus anseios e desejos. Então isso não reduziria o que Eu possuo, exceto a mesma porção de água que é retirada do mar com o mergulho de uma agulha. Ó servos Meus, isto é nada mais que seus atos que Eu relato para vocês e depois Eu os recompenso de acordo com vossas ações.

Portanto, aquele que achar melhor louvar ALLAH ;que o faça, e aquele que achar algo
melhor que isto; pois que não culpe ninguém a não ser a si mesmo.Mohammad (saaws) disse: “ Aquele que tiver praticado uma injustiça contra a honra de seu irmão ou qualquer outra coisa, deve pedir seu perdão hoje antes que venha o dia em que não tenha um dinar ou um dirham.”

E disse também no seu ultimo sermão de sexta-feira:
“Os vossos sangue, os vossos dinheiro, e vossas honra é tão sagrado para vos quanto este dia neste mês e neste pais.”
Numa outra narrativa O Profeta Mohammad advertiu as pessoas a não cometer injustiça de forma coletiva e disse:

Em verdade, ALLAH adia a punição do injusto, mas quando o pega não o absolve, e em seguida leu o seguinte versículo da surat HUD:

“E assim é o extermínio (vindo do teu Senhor), que extermina as cidades por suas iniqüidades. O Seu extermínio é terrível, severíssimo.”

Caros irmãos a injustiça tem como conseqüência um castigo doloroso para o individuo e para sociedade.
ALLAH louvado seja jurou dizendo: “Juro pela Minha majestade que vingarei do injusto, cedo ou tarde seja, e me vingarei daqueles que viram um injustiçado; e mesmo podendo, não o protegeram”.

Caros irmãos de fé devemos ser temerosos quanto à prece de um injustiçado, pois entre a sua prece e ALLAH não á obstáculo algum.

O Mensageiro de ALLAH (saaws): recomendou a Muadhz bin Jabal antes de se dirigir ao Yamen para governá-la:

“Seja temente quanto a prece do injustiçado, pois entre ela e ALLAH não existe obstáculo algum.”

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah (SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah! (Louvado Seja Allah (SW).

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH Ua Baraketuhu.
Contribuição do Irmão Omar Hussein Hallak

quinta-feira, dezembro 17, 2009

A ORAÇÃO

A Oração‏

Em Nome de ALLAH Clemente e Misericordioso.

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunhamos que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. Rogamos a ELE que guarde este testemunho para o dia em que nem o dinheiro e nem os filhos terão valor algum. E testemunhamos que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas e é para ELE querido; pois Mohammad (SAAWS) divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus.

Caros seguidores do Profeta Mohammad (SAAWS)

Muita gente se orgulha de pertencer a uma determinada denominação religiosa. E pensam que esse fato isolado pode levá-lo à felicidade neste mundo e depois dele. Essa atitude não é recomendada no islamismo. Precisamos nos orgulhar, no bom sentido, de Allah (SWT) ter nos resgatado para Sua Religião sem deixar de cumprir os “Cinco Pilares”, que permeiam nossa religião, bem como, seguir o mais próximo possível às ações do Profeta Mohammad(SAAS).

Outra coisa que devemos evitar é o automatismo religioso. O cumprimento das nossas obrigações dentro da religião devem ser espontâneos, de forma a exercitar no dia a dia nossa fé. Um grave sinal do automatismo religioso é quando nossas orações e demais ações recomendadas, não estão nos afastando do pecado. Essa é à hora de rever nossos valores, pedir perdão a Allah (SWT) e seguir em frente com alegria e resignação.

ALLAH (SWT) nos abençoou com a fé. Esta fé sustenta a oração, o jejum, a caridade obrigatória e a peregrinação. Mas infelizmente alguns pensam que a oração é algo a ser feito pelos desocupados; esta é a opinião equivocada dos que tem uma visão muito superficial do Islam. Porém, aqueles que buscarem informação no Alcorão Sagrado e na Sunnah saberão que a oração preserva o crente.

O profeta Mohammad (SAAWS) relatou a respeito da oração: (Aquele cuja oração não o preserva das obscenidades e dos pecados e como se não tivesse praticado as orações).
Neste dito, é como se o Profeta nos dissesse que devemos praticar nossas orações com tamanha devoção e temor a ALLAH a ponto de nos impedir de praticarmos o mal.

Se você se encontrar dentre aqueles que realizam a oração com freqüência em seu devido horário; indubitavelmente, saberás que a oração não é um passa tempo para os desocupados e sim uma proteção divina. A oração é o medicamento perfeito e dosado sob medida para evitar que o homem cometa injustiças contra si próprio, contra seus familiares e seus colegas ou amigos. Este medicamento age no caráter do indivíduo impedindo que enfermidades como preguiça, falta de higiene, obscenidade, mentiras e outras mais venham a perturbar o muçulmano.

A oração ajuda a manter o bem estar físico e mental do indivíduo possibilitando ter boas condições para seu trabalho diário. Na madrugada, ao se purificar para realizar a oração do Fajr o muçulmano encontra-se mais estimulado a enfrentar o dia que está por vir. Apesar de que o comércio e as atividades escolares serem mais intensas nos horários do Duhr e Assr o muçulmano confirma sua fé realizando as orações no trabalho, na escola ou onde quer que esteja. Nem um dia longo de trabalho ou estudo muito menos o conforto de seu lar impedem que o muçulmano realize a oração do Magharib e Ishaá. E do que valeria tanto esforço se praticar obscenidades, mentirem, roubar entre outros.

Cabe ao muçulmano, após realizar a sua oração, sair em busca do seu sustento ou algo que traga benefícios para si, para sua família e para sua comunidade; e não ficar a mercê de rodas de conversa.

ALLAH (SWT) diz na surat Az zúkhruf: (Eis aí o paraíso, que herdastes por vossas boas ações)

Caros irmãoS,o paraíso é a recompensa para os crentes trabalhadores ou esforçados, pois ALLAH diz na surat Annissá: (Não é segundo os vossos desejos, nem segundo os desejos dos adeptos do Livro. Quem cometer algum mal receberá o que tiver merecido e, afora Deus, não achará protetor, nem defensor. Aqueles que praticarem o bem, sejam homens ou mulheres, e forem fiéis, entrarão no paraíso e não serão defraudados, no mínimo que seja.)

E em outro versículo ALLAH nos mostra que o paraíso não pertence a pessoas de linhagem honrosa, poder ou conhecimento: (Disseram: Ninguém entrará o paraíso, a não ser que seja judeu ou cristão. Tais são as suas idéias fictícias. Dize-lhes: Mostrai a vossa prova se estiverdes certos. Qual! Aqueles que se submeterem a Deus e são caritativos obterão a recompensa, em seu Senhor, e não serão presas do temor, nem se atribularão.)

Caros irmãos: O sucesso nesta vida só é alcançado com muito esforço e trabalho; da mesma forma o sucesso na vida após o julgamento só será alcançado após muito esforço e dedicação da nossa parte. E em verdade isto não é estranho; pois as leis divinas servem nesta vida para nos julgar na outra e O Criador desta vida é O mesmo Criador da outra vida. E ELE louvado seja diz na surat Akkahaf: (Em troca, os fiéis que praticarem o bem, certamente que não frustraremos a recompensa do benfeitor,).

Que ALLAH (SWT) tenha piedade nós, perdoe as nossas faltas, e aceite nossas boas ações. Que ALLAH (SWT) nos preserve na senda reta, proteja nossos irmãos que defendem a sua religião na Palestina e no Iraque e em todo o mundo. Rogo a Deus que transforme a prática das orações em bálsamos para curar nos males e para proteger nossos jovens das adversidades da sociedade em que vivemos.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).


Contribuição de : Omar Hussein Hallak que Allah (SWT) o mantenha entre os eleitos, inshallah!