quinta-feira, junho 19, 2014

TEMA DA SEMANA: RECOMENDAR O BEM (MA’RUF) E PROIBIR O ILÍCITO (AL-MUNKAR) – 3ª. e última parte:

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e  Misericordioso) - JUMA MUBARAK

3 - As Qualidades que um Crente deve ter, para Incentivar o Manruf e Corrigir o Munkar “E que surja entre vós um grupo de pessoas que apele à rectidão, que ordene o bem e proíba a iniquidade; e eles, na verdade, são os bem-sucedidos”. Cur’ane 3:104. O ser “melhor grupo”, não é por causa de questões étnicas ou de cor, mas sim os que chamam os outros para a obediência do que foi instituído por Allah. Só os que têm conhecimento da religião (ilm) e tenham fé em Deus e no Seu Mensageiro (Salalahu Aleihi Wassalam), é que podem incentivar para o caminho certo (manruf) e chamarem a atenção dos que estão a cometer acções erradas Munkar). No entanto, devem também ter as seguintes qualidades:

- A Sinceridade: Tudo o que fazemos, deverá ser com a intenção única e exclusiva para agradar a Allah e não para nos exibirmos perante outros, com vista a ganharmos lugares elevados na sociedade. Infelizmente alguns responsáveis religiosos são orgulhosos e quando sobem ao mimbar para o Kutbha (sermão), ficam “inchados” como certas aves quando pretendem chamar à atenção. “E não te conduzas com jactância na terra, porque jamais poderás fendê-la, nem igualar, em altura, às montanhas”. Cur’ane 17:37.

O Ilm / Conhecimento: É fundamental que a pessoa tenha ilm / conhecimentos da religião, dos mandamentos referidos no Cur’ane e das recomendações do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Caso contrário, estará a dar opiniões de acordo com os seus desejos e caprichos e não de acordo com a Lei Divina.

“…Poderão equiparar-se os sábios com os ignorantes?”. Cur’ane 31.17. “Ibn Buraidah (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “São três os tipos de juízes. Um deles irá para o paraíso e dois deles para o inferno. O que vai para o paraíso, é um homem que sabe o que é certo e dá as sentenças de acordo com isso. Mas o homem que sabe o que é certo, mas que age de acordo com o seu desejo e duma forma tirânica, irá para o inferno. E o homem que sentencia as pessoas apesar de ser ignorante, irá para o inferno”. Sunan Abudawud 24:3566. Este hadice aplica-se não só aos juízes, mas a qualquer tipo de pessoa. “…quando julgardes os vossos semelhantes, fazei-o com justiça…”. Cur’ane 4:58.

“ Ó Senhor meu, dilata-me o peito; facilita-me a tarefa; e desata o nó da minha  língua; para que compreendam a minha fala”. Curane 20:25 a 28.

- A Paciência: Nos grandes debates, onde todos querem manifestar as suas posições, torna-se difícil manter-se a calma e a paciência. Pois estas virtudes são difíceis de se obter, excepto aqueles que acreditam em Deus e se mantém firmes quando uma desgraça se abate sobre eles. “Ó meu filho, faça a oração (na sua devida hora), recomenda as pessoas para o bem (ma’ruf), proibi o ilícito (almunkar) e sofre pacientemente em tudo o que te suceda, porque isto é firmeza”. Cur’ane 31.17. “a paciência é a metade da fé”. Na Mesquita ou num agrupamento, quando vemos alguém a cometer algo errado (na ablução, na oração ou mesmo no comportamento), não devemos abordá-lo em público para lhe corrigir o erro cometido. Isso é uma imprudência e pode levar que ele fique ofendido e passe a ter vergonha de frequentar a mesquita. Com paciência, devemos convidá-lo para um local recatado e conversar com ele. De preferência quem o deve fazer, é um responsável religioso. Pelo prestígio e pela posição que ocupa, será a melhor pessoa para esclarecer.

- A bondade e um bom Coração: Com palavras brandas se conquistam os corações mais duros do que a pedra. Com a bondade, será mais fácil dialogar e aproximar as pessoas. “Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade.

Retribui (Ó Muhammad) o mal da melhor forma, e eis que aquele que nutria inimizade por ti, converter-se-á em íntimo amigo”. Cur’ane 41:34.

- Ser um Crente exemplar: É fácil recomendar aos outros para praticarem o bem. Mas infelizmente alguns não seguem o que aconselham aos outros. Por isso, certas pessoas deviam ser mais recatadas quando pretenderem exibir-se perante a sociedade, fazendo-se de grandes eruditos. “Ó fiéis, porque dizeis o que não fazeis? É muito odioso, perante Deus, dizerdes o que não fazeis”. Cur’ane 61: 2 e 3. O Profeta Salalahu Aleihi Wassalam referiu: “Um homem vai ser atirado ao inferno e ele dará voltas a si mesmo, como um burro faz para fazer andar o moinho da farinha. As pessoas (do inferno) vão reunir-se à sua volta e lhe perguntarão: “Ó fulano, não era você que ordenava os outros para o bem e proibi-los do mal?” E o homem responderá: “Eu costumava pedir aos outros para fazerem o bem (manruf), mas eu mesmo nunca o fazia e eu proibia os outros para praticarem o mal (munkar), enquanto eu tinha por hábito fazer o mal”. Bukhari 88: 218.

Com esta mensagem, termina o tema “Recomendar o bem (ma’ruf) e proibir o ilícito (al-munkar)”. ”Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

19/06/2014