quinta-feira, agosto 30, 2018

Os males que atingem o raciocínio e como tratá-los segundo o ISLAM!

Em nome de Deus, O Clemente! O Misericordioso! 


O Louvor é para Deus, O Louvamos, Imploramos Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Deus contra o mal das nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Deus guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Deus desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração exceto Deus e Testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Deus esteja com o Profeta Muhamad e com seus familiares, seus companheiros, e todos aqueles que seguirem seu exemplo até o Dia do Juízo, Deusuma Amin.

Irmãos e irmãs muçulmanos, amigos e caros leitores! É uma prática no ISLAM, na Oração de Sexta-Feira chamada de Salat Jumua (Salat=Oração e Jumua= sexta-feira),os dirigentes abordarem termos que educam ou amplia a educação e os conhecimentos do muçulmanos. Para isso são utilizados versículos do Alcorão Sagrado e Sunnas (Costume, modo de agir)do Profeta Muhammad (SAWS). 

Para os sábios muçulmanos existem 05 (cinco) atitudes humanas que podem trazer entendimentos destorcidos ou até completamente prejudiciais ao crescimento espiritual do crente. São elas:

0 1) A falta de conhecimento (Curta Visão);

0 2) Percepção desvirtuada;

0 3) Imitação dos pais; 

0 4) Falsa crença; e

0 5) Desconfiança na verdade.

Deus, Louvado Seja diz no Alcorão Sagrado: “Surata Al Insrá (Viagem Noturna 82):“ E revelamos, no Alcorão, aquilo que é bálsamo e misericórdia para os fiéis; porém, isso não fará mais do que aumentar a perdição dos iníquos”.

01) A falta de conhecimento (Curta Visão)

Falaremos particularmente de como tratar a curta visão e a falta de conhecimento. Para erradicar de uma vez por toda esse mal, basta seguir o que foi proposto pelo Profeta Muhammad (SAWS): “É dever de todo crente e toda crente buscarem o conhecimento, enquanto viverem”. Quando isso não acontece a pessoa se torna o que chamamos de “Maria vai com as outras”, ou seja, torna-se instrumento de pessoas inescrupulosas, que por ignorância ou mesmo por maldade vivem repassando falsas verdades. Para se chegar a uma conclusão, principalmente de coisas do Sagrado, é necessário buscar fontes seguras, analisar texto, contexto, até que todos os fatos e dados possam dar consistência à pesquisa. Feito isso, torna-se mister uma mudança de atitudes, substituir os atos ruins pelos bons o que lhe garantirá conhecimento e paz nessa e na derradeira vida. A respeito disso diz Deus, Louvado Seja no Alcorão Sagrado: 47ª SURATA - "MOHAMMAD 10” Porventura, não percorreram a terra, para ver qual foi à sorte dos seus antecessores? Deus os exterminou! Semelhante sorte haverá para os incrédulos”. Ainda a esse respeito dia Deus, Louvado Seja na 26ª SURATA "ACH CHU’ARÁ" (OS POETAS) 6 a 10: “Desmentem-na; porém, bem logo lhes chegarão notícias do que escarnecem! Porventura, não têm reparado na terra, em tudo quanto nela fazemos brotar de toda a nobre espécie de casais? Sabei que nisto há um sinal; porém, a maioria deles não crê. E em verdade, o teu Senhor é o Poderoso, o Misericordiosíssimo. 0h! Recorda-te de quando teu Senhor chamou Moisés e lhe disse: Vai ao povo dos iníquos”.

O muçulmano tem a obrigação de buscar esses conhecimentos e aplicar os conceitos alcorânicos e da sunnah do Profeta SAWS, em sua vida diária, uma vez que uma visão estagnada na vem a somar nessa e na outra vida.

02) Percepção desvirtuada

Nessa segunda parte que se trata da inércia e a falta de percepção é bastante comprometedor ao crente, uma vez que está em jogo o temor a Deus, Louvado Seja, ou seja, colocar em cheque, os pactos firmados com Ele, desde Adão até Muhammad (SAWS). Isso implicará diretamente na preparação para o dia do Juízo Final, no qual deliberará toda sua justiça. Assim como está escrito no Alcorão Sagrado: 59ª SURATA - "AL HAXR” (O DESTERRO) 18:19: “ Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis. E não sejais como aqueles que se esqueceram de Deus e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios. Estes são os depravados”!

Na verdade a percepção desvirtuada ou defeituosa liga o homem ao caminho da perdição e ao esquecimento de Deus, Louvado Seja, bem como de Suas determinações. Somente a recordação incessante de Deus, Louvado Seja, poderá fazer com que a nossa religião prevaleça.

03) Imitação dos pais; 

A terceira parte se trata da imitação cega aos nossos pais. Sem analisar à luz do ISLAM, se as suas atitudes tinha fundamentos ou não. Ou seja, só colocando em consideração o fanatismo, muitas vezes tribal, a ganância e o egoísmo, sem se que se importar com os nossos semelhantes. Para tratar esse grande mal, necessitamos seguir os procedimentos do Profeta Muhammad (SAWS), assim como está escrito no Alcorão Sagrado: 3ª SURATA – “AL-IMRAM” (A FAMÍLIA DE IMRAM)31: “Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo. 2ª SURATA – “AL-BACARA170. ”Quando lhes é dito: Segui o que Deus revelou! Dizem: Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais! Segui-las-iam ainda que seus pais fossem destituídos de compreensão e orientação”?

04) Falsa crença

Para tratar da quarta parte, que é a falsa crença ou errada deve substituí-la pela crença verdadeira, pois, Deus é justo e verdadeiro, como também é a Sua palavra e a Sua Religião! Podemos ver isso em alguns versículos do Alcorão Sagrado: 17ª SURATA - AL ISRÁ - A VIAGEM NOTURNA 81: “Dize também: Chegou a Verdade, e a falsidade desvaneceu-se, porque a falsidade é pouco durável”. 18ª SURATA - AL CAHF - A CAVERNA 39: “Por que quando entrastes em teu parreiral não dissestes: Seja o que Deus quiser; não existe poder senão de Deus! Mesmo que eu seja inferior a ti em bens e filhos”. 21ª SURATA "AL ANBIYÁ" (OS PROFETAS) 18: “Qual! Arremessamos a verdade sobre a falsidade, o que a anula. Ei-la desvanecida. Ai de vós, pela falsidade que (Nos) descreveis!”. 10 Yunus (Jonas) 35: “Pergunta-lhes: Existe algum ídolo, dentre os vossos, que possa guiar-vos à verdade? Dize: Só Deus guia à verdade. Acaso, Quem guia à verdade, não é mais digno e ser seguido do que quem não o faz, sendo ao contrário guiado? Que vos sucede pois? Como julgais assim?” 4ª SURATA - "AN-NISSÁN" - AS MULHERES 170: “Ó humanos, por certo que vos chegou o Mensageiro com a Verdade de vosso Senhor. Crede, pois, nele, que será melhor para vós. Porém, se descrerdes, saiba que a Deus pertence tudo quanto existe nos céus e na terra e que Ele é Sapiente, Prudentíssimo”. 

05)Desconfiança na verdade.

Para tratar a quinta atitude, que é a desconfiança na verdade precisa mudar esse quadro. Precisa reconhecer e abraçar a verdadeira crença, mais do que isso colocá-la em prática. Essa prática diária com certeza fará que a desconfiança desapareça e a verdade permaneça. Com isso cessará a confusão, uma vez a verdade estabelecida nossa felicidade nas duas moradas estarão garantidas. A esse respeito diz Deus, Louvado Seja, na Surata 14 - "IBRAHIM" ABRAÃO 10: “ Seus mensageiros retrucaram: Existe, acaso, alguma dúvida acerca de Deus, Criador dos céus e da terra? É Ele que vos convoca para perdoar-vos os pecados, e vos tolera até ao término prefixado! Responderam: Vós não sois senão uns mortais, como nós; quereis afastar-nos do que adoravam os nossos pais? Apresentai-nos, pois, uma autoridade evidente! E diz ainda na 06 SURATA - "AL-AN´AM" - O GADO 71: 72: “Pergunta-lhes: Devemos, acaso, invocar em vez de Deus, a quem não pode beneficiar-nos nem prejudicar-nos? Devemos, depois de Deus nos haver iluminado, voltar-nos sobre os nossos calcanhares, como (o fez) aquele a quem os demônios fascinaram e deixaram aturdido na terra, apesar de Ter amigos que lhe indicavam a verdadeira senda, dizendo-lhes: Vinde a nós! Dize: A orientação de Deus é a verdadeira Orientação, e foi-nos ordenado submeter-nos ao Senhor do Universo. 72.Praticai a oração e temei-O, pois sereis congregados ante Ele. Deus, Louvado Seja é Sapientíssimo!


Ó fiéis, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Deus intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24.


A paz esteja convosco!

Por: Hajj Hamzah Abdullah Islam