terça-feira, agosto 12, 2008

ISLÃ – CONHEÇA ANTES DE JULGAR!

ESPÍRITO DE TOLERÂNCIA NO ISLÃ

A Intolerância está a aumentando no mundo de hoje, causando a morte, genocídio, violência, perseguição religiosa, bem como confrontos em diferentes níveis. Algumas vezes é racial e étnica, algumas vezes, é religiosa e ideológica, outras vezes, é político e social. Em qualquer situação, é nociva e dolorosa. Como é que podemos resolver o problema da intolerância? Como podemos afirmar nossas próprias convicções e posições sem ser intolerante aos outros? Como é que podemos trazer tolerância para todo o mundo de hoje?

O QUE É TOLERÂNCIA PARA O ISLÃ

Literalmente a palavra "tolerância" vem do verbo tolerar que significa: consentir, permitir tacitamente (o que deveria ser censurado), suportar com indulgência, em fim, conviver em harmonia com a rica adversidade das culturas do mundo, as formas de expressão e o modo de ser de cada ser humano”.Em árabe, é chamado de "Tasamuh". Há também outras palavras que dão significados semelhantes, tais como "Hilm" (tolerância) ou “Afu” (perdão, perdão) ou “Safh” (esquecer, ignorar

A tolerância é um princípio básico do Islã. É um dever moral religioso. Não significa "concessão, condescendência ou indulgência”.Não significa falta de princípios, ou da ausência de gravidade sobre alguns princípios.

Também, tolerância no Islã não significa que nós concordamos com tudo ou acreditamos que todas as religiões são as mesmas. Veja o que diz a Surata 109 do Alcorão Sagrado:

Al Kafiroon – Surata 109

Bismi Allahi alrrahmani alrraheemi
1. Qul ya ayyuha alkafiroona
2. La aAAbudu ma taAAbudoona
3. Wala antum AAabidoona ma aAAbudu
4. Wala ana AAabidun ma AAabadtum
5. Wala antum AAabidoona ma aAAbudu
6. Lakum deenukum waliya deeni

Significado em Português

OS INCRÉDULOS

Revelada em Makka; 6 versículos.
109ª SURATA

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1. Dize: Ó incrédulos,
2. Não adoro o que adorais,
3. Nem vós adorais o que adoro(1937).
4. E jamais adorarei o que adorais,
5. Nem vós adorareis o que adoro.
6. Vós tendes a vossa religião e eu tenho a minha.
OS PRINCÍPIOS DA UNESCO SOBRE A TOLERÂNCIA DIZEM

Consiste com o respeito pelos direitos humanos. Contudo, a prática da tolerância não significa tolerância à injustiça sócial, o abandono ou enfraquecimento contra o Ilícito. E sim, aceitar o livre arbítrio imposto por Allah (SW) aos homens.Ele é livre para aderir às suas convicções sem ser molestado, podendo ser no máximo, admoestado, ou seja, instruído a retornar às sendas retas. Significa também aceitar que os seres humanos, naturalmente divergem uns dos outros na sua aparência, situação sócio econômica, discurso, comportamento e valores. Têm ainda, o direito de viver em paz e de ser como elas são.

TOLERÂNCIA VEM DO NOSSO RESPEITO E CONHECIMENTO DE ALGUNS CONCEITOS:

1. Respeito à dignidade humana;

2. Respeito à igualdade de todos os seres humanos,

3. Respeito aos direitos humanos universais e, o

4. Respeito à liberdade de pensamento, de consciência e de crença.

O Alcorão fala sobre o básico dignidade de todos os seres humanos. O Profeta (SAAS), falou sobre a igualdade de todos os seres humanos, independentemente da sua raça, cor, língua ou origem étnica. Shar’ah reconhece os direitos de todas as pessoas à vida, à propriedade, família, honra e consciência.

Seguem-se algumas passagens Alcorânicas e Sunnah alusivas ao assunto:

Surata Al Hujurat versículo 13: “Ó humanos, nos os criamos de um macho e uma fêmea e os separamos em nações e tribos para que conhecesse uns aos outros. Verdadeiramente, o mais nobre entre vocês para Allah é o mais piedoso. Verdadeiramente Allah é Onisciente

Disse o Profeta Muhammad (Que a paz, as bênçãos e a misericórdia de Allah esteja com Ele): “Ó povo! Se Allah é Único e seu pai Adão é um. Um árabe não é melhor que um não árabe e um não árabe não é melhor do que um árabe. Uma pessoa vermelha (108)não é melhor que uma negra e uma pessoa negra não é melhor que uma vermelha, exceto na piedade”(109).

Ensinou o Profeta (SAAS): “Há uma porção de carne dentro do corpo do homem, quando ela está purificada, todo o corpo fica purificado; quando está impuro todo o corpo permanece impuro. Essa porção é o coração”.

Todos Louvores para Allah o Senhor dos Mundos! Paz, bênçãos e misericórdias de Allah sobre o Profeta Muhammad e seus familiares, seus companheiros e seguidores até o dia do Juízo Final.

Fonte: Muzammil H. Siddiqi, Ph.D.