segunda-feira, junho 15, 2015

10 Maneiras para Preparar o Ramadão

Os Sahaba (Companheiros) preparavam-se para o Ramadão com seis meses de antecedência  - Por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

  O bendito e mais belo mês está próximo! Que melhor momento para se preparar para ele que agora! Alguns de nós enganamo-nos pensando que, quando chegar o Ra-madão, vamos mudar de repente e adorar a Deus (ár. Allah) noite e dia, mas só nos enganamos a nós mesmos ao pensar assim.

 Os Sahaba (companheiros do Profeta Muhammad (s.a.w.) preparavam-se para o Ramadão com seis meses de antecedência. Assim, se realmente queremos aproveitar ao máximo este Ramadão, temos que prepararmo-nos desde agora.

 Este pode ser o nosso último Ramadão, pois a vida é tão incerta. Na verdade, não há dúvida de que temos que fazer tudo o possível para atingir a recompensa de todo o bom acto, que no mês de Ramadão se multiplica muitas vezes.

 O Profeta (sallallahu alayhi wa salam) disse: "O que se aproxima de Deus nele (no mês de Ramadão) com uma só oração (voluntária), é como o que leva a cabo um acto obrigatório noutros tempos. E quem realiza um acto obrigatório durante o mesmo, é como o que rea-lizou setenta actos obrigatórios noutros tempos". - (Sa-hih Ibn Khuzaymah, nº. 1887).

Se houvesse saldos de 75% nas lojas, seguramente as pessoas ficariam loucas e até fariam fila toda a noite com o fim de ser o primeiro na loja e aproveitar esta oferta es-pecial. Da mesma maneira, porque não aproveitar as imensas recompensas que estão disponíveis no Rama-dão?

A melhor maneira para tirar o máximo benefício deste Ramadão e apoderar-se das imensas recompensas que estão disponíveis é preparar-se desde agora.

Apresenta-se, seguidamente, 10 maneiras mediante as quais podemos prepararmo-nos para este formoso e abençoado mês, a partir de AGORA:

1. Os jejuns voluntários

Que melhor maneira de nos prepararmos para jejuar durante 30 dias consecutivos no Ramadão que jejuar os jejuns voluntários?

O jejum a segunda e sexta-feira:

Abu Hurairah (r.a.) informou que a maioria das vezes o Profeta (s.a.w.) jejuava segunda e sexta-feira. Foi-lhe perguntado sobre isso e ele disse: "As acções das pes-soas apresentam-se perante Deus todas as segundas e sextas-feiras. Deus perdoa a todo o muçulmano, excep-to aqueles que se atraiçoam entre si." E ele acrescentou: "Deixa-os para mais adiante". - (Ahmad; Hasan).

Outra maneira é a de jejuar nos dias brancos (13, 14 e 15 de cada mês islâmico):

 Abu Al-Tharr Ghefari (r.a.) disse: "O Mensageiro de Allah (s.a.w.) disse: "Ó Abu Tharr, se jejuares três dias de cada mês, então jejua a 13, 14 e 15, pois estes são chamados de al-ayaam al-bidh, os dias brancos". - (Ah-mad, an-Nisaa'i e at-Tirmidhi; Sahih).

Portanto devemos jejuar estes dias com o fim de nos prepararmos para o jejum de Ramadão e inclusivamente depois do Ramadão devemos continuar a fazê-lo, já que o jejum intercederá por nós, no Dia do Juízo:

 O Mensageiro de Deus (s.a.w.) disse: "O jejum e o Alcorão intercederão pelo servo no Dia da Ressur-reição. O jejum dirá: ‘Ó Meu Rabb (Senhor)! Eu evitei alimentos e desejos; por isso aceita a minha interces-são por ele!’ E o Alcorão dirá: ‘Eu impedi-o de dormir durante a noite; por isso aceita a minha intercessão por ele’. E o Mensageiro (s.a.w.) disse: 'E será permitida a intercessão deles'." - (Ahmad, al-Tabarani, Al-Hakim, Sa-hih).

2. Recitar o Alcorão
Deus, o Exaltado, disse:

 «O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de Orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais». - (Sura al-Baqarah, 2: 185).

 Ramadão é o mês em que o Alcorão começou a ser revelado pela primeira vez, por isso é o mês do Alcorão. Devemos dedicar grande parte deste bendito mês a recitar o Alcorão.

 Az-Zuhri disse sobre a chegada do Ramadão: "Trata-se de recitar o Alcorão e alimentar os pobres".

 Abdur-Razaq disse: "Quando chegava o Ramadão, Sufyan Ath-Zawri renunciava a todos os actos de adoração voluntários e dedicava-se à recitação do Alcorão".

 Mas para muitos de nós o Alcorão poderá ter reunido uma grande quantidade de pó, desde a última vez que o tivemos nas mãos.

Como o Ramadão se aproxima rapidamente, devemos soprar o pó e começar a construir uma relação estreita com o Alcorão para que interceda por nós no Dia do Juízo:

 "Recitar o Alcorão tanto quanto o possamos, porque será intercessor para o seu recitador no Dia do Juízo". - (Muslim).

 Aquele que recitar o Alcorão, estará na companhia dos anjos:

 'A'ishah (r.a.) relatou que o Profeta (s.a.w.) disse: "De facto, aquele que recita o Alcorão muito bem, sem problemas, e, correctamente, estará na companhia de anjos nobres e obedientes. Enquanto a pessoa que recita com dificuldade, tartamudeando ou tropeçando nos seus versículos, esse terá o dobro da recompen-sa". - (Al-Bukhari e Muslim).

 Há dez recompensas por cada letra recitada do Alcorão em tempos normais, mas no Ramadão estas recompensas multiplicam-se:

 "O que lê uma letra do Livro de Allah, terá uma recompensa, e esta recompensa será multiplicada por dez. Não estou a dizer que 'Alif, Laam, Mim' (uma combinação de letras mencionados com frequência no Sagrado Alcorão) é uma letra; estou a dizer que 'Alif' é uma letra, 'Laam' é uma letra e 'Mim' é outra letra". - (At-Tirmidhi).
Assim, que melhor momento, para nós, para conse-guirmos o hábito de recitar o Alcorão que começar a fazê-lo agora mesmo? Devemos recitar o Alcorão com os seus significados e tratar de entender e pô-lo em prática na nos-sa vida diária.

Devemos fixar metas realistas sobre quanto devemos começar a recitar cada dia. Por exemplo: vamos recitar 1 ou 2 páginas por dia, a metade de um juz (parte), ou 1 juz etc. Devemos recitar tudo o que possamos e logo ir aumen-tando a recitação, gradualmente.

 3. Rezar orações voluntárias (nafil) 
No Ramadão cada oração voluntária leva a recompensa de uma oração fard (obrigatória) em tempos normais e não há nada com mais recompensa que uma oração fard, pelo que pode imaginar-se as imensas recompensas que estão disponíveis no Ramadão, por cada oração voluntária que rezamos.

 O Profeta (sallallahu alayhi wa salam) disse: "O que se aproxima de Deus nele (no Ramadão) com uma só oração (voluntária), é como o que leva a cabo um acto obrigatório, noutros tempos. E quem realiza um acto obrigatório durante o mesmo, é como o que realizou setenta actos obrigatórios noutros tempos". - (Sahih Ibn Khuzaymah, nº. 1887).

 Com o fim de aproveitar estas imensas recompensas devemos começar agora a rezar todas as orações diárias Sunnah e Nafil. Assim, quando o Ramadão chegar já teremos o hábito de rezar a Sunnah e Nafil e poderemos aumentar as nossas orações voluntárias, mais ainda, durante o Ramadão. Isto seria mais difícil, se não tivés-semos o hábito de fazer orações Sunnah e Nafil, em tem-pos normais.

 Ao aumentar a nossa adoração voluntária podemos ganhar mais proximidade a Deus, assim como a companhia do Mensageiro de Allah (s.a.w) no Paraíso.

 4. Fazer Du'a (Súplica)
 Muitos de nós não dedicamos todo o tempo que deve-ríamos a fazer Du'a. Inclusivamente se o fazemos, é depressa e sem que os nossos corações e mentes estejam presentes, enquanto estamos suplicando a Deus.

Muitos de nós apressamos a nossa “Du'a” e os nossos corações, muitas vezes, não estão presentes enquanto estamos suplicando a Deus. Com isso, perdemos em grande parte os benefícios e bênçãos de cada “Du'a”. Há que prestar mais atenção à nossa Súplica (Du'a), tratando concentrar-se mais e ser mais sincero em imaginar Deus na nossa Súplica, vendo-nos como Lhe suplicamos. Devemos humilhar-nos, sentir-nos baixos e não dignos, diante de Deus. Devemos tentar chorar se podermos e ter esperança COMPLETA de que Deus aceitará a nossa Súplica (Du'a), se não neste mundo, então no Além.

 Deus diz no Alcorão: "Quando os meus servos te perguntam sobre Mim, (diz-lhes) estou de facto próximo (deles). Escuto a oração de todos os suplicantes quan-do Me pedem".

 O lugar de “Du'a” é tão honorável a Allah que o Profeta (s.a.w.) disse: "Nada é mais honroso para Allah, o Altíssimo que a Súplica (Du'a)". - (Sahih al-Jami` nº. 5268).

 É o mais excelente da oração:
 Também disse: "A adoração mais excelente é a Du'a". - (Sahih Al-Jami` nº. 1133)

Assim, entremos no hábito de fazer a súplica (du'a) sincera, do profundo do nosso coração, e não sejamos negligentes quando suplicamos a Deus. Que melhor momento que agora para conseguir o hábito de fazer mais intensa e sincera a nossa suplicação (du'a)? Assim, quando chegar o Ramadão teremos o costume de fazer uma longa, sincera e intensa súplica (du'a), que seja facilmente aceite durante este bendito mês, especialmente enquanto estamos de jejum e na última parte das noites, durante Tahajjud.

Pode ser útil fazer uma lista do que deveríamos pedir a Allah durante a súplica, ajudando-nos a fazê-la, cobrindo tudo o que queremos pedir a Allah.

5. Arrependimento sincero
 Ramadão é o mês em que podemos obter misericórdia e perdão de Deus, por todos os nossos pecados passados e presentes.

 Devemos saber que Deus é o mais Misericordioso e Compassivo, e gosta de perdoar:

 Deus disse: "Ó filho de Adão! Se os teus pecados chegassem até às nuvens do céu e buscasses o Meu perdão, Eu perdoar-te-ia".

 Quando uma pessoa peca e logo se volta, sinceramente, para Deus em busca do perdão, encontrará Deus aberto a aceitar o seu arrependimento e perdoá-lo-á, como indica este versículo: «E quem cometer uma má acção ou se condenar e, em seguida (arrependido), implorar o per-dão de Deus, sem dúvida achá-Lo-á Indulgente, Miseri-cordioso». - (Alcorão, Al Nisaa, 4: 110).

Portanto, devemos adquirir, agora, o hábito de arrepen-der-se perante Deus para que no Ramadão realizemos o melhor arrependimento e continuemos fazendo-o durante todos os dias das nossas vidas.

 Que desgraçada é a pessoa que, ao finalizar o Ramadão, não ganha nenhum perdão de Deus para os seus pecados e termina acumulando mais pecados na sua conta.

 6. A generosidade e caridade
 O Profeta Muhammad (s.a.w.) fazia-se ainda mais gene-roso no Ramadão do que já era.

 Ramadão é um tempo para a generosidade e entrega. É um momento em que pensamos sobre os que têm menos que nós, e damos graças a Deus por tudo o que nos deu. Ramadão é um mês honorável e bendito, e as recompen-sas pela generosidade multiplicam-se nele.

 O Profeta (sallallahu alayhi wa sallam) disse: "A melhor caridade é a que se realiza no Ramadão". - (At-Tirmidhi).

Também disse: "O que dá de comer a uma pessoa que jejua ganhará a mesma recompensa que o jejuante, sem diminuir a recompensa da pessoa que jejua". - (Ahmad).

 Portanto devemos praticar a caridade desde agora; assim, quando chegar o Ramadão aumentaremos a nossa generosidade, dando aos menos afortunados que nós. Certamente, na outra vida lamentaremos o que não gastá-mos no caminho de Allah.

7. Controlar a línguaRamadão é um tempo onde devemos controlar os nossos desejos (nafs) assim como a nossa língua:

O Profeta Muhammad (sallallahu alayhi wa salam) disse: "O jejum não é abster-se de comer e beber, mas também do discurso vão e da linguagem calão. Se um de vós estiver sendo maltratado ou molestado, deve dizer: 'Estou de jejum, estou de jejum’". - (Ibn Khu-zaimah, Ibn Hibban).
Portanto, devemos proteger a nossa língua do discurso vão e da linguagem calão. A protecção da língua faz-se evitando a mentira, a difamação, a calúnia, os boatos, as palavras falsas e outras coisas que foram proibidas no Alcorão e na Sunna.

 Aqueles que controlam as suas línguas são dos melhores dos muçulmanos:

Ao Profeta (sallallahu alayhi wa salam) foi perguntado: "Qual é o melhor muçulmano?" Ele respondeu: "Aquele de quem os outros muçulmanos estão a salvo da sua língua e da sua mão". - (Tirmidhi, # 2504).

Não devemos enganar-nos a nós mesmos, pensando que no momento em que chegue o Ramadão se produzirá uma rutura repentina dos nossos hábitos de vida e vamos con-trolar as nossas línguas. De novo, isto é outro grande engano. Temos que começar a controlar as nossas línguas antes do Ramadão, para que possamos mudar os maus hábitos, já que não é um processo de um dia para outro.

Então, como poderemos começar a controlar as nossas línguas? Isso pode-se conseguir, "pensando antes de dizer alguma coisa". Não falar sem antes pensar no que vamos dizer.

Há que pensar antes de falar e, antes de dizer alguma coisa, devemos pensar se o que vamos dizer vai agradar ou desagradar a Deus.

 Se duvidamos de que o que estamos a ponto de dizer pode desgostar a Allah, então devemos abster-nos de o dizer. Se não temos nada bom que dizer, então segura-mente é melhor não dizer nada em absoluto. Relembremos que seremos responsáveis de tudo o que dissermos nas nossas vidas, pelo que devemos começar a tomar respon-sabilidade quanto ao que sai das nossas bocas, de contrário vamos lamentar depois, quando já for demasiado tarde. Portanto, temos que entrar no hábito de "pensar antes de falar".

 Assim vamos começar a controlar as nossas línguas agora para que no momento em que chegue o Ramadão tenhamos adoptado bons hábitos e tenhamos conseguido o controlo das nossas línguas, abstendo-nos de dizer alguma coisa que possa desgostar a Deus.

 RECORDEMOS: Se não protegemos as nossas lín-guas, então os nossos jejuns serão em vão:

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Deus não neces-sita do jejum de quem não abandona a sua hipocrisia ao falar ou actue de acordo com o seu falso discurso". - (Sahih Bukhari).
8. Melhoria de carácter e costumes

O Profeta (s.a.w.) veio a aperfeiçoar o carácter do ser humano e o melhor desta Ummah é o que tem melhor carácter:

 O Profeta (s.a.w.) disse: "Os melhores entre vós são os que têm os melhores modos e carácter". - (al-Bukhari).

O Mensageiro de Deus (sallallahu alayhi wa salam) disse: "Não há nada mais pesado na balança da outra vida que um bom carácter”. - (Tirmidhi e Abu Dawud).

 O Mensageiro de Deus (sallallahu alayhi wa salam) tam-bém disse: "Os mais amados por mim e os mais pró-ximos de mim nos assentos no Dia da Ressurreição serão os que têm os melhores modos e conduta entre vós, que estão próximos em boas relações com os demais e são humildes; e os mais odiados por mim e que estarão nos assentos mais afastados de mim são os que são faladores e arrogantes". - (Tirmidhi).

 Seguramente, se o bom carácter e os modos são os elementos com mais peso na balança, então podemos imaginar que serão ainda muito mais pesados se nos comportamos com bom carácter e bons modos durante o Ramadão.

 Assim, pois, esforcemo-nos em aperfeiçoar os nossos costumes, carácter e conduta e recordemos que estas boas acções serão as que terão mais peso na balança e nos permitirão chegar aos mais altos níveis no Paraíso e à maior proximidade com Deus.

 9. A moderação no comer
 Sob a autoridade de Al-Miqdaam Ibn Maadiy-Karib que disse: Escutei o Mensageiro de Allah dizer: "É suficiente comer uns bocados de comida para manter as costas rectas. Se tem que comer mais, assegure-se de que só um terço do seu estômago deverá estar cheio de comida, um terço deverá deixar para a água e o terço restante para o ar". - (Ahmad, At-Tirmidhi, An-Nisaa'i, Ibn Majah).

 Ibrahim al-Naja'i, um dos mestres de Imame Abu Hanifa, que Allah tenha piedade deles, mencionou: "Os povos que se arruinaram antes de vós tinham estas três características: falar demasiado, comer demasiado, e dormir demasiado".

Não há dúvida de que comer em excesso não só é causa de muitas enfermidades, mas também é um factor impor-tante que nos impede de maximizar a nossa adoração a Deus.

 Ash-Shafi disse: "não me enchi em dezasseis anos, porque o estar cheio faz com que o corpo esteja pesado, elimina compreensão clara, induz o sonho e faz com que se seja débil para o culto".

Muitos de nós jejuamos durante o Ramadão durante o dia e depois de Iftar (quebra de Jejum) compensamos toda a comida que perdemos com grandes refeições.

 Sem dúvida, isto vai contra o propósito do Ramadão, que é ser moderado no comer e recordar os que têm menos que nós. Como vamos recordar os menos favorecidos se comemos em excesso antes e depois dos nossos jejuns?

Mediante o controlo que fizermos do que comemos, desde agora, não só beneficiaremos a nossa saúde a curto e longo prazo, como também uma alimentação moderada far-nos-á menos pesados e permitir-nos-á maximizar a quantidade de orações que fazemos todos os dias, durante o Ramadão e no resto das nossas vidas.

"A prova de Adão (a.s.) foi a comida e será a tua prova até ao Qiyamah (Juízo Final)." - Al-Hassan Al-Basri. 

"O que toma o controlo do seu estômago consegue o controlo de todas as boas obras". - Sabedoria tradicional.

 E também: "A sabedoria não reside num estômago cheio".

 Um dia, Al-Hassan ofereceu algo de comida ao seu companheiro que disse: "Comi até já não ser capaz de comer". Ao que Al-Hassan disse: "Subhaana Allah! Um muçulmano come até que já não é capaz de comer?"

10. Implementação da Sunnah na vida diária
Seguir a Sunnah é uma ordem de Allah:

 «Dize (ó Profeta): ‘Se verdadeiramente amais a Deus, segui-me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas, E Deus é Indulgente, Misericordioso’». - (Alcorão, 3:31).

 Se seguimos o Profeta (sallallahu alayhi wa salam) em todos os aspectos das nossas vidas, então tudo o que fazemos converter-se-á num culto a Deus, inclusivamente ir ao banheiro, tomar um banho, vestir-se e despir-se, etc.

 Revivendo a Sunnah na nossa vida quotidiana:
 O Profeta (sallallahu alayhi wa salam) disse: "O que revive um aspecto da minha Sunnah que se tenha olvidado depois da minha morte, terá uma recompensa equivalente à das pessoas que o seguem, sem desme-recer no mais mínimo da recompensa dos que lhe seguiram”. - (Tirmidhi).

O melhor hábito nas nossas vidas é pôr em prática a Sunnah, em cada aspecto das nossas vidas, para que toda a nossa vida e tudo o que fazemos, durante a mesma, possa converter-se num culto a Deus.

Podemos fazer isto aprendendo, pouco a pouco, toda a Sunnah, as súplicas (du’as) correspondentes a todos os aspectos do nosso dia: despertar, entrar e sair da Mesquita e de casa, vestir-se e despir-se, etc. Assim poderemos conseguir o hábito de aplicar a Sunnah em cada momento da nossa vida quotidiana, de maneira que, quando o Ramadão começar, podermos seguir aplicando a Sunnah e ganhar ainda mais recompensas.

 Que Deus nos ajude a tirar o melhor deste Ramadão e que seja uma salvação para nós na outra vida. Ámen.


Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 14/06/2015