sábado, julho 27, 2013

Khutb A Batalha de Badr - Centro Islâmico de Brasilia

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan
Assunto : A Batalha de Badr
Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final Hoje vamos conversar sobre A grande Batalha de Badr aconteceu no décimo sétimo dia do mês do Ramadan, dois anos após a Hijra. O dia de FURQAN no qual Allah(SWT), separou os fiéis dos incrédulos, para mostrar aos fiéis de quem estão com Allah(SWT) sempre são vitoriosos,Esta foi a primeira batalha em que os muçulmanos combateram os infiéis e é, até agora, a mais famosa e mais conhecida por causa dos diversos acontecimentos extraordinários que ali ocorreram. Foi uma batalha fundamental nos primórdios do Islã e uma virada na luta de Muhammad (SAAW) contra seus opositores, os coraixitas, em Meca. A batalha tem sido transmitida na história islâmica como uma vitória desisiva atribuída à intervenção divina. Embora seja uma das poucas batalhas especificamente mencionada no livro sagrado o Alcorão, praticamente todos os conhecimentos contemporâneos da Batalha em Badr provém dos relatos tradicionais islâmicos, tanto Hadith como as biografias de Muhammad (SAAW), escritos décadas após a batalha, passada de pai para filho, valorizando os fatos ocorridos que mudou a história. Sabemos que os muçulmanos entraram na Batalha de Badr em uma sexta-feira. Eles partiram com poucos soldados e não pretendiam lutar. Os coraixitas vieram com um exército com um maior número de soldados e uma grande quantidade de provisões que podiam durar muitos dias. Os infiéis queriam que esta fosse uma vitória que aterrorizasse todos os árabes. Eles queriam acabar com os muçulmanos de uma vez por todas e os números eram muito desequilibrados a favor deles. Imaginemos os fiéis com seu pequeno exército partindo com a intenção de desafiar um exército bem equipado, três vezes maior. A Batalha de Badr foi um dia do FURQAN, no qual separou os fiéis dos incrédulos, o certo do errado, das maldades feitas pelos incrédulos para a Luz do Islam , assim os muçulmanos entraram no caminho da senda reta. O Mensageiro de Allah (SAAW) poderia facilmente ter ordenado que os fiéis lutassem e eles não teriam hesitado em cumprir a ordem. Porém, o Profeta salientava que seus seguidores deveriam lutar com convicção e Fé. E assim nos ensinar uma lição. O Profeta Muhammad (SAAW) ficou muito satisfeito e disse "Adiante e animem-se, porque Allah prometeu a mim um de dois (ou a caravana ou a batalha) e por Allah(SWT) é como se agora eu visse o inimigo prostrado." Muhammad (SAAW) passou toda a noite anterior à batalha em oração e súplica, mesmo sabendo que Allah (SWT) havia garantido a vitória. Foi por causa de seu amor, adoração e submissão a Allah (Louvado Seja) que ele assim o fez. Pois esta é a forma mais elevada de adoração. Há tempos os coraixitas humilhava, castigava, explorava, torturava os muçulmanos em Meca, tudo isso fez com que os muçulmanos aprende-se da pior forma a ter paciência aumentar a Fé em Allah(SWT). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL HAJJ vers 39 e 40: “É permitido o combate aos que são combatidos, porque sofreram injustiça. – E, por certo, Allah, sobre seu socorro, é Onipotente.- Esses são os que, sem razão, foram expulsos de seus lares, apenas porque disseram: “Nosso Senhor é Allah.” E, se Allah não dtivesse os homens uns pelos outros, estariam demolidos eremitérios e igrejas e sinagogas e mesquitas, em que o nome de Allah é amiúde mencionado. E, em verdade, Allah socorre a quem O socorre. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso.” Também disse Allah( SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL BACARA vers 193; ”E combatei-os, até que não mais haja sedição pela idolatria e que a religião seja de Allah. Então se se abstiverem, nada de agressão, exceto contra os injusto.” Meus irmão, a perseguição sobre os muçulmanos, ocorreu em função deles declararem : “ACHARRADO NA LAILLAHA ILLAH ALLAH UA ACHARRADO ANA MUHAMMAD RASSUL ALLAH.”( Testemunho que não há Divindade a não ser Allah , e testemunho que o Profeta Muhammad é seu servo e Mensageiro).” E naquela mesma noite, quando as tensões deveriam estar elevadas por causa de um dos maiores acontecimentos da história, a noite que antecedia à batalha para o avanço ou a derrota do Islã, em lugar de estarem nervosos, preocupados ou insones, os muçulmanos usufruíram de um sono reparador. Uma Batalha preparada contra um grupo de fiéis despreparados. Mesmo com tudo isso, confiavam em Allah (SWT) e em Seu Mensageiro e queriam, e até esperavam, dar suas vidas deste mundo em troca da morada eterna no Paraíso. Por causa de sua devoção, Allah (SWT) enviou o socorro e a vitória E assim, os muçulmanos venceram os infiéis, impondo-lhes uma derrota humilhante com a ajuda de Allah (SWT). Disse o Profeta Muhammad (SAAW): “Ninguém completa sua Fé até combaterem em guerras contra o Islam.” Após quinze anos desde o início do Islam ocorreu a primeira Batalha no Islam, esse fato que no início os muçulmanos sofreram e passaram dificuldades e perseguição, humilhação, mas com tudo isso eles fortaleceram sua Fé no Islam. Disse o Profeta Muhammad(SAAW): “ O forte segura seus instintos e nos ensinou a ter paciência, até atender nossas necessidades.”Realmente, mais uma vez Allah(SWT) cumpriu Sua promessa Os infiéis, com todo o seu poder se voltaram e fugiram dos muçulmanos com extrema humilhação. Temos como exemplo os companheiros do Profeta Muhammad(SAAW) , que tiveram paciência após todas as dificuldades que passaram até Allah(SWT) dar a vitória para os muçulmanos. Amados irmãos, que Allah (SWT) nos ajude adorar com o máximo das nossas forças durante as noites do Ramadan e nos ajude a adorar Allah como merece ser adorado! Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

FURQAN = E A SEPARAÇÃO DO VERDADEIRO DO FALSO(DISCERNIMENTO)

HADITH=DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

HIJRA= CALENDÁRIO MUÇULMANO, TEM SEU INÍCIO A SAÍDA PROFETA DE MECA.

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

As Boas Maneiras nas Brincadeiras

Bismillah Arahmani Arahim

O Profeta (S) passou um dia por um grupo de seus companheiros que praticavam tiro ao alvo com setas. Disse-lhes: “Atirem, ó descendentes de Ismael, pois o seu ancestral foi arqueiro. Atirem, que estou torcendo para fulano.” Um dos dois grupos parou de atirar. O Rassulullah (S) lhes perguntou: “Por que não estão atirando?” Responderam: “Como vamos atirar se o senhor está torcendo por eles?” O Profeta (S) disse: “Atirem que estou torcendo por todos.” (Bukhári)

Alguns etíopes estavam brincando na mesquita, estando o Profeta (S) presente. Quando Omar (t) entrou na mesquita, pegou umas pedrinhas e atirou neles. O Profeta (S) disse: “Deixe-os, ó Omar.” (Bukhári)

Um dia um homem foi ter com o Profeta (S) e lhe disse: “Ó Rassulullah, dá-me um transporte.” O Profeta (S) disse, brincando: “Eu o carrego numa cria de fêmea de camelo.” O homem pensou que a cria de fêmea de camelo fêmea seria pequena e fraca para carregá-lo. Disse ao Rassulullah (S): “O que faço com a cria da fêmea de camelo?” O Profeta (S) lhe disse: “Será que a fêmea de camelo dá cria a outra coisa?” (Abu Daúd e Tirmizi)

O Islam não rejeita as brincadeiras e o laser permitido. O Profeta (S) costumava brincar com seus companheiros e só falava a verdade.

Há boas maneiras que o muçulmano deve seguir em suas brincadeiras:

O falar a verdade nas brincadeiras: O muçulmano se afasta da mentira nas brincadeiras. O Profeta (S) advertiu sobre a mentira nas brincadeiras, dizendo: “O servo só crê verdadeiramente quando deixar a mentira nos casos sérios e nas brincadeiras.” (Ahmad e Tabaráni).

O equilíbrio nas brincadeiras: O Rassulullah (S) disse: “Não exagere no riso, pois o excesso de riso anula o coração.” (Tirmizi). É dever do muçulmano, também, entender a importância do tempo. Por isso, não deve perder muito tempo em brincadeiras e lazeres, negligenciando, assim, as obrigações e os direitos.

O afastar-se da zombaria: É dever do muçulmano afastar-se, nas brincadeiras e da zombaria dos outros. Não se deve difamá-los deles ou expor seus defeitos de forma que cause risos e mofas. Allah, Ta’ála, diz: “Ó crentes, que nenhum povo zombe de outro; é possível que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis mutuamente com apelidos. Muito vil é o nome que denota maldade (para ser usado por alguém), depois de ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependerem serão os injustos.” (49:11)

A boa intenção nas brincadeiras: Como se sociável com os amigos, o ter afeto por eles, o consolá-los, o afastar o aborrecimento e o desânimo deles.

A escolha do tempo e do local propícios: Há tempos e locais em que é desaconselhável rir e brincar como as horas da oração, na visita aos cemitérios, na hora de se lembrar da morte, na recitação do Alcorão, no encontro com o inimigo e nos locais de estudo.

Não se deve brincar em questões de casamento, divórcio e arrependimento. O Profeta (S) advertiu sobre as brincadeiras nessas três coisas e mostrou que em caso de brincadeira e seriedade vale como seriedade. Se uma pessoa brincar em se divorciar da mulher, o divórcio torna-se válido. O Rassulullah (S) disse: “Três coisas são sérias quer sejam feitas com seriedade ou brincadeira: O casamento, o divórcio e o arrependimento (tomando a esposa de volta após o divórcio).” (Abu Daúd).

Não se deve brincar com armas: O muçulmano não amedronta o irmão, nem aponta arma para ele, mesmo por brincadeira. Pode ser que o Satanás sussure no seu ouvido e o faça injuriar o irmão muçulmano. O Rassulullah (S) disse:

“Quem apontar armas para nós não faz parte de nós.” (Muslim)

Da mesma forma, o muçulmano não faz brincadeiras com as mãos, porque isso reduz o respeito entre eles. Pode até causar inimizade entre eles.

Não se deve brincar com as questões religiosas: O muçulmano respeita a sua religião e considera sagrados os seus rituais. Por isso, ele se afasta das brincadeiras contém zombarias, por Allah, exaltado seja, por Seus anjos por Seus profetas, e pelos rituais do Islam.
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O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

Lailatu Al-Qadr (Noite de Decreto - A Noite Abençoada)‏

Louvado seja Allah, Senhor do Universo.O Louvamos, Imploramos a Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações . Aquele que Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá guiar. Testemunho que não há divindade digna de adoração exceto Allah e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhammad, seus familiares, companheiros e todos os seguidores, aqueles que ouvem a exortação e que seguem a orientação, e que nós estejamos entre eles. Amin!

Irmãos estamos entrando nos últimos 10 dias do Ramadan. Passamos pelas noites da misericórdia, passamos pelas noites do perdão, e estamos entrando nas noites da Salvação do Fogo do Inferno. E como sabemos dentre essas 10 noites há uma delas que é melhor do que mil meses, a noite do Decreto (Laylatul Qadr).

Allah disse no Quran Al Karim:

Por certo, fizemo-lo descer na noite do Decreto. E o que te faz inteirar-te do que é a noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que 1000 meses. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.

A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira descida do Quran al Karim. Como sabemos o Quran al Karim sofreu 2 descidas. A primeira no Laylatul Qadr quando o Quran desceu da Tábua Preservada que está no sétimo céu até o céu da terra. Allah disse no Quran: Sim, Este é um Alcorão Glorioso, Inscrito em uma Tábua Preservada. (85:21-22)

E a segunda descida ocorreu do primeiro céu até a terra por intermédio do anjo Gabriel (A.S). Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. O Espírito é o Anjo Gabriel AS. Quais são as ordens que estes anjos estão encarregados nessa noite? São as ordens concernentes ao nascimento, a morte, prosperidade,adversidade, saúde, enfermidade, tudo que ocorrerá a a partir desta data até a noite do Decreto do próximo ano. Allah disse também no Quran:"Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente, por ordem Nossa, porque enviamos (a revelação). Como misericórdia do teu Senhor, sabei que Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo." (44:3-6)

Viram a importância desta noite? Irmãos nós estamos entrando para uma noite especial e talvez a melhor das nossas vidas, portanto vamos levar a sério a importância dessa noite. O Profeta sabia qual era essa noite, mas esqueceu. É relatado que o Anjo Gabriel AS havia informado o Profeta Muhammad sobre qual seria essa noite, e então o Profeta dirigiu-se até seus companheiros para informá-los, mas quando chegou na mesquita encontrou dois muçulmanos discutindo. O Profeta intercedeu para resolver a situação, mas após isso havia esquecido o dia que o Anjo Gabriel havia lhe dito. Claro que isso aconteceu com a anuência de Allah. Então o Profeta começou a procurar por esta noite no Ramadan. Até que o anjo Gabriel o informou que esta noite encontrava-se em uma das 10 últimas noites do Ramadan.

Essa noite é a noite em que o Nobre Alcorão foi revelado. A noite em que a luz da orientação desceu à terra para os humanos. Ela está entre qualquer uma dessas últimas 10 noites, alguns sábios dizem que esta noite é a noite 27, mas Allahu Alam, pode ser qualquer uma dessas últimas 10 noites, pois existem diversos ahadiss que dizem que pode ser no dia 23, outros no dia 25, outros hadiss dizem que seria nas noites impares, e ainda alguns sábios crêem que esta noite pode variar de Ramadan a Ramadan dentro destes 10 dias. Portanto irmãos não se apeguem a nenhuma data específica e adorem a Allah sinceramente nesses últimos 10 dias.

Quais são as recompensas daquele que adora a Allah nessa noite?

1) Perdão de todos os pecados. O Profeta disse: Quem realizar orações durante a noite do Decreto (Laylatul Qadr) com fé e com esperança na recompensa de Allah lhe serão perdoados seus pecados anteriores. (Sahih Bukhari).

Subhan Allah, todos os pecados sejam pequenos ou grandes. Mas a condição é que se adore a Allah e faça a oração durante toda a noite do Decreto com fé, ou seja, somente por Allahu Taala e com esperança na recompensa Dele, ou seja, com esperança de ser escrito entre os salvos do Fogo.

2) Recompensa de 1000 meses de Adoração. Uma oração nessa noite é melhor do que 84 anos de adoração, porque talvez você adore a Allah durante 84 anos sem sentir realmente Allah no seu coração. Mas talvez nessa noite você faça tudo aquilo que você não faria em 84 anos, na busca da Satisfação e do Perdão de Allah. Então essa noite é melhor para ti do que 84 anos. Se você adorar a Allah verdadeiramente como Ele merece ser adorado, se humilhando perante Ele e suplicando a Ele será melhor para você do que 1000 meses. E na tua balança no Dia do Juízo estarão as boas ações que você fez nessa noite como se você houvesse feito isso por mais de 84 anos consecutivos.

3) O Duaa (súplica) é atendida. Lembrem-se que combinamos de anotar os duaa principais e suplicarmos com fé durante todo o Ramadan, portanto nessa noite aumente mais ainda os seus duaa e a fé com a qual suplica. Lembrem-se que nós combinamos de fazer juntamente com os nossos duaa muito dua pela Ummah Islamiya (Nação Islâmica) para que Allah reviva nossa Ummah com o Islam e que Allah exalte nossa Ummah e conceda a vitória ao Islam e aos muçulmanos em todos os lugares. A Ummah precisa e muito dos nossos Du3a. E o dua para que Allah nos escreva dentre os salvos do Fogo infernal e mais um dua especifico que falaremos mais adiante, insha Allah.

4) A Salvação do Fogo: Aquilo que nós buscamos durante todo o Ramadan está nessa noite. A salvação do fogo do inferno. E lembrem-se que uma vez salvo e libertado do fogo jamais serás castigado nele. E essa é uma das recompensas daquele que adora a Allah sinceramente e com esperança nessa noite. A Salvação do fogo do inferno, a melhor das recompensas.

Bom, mas agora vem a pergunta: O que devo fazer nessa noite? Como adorar a Allah nessa noite? O Profeta S nos deu a chave para abrir as portas da adoração nessa noite, a chave de como adorar Allah nessa noite, a chave do que eu devo mais fazer nessa noite abençoada. Que chave é essa?

Aisha (Radi Allahu anha) perguntou ao Profeta Muhammad:

Oh Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir essa noite, o que devo fazer? Então o Profeta disse: Se descobrires essa noite, diga: Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuni (Oh Allah Tu que és o Absolvedor, que amas absolver, absolva-me). O que nós mais devemos fazer nessa noite é esse duaa. Essa é a chave? Sim essa é a chave, e agora entenderemos o porque desta ser a chave da adoração a Allah nessa noite.

Primeiramente, prestemos atenção quanto ao que diz nesse dua. Qual é a palavra que mais aparece? Todo o duaa está direcionado ao nome de Allah Al Afuu (O Absolvedor) .Ou seja, em meia linha aparece 3 vezes a palavra Afua e aqui está o segredo desse Dua. Nessa noite o nome de Allah mais destacado é al Afuun. E o que quer dizer o nome de Allah Al Afuu? Porque não é o nome de Allah Al Ghafur (o Perdoador)? Porque o Dua não é: Allahuma inaka Ghafur tuhebo al maghfira faghfirli (Oh Allah Tu que és Perdoador, que amas o perdão, perdoa-me)? Nós sempre utilizamos o nome de Allah Al Ghafur (O Perdoador) só que o Profeta disse Al Afuu, porque? O que quer dizer isso?

Então vamos conhecer e viver com o nome de Allah Al Afuu para entendermos o porquê disso tudo, e entender porque o Profeta nos exortou a suplicar usando esse nome de Allah especificamente. E também entender qual é a diferença entre o Afuu e o Ghafur?

O Afuu é Aquele que apaga, apaga e apaga até te absolver dos pecados. Já o Ghafur perdoa o pecado para que você não seja castigado por ele.

Ou seja, o Ghafur não irá te castigar pelo pecado, mas o Afuu faz o que? Apaga. Para vocês terem uma idéia, todos nós temos um livro onde estão sendo apontadas nossas ações. Então vejamos: chegou o dia do Juízo, e imaginem teu livro está cheio de pecados anotados em detalhes. E você terá que ler este teu livro perante Allah e todas as criaturas no Dia do Juízo. Por exemplo, imaginem o livro diz: tal dia cometeste tal pecado, tal hora tal pecado, tal minuto tal pecado, e lá no final do livro diz: Fulano não será castigado porque foi perdoado.

Esse é o Ghafur. Ele não te castigará, mas no livro seguem anotados seus pecados, você não será castigado mas passará vergonha por eles perante as criaturas e perante o Criador, imaginem todos ouvindo um por um dos teus pecados, tua pele e os órgãos do teu corpo testemunhando contra ti confirmando os teus pecados. Allah te dizendo: Lembra de tal pecado? Acaso Eu não havia te concedido Sustento? Acaso eu não te dei beleza e tu usaste para cometer o haram? Acaso não te dei bens e tu usaste no haram? Imaginem a vergonha, mas lá no final Allah te diz: Foste Perdoado!. Já o Afuu, é como se as páginas onde estão anotados teus pecados fossem rasgadas, não tem pecados todos foram simplesmente apagados, você jamais cometeu eles.

Além de te perdoar O Afuu apaga os teus pecados, sendo que você nem os verá no dia do juízo.Porque? Por que no laylatul qadr você estava suplicando a Allah com sinceridade dizendo: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Entenderam a diferença? Então vamos já começar a memorizar o Dua: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Estão imaginando as anotações dos pecados sendo apagados?

No dia do Juízo Al Afuu te cobrirá com um véu e te perguntará pelos teus pecados e quando você reconhecê-los Ele te dirá: Oh Meu servo Eu ocultei esses pecados na vida terrena e hoje os ocultarei também, portanto vá e entre no Meu Jardim!

E não é só isso. O nome de Allah Afuu tem mais um significado. O Afuu é Aquele que se Satisfaz com Seu servo após apagar seus pecados. Além de apagar teus pecados Ele ainda fica Satisfeito contigo. Já o Ghafur só te perdoa, não quer dizer que Ele esteja Satisfeito contigo.

Entenderam agora porque o Profeta aconselhou Aisha (r.A.a) a fazer esse duaa? O que acontecerá com você nessa noite se você fazer muito este duaa? Terá todos os seus pecados apagados, e poderá começar com uma nova página limpa com Allah.

Vamos suplicar com fé e esperança: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu-'ana!

Vejamos irmãos que no Alcorão Al Karim o nome de Allah Al Afuu aparece após os grandes pecados, vejamos um exemplo:

E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro, condenando-vos. Então, absolvemos-vos, depois disso, para que ficásseis agradecidos. (2: 51 e 52)

Mas agora vem a questão: se eu fizer esse duaa e ficar na mesma situação sem me arrepender dos pecados não serei absolvido. A absolvição vem junto com o arrependimento para que Ele possa te aceitar e te absolver e apagar tudo o que passou e também estar satisfeito contigo.

Iremos até o Afuu ou não?

Bom, além dos Du`a vejamos o que o nosso amado Profeta Muhammad fazia nas últimas 10 noites, pois certamente seguirmos aquilo que ele fazia será o que mais nos aproximará da noite do Decreto:

1) Passava a noite inteira em adoração a Allah. Bom, mas agora vem a pergunta: Como eu vou fazer isso se no outro dia eu tenho que trabalhar ou estudar? Vejamos irmãos que as batalhas mais importantes foram no Ramadan e o Profeta fazia isso. Portanto irmãos vamos correr atrás desta noite, vamos nos sacrificar para conseguir a Salvação do Fogo. Irmãos para qualquer outro assunto dessa vida terrena talvez nós nos sacrificaríamos mais do que 10 noites acordados. Por ex. Imaginem se vocês tivessem muitas chances de passar num concurso público, que se você passar você ganhará R$ 30.000 por mês, mas você só tem 10 dias para estudar, o que você faria? Ficaria ou não acordado as 10 noites estudando? Agora me digam uma coisa quando você morrer e for para o seu túmulo esses R$ 30.000 te ajudarão para algo?

E no dia do juízo se você tivesse 2 bilhões de dólares conseguiria comprar 1 boa ação para não ir para o inferno? Wallahi que não! Allah nos informou que se uma pessoa tivesse tudo que há nos céus e na terra de riquezas teria dado como resgate por um segundo sequer no fogo, e mesmo assim não seria salvo. E Allah está nos pedindo muito menos que isso. Basta você adorar a Allah sinceramente essas 10 noites e como recompensa ganharás o Paraíso, eterno, onde jamais ficarás triste, preocupado e terás vida eterna com tudo aquilo que você quiser, tudo o que você imaginar estará na sua frente prontamente.

2)Acordava a família para rezar junto com ele. Nas outras ocasiões o Profeta as vezes rezava com suas esposas e outras vezes eles dormiam. Mas nessas últimas dez noites não. Todos acordavam e ficavam a noite toda adorando a Allah.

3) Se preparava para dar o melhor de si. Sabe quando você arregaça as suas mangas para começar a trabalhar? Era isso que o Profeta fazia. Agora vamos lá e vamos dar o melhor de nós, vamos trabalhar da melhor forma possível.

Por exemplo, imaginemos um empregado que foi contratado para trabalhar por 30 dias. Sabemos que se ele trabalhar corretamente esses 30 dias ele ao final receberá o seu salário. E se ele tivesse preguiça e não trabalhasse direito nos últimos dez dias o que aconteceria? Ou seria demitido, ou seria descontado do salário dele esses dias, e a posição dele perante o empregador não seria lá grande coisa. Agora imaginem se esse empregado dissesse a si mesmo: Eu vou trabalhar o máximo esses últimos 10 dias, melhor ainda do que nos 20 primeiros e dar o máximo de mim nesses dias para que o patrão veja que eu sou um bom empregado e fique satisfeito com o meu trabalho, o que aconteceria com ele? Certamente receberia o salário integral dos 30 dias e ainda o empregador certamente ficaria satisfeito com o trabalho dele.

Nossa situação é semelhante irmãos, só que o nosso salário integral seria: a Misericórdia e o Perdão de Allah pelos primeiros 20 dias do Ramadan e como recompensa pelo maior esforço nos últimos 10 dias, a Salvação do Fogo e a Satisfação de Allah.

Vamos fazer um roteiro do que fazer nessas últimas dez noites?

1)Não vamos perder nenhum salat tarawih

2)Não vamos deixar de rezar a oração voluntária durante a madrugada, o máximo que pudermos rezar.

3) Vamos arrumar os duas

4) Aumentem as caridades

Irmãos não podemos perder essa noite. Vamos dar o máximo de nós, já vimos as recompensas dessas noite, não vamos perder nenhum minuto destas noites, cada minuto delas é muito importante. Cuidado para não perder 1 segundo do Laylatul Qadr assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa que não a adoração a Allah, a não ser que seja algo relacionado a religião e que possa aumentar a tua fé para adorar a Allah da melhor maneira possível. Não esqueçam do Alcorão, recitem o Quran, ouçam o Quran, meditem com relação ao Quran, glorifiquem a Allah e após isso tenha as Boas novas que insha Allah sairás para a oração do Eid totalmente purificado dos pecados e com um carimbo escrito; Este servo foi salvo do Inferno e é do povo do Paraíso!

Que Allah permita que estejamos entre essas pessoas, insha Allah!

Oh Allah para ti são todos os louvores, todas as glorificações e todo o agradecimento. Alhamdulilah pelo Islam, alhamdulilah pelo Quran, Alhamdulilah pelo Ramadan, Alhamdulil-Lah por todas as bençãos que nos concedestes, nós não podemos enumerar os Teus louvores Tu és como louvaste a Ti mesmo! Oh Allah suplicamos que nos conceda laylatul qadr, ya Allah conceda-nos a laylatul qadr, Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuana, ya Afuu absolva-nos, apague os nossos pecados, não nos humilhes no dia do juízo devido aos nossos pecados, perdoa-nos, absolva-nos, tolera-nos Tu és nosso Protetor e fora Ti não temos Salvador nem socorredor algum. Quem além de Ti nos perdoará?

Alhamdulil-Lah que Tu és o nosso Senhor, Alhamdulil-Lah que não associamos nada nem ninguém a Ti.

Ya Allah nos ajude a te adorar com o máximo das nossas forças nessas últimas noites, nos ajude a Te adorar como Tu mereces ser adorado! Amin, Amin, Amin! E que a paz esteja com o Profeta Muhammad com seus companheiros e com todos os seus seguidores! Amin!

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O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

Os Muçulmanos Amam Jesus!

quarta-feira, julho 24, 2013

Ramadan‏

Assalamu Alaikum Ua RahmatulALLAHI Ua Barakatuhu Em Nome de Deus O Misericordioso O Misericordiador 

Louvado seja ALLAH, O Criador do universo e que abençoou a nação islâmica com o sagrado mês de Ramadan, E testemunho que não há Deus a não ser ALLAH, Único e sem associados ou semelhantes. Diz ALLAH O Altíssimo:"Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus” (Alcorão 2:183)

E testemunho que Mohammad é seu servo e mensageiro, Que a paz e bênçãos de ALLAH estejam com Mohammad, com seus familiares, com seus companheiros e todos aqueles que seguem seus passos até o dia derradeiro.

Disse Mohammad (s)"A uma pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Deus, ser-lhe-ão perdoadas as faltas."

A demais,queridos irmãos muçulmanos: Parabéns a todos por alcançarmos mais uma vez o Sagrado Mês de Ramadan, mês no qual ALLAH aumenta a recompensa pelos bons atos, são perdoados os pecados.

Salman Alfarissi narra que ouvira O Mensageiro de ALLAH (S) discursar no ultimo dia do mês de Shaaban em que disse:

"Um grande mês, um abençoado mês, um mês contendo uma noite que é melhor do que mil meses, chegou a vós, ó gente. O Deus, Todo Poderoso, apontou a observância do jejum, durante ele, como um dever obrigatório, sendo que passar as suas noites em oração é uma prática voluntária. Se alguém se acercar do Deus Todo Poderoso durante ele, praticando boas ações, será como um que cumpre um dever obrigatório em outro mês; e aquele que cumprir um dever obrigatório nesse mês será como o que cumpre setenta deveres obrigatórios num outro mês. Esse é o mês da paciência, e a recompensa para a paciência é o paraíso. é o mês de repartir com os outros, e é o mês em que as provisões dos crentes são aumentadas. Se alguém der, a um que esteja jejuando, algo com que quebrar esse jejum, isso lhe proporcionará o perdão para os seus pecados e o salvará do inferno, e terá uma recompensa igual à sua, sem que a sua recompensa seja de maneira alguma diminuída."

E disse o Mensageiro de ALLAH (s) que esta recompensa é concedida para quem desjejuar uma pessoa com uma tâmara ou com copo d’água.

Referindo-se ao mês de Ramadan disse: "Em seu começo a misericórdia de Deus envolve Seus servos, em seu meio Ele concede-lhes perdão dos pecados, e em seu fim os liberta do inferno."

O Mensageiro de ALLAH (s) nos recomendou a aumentar a pratica de quatro ações; das quais, duas ações são para agradar ALLAH e as outras duas ações são de nossa extrema necessidade. As ações que agradam ALLAH são dizer Testemunho que não há Deus exceto ALLAH e outra é rogar a ALLAH Seu perdão. E as outras duas ações que são indispensáveis para nós são suplicar a ALLAH pelo paraíso e suplicar pela salvação do inferno. 

Disse o profeta (S.A.W.S) numa narrativa sagrada: "Deus o Majestoso e o Exaltado, disse: Cada ato do filho de Adão é em seu próprio favor, exceto o jejum. Este é por Minha causa e Eu o recompensarei. Por Deus, em cuja mão está a vida do profeta, o hálito do que jejua é mais agradável para Deus do que a fragrância do almíscar."

Disse o Mensageiro de ALLAH (s): Foi concedido a minha nação no mês de Ramadan cinco bênçãos que não foram concedidas a nenhum dos profetas que me antecederam. Primeiro é que ao chegar a primeira noite do mês de Ramadan, ALLAH, O Majestoso, olha para os servos; e aquele que é agraciado com o olhar de ALLAH jamais será por Ele castigado. A segunda é que o hálito do jejuadores é mais agradável para ALLAH que o aroma do almíscar. Terceiro é que os anjos suplicam o perdão para os jejuadores todos os dias e noites. A quarta é que ALLAH O Altíssimo ordena que o paraíso se prepare e se enfeite para receber Meus servos para descansar da exaustão da vida terrena. Quinta e última benção é que ao chegar a última noite do mês de Ramadan ALLAH perdoa todos eles. Então um homem perguntou é esta a noite do Decreto? Respondeu: Não! Acaso não vê que quando os trabalhadores encerram seu serviço recebem o seu salário.

Caros irmãos muçulmanos diz ALLAH em Seu Livro Sagrado: “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais." (Alcorão 2:185)

A isenção do Jejum se dá nos seguintes casos:

1° Caso- Quando a pessoa estiver enferma: Caso a pessoa esteja doente, poderá deixar de jejuar até se restabelecer ou, caso o médico ache que o jejum dificulta a cura do paciente, ele também deverá parar o jejum até se curar, devendo repor os dias não jejuados, quando estiver gozando de boa saúde. Esta reposição não precisa ser feita imediatamente após o mês de Ramadan, ou de forma contínua, e terá como prazo para esta reposição até o último dia antes do início do próximo mês de Ramadan.

E referindo-se aqueles que não jejuam o mês de Ramadam por descaso Disse: "Diga aos servos de Deus que infeliz é aquele que, tendo em sua presença pai ou mãe idosos, perde a oportunidade de entrar no Paraíso graças aos dois (cuidando deles); e infeliz é quem, presenciando o Ramadan, perde a oportunidade de obter o perdão de seus pecados." E disse ainda numa outra narrativa: “Quem perder um dia do mês de Ramadan sem justificativa não conseguirá repor este dia nem que jejuasse a vida toda.”

2° Caso- O viajante: Quando a viajem tiver uma distância superior a 84 km, faculta-se ao viajante jejuar ou não. Isso vai depender de cada pessoa em analisar se a viajem é cansativa e por isso será uma dificuldade para ele jejuar ou não, devendo, da mesma forma que o item anterior, repor os dias não jejuados.

3° Caso- A gestante e a lactante: Caso a mulher esteja grávida, ou amamentando, e temer pelo seu bebê, estará isenta do jejum, devendo, da mesma forma, repor os dias não jejuados, passado o período de gravidez ou de amamentação.

4° Caso- O idoso: Que seja fisicamente incapaz de jejuar, para este o jejum não é mais obrigatório, cabendo ao idoso, caso possua condições, dar, para cada dia não jejuado, uma refeição a um necessitado, ou o valor equivalente a esta refeição. Caso contrário, estará perdoado em não fazê-lo.

5°Caso- A mulher no seu período menstrual, ou em resguardo pós parto: Ela não jejuará até que passe este período. Mesmo que ela queira, ou sinta que possa fazê-lo, está-lhe vedado o jejum, e os dias não jejuados, deverão ser repostos, passado o período.

6-° Caso No caso de uma doença incurável: A pessoa deixa de jejuar definitivamente, tendo que dar uma refeição a um necessitado para cada dia não jejuado, ou o equivalente ao valor de uma refeição, caso tenha condições para tal, caso contrário não está obrigado a nada.

Que ALLAH nos abençoe e abençoe toda a nação islâmica neste mês sagrado e que conceda-nos Sue perdão. Ua Assalamu Alaikum Ua RahmatulALLAHI Ua Barakatuhu

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Ramadan Mubarak a todos inshAllah A VIRTUDE DAS ORAÇÕES DE TARAWIH DURANTE O MÊS DE RAMADAN

1187. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah disse: “Aquele que cumprir as orações voluntárias durante o mês de Ramadan, com senso profundo de crença e auto-análise, terá perdoados os pecados passados.” (Muttafac alaih)

1188. Abu Huraira narrou que o Profeta (SAW) costumava persuadir as pessoas para cumprirem as orações voluntárias à noite (quiam) durante o mês de Ramadan, porém não os ordenava fazê-lo (para não se tornar uma oração obrigatória) Ele dizia: “Aquele que levanta para oferecer uma oração voluntária, durante o mês de Ramadan, com um profundo sentimento de fé, com esperança na recompensa de Allah, lhe serão perdoadas as faltas anteriores.” (Musslim)

O MÉRITO DE OFERECERMOS ORAÇÕES DURANTE A NOITE DO DECRETO (CADR); A DESCRIÇÃO DAS SUAS DATAS MAIS PROVÁVEIS

Allah, louvado seja, disse:

“Sabei que o revelamos (o Alcorão) na Noite do Decreto; e o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executarem todas as ordens. (Ela) é paz, até ao romper da alvorada!” (Alcorão Sagrado, 97:1).

E, louvado seja, disse também:

“Nós o revelamos durante uma noite bendita” (Alcorão Sagrado, 44:3).

1189. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “A todo aquele realizar a oração voluntária, na Noite do Decreto, guiado por um profundo sentimento de fé, com esperança na recompensa de Allah, ser-lhe-ão perdoadas as faltas anteriores.” (Muttafac alaih)

1190. Ibn Ômar relatou que alguns dos companheiros do Profeta (SAW) viram, em sonho, a Noite do Decreto, nos sete últimos dias de Ramadan. O Mensageiro de Allah disse: “Vejo que vosso sonho confirmou a existência da Noite do Decreto dentre as últimas sete noites (de Ramadan). Portanto, quem procurar a Noite Bendita deve fazê-lo entre as últimas sete noites do mês de Ramadan.” (Muttafac alaih)

1191. Aicha relatou que o Profeta (SAW) costumava retirar-se à mesquita para o itkaf durante os dez últimos dias de Ramadan, e dizer: “Buscai a Noite Abençoada entre as dez últimas noites do mês de Ramadan.” (Muttafac alaih)

1192. Aicha relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse:

“Buscai a Noite Abençoada entre as noites ímpares (ou seja, a 21°, 23°, 25°, 27° e 29), das dez últimas noites de Ramadan” (Bukhán).

1193. Aicha relatou que quando começava os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Mensageiro de Allah (SAW) costumava ficar acordado toda a noite, acordar também a sua família, e desapertar o seu cinto, ou seja, era o mais assíduo em orar para Allah. (Muttafac alaih)

1194. Aicha relatou que, no mês de Ramadan, o Mensageiro de AlIah (SAW) costumava dedicar-se ao culto, mais do que em qualquer outro mês, e fazia isso com mais esforço e devoção, durante os últimos dez dias do mês de Ramadan, do que nos primeiros vinte dias desse mês.(Musslim)

1195. Aicha relatou que numa ocasião perguntou ao Mensageiro de Allah (SAW): “Ó Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir a Noite do Decreto, como deverei orar, nessa noite?” O Profeta (SAW) lhe respondeu: “Dize: ‘Allah, Tu, Que és Perdoador, Que amas o perdão, perdoa-me! ’” (Tirmizi)

A PRESCRIÇÃO E O DEVER DE SE JEJUAR NO MÊS DE RAMADAN. A DESCRIÇÃO DO MÉRITO DO JEJUM

Allah, louvado seja, disse:

“Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, podendo cumprir este preceito, o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, se fizer isto espontaneamente será melhor. Mas, se jejuardes. será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan, em que foi revelado o Alcorão, é orientação para a humanidade & evidência de Discernimento e orientação. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém quem se achar enfermo ou em viagem jejuara, depois, o mesmo número de dias” (Alcorão Sagrado, 2:183-185).

1215. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Allah, o Todo-Poderoso, diz: ‘Todos os outros atos do indivíduo são para si mesmo, exceto o ato de jejuar, que é exclusivamente para Mim, sendo que Eu o recompensarei por este. O jejum é um escudo (contra o vício e o fogo do Inferno)’; portanto, quando qualquer um de vós estiver jejuando, deverá abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e barulhentas. Se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está guardando o jejum. Por Allah, em Cujas mãos está a vida de Mohammad, sabei que o hálito de quem está a jejuar é, para Allah. mais prazeroso do que a fragrância do almíscar. O indivíduo que jejua obtém duas espécies de prazer: primeiro ele irá sentir prazer quando quebrar o jejum, e, segundo, estará jubilante em virtude do jejum quando se encontrar com o seu Sustentador.” (Muttafac alaih)

1216. Abu Huraira contou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “A pessoa que oferece um par de qualquer coisa pela causa de Allah será chamada de uma das portas do Paraíso: ‘Ó servo de Allah, esta porta é a melhor para ti!’ Assim, também, a pessoa que praticar a oração (salat), com regularidade, será chamada da porta da oração; e aquelas pessoas que marcharem para a jihad, pela causa de Allah, serão chamadas da porta da jihad; da mesma forma, as pessoas que jejuam serão chamadas da porta de Raiyan (para entrarem no Paraíso - ou seja, a porta do frescor). A pessoa que der esmolas será, da porta da caridade, chamada (para entrar no Paraíso).” Abu Bakr disse:

“Ó Mensageiro de Allah, tu que és mais querido para mim do que meus próprios pais, ouve, já sei que uma pessoa chamada (para entrar no Paraíso), de qualquer das portas, não precisará de mais nada. Entretanto, poderia alguém, de todas essas portas, ser chamado?” O Profeta (SAW) respondeu: “Sim, e espero que tu serás um deles!” (Muttafac alaih)

1217. Sahl lbn Saad relatou que o Profeta (SAW) disse: Há uma porta no Paraíso chamada Al Raiyan, através da qual, no Dia do Juízo, somente entrarão as pessoas que tiverem jejuado, e nenhuma outra. Será dito: ‘Onde estão as pessoas que jejuaram?’ Estas entrarão por ali, sendo que ninguém mais o fará, salvo elas. Uma vez que tiverem entrado, a porta se fechará e, posteriormente, ninguém mais poderá entrar.” (Muttafac alaih)

1218. Abu Saíd Khudri relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando a pessoa jejua por um dia, em prol de Allah. Ele transporta o Inferno para uma distância de setenta anos de viagem (da pessoa).” (Muttafac alaih)

1219. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “À pessoa que jejuar durante o mês de Ramadan, com fé e esperança de alcançar o beneplácito de Allah, ser-lhe-ão perdoadas as faltas passadas.”

1220. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse

Quando chega o mês de Ramadan, abrem-se as portas do Paraíso e se fecham as do Inferno, e os demônios permanecem acorrentados.’ (Muttafac alaih)

122 1. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Começai a jejuar quando virdes aparecer a lua nova, e finalizai o jejum quando ela reaparecer. Se não a puderdes ver claramente por estar o céu coberto de nuvens, então considerai o mês de Cha’ban como se tivesse 30 dias.” (Muttafac alaih)

A GENEROSIDADE E O OFERECIMENTO DAS BOAS OBRAS, DURANTE O MÊS DE RAMADAN. A INCREMENTAÇÃO DAS OBRAS DE CARIDADE, DURANTE OS DEZ ÚLTIMOS DIAS DO MESMO

1222. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) era a pessoa mais generosa dentre todos os homens. Especialmente durante o mês de Ramadan, costumava ser extremamente generoso, pois era quando o visitava o Arcanjo Gabriel. Durante esse mês, costumava visitá-lo todas as noites, e recitar-lhe o Sagrado Alcorão. Naqueles dias, a normal generosidade do Profeta (SAW) aumentava muitíssimo, muito mais do que o vento impregnado de chuva. (Muttafac alaih)

1223. Aicha contou que quando começavam os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Mensageiro de Allah (SAW) costumava ficar orando toda a noite, e, inclusive, despertava os membros da sua família, e se mostrava ainda devoto e assíduo em suas orações. (Muttafac alaih)

A PROIBIÇÃO DE SE ADIANTAR O JEJUM ANTES DA ENTRADA DO MÊS DE RAMADAN; QUER DIZER, NA SEGUNDA QUINZENA DE CHA’BAN, EXCETO NO CASO DA CONTINUAÇÃO DE UM JEJUM, NUMA SEGUNDA OU NUMA QUINTA-FEIRA, DANDO-SE A CASUALIDADE DA COINCIDÊNCIA DE DATAS 

1224. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Nenhum de vós deverá jejuar um ou dois dias imediatamente antes do mês de Ramadan, a não ser nos casos de uma pessoa estar acostumada a jejuar nesses dias, coisa que poderá fazer em tais datas.” (Muttafac alaih)

1225. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não observeis o jejum antes do mês de Ramadan; outrossim, devereis começar o vosso jejum após o avistamento da lua nova, e terminá-lo após o avistamento da lua nova (seguinte). Se o tempo estiver nublado, vede que o mês (de Cha’ban ou Ramadan) seja de trinta dias” (Tirmizi).

1226. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não deveis jejuar quando começar a segunda metade de Cha’ban.” (Tirmizi)

1227. Abu Yaczan Ammar Ibn Yassir disse: “Aquele que guarda jejum num dia duvidoso (ou seja, sem ver a lua, por causa das nuvens) desobedece o Abul Cássim, Mohammad (SAW).” (Abu Daúd e Tirmizi)

O QUE SE DEVE DIZER AO SE AVISTAR A LUA NOVA

1228. Tal-ha Ibn Ubaidullah disse que o Profeta (SAW), ao ver a lua nova, costumava orar assim: “Ó Allah, faze com que o aparecimento dessa lua seja um presságio de paz, fé, segurança e submissão para nós. (Ó lua) o meu e o teu Senhor é Allah! Que esta lua seja de (verdadeira) diretriz e virtude!” (Tirmizi)

O MÉRITO DE SE LANÇAR MÃO DA CONSOADA (SUHUR); O RETARDAMENTO DA CONSOADA, A NÃO SER QUE SE TEMA A ENTRADA DO AMANHECER

1229. Anas lbn Málik relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Lançai mão da consoada (ou seja, sahur), porque há bênção nesse ato.” (Muttafac alaih)

1230. Zaid lbn Sábet narrou: “Certa ocasião lançamos mão do suhur com o Mensageiro de Allah (SAW), e logo nos levantamos para a oração da alvorada. Perguntamos-lhes qual seria o intervalo entre ambos, e nos disse: ‘O tempo necessário para se recitarem cinqüenta versículos (do Sagrado Alcorão).” (Muttafac alaih)

123 1. Ibn Ômar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) tinha dois muézins (os que convocam à oração). Um era Bilal e o outro era Ibn Ummu Mactum. O Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Bilal, chama à oração um pouco mais cedo, quando ainda é noite. Por conseguinte, continua comendo e bebendo, até que Ibn Ummu Mactum chame.” Continuou: “Na verdade, há apenas um curto intervalo entre os dois, que é quando um desce do e o outro sobe ao minarete.” (Muttafac alaih)

1232. Anir bin al ‘As relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O único fator distinguível entre o nosso jejum e o dos outros povos do Livro é o sahri (isto é, os cistãos e os judeus não tomam o desjejum da pré-madrugada.)” (Musslim).

O MÉRITO DE SE QUEBRAR O JEJUM O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL, DEPOIS DO OCASO; O QUE SE COME AO SE QUEBRAR O JEJUM, E AS SÚPLICAS QUE ACOMPANHAM O ATO

1233. Sahl Ibn Sad re1atou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Os muçulmanos irão estar no caminho certo, desde que se apressem em quebrar o jejum (imediatamente após o sol se pôr, e ter chegado a hora de orar, após à quebra do jejum).” (Muttafac alaih)

1234. Abu Atiya relatou: “Eu e Masruk fomos ter com Aicha”. Masruk lhe disse: ‘Há dois homens, companheiros de Mohammad (SAW), que não perdem a oportunidade de fazer o bem. Porém, um deles se apressa em quebrar o jejum e fazer a Oração do Crepúsculo, e o outro atrasa um pouco a quebra do jejum e a prática da Oração do Crepúsculo. ’ Aicha perguntou: ‘Quem dos dois se apressa em quebrar do jejum e praticar a Oração do Crepúsculo? ’

Disse-lhe: ‘Abdullah Ibn Massud.’ Ela disse: ‘O Mensageiro de Allah costumava fazer o mesmo’ .“ (Musslim)

1235. Abu Huraira contou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Allah, exaltado seja, disse: ‘Dentre os Meus servos, prefiro aquele que se apressa em quebrar o jejum.” (Muttafac alaih)

1236. Ômar Ibn Ai Khattab relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando a noite se aproximar deste lado (leste) e o dia se retirar por detrás deste (oeste), e o sol se puser, aquele que está a guardar jejum deverá quebrá-lo.” (Tirmizi)

1237. Abu lbrahim Abdullah bin Aufi relata: “Uma vez nós acompanhamos o Mensageiro de Allah (SAW) numa viagem, e ele estava jejuando. Quando o sol se havia posto, ele pediu a alguém de entre a turma: ‘Fulano, por favor, prepara para nós uma calda da farinha de cevada assada! ’ O homem disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, esperemos até que a tardezinha escureça mais! ’ O Profeta (SAW) repetiu:

‘Desce, e prepara-nos a calda de cevada!”O Abdullah bin Auf disse: “O homem desmontou e foi preparar a calda; o Profeta (SAW) bebeu dela e, apontando para o leste, disse: ‘Quando a pessoa que está jejuando vir a noite a se aproximar naquela direção, deverá quebrar o jejum.” (Muttafac alaih)

1238. Salman Ibn Ámir Zabai al Sahabi relatou que o Profeta (SAW) disse: “Quando alguém quebrar o jejum, deverá fazê-lo com uma tâmara; se não a conseguir, então com água, pois ela é pura, e purifica o corpo.” (Abu Daúd e Tirmizi)

1239. Anas Ibn Málik relatou: “O Mensageiro de Allah (SAW) costumava quebrar o jejum, antes de oferecer a salat Maghrib (do crepúsculo), com alguns bagos de tâmaras frescas, na falta das quais, com tâmaras secas e, na falta também destas, ele bebia alguns goles de água.” (Abu Daúd e Tirmizi)

O DEVER QUE TEM O CRENTE QUE GUARDA O JEJUM DE PONDERAR SUAS PALAVRAS E SEUS ATOS

1240. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Quando qualquer um de vós estiver jujuando, deverá abster-se de entabular conversa fiada, e evitar troca de palavras agressivas e brulhentas. Se alguma pessoa abusar desse um ou iniciar com ele uma discussão, ele deverá dizer que está guardando o jejum.” (Muttafac alaih)

1241. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse: “Se uma pessoa não se abstém de mentir e de praticar atividades indecentes, Allah não deseja que se abstenha de comer e de beber.” (Bukhári)

ALGUNS TÓPICOS RELACIONADOS COM O JEJUM

1242. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) disse:

“Quando algum de vós come ou bebe, por acidente, esquecendo-se do seu jejum, deve continuar o jejum até ao fim, porque (comendo e bebendo por engano) significa que Allah lhe deu de comer e de beber.” (Muttafac alaih)

1243. Laquit Ibn Sabira relatou: “Uma ocasião me apresentei perante o Mensageiro de Allah (SAW) e lhe pedi que me informasse sobre as abluções. Disse-me: ‘Faze tuas abluções devidamente, e de modo completo, e limpa entre os teus dedos, esfregando-as com os dedos opostos; e lava bem os orifícios nasais; porém, se estás jejuando, toma cuidado sobre este particular (para que a água não entre pelos orifícios nasais).” (Abu Daúd e Tirmizi)

1244. Aicha relatou: “Se o Mensageiro de Allah (SAW) recebia o amanhecer num estado de impureza corporal, por haver mantido contato com sua esposa, tomava um banho e jejuava, como de costume.” (Muttafac alaih)

1245. Aicha e Ummu Salama contaram: “O Mensageiro de Allah (SAW) recebia o amanhecer num estado de impureza (por haver copulado com sua esposa, e não por poluição noturna), e jejuava.” (Muttafac alaih)

O MÉRITO DE SE JEJUAR DURANTE OS MESES DE MUHARRAM, CHA’BAN E OS MESES SAGRADOS

1246. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O melhor mês para se jejuar, depois do Ramadan, é o de Muharram, e a melhor oração, depois das prescritas (obrigatórias) é a oração voluntária da noite.” (Musslim)

1247. Aicha relatou: “O Profeta (SAW) não costumava observar o jejum opcional mais do que no mês de Chaban. Ele jejuava por todo aquele mês.” Outra versão diz: “O Profeta (SAW) costumava guardar jejum no mês de Cha’ban, com exceção de alguns dias.” (Muttafac alaih)

1248. Mujiba ai Báhiliya conta, transmitindo o que lhe relatara seu pai ou seu tio, ou seja, que uma ocasião seu pai ou seu tio visitou o Mensageiro de Allah (SAW), e regressou. Passado um ano, voltou a visitar o Profeta (SAW). Durante esse período a aparência e o estado de um dos homens haviam sofrido uma considerável mudança. Ele perguntou ao Profeta (SAW): “Ó Mensageiro de Allah, reconheces-me?” O Profeta (SAW) perguntou: “Quem és?” Respondeu: “Sou aquele da tribo dos Báhili que te visitou no ano passado.” O Profeta (SAW) voltou a perguntar: “E por que esta mudança em ti? Porque eras muito bem parecido!” O Báhiii respondeu: “Desde que te deixei, a última vez, não tenho comido nada, a não ser as noites (quer dizer que havia jejuado durante todos os dias do ano).” O Profeta (SAW) lhe disse: “Tu te torturaste!” Em seguida, agregou: “Deves observar o jejum durante o mês da Paciência (Ramadan), e um dia a cada mês.” O homem perguntou: “Permites-me guardar o jejum por mais tempo,já que sou bastante forte?” O Profeta (SAW) repôs: “Então, jejua dois dias a cada mês!” O Báhili voltou a pedir: “Por favor, aumenta um pouco mais!”O Profeta (SAW) lhe disse, então: “Jejua, pois, três dias a cada mês!” O homem pediu mais, porém o Profeta (SAW) lhe disse: “Jejua durante os meses sagrados, jejua, e abstém-te de jejuar (conforme o caso).” O Profeta (SAW) disse aquilo três vezes, e depois lhe deu a explicação, unindo e separando três dedos.(Abu Daúd)

O MÉRITO DO JEJUM E DE OUTRAS BOAS OBRAS NOS PRIMEIROS DEZ DIAS DE ZUL HIJJA

1249. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Não há dias durante os quais as ações virtuosas comprazam tanto a Allah, como nos primeiros dez dias de Zul Hijja.” Os Companheiros perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, nem mesmo (é mais meritório) o lutarmos - empreendermos o jihad — em nome de Allah?” Respondeu: “Não, nem mesmo o jihad em nome de Allah, a não ser que se dê o caso de uma pessoa marchar para o jihad com sua vida e sua propriedade, e voltar sem ambas (ou seja, constituir-se num mártir do jihad).” (Bukhán)

O MÉRITO DO JEJUM DURANTE O DIA DE ARAFA, ACHURÁ (DÉCIMO DIA DO MÊS DE MUHARRAM) E TASUÁ (NONO DIA DE MUHARRAM)

1250. Abu Catada relatou que (em certa ocasião) foi perguntado ao Mensageiro de Allah (SAW) acerca do jejum no dia de Arafa (hajj). Respondeu: “Isso permite emendarem-se as faltas (cometidas) durante o ano anterior e o ano corrente.” (Musslim)

125 1. IbnAbbas relatou que o próprio Mensageiro de Allah (SAW) jejuava no dia de achurá (décimo dia de Muharram), e ordenava os demais a jejuarem nesse dia. (Muttafac alaih)

1252. Abu Catada relatou que foi perguntado ao Mensageiro de Allah (SAW) sobre o jejum do dia de achurá (décimo dia de Muharram). O Profeta (SAW) replicou: “Isso expia as faltas do ano anterior.” (Musslim)

1253. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Se eu sobreviver até o ano entrante, jejuarei no tasu-á (Nono dia de Muharram).” (Musslim)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM NOS SEIS PRIMEIROS DIAS DO MÊS DE CHAUWAL

 1254. Abu Aiúb relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quem cumpre o jejum durante todo o mês de Ramadan, seguido do jejum dos seis dias de Chawal, saiba que isso é tão bom, como se tivesse jejuado durante toda a vida.” (Musslim)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM ÀS SEGUNDAS E QUINTAS-FEIRAS

 1255. Abu Catada relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) foi inquirido sobre a observância do jejum, nas segundas-feiras; ele disse: “Este (segunda-feira) é o dia em que nasci, e o dia em que fui comissionado para a profecia.” (Ou ele disse: “Foi o dia em que recebi a primeira Revelação.”). (Musslim)
 
1256. Abu Huraira relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Nas segundas e quintas-feiras um relatório das ações do homem é apresentado; e o quanto desejo que as minhas ações relatadas sejam sobre o jejum!” (Tirmizi)
 
1257. Aicha disse que o Mensageiro de Allah (SAW) era muito zeloso quanto ao jejum das segundas e quintas-feiras. (Tirmizi)

A RECOMENDAÇÃO DO JEJUM, TRÊS DIAS DE CADA MÊS

De acordo com o Imam Nawawi, os dias propícios para o jejum em m que não seja o Ramadan são os dias c1aros (de lua cheia), ou seja, 13°, 14° e o 15° dia do mês lunar. A esse respeito, o 12°, 13° e 14° dia também foram mencionados; mas a 1a seqüência é bem conhecida e considerada autêntica.

1258. Abu Huraira contou: “Meu amigo (benfeitor e bem-querido), o Profeta (SAW), ordenou-me que jejuasse durante três dias de cada mês, e que oferecesse duas racát voluntárias de dhoha (manhã), e oferecesse orações de witr antes de me ir deitar.” (Muttafac alaih)

1259. Abu ai Dardá narrou que seu amigo querido, o Profeta (SAW) lhe havia recomendado três coisas que não deveria abandonar enquanto vivesse. A primeira era jejuar durante três dias a cada mês (além de Ramadan). A segunda, oferecer a oração do meio da manhã; e por último, não ir dormir antes de rezar a oração witr. (Musslim).

1260. Abdullah Ibn Amr Ibn Al ‘Ás relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “O jejum de três dias a cada mês é o mesmo que jejuar por toda a vida.” (Muttafac aiaih)

126 1. Mu’aza ai Adawiya relatou que perguntou para a Aicha: “O Mensageiro de Allah (SAW) observava o jejum em três dias, a cada mês (que não fosse Ramadan)?” Ela disse que sim. Perguntou mais: “Em que parte do mês ele costumava jejuar?” Ela respondeu: “Ele não era meticuloso nesse particular, e jejuava em qualquer parte do mês” (Musslim).

1262. Abu Zar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) disse: “Quando jejuardes três dias do mês, que esses dias sejam o décimo terceiro, o décimo quarto e o décimo quinto (as noites de lua cheia do calendário lunar).” (Tirmizi)

1263. Qatada Ibn Mil-han relatou: “O Mensageiro de Allah (SAW) nos ordenou jejuarmos nos três brilhantes (de cada mês), ou seja, no 13°, 14°, e 15°” (do mês lunar). (Abu Daúd).

1264. Ibn Abbas contou que o Mensageiro de Allah (SAW) nunca deixava de jejuar durante os dias das noites brancas (isto é, durante as três noites de lua cheia do mês lunar), tanto fazia se se encontrasse em casa ou se encontrasse viajando. (Nassá’i)

O MÉRITO DE SE CONVIDAR UM CRENTE QUE GUARDA O JEJUM A CEIAR, E O MÉRITO DE UM ANFITRIÃO QUE GUARDA O JEJUM. AS SÚPLICAS QUE AMBOS PODEM OFERECER

1265. Zaid Ibn Khalid ai Juhani relatou que o Profeta (SAW) disse: “Qualquer um que oferecer uma refeição, para a quebra do jejum, a outra pessoa, obtém o mesmo mérito que aquele que estava guardando jejum, sem diminuir, de modo algum, a recompensa da pessoa jejuadora.” (Tirmizi)

1266. Ummi Umara al Ansaria relatou que o Profeta (SAW) a visitou e, quando ela pôs para ele alguma comida na mesa, ele pediu que ela também comesse, ao que ela disse: “Estou guardando jejum hoje!” Sobre isso o Profeta (SAW) declarou: “Os anjos suplicam a misericórdia de Allah sobre a pessoa que esta jejuando, e oferece comida a alguém, até que este termine de comer.” (Tirmizi)

1267. Anas relatou que numa ocasião o Profeta (SAW) visitou Saad Ibn Ubada. Este lhe ofereceu pão e azeite de oliva. O Profeta (SAW) comeu, e disse: “Que aqueles que jejuam, quebrem o jejum contigo; que os virtuosos comam de teu alimento, e que os anjos supliquem por ti.” (Abu Daúd)

O LIVRO DO ITICAF (RETIRO CONTEMPLATIVO NA MESQUITA)

1268. Ibn Ômar relatou que o Mensageiro de Allah (SAW) costumava retirar-se à mesquita para orar e se abster (de várias coisas) durante os dez últimos dias do mês de Ramadan. (MuttafaC alaih)

1269. Aicha relatou que, até aos últimos dias de sua vida, o Profeta (SAW) costumava retirar-se à mesquita para orar, durante os últimos dez dias de Ramadan. Depois da sua morte, suas esposas continuaram essa prática. (Muttafac alaih)

1270. Abu Huraira relatou que o Profeta (SAW) se retirava à mesquita durante dez, no decorrer do mês de Ramadan; porém, no último ano da sua vida, (em Ramadan), retirou-se à mesquita durante vinte dias. (Bukhári)
 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Uma das 10 ultimas noite de Ramadan é a noite do Decreto

O que devo fazer na noite do decreto? Como adorar a Allah nessa noite? O Profeta SAAS nos deu a chave para abrir as portas da adoração nessa noite, a chave de como adorar Allah nessa noite, a chave do que eu devo mais fazer nessa noite abençoada. Que chave é essa?

Aisha (Radi Allahu anha) perguntou ao Profeta Muhammad (S):

Oh Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir essa noite, o que devo fazer? Então o Profeta(S) disse: Se descobrires essa noite, diga: Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuni (Oh Allah Tu que és o Absolvedor, que amas absolver, absolva-me). O que nós mais devemos fazer nessa noite é esse duaa. Essa é a chave? Sim essa é a chave, e agora entenderemos o porque desta ser a chave da adoração a Allah nessa noite.

Primeiramente, prestemos atenção quanto ao que diz nesse dua. Qual é a palavra que mais aparece? Todo o duaa está direcionado ao nome de Allah Al Afuu (O Absolvedor) .Ou seja, em meia linha aparece 3 vezes a palavra Afua e aqui está o segredo desse Dua. Nessa noite o nome de Allah mais destacado é al Afuun. E o que quer dizer o nome de Allah Al Afuu? Porque não é o nome de Allah Al Ghafur (o Perdoador)? Porque o Dua não é: Allahuma inaka Ghafur tuhebo al maghfira faghfirli (Oh Allah Tu que és Perdoador, que amas o perdão, perdoa-me)? Nós sempre utilizamos o nome de Allah Al Ghafur (O Perdoador) só que o Profeta disse Al Afuu, porque? O que quer dizer isso?

Então vamos conhecer e viver com o nome de Allah Al Afuu para entendermos o porquê disso tudo, e entender porque o Profeta(S) nos exortou a suplicar usando esse nome de Allah especificamente. E também entender qual é a diferença entre o Afuu e o Ghafur?

O Afuu é Aquele que apaga, apaga e apaga até te absolver dos pecados. Já o Ghafur perdoa o pecado para que você não seja castigado por ele.

Ou seja, o Ghafur não irá te castigar pelo pecado, mas o Afuu faz o que? Apaga. Para vocês terem uma idéia, todos nós temos um livro onde estão sendo apontadas nossas ações. Então vejamos: chegou o dia do Juízo, e imaginem teu livro está cheio de pecados anotados em detalhes. E você terá que ler este teu livro perante Allah e todas as criaturas no Dia do Juízo. Por exemplo, imaginem o livro diz: tal dia cometeste tal pecado, tal hora tal pecado, tal minuto tal pecado, e lá no final do livro diz: Fulano não será castigado porque foi perdoado.

Esse é o Ghafur. Ele não te castigará, mas no livro seguem anotados seus pecados, você não será castigado mas passará vergonha por eles perante as criaturas e perante o Criador, imaginem todos ouvindo um por um dos teus pecados, tua pele e os órgãos do teu corpo testemunhando contra ti confirmando os teus pecados. Allah te dizendo: Lembra de tal pecado? Acaso Eu não havia te concedido Sustento? Acaso eu não te dei beleza e tu usaste para cometer o haram? Acaso não te dei bens e tu usaste no haram? Imaginem a vergonha, mas lá no final Allah te diz: Foste Perdoado!. Já o Afuu, é como se as páginas onde estão anotados teus pecados fossem rasgadas, não tem pecados todos foram simplesmente apagados, você jamais cometeu eles.

Além de te perdoar O Afuu apaga os teus pecados, sendo que você nem os verá no dia do juízo.Porque? Por que no laylatul qadr você estava suplicando a Allah com sinceridade dizendo: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Entenderam a diferença? Então vamos já começar a memorizar o Dua: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Estão imaginando as anotações dos pecados sendo apagados?

No dia do Juízo Al Afuu te cobrirá com um véu e te perguntará pelos teus pecados e quando você reconhecê-los Ele te dirá: Oh Meu servo Eu ocultei esses pecados na vida terrena e hoje os ocultarei também, portanto vá e entre no Meu Jardim!

E não é só isso. O nome de Allah Afuu tem mais um significado. O Afuu é Aquele que se Satisfaz com Seu servo após apagar seus pecados. Além de apagar teus pecados Ele ainda fica Satisfeito contigo. Já o Ghafur só te perdoa, não quer dizer que Ele esteja Satisfeito contigo.

Entenderam agora porque o Profeta (S) aconselhou Aisha (r.A.a) a fazer esse duaa? O que acontecerá com você nessa noite se você fazer muito este duaa? Terá todos os seus pecados apagados, e poderá começar com uma nova página limpa com Allah.

Vamos suplicar com fé e esperança: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu-'ana!

Vejamos irmãos que no Alcorão Al Karim o nome de Allah Al Afuu aparece após os grandes pecados, vejamos um exemplo:

E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro, condenando-vos. Então, absolvemos-vos, depois disso, para que ficásseis agradecidos. (2: 51 e 52)

Mas agora vem a questão: se eu fizer esse duaa e ficar na mesma situação sem me arrepender dos pecados não serei absolvido. A absolvição vem junto com o arrependimento para que Ele possa te aceitar e te absolver e apagar tudo o que passou e também estar satisfeito contigo.

Iremos até o Afuu ou não?

Bom, além dos Du`a vejamos o que o nosso amado Profeta Muhammad (S) fazia nas últimas 10 noites, pois certamente seguirmos aquilo que ele fazia será o que mais nos aproximará da noite do Decreto:

1) Passava a noite inteira em adoração a Allah. Bom, mas agora vem a pergunta: Como eu vou fazer isso se no outro dia eu tenho que trabalhar ou estudar? Vejamos irmãos que as batalhas mais importantes foram no Ramadan e o Profeta (S) fazia isso. Portanto irmãos vamos correr atrás desta noite, vamos nos sacrificar para conseguir a Salvação do Fogo. Irmãos para qualquer outro assunto dessa vida terrena talvez nós nos sacrificaríamos mais do que 10 noites acordados. Por ex. Imaginem se vocês tivessem muitas chances de passar num concurso público, que se você passar você ganhará R$ 30.000 por mês, mas você só tem 10 dias para estudar, o que você faria? Ficaria ou não acordado as 10 noites estudando? Agora me digam uma coisa quando você morrer e for para o seu túmulo esses R$ 30.000 te ajudarão para algo?

E no dia do juízo se você tivesse 2 bilhões de dólares conseguiria comprar 1 boa ação para não ir para o inferno? Wallahi que não! Allah nos informou que se uma pessoa tivesse tudo que há nos céus e na terra de riquezas teria dado como resgate por um segundo sequer no fogo, e mesmo assim não seria salvo. E Allah está nos pedindo muito menos que isso. Basta você adorar a Allah sinceramente essas 10 noites e como recompensa ganharás o Paraíso, eterno, onde jamais ficarás triste, preocupado e terás vida eterna com tudo aquilo que você quiser, tudo o que você imaginar estará na sua frente prontamente.

2)Acordava a família para rezar junto com ele. Nas outras ocasiões o Profeta(S) as vezes rezava com suas esposas e outras vezes eles dormiam. Mas nessas últimas dez noites não. Todos acordavam e ficavam a noite toda adorando a Allah.

3) Se preparava para dar o melhor de si. Sabe quando você arregaça as suas mangas para começar a trabalhar? Era isso que o Profeta(S) fazia. Agora vamos lá e vamos dar o melhor de nós, vamos trabalhar da melhor forma possível.

Por exemplo, imaginemos um empregado que foi contratado para trabalhar por 30 dias. Sabemos que se ele trabalhar corretamente esses 30 dias ele ao final receberá o seu salário. E se ele tivesse preguiça e não trabalhasse direito nos últimos dez dias o que aconteceria? Ou seria demitido, ou seria descontado do salário dele esses dias, e a posição dele perante o empregador não seria lá grande coisa. Agora imaginem se esse empregado dissesse a si mesmo: Eu vou trabalhar o máximo esses últimos 10 dias, melhor ainda do que nos 20 primeiros e dar o máximo de mim nesses dias para que o patrão veja que eu sou um bom empregado e fique satisfeito com o meu trabalho, o que aconteceria com ele? Certamente receberia o salário integral dos 30 dias e ainda o empregador certamente ficaria satisfeito com o trabalho dele.

Nossa situação é semelhante irmãos, só que o nosso salário integral seria: a Misericórdia e o Perdão de Allah pelos primeiros 20 dias do Ramadan e como recompensa pelo maior esforço nos últimos 10 dias, a Salvação do Fogo e a Satisfação de Allah.

Vamos fazer um roteiro do que fazer nessas últimas dez noites?

1)Não vamos perder nenhum salat tarawih

2)Não vamos deixar de rezar a oração voluntária durante a madrugada, o máximo que pudermos rezar.

3) Vamos arrumar os duas

4) Aumentem as caridades

Irmãos não podemos perder essa noite. Vamos dar o máximo de nós, já vimos as recompensas dessas noite, não vamos perder nenhum minuto destas noites, cada minuto delas é muito importante. Cuidado para não perder 1 segundo do Laylatul Qadr assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa que não a adoração a Allah, a não ser que seja algo relacionado a religião e que possa aumentar a tua fé para adorar a Allah da melhor maneira possível. Não esqueçam do Alcorão, recitem o Quran, ouçam o Quran, meditem com relação ao Quran, glorifiquem a Allah e após isso tenha as Boas novas que insha Allah sairás para a oração do Eid totalmente purificado dos pecados e com um carimbo escrito; Este servo foi salvo do Inferno e é do povo do Paraíso!

Que Allah permita que estejamos entre essas pessoas, insha Allah!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak