sexta-feira, julho 15, 2022

O conceito de Deus no Islão (ár. Içlame)



Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalamalaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

O conceito de Deus no Islão rejeita a caracterização de Deus em qualquer forma humana, rejeita o antropomorfismo ou a apresentação de Deus em favor de certos indivíduos ou nações com base em sua riqueza, poder ou raça.

Deus criou todos os seres humanos iguais e eles podem se distinguir e ganhar o Seu Favor somente através da virtude e piedade.

Afirmações de que Deus descansou no sétimo dia da criação, ou que ele lutou com um dos Seus servos, ou que Deus é um conspirador invejoso contra a humanidade, ou que Deus encarnou num corpo humano, tudo isso está errado da perspectiva islâmica.

Allah: o nome próprio de Deus O uso da palavra Allah, o nome próprio de Deus, é um reflexo da ênfase islâmica na crença em um único deus que é a essência de todas as mensagens transmitidas pelos Profetas.

O Islão considera a associação de qualquer divindade ou pessoa com Deus como um pecado
grave que Allah não perdoará no Dia do Juízo, a menos que o indivíduo tenha se arrependido durante a sua vida terrena.

A natureza do Criador 

 O Criador é de natureza diferente do criado, porque se fosse da mesma natureza seria
transitório, temporário e precisaria de um criador.

Se o Criador não é transitório, então deve ser Eterno e se for Eterno a Sua Existência não pode ser causada e sem nada que cause a sua existência então nada fora d'Ele é a causa de sua continuidade a existir. Isso significa que é Auto-Suficiente. 

Se Deus não depende de nada para a Sua existência continuada, então a Sua existência não
pode ter um fim. Por isso dizemos que o Criador é Eterno, Ele é o Primeiro e Ele é o Último, Ele é Auto-suficiente.

Deus não apenas criou todas as coisas, mas também as preserva, as sustenta e é responsável por tudo o que acontece.

Diz no Alcorão Sagrado: «Allah é o Criador de todas as coisas e o Protetor de todas as coisas. Suas são as chaves do céu e da terra. E aqueles que se recusam a acreditar nos versículos de Allah, são os perdedores». - Alcorão, 39:62-6

Ele diz num outro versículo:

«Não existe criatura sobre a terra cujo sustento não dependa de Allah; Ele conhece a sua estância temporária e permanente, porque tudo está registrado num Livro esclarecedor». – Alcorão, 11:6

Os Atributos Divinos

Se o Criador é Eterno, então os Seus atributos também são Eternos. A lógica diz-nos que,
portanto, não se pode perder nenhum desses atributos ou adquirir novos. Uma vez que são
eternos, os atributos são absolutos.

O conceito de monoteísmo no Islão Ser muçulmano significa estar sujeito a Deus, acreditar na unicidade de Deus e que Ele é o Único Criador, Preservador e Sustentador. Isso quer dizer que somente Deus tem o direito legítimo de ser adorado.

Mensagem de Deus no Alcorão para os Cristãos

O Alcorão Sagrado diz:

«Ó adeptos do Livro! Não exagereis em vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Allah e o Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Allah e em Seus mensageiros e não digais: Trindade! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Allah é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Allah é mais do que suficiente Guardião». -Alcorão, 4:171.

Fonte:. M. Yiossuf Adamgy - (Director da Revista Islâmica AL FURQÁN).